MP024

Para começar

Avaliação diagnóstica

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. As imagens a seguir representam acontecimentos de um dia.
    1. Numere as figuras na sequência correta.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vista geral de local com casa pequena de telhado triangular ao centro. Ao fundo, morros com o formato triangular. À esquerda, visto parcialmente, sol amarelo, representando : Pôr do Sol. À direita, outros morros no ponto do : Nascer do Sol.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O mesmo local descrito anteriormente, com o sol no ponto do Nascer do Sol, à direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O mesmo local descrito anteriormente, com o sol na parte do Pôr do sol, com sol na parte superior.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O mesmo local descrito anteriormente, com o sol na parte do Nascer do Sol, com o sol na parte superior. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Sequência correta: 4, 3, 1, 2.
  1. O que acontece com o Sol durante o dia?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O Sol ocupa diferentes posições no céu ao longo do dia.
  1. O que deve acontecer com a sombra da casa ao longo do dia? Assinale a alternativa correta.

    ( ) Permanece igual.

    ( ) Não se forma sombra.

    ( ) Muda de tamanho no período da manhã e permanece igual à tarde.

    ( ) Muda de tamanho.

PROFESSOR Resposta: Muda de tamanho.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 1. A atividade explora aspectos da habilidade EF03CI08. Os estudantes devem identificar a sequência que indica corretamente as posições do Sol no céu – do nascer ao pôr do sol – e descrever o que com acontece com o Sol e com o tamanho da sombra ao longo do dia. Se eles apresentarem dificuldade, pode ser que não tenham compreendido que o Sol muda de posição aparente ao longo do dia, o que afeta o tamanho das sombras projetadas nesse período. Para retomar esse conteúdo, pergunte se todos já observaram em que posição da escola o Sol nasce (na frente, na lateral, nos fundos) e em que posição ele se põe. Se não frequentarem a escola em um dos períodos do dia, pergunte em que posição do céu acham que o Sol estará no período em questão. Pergunte se o Sol permanece o dia todo na mesma posição no céu ou se muda de lugar. Uma boa forma de verificar isso é notando se certas partes da escola ou da casa deles são iluminadas o dia todo pelo Sol, ou se as partes iluminadas variam conforme o Sol muda de posição no céu. Conduza a conversa de modo que os estudantes percebam que a posição do Sol no céu não é fixa ao longo do dia. Peça que observem a sequência de 4 cenas da atividade e certifique-se de que todos notam que cada uma delas corresponde a um momento do dia e que em cada um deles o Sol ocupa uma posição diferente no céu.

    BNCC em foco:

    EF03CI08

    Sugestão de atividade: Acompanhando a sombra

    Para associar a variação no tamanho da sombra de um objeto às diferentes posições do Sol no céu, realize um experimento com a turma. Em um dia ensolarado, peguem um objeto opaco (como uma caixa de sapatos) e posicionem-no na vertical em um local aberto e iluminado pelo Sol. Desenhem o contorno da sombra da caixa no chão (se necessário, forrem o piso com papel ou jornal). Depois de uma hora, verifiquem se o tamanho da sombra mudou. Quanto mais tempo acompanharem a evolução da sombra, melhor. Peça aos estudantes que relatem o que observaram (a sombra mudou de tamanho com o passar do dia) e expliquem a causa das mudanças. Se tiverem dificuldade, esclareça que é o Sol que ilumina o ambiente e forma as sombras e relembre as mudanças de posição desse astro no céu ao longo do dia.

MP025

  1. Observe as fotografias dos animais e preencha as informações das fichas. Depois, faça o que se pede nos itens a seguir.
Imagem: Fotografia. Um inseto pequeno de corpo arredondado de cor vermelha com pequenas bolinhas e cabeça em preto, com patas finas sobre folhas de cor verde. Texto : Comprimento : cerca de 0,5 centímetros.  Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 0,5 centímetros.

Imagem: Fotografia. Um animal sobre um tronco de árvore bege. Ele tem o tamanho médio, corpo de cor marrom, com patas pegajosas e parte superior com protuberâncias, com a pata dianteira à esquerda para frente. Texto : Comprimento : cerca de 10 centímetros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: cerca de 10 centímetros. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual característica pode ser usada para descrever o corpo da joaninha?

    ( ) Liso

    ( ) Áspero

    PROFESSOR Resposta: Liso.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Descreva a um colega as características do olho do sapo.
    PROFESSOR Resposta possível: é redondo, a parte de dentro é preta e a parte de fora é marrom clara.
  1. Identifique o nome da fase da vida das tartarugas mostradas nas fotografias e complete a palavra.
Imagem: Fotografia. Uma tartaruga pequena dentro de ovo branco com a parte superior rachada. A tartaruga com pele de cor bege-claro e olhos pequenos pretos. Ao fundo, local com solo arenoso.  Fim da imagem.

F ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

PROFESSOR Resposta: Filhote.

LEGENDA: Tartaruga-de-esporas-africana. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Local com areia de cor bege e à direita, água do mar. À esquerda, uma tartaruga grande com casco duro com o formato arredondado, cabeça pequena, com quatro patas indo para à esquerda. Em segundo plano, árvores com folhas verdes e na parte superior, céu azul-claro. Fim da imagem.

A ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

PROFESSOR Resposta: Adulto.

LEGENDA: Tartaruga-verde. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 2. Se os estudantes apresentarem dificuldade, pode ser que não saibam observar nem descrever seres vivos. Não é esperado que conheçam exatamente o tamanho dos dois animais, mas espera-se que tenham uma ideia das dimensões e reconheçam essa informação indicada na imagem. No item a, certifique-se de que conhecem o significado da palavra áspero e de que não erraram a atividade por desconhecimento do termo. Se preciso, dê exemplos de superfícies ásperas ou pergunte como é a sensação do toque quando passamos as mãos sobre uma superfície áspera, como uma lixa ou o tronco rugoso de uma árvore. Se os estudantes apresentarem dificuldade para responder ao item b, pode ser que não compreendam o que significa descrever ou não saibam dizer as características do olho do sapo, mesmo que essas informações sejam mostradas na fotografia. Peça a eles que observem e relatem o que mostram, identificando que os animais estão em ambiente terrestre. Espera-se que recordem que os sapos passam parte da vida em ambiente aquático, assinalando também essa alternativa. Depois, peça que observem com atenção as características dos animais e relatem-nas. Verifique se mencionam características que não são cobradas na atividade, como presença ou ausência de pernas, se voa ou não, se o corpo é mais arredondado ou comprido etc. Peça exemplos de animais com características parecidas e com características distintas: existem formigas pequenas como a joaninha; o jacaré tem o corpo áspero como o sapo; o corpo do bicho-pau é alongado, ao contrário do corpo da joaninha; a serpente se arrasta; e o sapo pula. Finalize dizendo que, quando eles narram ou escrevem como um ser vivo é, estão descrevendo as características dele.

    BNCC em foco:

    EF03CI04, EF03CI05, EF03CI06

  • Atividade 3. Se os estudantes não souberem completar as palavras, pode ser que não compreendam que os animais podem apresentar diferentes fases de vida. No caso da tartaruga, o filhote nasce de um ovo e é bem menor que o indivíduo adulto. Sapos e rãs, por exemplo, ao nascer dos ovos, são girinos, uma fase de vida anterior à desses animais (adultos). As borboletas também nascem de ovos e são lagartas, fase anterior à da borboleta (adulta). Se os estudantes apresentarem dificuldade, explique que uma fase é um momento da vida; depois, pergunte em que fase da vida eles se encontram (infância) e se vão passar por outras fases de vida – espera-se que eles respondam que sim e mencionem a fase adulta. Explique que os animais também podem apresentar diferentes fases de vida, e as características dos indivíduos jovens podem ser diferentes das características dos adultos. Se achar adequado, mencione os exemplos dos sapos e das rãs e das borboletas.

MP026

  1. Observe a representação de um limoeiro.
Imagem: Ilustração. Representação de um limoeiro. De baixo para cima, uma planta com partes finas e ramificadas na parte inferior de cor bege, mais acima, partes finas na vertical em marrom e na ponta superior, folhas verdes com fruto redondo de cor amarela e flores brancas. 1. Flor. 2. Folha. 3. Fruto. 4. Caule. 5. Raiz.  Resposta: 1. Flor: Flores brancas. 2. Folha: Folhas verdes. 3. Fruto: Fruto amarelo. 4. Caule: parte vertical em marrom. 5. Raiz: ramificações.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Encontre no desenho as partes da planta e ligue cada parte ao nome correto.
  1. Escreva a função de cada parte da planta.

    1.

    PROFESSOR Resposta: Estrutura reprodutiva.

    2.

    PROFESSOR Resposta: Principal parte da planta, na qual ocorre a produção do alimento e a respiração.

    3.

    PROFESSOR Resposta: Protege as sementes.

    4.

    PROFESSOR Resposta: Sustenta a planta e transporta água e nutrientes.

    5.

    PROFESSOR Resposta: Sustenta a planta e absorve água e nutrientes.
  1. Na ilustração acima, identifique e pinte com uma cor clara a porção em que o solo pode ser representado.
PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes pintem a porção abaixo da primeira ramificação das raízes a partir do caule.
  1. Observe a fotografia abaixo. Como o pássaro se relaciona com a planta?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O pássaro se alimenta dos frutos da planta.
Imagem: Fotografia. Um pássaro pequeno, com as penas do dorso e cabeça em preto, com bico pequeno em laranja com as penas na parte inferior do corpo, em marrom-claro, segurando no bico, fruto de cor vermelha. O pássaro está sobre galhos finos com folhas de cor verde.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. A importância do solo para a agricultura e para a vida é trabalhada com o desenvolvimento das habilidades EF03CI09 e EF03CI10. Se os estudantes apresentarem dificuldade para associar o nome das partes das plantas às estruturas correspondentes na ilustração (item a), pode ser que não saibam identificar o caule, a flor, o fruto, a raiz e a folha. E se apresentarem dificuldade para responder ao item b, pode ser que lhes falte compreensão da função das partes das plantas. Você pode fazer perguntas para facilitar a identificação das funções desempenhadas por cada parte. Por exemplo, perguntar onde estão presas as raízes (em muitos casos, no solo, como no exemplo do limoeiro) e o que existe no solo (nutrientes, água), facilitando a compreensão de que esse órgão da planta absorve água e sustenta a planta (item c). Ao falar da função dos frutos (proteger as sementes), peça que deem exemplos de frutos comestíveis que possuem sementes (limão, abacate, graviola, laranja, tomate etc.). Peça também que observem a posição do caule: Quais partes ele conecta? O caule liga as raízes à copa da árvore/parte superior de uma planta e por ele é transportada a mistura de água e nutrientes para todo o corpo da planta.
  • Atividade 5. Se os estudantes não responderem, podem não compreender que seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente. Peça que listem exemplos de relações estabelecidas entre as plantas e outros seres vivos (insetos que polinizam flores, aves que se alimentam de frutos, plantas que servem de suporte a outras plantas etc.). Trabalhe a ideia de relação, que é uma ligação estabelecida entre um componente e outro. Um herbívoro que se alimenta de folhas de uma planta e um joão-de-barro que constrói o ninho com areia e barro são exemplos de relações (respectivamente, relação entre seres vivos e relação entre ser vivo e o ambiente). Pergunte se os seres vivos têm a mesma relação com as plantas que a mostrada na atividade. Comente que os seres humanos se alimentam de plantas e que nos diferenciamos dos outros animais por sermos capazes de cultivar nosso alimento. Essas noções vão contribuir para o desenvolvimento da habilidade EF03CI04.

    BNCC em foco:

    EF03CI04, EF03CI09, EF03CI10

MP027

Imagem: Fotografia. Um pote de cor marrom, com a ponta superior arredondada. De frente para o pote, comprimidos de cor laranja. À direita, tampa redonda de cor preta.  Fim da imagem.
  1. Explique por que a imagem acima mostra um objeto que poderia causar um acidente doméstico e como o acidente pode ser prevenido.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Porque é uma fotografia de um frasco de medicamentos que podem ser ingeridos inadvertidamente por crianças, causando intoxicações. Os medicamentos devem sermantidos longe do alcance das crianças para evitar acidentes e devem ser administrados sempre por um adulto.
Imagem: Fotografia. Uma caneca com a alça para à direita, com o formato arredondado, vermelha por fora e parte de dentro em branco.  Fim da imagem.
  1. A caneca da fotografia é de porcelana.
    1. Dê exemplos de outros dois materiais que poderiam ser usados para fabricar uma caneca.

      Material 1:

      PROFESSOR Resposta possível: plástico.

      Material 2:

      PROFESSOR Resposta possível: metal.
    1. Quais características desses materiais são importantes para a fabricação da caneca?

      Características do material 1:

      PROFESSOR Resposta possível: é impermeável, é firme/duro.

      Características do material 2:

      PROFESSOR Resposta possível: é impermeável, é resistente.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. A prevenção de acidentes e os cuidados necessários para manter a integridade física e a saúde são trabalhados com o desenvolvimento da habilidade EF03CI03. Em caso de dificuldade, pode ser que não esteja claro o que são acidentes domésticos (causados em casa com objetos e produtos existentes nesse ambiente). Peça que citem objetos perigosos, que podem ferir as pessoas, causar intoxicações, incêndios ou outros problemas. Explique os tipos de acidente que podem causar (por exemplo, tomadas e fios podem causar choques) e os cuidados que devem ser tomados para evitá-los (não se deve mexer com fios nem colocar as mãos nas aberturas das tomadas).
  • Atividade 7. Se necessário, retome o assunto usando a estratégia apresentada nas orientações da atividade anterior. Se a causa da dificuldade for o desconhecimento de exemplos de materiais ou de características deles, liste na lousa alguns exemplos de materiais com as propriedades deles. Comece perguntando quais objetos podem ser feitos com os materiais listados. Perceba se eles conhecem os materiais. Se preciso, utilize os objetos da sala de aula para exemplificar (madeira da porta, metal da maçaneta, plástico da régua etc.). Depois, pergunte se conhecem o significado de características como dureza, transparência etc. Explique o que são e pergunte se os materiais da lista apresentam essas características. Ressalte que às vezes o mesmo material pode ter diferentes características. O plástico de uma caneca é duro e mais espesso, enquanto o de uma sacola de supermercado é flexível e fino. Peça que deem outros exemplos.

    BNCC em foco:

    EF03CI01, EF03CI02, EF03CI03