MP176

Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Observe as fotografias dos animais abaixo.
Imagem: Fotografia. Um cavalo de cor marrom, com o corpo virado para à direita, de tamanho médio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cavalo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pássaro de penas azuis na cabeça e abaixo, em amarelo e verte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ave. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma serpente vermelha com listras em preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Serpente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lobo de pelos de cor marrom, corpo médio similar a um cachorro, com patas pretas e orelhas finas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lobo-guará. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

  1. Agrupe os animais de acordo com o revestimento do corpo.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Animais com pelos (cavalo e lobo-guará); animal com escamas (serpente); e animal com penas (ave).
  1. Agrupe os animais de acordo com o número de pernas.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Animal com 4 pernas (cavalo e lobo-guará); animal com 2 pernas (ave); e animal sem pernas (serpente).
  1. Como esses animais se locomovem?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O cavalo e o lobo-guará andam/correm; a ave pode andar e voar; e a serpente rasteja.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 1. Essa atividade verifica a compreensão das habilidades EF03CI04 e EF03CI06. Caso apresentem dificuldade, pode ser que não conheçam as características dos animais. Nesse caso, você pode pedir a eles que observem as fotografias dos animais da atividade e identifiquem as características de cada um (revestimento do corpo, presença de asas, antenas, garras, quantidade de pernas, se nascem de ovos, do que se alimentam etc.). Diga que a observação atenta das fotografias os ajudará a encontrar parte das respostas. Marque no quadro as características que citarem e acrescente outras, explicando aquelas que não estiverem claras aos estudantes. Depois, peça que folheiem o livro e procurem por exemplos de animais com as mesmas características que os da atividade, por exemplo, animais com pelos, animais com duas pernas, animais que rastejam etc.

    A falta de compreensão de como comparar animais e organizar grupos com base em suas características também pode dificultar a resolução dessa atividade. Se notar essa dificuldade, explique que os seres vivos podem ser agrupados de acordo com características comuns. Por exemplo, plantas e animais compartilham algumas características (respiram e se alimentam) e também apresentam características que os diferenciam (as plantas não se locomovem, enquanto muitos animais sim). Assim, para formar grupos de animais, primeiro é preciso escolher qual característica usar para determinar a divisão dos grupos. Depois, é necessário identificar quais animais possuem aquela característica e quais não.

    BNCC em foco:

    EF03CI04, EF03CI06

    Peça aos estudantes que identifiquem, nos itens a e b, quais características foram escolhidas para formar os grupos (revestimento do corpo, no item a, e quantidade de pernas, no item b). Em seguida, peça que respondam aos itens. Quando notar que compreenderam o processo de formação dos grupos, peça que escolham outra característica que poderia ser usada para formar grupos com esses quatro animais (presença de bico; corpo de uma cor só/corpo colorido) e que formem os grupos.

MP177

  1. Observe os experimentos realizados pelos estudantes da escola.

LEGENDA: Experimento 1 FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Três crianças vestidas com uniforme composto por camiseta branca, calça em azul. Um menino de pele negra, cabelos pretos; um menino de pele clara, cabelos castanhos e uma menina de cabelos loiros presos.  Experimento 1 À esquerda, as três crianças em pé de frente para porta de vidro. Pela porta vê-se outras crianças: menino de pele clara, cabelos pretos segurando nas mãos uma lanterna acesa, um menino de pele clara e cabelos castanhos, um menino de pele clara, cabelos pretos encaracolados e uma menina loira com franja.   Fim da imagem.

LEGENDA: Experimento 2 FIM DA LEGENDA.

Imagem: Experimento 2 As três crianças que estavam à esquerda, com os braços erguidos para cima. Eles estão de frente para porta com uma cortina. As crianças da direita são vistas parcialmente, a menina loira está com as mãos para o alto e o menino de cabelo preto segura uma lanterna.   Fim da imagem.
  1. Observe as imagens e identifique os problemas de saúde que os hábitos mostrados podem causar.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes citem pelo menos um problema relacionado a cada hábito. Fim da observação.
Imagem: Fotografia 1. Duas crianças com aparelhos eletrônicos nas mãos, próximos aos olhos. Ambos são vistos da cintura para cima. À esquerda, menina de pele clara, cabelos castanhos penteados para à esquerda, vestida com camiseta em branco e à direita, menino de pele clara, cabelos castanhos para à esquerda, usando blusa de mangas compridas em amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passar horas usando o celular. FIM DA LEGENDA.

Hábito 1:

PROFESSOR Resposta: Pode causar danos à visão, dores no pescoço, dificuldade para dormir, alteração no humor.
Imagem: Fotografia 2. Uma menina vista da cintura para cima, de pele morena, cabelos pretos lisos, com fones de ouvido sobre a cabeça, usando vestido de mangas longas com linhas em branco e azul-escuro na horizontal, de olhos fechados, com a boca aberta. Ela está fazendo movimento de tocar guitarra invisivelmente com as mãos para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ouvir música em alto volume. FIM DA LEGENDA.

Hábito 2:

PROFESSOR Resposta: Pode causar irritação, distúrbios do sono, dor de ouvido e dor de cabeça, tontura e enjoo, prejuízo da concentração e da aprendizagem e danos permanentes na audição.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 2. Verifica a compreensão da habilidade EF03CI02. Caso apresentem dificuldade, pode ser que não esteja claro o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes, translúcidos e opacos. Comece pedindo a eles que escrevam um parágrafo em uma folha de papel. Depois, peça a um estudante que segure essa folha e fique de frente para um colega. Inicialmente, o colega deve tentar ler o texto usando apenas uma lanterna. Depois, ele deve tentar usando os seguintes materiais posicionados entre foco de luz da lanterna e o texto: um pedaço de cartolina, uma folha de papel vegetal e um saco plástico semelhante ao que costuma ser usado em pastas. Pergunte em qual dessas situações eles conseguiram ler o texto, em qual delas foi possível enxergar o texto com maior facilidade e por quê. Verifique se eles relacionam a passagem da luz pelo material com a visualização do texto. Assim, note se eles percebem que nem todos os materiais permitem a passagem de luz e que alguns fazem isso de forma parcial (translúcidos). Comente também que a luz que atravessa um material translúcido se espalha, por isso os objetos que estão atrás dele são vistos com pouca nitidez.
  • Atividade 3. Verifica a compreensão da habilidade EF03CI03. Caso tenham dificuldade, podem não ter compreendido como a saúde visual e auditiva podem ser prejudicadas por condições ambientais e hábitos individuais. Comente sobre a postura das pessoas ao mexer em dispositivos eletrônicos móveis: o pescoço curvado para baixo, a tela próxima do rosto.

    Peça que comparem a realização de uma brincadeira virtual e de uma brincadeira presencial, como pega-pega ou um jogo de bola, em que os participantes trabalham a coordenação motora de todo o corpo, interagem entre si, conversam, comunicam-se por meio de sinais, têm contato físico. Pergunte qual das brincadeiras permite mais movimentação corporal e o desenvolvimento integral dos participantes (a presencial). Para sistematizar o que foi discutido, releia com eles o texto da página 64 e as atividades da página 65 do Livro do Estudante sobre o perigo das telas. Finalize reforçando que os dispositivos eletrônicos precisam ser usados com moderação. A respeito do hábito 2, retome o conceito de poluição sonora e peça que deem exemplos de outras situações prejudiciais à audição (ambientes com excesso de ruídos, como ruas muito movimentadas com veículos, proximidades de aeroportos, shows em que o volume da música é muito alto etc.). Pergunte o que a menina mostrada na imagem deveria fazer para cuidar melhor da saúde auditiva e não perturbar os que estão ao redor dela (manter a música em volume adequado).

    BNCC em foco:

    EF03CI02, EF03CI03

MP178

  1. Desenhe dois exemplos de como o solo é utilizado pelos seres humanos. Depois, escreva as legendas, explicando o que você representou.
PROFESSOR Resposta: Respostas possíveis: plantação de verduras; criação de animais etc.
PROFESSOR Resposta: Respostas possíveis: extração de argila;
PROFESSOR construção de moradias etc.
  1. Observe as imagens e complete o quadro, comparando os dois tipos de solo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Solo argiloso

Solo arenoso

Fotografia. Solo poroso de cor marrom-escuro.

Fotografia. Solo arenoso de cor bege.

Cor

PROFESSORResposta: Marrom-escuro.
PROFESSORResposta: Bege.

As partículas são vistas sem o microscópio?

PROFESSORResposta: Não.
PROFESSORResposta: Sim.

A água atravessa o solo facilmente?

PROFESSORResposta: Não.
PROFESSORResposta: Sim.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 4. Essa atividade verifica a compreensão da habilidade EF03CI10. Caso tenham dificuldade, podem não ter compreendido o que é solo ou os usos do solo. Nesse caso, comece mostrando a fotografia de uma plantação em que o solo esteja visível e peça aos estudantes que descrevam o que observam. Pergunte onde as plantas estão fixadas. Caso respondam que elas estão na terra, esclareça que essa palavra é usada popularmente para designar o solo. Pergunte por que os seres humanos cultivam plantas (para produzir alimentos). Indague a função do solo para os seres vivos (substrato e fonte de água e nutrientes para as plantas), hábitat de seres vivos (minhocas, tatuzinho-de-jardim, microrganismos etc.), fonte de alimento para animais que se alimentam de plantas. Para ilustrar esses aspectos, você pode pedir aos estudantes que observem a figura da página 108, sobre a importância do solo para os seres vivos. Depois, indague sobre a função do solo para os seres humanos e, conforme os estudantes expõem suas ideias, mostre fotografias de diferentes usos do solo.
  • Atividade 5. A atividade verifica a compreensão da habilidade EF03CI09. Caso os estudantes apresentem dificuldade para responder à questão, pode ser que não conheçam as características dos solos arenoso e argiloso. Oriente-os a obterem a resposta do primeiro item (cor) com a observação das fotografias. Se não conhecerem a cor bege, peça que identifiquem com qual cor o solo da imagem mais se parece (amarelo-claro e cinza-claro são respostas possíveis). Sobre o tamanho das partículas, peça que relembrem a atividade de coleta a observação do solo. Havia areia na amostra? Era possível distinguir os grãos a olho nu? Foram encontradas partículas de solo muito pequenas, como as de argila? Pergunte qual dos solos tem partículas maiores. Para chegar à resposta, eles podem consultar as figuras da página 110, uma representação ampliada das partículas de areia e de argila. Por fim, para explicar a permeabilidade, peça aos estudantes que relembrem os resultados da Atividade prática de passagem da água através do solo (páginas 110 e 111), que permitiram concluir que, quanto maiores os grãos que formam o solo, mais facilmente a água passará por ele, portanto, o solo argiloso retém mais água que o solo arenoso.

    BNCC em foco:

    EF03CI09, EF03CI10

MP179

  1. Observe duas fotografias da Lua.
Imagem: Fotografia 1. Vista geral de local de noite, na parte superior, céu de cor azul-escuro, ao centro, lua arredondada de cor branca incandescente, com a luz radiante. Na parte inferior, nuvens brancas. A luz da lua se reflete na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem noturna no município de Porto Seguro, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista geral de local com vegetação das pontas de árvores de folhas verdes, galhos finos e na parte superior, céu de cor cinza, com lua redonda de cor bege com partes em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem ao amanhecer no município de Alta Floresta, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que período cada uma das fotografias foi tirada?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Fotografia 1: noite; fotografia 2: dia (amanhecer).
  1. Observando as duas imagens, o que concluímos sobre a possibilidade de observação da Lua no céu ao longo de um dia?

    _____

    PROFESSOR Resposta: É possível ver a Lua no céu tanto de dia como de noite.
  1. Dê exemplos de outros dois astros que podem ser vistos no céu no período em que a fotografia 2 foi tirada.

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    PROFESSOR Resposta: Sol e planeta Vênus.
  1. Observe as imagens a seguir e escreva uma legenda para cada uma delas. Depois, identifique a representação do planeta Terra com um X.
Imagem: Fotografia. Em um formato arredondo de cor cinza-claro. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Rocha.
Imagem: Fotografia. Objeto preto segurando uma esfera de cor azul-claro, com continentes coloridos. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Globo terrestre.
Imagem: Fotografia. Um amontoado de terra de cor marrom-escuro. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Solo (ou terra).

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta: assinalar com um X: Globo terrestre.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. Essa atividade verifica a compreensão da habilidade EF03CI08. Para responder aos itens a e b, os estudantes precisam prestar atenção ao comando da atividade e às informações das legendas. Se errarem as respostas, pode ser que achem que a Lua só é visível à noite, noção que pode ser considerada uma concepção alternativa e, portanto, uma ideia forte e persistente, difícil de ser modificada. Para corrigir esse equívoco, peça que observem as fotografias atentamente e notem que ambas estão iluminadas. Pergunte qual é a fonte de luz na fotografia 1 (o luar da Lua, e não o Sol, como a cena pode dar a entender) e na fotografia 2 (a iluminação é proporcionada principalmente pelo Sol, que não aparece na foto). Peça que relembrem as entrevistas que fizeram para saber se as pessoas já tinham visto a Lua no céu de dia e indague se alguém respondeu que sim. Pergunte se eles já viram a Lua no céu de dia. Para reforçar os conteúdos discutidos na conversa que vocês acabaram de ter, você pode solicitar a leitura em voz alta do texto da página 124, sobre a Lua no céu diurno.

    Se os estudantes apresentarem dificuldade para responder ao item c, pode ser que não tenham prestado atenção à informação da legenda da fotografia 1 (que indica o período do dia em que foi tirada) ou não conheçam exemplos de outros astros que podem ser vistos de dia. É muito provável que eles mencionem o Sol. Relembre que certos planetas podem ser vistos no céu diurno, como o planeta Vênus.

    BNCC em foco:

    EF03CI07, EF03CI08

  • Atividade 7. A atividade verifica a compreensão da habilidade EF03CI07. Se os estudantes tiverem dificuldade para responder à questão, pode ser que não tenham compreendido o que é uma representação, e será necessário explicar que a superfície do planeta (mares, ilhas, continentes) pode ser representada de diferentes maneiras, como em um mapa que representa toda a superfície em um plano (planisfério), ou em um globo terrestre, que, por ser esférico, caracteriza melhor a forma real do planeta. Se os estudantes assinalarem a rocha como resposta, pode ser que tenham considerado que seu formato arredondado assemelha-se ao do planeta, o que não é suficiente para a rocha ser uma representação da Terra. E se indicarem o monte de solo como resposta, pode ser que tenham confundido “Terra” com “terra”.