8

Para começar

Avaliação diagnóstica

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. 1. Observe as fotografias e leia as legendas. Depois, responda às perguntas no caderno.
Imagem: Fotografia microscópica 1. Em fundo de cor preta, vários gomos cilíndricos de cor rosa, com camada grossa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Para enxergar a Escheria coli é preciso usar o microscópio eletrônico. Aumento de 12.320 vezes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Sobre uma folha de cor verde, à esquerda, um caracoleta-de-jardim de corpo na horizontal em bege, pegajoso, com duas hastes na cabeça, finas e longas, no dorso, casco arredondado em marrom-claro, com partes em marrom escuro, arredondado. Ao redor, outras folhas verdes.  Fim da imagem.

Comprimento: 18 cm.

LEGENDA: A caracoleta-de-jardim pode ser vista sem o uso do microscópio. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual o número da(s) imagem(ns) em que é mostrado um microrganismo?
  1. Que informação você usou para responder à pergunta do item a?
  1. Você sabe o que é um microscópio e para que ele serve?
  1. 2. Leia o relato da atividade que Luís realizou e responda às perguntas no caderno.

    Hoje nós adubamos a horta da escola. Juntamos folhas secas trituradas e cascas de beterraba, cenoura, batata e banana bem picadas e misturamos ao solo. A professora disse que, com o tempo, as folhas e as cascas vão sofrer decomposição, e nós não vamos mais enxergar os pedaços delas na terra.

Imagem: Fotografia. De cima para baixo, mão de uma pessoa de pele clara, jogando restos de vegetais em uma lixeira redonda com sacola plástica dentro, já com restos de alimentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Restos de vegetais reservados para serem colocados na horta. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa de pele clara segurando um balde branco com restos e cascas de vegetais e alimentos sobre terra de cor marrom-escuro. Mais ao fundo, vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Adubar a horta é uma etapa importante no cultivo de plantas. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual a importância do solo para os seres vivos?
  1. Você sabe o que é decomposição?

9

  1. 3. Observe as fotografias a seguir e responda no caderno.
Imagem: Fotografia. Uma vaca pastando em local com grama verde. Ela é de cor preta com partes em branco na cabeça, dorso e patas. Texto : Comprimento: cerca de 1,80 m. Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 1,80 m.

LEGENDA: Vaca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma aranha de cor marrom, com patas finas, dianteiras na parte superior e traseiras na parte inferior, maiores. Ela está sobre uma teia branca, com linhas finas. Texto : Comprimento: cerca de 6 cm. Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 6 cm.

LEGENDA: Aranha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pássaro com o corpo para à esquerda, pequeno sobre galho marrom. Ele tem penas pretas na cabeça, azul-claro no pescoço, e parte inferior, asas e cauda em verde-claro. Texto: Comprimento: cerca de 10 cm. Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 10 cm.

LEGENDA: Beija-flor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma anta com o corpo para à esquerda, de cor cinza, com focinho fino, orelhas pequenas, quadrúpede. Ela está sobre grama de cor verde. Texto : Comprimento: cerca de 2 m. Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 2 m.

LEGENDA: Anta. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma onça-pintada em local com solo marrom, animal de porte médio, quadrúpede de cor amarela, com manchas em preto, cauda fina e longa e orelhas pequenas. Ao fundo, vegetação de cor verde. Texto : Comprimento: cerca de 1,60 m. Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 1,60 m.

LEGENDA: Onça-pintada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lobo-guará, animal de médio porte, quadrúpede, com pelos de cor marrom, patas de cor preta e orelhas de tamanho médio, com focinho fino em verde. Ele está em local com vegetação rasteira seca. Texto : Comprimento: cerca de 1,20 m. Fim da imagem.

Comprimento: cerca de 1,20 m.

LEGENDA: Lobo-guará. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais dos animais mostrados se alimentam somente de partes de plantas?
  1. Quais dos animais das fotografias se alimentam somente de outros animais?
  1. Qual desses animais come plantas e animais?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que os seres vivos precisam de alimento para sobreviver? Explique aos colegas e ao professor.

10

  1. Imagine que você vai demonstrar o que acontece com a luz ao iluminar diferentes objetos. Observe as imagens abaixo e faça no caderno o que se pede.
Imagem: Fotografia. Um copo transparente com o formato arredondado, de tamanho médio. Fim da imagem.

LEGENDA: Copo de vidro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pedaço na horizontal de cor bege, com dobras de amassado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pedaço de papelão. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Uma lanterna de cor preta com a forma arredondada, por onde sai luz branca, propagando a luz para frente, à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lanterna. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um filme plástico na horizontal de cor cinza-claro sobre base preta e acima, alimento embalado com o plástico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Filme plástico usado para embalar alimentos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um espelho transparente, em base de madeira na vertical, com base fina embaixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Espelho. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um prato redondo de cor branca com detalhes e contorno em azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prato de cerâmica. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes?
  1. Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes.
  1. Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos?
  1. Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos.
  1. Se você quisesse refletir a luz em sua demonstração, que objetos utilizaria?

11

  1. Reproduza o quadro em seu caderno. Depois, utilize as palavras abaixo para preenchê-lo. Considere que as observações do céu são feitas a olho nu.

Lua

nuvens

arco-íris

Sol

certos planetas

Tabela: equivalente textual a seguir.

Podemos ver no céu de dia

Podemos ver no céu à noite

• Agora, sublinhe no seu quadro os exemplos de astros.

  1. Observe a imagem a seguir, leia a legenda e responda às questões no caderno.
Imagem: Fotografia. Esfera terrestre com os oceanos em azul-escuro, continentes em verde, ao centro, América do Sul. Sobre os continentes e oceano, nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem do planeta Terra obtida por satélite. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que a imagem é uma representação do planeta Terra?
  1. Essa representação mostra o formato do planeta? Qual é o formato dessa representação?
  1. Quais são as cores que representam os oceanos e os continentes?

    d) A água doce terrestre está nos oceanos? Explique.