8
Para começar
Avaliação diagnóstica
Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?
- 1. Observe as fotografias e leia as legendas. Depois, responda às perguntas no caderno.
LEGENDA: Para enxergar a Escheria coli é preciso usar o microscópio eletrônico. Aumento de 12.320 vezes. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 18 cm.
LEGENDA: A caracoleta-de-jardim pode ser vista sem o uso do microscópio. FIM DA LEGENDA.
- Qual o número da(s) imagem(ns) em que é mostrado um microrganismo?
- Que informação você usou para responder à pergunta do item a?
- Você sabe o que é um microscópio e para que ele serve?
- 2. Leia o relato da atividade que Luís realizou e responda às perguntas no caderno.
Hoje nós adubamos a horta da escola. Juntamos folhas secas trituradas e cascas de beterraba, cenoura, batata e banana bem picadas e misturamos ao solo. A professora disse que, com o tempo, as folhas e as cascas vão sofrer decomposição, e nós não vamos mais enxergar os pedaços delas na terra.
LEGENDA: Restos de vegetais reservados para serem colocados na horta. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Adubar a horta é uma etapa importante no cultivo de plantas. FIM DA LEGENDA.
- Qual a importância do solo para os seres vivos?
- Você sabe o que é decomposição?
9
- 3. Observe as fotografias a seguir e responda no caderno.
Comprimento: cerca de 1,80 m.
LEGENDA: Vaca. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 6 cm.
LEGENDA: Aranha. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 10 cm.
LEGENDA: Beija-flor. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 2 m.
LEGENDA: Anta. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 1,60 m.
LEGENDA: Onça-pintada. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 1,20 m.
LEGENDA: Lobo-guará. FIM DA LEGENDA.
- Quais dos animais mostrados se alimentam somente de partes de plantas?
- Quais dos animais das fotografias se alimentam somente de outros animais?
- Qual desses animais come plantas e animais?
- Por que os seres vivos precisam de alimento para sobreviver? Explique aos colegas e ao professor.
10
- Imagine que você vai demonstrar o que acontece com a luz ao iluminar diferentes objetos. Observe as imagens abaixo e faça no caderno o que se pede.
LEGENDA: Copo de vidro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pedaço de papelão. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
LEGENDA: Lanterna. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Filme plástico usado para embalar alimentos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Espelho. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prato de cerâmica. FIM DA LEGENDA.
- Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes?
- Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes.
- Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos?
- Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos.
- Se você quisesse refletir a luz em sua demonstração, que objetos utilizaria?
11
- Reproduza o quadro em seu caderno. Depois, utilize as palavras abaixo para preenchê-lo. Considere que as observações do céu são feitas a olho nu.
Lua
nuvens
arco-íris
Sol
certos planetas
Tabela: equivalente textual a seguir.
Podemos ver no céu de dia |
Podemos ver no céu à noite |
---|---|
• Agora, sublinhe no seu quadro os exemplos de astros.
- Observe a imagem a seguir, leia a legenda e responda às questões no caderno.
LEGENDA: Imagem do planeta Terra obtida por satélite. FIM DA LEGENDA.
- Por que a imagem é uma representação do planeta Terra?
- Essa representação mostra o formato do planeta? Qual é o formato dessa representação?
- Quais são as cores que representam os oceanos e os continentes?
d) A água doce terrestre está nos oceanos? Explique.