8
Para começar
Avaliação diagnóstica
Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?
- 1. Observe as fotografias e leia as legendas. Depois, responda às perguntas no caderno.
![Imagem: Fotografia microscópica 1. Em fundo de cor preta, vários gomos cilíndricos de cor rosa, com camada grossa. Fim da imagem.](../resources/images/image_87951.jpg)
LEGENDA: Para enxergar a Escheria coli é preciso usar o microscópio eletrônico. Aumento de 12.320 vezes. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia 2. Sobre uma folha de cor verde, à esquerda, um caracoleta-de-jardim de corpo na horizontal em bege, pegajoso, com duas hastes na cabeça, finas e longas, no dorso, casco arredondado em marrom-claro, com partes em marrom escuro, arredondado. Ao redor, outras folhas verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_87963.jpg)
Comprimento: 18 cm.
LEGENDA: A caracoleta-de-jardim pode ser vista sem o uso do microscópio. FIM DA LEGENDA.
- Qual o número da(s) imagem(ns) em que é mostrado um microrganismo?
- Que informação você usou para responder à pergunta do item a?
- Você sabe o que é um microscópio e para que ele serve?
- 2. Leia o relato da atividade que Luís realizou e responda às perguntas no caderno.
Hoje nós adubamos a horta da escola. Juntamos folhas secas trituradas e cascas de beterraba, cenoura, batata e banana bem picadas e misturamos ao solo. A professora disse que, com o tempo, as folhas e as cascas vão sofrer decomposição, e nós não vamos mais enxergar os pedaços delas na terra.
![Imagem: Fotografia. De cima para baixo, mão de uma pessoa de pele clara, jogando restos de vegetais em uma lixeira redonda com sacola plástica dentro, já com restos de alimentos. Fim da imagem.](../resources/images/image_005_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Restos de vegetais reservados para serem colocados na horta. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa de pele clara segurando um balde branco com restos e cascas de vegetais e alimentos sobre terra de cor marrom-escuro. Mais ao fundo, vegetação verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_006_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Adubar a horta é uma etapa importante no cultivo de plantas. FIM DA LEGENDA.
- Qual a importância do solo para os seres vivos?
- Você sabe o que é decomposição?
9
- 3. Observe as fotografias a seguir e responda no caderno.
![Imagem: Fotografia. Uma vaca pastando em local com grama verde. Ela é de cor preta com partes em branco na cabeça, dorso e patas. Texto : Comprimento: cerca de 1,80 m. Fim da imagem.](../resources/images/image_007_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
Comprimento: cerca de 1,80 m.
LEGENDA: Vaca. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Uma aranha de cor marrom, com patas finas, dianteiras na parte superior e traseiras na parte inferior, maiores. Ela está sobre uma teia branca, com linhas finas. Texto : Comprimento: cerca de 6 cm. Fim da imagem.](../resources/images/image_008_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
Comprimento: cerca de 6 cm.
LEGENDA: Aranha. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um pássaro com o corpo para à esquerda, pequeno sobre galho marrom. Ele tem penas pretas na cabeça, azul-claro no pescoço, e parte inferior, asas e cauda em verde-claro. Texto: Comprimento: cerca de 10 cm. Fim da imagem.](../resources/images/image_009_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
Comprimento: cerca de 10 cm.
LEGENDA: Beija-flor. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Uma anta com o corpo para à esquerda, de cor cinza, com focinho fino, orelhas pequenas, quadrúpede. Ela está sobre grama de cor verde. Texto : Comprimento: cerca de 2 m. Fim da imagem.](../resources/images/image_010_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
Comprimento: cerca de 2 m.
LEGENDA: Anta. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Uma onça-pintada em local com solo marrom, animal de porte médio, quadrúpede de cor amarela, com manchas em preto, cauda fina e longa e orelhas pequenas. Ao fundo, vegetação de cor verde. Texto : Comprimento: cerca de 1,60 m. Fim da imagem.](../resources/images/image_011_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
Comprimento: cerca de 1,60 m.
LEGENDA: Onça-pintada. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um lobo-guará, animal de médio porte, quadrúpede, com pelos de cor marrom, patas de cor preta e orelhas de tamanho médio, com focinho fino em verde. Ele está em local com vegetação rasteira seca. Texto : Comprimento: cerca de 1,20 m. Fim da imagem.](../resources/images/image_012_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
Comprimento: cerca de 1,20 m.
LEGENDA: Lobo-guará. FIM DA LEGENDA.
- Quais dos animais mostrados se alimentam somente de partes de plantas?
- Quais dos animais das fotografias se alimentam somente de outros animais?
- Qual desses animais come plantas e animais?
- Por que os seres vivos precisam de alimento para sobreviver? Explique aos colegas e ao professor.
10
- Imagine que você vai demonstrar o que acontece com a luz ao iluminar diferentes objetos. Observe as imagens abaixo e faça no caderno o que se pede.
![Imagem: Fotografia. Um copo transparente com o formato arredondado, de tamanho médio. Fim da imagem.](../resources/images/image_013_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Copo de vidro. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um pedaço na horizontal de cor bege, com dobras de amassado. Fim da imagem.](../resources/images/image_014_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Pedaço de papelão. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
![Imagem: Fotografia. Uma lanterna de cor preta com a forma arredondada, por onde sai luz branca, propagando a luz para frente, à direita. Fim da imagem.](../resources/images/image_015_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Lanterna. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um filme plástico na horizontal de cor cinza-claro sobre base preta e acima, alimento embalado com o plástico. Fim da imagem.](../resources/images/image_018_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Filme plástico usado para embalar alimentos. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um espelho transparente, em base de madeira na vertical, com base fina embaixo. Fim da imagem.](../resources/images/image_016_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Espelho. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um prato redondo de cor branca com detalhes e contorno em azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_017_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Prato de cerâmica. FIM DA LEGENDA.
- Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes?
- Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes.
- Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos?
- Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos.
- Se você quisesse refletir a luz em sua demonstração, que objetos utilizaria?
11
- Reproduza o quadro em seu caderno. Depois, utilize as palavras abaixo para preenchê-lo. Considere que as observações do céu são feitas a olho nu.
Lua
nuvens
arco-íris
Sol
certos planetas
Tabela: equivalente textual a seguir.
Podemos ver no céu de dia |
Podemos ver no céu à noite |
---|---|
• Agora, sublinhe no seu quadro os exemplos de astros.
- Observe a imagem a seguir, leia a legenda e responda às questões no caderno.
![Imagem: Fotografia. Esfera terrestre com os oceanos em azul-escuro, continentes em verde, ao centro, América do Sul. Sobre os continentes e oceano, nuvens brancas esparsas. Fim da imagem.](../resources/images/image_019_f_BC4_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.jpg)
LEGENDA: Imagem do planeta Terra obtida por satélite. FIM DA LEGENDA.
- Por que a imagem é uma representação do planeta Terra?
- Essa representação mostra o formato do planeta? Qual é o formato dessa representação?
- Quais são as cores que representam os oceanos e os continentes?
d) A água doce terrestre está nos oceanos? Explique.