148

Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Observe as imagens e leia as legendas. Depois, faça em seu caderno o que se pede.
Imagem: Fotografia. Um homem passando aspirador no chão. Ele tem pele clara, cabelos e barba em preto, camiseta da mesma cor, calça cinza e aspirador em vermelho. Ao fundo, parede em azul com abajur grande, janela e cortina branca sobre ela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Limpar a casa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Foco em joelho de criança de pele morena, com machucado em vermelho, ralado, com a mão direita sobre o joelho e à esquerda, vista parcial de braço. Na parte superior, roupa de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tocar um machucado com a mão suja. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, de pele clara, cabelos pretos amarrados para trás, com camiseta de cor rosa. Ela segura com as mãos para esquerda, blusa branca com mancha grande de cor marrom. Ela olha para baixo, em direção à blusa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reutilizar roupa com suor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos castanhos com camiseta de cor azul. Ele está com o braço direito de frente para o rosto dele, espirrando de olhos fechados. Ao fundo, em segundo plano, árvores de folhas verdes e mais ao fundo, prédios altos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Proteger a boca com o braço ao espirrar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher vista dos ombros para cima, olhando para à esquerda. Ela tem pele negra, de cabelos pretos amarrados para trás, usando blusa branca de mangas curtas, com uma escova na mão direita, escovando os dentes da frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escovar os dentes após as refeições. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa ensaboadas de cor branca. Sobre as mãos, torneira prata, com água saindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lavar as mãos após usar o banheiro. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais das atitudes mostradas nas imagens protegem contra doenças causadas por microrganismos?
  1. Desenhe no caderno outra medida que protege contra doenças causadas por microrganismos e escreva uma legenda identificando o que você representou.
  1. Quais ações mostradas acima devem ser evitadas? Explique por que cada uma delas é prejudicial à saúde.
  1. No chão de uma floresta existem folhas, galhos e restos de animais mortos. Responda em seu caderno.
    1. Qual palavra do quadro é adequada para explicar o que vai acontecer com esse material com o passar do tempo?

      interação

      decomposição

      iluminação

      infecção

    1. Depois, indique quais seres vivos vão participar desse processo. Eles são visíveis a olho nu?

149

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. 3. Observe as imagens, leia as legendas e faça o que se pede em seu caderno.
Imagem: Ilustração. Uma baleia azul, virada para à esquerda, com o corpo grande e cauda pequena para direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Baleia. Algumas espécies se alimentam de pequenos invertebrados e algas microscópicas. FIM DA LEGENDA.

Imagem:  Ilustração. Algas azuis com forma de filamento na vertical e outros na horizontal, compostos por bolinhas pequenas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Algas azuis. Seres microscópicos que realizam fotossíntese e servem de alimento para muitos organismos, incluindo o krill. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um peixe de tamanho médio, de cor verde, com olhos bem grandes e boca fechada, com barbatanas em verde e cauda pequena. Fim da imagem.

LEGENDA: Lambari. Peixe de água doce que se alimenta de algas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um krill, animal pequeno de cor laranja, com olho pequeno preto, com patas finas na parte inferior e perto da cabeça, com fios finos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Krill. Animais invertebrados, semelhantes ao camarão, que servem de alimento a baleias e raias. FIM DA LEGENDA.

  1. Com os seres representados, monte duas cadeias alimentares, cada uma com um produtor e um consumidor, escrevendo o nome dos seres vivos.
  1. Identifique os produtores e os consumidores nas cadeias alimentares que você montou
  1. Agora, monte uma cadeia alimentar com um produtor e dois consumidores. Identifique o produtor e os consumidores.
  1. Observe as fotografias e responda no caderno.
Imagem: Fotografia. Céu de cor azul-claro com sol redondo amarelo, com raios irradiando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Solo poroso de cor marrom-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Solo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Água translúcida por onde vê-se areia de cor bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.

150

  1. Observe as transformações a seguir e faça no caderno o que se pede.

Transformação 1

Imagem: Fotografia. Transformação 1. À esquerda, grãos de milho de pipoca de cor laranja com ponta superior em bege-claro. Ao centro, flecha azul para à direita, um pote redondo preto com pipoca dentro de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Milho de pipoca em pipoca estourada. FIM DA LEGENDA.

Transformação 2

Imagem: Fotografia. Transformação 2. À esquerda, jarra transparente vista parcialmente por onde sai água sobre forminha de cor azul-claro, em formato quadrado. Ao centro, flecha azul para à direita : cubos de gelo transparente, uns sobre os outros e um à esquerda. Fim da imagem.

LEGENDA: Água líquida em cubos de gelo. FIM DA LEGENDA.

Transformação 3

Imagem: Fotografia. Transformação 3. À esquerda, dezenas de pregos cinzas com a parte superior arredondada e achatada na horizontal. Ao centro, flecha na horizontal à direita, sete pregos como os outros, cobertos de manchas em marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pregos em pregos enferrujados. FIM DA LEGENDA.

As imagens não estão na mesma proporção.

  1. Na transformação 1, descreva a cor, o tamanho e o cheiro do milho depois que a pipoca fica pronta.
  1. Na transformação 2, identifique que mudança de estado físico ocorre.
  1. Na transformação 3, descreva o que muda no aspecto do prego depois que ele enferruja.
  1. Identifique quais condições provocaram as três transformações mostradas acima.
  1. Classifique as transformações acima em reversíveis ou irreversíveis.

151

  1. Leia e responda em seu caderno. Paula espremeu três laranjas em um copo e acrescentou um pouco de água para fazer uma laranjada. Depois de misturar e experimentar a laranjada, ela decidiu acrescentar uma colher de chá de açúcar. Misturou novamente e bebeu.
Imagem: Fotografia. Sobre base de madeira em marrom-escuro, com dois pedaços de laranjas, arredondados grandes, com contorno em branco e à direita, laranjas grandes inteiras. Na parte inferior, folhas verdes.  Fim da imagem.
  1. Em quais momentos Paula preparou misturas?
  1. Nas misturas de Paula, é possível identificar os componentes? Explique.
  1. O esquema a seguir é de uma atividade realizada por um grupo de estudantes. Eles queriam encontrar os pontos cardeais utilizando o movimento aparente do Sol como referência. Para isso, fincaram uma haste no chão e observaram as sombras formadas por ela.
Imagem: Ilustração. Ao centro, uma haste marrom na vertical, com barbante na parte inferior, na horizontal preso em uma estaca pequena na frente, fazendo sombra da tarde na parte inferior. Direções na parte inferior, N acima, na parte debaixo, O para uma pequena estaca à esquerda, S ao centro e L na estaca da direita.  Fim da imagem.

Com estacas, marcaram dois pontos no chão: o final da sombra projetada pela haste de manhã e o final da sombra projetada pela haste à tarde.Utilize o esquema e seus conhecimentos para responder às perguntas no caderno.

  1. Quais são os nomes dos pontos cardeais representados?
  1. Por que a sombra da haste não tem a mesma posição de manhã e à tarde?
  1. As extremidades da reta que une as duas estacas (representada pela linha tracejada) indicam quais posições dos pontos cardeais? Que informações esses dois pontos fornecem sobre o nascer e o pôr do Sol?

    8. Copie as frases no caderno, completando-as com palavras usadas para contar o tempo.

  1. O

    corresponde ao tempo aproximado que a Terra leva para completar uma volta em torno de si mesma.

  1. A

    corresponde ao tempo de duração de cada uma das 4 fases nomeadas da Lua.

  1. O

    é o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno do Sol.