148
Para terminar
Avaliação de resultado
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Observe as imagens e leia as legendas. Depois, faça em seu caderno o que se pede.
LEGENDA: Limpar a casa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tocar um machucado com a mão suja. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Reutilizar roupa com suor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Proteger a boca com o braço ao espirrar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escovar os dentes após as refeições. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lavar as mãos após usar o banheiro. FIM DA LEGENDA.
- Quais das atitudes mostradas nas imagens protegem contra doenças causadas por microrganismos?
- Desenhe no caderno outra medida que protege contra doenças causadas por microrganismos e escreva uma legenda identificando o que você representou.
- Quais ações mostradas acima devem ser evitadas? Explique por que cada uma delas é prejudicial à saúde.
- No chão de uma floresta existem folhas, galhos e restos de animais mortos. Responda em seu caderno.
- Qual palavra do quadro é adequada para explicar o que vai acontecer com esse material com o passar do tempo?
interação
decomposição
iluminação
infecção
- Depois, indique quais seres vivos vão participar desse processo. Eles são visíveis a olho nu?
- Qual palavra do quadro é adequada para explicar o que vai acontecer com esse material com o passar do tempo?
149
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- 3. Observe as imagens, leia as legendas e faça o que se pede em seu caderno.
LEGENDA: Baleia. Algumas espécies se alimentam de pequenos invertebrados e algas microscópicas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Algas azuis. Seres microscópicos que realizam fotossíntese e servem de alimento para muitos organismos, incluindo o krill. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lambari. Peixe de água doce que se alimenta de algas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Krill. Animais invertebrados, semelhantes ao camarão, que servem de alimento a baleias e raias. FIM DA LEGENDA.
- Com os seres representados, monte duas cadeias alimentares, cada uma com um produtor e um consumidor, escrevendo o nome dos seres vivos.
- Identifique os produtores e os consumidores nas cadeias alimentares que você montou
- Agora, monte uma cadeia alimentar com um produtor e dois consumidores. Identifique o produtor e os consumidores.
LEGENDA: Sol. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.
- Qual elemento fornece energia para as cadeias alimentares? Por que ele é necessário para as plantas produzirem o próprio alimento?
150
- Observe as transformações a seguir e faça no caderno o que se pede.
Transformação 1
LEGENDA: Milho de pipoca em pipoca estourada. FIM DA LEGENDA.
Transformação 2
LEGENDA: Água líquida em cubos de gelo. FIM DA LEGENDA.
Transformação 3
LEGENDA: Pregos em pregos enferrujados. FIM DA LEGENDA.
As imagens não estão na mesma proporção.
- Na transformação 1, descreva a cor, o tamanho e o cheiro do milho depois que a pipoca fica pronta.
- Na transformação 2, identifique que mudança de estado físico ocorre.
- Na transformação 3, descreva o que muda no aspecto do prego depois que ele enferruja.
- Identifique quais condições provocaram as três transformações mostradas acima.
- Classifique as transformações acima em reversíveis ou irreversíveis.
151
- Leia e responda em seu caderno. Paula espremeu três laranjas em um copo e acrescentou um pouco de água para fazer uma laranjada. Depois de misturar e experimentar a laranjada, ela decidiu acrescentar uma colher de chá de açúcar. Misturou novamente e bebeu.
- Em quais momentos Paula preparou misturas?
- Nas misturas de Paula, é possível identificar os componentes? Explique.
- O esquema a seguir é de uma atividade realizada por um grupo de estudantes. Eles queriam encontrar os pontos cardeais utilizando o movimento aparente do Sol como referência. Para isso, fincaram uma haste no chão e observaram as sombras formadas por ela.
Com estacas, marcaram dois pontos no chão: o final da sombra projetada pela haste de manhã e o final da sombra projetada pela haste à tarde.Utilize o esquema e seus conhecimentos para responder às perguntas no caderno.
- Quais são os nomes dos pontos cardeais representados?
- Por que a sombra da haste não tem a mesma posição de manhã e à tarde?
- As extremidades da reta que une as duas estacas (representada pela linha tracejada) indicam quais posições dos pontos cardeais? Que informações esses dois pontos fornecem sobre o nascer e o pôr do Sol?
8. Copie as frases no caderno, completando-as com palavras usadas para contar o tempo.
- O
corresponde ao tempo aproximado que a Terra leva para completar uma volta em torno de si mesma.
- A
corresponde ao tempo de duração de cada uma das 4 fases nomeadas da Lua.
- O
é o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno do Sol.