MP017

BURITI MAIS - CIÊNCIAS 4º ANO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Organizadora: Editora Moderna

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.

Editora responsável:

Ana Carolina de Almeida Yamamoto

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Editora.

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

2ª edição

São Paulo, 2021

Imagem: Logotipo da Editora Moderna. Fim da imagem.
PROFESSOR SEÇÃO DE REFERÊNCIA DO LIVRO DO ESTUDANTE

MP018

Elaboração dos originais:

Laís Alves Silva

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu.

Licenciada no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do currículo do Ensino Fundamental (quatro últimas séries), do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio pela Universidade Católica de Brasília.

Editora.

Nina Nazario

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Mestra em Ciências, na área de concentração Ecologia: Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, pela Universidade de São Paulo.

Autora, editora e educadora.

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Albuquerque, Tatiana Novaes Vetillo

Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques

Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula

Coordenação de produção: Patricia Costa

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara

Capa: Aurélio Camilo

Ilustração: Brenda Bossato

Coordenação de arte: Aderson Oliveira

Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine

Editoração eletrônica: Setup Bureau Editoração Eletrônica Ltda

Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani

Revisão: Cesar G. Sacramento, Denise Ceron, Elza Doring, Lilian Xavier, Salvine Maciel, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Lourdes Guimarães, Junior Rozzo, Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa

Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro

Impressão e acabamento:

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Buriti mais ciências [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.

HTML

4º ano : ensino fundamental : anos iniciais

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

ISBN 978-65-5816-210-0 (material digital em HTML5)

1. Ciências (Ensino fundamental) I. Yamamoto, Ana Carolina de Almeida.

21-70178

CDD-372.35

Índices para catálogo sistemático:

1. Ciências : Ensino fundamental 372.35

Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510

Fax (0_ _11) 2790-1501

http://fdnc.io/4A2

2021

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

MP019

Imagem: Ilustração. Em um local com grama verde, com três animais, da esquerda para à direita: gato sentado com pelos de cor cinza e branco, olhos e focinho preto, com o corpo para à esquerda. À direita, cachorro sentado de pelos de cor laranja na cabeça e dorso, com pelos brancos, focinho fino e orelhas pequenas. Na ponta da direita, um camundongo de pelos de cor laranja na cabeça e dorso e na parte inferior em branco, com orelhas e focinho, orelhas e patas pequenos. Ao fundo, vegetação e flores com pétalas em vermelho e miolo amarela e à direita, pétalas em laranja. Fim da imagem.

Do que você mais gosta neste mundo?

Há tanto para se gostar:

você pode preferir a luz do Sol

ou o brilho do luar.

Há quem goste do frio

e quem prefira o calor,

mas o calor derrete o sorvete,

não importa seu sabor.

Para alguns, cães são os melhores;

para outros, são os gatos.

Só quem não quer saber deles

são os ratos!

Quanto mais você aprende,

mais você descobre coisas para gostar no mundo!

Imagem: Ilustração. Três crianças sentadas de frente para carteiras escolares em rosa e parte inferior e bege. Elas estão usando uniforme composto por camiseta, bermuda e calça em azul. À esquerda, menina morena de cabelos pretos presos para trás, segurando lápis em verde-claro na mão esquerda, ao lado dela, à direita, um menino de pele clara com cabelos castanhos e lápis verde-escuro na mão, olhando para frente com boca aberta. À direita, de frente para um menino visto de costas, de cabelos escuros, segurando lápis em verde, olhando para frente com a boca aberta. De frente para eles, um caderno de folhas brancas e espiral preta na vertical.  Fim da imagem.

MP020

Conheça seu livro

Seu livro tem 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Na seção Para começar, as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nessas páginas, você vai explorar imagens e perceber que já sabe muitas coisas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai investigar o assunto da unidade. Também vai dizer o que pensa e fazer novas descobertas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo

Você vai aprender muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades!

As palavras destacadas são explicadas no glossário.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Álbum de Ciências

Nessa seção, você vai conhecer imagens e curiosidades relacionadas ao capítulo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Álbum de Ciências. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

São experimentos, pesquisas, construção de modelos e uso de diferentes instrumentos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP021

O mundo que queremos

Nessa seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre a preservação do ambiente, o respeito às pessoas e às diferentes culturas e os cuidados com a saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Nessas páginas, você vai ler um texto e aprender como ele está organizado. Depois, vai escrever um texto com a mesma organização.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou, avaliar o que acabou de conhecer e aplicar aquilo que aprendeu.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Em Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar, há indicações de livros, filmes ou sites sobre assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os boxes Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar. Página dupla composta por textos, boxes complementares e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Na seção Para terminar, vamos avaliar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES USADOS NA COLEÇÃO

INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE PARA CASA

INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

MP022

Sumário

Imagem: Ilustração. Um pássaro de penas de cor marrom sobre galho marrom na horizontal, com olhos grandes e parte em preto, com bico fino em amarelo de tamanho médio.  Fim da imagem.

Para começar, p. 8

UNIDADE 1 – A vida que não vemos, p. 12

Investigar o assunto: O menor de todos, p. 14

Capítulo 1. A invenção do microscópio, p. 16

Álbum de Ciências: Microscópio óptico, p. 17

Capítulo 2. As células, p. 20

Álbum de Ciências: Composição do organismo, p. 23

Capítulo 3. Os vírus e as bactérias, p. 24

Capítulo 4. Os fungos e os protozoários, p. 30

Atividade prática – Experimento: Pão mofado, p. 32

Para ler e escrever melhor: O maior ser vivo do mundo, p. 34

Capítulo 5. Os microrganismos e a saúde, p. 38

Atividade prática – Exposição de arte: Pequenos seres vivos, p. 43

Atividade prática – Divulgação: Folheto educativo, p. 44

Capítulo 6. Tecnologia a favor da saúde, p. 46

O mundo que queremos: Calendário de vacinação, p. 52

O que você aprendeu, p. 54

Imagem: Ilustração. Em um local com vegetação verde, um tronco pequeno de cor marrom com partes em cinza fixadas com o formato arredondado e na parte superior, serpente de cor verde-claro, com o corpo enrolado entre si, com a cabeça para à direita. Ela tem a língua para fora, à direita. Na ponta da direita, um grilo com o corpo para à esquerda de cor verde-claro, com olhos de cor preta, patas finas e par de antenas sobre a cabeça.  Fim da imagem.

UNIDADE 2 – Seres vivos e ecossistemas, p. 56

Investigar o assunto: Do que se alimentam os seres vivos, p. 58

Capítulo 1. Os animais se alimentam, p. 60

Álbum de Ciências: A mariposa-esfinge-de-morgan, p. 63

Capítulo 2. As plantas produzem seu próprio alimento, p. 64

Capítulo 3. A decomposição, p. 68

Álbum de Ciências: Preservação total, p. 71

Capítulo 4. Os ecossistemas, p. 72

Para ler e escrever melhor: Animais marinhos em diferentes ecossistemas, p. 76

Atividade prática – Brincadeira: Jogo da cadeia alimentar, p. 78

O mundo que queremos: A importância das algas, p. 80

Capítulo 5. Outras relações entre os seres vivos, p. 82

O que você aprendeu, p. 84

Imagem: Ilustração. Uma baleia de cor cinza, com cabeça arredondada, cauda pequena, na diagonal para à direita, corpo para à direita. Abaixo dela, krill, animal pequeno de cor laranja, com patas finas, hastes finas na cabeça, olhos pequenos pretos com o corpo para à esquerda.  Fim da imagem.

MP023

Imagem: Na ponta da direita, uma coruja na vertical, de penas em marrom-escuro, bico e patas laranjas, com dois olhos grandes, arregalados e com três penas finas em cada ponta.  Fim da imagem.

UNIDADE 3 – A matéria e suas transformações, p. 86

Investigar o assunto: Uma mistura que vira pão, p. 88

Capítulo 1. Reconhecer a matéria, p. 90

Álbum de Ciências: Laboratório de Ciências, p. 92

Capítulo 2. Transformações físicas da matéria, p. 94

Álbum de Ciências: Derretimento do gelo nos polos, p. 98

Capítulo 3. Misturas, p. 99

Atividade prática – Experimento: A solubilidade do sal em água, p. 101

Atividade prática – Experimento: Separar a tinta da água, p. 104

Para ler e escrever melhor: Destilação do petróleo, p. 106

Capítulo 4. Transformações químicas da matéria, p. 108

Atividade prática – Experimento: Transformação do leite em massa de modelar, p. 110

O mundo que queremos: Reciclagem de materiais, p. 112

O que você aprendeu, p. 114

Imagem: Uma árvore de tronco marrom, folhas de cor amarela na parte superior, sobre local com grama e à direita, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta vermelha, calça azul e sapatos verdes. Na ponta da direita, um rato de pelos marrons, orelhas e cauda longa em rosa-claro.  Fim da imagem.

UNIDADE 4 – Aprender com o céu, p. 118

Investigar o assunto: Amanhecer e entardecer, p. 120

Capítulo 1. As informações que estão no céu, p. 122

Para ler e escrever melhor: O astrônomo, p. 124

Capítulo 2. Os astros e a passagem do tempo, p. 126

Capítulo 3. Os calendários, p. 132

Álbum de Ciências: Diferentes culturas, diferentes calendários, p. 133

O mundo que queremos: Conhecendo alguns calendários, p. 134

Capítulo 4. Orientação no espaço e movimento, p. 136

Atividade prática – Experimento: Localizando os pontos cardeais, p. 138

Álbum de Ciências: Como os animais se orientam?, p. 140

Atividade prática – Construção de modelo: Construindo uma bússola, p. 144

O que você aprendeu, p. 146

Para terminar, p. 148

Referências bibliográficas comentadas, p. 152

Imagem: À direita, dois peixes nadando em sentidos opostos. Um acima, para à direita, de cor bege-claro e outro para à esquerda, de cor cinza e partes em verde.  Fim da imagem.