MP024
Para começar
Avaliação diagnóstica
Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?
- Observe as fotografias e leia as legendas. Depois, responda às perguntas no caderno.
LEGENDA: Para enxergar a Escheria coli é preciso usar o microscópio eletrônico. Aumento de 12.320 vezes. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 18 cm.
LEGENDA: A caracoleta-de-jardim pode ser vista sem o uso do microscópio. FIM DA LEGENDA.
- Qual o
número
da(s) imagem(ns) em que é mostrado um microrganismo?
PROFESSOR
Resposta: 1
- Que informação você usou para responder à pergunta do item a?
PROFESSOR
Resposta: A informação da legenda, de que é preciso usar um microscópio para observar o ser vivo da fotografia.
- Você sabe o que é um microscópio e para que ele serve?
PROFESSOR
Resposta: É um instrumento usado por cientistas para ampliar a imagem de seres vivos muito pequenos (ou partes de seres vivos) e estudá-los.
- Leia o relato da atividade que Luís realizou e responda às perguntas no caderno.
Hoje nós adubamos a horta da escola. Juntamos folhas secas trituradas e cascas de beterraba, cenoura, batata e banana bem picadas e misturamos ao solo. A professora disse que, com o tempo, as folhas e as cascas vão sofrer decomposição, e nós não vamos mais enxergar os pedaços delas na terra.
LEGENDA: Restos de vegetais reservados para serem colocados na horta. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Adubar a horta é uma etapa importante no cultivo de plantas. FIM DA LEGENDA.
- Qual a importância do solo para os seres vivos?
PROFESSOR
Resposta: Os estudantes podem responder que o solo fornece nutrientes, água e sustentação para as plantas se desenvolverem (as plantas servem de alimento para outros seres vivos), nutrientes para microrganismos que vivem nele, além de oferecer abrigo para muitos animais.
- Você sabe o que é decomposição?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reconheçam que é um processo realizado por seres vivos, que envolve a quebra dos alimentos (matéria orgânica) e que resulta em substâncias mais simples.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 1. Investiga se os estudantes reconhecem microrganismos. Para respondê-la, eles podem levar em consideração que o caracol é um animal conhecido por eles e não é um microrganismo (não é pequeno a ponto de ser invisível a olho nu) e que o outro ser vivo (bactéria) só pode ser um microrganismo, pois é preciso utilizar um microscópio para enxergá-lo. Em caso de dificuldade, pode ser que não compreendam que os microrganismos são seres tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu e estão em diversos locais (no ar, no solo, nos alimentos, em nosso corpo) e não reconheçam que bactérias são microrganismos. Peça a eles que prestem atenção à palavra microrganismo pois ela dá pistas sobre seu significado. Pergunte o que significa micro (algo pequeno) e organismo (ser vivo, forma de vida). Observe se sabem o que é um microscópio e qual sua função. Identifique os conteúdos que já dominam sobre o assunto, que será estudado ao longo do volume.
-
Atividade 2. Investiga se os estudantes
reconhecem
a importância do solo, mencionando aspectos de sua constituição, e levanta os conhecimentos prévios sobre decomposição e a relação desse
processo
com os microrganismos. É possível que o
contexto
da atividade leve os estudantes a responderem que decomposição é o mesmo que apodrecimento. Nesse caso, pergunte o que acontece com os restos vegetais ao apodrecer. Pode ser que digam que se misturam à
terra
e fazem parte dela. Verifique se mencionam a quebra dos materiais ou a transformação deles em materiais mais simples ao falar sobre a decomposição/apodrecimento.
BNCC em foco:
EF04CI06, EF04CI07, EF04CI08
No item c, verifique se os estudantes têm conhecimento dos microrganismos, dos fungos e das bactérias. Pode ser que utilizem outros termos, como micróbios ou seres vivos invisíveis. A função ecológica dos microrganismos (decompor a matéria orgânica), trabalhada durante o desenvolvimento da habilidade EF04CI06, ajudará os estudantes a reconhecerem que os representantes desse grupo de seres vivos desempenham importante papel na ciclagem da matéria e, assim, na manutenção da vida. Ouça as ideias deles, sem se preocupar em informá-los ou corrigi-los. As informações coletadas ajudam a identificar conceitos e termos que os estudantes conhecem e a direcionar o estudo sobre a decomposição e os microrganismos.
MP025
- Observe as fotografias a seguir e responda no caderno.
Comprimento: cerca de 1,80 m.
LEGENDA: Vaca. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 6 cm.
LEGENDA: Aranha. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 10 cm.
LEGENDA: Beija-flor. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 2 m.
LEGENDA: Anta. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 1,60 m.
LEGENDA: Onça-pintada. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: cerca de 1,20 m.
LEGENDA: Lobo-guará. FIM DA LEGENDA.
- Quais dos animais mostrados se alimentam somente de partes de plantas?
PROFESSOR
Resposta: Vaca, anta e beija-flor.
- Quais dos animais das fotografias se alimentam somente de outros animais?
PROFESSOR
Resposta: Onça-pintada e aranha.
- Qual desses animais come plantas e animais?
PROFESSOR
Resposta: O lobo-guará.
- Por que os seres vivos precisam de alimento para sobreviver? Explique aos colegas e ao professor.
PROFESSOR
Resposta pessoal. É provável que os estudantes respondam que os seres vivos obtêm energia dos alimentos.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 3. Verifica os conhecimentos dos estudantes sobre a alimentação dos animais. Se apresentarem dificuldade para responder à questão, pode ser que não identifiquem os alimentos consumidos por animais do ambiente próximo (vaca, aranha, beija-flor) e da fauna brasileira (onça-pintada, anta e lobo-guará). Nesse caso, construa na lousa um quadro com três colunas: plantas, animais, plantas e animais. Pergunte aos estudantes do que o boi e a vaca se alimentam e se já viram esses animais comendo num pasto. Com a ajuda dos estudantes, preencha o quadro com o nome dos animais. É menos provável que já
tenham
visto uma anta se alimentar, então, diga que ela come folhas, brotos, frutos e pergunte a qual categoria ela pertence. Os hábitos alimentares do beija-flor, que se alimenta de néctar, possivelmente serão conhecidos pelos estudantes, bem como os da onça-pintada, carnívora notória. Pergunte se já viram uma aranha se alimentar ou se já viram o que acontece quando insetos se prendem às teias. Além de moscas, grilos e outros insetos, as tarântulas podem comer animais maiores, como camundongos. Por fim, pergunte do que o lobo-guará se alimenta. Por ser um lobo, é possível que os estudantes digam que come outros animais. Pergunte se eles conhecem a planta lobeira e, se possível, mostre fotografias
dela
e do fruto-do-lobo. Diga que essa planta tem esse nome porque seu fruto serve de alimento ao lobo-guará, que, além desse, come vários outros frutos.
BNCC em foco:
EF04CI04, EF04CI05
- Atividade 4 . Também investiga conhecimentos relacionados às cadeias alimentares e ao fluxo de matéria e energia. Ouça as respostas dos estudantes e observe se mencionam o conceito de energia. Se considerar necessário, peça que desenvolvam o raciocínio sobre o papel dos alimentos para os seres vivos, a fim de conhecer as ideias deles. Pergunte, por exemplo, para que eles acham que a energia obtida é usada (para crescimento, para realizar as atividades diárias etc.). Não se preocupe se os estudantes levarem em conta apenas a alimentação dos animais, a obtenção de alimento pelas plantas será estudada ao longo do volume. Durante o desenvolvimento do conteúdo sobre as cadeias alimentares, eles poderão compreender que a energia e a matéria contidas em um ser vivo podem ser transferidas a outro que o consome, pela alimentação, portanto não é preciso esclarecer o assunto agora. Se considerar adequado, peça que anotem as dúvidas que restaram e relembre-os de retomá-las quando estiverem estudando as cadeias alimentares.
MP026
- Imagine que você vai demonstrar o que acontece com a luz ao iluminar diferentes objetos. Observe as imagens abaixo e faça no caderno o que se pede.
LEGENDA: Copo de vidro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pedaço de papelão. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.
LEGENDA: Lanterna. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Filme plástico usado para embalar alimentos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Espelho. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prato de cerâmica. FIM DA LEGENDA.
- Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes?
PROFESSOR
Resposta: Lanterna, copo de vidro e filme plástico.
- Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos transparentes.
PROFESSOR
Resposta: A luz consegue passar através dos objetos transparentes.
- Quais objetos você escolheria para demonstrar o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos?
PROFESSOR
Resposta: Lanterna, folha de papelão, prato de cerâmica. Os estudantes também podem citar o espelho, desde que ele atue como um objeto opaco e seja iluminado no lado oposto ao da parte refletora.
- Relate o que acontece quando a luz ilumina objetos opacos.
PROFESSOR
Resposta: A luz não passa através dos objetos opacos.
- Se você quisesse refletir a luz em sua demonstração, que objetos utilizaria?
PROFESSOR
Resposta: A lanterna e o espelho.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 5. Investiga o conhecimento dos estudantes sobre a passagem da luz através dos objetos. Se apresentarem dificuldade para responder às questões, pode ser que não
tenham
conhecimento de propriedades dos materiais. Verifique se conhecem o significado das palavras opaco e transparente. Peça que imaginem duas panelas de metal contendo comida, uma delas coberta por uma tampa metálica e a outra coberta com filme plástico. Em qual caso será possível enxergar o alimento dentro da panela? Qual dos dois objetos é transparente, a tampa ou o filme? Pergunte o que aconteceria se iluminassem a tampa de metal: a luz
atravessaria
a tampa e seria vista do outro lado do objeto? Explique que a tampa, assim como a
folha
de papelão e o prato mostrados nas fotos da atividade, compartilham uma propriedade: são opacos, ou seja, não permitem a passagem da luz através deles. Já o filme plástico e o
copo
de vidro são transparentes, a luz os atravessa e é possível enxergar o que está do outro lado desses objetos. Peça exemplos de outros objetos transparentes e opacos e registre as respostas na lousa. Pergunte se já brincaram de teatro de sombras e como são produzidas as sombras (podem ser usadas as mãos ou bonecos feitos de papelão/cartolina). Indague qual propriedade os objetos precisam ter para produzir as sombras do teatro (precisam ser opacos).
Em caso de dificuldade para responderem ao último item da questão, pode ser que não conheçam o significado da palavra refletir ou não saibam qual dos objetos mostrados refletiria a luz que incide sobre ele. Nesse caso, procure trazer uma lanterna e um espelho para a sala de aula para demonstrar a reflexão da luz.
Peça a um estudante que segure o espelho; mantendo certa distância, aponte a lanterna em direção à superfície espelhada e peça que o voluntário movimente o espelho de modo a projetar a luz refletida sobre uma superfície da sala, como a parede ou a porta, por exemplo. Explique que a reflexão acontece quando a luz incide sobre um objeto que atua como um obstáculo e desvia os raios luminosos. O espelho e outras superfícies, como o papel alumínio, refletem a luz.
Verifique se incluem a lanterna nas respostas dos itens a, c e e. Caso não, pode ser que não tenham compreendido que a lanterna é a fonte de luz das demonstrações. Informe que sem uma fonte de luz não é possível realizar a atividade. A opção oferecida na atividade é a lanterna, mas poderia ser outra fonte de luz, como um holofote, uma vela, a lanterna do celular etc.
BNCC em foco:
EF04CI02, EF04CI03
MP027
- Reproduza o quadro em seu caderno. Depois, utilize as palavras abaixo para preenchê-lo. Considere que as observações do céu são feitas a olho nu.
Lua
nuvens
arco-íris
Sol
certos planetas
Tabela: equivalente textual a seguir.
Podemos ver no céu de dia |
Podemos ver no céu à noite |
---|---|
PROFESSORLua |
PROFESSORLua |
PROFESSORCertos planetas |
PROFESSORCertos planetas |
PROFESSORNuvens |
PROFESSORNuvens |
PROFESSORSol |
|
PROFESSORArco-íris |
• Agora, sublinhe no seu quadro os exemplos de astros.
PROFESSOR
Resposta: Lua, Sol, certos planetas.- 7. Observe a imagem a seguir, leia a legenda e responda às questões no caderno.
LEGENDA: Imagem do planeta Terra obtida por satélite. FIM DA LEGENDA.
- Por que a imagem é uma representação do planeta Terra?
PROFESSOR
Resposta: Porque ela representa os elementos existentes na superfície do planeta (mares, continentes, polos).
- Essa representação mostra o formato do planeta? Qual é o formato dessa representação?
PROFESSOR
Resposta: Sim. Esférico.
- Quais são as cores que representam os oceanos e os continentes?
PROFESSOR
Resposta: Oceanos: azul. Continentes: verde, marrom, bege e branco (esta última usada para representar a Antártida). - A água doce terrestre está nos oceanos? Explique.
PROFESSOR
Resposta: Não, os oceanos contêm água salgad a; a água doce está nos continentes em rios, lagos, geleiras ou no subsolo.MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 6. Em caso de dificuldade, explique que em alguns períodos do mês é possível ver a Lua durante o dia. Em relação às nuvens, em noites muito escuras pode ser difícil visualizá-las, mas em noites iluminadas pelo luar, por exemplo, é possível enxergá-las. Eles também podem ter dúvida ao classificar a visibilidade dos planetas no céu. Explique que em certas épocas do ano pode-se observar alguns planetas, como Vênus, em períodos próximos ao nascer e ao pôr do sol. Em certas épocas do ano, eles também podem ser vistos a olho nu no céu noturno.
Caso tenham dificuldade no último item, explique que o Sol, a Lua e os planetas são exemplos de astros, elementos que estão fora da Terra, ao contrário de nuvens e arco-íris, que fazem parte da Terra.
-
Atividade 7. Se os estudantes tiverem dificuldade nos itens a e b, podem não ter compreendido o que é uma representação e não conheçam o formato da Terra. Nesse caso, explique que a superfície do planeta (mares, ilhas, continentes) pode ser representada de diferentes maneiras, como planisfério,
globo
terrestre ou imagem de satélite. Mostre imagens de um planisfério e de um
globo
terrestre e pergunte qual dessas duas representações mais se parece com a da imagem de satélite (a do globo) e por que (reproduz a forma real do planeta, semelhante a uma esfera). No item c, pode ser que não saibam o que são continentes ou oceanos ou que não reconheçam como estão distribuídos na superfície terrestre. Diga que os oceanos são os mares, e os continentes são as
porções
terrestres. O litoral corresponde a uma região de contato entre os oceanos e os continentes. A areia da praia e as
rochas
dos costões, por exemplo, fazem parte do continente, enquanto a água do mar faz parte do oceano.
Comente que a superfície do planeta Terra coberta por água é representada em azul na imagem de satélite. Pergunte o que é o restante das partes representadas na imagem (os continentes). Explique que as partes em verde correspondem a áreas continentais ricas em vegetação. Em caso de dificuldade no item d, pode ser que não conheçam a distribuição da água doce no planeta. Diga que a água dos oceanos é diferente da água da chuva e da água de rios, lagos e geleiras, pois contém muito mais sais dissolvidos do que a água doce. Por isso, não pode ser consumida pela maior parte dos seres vivos, inclusive os seres humanos. Peça a eles que observem a imagem de satélite da Terra e indiquem em que partes dela poderia estar a água doce (nos continentes, seja na superfície ou no subsolo).
BNCC em foco:
EF04CI09, EF04CI10, EF04CI11