MP180
Para terminar
Avaliação de resultado
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- 1. Observe as imagens e leia as legendas. Depois, faça em seu caderno o que se pede.
LEGENDA: Limpar a casa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tocar um machucado com a mão suja. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Reutilizar roupa com suor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Proteger a boca com o braço ao espirrar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escovar os dentes após as refeições. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lavar as mãos após usar o banheiro. FIM DA LEGENDA.
- Quais das atitudes mostradas nas imagens protegem contra doenças causadas por microrganismos?
PROFESSOR
Resposta: Limpar a casa, proteger a boca com o braço ao espirrar, escovar os dentes e lavar as mãos após usar o banheiro.
- Desenhe no
caderno
outra medida que
protege
contra doenças causadas por microrganismos e escreva uma legenda identificando o que você representou.
PROFESSOR
Respostas possíveis: Ingerir água tratada/fervida, tomar banho, cortar as unhas, higienizar os utensílios de cozinha etc.
- Quais ações mostradas acima
devem
ser evitadas? Explique por que cada uma delas é prejudicial à saúde.
PROFESSOR
Resposta: Não se deve tocar um machucado com a mão suja, pois na mão pode haver microrganimos nocivos que podem entrar no corpo pelo corte na pele. Não se deve usar roupa suja ou com suor, pois a sujeira cria um ambiente favorável para os microrganismos proliferarem, e eles podem infectar a pessoa que veste a roupa.
- No chão de uma floresta existem folhas, galhos e restos de animais mortos. Responda em seu caderno.
- Qual palavra do quadro é adequada para explicar o que vai acontecer com esse material com o passar do tempo?
interação
decomposição
iluminação
infecção
PROFESSOR
Resposta: Resposta correta: decomposição.
- Depois, indique quais seres vivos vão participar desse processo. Eles são visíveis a olho nu?
PROFESSOR
Resposta: Fungos e bactérias são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica. As bactérias e parte dos fungos são microscópicos (invisíveis a olho nu), mas existem fungos macroscópicos, como bolores e cogumelos.
- Qual palavra do quadro é adequada para explicar o que vai acontecer com esse material com o passar do tempo?
MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 1. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI08. Se os estudantes apresentarem dificuldade, pode ser que não
tenham
compreendido como as doenças causadas por microrganismos podem ser evitadas e quais condições
favorecem
a proliferação desses seres vivos. Nesse caso, retome os conteúdos sobre microrganismos e saúde. Pergunte onde há microrganismos (no ar, no solo, na água, na pele, dentro do nosso corpo etc). Explique que apesar de existirem microrganismos benéficos ou que não sejam nocivos aos seres humanos e outros seres vivos, os que causam doenças podem entrar em nosso corpo de diferentes maneiras. Peça exemplos de ações que podem causar infecções (ingestão de água e alimentos contaminados, picadas de insetos contaminados, contato com gotículas de saliva de pessoas infectadas que espirram, falam ou respiram em ambientes frequentados por outras pessoas etc.). Peça aos estudantes que, a partir das diferentes formas de infecção, deduzam maneiras de prevenir doenças causadas por microrganismos. Por exemplo: como prevenir infecções que podem ser causadas pelo contato com gotículas de saliva de uma pessoa doente? Proteger a
boca
com o braço ao espirrar ou tossir é indicado, além de garantir a limpeza do ambiente para evitar que as gotículas que atingiram objetos infectem outras pessoas. Peça que expliquem as quatro medidas de prevenção da atividade. Eles podem trabalhar em grupos, de modo que aqueles que têm mais conhecimento ajudem os que não compreenderam o conteúdo. Oriente-os a consultarem os textos das páginas 38 a 41 para chegar às respostas.
BNCC em foco:
EF04CI06, EF04CI08
- Atividade 2. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI06. Se os estudantes apresentarem dificuldade, podem não conhecer fungos e bactérias, não ter compreendido o conceito de decomposição e/ou não associar esse processo à ação de fungos e bactérias. Verifique se conhecem exemplos de bactérias, como as que habitam o corpo humano, bactérias que tornam o solo mais rico em nutrientes, bactérias que participam da produção de alimentos, e de fungos (bolores, cogumelos, fungos que causam doenças como micoses etc.). Explique que muitos deles são microscópicos e que podem ser benéficos ou prejudiciais aos seres humanos. Peça que retomem as páginas 26, 28, 30, 31, 34 e 35. Discuta o papel desses seres vivos e, em seguida, diga que certas bactérias e a maioria dos fungos se alimentam de restos de seres vivos, como folhas ou animais mortos, por isso são importantes no processo de decomposição da matéria orgânica.
MP181
Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Observe as imagens, leia as legendas e faça o que se pede em seu caderno.
LEGENDA: Baleia. Algumas espécies se alimentam de pequenos invertebrados e algas microscópicas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Algas azuis. Seres microscópicos que realizam fotossíntese e servem de alimento para muitos organismos, incluindo o krill. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lambari. Peixe de água doce que se alimenta de algas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Krill. Animais invertebrados, semelhantes ao camarão, que servem de alimento a baleias e raias. FIM DA LEGENDA.
- Com os seres representados, monte duas cadeias alimentares, cada uma com um produtor e um consumidor, escrevendo o nome dos seres vivos.
PROFESSOR
Respostas possíveis: Algas azuis > lambari; algas azuis > krill; algas azuis > baleia.
- Identifique os produtores e os consumidores nas cadeias alimentares que você montou
PROFESSOR
Resposta: Algas azuis: produtores; lambari, krill e baleia: consumidores.
- Agora, monte uma cadeia alimentar com um produtor e dois consumidores. Identifique o produtor e os consumidores.
PROFESSOR
Resposta: Algas azuis (produtor) > krill (consumidor) > baleia (consumidor).
LEGENDA: Sol. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.
- Qual elemento fornece energia para as cadeias alimentares? Por que ele é necessário para as plantas produzirem o próprio alimento?
PROFESSOR
Resposta: Sol. As plantas precisam da energia da luz do Sol para transformar a água e o gás carbônico em alimento, que será a fonte de energia da planta e dos animais que dela se alimentarem.MANUAL DO PROFESSOR
BNCC em foco:
EF04CI04
- Atividade 3. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI04. Se surgir dificuldade, os estudantes podem não ter compreendido o que são cadeias alimentares e como são representadas. Peça que leiam as informações das legendas das imagens e respondam sobre o que todas elas informam (quais organismos podem se alimentar do organismo mostrado). Diga que os seres vivos podem se relacionar pela alimentação e que essas relações podem ser representadas com esquemas. Pergunte a eles se sabem o significado dos termos produtor e consumidor. Dê exemplos de uso dos termos para que deduzam o que significam. O produtor é aquele que produz e pode oferecer seus produtos aos consumidores, que consomem o que foi produzido. No caso das relações de alimentação estabelecidas entre os seres vivos, quem são os produtores e o que eles produzem? Eles são os seres vivos capazes de produzir o próprio alimento. Já os consumidores são os que ingerem os produtores ou outros consumidores para se alimentar e obter energia. Informe que a sequência esquemática que representa as relações alimentares em um ecossistema é chamada de cadeia alimentar. Pergunte se eles sabem qual símbolo é usado para representar as relações alimentares entre os organismos, a seta, que é direcionada do organismo que serve de alimento para o organismo que o consome. Por fim, peça a eles que respondam em voz alta aos itens enquanto você registra as respostas na lousa. Reforce o sentido correto das setas na representação das cadeias alimentares.
- Atividade 4. Também verifica a compreensão da habilidade EF04CI04. Se surgir dificuldade, pode ser que os estudantes não tenham compreendido o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas, algas e demais organismos fotossintetizantes. Peça que consultem o esquema da página 64 e leiam as cotas em voz alta. Esclareça as dúvidas que surgirem. Caso tenham selecionado as outras duas alternativas (solo e água) como fonte de energia das cadeias alimentares, pode ser que tenham se confundido com o fato de que, durante a fotossíntese, a planta combina água (obtida do solo) e gás carbônico para produzir o carboidrato (alimento que contém energia). Finalize dizendo que sem a luz solar as cadeias alimentares não seriam mantidas, já que toda cadeia começa com um produtor, que depende de luz para produzir o próprio alimento.
MP182
- Observe as transformações a seguir e faça no caderno o que se pede.
Transformação 1
LEGENDA: Milho de pipoca em pipoca estourada. FIM DA LEGENDA.
Transformação 2
LEGENDA: Água líquida em cubos de gelo. FIM DA LEGENDA.
Transformação 3
LEGENDA: Pregos em pregos enferrujados. FIM DA LEGENDA.
As imagens não estão na mesma proporção.
- Na transformação 1, descreva a cor, o tamanho e o cheiro do milho depois que a pipoca fica pronta.
PROFESSOR
Resposta: O milho estourado é branco, maior do que o grão de milho cru e tem aroma de pipoca.
- Na transformação 2, identifique que mudança de estado físico ocorre.
PROFESSOR
Resposta: Mudança do estado líquido para o estado sólido.
- Na transformação 3, descreva o que muda no aspecto do
prego
depois que ele enferruja.
PROFESSOR
Resposta: O prego muda de cor e fica com textura áspera.
- Identifique quais condições provocaram as três transformações mostradas acima.
PROFESSOR
Resposta: 1: aquecimento; 2: resfriamento; 3: exposição ao ar (e talvez à umidade) ao longo dos anos.
- Classifique as transformações acima em reversíveis ou irreversíveis.
PROFESSOR
Resposta: Reversível: Transformação da água líquida em gelo.PROFESSOR
Irreversível: Transformação do milho em pipoca e formação de ferrugem no prego.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Atividade 5. Se surgir dificuldade nos itens a a d (verificam a compreensão da habilidade EF04CI02), pode ser que os estudantes não saibam o que são transformações
nem
saibam descrevê-las
e/ou
que não conheçam as condições que provocam transformações (aquecimento, resfriamento, exposição à luz, umidade, água etc.). Nesse caso, peça que observem as fotografias da atividade e respondam o que as setas indicam (que os objetos/materiais que estão do lado esquerdo se transformaram nos objetos/materiais posicionados do lado direito). Peça que comparem o estado inicial de cada um deles ao estado final. Pergunte quanto tempo levou para cada mudança acontecer (o milho leva poucos minutos para estourar exposto ao calor da chama; a água de um cubo de
gelo
leva pelo menos 15 minutos para solidificar completamente dentro do congelador; e os
pregos
enferrujam após meses ou anos de exposição ao ar e à água). Diga que essas mudanças nos materiais são chamadas de transformações e podem ocorrer rapidamente ou levar tempo. Ao descascar uma cenoura, logo a superfície
dela
fica amarronzada. Essa é uma transformação rápida que ocorre porque a cenoura tem substâncias que oxidam (reagem) em contato com o ar, alterando sua cor original. Já a queima completa de uma
tora
de madeira em uma fogueira leva mais tempo. Nesses exemplos, as substâncias que formam o material são alteradas. Peça que identifiquem se alguma das tranformações da atividade tem essa característica (transformações 1 e 3); peça também que identifiquem a causa da transformação. Em seguida, pergunte se o congelamento da água pode ser considerado uma transformação, já que não há alteração nas substâncias que formam o material. Caso não compreendam o que é uma mudança de estado físico, explique que o aquecimento e o resfriamento podem causar mudanças de estado físico dos materiais, como a água que solidifica ao ficar no congelador ou a água de rios e
mares
que evapora com o calor do Sol e, depois de se condensar, cai na forma de chuva. Leia com a turma o texto da página 96 para reforçar conteúdos e esclarecer dúvidas.
BNCC em foco:
EF04CI02, EF04CI03
Se surgir dificuldade no item e (que verifica a compreensão da habilidade EF04CI03), pode ser que não saibam o que são transformações reversíveis e irreversíveis ou não saibam reconhecê-las. Explique os conceitos: uma transformação reversível pode ser desfeita, é possível voltar ao estado inicial. As mudanças de estado físico são exemplos de transformações reversíveis. Já as mudanças irreversíveis não podem ser desfeitas, como as transformações 1 e 3. As transformações químicas da matéria (como mostradas na página 108) costumam ser irreversíveis. Solicite aos estudantes outros exemplos de transformações reversíveis e irreversíveis estudadas na Unidade 3.
MP183
- Leia e responda em seu caderno. Paula espremeu três laranjas em um copo e acrescentou um pouco de água para fazer uma laranjada. Depois de misturar e experimentar a laranjada, ela decidiu acrescentar uma colher de chá de açúcar. Misturou novamente e bebeu.
- Em quais momentos Paula preparou misturas?
PROFESSOR
Resposta: Ao misturar o suco de laranja com a água e ao misturar o açúcar na laranjada.
- Nas misturas de Paula, é possível identificar os componentes? Explique.
PROFESSOR
Resposta: Não, as misturas têm o mesmo aspecto em toda sua extensão.
- O esquema a seguir é de uma atividade realizada por um grupo de estudantes. Eles queriam encontrar os pontos cardeais utilizando o movimento aparente do Sol como referência. Para isso, fincaram uma haste no chão e observaram as sombras formadas por ela.
Com estacas, marcaram dois pontos no chão: o final da sombra projetada pela haste de manhã e o final da sombra projetada pela haste à tarde.Utilize o esquema e seus conhecimentos para responder às perguntas no caderno.
- Quais são os nomes dos pontos cardeais representados?
PROFESSOR
Resposta: Norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O).
- Por que a sombra da haste não tem a mesma posição de manhã e à tarde?
PROFESSOR
Resposta: Porque a posição aparente do Sol no céu muda ao longo do dia.
- As extremidades da reta que une as duas estacas (representada pela linha tracejada) indicam quais posições dos pontos cardeais? Que informações esses dois pontos fornecem sobre o nascer e o pôr do Sol?
PROFESSOR
Resposta: As posições leste (direção onde o Sol “nasce”) e oeste (direção onde o Sol “se põe”).8. Copie as frases no caderno, completando-as com palavras usadas para contar o tempo.
- O
PROFESSOR
Resposta: diacorresponde ao tempo aproximado que a Terra leva para completar uma volta em torno de si mesma.
- A
PROFESSOR
Resposta: semanacorresponde ao tempo de duração de cada uma das 4 fases nomeadas da Lua.
- O
PROFESSOR
Resposta: anoé o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno do Sol.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 6. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI01. Se surgir dificuldade, pode ser que não tenham compreendido o que são misturas nem que há misturas em que é possível identificar os componentes (misturas heterogêneas) ou eles não são identificáveis (misturas homogêneas). Peça que deem exemplos de misturas em que não é possível identificar os componentes (água do mar, ar, massa de bolo, água com açúcar). No caso da areia, pode ser possível identificar alguns de seus componentes. Esclareça que as misturas são formadas quando um material/substância é misturado a outro, como no caso em que o suco de laranja foi misturado à água ou quando houve adição de açúcar, e que nos dois exemplos as misturas têm o mesmo aspecto em toda sua extensão. Na mistura de óleo na água, por exemplo, é possível identificar cada um dos componentes a olho nu.
- Atividade 7. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI09. Se surgir dificuldade nos itens a e c, pode ser que os estudantes não conheçam os pontos cardeais e não saibam que dois deles estão relacionados ao nascer e ao pôr do Sol. Nesse caso, apresente os 4 pontos. Peça que os localizem no esquema e pergunte se sabem em qual direção o Sol nasce. Se não souberem, informe-os e pergunte se conseguem deduzir em qual direção ele se põe. Se apresentarem dificuldade no item b, podem não compreender que o Sol muda de posição aparente ao longo do dia, o que afeta o tamanho e a posição das sombras projetadas. Pergunte se o Sol permanece o dia todo na mesma posição no céu ou se muda de lugar. Uma maneira de ver isso é notar se certas partes da casa deles são iluminadas o dia todo pelo Sol, ou se as partes iluminadas variam conforme o horário, porque o Sol mudou de posição no céu. Possibilite que os estudantes percebam que a posição do Sol no céu não é fixa ao longo do dia. Relembre-os de que o Sol nasce e se põe por causa do movimento de rotação do planeta Terra, responsável pela ocorrência dos dias e das noites.
- Atividade 8. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI11. Se surgir dificuldade, pode ser que não tenham compreendido que os seres humanos tomaram como base fenômenos naturais cíclicos para estabelecer períodos de contagem do tempo. Para simular a rotação e a translação da Terra e explicar a duração do dia e do ano, utilize um globo terrestre (Terra) e uma lanterna (o Sol). Escolham um ponto no globo e aponte a luz da lanterna perpendicularmente para a face com o ponto. Com a lanterna fixa, peça a eles que girem o globo devagar e verifiquem o momento em que a face deixa de ser atingida pela luz da lanterna. Em seguida, simule a translação, girando o globo ao redor da lanterna até completar uma volta. Informe que ao mesmo tempo em que a Terra (globo) gira ao redor do Sol, ela realiza a rotação, simulada anteriormente. Depois, pergunte se já notaram que a aparência da Lua no céu se modifica com o passar dos dias, além de noites em que ela não está visível. Peça que nomeiem as fases da Lua e pergunte quanto tempo dura cada fase.
- BNCC em foco:
- EF04CI01, EF04CI09, EF04CI11