MP180

Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. 1. Observe as imagens e leia as legendas. Depois, faça em seu caderno o que se pede.
Imagem: Fotografia. Um homem passando aspirador no chão. Ele tem pele clara, cabelos e barba em preto, camiseta da mesma cor, calça cinza e aspirador em vermelho. Ao fundo, parede em azul com abajur grande, janela e cortina branca sobre ela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Limpar a casa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Foco em joelho de criança de pele morena, com machucado em vermelho, ralado, com a mão direita sobre o joelho e à esquerda, vista parcial de braço. Na parte superior, roupa de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tocar um machucado com a mão suja. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, de pele clara, cabelos pretos amarrados para trás, com camiseta de cor rosa. Ela segura com as mãos para esquerda, blusa branca com mancha grande de cor marrom. Ela olha para baixo, em direção à blusa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reutilizar roupa com suor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos castanhos com camiseta de cor azul. Ele está com o braço direito de frente para o rosto dele, espirrando de olhos fechados. Ao fundo, em segundo plano, árvores de folhas verdes e mais ao fundo, prédios altos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Proteger a boca com o braço ao espirrar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher vista dos ombros para cima, olhando para à esquerda. Ela tem pele negra, de cabelos pretos amarrados para trás, usando blusa branca de mangas curtas, com uma escova na mão direita, escovando os dentes da frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escovar os dentes após as refeições. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa ensaboadas de cor branca. Sobre as mãos, torneira prata, com água saindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lavar as mãos após usar o banheiro. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais das atitudes mostradas nas imagens protegem contra doenças causadas por microrganismos?
    PROFESSOR Resposta: Limpar a casa, proteger a boca com o braço ao espirrar, escovar os dentes e lavar as mãos após usar o banheiro.
  1. Desenhe no caderno outra medida que protege contra doenças causadas por microrganismos e escreva uma legenda identificando o que você representou.
    PROFESSOR Respostas possíveis: Ingerir água tratada/fervida, tomar banho, cortar as unhas, higienizar os utensílios de cozinha etc.
  1. Quais ações mostradas acima devem ser evitadas? Explique por que cada uma delas é prejudicial à saúde.
    PROFESSOR Resposta: Não se deve tocar um machucado com a mão suja, pois na mão pode haver microrganimos nocivos que podem entrar no corpo pelo corte na pele. Não se deve usar roupa suja ou com suor, pois a sujeira cria um ambiente favorável para os microrganismos proliferarem, e eles podem infectar a pessoa que veste a roupa.
  1. No chão de uma floresta existem folhas, galhos e restos de animais mortos. Responda em seu caderno.
    1. Qual palavra do quadro é adequada para explicar o que vai acontecer com esse material com o passar do tempo?

      interação

      decomposição

      iluminação

      infecção

      PROFESSOR Resposta: Resposta correta: decomposição.
    1. Depois, indique quais seres vivos vão participar desse processo. Eles são visíveis a olho nu?
      PROFESSOR Resposta: Fungos e bactérias são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica. As bactérias e parte dos fungos são microscópicos (invisíveis a olho nu), mas existem fungos macroscópicos, como bolores e cogumelos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 1. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI08. Se os estudantes apresentarem dificuldade, pode ser que não tenham compreendido como as doenças causadas por microrganismos podem ser evitadas e quais condições favorecem a proliferação desses seres vivos. Nesse caso, retome os conteúdos sobre microrganismos e saúde. Pergunte onde há microrganismos (no ar, no solo, na água, na pele, dentro do nosso corpo etc). Explique que apesar de existirem microrganismos benéficos ou que não sejam nocivos aos seres humanos e outros seres vivos, os que causam doenças podem entrar em nosso corpo de diferentes maneiras. Peça exemplos de ações que podem causar infecções (ingestão de água e alimentos contaminados, picadas de insetos contaminados, contato com gotículas de saliva de pessoas infectadas que espirram, falam ou respiram em ambientes frequentados por outras pessoas etc.). Peça aos estudantes que, a partir das diferentes formas de infecção, deduzam maneiras de prevenir doenças causadas por microrganismos. Por exemplo: como prevenir infecções que podem ser causadas pelo contato com gotículas de saliva de uma pessoa doente? Proteger a boca com o braço ao espirrar ou tossir é indicado, além de garantir a limpeza do ambiente para evitar que as gotículas que atingiram objetos infectem outras pessoas. Peça que expliquem as quatro medidas de prevenção da atividade. Eles podem trabalhar em grupos, de modo que aqueles que têm mais conhecimento ajudem os que não compreenderam o conteúdo. Oriente-os a consultarem os textos das páginas 38 a 41 para chegar às respostas.

    BNCC em foco:

    EF04CI06, EF04CI08

  • Atividade 2. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI06. Se os estudantes apresentarem dificuldade, podem não conhecer fungos e bactérias, não ter compreendido o conceito de decomposição e/ou não associar esse processo à ação de fungos e bactérias. Verifique se conhecem exemplos de bactérias, como as que habitam o corpo humano, bactérias que tornam o solo mais rico em nutrientes, bactérias que participam da produção de alimentos, e de fungos (bolores, cogumelos, fungos que causam doenças como micoses etc.). Explique que muitos deles são microscópicos e que podem ser benéficos ou prejudiciais aos seres humanos. Peça que retomem as páginas 26, 28, 30, 31, 34 e 35. Discuta o papel desses seres vivos e, em seguida, diga que certas bactérias e a maioria dos fungos se alimentam de restos de seres vivos, como folhas ou animais mortos, por isso são importantes no processo de decomposição da matéria orgânica.

MP181

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Observe as imagens, leia as legendas e faça o que se pede em seu caderno.
Imagem: Ilustração. Uma baleia azul, virada para à esquerda, com o corpo grande e cauda pequena para direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Baleia. Algumas espécies se alimentam de pequenos invertebrados e algas microscópicas. FIM DA LEGENDA.

Imagem:  Ilustração. Algas azuis com forma de filamento na vertical e outros na horizontal, compostos por bolinhas pequenas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Algas azuis. Seres microscópicos que realizam fotossíntese e servem de alimento para muitos organismos, incluindo o krill. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um peixe de tamanho médio, de cor verde, com olhos bem grandes e boca fechada, com barbatanas em verde e cauda pequena. Fim da imagem.

LEGENDA: Lambari. Peixe de água doce que se alimenta de algas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um krill, animal pequeno de cor laranja, com olho pequeno preto, com patas finas na parte inferior e perto da cabeça, com fios finos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Krill. Animais invertebrados, semelhantes ao camarão, que servem de alimento a baleias e raias. FIM DA LEGENDA.

  1. Com os seres representados, monte duas cadeias alimentares, cada uma com um produtor e um consumidor, escrevendo o nome dos seres vivos.
    PROFESSOR Respostas possíveis: Algas azuis > lambari; algas azuis > krill; algas azuis > baleia.
  1. Identifique os produtores e os consumidores nas cadeias alimentares que você montou
    PROFESSOR Resposta: Algas azuis: produtores; lambari, krill e baleia: consumidores.
  1. Agora, monte uma cadeia alimentar com um produtor e dois consumidores. Identifique o produtor e os consumidores.
    PROFESSOR Resposta: Algas azuis (produtor) > krill (consumidor) > baleia (consumidor).
  1. Observe as fotografias e responda no caderno.
Imagem: Fotografia. Céu de cor azul-claro com sol redondo amarelo, com raios irradiando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Solo poroso de cor marrom-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Solo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Água translúcida por onde vê-se areia de cor bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Sol. As plantas precisam da energia da luz do Sol para transformar a água e o gás carbônico em alimento, que será a fonte de energia da planta e dos animais que dela se alimentarem.
MANUAL DO PROFESSOR

BNCC em foco:

EF04CI04

  • Atividade 3. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI04. Se surgir dificuldade, os estudantes podem não ter compreendido o que são cadeias alimentares e como são representadas. Peça que leiam as informações das legendas das imagens e respondam sobre o que todas elas informam (quais organismos podem se alimentar do organismo mostrado). Diga que os seres vivos podem se relacionar pela alimentação e que essas relações podem ser representadas com esquemas. Pergunte a eles se sabem o significado dos termos produtor e consumidor. Dê exemplos de uso dos termos para que deduzam o que significam. O produtor é aquele que produz e pode oferecer seus produtos aos consumidores, que consomem o que foi produzido. No caso das relações de alimentação estabelecidas entre os seres vivos, quem são os produtores e o que eles produzem? Eles são os seres vivos capazes de produzir o próprio alimento. Já os consumidores são os que ingerem os produtores ou outros consumidores para se alimentar e obter energia. Informe que a sequência esquemática que representa as relações alimentares em um ecossistema é chamada de cadeia alimentar. Pergunte se eles sabem qual símbolo é usado para representar as relações alimentares entre os organismos, a seta, que é direcionada do organismo que serve de alimento para o organismo que o consome. Por fim, peça a eles que respondam em voz alta aos itens enquanto você registra as respostas na lousa. Reforce o sentido correto das setas na representação das cadeias alimentares.
  • Atividade 4. Também verifica a compreensão da habilidade EF04CI04. Se surgir dificuldade, pode ser que os estudantes não tenham compreendido o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas, algas e demais organismos fotossintetizantes. Peça que consultem o esquema da página 64 e leiam as cotas em voz alta. Esclareça as dúvidas que surgirem. Caso tenham selecionado as outras duas alternativas (solo e água) como fonte de energia das cadeias alimentares, pode ser que tenham se confundido com o fato de que, durante a fotossíntese, a planta combina água (obtida do solo) e gás carbônico para produzir o carboidrato (alimento que contém energia). Finalize dizendo que sem a luz solar as cadeias alimentares não seriam mantidas, já que toda cadeia começa com um produtor, que depende de luz para produzir o próprio alimento.

MP182

  1. Observe as transformações a seguir e faça no caderno o que se pede.

Transformação 1

Imagem: Fotografia. Transformação 1. À esquerda, grãos de milho de pipoca de cor laranja com ponta superior em bege-claro. Ao centro, flecha azul para à direita, um pote redondo preto com pipoca dentro de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Milho de pipoca em pipoca estourada. FIM DA LEGENDA.

Transformação 2

Imagem: Fotografia. Transformação 2. À esquerda, jarra transparente vista parcialmente por onde sai água sobre forminha de cor azul-claro, em formato quadrado. Ao centro, flecha azul para à direita : cubos de gelo transparente, uns sobre os outros e um à esquerda. Fim da imagem.

LEGENDA: Água líquida em cubos de gelo. FIM DA LEGENDA.

Transformação 3

Imagem: Fotografia. Transformação 3. À esquerda, dezenas de pregos cinzas com a parte superior arredondada e achatada na horizontal. Ao centro, flecha na horizontal à direita, sete pregos como os outros, cobertos de manchas em marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pregos em pregos enferrujados. FIM DA LEGENDA.

As imagens não estão na mesma proporção.

  1. Na transformação 1, descreva a cor, o tamanho e o cheiro do milho depois que a pipoca fica pronta.
    PROFESSOR Resposta: O milho estourado é branco, maior do que o grão de milho cru e tem aroma de pipoca.
  1. Na transformação 2, identifique que mudança de estado físico ocorre.
    PROFESSOR Resposta: Mudança do estado líquido para o estado sólido.
  1. Na transformação 3, descreva o que muda no aspecto do prego depois que ele enferruja.
    PROFESSOR Resposta: O prego muda de cor e fica com textura áspera.
  1. Identifique quais condições provocaram as três transformações mostradas acima.
    PROFESSOR Resposta: 1: aquecimento; 2: resfriamento; 3: exposição ao ar (e talvez à umidade) ao longo dos anos.
  1. Classifique as transformações acima em reversíveis ou irreversíveis.
    PROFESSOR Resposta: Reversível: Transformação da água líquida em gelo.
    PROFESSOR Irreversível: Transformação do milho em pipoca e formação de ferrugem no prego.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. Se surgir dificuldade nos itens a a d (verificam a compreensão da habilidade EF04CI02), pode ser que os estudantes não saibam o que são transformações nem saibam descrevê-las e/ou que não conheçam as condições que provocam transformações (aquecimento, resfriamento, exposição à luz, umidade, água etc.). Nesse caso, peça que observem as fotografias da atividade e respondam o que as setas indicam (que os objetos/materiais que estão do lado esquerdo se transformaram nos objetos/materiais posicionados do lado direito). Peça que comparem o estado inicial de cada um deles ao estado final. Pergunte quanto tempo levou para cada mudança acontecer (o milho leva poucos minutos para estourar exposto ao calor da chama; a água de um cubo de gelo leva pelo menos 15 minutos para solidificar completamente dentro do congelador; e os pregos enferrujam após meses ou anos de exposição ao ar e à água). Diga que essas mudanças nos materiais são chamadas de transformações e podem ocorrer rapidamente ou levar tempo. Ao descascar uma cenoura, logo a superfície dela fica amarronzada. Essa é uma transformação rápida que ocorre porque a cenoura tem substâncias que oxidam (reagem) em contato com o ar, alterando sua cor original. Já a queima completa de uma tora de madeira em uma fogueira leva mais tempo. Nesses exemplos, as substâncias que formam o material são alteradas. Peça que identifiquem se alguma das tranformações da atividade tem essa característica (transformações 1 e 3); peça também que identifiquem a causa da transformação. Em seguida, pergunte se o congelamento da água pode ser considerado uma transformação, já que não há alteração nas substâncias que formam o material. Caso não compreendam o que é uma mudança de estado físico, explique que o aquecimento e o resfriamento podem causar mudanças de estado físico dos materiais, como a água que solidifica ao ficar no congelador ou a água de rios e mares que evapora com o calor do Sol e, depois de se condensar, cai na forma de chuva. Leia com a turma o texto da página 96 para reforçar conteúdos e esclarecer dúvidas.

    BNCC em foco:

    EF04CI02, EF04CI03

    Se surgir dificuldade no item e (que verifica a compreensão da habilidade EF04CI03), pode ser que não saibam o que são transformações reversíveis e irreversíveis ou não saibam reconhecê-las. Explique os conceitos: uma transformação reversível pode ser desfeita, é possível voltar ao estado inicial. As mudanças de estado físico são exemplos de transformações reversíveis. Já as mudanças irreversíveis não podem ser desfeitas, como as transformações 1 e 3. As transformações químicas da matéria (como mostradas na página 108) costumam ser irreversíveis. Solicite aos estudantes outros exemplos de transformações reversíveis e irreversíveis estudadas na Unidade 3.

MP183

  1. Leia e responda em seu caderno. Paula espremeu três laranjas em um copo e acrescentou um pouco de água para fazer uma laranjada. Depois de misturar e experimentar a laranjada, ela decidiu acrescentar uma colher de chá de açúcar. Misturou novamente e bebeu.
Imagem: Fotografia. Sobre base de madeira em marrom-escuro, com dois pedaços de laranjas, arredondados grandes, com contorno em branco e à direita, laranjas grandes inteiras. Na parte inferior, folhas verdes.  Fim da imagem.
  1. Em quais momentos Paula preparou misturas?
    PROFESSOR Resposta: Ao misturar o suco de laranja com a água e ao misturar o açúcar na laranjada.
  1. Nas misturas de Paula, é possível identificar os componentes? Explique.
    PROFESSOR Resposta: Não, as misturas têm o mesmo aspecto em toda sua extensão.
  1. O esquema a seguir é de uma atividade realizada por um grupo de estudantes. Eles queriam encontrar os pontos cardeais utilizando o movimento aparente do Sol como referência. Para isso, fincaram uma haste no chão e observaram as sombras formadas por ela.
Imagem: Ilustração. Ao centro, uma haste marrom na vertical, com barbante na parte inferior, na horizontal preso em uma estaca pequena na frente, fazendo sombra da tarde na parte inferior. Direções na parte inferior, N acima, na parte debaixo, O para uma pequena estaca à esquerda, S ao centro e L na estaca da direita.  Fim da imagem.

Com estacas, marcaram dois pontos no chão: o final da sombra projetada pela haste de manhã e o final da sombra projetada pela haste à tarde.Utilize o esquema e seus conhecimentos para responder às perguntas no caderno.

  1. Quais são os nomes dos pontos cardeais representados?
    PROFESSOR Resposta: Norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O).
  1. Por que a sombra da haste não tem a mesma posição de manhã e à tarde?
    PROFESSOR Resposta: Porque a posição aparente do Sol no céu muda ao longo do dia.
  1. As extremidades da reta que une as duas estacas (representada pela linha tracejada) indicam quais posições dos pontos cardeais? Que informações esses dois pontos fornecem sobre o nascer e o pôr do Sol?
    PROFESSOR Resposta: As posições leste (direção onde o Sol “nasce”) e oeste (direção onde o Sol “se põe”).

    8. Copie as frases no caderno, completando-as com palavras usadas para contar o tempo.

  1. O
    PROFESSOR Resposta: dia

    corresponde ao tempo aproximado que a Terra leva para completar uma volta em torno de si mesma.

  1. A
    PROFESSOR Resposta: semana

    corresponde ao tempo de duração de cada uma das 4 fases nomeadas da Lua.

  1. O
    PROFESSOR Resposta: ano

    é o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno do Sol.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI01. Se surgir dificuldade, pode ser que não tenham compreendido o que são misturas nem que há misturas em que é possível identificar os componentes (misturas heterogêneas) ou eles não são identificáveis (misturas homogêneas). Peça que deem exemplos de misturas em que não é possível identificar os componentes (água do mar, ar, massa de bolo, água com açúcar). No caso da areia, pode ser possível identificar alguns de seus componentes. Esclareça que as misturas são formadas quando um material/substância é misturado a outro, como no caso em que o suco de laranja foi misturado à água ou quando houve adição de açúcar, e que nos dois exemplos as misturas têm o mesmo aspecto em toda sua extensão. Na mistura de óleo na água, por exemplo, é possível identificar cada um dos componentes a olho nu.
  • Atividade 7. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI09. Se surgir dificuldade nos itens a e c, pode ser que os estudantes não conheçam os pontos cardeais e não saibam que dois deles estão relacionados ao nascer e ao pôr do Sol. Nesse caso, apresente os 4 pontos. Peça que os localizem no esquema e pergunte se sabem em qual direção o Sol nasce. Se não souberem, informe-os e pergunte se conseguem deduzir em qual direção ele se põe. Se apresentarem dificuldade no item b, podem não compreender que o Sol muda de posição aparente ao longo do dia, o que afeta o tamanho e a posição das sombras projetadas. Pergunte se o Sol permanece o dia todo na mesma posição no céu ou se muda de lugar. Uma maneira de ver isso é notar se certas partes da casa deles são iluminadas o dia todo pelo Sol, ou se as partes iluminadas variam conforme o horário, porque o Sol mudou de posição no céu. Possibilite que os estudantes percebam que a posição do Sol no céu não é fixa ao longo do dia. Relembre-os de que o Sol nasce e se põe por causa do movimento de rotação do planeta Terra, responsável pela ocorrência dos dias e das noites.
  • Atividade 8. Verifica a compreensão da habilidade EF04CI11. Se surgir dificuldade, pode ser que não tenham compreendido que os seres humanos tomaram como base fenômenos naturais cíclicos para estabelecer períodos de contagem do tempo. Para simular a rotação e a translação da Terra e explicar a duração do dia e do ano, utilize um globo terrestre (Terra) e uma lanterna (o Sol). Escolham um ponto no globo e aponte a luz da lanterna perpendicularmente para a face com o ponto. Com a lanterna fixa, peça a eles que girem o globo devagar e verifiquem o momento em que a face deixa de ser atingida pela luz da lanterna. Em seguida, simule a translação, girando o globo ao redor da lanterna até completar uma volta. Informe que ao mesmo tempo em que a Terra (globo) gira ao redor do Sol, ela realiza a rotação, simulada anteriormente. Depois, pergunte se já notaram que a aparência da Lua no céu se modifica com o passar dos dias, além de noites em que ela não está visível. Peça que nomeiem as fases da Lua e pergunte quanto tempo dura cada fase.
  1. BNCC em foco:
  1. EF04CI01, EF04CI09, EF04CI11