1

BURITI MAIS - CIÊNCIAS 5º ANO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Organizadora: Editora Moderna

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.

Editora responsável:

Ana Carolina de Almeida Yamamoto

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Editora.

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

2ª edição

São Paulo, 2021

Imagem: Logotipo da Editora Moderna. Fim da imagem.

2

Elaboração dos originais:

Laís Alves Silva

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu.

Licenciada no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do currículo do Ensino Fundamental (quatro últimas séries), do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio pela Universidade Católica de Brasília.

Editora.

Mariana Edaes

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Professora.

Nina Nazario

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo.

Mestra em Ciências, na área de concentração Ecologia: Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, pela Universidade de São Paulo.

Autora, editora e educadora.

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Albuquerque, Tatiana Novaes Vetillo

Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques

Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula

Coordenação de produção: Patricia Costa

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara

Capa: Aurélio Camilo

Ilustração: Brenda Bossato

Coordenação de arte: Aderson Oliveira

Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine

Editoração eletrônica: Setup Bureau Editoração Eletrônica Ltda

Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani

Revisão: Ana Maria Marson, Elza Doring, Fausto Barreira, Lilian Xavier, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Lourdes Guimarães, Junior Rozzo, Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa

Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro

Impressão e acabamento:

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Buriti mais ciências [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Carolina de Almeida Yamamoto. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.

HTML

5º ano : ensino fundamental : anos iniciais

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Ciências da Natureza

Componente: Ciências

ISBN 978-65-5816-217-9 (material digital em HTML5)

1. Ciências (Ensino fundamental) I. Yamamoto, Ana Carolina de Almeida.

21-70179

CDD-372.35

Índices para catálogo sistemático:

1. Ciências : Ensino fundamental 372.35

Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510

Fax (0_ _11) 2790-1501

http://fdnc.io/4A2

2021

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

3

Imagem: Ilustração. À direita, criança de cabelos curtos, loira, com olhos e brinco na orelha em azul-claro, com blusa de alças finas em vermelho. Ela segura nas mãos uma luneta marrom com as mãos, para o alto, observando-a com o olho direito e boca aberta. Ela está de frente para janela aberta em marrom-escuro, com cortina de cor roxo, por onde vê-se céu noturno com estrelas e lua amarela, com formato de C e muitos prédios aglomerados da cidade.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino, à esquerda, de pele morena, com cabelos escuros, usando camiseta de cor azul-claro, de frente para mesa de cor bege, com as mãos sobre um navio feito de massa de modelar. O navio tem parte em lilás, janelas redondas em verde e na parte inferior, base em vermelho. Ao redor, outras massas de cores diferentes: verde, laranja, azul-claro e amarelo.  Fim da imagem.

Será que tem resposta para tudo neste mundo?

Por que o barco flutua?

De onde vem o brilho da Lua?

Por que preciso comer todo dia?

A água da chuva é sempre fria?

O que é um ser vivo?

O que preciso fazer

para ser um bom amigo?

Quanto mais respostas você procura no mundo,

mais perguntas você encontra.

Imagem: Ilustração. Rosto de um menino para à esquerda, de cabelos encaracolados castanhos, de olhos fechados, tomando líquido dentro de um copo transparente. Ele segura com uma mão com o copo, de frente para boca.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Duas crianças de frente para uma mesa de cor bege. Elas estão vestidas com camiseta de cor azul-claro com detalhes em azul-escuro. À esquerda, menina de pele clara, cabelos pretos com franja e à direita, menino moreno de cabelos escuros. A menina coloca um barbante sobre o caule de uma planta em vaso de cor roxa, com folhas verdes. O menino tem a mão esquerda sobre o caule da planta. Na ponta da esquerda, uma jarra de cor azul-claro com líquido e um barbante sobre rolo de cor verde-claro.  Fim da imagem.

4

Conheça seu livro

Seu livro tem 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Na seção Para começar, as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nessas páginas, você vai explorar imagens e perceber que já sabe muitas coisas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai investigar o assunto da unidade. Também vai dizer o que pensa e fazer novas descobertas.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo

Você vai aprender muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades!

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Álbum de Ciências

Nessa seção, você vai conhecer imagens e curiosidades relacionadas ao capítulo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Álbum de Ciências. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

São experimentos, pesquisas, construção de modelos e uso e construção de diferentes instrumentos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

O mundo que queremos

Nessa seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre a preservação do meio ambiente, o respeito às pessoas e às diferentes culturas e os cuidados com a saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Nessas páginas, você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai escrever um texto com a mesma organização.

As palavras destacadas são explicadas no glossário.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou, avaliar o que acabou de conhecer e aplicar aquilo que aprendeu.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Em Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar, há indicações de livros, filmes ou sites sobre assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os boxes Hora da leitura, Hora de assistir e Hora de acessar. Página dupla composta por textos, boxes complementares e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Na seção Para terminar, vamos verificar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones usados na coleção

Indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Tarefa de casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Tarefa de casa

Indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

6

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1 – Recursos naturais e meio ambiente, p. 12

Investigar o assunto: Conhecer o próprio lixo, p. 14

Capítulo 1. Recursos naturais, p. 16

Capítulo 2. Propriedades físicas dos materiais, p. 20

Atividade prática – Experimento: Testando os materiais, p. 22

Capítulo 3. Energia elétrica e magnética, p. 26

Álbum de Ciências: Consumo responsável de energia elétrica, p. 29

Atividade prática – Experimento: Construir circuito e testar materiais, p. 30

Atividade prática – Experimento: Como testar o magnetismo?, p. 34

Capítulo 4. Energia térmica, p. 36

Atividade prática – Experimento: Como preservar a temperatura?, p. 38

Capítulo 5. Consumo consciente, p. 40

Atividade prática – Pesquisa: Sucata eletrônica, p. 41

Para ler e escrever melhor: Ciclo de vida dos materiais, p. 44

Capítulo 6. Tecnologias sustentáveis, p. 46

O mundo que queremos: Populações tradicionais, p. 48

O que você aprendeu, p. 50

UNIDADE 2 – A água, p. 52

Investigar o assunto: Medindo a quantidade de chuvas, p. 54

Capítulo 1. A água no planeta, p. 56

Capítulo 2. Propriedades da água, p. 62

Atividade prática – Experimento: Diferenças entre a água salgada e a água doce, p. 64

Capítulo 3. O ciclo da água, p. 65

Atividade prática – Experimento: As plantas retiram água do ambiente?, p. 67

Atividade prática – Experimento: As plantas transpiram?, p. 69

Álbum de Ciências: O ciclo da água e os rios voadores, p. 70

Atividade prática – Experimento: A cobertura do solo, p. 73

Para ler e escrever melhor: Geração de energia e chuvas, p. 74

Capítulo 4. Usos da água, p. 76

Atividade prática – Experimento: Separação de misturas, p. 81

O mundo que queremos: Mudanças climáticas afetam o ciclo da água, p. 82

O que você aprendeu, p. 84

Imagem: Ilustração. Na parte superior, céu por onde voa dois pássaros de penas de cor vermelha, na cauda, em amarelo e azul, uma à frente e outra vista de costas. Na parte inferior, céu em azul-claro com nuvens brancas e outras aves vermelhas sobrevoando. Abaixo, uma dezena de pessoas em pé, crianças, homens e mulheres, dois homens com um chapéu sobre a cabeça e uma senhora com vestido e chapéu verde e outra, de cabelos grisalhos e vestido lilás. Eles observam à frente, peixe grande de cor verde com parte inferior em vermelho.  Fim da imagem.

7

UNIDADE 3 – Funcionamento do corpo humano, p. 86

Investigar o assunto: Conhecer o corpo humano, p. 88

Capítulo 1. Alimentos e nutrientes, p. 90

Atividade prática – Experimento: Testando a presença de amido, p. 92

Atividade prática – Pesquisa: De olho nas embalagens dos alimentos, p. 98

Para ler e escrever melhor: Aproveitamento integral dos alimentos, p. 100

Atividade prática – Pesquisa: Cardápio equilibrado, p. 104

O mundo que queremos: Prevenção de distúrbios alimentares, p. 106

Capítulo 2. Alimentação e energia, p. 108

Capítulo 3. Transporte de gases e nutrientes, p. 112

Atividade prática – Construção de modelo: Modelo de pulmão, p. 114

Capítulo 4. Eliminação de resíduos, p. 118

Álbum de Ciências: Curiosidades do corpo humano, p. 120

O que você aprendeu, p. 122

Imagem: Ilustração. Uma menina sentada de frente para mesa de cor verde-claro. Ela tem pele clara, cabelos com franja preto, com colar no pescoço e blusa de mangas curtas em amarelo, olhando para baixo, escreve texto em caderno de páginas brancas. À esquerda, computador branco ao lado dela, com tela por onde vê-se texto e peixe longo e à direita, uma folha com ilustração de pessoas em canoa pequena e à direita, sol pequeno e peixe grande cinza, título:  Pirarucu com fita colante nas pontas.  Fim da imagem.

UNIDADE 4 – O céu à noite, p. 124

Investigar o assunto: Pontos luminosos no céu noturno, p. 126

Capítulo 1. Movimentos da Terra, p. 128

Capítulo 2. A Lua, p. 133

Atividade prática – Observação: Observar e registrar as fases da Lua, p. 137

Capítulo 3. As constelações, p. 138

Álbum de Ciências: Bandeira do Brasil e as constelações, p. 141

Atividade prática – Pesquisa: Identificando constelações, p. 142

Para ler e escrever melhor: Aprenda a se orientar pelos astros, p. 144

Capítulo 4. Instrumentos de observação do céu, p. 146

Atividade prática – Construção de instrumento: Construindo uma luneta, p. 148

O mundo que queremos: As mulheres na Astronomia, p. 150

O que você aprendeu, p. 152

Para terminar, p. 154

Referências bibliográficas comentadas, p. 158

Cartas, p. 159

Imagem: Ilustração. Uma mulher sentada de frente para um tecido na vertical com cordas cinzas nas pontas, fazendo um nó. Ela tem pele clara, cabelos longos com franja pretos, com um colar amarelo com detalhes em vermelho, saia preta e sobre as pernas, um objeto redondo com pontos coloridos. Ela olha para esquerda, com os braços para cima. Na mão direita segurando uma linha em agulha que passa no tecido. Sobre o tecido, fundo pretos, duas araras vermelhas, com partes em amarelo e azul, uma sobre a outra na vertical.  Fim da imagem.