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Para começar

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Conheça os hábitos de Bianca, Sara e Lucila e converse com os colegas sobre a questão a seguir.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Bianca

    Compra tudo que gosta e transporta em sacolas descartáveis. Escolhe os produtos pela beleza. Descarta as embalagens no lixo comum.

    Sara

    Compra o que precisa e reutiliza o que é possível. Dá preferência a produtos que gerem pouco lixo. Destina as embalagens recicláveis para a coleta seletiva.

    Lucila

    Às vezes consome pouco, mas em alguns períodos compra muitas coisas. Descarta o lixo orgânico com os materiais recicláveis.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Qual delas tem hábitos de um consumidor consciente? Por quê?

  1. Observe o esquema a seguir e responda às questões no caderno.
Imagem: Ilustração. Esquema. Compostagem.  Na parte superior, sentido horário: vegetais e frutas: maçã, tomate vermelhos, duas bananas amarelas, folha e outros dois elementos em verde. Texto: 1. Vegetais colhidos da horta são consumidos pelas pessoas. Uma lixeira aberta de cor verde com restos de comida, vegetais e na parte inferior da lixeira, símbolo de reciclagem em branco.  Texto: 2. Os restos vegetais são reservados para serem colocados na composteira. Uma caixa de cor bege com restos de comida e uma pá com terra marrom. Texto: 3. A composteira tem camadas de serragem, solo, minhocas e material orgânico. Uma caixa grande de cor bege com solo marrom. Texto: 4. Depois de algum tempo, o composto fica pronto. Terra de cor marrom com plantas com folhas verdes, tomates vermelhos e duas cenouras na vertical.  Texto:  5. O solo da horta recebe composto orgânico (adubo).  Fim da imagem.
  1. Em qual(is) etapa(s) do processo ocorre a decomposição dos restos vegetais?
  1. O que é decomposição e quais seres vivos realizam esse processo?
  1. Por que a decomposição é importante para a fertilidade do solo?

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  1. Observe as fotografias a seguir e responda às perguntas no caderno.
Imagem: Fotografia A. Uma pessoa vista parcialmente de pele clara, blusa de cor cinza, segurando na mão esquerda um copo transparente com água dentro, à frente dele.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia B. Solo com neve de cor branca com plantas de cor verde, com hastes na vertical.  Fim da imagem.
  1. Qual é o estado físico da água em cada imagem?
  1. Imagine que a pessoa da fotografia A está em uma cozinha. O que ela poderia fazer para obter vapor de água?
  1. O que pode acontecer com a neve da fotografia B se a temperatura do ambiente aumentar? E se a temperatura permanecer a mesma ou diminuir?
  1. Observe as fotografias de um prego que prende a corda de um varal e de roupas secando nesse varal. Responda às questões no caderno.
Imagem: Fotografia. Sobre uma base de madeira na horizontal de cor marrom, com pregos marrons na vertical. Sobre prego à frente, vê-se uma corda azul amarrada. Em segundo plano, desfocado, outros pretos e local com árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista geral com grama e árvores com folhas verdes. Ao centro, um varal com dezenas de roupas penduradas de diversas cores: azul, branco, rosa, roxo e vermelho. O varal está preso em haste fina à esquerda e à direita, árvore.  Fim da imagem.
  1. O que é transformação reversível e transformação irreversível?
  1. Qual delas mostra um exemplo de transformação irreversível? Qual material sofre transformação e o que acontece com ele?
  1. Qual delas mostra um exemplo de transformação reversível? Qual material sofre transformação e o que acontece com ele?

    5. Imagine que você tem água, grãos de arroz, grãos de feijão, açúcar e sal.

  1. Dê dois exemplos de mistura em que seja possível observar dois de seus componentes.
  1. Dê dois exemplos de misturas em que não seja possível identificar seus componentes.

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  1. A água da região de um sítio estava contaminada com o microrganismo que causa a doença amebíase. Apesar disso, uma família encontrou uma solução para beber a água local sem correr o risco de contrair a doença.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Que medidas a família pode ter adotado para tornar a água própria para consumo?

Imagem: Fotografia. De frente para mesa, quatro pessoas sentadas e na mesa, refeições em tigelas com formatos diferentes. À esquerda, mulher de pele morena, cabelos escuros encaracolados, usando blusa de mangas compridas em cinza. Atrás dela, um homem visto parcialmente, de pele clara, sem cabelos, com blusa de mangas pretas. À direita, uma senhora de cabelos curtos brancos, com blusa de mangas compridas em cinza e óculos de grau sobre rosto. Atrás dela, um menino de pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas em azul-escuro, com a cabeça para baixo. Mais ao fundo, um homem de pele clara, cabelos brancos para à esquerda, com óculos de grau em preto, usando blusa de mangas compridas em azul-claro, com uma jarra transparente na mão esquerda, colocando água sobre o copo, na mão direita. Em segundo plano, local com paredes de cor bege-claro, com janela e sapatos em branco.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia microscópica. Base na horizontal porosa de cor bege-claro, com partes mais altas nas pontas e ao centro, uma esfera pequena em azul-claro, com um filamento fino sobre ela.  Fim da imagem.

LEGENDA: O protozoário Entamoeba histolytica causa amebíase, que provoca diarreia e dores abdominais. O microrganismo, em azul, está sobre a superfície do intestino humano. Imagem obtida com microscópio eletrônico, colorizada artificialmente. Aumento de 2 800 vezes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem e converse com os colegas sobre as questões a seguir. Depois, escreva as respostas em seu caderno.
Imagem: Fotografia. Ao centro, rua de cor cinza, com bifurcação à frente e à esquerda e à direita. À esquerda, grama seca e na ponta, visto em escala grande, um amontoado de lanches:  sanduíches, pedaço de pizza de queijo, batatas-fritas; cebolas fritas e salsicha. À direita, grama de cor verde e na ponta, amontoado de vegetais, brócolis, uma maçã de cor verde, visto em escala grande.  Fim da imagem.
  1. O que você acha que cada caminho representa?
  1. Você sabe o que é caloria? Algum dos dois caminhos da imagem tem alimentos ricos em calorias? Explique.
  1. Quais etapas fazem parte do processo de nutrição do organismo?
  1. Quais são os órgãos que estão envolvidos na digestão dos alimentos? Qual é a função de cada um deles nesse processo?

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  1. Observe a folha de calendário do mês de abril de 2023 e leia o diálogo dos garotos. Depois, responda às perguntas no caderno.
Imagem: Ilustração. Um calendário. Na parte superior, faixa em vermelho, texto em branco:  Abril 2023. Na parte inferior, colunas na vertical dos dias da semana:  DOM. SEG. TER. QUA. QUI. SEX. SÁB. O mês se inicia de 1 em sábado, um círculo no dia 6, quinta-feira. Na parte inferior, Lua Cheia – 06; Quarto Minguante – 13; Lua Nova – 20; Quarto Crescente – 27.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino negro de cabelos pretos, com camiseta de cor laranja, bermuda verde e sapatos em cinza-escuro. Ele está de braços cruzados e diz:  EU MARQUEI A DATA DA LUA CHEIA NO CALENDÁRIO PARA LEMBRAR DE OBSERVÁ-LA ESTE MÊS. De frente para ele, menino de cabelos ruivos, com camiseta em verde-escuro, sapatos em verde-claro e bermuda em cinza, com os braços abertos, diz:  BOA IDEIA! EU VOU MARCAR AS DATAS DAS QUATRO FASES DA LUA EM ABRIL PARA LEMBRAR DE OLHAR O ASPECTO DESSE ASTRO NO CÉU.  Fim da imagem.
  1. É possível realizar a proposta de observar as quatro fases da Lua?
  1. Quanto tempo dura cada fase nomeada da Lua?
  1. Qual é a menor unidade de tempo marcada por um calendário? Qual evento astronômico determina essa unidade de tempo?

    d) Você concorda com a afirmação a seguir?

  1. tempo passa igualmente para todas as pessoas, assim, todos os povos marcam essa passagem do mesmo modo.

    9. Utilizando uma vara (gnômon) é possível acompanhar as variações na posição aparente do Sol ao longo de um dia e identificar os pontos cardeais. Para isso, é preciso fixar o gnômon perpendicularmente a uma superfície plana (como o chão) e observar a projeção da sombra da vara ao longo do dia.

    Observe a figura e responda às questões no caderno.

  1. Quais são os dois momentos do dia em que a sombra do gnômon deve ser observada e sua extremidade registrada no chão para obter os pontos cardeais leste e oeste?

    () Manhã

    () Meio-dia

    () Tarde

    () Noite

  1. Quais são os outros dois pontos cardeais localizados ao final da atividade? Como eles são determinados?
Imagem: Ilustração. Uma haste fina na vertical de cor marrom:  vareta (Gnômon) e na parte inferior, grama com parte verde, com sombra fina para à esquerda: sombra da vareta.  Fim da imagem.