8
Para começar
Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?
- Conheça os hábitos de Bianca, Sara e Lucila e converse com os colegas sobre a questão a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Bianca
Compra tudo que gosta e transporta em sacolas descartáveis. Escolhe os produtos pela beleza. Descarta as embalagens no lixo comum.
Sara
Compra o que precisa e reutiliza o que é possível. Dá preferência a produtos que gerem pouco lixo. Destina as embalagens recicláveis para a coleta seletiva.
Lucila
Às vezes consome pouco, mas em alguns períodos compra muitas coisas. Descarta o lixo orgânico com os materiais recicláveis.
Qual delas tem hábitos de um consumidor consciente? Por quê?
- Observe o esquema a seguir e responda às questões no caderno.
![Imagem: Ilustração. Esquema. Compostagem. Na parte superior, sentido horário: vegetais e frutas: maçã, tomate vermelhos, duas bananas amarelas, folha e outros dois elementos em verde. Texto: 1. Vegetais colhidos da horta são consumidos pelas pessoas. Uma lixeira aberta de cor verde com restos de comida, vegetais e na parte inferior da lixeira, símbolo de reciclagem em branco. Texto: 2. Os restos vegetais são reservados para serem colocados na composteira. Uma caixa de cor bege com restos de comida e uma pá com terra marrom. Texto: 3. A composteira tem camadas de serragem, solo, minhocas e material orgânico. Uma caixa grande de cor bege com solo marrom. Texto: 4. Depois de algum tempo, o composto fica pronto. Terra de cor marrom com plantas com folhas verdes, tomates vermelhos e duas cenouras na vertical. Texto: 5. O solo da horta recebe composto orgânico (adubo). Fim da imagem.](../resources/images/image_96624.png)
- Em qual(is) etapa(s) do processo ocorre a decomposição dos restos vegetais?
- O que é decomposição e quais seres vivos realizam esse processo?
- Por que a decomposição é importante para a fertilidade do solo?
9
- Observe as fotografias a seguir e responda às perguntas no caderno.
![Imagem: Fotografia A. Uma pessoa vista parcialmente de pele clara, blusa de cor cinza, segurando na mão esquerda um copo transparente com água dentro, à frente dele. Fim da imagem.](../resources/images/image_96677.png)
![Imagem: Fotografia B. Solo com neve de cor branca com plantas de cor verde, com hastes na vertical. Fim da imagem.](../resources/images/image_96688.png)
- Qual é o estado físico da água em cada imagem?
- Imagine que a pessoa da fotografia A está em uma cozinha. O que ela poderia fazer para obter vapor de água?
- O que pode acontecer com a neve da fotografia B se a temperatura do ambiente aumentar? E se a temperatura permanecer a mesma ou diminuir?
- Observe as fotografias de um prego que prende a corda de um varal e de roupas secando nesse varal. Responda às questões no caderno.
![Imagem: Fotografia. Sobre uma base de madeira na horizontal de cor marrom, com pregos marrons na vertical. Sobre prego à frente, vê-se uma corda azul amarrada. Em segundo plano, desfocado, outros pretos e local com árvores de folhas verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_004_f_BC5_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.png)
![Imagem: Fotografia. Vista geral com grama e árvores com folhas verdes. Ao centro, um varal com dezenas de roupas penduradas de diversas cores: azul, branco, rosa, roxo e vermelho. O varal está preso em haste fina à esquerda e à direita, árvore. Fim da imagem.](../resources/images/image_005_f_BC5_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.png)
- O que é transformação reversível e transformação irreversível?
- Qual delas mostra um exemplo de transformação irreversível? Qual material sofre transformação e o que acontece com ele?
- Qual delas mostra um exemplo de transformação reversível? Qual material sofre transformação e o que acontece com ele?
5. Imagine que você tem água, grãos de arroz, grãos de feijão, açúcar e sal.
- Dê dois exemplos de mistura em que seja possível observar dois de seus componentes.
- Dê dois exemplos de misturas em que não seja possível identificar seus componentes.
10
- A água da região de um sítio estava contaminada com o microrganismo que causa a doença amebíase. Apesar disso, uma família encontrou uma solução para beber a água local sem correr o risco de contrair a doença.
Que medidas a família pode ter adotado para tornar a água própria para consumo?
![Imagem: Fotografia. De frente para mesa, quatro pessoas sentadas e na mesa, refeições em tigelas com formatos diferentes. À esquerda, mulher de pele morena, cabelos escuros encaracolados, usando blusa de mangas compridas em cinza. Atrás dela, um homem visto parcialmente, de pele clara, sem cabelos, com blusa de mangas pretas. À direita, uma senhora de cabelos curtos brancos, com blusa de mangas compridas em cinza e óculos de grau sobre rosto. Atrás dela, um menino de pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas em azul-escuro, com a cabeça para baixo. Mais ao fundo, um homem de pele clara, cabelos brancos para à esquerda, com óculos de grau em preto, usando blusa de mangas compridas em azul-claro, com uma jarra transparente na mão esquerda, colocando água sobre o copo, na mão direita. Em segundo plano, local com paredes de cor bege-claro, com janela e sapatos em branco. Fim da imagem.](../resources/images/image_006_f_BC5_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.png)
![Imagem: Fotografia microscópica. Base na horizontal porosa de cor bege-claro, com partes mais altas nas pontas e ao centro, uma esfera pequena em azul-claro, com um filamento fino sobre ela. Fim da imagem.](../resources/images/image_007_f_BC5_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.png)
LEGENDA: O protozoário Entamoeba histolytica causa amebíase, que provoca diarreia e dores abdominais. O microrganismo, em azul, está sobre a superfície do intestino humano. Imagem obtida com microscópio eletrônico, colorizada artificialmente. Aumento de 2 800 vezes. FIM DA LEGENDA.
- Observe a imagem e converse com os colegas sobre as questões a seguir. Depois, escreva as respostas em seu caderno.
![Imagem: Fotografia. Ao centro, rua de cor cinza, com bifurcação à frente e à esquerda e à direita. À esquerda, grama seca e na ponta, visto em escala grande, um amontoado de lanches: sanduíches, pedaço de pizza de queijo, batatas-fritas; cebolas fritas e salsicha. À direita, grama de cor verde e na ponta, amontoado de vegetais, brócolis, uma maçã de cor verde, visto em escala grande. Fim da imagem.](../resources/images/image_008_f_BC5_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.png)
- O que você acha que cada caminho representa?
- Você sabe o que é caloria? Algum dos dois caminhos da imagem tem alimentos ricos em calorias? Explique.
- Quais etapas fazem parte do processo de nutrição do organismo?
- Quais são os órgãos que estão envolvidos na digestão dos alimentos? Qual é a função de cada um deles nesse processo?
11
- Observe a folha de calendário do mês de abril de 2023 e leia o diálogo dos garotos. Depois, responda às perguntas no caderno.
![Imagem: Ilustração. Um calendário. Na parte superior, faixa em vermelho, texto em branco: Abril 2023. Na parte inferior, colunas na vertical dos dias da semana: DOM. SEG. TER. QUA. QUI. SEX. SÁB. O mês se inicia de 1 em sábado, um círculo no dia 6, quinta-feira. Na parte inferior, Lua Cheia – 06; Quarto Minguante – 13; Lua Nova – 20; Quarto Crescente – 27. Fim da imagem.](../resources/images/image_009_i_BC5_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.png)
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino negro de cabelos pretos, com camiseta de cor laranja, bermuda verde e sapatos em cinza-escuro. Ele está de braços cruzados e diz: EU MARQUEI A DATA DA LUA CHEIA NO CALENDÁRIO PARA LEMBRAR DE OBSERVÁ-LA ESTE MÊS. De frente para ele, menino de cabelos ruivos, com camiseta em verde-escuro, sapatos em verde-claro e bermuda em cinza, com os braços abertos, diz: BOA IDEIA! EU VOU MARCAR AS DATAS DAS QUATRO FASES DA LUA EM ABRIL PARA LEMBRAR DE OLHAR O ASPECTO DESSE ASTRO NO CÉU. Fim da imagem.](../resources/images/image_96792.png)
- É possível realizar a proposta de observar as quatro fases da Lua?
- Quanto tempo dura cada fase nomeada da Lua?
- Qual é a
menor
unidade de tempo marcada por um calendário? Qual evento astronômico determina essa unidade de tempo?
d) Você concorda com a afirmação a seguir?
- tempo passa igualmente para todas as pessoas, assim, todos os povos marcam essa passagem do mesmo modo.
9. Utilizando uma vara (gnômon) é possível acompanhar as variações na posição aparente do Sol ao longo de um dia e identificar os pontos cardeais. Para isso, é preciso fixar o gnômon perpendicularmente a uma superfície plana (como o chão) e observar a projeção da sombra da vara ao longo do dia.
Observe a figura e responda às questões no caderno.
- Quais são os dois momentos do dia em que a sombra do gnômon
deve
ser observada e sua extremidade registrada no chão para
obter
os pontos cardeais leste e oeste?
() Manhã
() Meio-dia
() Tarde
() Noite
- Quais são os outros dois pontos cardeais localizados ao final da atividade? Como eles são determinados?
![Imagem: Ilustração. Uma haste fina na vertical de cor marrom: vareta (Gnômon) e na parte inferior, grama com parte verde, com sombra fina para à esquerda: sombra da vareta. Fim da imagem.](../resources/images/image_011_i_BC5_AVA-DIAGNOSTICA_F1_Miolo_LA_LP_G23.png)