154

Para terminar

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Observe a figura e faça no caderno o que se pede.
Imagem: Ilustração. Duas balanças de cor azul, com base em cima de cor cinza, com o formato retangular. À frente delas, visor digital. À esquerda, balança com um pedaço de ferro de cor cinza. No visor, indica:  100g. Na balança da direita, um monte de algodão branco. No visor, indica-se:  100g. Fim da imagem.
  1. Com base na imagem, explique a densidade do ferro e do algodão usando as palavras “densidade”, “massa” e “volume”.
  1. A densidade é uma propriedade física dos materiais. Identifique abaixo os exemplos de propriedades físicas e explique como elas podem ser identificadas.

    Dureza

    Aparência

    Magnetismo

    Solubilidade

  1. Marcela quer demonstrar como a salinidade afeta a densidade da água. Ela decidiu fazer isso utilizando um copo com água da torneira, sete colheres de sopa de sal e um ovo. Responda às questões no caderno.
    1. Quais são os procedimentos que Marcela deve realizar? Explique o que acontece em cada etapa.
    1. O que alterou a densidade da água?
    1. Quais propriedades físicas dos materiais são evidenciadas no experimento?
    1. Quais são os resultados do experimento?
Imagem: Fotografia. Um copo transparente com água, com ovo com casca de cor bege.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Pote redondo vidro com tampa aberta para à esquerda. Dentro do pote, grãos de sal sobre colher de cor prata.  Fim da imagem.

155

Avaliação de resultado

  1. Leia as atitudes a seguir e identifique quais são exemplos de propostas coletivas para o consumo consciente. No caderno, explique os benefícios ambientais que elas promovem.
    1. Moradores de uma associação do bairro divulgam para a comunidade os pontos de coleta de sucata eletrônica da região.
    1. Um consumidor usa sacolas descartáveis para transportar suas compras.
    1. Moradores de uma casa criaram um cardápio de refeições que prioriza o aproveitamento integral dos alimentos e combate o desperdício de comida.
  1. Observe o esquema a seguir e responda às perguntas no caderno.
Imagem: Ilustração. Esquema. Na parte inferior, solo de cor cinza, com a parte maior à esquerda, onde há montanhas rochosas. À direita, fase 1, água em azul-claro. Flecha para o alto com nuvem caindo gotas de chuvas sobre o mar e à direita, sol amarelo. À esquerda, local com vegetação verde, fase 2. Mais à esquerda, sobre montanhas, nuvem por onde cai gotas de água, fase 3. As gotas de água descem sobre montanha, fase 4. De frente para montanhas, água de rio indo para o mar, fase 5. Na parte inferior, solo por onde passa água, fase 6. Mais à frente, água indo para o mar, fase 7.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Qual(is) seta(s) indica(m) a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso?
  1. Qual(is) seta(s) indica(m) a precipitação? Esse processo representa uma mudança de estado físico da água?
  1. Tomando como base a figura acima, descreva o ciclo da água.

156

  1. Observe a imagem e responda às questões no caderno.
Imagem: Fotografia. Ao centro, água corrente de cor marrom com ondas à frente. À esquerda e à direita e mais ao fundo, vegetação e copa de árvores com folhas verdes. Em segundo plano, morros e vista parcial de pontas superiores de prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Guandu, na divisa dos municípios Nova Iguaçu e Seropédica, Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Existe vegetação nas margens dos rios? Que informações da imagem você usou para responder à pergunta?
  1. A presença de vegetação na margem dos rios é favorável ou desfavorável ao ciclo da água? Explique.
  1. Observe a representação dos sistemas digestório, circulatório e respiratório e retome o que foi estudado na Unidade 3. Depois, responda às perguntas no caderno.
Imagem: Ilustração. Três silhuetas de pessoas vistas em pé com sistemas diferentes. Silhueta 1. Sistema digestório, com tubo fino na vertical, abaixo, fígado, parte na horizontal, abaixo à direita, estômago, com intestino grosso com formato quadrado contornando intestino delgado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sistema digestório. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Silhueta 2. Sistema circulatório com tubos finos em azul e vermelho e ao centro, na região central, coração marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Sistema circulatório. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Silhueta 3. Sistema respiratório. Tubo fino na vertical da garganta e dois pulmões de cor marrom com parte ramificada dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Sistema respiratório. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão representados em proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

157

  1. Em qual desses sistemas ocorre a digestão? Explique o que é esse processo.
  1. Qual é a relação entre a digestão e o processo de nutrição do organismo?
  1. Selecione do quadro abaixo os componentes que precisam chegar às células para que o organismo obtenha energia.

    Nutrientes

    Vitaminas

    Gás carbônico

    Gás oxigênio

    Resíduos

  1. Qual(is) sistema(s) fornece(m) os componentes que você selecionou acima e os transporta(m) às células?
  1. Copie e complete o quadro abaixo no caderno.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Hábitos que ajudam a prevenir a obesidade

    Hábitos que podem levar à obesidade

    Praticar atividade física.

    Comer guloseimas entre as refeições.

    Tomar refrigerante em vez de água.

    Ter uma alimentação equilibrada.

  1. Responda às perguntas no caderno.
    1. Além de observar o céu a olho nu, por que muitas pessoas usam lunetas?
    1. Qual parte da luneta é essencial para que ela exerça sua função?
    1. Por que equipamentos como as lunetas são importantes para as pesquisas científicas?
  1. Se uma pessoa observar a Lua durante 30 dias, o que ela vai notar? Nesse período, será possível observar as 4 fases principais da Lua?