154
Para terminar
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Observe a figura e faça no caderno o que se pede.
- Com base na imagem, explique a densidade do ferro e do algodão usando as palavras “densidade”, “massa” e “volume”.
- A densidade é uma propriedade física dos materiais. Identifique abaixo os exemplos de propriedades físicas e explique como elas podem ser identificadas.
Dureza
Aparência
Magnetismo
Solubilidade
- Marcela quer demonstrar como a salinidade afeta a densidade da água. Ela decidiu fazer isso utilizando um
copo
com água da torneira,
sete
colheres de sopa de sal e um ovo. Responda às questões no caderno.
- Quais são os procedimentos que Marcela deve realizar? Explique o que acontece em cada etapa.
- O que alterou a densidade da água?
- Quais propriedades físicas dos materiais são evidenciadas no experimento?
- Quais são os resultados do experimento?
155
Avaliação de resultado
- Leia as atitudes a seguir e identifique quais são exemplos de propostas coletivas para o consumo consciente. No caderno, explique os benefícios ambientais que elas promovem.
- Moradores de uma associação do bairro divulgam para a comunidade os pontos de coleta de sucata eletrônica da região.
- Um consumidor usa sacolas descartáveis para transportar suas compras.
- Moradores de uma casa criaram um cardápio de refeições que prioriza o aproveitamento integral dos alimentos e combate o desperdício de comida.
- Observe o esquema a seguir e responda às perguntas no caderno.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Qual(is) seta(s) indica(m) a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso?
- Qual(is) seta(s) indica(m) a precipitação? Esse processo representa uma mudança de estado físico da água?
- Tomando como base a figura acima, descreva o ciclo da água.
156
- Observe a imagem e responda às questões no caderno.
LEGENDA: Rio Guandu, na divisa dos municípios Nova Iguaçu e Seropédica, Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Existe vegetação nas margens dos rios? Que informações da imagem você usou para responder à pergunta?
- A presença de vegetação na margem dos rios é favorável ou desfavorável ao ciclo da água? Explique.
- Observe a representação dos sistemas digestório, circulatório e respiratório e retome o que foi estudado na Unidade 3. Depois, responda às perguntas no caderno.
LEGENDA: Sistema digestório. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sistema circulatório. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sistema respiratório. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão representados em proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
157
- Em qual desses sistemas ocorre a digestão? Explique o que é esse processo.
- Qual é a relação entre a digestão e o processo de nutrição do organismo?
- Selecione do quadro abaixo os componentes que precisam chegar às células para que o organismo obtenha energia.
Nutrientes
Vitaminas
Gás carbônico
Gás oxigênio
Resíduos
- Qual(is) sistema(s) fornece(m) os componentes que você selecionou acima e os transporta(m) às células?
- Copie e complete o quadro abaixo no caderno.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Hábitos que ajudam a prevenir a obesidade
Hábitos que podem levar à obesidade
Praticar atividade física.
Comer guloseimas entre as refeições.
Tomar refrigerante em vez de água.
Ter uma alimentação equilibrada.
- Responda às perguntas no caderno.
- Além de observar o céu a olho nu, por que muitas pessoas usam lunetas?
- Qual parte da luneta é essencial para que ela exerça sua função?
- Por que equipamentos como as lunetas são importantes para as pesquisas científicas?
- Se uma pessoa observar a Lua durante 30 dias, o que ela vai notar? Nesse período, será possível observar as 4 fases principais da Lua?