MP024

Para começar

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Conheça os hábitos de Bianca, Sara e Lucila e converse com os colegas sobre a questão a seguir.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Bianca

    Compra tudo que gosta e transporta em sacolas descartáveis. Escolhe os produtos pela beleza. Descarta as embalagens no lixo comum.

    Sara

    Compra o que precisa e reutiliza o que é possível. Dá preferência a produtos que gerem pouco lixo. Destina as embalagens recicláveis para a coleta seletiva.

    Lucila

    Às vezes consome pouco, mas em alguns períodos compra muitas coisas. Descarta o lixo orgânico com os materiais recicláveis.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Qual delas tem hábitos de um consumidor consciente? Por quê?

    PROFESSOR Resposta: Sara, pois ela compra somente o necessário, reutiliza materiais, preocupa-se com a quantidade de lixo gerado e destina os resíduos para a reciclagem.
  1. Observe o esquema a seguir e responda às questões no caderno.
Imagem: Ilustração. Esquema. Compostagem.  Na parte superior, sentido horário: vegetais e frutas: maçã, tomate vermelhos, duas bananas amarelas, folha e outros dois elementos em verde. Texto: 1. Vegetais colhidos da horta são consumidos pelas pessoas. Uma lixeira aberta de cor verde com restos de comida, vegetais e na parte inferior da lixeira, símbolo de reciclagem em branco.  Texto: 2. Os restos vegetais são reservados para serem colocados na composteira. Uma caixa de cor bege com restos de comida e uma pá com terra marrom. Texto: 3. A composteira tem camadas de serragem, solo, minhocas e material orgânico. Uma caixa grande de cor bege com solo marrom. Texto: 4. Depois de algum tempo, o composto fica pronto. Terra de cor marrom com plantas com folhas verdes, tomates vermelhos e duas cenouras na vertical.  Texto:  5. O solo da horta recebe composto orgânico (adubo).  Fim da imagem.
  1. Em qual(is) etapa(s) do processo ocorre a decomposição dos restos vegetais?
    PROFESSOR Resposta: Principalmente na etapa 3, mas pode-se considerar que na etapa 2 também ocorre decomposição, caso os restos vegetais já estejam apodrecendo.
  1. O que é decomposição e quais seres vivos realizam esse processo?
    PROFESSOR Resposta: A decomposição é a quebra e a transformação química da matéria orgânica, que resulta em substâncias menores e mais simples. Realizam esse processo os decompositores, fungos e bactérias, que se alimentam da matéria orgânica livre no ambiente.
  1. Por que a decomposição é importante para a fertilidade do solo?
    PROFESSOR Resposta: Porque parte das substâncias originadas da decomposição fica disponível no solo, na forma de nutrientes, que podem ser absorvidos pelas plantas.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 1. Investiga o conhecimento sobre consumo consciente e descarte adequado. É possível que os estudantes não conheçam o conceito de consumo consciente, mas é esperado que identifiquem o perfil de Sara como o de uma consumidora mais preocupada com as questões ambientais. Caso tenham dificuldade, não se preocupe em explicar a resposta correta, pois ao longo do ano eles vão construir propostas coletivas, experimentando motivações que orientam ações de consumidores conscientes e reconhecendo os resultados que essa postura pretende alcançar. Verifique se dominam conceitos como consumo consciente, reutilização, reciclável, reciclagem, descarte de lixo, coleta seletiva, e se mencionam outros, como recursos naturais e recursos renováveis, o que permite verificar os conhecimentos prévios e identificar conceitos que merecem mais atenção nas aulas sobre esses temas.
  • Atividade 2. Se os estudantes apresentarem dificuldade, podem não ter compreendido o que é decomposição, quais seres vivos realizam esse processo e sua importância ambiental. Inicialmente, verifique se conhecem exemplos de bactérias (como bactérias que habitam o corpo humano, bactérias do solo que o tornam mais rico em nutrientes, bactérias que participam da produção de alimentos) e de fungos (bolores, cogumelos, fungos que causam doenças como micoses etc.). Se possível, apresente fotografias desses microrganismos, explicando que as bactérias e muitos fungos são microscópicos. Explique que certas bactérias e a maioria dos fungos se alimentam de restos de seres vivos, como folhas ou animais mortos, por isso são importantes no processo de decomposição da matéria orgânica.

    Peça a eles que observem o esquema da compostagem e reforce que a produção de composto é uma atividade humana, mas um solo que abriga microrganismos é naturalmente adubado, pois nele ocorre a decomposição de animais e plantas mortos, fezes, urina, folhas, galhos e outros resíduos liberados pelos seres vivos.

    Fungos e bactérias liberam líquidos digestivos que, ao quebrar a matéria orgânica, geram substâncias menores e mais simples, transformação química chamada decomposição ou apodrecimento, processo responsável pela reciclagem dos nutrientes nos ecossistemas. No item c, verifique se compreendem que parte das substâncias originadas da decomposição fica disponível no solo, na forma de nutrientes, que podem ser absorvidos pelas plantas.

    BNCC em foco:

    EF05CI03, EF05CI04, EF05CI05

MP025

  1. Observe as fotografias a seguir e responda às perguntas no caderno.
Imagem: Fotografia A. Uma pessoa vista parcialmente de pele clara, blusa de cor cinza, segurando na mão esquerda um copo transparente com água dentro, à frente dele.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia B. Solo com neve de cor branca com plantas de cor verde, com hastes na vertical.  Fim da imagem.
  1. Qual é o estado físico da água em cada imagem?
    PROFESSOR Resposta: A: líquido; B: sólido.
  1. Imagine que a pessoa da fotografia A está em uma cozinha. O que ela poderia fazer para obter vapor de água?
    PROFESSOR Resposta: Ela poderia colocar a água em um recipiente que vai ao fogo e aquecê-la na chama do fogão até ela entrar em ebulição (ferver).
  1. O que pode acontecer com a neve da fotografia B se a temperatura do ambiente aumentar? E se a temperatura permanecer a mesma ou diminuir?
    PROFESSOR Resposta: No primeiro caso, a neve pode derreter; no segundo, a neve pode se manter ou formar-se mais neve.
  1. Observe as fotografias de um prego que prende a corda de um varal e de roupas secando nesse varal. Responda às questões no caderno.
Imagem: Fotografia. Sobre uma base de madeira na horizontal de cor marrom, com pregos marrons na vertical. Sobre prego à frente, vê-se uma corda azul amarrada. Em segundo plano, desfocado, outros pretos e local com árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista geral com grama e árvores com folhas verdes. Ao centro, um varal com dezenas de roupas penduradas de diversas cores: azul, branco, rosa, roxo e vermelho. O varal está preso em haste fina à esquerda e à direita, árvore.  Fim da imagem.
  1. O que é transformação reversível e transformação irreversível?
    PROFESSOR Resposta: A transformação reversível pode ser desfeita, e a transformação irreversível, não.
  1. Qual delas mostra um exemplo de transformação irreversível? Qual material sofre transformação e o que acontece com ele?
    PROFESSOR Resposta: A fotografia do prego. O metal do prego sofre uma transformação irreversível, ele enferruja com a exposição ao ar e à água, ficando mais escuro e áspero.
  1. Qual delas mostra um exemplo de transformação reversível? Qual material sofre transformação e o que acontece com ele?
    PROFESSOR Resposta: A fotografia das roupas no varal. A água das roupas sofre transformação de estado físico, passando de líquida a vapor.

    5. Imagine que você tem água, grãos de arroz, grãos de feijão, açúcar e sal.

  1. Dê dois exemplos de mistura em que seja possível observar dois de seus componentes.
    PROFESSOR Resposta: Misturas possíveis: grãos de arroz e feijão; água e arroz; água e feijão; feijão e açúcar; feijão e sal.
  1. Dê dois exemplos de misturas em que não seja possível identificar seus componentes.
    PROFESSOR Resposta: Misturas possíveis: água com açúcar dissolvido; água com sal dissolvido; água com sal e açúcar dissolvidos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. Em caso de dificuldade, pode ser que os estudantes não tenham compreendido os diferentes estados físicos da água e as condições necessárias para alterá-los. Faça um quadro na lousa com o nome de cada estado físico em uma coluna. Peça exemplos de materiais líquidos (a água que bebemos, os sucos, o óleo, o vinagre, o álcool etc.) e escreva as respostas na coluna “Líquido”. Faça o mesmo com os estados sólido e gasoso. Peça a eles que encontrem, no quadro, os exemplos da água nos três estados físicos (água que bebemos, cubo de gelo e vapor de água, por exemplo) e circule-os, reforçando cada estado físico. Solicite exemplos de situações em que a água pode mudar de estado físico e monte um esquema com setas indicando a passagem de um estado a outro, usando os itens b e c. Pergunte o que é preciso para o vapor de água ficar no estado líquido (resfriamento) e inclua no esquema. Relembre-os de que essa mudança ocorre ao se formarem gotículas de água sobre a superfície fria do espelho durante um banho com água quente.
  • Atividade 4. Se surgir dificuldade, podem não ter compreendido os conceitos de transformação reversível e transformação irreversível. Esclareça que a transformação reversível pode ser desfeita, pode voltar ao estado inicial. A mesma água pode ser congelada, derreter, ser congelada e derreter novamente, por exemplo. O mesmo ocorre com uma barra de ferro. Já as mudanças irreversíveis não podem ser desfeitas: se o prego enferruja, não é possível reverter a transformação e voltar ao estado inicial (sem ferrugem) porque houve alteração nas substâncias que formam o material. As transformações químicas da matéria costumam ser irreversíveis. Por exemplo: massa que vai ao forno e se transforma em bolo.
  • Atividade 5. Em caso de dificuldade, pode ser que os estudantes não saibam o que são misturas nem componentes de misturas. Peça que expliquem o que é uma mistura. O ar (formado por gás oxigênio, gás carbônico, gás nitrogênio, vapor de água, entre outros gases) e a água do mar (composta de água, gás oxigênio, cloreto de sódio e outros minerais) são exemplos de misturas. Componentes podem ser misturados a elas (uma porção de água do mar pode ser tingida com corante ou receber uma quantidade de óleo, por exemplo).
    PROFESSOR Peça exemplos de misturas cotidianas e sua composição e verifique se compreendem que há misturas em que não é possível distinguir os componentes, e outras em que isso é possível. Peça que consultem novamente os itens da atividade e pergunte quais se dissolvem em água (o sal e o açúcar). Se o sal e o açúcar forem misturados aos grãos de feijão sem a presença da água, não haverá dissolução e será possível distinguir os componentes.
    PROFESSOR BNCC em foco:
    PROFESSOR EF05CI01, EF05CI02

MP026

  1. A água da região de um sítio estava contaminada com o microrganismo que causa a doença amebíase. Apesar disso, uma família encontrou uma solução para beber a água local sem correr o risco de contrair a doença.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Que medidas a família pode ter adotado para tornar a água própria para consumo?

PROFESSOR Resposta: Ferver a água (pelo menos por 20 minutos) para matar o microrganismo; desinfetar a água com hipoclorito de sódio.
Imagem: Fotografia. De frente para mesa, quatro pessoas sentadas e na mesa, refeições em tigelas com formatos diferentes. À esquerda, mulher de pele morena, cabelos escuros encaracolados, usando blusa de mangas compridas em cinza. Atrás dela, um homem visto parcialmente, de pele clara, sem cabelos, com blusa de mangas pretas. À direita, uma senhora de cabelos curtos brancos, com blusa de mangas compridas em cinza e óculos de grau sobre rosto. Atrás dela, um menino de pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas em azul-escuro, com a cabeça para baixo. Mais ao fundo, um homem de pele clara, cabelos brancos para à esquerda, com óculos de grau em preto, usando blusa de mangas compridas em azul-claro, com uma jarra transparente na mão esquerda, colocando água sobre o copo, na mão direita. Em segundo plano, local com paredes de cor bege-claro, com janela e sapatos em branco.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia microscópica. Base na horizontal porosa de cor bege-claro, com partes mais altas nas pontas e ao centro, uma esfera pequena em azul-claro, com um filamento fino sobre ela.  Fim da imagem.

LEGENDA: O protozoário Entamoeba histolytica causa amebíase, que provoca diarreia e dores abdominais. O microrganismo, em azul, está sobre a superfície do intestino humano. Imagem obtida com microscópio eletrônico, colorizada artificialmente. Aumento de 2 800 vezes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem e converse com os colegas sobre as questões a seguir. Depois, escreva as respostas em seu caderno.
Imagem: Fotografia. Ao centro, rua de cor cinza, com bifurcação à frente e à esquerda e à direita. À esquerda, grama seca e na ponta, visto em escala grande, um amontoado de lanches:  sanduíches, pedaço de pizza de queijo, batatas-fritas; cebolas fritas e salsicha. À direita, grama de cor verde e na ponta, amontoado de vegetais, brócolis, uma maçã de cor verde, visto em escala grande.  Fim da imagem.
  1. O que você acha que cada caminho representa?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você sabe o que é caloria? Algum dos dois caminhos da imagem tem alimentos ricos em calorias? Explique.
    PROFESSOR Resposta: A caloria é uma medida do valor energético dos alimentos. O caminho com alimentos muito calóricos é o da esquerda, com alimentos do tipo fast food, ricos em gorduras e carboidratos.
  1. Quais etapas fazem parte do processo de nutrição do organismo?
    PROFESSOR Respostas possíveis: a ingestão e a digestão do alimento; a absorção dos nutrientes e sua distribuição pelo sistema digestivo; a eliminação de resíduos.
  1. Quais são os órgãos que estão envolvidos na digestão dos alimentos? Qual é a função de cada um deles nesse processo?
    PROFESSOR Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 6. Se os estudantes tiverem dificuldade, podem não ter compreendido que certas condições matam determinados microrganismos presentes em alimentos e na água que ingerimos, como altas temperaturas durante o cozimento ou a aplicação de substâncias que eliminam microrganismos patogênicos. O hipoclorito de sódio, por exemplo, pode ser usado para tornar potável a água não tratada ou para higienizar frutas e verduras. Informe-os sobre essas possibilidades de eliminação dos microrganismos patogênicos.
  • Atividade 7. Entre outras respostas, os estudantes podem dizer que o caminho à esquerda representa uma alimentação menos saudável ou mais calórica que o caminho à direita, ou que o caminho à esquerda apresenta opções saborosas, enquanto a opção à direita pode conter alimentos desprezados por alguns jovens. Ouça os argumentos apresentados na resposta ao item a, identificando se apreciam e consomem os alimentos mostrados, se tomam como ponto de partida os benefícios/malefícios que a ingestão desses alimentos proporciona para diferenciar as duas opções, se utilizam termos como fast-food ou alimentos prontos, ultraprocessados, industrializados, vegetais, fibras, entre outros.
    PROFESSOR No item b, mesmo que não saibam definir caloria ou desconheçam os nutrientes predominantemente contidos nos alimentos do tipo fast-food (gorduras e carboidratos), é provável que os estudantes associem os alimentos ultraprocessados a uma dieta mais calórica.
    PROFESSORBNCC em foco:
    PROFESSOR EF05CI06, EF05CI07, EF05CI08, EF05CI09
    PROFESSOR O item c propicia uma ideia dos conhecimentos prévios sobre a nutrição do organismo. Verifique se utilizam termos como digestão, quebra, nutrientes, resíduos e que ideia têm de nutrição (se consideram que envolve apenas o sistema digestório, por exemplo, ou que consiste apenas na obtenção de energia dos alimentos).
    PROFESSOR Já o item d possibilita verificar os conhecimentos dos estudantes sobre os órgãos envolvidos na digestão. Caso apresentem dificuldade, não se preocupe em explicar as respostas, pois esses assuntos serão esclarecidos ao longo do ano.

MP027

  1. Observe a folha de calendário do mês de abril de 2023 e leia o diálogo dos garotos. Depois, responda às perguntas no caderno.
Imagem: Ilustração. Um calendário. Na parte superior, faixa em vermelho, texto em branco:  Abril 2023. Na parte inferior, colunas na vertical dos dias da semana:  DOM. SEG. TER. QUA. QUI. SEX. SÁB. O mês se inicia de 1 em sábado, um círculo no dia 6, quinta-feira. Na parte inferior, Lua Cheia – 06; Quarto Minguante – 13; Lua Nova – 20; Quarto Crescente – 27.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino negro de cabelos pretos, com camiseta de cor laranja, bermuda verde e sapatos em cinza-escuro. Ele está de braços cruzados e diz:  EU MARQUEI A DATA DA LUA CHEIA NO CALENDÁRIO PARA LEMBRAR DE OBSERVÁ-LA ESTE MÊS. De frente para ele, menino de cabelos ruivos, com camiseta em verde-escuro, sapatos em verde-claro e bermuda em cinza, com os braços abertos, diz:  BOA IDEIA! EU VOU MARCAR AS DATAS DAS QUATRO FASES DA LUA EM ABRIL PARA LEMBRAR DE OLHAR O ASPECTO DESSE ASTRO NO CÉU.  Fim da imagem.
  1. É possível realizar a proposta de observar as quatro fases da Lua?
    PROFESSOR Resposta: Parcialmente, pois na fase da Lua Nova não enxergamos a Lua no céu porque o Sol não ilumina a face dela que está voltada para a Terra.
  1. Quanto tempo dura cada fase nomeada da Lua?
    PROFESSOR Resposta: Sete dias, que equivalem a uma semana.
  1. Qual é a menor unidade de tempo marcada por um calendário? Qual evento astronômico determina essa unidade de tempo?
    PROFESSOR Resposta: Um dia, que corresponde ao tempo aproximado que a Terra demora para completar uma volta em torno de si mesma.

    d) Você concorda com a afirmação a seguir?

  1. tempo passa igualmente para todas as pessoas, assim, todos os povos marcam essa passagem do mesmo modo.
    PROFESSOR Resposta pessoal. Espera-se que o estudante responda que não e mencione que, além do calendário gregoriano da atividade, existem outros calendários, como o chinês, o maia, o indígena, entre outros.

    9. Utilizando uma vara (gnômon) é possível acompanhar as variações na posição aparente do Sol ao longo de um dia e identificar os pontos cardeais. Para isso, é preciso fixar o gnômon perpendicularmente a uma superfície plana (como o chão) e observar a projeção da sombra da vara ao longo do dia.

    Observe a figura e responda às questões no caderno.

  1. Quais são os dois momentos do dia em que a sombra do gnômon deve ser observada e sua extremidade registrada no chão para obter os pontos cardeais leste e oeste?

    () Manhã

    () Meio-dia

    () Tarde

    () Noite

    PROFESSOR Resposta: Respostas corretas: manhã e tarde.
  1. Quais são os outros dois pontos cardeais localizados ao final da atividade? Como eles são determinados?
    PROFESSOR Resposta: O norte e o sul. São determinados ao traçar uma linha perpendicular à reta leste-oeste, a partir da posição da haste.
Imagem: Ilustração. Uma haste fina na vertical de cor marrom:  vareta (Gnômon) e na parte inferior, grama com parte verde, com sombra fina para à esquerda: sombra da vareta.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 8. Se surgir dificuldade, pode ser que faltem conhecimentos sobre os calendários e as fases da Lua. Mostre um calendário de mesa, que representa todos os meses do ano, e pergunte aos estudantes qual a utilidade dele. É possível que digam que serve para que as pessoas se organizem, para saber o dia do mês em que estamos, para ver quantos dias faltam para as férias, quando é feriado etc. Informe que os calendários servem para contar o tempo com base em dias, semanas, meses e anos. Pergunte se no calendário da atividade eles identificam as unidades de tempo mencionadas. O período de tempo mais longo, o ano, pode ser encontrado no calendário indicado como exemplo. Pergunte se sabem quanto tempo dura uma semana e qual evento astronômico determinou a duração desse período. Ela foi definida com base na duração da aparência de cada fase da Lua no céu. Pergunte qual é o outro evento astronômico responsável pela determinação do dia. O dia corresponde ao tempo aproximado que a Terra leva para completar uma volta em torno de si mesma (24 horas) e é a menor unidade de tempo representada no calendário. Reforce que as culturas dos povos são diferentes, por isso há diferentes maneiras de marcar o tempo.
    PROFESSOR No item a, os estudantes podem não conhecer o aspecto da Lua em suas quatro fases. Relembre começando pela Lua Cheia, cujo aspecto provavelmente é conhecido. Pergunte qual é o aspecto da Lua no Quarto Minguante e no Quarto Crescente. Nessas duas fases, metade da face da Lua fica iluminada, sendo que a metade iluminada no Quarto Minguante fica escura no Quarto Crescente, e vice-versa. Na fase de Lua Nova, o Sol não ilumina a face da Lua voltada para a Terra, por isso não enxergamos a Lua nesse dia.
    PROFESSOR BNCC em foco:
    PROFESSOR EF05CI10, EF05CI11, EF05CI12
    PROFESSOR • Atividade 9 . Em caso de dificuldade, pode ser que não tenham entendido como identificar os pontos cardeais com base no registro das posições do Sol e da sombra de uma vara. Por meio do uso de uma haste (gnômon) fincada no chão, entende-se que os primeiros pontos cardeais (leste e oeste) são determinados pelo nascimento e pelo pôr do Sol, e que os pontos norte e sul são deduzidos a partir da posição leste-oeste. Portanto, no item a , os registros das extremidades das sombras projetadas pelo gnômon devem ser feitos de manhã e à tarde. Para determinar os pontos cardeais norte e sul (item b ), é possível posicionar o braço direito voltado para o leste e o esquerdo voltado para o oeste, deduzindo a posição do norte (à frente) e do sul (atrás).