MP186

Para terminar

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Observe a figura e faça no caderno o que se pede.
Imagem: Ilustração. Duas balanças de cor azul, com base em cima de cor cinza, com o formato retangular. À frente delas, visor digital. À esquerda, balança com um pedaço de ferro de cor cinza. No visor, indica:  100g. Na balança da direita, um monte de algodão branco. No visor, indica-se:  100g. Fim da imagem.
  1. Com base na imagem, explique a densidade do ferro e do algodão usando as palavras “densidade”, “massa” e “volume”.
    PROFESSOR Resposta: Resposta possível: A densidade é uma propriedade física que relaciona a massa e o volume de um material. A imagem mostra que 100 g de ferro ocupam volume muito menor que 100 g de algodão; portanto, a densidade do ferro é maior que a do algodão.
  1. A densidade é uma propriedade física dos materiais. Identifique abaixo os exemplos de propriedades físicas e explique como elas podem ser identificadas.

    Dureza

    Aparência

    Magnetismo

    Solubilidade

    PROFESSOR Resposta: Dureza: pode ser identificada pela dificuldade de riscar a superfície do material.
    Magnetismo: pode ser identificado pela atração por ímãs.
    Solubilidade: pode ser identificada pela capacidade de dissolução em um solvente.
  1. Marcela quer demonstrar como a salinidade afeta a densidade da água. Ela decidiu fazer isso utilizando um copo com água da torneira, sete colheres de sopa de sal e um ovo. Responda às questões no caderno.
    1. Quais são os procedimentos que Marcela deve realizar? Explique o que acontece em cada etapa.
      PROFESSOR Resposta: Primeiro ela deve colocar o ovo dentro do copo com água; o ovo vai afundar. Depois, ela deve retirar o ovo de dentro do copo, adicionar cerca de 7 colheres de sopa de sal à água, misturar o líquido e colocar novamente o ovo dentro da água; o ovo vai boiar.
    1. O que alterou a densidade da água?
      PROFESSOR Resposta: Adicionar sal à água doce da torneira alterou a salinidade da água, alterando também sua densidade.
    1. Quais propriedades físicas dos materiais são evidenciadas no experimento?
      PROFESSOR Resposta: A densidade e a capacidade da água de dissolver substâncias (solubilidade).
    1. Quais são os resultados do experimento?
      PROFESSOR Resposta: O ovo é mais denso que a água doce, por isso afunda ao ser colocado na água da torneira. Ele é menos denso que a água salgada, por isso flutua ao ser colocado nela.
Imagem: Fotografia. Um copo transparente com água, com ovo com casca de cor bege.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Pote redondo vidro com tampa aberta para à esquerda. Dentro do pote, grãos de sal sobre colher de cor prata.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 1. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI01. Em caso de dificuldade, pode ser que os estudantes não tenham compreendido as propriedades físicas. Explique que cada material apresenta características próprias e que algumas delas são chamadas de propriedades dos materiais. Peça que pensem em exemplos de materiais e listem algumas características, como: o plástico de uma capa de chuva é impermeável e não estica; o metal de uma panela é duro e se aquece em contato com o fogo etc. Pergunte se as características mencionadas são propriedades físicas e escreva na lousa as que forem. Nos exemplos citados, as propriedades seriam: permeabilidade, elasticidade, dureza, condutibilidade térmica. Peça que consultem as páginas 20 e 21 e verifiquem se há outras propriedades não mencionadas. A compreensão da densidade, por exemplo, vem do entendimento do que é massa e volume; apresente esses conceitos, se necessário. Eles devem identificar o que a balança mede (massa), o que as medidas indicam (mesma massa) e como verificar que o volume dos dois materiais é diferente (o espaço que o algodão ocupa é bem maior do que o espaço ocupado pelo ferro). A densidade é uma relação de massa e volume, e materiais mais densos ocupam menos espaço que os menos densos. Peça aos estudantes que relembrem procedimentos ou observações nas Atividades práticas das páginas 22 a 25 e 34 e 35.
  • Atividade 2. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI01. Em caso de dificuldade, pode ser que os estudantes não tenham compreendido as propriedades físicas densidade e solubilidade, ou como a salinidade afeta a densidade da água. Retome o conceito de densidade com base na ilustração da atividade 1. Em seguida, retome a fotografia da página 20 e releia a legenda, reforçando que os objetos mais densos que a água afundam, e os objetos menos densos boiam; já os objetos com a mesma densidade que a água ficam no meio da coluna de água. Pergunte se sabem o que é salinidade (medida da quantidade de sais minerais dissolvidos na água) e qual tem salinidade mais alta: a água doce ou a do mar?
  • Qual água é mais densa, a água com menor ou maior salinidade? Como isso poderia ser testado usando os materiais mencionados na atividade? Retome a Atividade prática da página 64. Se necessário, retome também a página 66. Nos itens a, b e d, devem relacionar os procedimentos e os resultados com os conceitos discutidos. No item c, a resposta depende da compreensão de que a água é um solvente, ou seja, dissolve substâncias. Na demonstração, o sal é adicionado à água e, conforme o líquido é misturado, ocorre a dissolução do sal, por isso a salinidade da água doce aumenta. Se necessário, proponha uma leitura da página 62 e explique os conceitos, pedindo exemplos de materiais solúveis e insolúveis em água.

    BNCC em foco:

    EF05CI01

MP187

Avaliação de resultado

  1. Leia as atitudes a seguir e identifique quais são exemplos de propostas coletivas para o consumo consciente. No caderno, explique os benefícios ambientais que elas promovem.
    1. Moradores de uma associação do bairro divulgam para a comunidade os pontos de coleta de sucata eletrônica da região.
    1. Um consumidor usa sacolas descartáveis para transportar suas compras.
    1. Moradores de uma casa criaram um cardápio de refeições que prioriza o aproveitamento integral dos alimentos e combate o desperdício de comida.
      PROFESSOR Respostas corretas: alternativas a e c.
      a) A iniciativa coletiva incentiva os moradores do bairro a descartarem corretamente a sucata eletrônica, diminuindo a quantidade de lixo, evitando que os componentes tóxicos desses equipamentos contaminem o ambiente e encaminhando-os para a reciclagem. c) A iniciativa coletiva evita o desperdício de alimentos durante o preparo dos pratos e no consumo das refeições, o que diminui a quantidade de resíduos gerados, o desperdício de dinheiro e de recursos alimentícios.
  1. Observe o esquema a seguir e responda às perguntas no caderno.
Imagem: Ilustração. Esquema. Na parte inferior, solo de cor cinza, com a parte maior à esquerda, onde há montanhas rochosas. À direita, fase 1, água em azul-claro. Flecha para o alto com nuvem caindo gotas de chuvas sobre o mar e à direita, sol amarelo. À esquerda, local com vegetação verde, fase 2. Mais à esquerda, sobre montanhas, nuvem por onde cai gotas de água, fase 3. As gotas de água descem sobre montanha, fase 4. De frente para montanhas, água de rio indo para o mar, fase 5. Na parte inferior, solo por onde passa água, fase 6. Mais à frente, água indo para o mar, fase 7.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Qual(is) seta(s) indica(m) a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso?
    PROFESSOR Resposta: Setas 1 (evaporação da água dos oceanos), 2 (transpiração das plantas) e 5 (evaporação da água de rios).
  1. Qual(is) seta(s) indica(m) a precipitação? Esse processo representa uma mudança de estado físico da água?
    PROFESSOR Resposta: A seta 4 (chuva). Não, pois as nuvens são formadas por pequenas gotas de água, que, ao se acumularem, geram a chuva.
  1. Tomando como base a figura acima, descreva o ciclo da água.
    PROFESSOR Resposta possível: A água de mares, rios, lagos e dos seres vivos evapora e forma o vapor d´água da atmosfera. Em camadas mais frias da atmosfera, a água se condensa e forma as nuvens. Quando elas estão carregadas de pequenas gotas, ocorre a precipitação. A água da chuva chega a mares, rios e lagos, uma parte dela se infiltra no solo e fica armazenada nos depósitos subterrâneos de água.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 3. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI05. Em caso de dificuldade, pode ser que os estudantes desconheçam consumo consciente ou propostas coletivas. Pergunte se a forma como os seres humanos usam os recursos naturais (água, minérios, solo, ar, plantas, animais) gera preocupação. Verifique se têm conhecimento de que, atualmente, a humanidade já consome mais recursos do que a natureza é capaz de repor. Por isso, é preciso planejar o uso dos recursos de modo responsável, para evitar desperdícios e esgotamento futuro. Pergunte se sabem o que é ter consciência de um tema, de um problema (dar atenção a um assunto, preocupar-se com ele, talvez procurar soluções para resolvê-lo ou divulgar a importância dele a outras pessoas). Diga que o consumo consciente está voltado para a proteção ambiental e para a igualdade social. Peça exemplos de ações que reduzam os danos à natureza (uso consciente de água e energia elétrica; redução de consumo de produtos e reciclagem do lixo; aproveitamento de energias renováveis etc.). Sugira que releiam as iniciativas da atividade e identifiquem aquelas voltadas para o uso responsável de recursos, com combate ao desperdício. Ressalte que as iniciativas a e c envolvem a mobilização de um grupo em prol de um bem coletivo. A iniciativa b, além de não ser coletiva, não é um exemplo de consumo consciente, pois sacolas descartáveis geram mais lixo e consomem recursos.
  • Atividade 4. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI02. Em caso de dificuldade, os estudantes podem não ter compreendido as mudanças de estado físico da água nem conhecer as etapas do ciclo da água. Peça que listem situações a que a água pode ser submetida para mudar de estado físico e monte um esquema na lousa, com setas indicando a passagem de um estado físico a outro. Pergunte o que é preciso para o vapor de água passar para o estado líquido (resfriamento) e adicione essa ideia ao esquema. Relembre-os de que essa mudança de estado físico ocorre quando são formadas gotículas de água sobre a superfície fria do espelho do banheiro durante um banho com água quente. Peça que identifiquem as causas das transformações – mudanças de temperatura (aquecimento e resfriamento). Então, peça que observem a ilustração e identifiquem as situações que retratam mudança de estado físico da água. No item c, se não identificarem as etapas do ciclo hidrológico, leia com a turma as informações da página 65 e depois peça que relatem oralmente o ciclo da água.

    BNCC em foco:

    EF05CI02, EF05CI05

MP188

  1. Observe a imagem e responda às questões no caderno.
Imagem: Fotografia. Ao centro, água corrente de cor marrom com ondas à frente. À esquerda e à direita e mais ao fundo, vegetação e copa de árvores com folhas verdes. Em segundo plano, morros e vista parcial de pontas superiores de prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Guandu, na divisa dos municípios Nova Iguaçu e Seropédica, Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Existe vegetação nas margens dos rios? Que informações da imagem você usou para responder à pergunta?
    PROFESSOR Resposta: Sim. A fotografia mostra a densa copa das árvores.
  1. A presença de vegetação na margem dos rios é favorável ou desfavorável ao ciclo da água? Explique.
    PROFESSOR Resposta: A cobertura do solo com vegetação é favorável ao ciclo da água, pois as plantas tornam o solo mais poroso, contribuindo para a retenção e a infiltração de água, que abastece os lençóis freáticos, e também absorvem água, produzindo vapor por meio da transpiração.
  1. Observe a representação dos sistemas digestório, circulatório e respiratório e retome o que foi estudado na Unidade 3. Depois, responda às perguntas no caderno.
Imagem: Ilustração. Três silhuetas de pessoas vistas em pé com sistemas diferentes. Silhueta 1. Sistema digestório, com tubo fino na vertical, abaixo, fígado, parte na horizontal, abaixo à direita, estômago, com intestino grosso com formato quadrado contornando intestino delgado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sistema digestório. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Silhueta 2. Sistema circulatório com tubos finos em azul e vermelho e ao centro, na região central, coração marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Sistema circulatório. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Silhueta 3. Sistema respiratório. Tubo fino na vertical da garganta e dois pulmões de cor marrom com parte ramificada dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Sistema respiratório. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão representados em proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI03. Se surgir dificuldade, podem não ter compreendido a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, dos cursos de água e para a conservação do solo. Peça que observem a imagem e descrevam o que há nas margens do rio (há cobertura vegetal). Comente que parte do solo está ocupada pelas raízes. Pergunte o que acontece com o solo conforme as raízes crescem e que papel elas desempenham. Elas empurram o solo conforme crescem e vão abrindo espaços subterrâneos que podem ser ocupados pela água e por ar. Ao mesmo tempo, como são bastante ramificadas e podem ser grandes, as raízes participam da fixação do solo, ajudando a prevenir a erosão. Diga que, além de abrir espaço no solo para a água da chuva se infiltrar, as plantas desempenham outra função no ciclo da água. Trata-se da transpiração, processo pelo qual a água das plantas se transforma em vapor, o qual acaba formando as nuvens. Após a resolução da atividade 5, proponha uma releitura da página 69 para sistematizar o que foi estudado.
  • Atividade 6. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI06. Se surgir dificuldade, os estudantes podem não conhecer as funções dos sistemas digestório, respiratório e circulatório, nem os conceitos de nutriente, energia, digestão e nutrição. Comece pedindo que retomem as figuras dos sistemas do corpo humano e identifiquem os órgãos que reconhecem. Pergunte por qual desses sistemas passa o alimento que ingerimos (sistema digestório). Pergunte qual a função da mastigação (triturar os alimentos e misturá-los à saliva) e se esse processo termina na boca ou ocorre em outras partes do sistema.

    A quebra dos alimentos, iniciada na boca, continua no estômago e depois no intestino delgado. Pergunte por que precisamos comer (para obter energia) e verifique se compreendem a função da energia (para manter as funções vitais). Pergunte se a obtenção de nutrientes é suficiente para a obtenção de energia. Para que o corpo consiga aproveitar a energia dos nutrientes absorvidos durante a digestão, ele precisa de gás oxigênio, captado pelos pulmões (sistema respiratório), passando para o sangue e distribuído a todas as células do corpo. No item c, informe que tanto o gás carbônico (eliminado pelo sistema respiratório) quanto os resíduos do sangue (eliminados pelo sistema urinário) são substâncias que não podem se acumular no corpo humano pois se tornam tóxicas.

    BNCC em foco:

    EF05CI03, EF05CI06

MP189

  1. Em qual desses sistemas ocorre a digestão? Explique o que é esse processo.
    PROFESSOR Resposta: A digestão ocorre no sistema digestório e é a quebra do alimento em partes bem pequenas e sua transformação em substâncias mais simples.
  1. Qual é a relação entre a digestão e o processo de nutrição do organismo?
    PROFESSOR Resposta: Pela digestão são obtidos os nutrientes, que podem fornecer energia, compor a estrutura do corpo ou ainda serem armazenados. A obtenção de nutrientes é uma das etapas de nutrição do organismo.
  1. Selecione do quadro abaixo os componentes que precisam chegar às células para que o organismo obtenha energia.

    Nutrientes

    Vitaminas

    Gás carbônico

    Gás oxigênio

    Resíduos

    PROFESSOR Resposta: Respostas corretas: Nutrientes e gás oxigênio.
  1. Qual(is) sistema(s) fornece(m) os componentes que você selecionou acima e os transporta(m) às células?
    PROFESSOR Resposta: Os nutrientes são fornecidos pelo sistema digestório, o gás oxigênio é obtido pelo sistema respiratório. Esses componentes chegam às células transportados pelo sistema circulatório.
  1. Copie e complete o quadro abaixo no caderno.
    PROFESSOR Resposta: Respostas possíveis.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Hábitos que ajudam a prevenir a obesidade

    Hábitos que podem levar à obesidade

    Praticar atividade física.

    PROFESSORResposta: Jogar horas de videogame .
    PROFESSORResposta: Evitar alimentos gordurosos.

    Comer guloseimas entre as refeições.

    PROFESSORResposta: Consumir alimentos in natura.

    Tomar refrigerante em vez de água.

    Ter uma alimentação equilibrada.

    PROFESSORResposta: Almoçar e jantar alimentos ultraprocessados.
  1. Responda às perguntas no caderno.
    1. Além de observar o céu a olho nu, por que muitas pessoas usam lunetas?
      PROFESSOR Resposta: Porque a luneta é um instrumento que amplia a imagem do que está sendo observado, possibilitando enxergar melhor os astros.
    1. Qual parte da luneta é essencial para que ela exerça sua função?
      PROFESSOR Resposta: As lentes de aumento.
    1. Por que equipamentos como as lunetas são importantes para as pesquisas científicas?
      PROFESSOR Resposta: Porque os astros estão distantes da Terra e esses equipamentos possibilitam estudar os astros à distância, contribuindo para o desenvolvimento da ciência Astronomia.
  1. Se uma pessoa observar a Lua durante 30 dias, o que ela vai notar? Nesse período, será possível observar as 4 fases principais da Lua?
    PROFESSOR Resposta: A pessoa vai notar mudanças diárias no aspecto da Lua, que irá passar pelas 4 fases principais: Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 7. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI09, com foco na discussão sobre obesidade. No caso de dificuldade, os estudantes podem não ter compreendido que os hábitos alimentares e outros hábitos cotidianos (como o lazer ou se exercitar) podem influenciar as chances de uma pessoa apresentar sobrepeso ou se tornar obesa. Verifique se os conceitos de alimento in natura e alimento ultraprocessado estão claros. Peça exemplos de alimentos das duas categorias e pergunte se eles os consomem. Pergunte qual das duas categorias é mais saudável (alimentos in natura) e por que (são ricos em nutrientes e não passaram por nenhum tipo de processamento, como adição de substâncias prejudiciais à saúde). Questione por que os alimentos ultraprocessados devem ser evitados (são pobres em nutrientes, contêm muito açúcar, gordura e outras substâncias que podem fazer mal para a saúde quando consumidas em excesso). Os refrigerantes são um exemplo de alimento ultraprocessado rico em açúcar e conservantes. O consumo frequente de alimentos ultraprocessados e de alimentos gordurosos pode levar à obesidade, pois são ricos em calorias. Uma alimentação equilibrada ajuda a prevenir a obesidade e a manter a saúde, pois contém alimentos variados e todos os nutrientes de que o corpo necessita. Peça aos estudantes que contraponham a prática de atividade física e o jogo de videogame : qual tem maior chance de contribuir para a obesidade? Chame a atenção para o fato de as atividades em dispositivos eletrônicos não demandarem movimentação do corpo e contribuírem para o sedentarismo e a obesidade.
  • Atividade 8. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI13. Se surgir dificuldade, os estudantes podem não ter compreendido a função da luneta e sua importância para o avanço da Ciência e da divulgação científica. Nesse caso, retome a atividade de construção da luneta (páginas 148 e 149). Pergunte o que observaram com a luneta e que diferenças notaram entre a observação com ela e a olho nu. Espera-se que concluam que a luneta possibilita obter informações de objetos a distância, que não seriam visíveis a olho nu.
  • Atividade 9. Avalia a compreensão da habilidade EF05CI12. Caso haja dificuldade, os estudantes podem não ter compreendido que, para um espectador na Terra, a Lua muda de aspecto diariamente e que diferentes aspectos caracterizam as fases da Lua. Peça que relembrem a atividade da página 137. Pergunte o que explica as mudanças de fase da Lua (conforme a Lua se desloca em sua órbita ao redor da Terra, ela muda de posição em relação ao Sol, que é a fonte da luz que ela reflete). Para facilitar a compreensão, peça que observem a representação esquemática da órbita da Lua em torno da Terra da página 133.

    BNCC em foco:

    EF05CI09, EF05CI12, EF05CI13