3
O que tem no mundo?
No mundo tem:
Mares
Rios
Pontes
Matas
Plantações
Estradas
Fazendas
Cidades
Indústrias
Gente...
Quanto mais você conhece o mundo,
Mais você pode transformá-lo!
_____
Desenhe nesta página o que você quer que tenha no mundo.
4
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
Hora da leitura
Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
5
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. O planeta Terra, p. 12
• Investigar o assunto: Os astros vistos da Terra, p. 14
Capítulo 1. A observação do céu, p. 16
• Para ler e escrever melhor: O astrônomo, p. 22
Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra, p. 24
• O mundo que queremos: A água é um direito de todos, p. 34
Capítulo 3. Representações do planeta Terra, p. 36
• Vamos fazer: Globo terrestre, p. 37
• Vamos fazer: Elaboração de um mapa, p. 44
• Painel multicultural: O dia e a noite nas obras de arte, p. 46
• O que você aprendeu, p. 48
UNIDADE 2. As paisagens da superfície terrestre, p. 52
• Investigar o assunto: Fotografia mental, p. 54
Capítulo 1. A paisagem, p. 56
• Vamos fazer: Planos da paisagem, p. 60
Capítulo 2. As paisagens são transformadas, p. 62
• Vamos fazer: Folhetos de divulgação do patrimônio natural e cultural, p. 70
• Para ler e escrever melhor: Casa de José de Alencar, p. 72
Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes, p. 74
• Vamos fazer: Chocalhos e sons, p. 84
• O mundo que queremos: Viva a diversidade!, p. 88
• Painel multicultural: Festas e danças tradicionais do Brasil, p. 90
• O que você aprendeu, p. 92
7
UNIDADE 3. A paisagem e a vida no campo, p. 96
• Investigar o assunto: Horta suspensa, p. 98
Capítulo 1. A atividade agrícola, p. 100
• Vamos fazer: Observação do solo, p. 110
• Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho?, p. 114
Capítulo 2. A criação de animais, p. 116
• O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural, p. 122
Capítulo 3. As atividades extrativistas, p. 124
Capítulo 4. Problemas ambientais no campo, p. 132
• Vamos fazer: Os animais em extinção, p. 134
• Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios, p. 138
• Painel multicultural: Frutas no Brasil, p. 140
• O que você aprendeu, p. 142
UNIDADE 4. A paisagem e a vida na cidade, p. 146
• Investigar o assunto: Registros de memória, p. 148
Capítulo 1. Conhecendo a cidade, p. 150
• Vamos fazer: O nome das ruas, p. 159
Capítulo 2. Viver na cidade, p. 160
• O mundo que queremos: Diferentes olhares, p. 166
Capítulo 3. O trabalho na cidade, p. 168
Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade, p. 176
• Vamos fazer: Será que o ar da nossa cidade é poluído?, p. 180
• Para ler e escrever melhor: Abaixe o volume!, p. 188
• Painel multicultural: Áreas verdes na cidade, p. 190
• O que você aprendeu, p. 192
Para terminar, p. 196
Sugestões de leitura, p. 200
Referências bibliográficas, p. 204
Recortes, p. 207
8
Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
-
1. Faça um desenho representando o planeta Terra visto do espaço.
_____
-
2. Ligue o nome ao objeto.
Coluna 1.
mapa
planisfério
globo terrestre
Coluna 2.
9
- 3. Observe as fotografias abaixo e indique em cada uma se a paisagem foi transformada pela ação da natureza ou pela ação das pessoas.
LEGENDA: Cachoeira no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Rodovia no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
_____
- 4. As fotografias abaixo mostram a mesma paisagem sob diferentes pontos de vista.
LEGENDA: Vistas do Teatro Amazonas, um patrimônio histórico localizado no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- a) Que fotografia mostra a paisagem vista de cima e de lado?
_____
-
b) Que fotografia mostra a paisagem vista de cima?
_____
10
- 5. Complete as sentenças com as palavras destacadas nos quadrinhos abaixo.
espaço doméstico
espaços públicos
áreas de conservação ambiental
- a) Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da prefeitura, entre outros, constituem os _____em um município.
- b) O _____ corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem.
- c) Alguns parques e áreas verdes são considerados _____ .
-
6. Quais são as atividades mais comuns no campo e na cidade? Marque com um A se for uma atividade do campo e com um B se for uma atividade da cidade.
( ) Indústria.
( ) Agricultura.
( ) Criação de animais.
( ) Administração dos espaços públicos.
- 7. Circule de verde os alimentos que podem ser consumidos sem passar por uma transformação na indústria e de azul os alimentos industrializados.
11
- 8. Observe as fotografias, leia as legendas a seguir. Depois faça o que se pede.
- Assinale 1 nas fotografias que, na sua opinião, mostram trabalhadores no campo e 2 nas fotografias que mostram trabalhadores na cidade.
LEGENDA: Município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Campinas, estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Buritama, estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.