MP031
O que tem no mundo?
No mundo tem:
Mares
Rios
Pontes
Matas
Plantações
Estradas
Fazendas
Cidades
Indústrias
Gente...
Quanto mais você conhece o mundo,
Mais você pode transformá-lo!
_____
Desenhe nesta página o que você quer que tenha no mundo.
MP032
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
Hora da leitura
Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
MP033
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
MP034
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. O planeta Terra, p. 12
• Investigar o assunto: Os astros vistos da Terra, p. 14
Capítulo 1. A observação do céu, p. 16
• Para ler e escrever melhor: O astrônomo, p. 22
Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra, p. 24
• O mundo que queremos: A água é um direito de todos, p. 34
Capítulo 3. Representações do planeta Terra, p. 36
• Vamos fazer: Globo terrestre, p. 37
• Vamos fazer: Elaboração de um mapa, p. 44
• Painel multicultural: O dia e a noite nas obras de arte, p. 46
• O que você aprendeu, p. 48
UNIDADE 2. As paisagens da superfície terrestre, p. 52
• Investigar o assunto: Fotografia mental, p. 54
Capítulo 1. A paisagem, p. 56
• Vamos fazer: Planos da paisagem, p. 60
Capítulo 2. As paisagens são transformadas, p. 62
• Vamos fazer: Folhetos de divulgação do patrimônio natural e cultural, p. 70
• Para ler e escrever melhor: Casa de José de Alencar, p. 72
Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes, p. 74
• Vamos fazer: Chocalhos e sons, p. 84
• O mundo que queremos: Viva a diversidade!, p. 88
• Painel multicultural: Festas e danças tradicionais do Brasil, p. 90
• O que você aprendeu, p. 92
MP035
UNIDADE 3. A paisagem e a vida no campo, p. 96
• Investigar o assunto: Horta suspensa, p. 98
Capítulo 1. A atividade agrícola, p. 100
• Vamos fazer: Observação do solo, p. 110
• Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho?, p. 114
Capítulo 2. A criação de animais, p. 116
• O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural, p. 122
Capítulo 3. As atividades extrativistas, p. 124
Capítulo 4. Problemas ambientais no campo, p. 132
• Vamos fazer: Os animais em extinção, p. 134
• Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios, p. 138
• Painel multicultural: Frutas no Brasil, p. 140
• O que você aprendeu, p. 142
UNIDADE 4. A paisagem e a vida na cidade, p. 146
• Investigar o assunto: Registros de memória, p. 148
Capítulo 1. Conhecendo a cidade, p. 150
• Vamos fazer: O nome das ruas, p. 159
Capítulo 2. Viver na cidade, p. 160
• O mundo que queremos: Diferentes olhares, p. 166
Capítulo 3. O trabalho na cidade, p. 168
Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade, p. 176
• Vamos fazer: Será que o ar da nossa cidade é poluído?, p. 180
• Para ler e escrever melhor: Abaixe o volume!, p. 188
• Painel multicultural: Áreas verdes na cidade, p. 190
• O que você aprendeu, p. 192
Para terminar, p. 196
Sugestões de leitura, p. 200
Referências bibliográficas, p. 204
Recortes, p. 207
MP036
Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
-
1. Faça um desenho representando o planeta Terra visto do espaço.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver observações sobre esta atividade nas orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.-
2. Ligue o nome ao objeto.
Coluna 1.
mapa
planisfério
globo terrestre
Coluna 2.
PROFESSOR
Resposta: mapa – imagem 3; planisfério – imagem 1; globo terrestre – imagem 2.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e às habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.
Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. A partir disso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.
Atividade 1. Espera-se que os estudantes desenhem a Terra de forma esférica e com os polos achatados. Eles podem colorir de azul a porção coberta por água e de marrom e verde a parte sólida. Espera-se também que escrevam no texto algumas características da Terra, como a presença dos componentes rochas, água e ar; as características das rochas; como se forma o solo; a distribuição e a importância da água para os seres vivos; e os estados físicos da água na natureza. Esta atividade favorece a mobilização das habilidades da BNCC EF03GE06 e EF03GE07.
Atividade 2. O estudante deve distinguir o mapa, o planisfério e o globo terrestre. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF03GE06.
A avaliação diagnóstica
É importante notar que a avaliação diagnóstica, segundo muitos autores, tem o objetivo de levantar, verificar e diagnosticar, de modo geral, as capacidades e os conhecimentos dos estudantes. Segundo Hoffmann, o estudante deve se sentir parte do processo de educação
[...] desde o primeiro dia de aula, a partir do diálogo, de processos interativos, de desafios cognitivos, apontando-lhes os avanços, vibrando com ele, escutando as perguntas que faz, tornando-o mais curioso sobre tudo. Para que isso aconteça o aluno precisa se sentir parte da sua aprendizagem.
FONTE: HOFFMAN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 36.
MP037
- 3. Observe as fotografias abaixo e indique em cada uma se a paisagem foi transformada pela ação da natureza ou pela ação das pessoas.
LEGENDA: Cachoeira no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Ação da natureza.LEGENDA: Rodovia no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Ação das pessoas.- 4. As fotografias abaixo mostram a mesma paisagem sob diferentes pontos de vista.
LEGENDA: Vistas do Teatro Amazonas, um patrimônio histórico localizado no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- a) Que fotografia mostra a paisagem vista de cima e de lado?
_____
PROFESSOR
Resposta: A fotografia 2.-
b) Que fotografia mostra a paisagem vista de cima?
_____
PROFESSOR
Resposta: A fotografia 1.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. Na fotografia da esquerda é possível perceber que a paisagem é transformada principalmente pela ação da água do rio sobre as rochas; na fotografia da direita a paisagem foi transformada pela ação humana para a construção da rodovia e do túnel. A atividade possibilita uma reflexão inicial sobre o conceito de paisagem que será trabalhado ao longo do ano e os agentes responsáveis por sua transformação. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF03GE04.
Atividade 4. Espera-se que o estudante reconheça a diferença entre os pontos de vista mostrados nas fotografias. A fotografia da direita está em visão oblíqua, ou seja, mostra a paisagem vista de cima e de lado; a fotografia da esquerda está em visão vertical, ou seja, vista de cima. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF03GE06.
MP038
- 5. Complete as sentenças com as palavras destacadas nos quadrinhos abaixo.
espaço doméstico
espaços públicos
áreas de conservação ambiental
- a) Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da prefeitura, entre outros, constituem os _____em um município.
PROFESSOR
Resposta: espaços públicos.- b) O _____ corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem.
PROFESSOR
Resposta: espaço doméstico.- c) Alguns parques e áreas verdes são considerados _____ .
PROFESSOR
Resposta: áreas de conservação ambiental.-
6. Quais são as atividades mais comuns no campo e na cidade? Marque com um A se for uma atividade do campo e com um B se for uma atividade da cidade.
( ) Indústria.
PROFESSOR
Resposta: B( ) Agricultura.
PROFESSOR
Resposta: A( ) Criação de animais.
PROFESSOR
Resposta: A( ) Administração dos espaços públicos.
PROFESSOR
Resposta: B- 7. Circule de verde os alimentos que podem ser consumidos sem passar por uma transformação na indústria e de azul os alimentos industrializados.
PROFESSOR
Resposta: verde: maçã, cenoura; azul: bolacha salgada; iogurte.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. É interessante verificar se o estudante está familiarizado com as distinções entre espaço público e espaço privado, e se consegue compreender o significado de área de preservação ambiental. Comente que esses espaços e as diferenças entre eles serão estudados ao longo deste volume, mas que é possível reconhecer as características de cada um por meio da observação dos locais por onde passam no dia a dia. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC EF03HI10.
Atividade 6. O estudante deve associar as atividades às respectivas áreas, o que exige um reconhecimento das características e especificidades de cada uma. Esta atividade favorece a mobilização de aspectos da habilidade da BNCC EF03HI11.
Atividade 7. A atividade contribui para diagnosticar o entendimento dos estudantes em relação aos processos de produção dos alimentos consumidos no seu dia a dia, reconhecendo alimentos in natura e alimentos industrializados. Se julgar pertinente, solicite a eles que indiquem também a matéria-prima usada para produzir os alimentos industrializados. Esta atividade possibilita a mobilização de aspectos da habilidade da BNCC EF03GE05.
MP039
- 8. Observe as fotografias, leia as legendas a seguir. Depois faça o que se pede.
- Assinale 1 nas fotografias que, na sua opinião, mostram trabalhadores no campo e 2 nas fotografias que mostram trabalhadores na cidade.
PROFESSOR
Atenção professor: A identificação de cidade/campo, nos casos representados nas fotografias, é subjetiva. Oriente os estudantes a esse respeito. Fim da observação.LEGENDA: Município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 1LEGENDA: Município de Campinas, estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 2LEGENDA: Município de Buritama, estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 1LEGENDA: Município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 2MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8. É esperado que o estudante assinale com o número 1 a fotografia de uma trabalhadora rural no município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, e de um trabalhador rural no município de Buritama, estado de São Paulo. As demais fotografias devem ser assinaladas com o número 2: município de Campinas, estado de São Paulo, e município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC EF03HI07, EF03HI08 e EF03HI11.
MP040
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/ conceito |
---|---|---|
1 |
( EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. ( EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. |
_____ |
2 |
( EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. |
_____ |
3 |
( EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. |
_____ |
4 |
( EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. |
_____ |
5 |
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. |
_____ |
6 |
( EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. |
_____ |
7 |
( EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
_____ |
8 |
( EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam. ( EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. ( EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. |
_____ |
MP041
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa que iniciam no Ensino Fundamental.
Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes tomem consciência de suas descobertas anteriores, seu desenvolvimento pedagógico ao longo dos anos, suas facilidades e suas dificuldades.
As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia.
O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.
A seguir, estão elencadas algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:
- Quais são as minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
- Como imagino que será a passagem para o 3º ano?
- Quais facilidades imagino ter ao longo deste ano?
- Em qual aspecto imagino que terei mais dificuldade?
- Que estudante do 3º ano imagino que serei?
- Quais serão minhas principais responsabilidades como estudante ao longo deste ano?
- Como gostaria que fosse minha relação com os professores ao longo deste ano?
- Como gostaria que fosse minha relação com os colegas da turma ao longo deste ano?
- Há algum aspecto que gostaria de mudar na minha postura de estudante?
- O meu cotidiano vai mudar em relação ao ano anterior?
- Como espero que seja o dia a dia no 3º ano?
- Quais foram os temas que mais gostei de estudar no 2º ano?
- O que gostaria de estudar no 3º ano?