MP031

Imagem: Ilustração. Esfera terrestre com partes em azul-escuro representando os oceanos e mares, continentes em verde, à esquerda, América do Sul na parte inferior e na parte superior, América Central e do Norte. Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

Mares

Rios

Pontes

Matas

Plantações

Estradas

Fazendas

Cidades

Indústrias

Gente...

Quanto mais você conhece o mundo,

Mais você pode transformá-lo!

_____

Desenhe nesta página o que você quer que tenha no mundo.

MP032

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.

Hora da leitura

Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto e o boxe complementar Hora da leitura. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Capítulos e atividades

Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos fazer

Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos fazer. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP033

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Painel multicultural

Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Painel multicultural. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

MP034

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. O planeta Terra, p. 12

• Investigar o assunto: Os astros vistos da Terra, p. 14

Capítulo 1. A observação do céu, p. 16

• Para ler e escrever melhor: O astrônomo, p. 22

Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra, p. 24

• O mundo que queremos: A água é um direito de todos, p. 34

Capítulo 3. Representações do planeta Terra, p. 36

• Vamos fazer: Globo terrestre, p. 37

• Vamos fazer: Elaboração de um mapa, p. 44

• Painel multicultural: O dia e a noite nas obras de arte, p. 46

• O que você aprendeu, p. 48

Imagem: Ilustração. Um menino visto parcialmente dos ombros para cima. Ele tem pele negra, cabelos pretos encaracolados, com camiseta de cor azul. Ele está com o corpo virado para à esquerda, de frente para uma janela de cor cinza, por onde vê-se o céu em azul-claro com o sol na ponta da direita, redondo e amarelo.   Ilustração. O mesmo menino descrito anteriormente, de frente para a janela onde há céu cinza, com lua na ponta da esquerda, com o formato da letra C invertida.   Fim da imagem.

UNIDADE 2. As paisagens da superfície terrestre, p. 52

• Investigar o assunto: Fotografia mental, p. 54

Capítulo 1. A paisagem, p. 56

• Vamos fazer: Planos da paisagem, p. 60

Capítulo 2. As paisagens são transformadas, p. 62

• Vamos fazer: Folhetos de divulgação do patrimônio natural e cultural, p. 70

• Para ler e escrever melhor: Casa de José de Alencar, p. 72

Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes, p. 74

• Vamos fazer: Chocalhos e sons, p. 84

• O mundo que queremos: Viva a diversidade!, p. 88

• Painel multicultural: Festas e danças tradicionais do Brasil, p. 90

• O que você aprendeu, p. 92

MP035

UNIDADE 3. A paisagem e a vida no campo, p. 96

• Investigar o assunto: Horta suspensa, p. 98

Capítulo 1. A atividade agrícola, p. 100

• Vamos fazer: Observação do solo, p. 110

• Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho?, p. 114

Capítulo 2. A criação de animais, p. 116

• O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural, p. 122

Capítulo 3. As atividades extrativistas, p. 124

Capítulo 4. Problemas ambientais no campo, p. 132

• Vamos fazer: Os animais em extinção, p. 134

• Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios, p. 138

• Painel multicultural: Frutas no Brasil, p. 140

• O que você aprendeu, p. 142

UNIDADE 4. A paisagem e a vida na cidade, p. 146

• Investigar o assunto: Registros de memória, p. 148

Capítulo 1. Conhecendo a cidade, p. 150

• Vamos fazer: O nome das ruas, p. 159

Capítulo 2. Viver na cidade, p. 160

• O mundo que queremos: Diferentes olhares, p. 166

Capítulo 3. O trabalho na cidade, p. 168

Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade, p. 176

• Vamos fazer: Será que o ar da nossa cidade é poluído?, p. 180

• Para ler e escrever melhor: Abaixe o volume!, p. 188

• Painel multicultural: Áreas verdes na cidade, p. 190

• O que você aprendeu, p. 192

Para terminar, p. 196

Sugestões de leitura, p. 200

Referências bibliográficas, p. 204

Recortes, p. 207

MP036

Para começar

Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. 1. Faça um desenho representando o planeta Terra visto do espaço.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Ver observações sobre esta atividade nas orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
  1. 2. Ligue o nome ao objeto.

    Coluna 1.

    mapa

    planisfério

    globo terrestre

    Coluna 2.

Imagem: Ilustração. Mapa-mundi visto na horizontal, os oceanos de cor azul, os continentes e polo sul em branco. No canto esquerdo, legenda de cores. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma esfera sobre um suporte preto. Na esfera, os oceanos de cor azul-claro e os continentes em verde. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com ruas cinzas, quadras com casas e árvores de folhas verdes e na ponta inferior à direita, local com água em azul-claro.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: mapa – imagem 3; planisfério – imagem 1; globo terrestre – imagem 2.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Fim do complemento.

Orientações didáticas

As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e às habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.

Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. A partir disso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.

Atividade 1. Espera-se que os estudantes desenhem a Terra de forma esférica e com os polos achatados. Eles podem colorir de azul a porção coberta por água e de marrom e verde a parte sólida. Espera-se também que escrevam no texto algumas características da Terra, como a presença dos componentes rochas, água e ar; as características das rochas; como se forma o solo; a distribuição e a importância da água para os seres vivos; e os estados físicos da água na natureza. Esta atividade favorece a mobilização das habilidades da BNCC EF03GE06 e EF03GE07.

Atividade 2. O estudante deve distinguir o mapa, o planisfério e o globo terrestre. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF03GE06.

A avaliação diagnóstica

É importante notar que a avaliação diagnóstica, segundo muitos autores, tem o objetivo de levantar, verificar e diagnosticar, de modo geral, as capacidades e os conhecimentos dos estudantes. Segundo Hoffmann, o estudante deve se sentir parte do processo de educação

[...] desde o primeiro dia de aula, a partir do diálogo, de processos interativos, de desafios cognitivos, apontando-lhes os avanços, vibrando com ele, escutando as perguntas que faz, tornando-o mais curioso sobre tudo. Para que isso aconteça o aluno precisa se sentir parte da sua aprendizagem.

FONTE: HOFFMAN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 36.

MP037

  1. 3. Observe as fotografias abaixo e indique em cada uma se a paisagem foi transformada pela ação da natureza ou pela ação das pessoas.
Imagem: Fotografia. Rochas de cor cinza, à direita, uma queda água caindo para lugar com água parada de cor escura. À esquerda, em segundo plano, local com vegetação verde. No alto, céu azul com muitas nuvens. Fim da imagem.

LEGENDA: Cachoeira no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Ação da natureza.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com rodovia com três faixas, por onde passam dois carros de cor preta e um caminhão, vistos de costas. Mais ao fundo, uma grande rocha, com túnel construído embaixo. Sobre a rocha e nos entornos à esquerda e à direita, vegetação rasteira e árvores com folhas verdes. No alto, céu azul com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rodovia no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Ação das pessoas.
  1. 4. As fotografias abaixo mostram a mesma paisagem sob diferentes pontos de vista.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de local com ruas de cor cinza, casas na parte de cima e de baixo e ao centro, vista do alto de teatro com telhado marrom e cúpula de cor amarela. À direita, local com árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista do alto do teatro descrito anteriormente. Ao centro, o teatro de telhado marrom, cúpula laranja e na parte inferior, paredes de cor branca com partes em bege. À frente, local com grama verde. À esquerda e à direita, prédios, casas e estabelecimentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vistas do Teatro Amazonas, um patrimônio histórico localizado no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. a) Que fotografia mostra a paisagem vista de cima e de lado?

_____

PROFESSOR Resposta: A fotografia 2.
  1. b) Que fotografia mostra a paisagem vista de cima?

    _____

PROFESSOR Resposta: A fotografia 1.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Na fotografia da esquerda é possível perceber que a paisagem é transformada principalmente pela ação da água do rio sobre as rochas; na fotografia da direita a paisagem foi transformada pela ação humana para a construção da rodovia e do túnel. A atividade possibilita uma reflexão inicial sobre o conceito de paisagem que será trabalhado ao longo do ano e os agentes responsáveis por sua transformação. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF03GE04.

Atividade 4. Espera-se que o estudante reconheça a diferença entre os pontos de vista mostrados nas fotografias. A fotografia da direita está em visão oblíqua, ou seja, mostra a paisagem vista de cima e de lado; a fotografia da esquerda está em visão vertical, ou seja, vista de cima. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF03GE06.

MP038

  1. 5. Complete as sentenças com as palavras destacadas nos quadrinhos abaixo.

espaço doméstico

espaços públicos

áreas de conservação ambiental

  1. a) Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da prefeitura, entre outros, constituem os _____em um município.
PROFESSOR Resposta: espaços públicos.
  1. b) O _____ corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem.
PROFESSOR Resposta: espaço doméstico.
  1. c) Alguns parques e áreas verdes são considerados _____ .
PROFESSOR Resposta: áreas de conservação ambiental.
  1. 6. Quais são as atividades mais comuns no campo e na cidade? Marque com um A se for uma atividade do campo e com um B se for uma atividade da cidade.

    ( ) Indústria.

PROFESSOR Resposta: B

( ) Agricultura.

PROFESSOR Resposta: A

( ) Criação de animais.

PROFESSOR Resposta: A

( ) Administração dos espaços públicos.

PROFESSOR Resposta: B
  1. 7. Circule de verde os alimentos que podem ser consumidos sem passar por uma transformação na indústria e de azul os alimentos industrializados.
Imagem: Fotografia. Uma maçã de cor vermelha, com uma folha verde à direita e caule pequeno. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cenouras de cor laranja e com verdes na parte superior. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dezenas de bolachas de sal uma sobre a outra. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um pote de iogurte em branco com iogurte de cor rosa dentro, e papel alumínio para frente.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: verde: maçã, cenoura; azul: bolacha salgada; iogurte.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. É interessante verificar se o estudante está familiarizado com as distinções entre espaço público e espaço privado, e se consegue compreender o significado de área de preservação ambiental. Comente que esses espaços e as diferenças entre eles serão estudados ao longo deste volume, mas que é possível reconhecer as características de cada um por meio da observação dos locais por onde passam no dia a dia. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC EF03HI10.

Atividade 6. O estudante deve associar as atividades às respectivas áreas, o que exige um reconhecimento das características e especificidades de cada uma. Esta atividade favorece a mobilização de aspectos da habilidade da BNCC EF03HI11.

Atividade 7. A atividade contribui para diagnosticar o entendimento dos estudantes em relação aos processos de produção dos alimentos consumidos no seu dia a dia, reconhecendo alimentos in natura e alimentos industrializados. Se julgar pertinente, solicite a eles que indiquem também a matéria-prima usada para produzir os alimentos industrializados. Esta atividade possibilita a mobilização de aspectos da habilidade da BNCC EF03GE05.

MP039

  1. 8. Observe as fotografias, leia as legendas a seguir. Depois faça o que se pede.
PROFESSOR Atenção professor: A identificação de cidade/campo, nos casos representados nas fotografias, é subjetiva. Oriente os estudantes a esse respeito. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com plantações à esquerda e à direita, em solo de cor marrom-escuro. Ao centro, uma pessoa vista de costas, de pele clara, chapéu bege sobre cabeça, com blusa de cor bege, calça jeans em azul, carregando cesto na mão direita. Em segundo plano, árvore de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 1
Imagem: Fotografia. À esquerda, calça cinza, caminhão de cor branca, parte inferior em aberto e perto, um guindaste de cor cinza de trator visto parcialmente. Na ponta da rua, um homem em pé com uniforme de cor azul-escuro de mangas compridas e calça. À direita, rua com buraco e solo de cor marrom, com vista parcial de outra pessoa com roupa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Campinas, estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 2
Imagem: Fotografia. Dentro de local com plantação com folhas de cor verde até a cintura. Ao centro, um senhor de pele clara, cabelos e barba grisalhos, com camiseta de cor branca, com notebook preto sobre a mão direita dele e mão esquerda sobre notebook. Sobre a cabeça, um boné de cor cinza. Mais ao fundo, base de ferro na horizontal e hastes na vertical perto das folhas verdes. Na ponta da esquerda, estrutura de ferro na vertical. No alto, céu azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Buritama, estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 1
Imagem: Fotografia. À esquerda, máquina de tecelagem com hastes de cor marrom e à frente, tecido colorido em amarelo, partes em vermelho e roxo. Perto do tecido, uma mulher em pé vista de costas, com pele morena, com cabelos castanhos amarrados para trás, máscara no rosto de cor preta, com camiseta de cor vermelha-escura, com calça de cor cinza-escuro, com a mão esquerda sobre tecido. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 2
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8. É esperado que o estudante assinale com o número 1 a fotografia de uma trabalhadora rural no município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, e de um trabalhador rural no município de Buritama, estado de São Paulo. As demais fotografias devem ser assinaladas com o número 2: município de Campinas, estado de São Paulo, e município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC EF03HI07, EF03HI08 e EF03HI11.

MP040

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

( EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

( EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

_____

2

( EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

_____

3

( EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

_____

4

( EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

_____

5

(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

_____

6

( EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

_____

7

( EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

_____

8

( EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

( EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

( EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

_____

MP041

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa que iniciam no Ensino Fundamental.

Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes tomem consciência de suas descobertas anteriores, seu desenvolvimento pedagógico ao longo dos anos, suas facilidades e suas dificuldades.

As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia.

O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

A seguir, estão elencadas algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:

  1. Quais são as minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
  1. Como imagino que será a passagem para o 3º ano?
  1. Quais facilidades imagino ter ao longo deste ano?
  1. Em qual aspecto imagino que terei mais dificuldade?
  1. Que estudante do 3º ano imagino que serei?
  1. Quais serão minhas principais responsabilidades como estudante ao longo deste ano?
  1. Como gostaria que fosse minha relação com os professores ao longo deste ano?
  1. Como gostaria que fosse minha relação com os colegas da turma ao longo deste ano?
  1. Há algum aspecto que gostaria de mudar na minha postura de estudante?
  1. O meu cotidiano vai mudar em relação ao ano anterior?
  1. Como espero que seja o dia a dia no 3º ano?
  1. Quais foram os temas que mais gostei de estudar no 2º ano?
  1. O que gostaria de estudar no 3º ano?