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O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais você pode transformá-lo!

Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?

Imagem: Ilustração. Em tons claros de fundo, uma esfera terrestre grande, com oceanos e mares em azul-escuro, continentes da América do Norte, Central e Sul em tons de marrom-claro e verde.  Fim da imagem.

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Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulos e atividades

Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades! Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos fazer

Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos fazer. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

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Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Painel multicultural

Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Painel multicultural. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

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SUMÁRIO

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. Os seres humanos e a natureza, p. 12

• Investigar o assunto: As intervenções humanas na natureza, p. 14

Capítulo 1. A natureza no Brasil, p. 16

• O mundo que queremos: Água e saúde, p. 28

Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas, p. 30

• Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais, p. 36

• Painel multicultural: Museus pelo mundo, p. 52

• O que você aprendeu, p. 54

UNIDADE 2. O comércio e as rotas, p. 58

• Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome?, p. 60

Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações, p. 62

• O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários, p. 78

Capítulo 2. O comércio europeu, p. 80

• Para ler e escrever melhor: As especiarias e seus usos, p. 82

• Vamos fazer: Um gnômon, p. 88

• Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo, p. 94

• O que você aprendeu, p. 96

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, local com grama de cor verde-claro. À esquerda, uma árvore de tronco marrom com folhas de cor amarela e ramificações finas. Mais à direita, uma dançarina fazendo passo, no alto. Ela tem pele clara, cabelos castanhos longos, blusa regata em azul, amarelo e vermelho e na parte inferior, saia curta nas mesmas cores e sapatos em azul. Ela está com os braços e pernas para trás, segurando na mão esquerda, um pequeno guarda-chuva colorido.  Na ponta da direita, uma mesa quadrada azul com quatro crianças sentadas de frente e uma mulher ao lado. Crianças vestidas com uniforme de camiseta em azul-claro. Da esquerda para à direita: menina de cabelos longos loiros, com faixa de cor rosa, com lápis rosa escrevendo sobre caderno, cadeirante de cor verde. Uma menina de pele negra, cabelos castanhos em chuquinha, escrevendo sobre caderno. Um menino de pele clara, cabelos castanhos com par de óculos de grau em vermelho. Um menino visto de costas, de pele morena, cabelos em castanho-escuro, com a mão esquerda sobre livro aberto. Ao centro da mesa, outros materiais escolares. A mulher à direita, de pele clara, cabelos curtos ruivos, olhos azuis, com blusa de mangas compridas em verde e jaleco regata em azul-claro, segurando uma folha de cor branca. No alto, céu azul-claro.  Fim da imagem.

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UNIDADE 3. O território brasileiro, p. 100

• Investigar o assunto: O município em foco, p. 102

Capítulo 1. A formação do território brasileiro, p. 104

• Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas, p. 116

Capítulo 2. A organização do território brasileiro, p. 128

• Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 132

• Vamos fazer: Eleição na sala de aula, p. 138

• Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil, p. 142

• O que você aprendeu, p. 144

UNIDADE 4. A cultura e a identidade brasileiras, p. 148

• Investigar o assunto: Histórias de imigrantes, p. 150

Capítulo 1. A formação da população brasileira, p. 152

• Para ler e escrever melhor: As colônias de imigrantes, p. 158

Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira, p. 166

• Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 180

• Painel multicultural: Cidades de imigrantes, p. 184

• O que você aprendeu, p. 186

Para terminar, p. 190

Sugestões de leitura, p. 194

Referências bibliográficas, p. 198

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Para começar

Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.
Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: grandes regiões (IBGE). Rosa dos ventos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 330 Km Legenda: Verde-escuro: Região Norte Verde-claro: Região Nordeste Rosa: Região Centro-Oeste Amarelo: Região Sudeste Lilás: Região Sul Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Para, Amapá, Tocantins.  Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.  Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás – Distrito Federal. Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerias, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Região Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. O Brasil sempre foi dividido dessa maneira? Por quê?
  1. Em qual unidade federativa você vive?
  1. Em qual região ela está localizada?
  1. Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.
  1. Você conhece outra unidade federativa? Caso sim, qual?

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Avaliação diagnóstica

  1. Analise os mapas abaixo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. 1. Região Norte: vegetação original. Legenda: Verde: Floresta Amazônica Laranja claro: Cerrado Amarelo: Campos Bege: Campinas do rio Negro Rosa: Vegetação Litorânea Marrom: Contato entre tipos de vegetação Vermelho: área devastada pela ação humana Rosa dos ventos com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE Escala: 0 – 390 Km Floresta Amazônica: nos estados de AC, grande parte da AM, Noroeste de RR, grande parte do PA e AP e RO; Cerrado: Maior parte do TO, Sul e pequena parte do PA, sul de RO e nordeste de RR. Campos: Nordeste de RR. Campinas do rio Negro: o norte do AM. Vegetação Litorânea: região leste e nordeste do AP e PA.  Contato entre tipos de vegetação: No norte de AM, sul de RO e leste de RR, sul de PA.  Ilustração. Mapa. 2. Região Norte: vegetação atual. Floresta Amazônica: nos estados de AC, grande parte da AM, Noroeste de RR, grande parte do PA e AP e pouca parte em RO; Cerrado: Maior parte do TO, Sul e pequena parte do PA, pequena parte de sul de RO e nordeste de RR. Campos: Nordeste de RR. Campinas do rio Negro: o norte do AM. Vegetação Litorânea: região leste e nordeste do AP e PA.  Contato entre tipos de vegetação: No norte de AM, sul de RO e leste de RR, sul de PA.  área devastada pela ação humana: grande parte de RO, leste e pequenos pontos no norte de AC, no centro de AM em partes pequenas; grande parte de PA finas, na horizontal e parte grande fina na vertical de ponta a ponta de TO e partes pequenas no sul em RR e AP.  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019.

  1. O que cada mapa representa?
  1. Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
  1. Na sua opinião, por que isso ocorreu?
  1. Copie o parágrafo abaixo no caderno e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros a seguir.

permaneceram - mudaram - passado - antes

Quando estudamos o _____, conseguimos compreender como viviam as pessoas que existiram _____ de nós. Também podemos compreender que alguns costumes e práticas _____ e outros _____ com o passar do tempo.

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  1. Observe a obra de arte a seguir e leia a legenda da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com paredes com vidros e ferros, por onde entra luz solar. Ao centro, esculturas na vertical de troncos esculpidos em tons de marrom e preto e com formas diversas de alguns animais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Exposição do artista Frans Krajcberg em Curitiba, no estado do Paraná, em 2010. O artista usa elementos da natureza em suas obras, como essas, feitas com troncos calcinados (queimados) trazidos de desmatamentos e queimadas que aconteceram nos estados do Amazonas e de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.

Ao responder, explique de que forma essas obras de arte conseguem impactar as pessoas que as observam.

  1. O escritor português Fernando Pessoa compôs o poema “Mar português”, cujo tema são as navegações portuguesas dos anos 1400 e 1500. Leia o poema a seguir e, depois, responda às questões.

    Mar português

    Ó mar salgado, quanto do teu sal

    São lágrimas de Portugal!

    Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

    Quantos filhos em vão rezaram!

    Quantas noivas ficaram por casar

    Para que fosses nosso, ó mar!

    Valeu a pena? Tudo vale a pena

    Se a alma não é pequena.

    Quem quer passar além do Bojador

    Tem que passar além da dor.

    Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

    Mas nele é que espelhou o céu.

    FONTE: Fernando Pessoa. Mensagem, 1934. Disponível em: http://fdnc.io/fpE. Acesso em: 25 jun. 2022.

    1. A que oceano o poema se refere?
  1. Que motivos os portugueses tinham para cruzá-lo?
  1. De acordo com o poema, a conquista desse mar causou sofrimento? Registre no caderno os trechos do poema que indicam isso.

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  1. A maneira como as pessoas se deslocam e a forma como realizam trocas comerciais passaram por muitas mudanças ao longo do tempo.
Imagem: Ilustração 1. Um avião de cor cinza com linhas finas na horizontal em vermelho e azul, indo para à esquerda. De fundo, céu em azul-claro e nuvens em branco.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Uma rua de cor cinza, com linha pontilhada em branco, passando um caminhão de cor cinza para à esquerda e o fundo, contêiner de cor azul.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Um barco grande em alto mar, de cor preta, com contêineres coloridos e empilhados um sobre o outro. À direita, parte de navio de cor branca. A água do mar é em azul e céu em azul-claro.  Fim da imagem.
  1. Observe as ilustrações acima e explique, no caderno, que tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) está sendo representado em cada uma delas.
  1. Qual é o tipo de transporte de mercadorias mais comum no local em que você vive? Por que ele é importante?
  1. Leia o texto abaixo.

Lauro José Teixeira nasceu em Livramento, Bahia, em 1925, e chegou a São Paulo em 1958. Passou pela Hospedaria de Imigrantes, sendo encaminhado para trabalhar em uma usina no interior do Estado.

[Sobre sua viagem do estado da Bahia até a cidade de São Paulo, em 1958, Lauro José diz o seguinte:] Eu vim de trem. Saí de Livramento, Bahia, dia 1 de agosto [...].

FONTE: Brasileiros na Hospedaria: relatos orais. A voz dos que migraram. Disponível em: http://fdnc.io/fnq. Acesso em: 24 abr. 2021.

  1. Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou, ou seja, deslocou-se do lugar onde nasceu e passou a viver em outro lugar. Responda no caderno:
    • Segundo o depoimento, em que ano Lauro José migrou?
  1. Você conhece, em seu grupo familiar, alguma pessoa que tenha migrado, ou seja, que tenha se deslocado para passar a viver em outro lugar? Caso sim, registre o nome dela no caderno e explique qual foi o caminho da migração dessa pessoa (de onde ela saiu e para onde ela foi).