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O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais você pode transformá-lo!
Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?
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Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades! Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
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Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
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SUMÁRIO
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Os seres humanos e a natureza, p. 12
• Investigar o assunto: As intervenções humanas na natureza, p. 14
Capítulo 1. A natureza no Brasil, p. 16
• O mundo que queremos: Água e saúde, p. 28
Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas, p. 30
• Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais, p. 36
• Painel multicultural: Museus pelo mundo, p. 52
• O que você aprendeu, p. 54
UNIDADE 2. O comércio e as rotas, p. 58
• Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome?, p. 60
Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações, p. 62
• O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários, p. 78
Capítulo 2. O comércio europeu, p. 80
• Para ler e escrever melhor: As especiarias e seus usos, p. 82
• Vamos fazer: Um gnômon, p. 88
• Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo, p. 94
• O que você aprendeu, p. 96
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UNIDADE 3. O território brasileiro, p. 100
• Investigar o assunto: O município em foco, p. 102
Capítulo 1. A formação do território brasileiro, p. 104
• Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas, p. 116
Capítulo 2. A organização do território brasileiro, p. 128
• Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 132
• Vamos fazer: Eleição na sala de aula, p. 138
• Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil, p. 142
• O que você aprendeu, p. 144
UNIDADE 4. A cultura e a identidade brasileiras, p. 148
• Investigar o assunto: Histórias de imigrantes, p. 150
Capítulo 1. A formação da população brasileira, p. 152
• Para ler e escrever melhor: As colônias de imigrantes, p. 158
Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira, p. 166
• Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 180
• Painel multicultural: Cidades de imigrantes, p. 184
• O que você aprendeu, p. 186
Para terminar, p. 190
Sugestões de leitura, p. 194
Referências bibliográficas, p. 198
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Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O Brasil sempre foi dividido dessa maneira? Por quê?
- Em qual unidade federativa você vive?
- Em qual região ela está localizada?
- Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.
- Você conhece outra unidade federativa? Caso sim, qual?
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Avaliação diagnóstica
- Analise os mapas abaixo e responda às questões.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019.
- O que cada mapa representa?
- Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
- Na sua opinião, por que isso ocorreu?
- Copie o parágrafo abaixo no caderno e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros a seguir.
permaneceram - mudaram - passado - antes
Quando estudamos o _____, conseguimos compreender como viviam as pessoas que existiram _____ de nós. Também podemos compreender que alguns costumes e práticas _____ e outros _____ com o passar do tempo.
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- Observe a obra de arte a seguir e leia a legenda da imagem.
LEGENDA: Exposição do artista Frans Krajcberg em Curitiba, no estado do Paraná, em 2010. O artista usa elementos da natureza em suas obras, como essas, feitas com troncos calcinados (queimados) trazidos de desmatamentos e queimadas que aconteceram nos estados do Amazonas e de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.
- O artista Frans Krajcberg aborda qual problema ambiental em suas obras?
Ao responder, explique de que forma essas obras de arte conseguem impactar as pessoas que as observam.
- O escritor português Fernando Pessoa compôs o poema “Mar português”, cujo tema são as navegações portuguesas dos anos 1400 e 1500. Leia o poema a seguir e, depois, responda às questões.
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
FONTE: Fernando Pessoa. Mensagem, 1934. Disponível em: http://fdnc.io/fpE. Acesso em: 25 jun. 2022.
- A que oceano o poema se refere?
- Que motivos os portugueses tinham para cruzá-lo?
- De acordo com o poema, a conquista desse mar causou sofrimento? Registre no caderno os trechos do poema que indicam isso.
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- A maneira como as pessoas se deslocam e a forma como realizam trocas comerciais passaram por muitas mudanças ao longo do tempo.
- Observe as ilustrações acima e explique, no caderno, que tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) está sendo representado em cada uma delas.
- Qual é o tipo de transporte de mercadorias mais comum no local em que você vive? Por que ele é importante?
- Leia o texto abaixo.
Lauro José Teixeira nasceu em Livramento, Bahia, em 1925, e chegou a São Paulo em 1958. Passou pela Hospedaria de Imigrantes, sendo encaminhado para trabalhar em uma usina no interior do Estado.
[Sobre sua viagem do estado da Bahia até a cidade de São Paulo, em 1958, Lauro José diz o seguinte:] Eu vim de trem. Saí de Livramento, Bahia, dia 1 de agosto [...].
FONTE: Brasileiros na Hospedaria: relatos orais. A voz dos que migraram. Disponível em: http://fdnc.io/fnq. Acesso em: 24 abr. 2021.
- Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou, ou seja, deslocou-se do lugar onde nasceu e passou a viver em outro lugar. Responda no caderno:
- Segundo o depoimento, em que ano Lauro José migrou?
- Ele saiu de qual cidade?
- E chegou a qual cidade?
- Você conhece, em seu grupo familiar, alguma pessoa que tenha migrado, ou seja, que tenha se deslocado para passar a viver em outro lugar? Caso sim, registre o nome dela no caderno e explique qual foi o caminho da migração dessa pessoa (de onde ela saiu e para onde ela foi).