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O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais você pode transformá-lo!
Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?
![Imagem: Ilustração. Em tons claros de fundo, uma esfera terrestre grande, com oceanos e mares em azul-escuro, continentes da América do Norte, Central e Sul em tons de marrom-claro e verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3342.png)
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Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3350.png)
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3359.png)
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3366.png)
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades! Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3374.png)
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos fazer. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3382.png)
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3389.png)
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Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3399.png)
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Painel multicultural. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3406.png)
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3413.png)
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_74650.png)
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
![Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3436.png)
Atividade oral
![Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3443.png)
Atividade em dupla
![Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3451.png)
Atividade em grupo
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3460.png)
Desenho ou pintura
![Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3471.png)
Atividade para casa
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SUMÁRIO
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Os seres humanos e a natureza, p. 12
• Investigar o assunto: As intervenções humanas na natureza, p. 14
Capítulo 1. A natureza no Brasil, p. 16
• O mundo que queremos: Água e saúde, p. 28
Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas, p. 30
• Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais, p. 36
• Painel multicultural: Museus pelo mundo, p. 52
• O que você aprendeu, p. 54
UNIDADE 2. O comércio e as rotas, p. 58
• Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome?, p. 60
Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações, p. 62
• O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários, p. 78
Capítulo 2. O comércio europeu, p. 80
• Para ler e escrever melhor: As especiarias e seus usos, p. 82
• Vamos fazer: Um gnômon, p. 88
• Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo, p. 94
• O que você aprendeu, p. 96
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UNIDADE 3. O território brasileiro, p. 100
• Investigar o assunto: O município em foco, p. 102
Capítulo 1. A formação do território brasileiro, p. 104
• Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas, p. 116
Capítulo 2. A organização do território brasileiro, p. 128
• Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 132
• Vamos fazer: Eleição na sala de aula, p. 138
• Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil, p. 142
• O que você aprendeu, p. 144
UNIDADE 4. A cultura e a identidade brasileiras, p. 148
• Investigar o assunto: Histórias de imigrantes, p. 150
Capítulo 1. A formação da população brasileira, p. 152
• Para ler e escrever melhor: As colônias de imigrantes, p. 158
Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira, p. 166
• Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 180
• Painel multicultural: Cidades de imigrantes, p. 184
• O que você aprendeu, p. 186
Para terminar, p. 190
Sugestões de leitura, p. 194
Referências bibliográficas, p. 198
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Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.
![Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: grandes regiões (IBGE). Rosa dos ventos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 330 Km Legenda: Verde-escuro: Região Norte Verde-claro: Região Nordeste Rosa: Região Centro-Oeste Amarelo: Região Sudeste Lilás: Região Sul Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Para, Amapá, Tocantins. Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia. Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás – Distrito Federal. Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerias, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Região Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3493.png)
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O Brasil sempre foi dividido dessa maneira? Por quê?
- Em qual unidade federativa você vive?
- Em qual região ela está localizada?
- Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.
- Você conhece outra unidade federativa? Caso sim, qual?
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Avaliação diagnóstica
- Analise os mapas abaixo e responda às questões.
![Imagem: Ilustração. Mapa. 1. Região Norte: vegetação original. Legenda: Verde: Floresta Amazônica Laranja claro: Cerrado Amarelo: Campos Bege: Campinas do rio Negro Rosa: Vegetação Litorânea Marrom: Contato entre tipos de vegetação Vermelho: área devastada pela ação humana Rosa dos ventos com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE Escala: 0 – 390 Km Floresta Amazônica: nos estados de AC, grande parte da AM, Noroeste de RR, grande parte do PA e AP e RO; Cerrado: Maior parte do TO, Sul e pequena parte do PA, sul de RO e nordeste de RR. Campos: Nordeste de RR. Campinas do rio Negro: o norte do AM. Vegetação Litorânea: região leste e nordeste do AP e PA. Contato entre tipos de vegetação: No norte de AM, sul de RO e leste de RR, sul de PA. Ilustração. Mapa. 2. Região Norte: vegetação atual. Floresta Amazônica: nos estados de AC, grande parte da AM, Noroeste de RR, grande parte do PA e AP e pouca parte em RO; Cerrado: Maior parte do TO, Sul e pequena parte do PA, pequena parte de sul de RO e nordeste de RR. Campos: Nordeste de RR. Campinas do rio Negro: o norte do AM. Vegetação Litorânea: região leste e nordeste do AP e PA. Contato entre tipos de vegetação: No norte de AM, sul de RO e leste de RR, sul de PA. área devastada pela ação humana: grande parte de RO, leste e pequenos pontos no norte de AC, no centro de AM em partes pequenas; grande parte de PA finas, na horizontal e parte grande fina na vertical de ponta a ponta de TO e partes pequenas no sul em RR e AP. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3501.png)
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019.
- O que cada mapa representa?
- Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
- Na sua opinião, por que isso ocorreu?
- Copie o parágrafo abaixo no caderno e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros a seguir.
permaneceram - mudaram - passado - antes
Quando estudamos o _____, conseguimos compreender como viviam as pessoas que existiram _____ de nós. Também podemos compreender que alguns costumes e práticas _____ e outros _____ com o passar do tempo.
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- Observe a obra de arte a seguir e leia a legenda da imagem.
![Imagem: Fotografia. Vista geral de local com paredes com vidros e ferros, por onde entra luz solar. Ao centro, esculturas na vertical de troncos esculpidos em tons de marrom e preto e com formas diversas de alguns animais. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3508.png)
LEGENDA: Exposição do artista Frans Krajcberg em Curitiba, no estado do Paraná, em 2010. O artista usa elementos da natureza em suas obras, como essas, feitas com troncos calcinados (queimados) trazidos de desmatamentos e queimadas que aconteceram nos estados do Amazonas e de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.
- O artista Frans Krajcberg aborda qual problema ambiental em suas obras?
Ao responder, explique de que forma essas obras de arte conseguem impactar as pessoas que as observam.
- O escritor português Fernando Pessoa compôs o poema “Mar português”, cujo tema são as navegações portuguesas dos anos 1400 e 1500. Leia o poema a seguir e, depois, responda às questões.
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
FONTE: Fernando Pessoa. Mensagem, 1934. Disponível em: http://fdnc.io/fpE. Acesso em: 25 jun. 2022.
- A que oceano o poema se refere?
- Que motivos os portugueses tinham para cruzá-lo?
- De acordo com o poema, a conquista desse mar causou sofrimento? Registre no caderno os trechos do poema que indicam isso.
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- A maneira como as pessoas se deslocam e a forma como realizam trocas comerciais passaram por muitas mudanças ao longo do tempo.
![Imagem: Ilustração 1. Um avião de cor cinza com linhas finas na horizontal em vermelho e azul, indo para à esquerda. De fundo, céu em azul-claro e nuvens em branco. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3516.png)
![Imagem: Ilustração 2. Uma rua de cor cinza, com linha pontilhada em branco, passando um caminhão de cor cinza para à esquerda e o fundo, contêiner de cor azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3523.png)
![Imagem: Ilustração 3. Um barco grande em alto mar, de cor preta, com contêineres coloridos e empilhados um sobre o outro. À direita, parte de navio de cor branca. A água do mar é em azul e céu em azul-claro. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3531.png)
- Observe as ilustrações acima e explique, no caderno, que tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) está sendo representado em cada uma delas.
- Qual é o tipo de transporte de mercadorias mais comum no local em que você vive? Por que ele é importante?
- Leia o texto abaixo.
Lauro José Teixeira nasceu em Livramento, Bahia, em 1925, e chegou a São Paulo em 1958. Passou pela Hospedaria de Imigrantes, sendo encaminhado para trabalhar em uma usina no interior do Estado.
[Sobre sua viagem do estado da Bahia até a cidade de São Paulo, em 1958, Lauro José diz o seguinte:] Eu vim de trem. Saí de Livramento, Bahia, dia 1 de agosto [...].
FONTE: Brasileiros na Hospedaria: relatos orais. A voz dos que migraram. Disponível em: http://fdnc.io/fnq. Acesso em: 24 abr. 2021.
- Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou, ou seja, deslocou-se do lugar onde nasceu e passou a viver em outro lugar. Responda no caderno:
- Segundo o depoimento, em que ano Lauro José migrou?
- Ele saiu de qual cidade?
- E chegou a qual cidade?
- Você conhece, em seu grupo familiar, alguma pessoa que tenha migrado, ou seja, que tenha se deslocado para passar a viver em outro lugar? Caso sim, registre o nome dela no caderno e explique qual foi o caminho da migração dessa pessoa (de onde ela saiu e para onde ela foi).