MP031
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais você pode transformá-lo!
Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?
MP032
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades! Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
MP033
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
MP034
SUMÁRIO
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Os seres humanos e a natureza, p. 12
• Investigar o assunto: As intervenções humanas na natureza, p. 14
Capítulo 1. A natureza no Brasil, p. 16
• O mundo que queremos: Água e saúde, p. 28
Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas, p. 30
• Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais, p. 36
• Painel multicultural: Museus pelo mundo, p. 52
• O que você aprendeu, p. 54
UNIDADE 2. O comércio e as rotas, p. 58
• Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome?, p. 60
Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações, p. 62
• O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários, p. 78
Capítulo 2. O comércio europeu, p. 80
• Para ler e escrever melhor: As especiarias e seus usos, p. 82
• Vamos fazer: Um gnômon, p. 88
• Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo, p. 94
• O que você aprendeu, p. 96
MP035
UNIDADE 3. O território brasileiro, p. 100
• Investigar o assunto: O município em foco, p. 102
Capítulo 1. A formação do território brasileiro, p. 104
• Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas, p. 116
Capítulo 2. A organização do território brasileiro, p. 128
• Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 132
• Vamos fazer: Eleição na sala de aula, p. 138
• Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil, p. 142
• O que você aprendeu, p. 144
UNIDADE 4. A cultura e a identidade brasileiras, p. 148
• Investigar o assunto: Histórias de imigrantes, p. 150
Capítulo 1. A formação da população brasileira, p. 152
• Para ler e escrever melhor: As colônias de imigrantes, p. 158
Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira, p. 166
• Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 180
• Painel multicultural: Cidades de imigrantes, p. 184
• O que você aprendeu, p. 186
Para terminar, p. 190
Sugestões de leitura, p. 194
Referências bibliográficas, p. 198
MP036
Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O Brasil sempre foi dividido dessa maneira? Por quê?
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Em qual unidade federativa você vive?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Em qual região ela está localizada?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Você conhece outra unidade federativa? Caso sim, qual?
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.
Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. A partir disso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.
Atividade 1. Espera-se que o estudante reconheça a divisão do território brasileiro em unidade federativas e analise o mapa para identificar a região onde vive e o entorno. Verifique a pertinência da resposta dos estudantes. Se apresentarem dificuldade em responder, ajude-os a identificar a unidade federativa correspondente no mapa e explique que o lugar onde eles vivem faz parte de um município e que, por sua vez, faz parte de uma unidade federativa (estado ou Distrito Federal). Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF04GE05 e EF04GE10.
MP037
Avaliação diagnóstica
- Analise os mapas abaixo e responda às questões.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019.
- O que cada mapa representa?
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Na sua opinião, por que isso ocorreu?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Copie o parágrafo abaixo no caderno e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros a seguir.
permaneceram - mudaram - passado - antes
Quando estudamos o _____, conseguimos compreender como viviam as pessoas que existiram _____ de nós. Também podemos compreender que alguns costumes e práticas _____ e outros _____ com o passar do tempo.
PROFESSOR
Resposta: passado; antes; perceberam; mudaram.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. O estudante deve comparar os mapas e avaliar as mudanças nas formações vegetais da Região Norte do Brasil. Verifique se os estudantes percebem que apenas o mapa da vegetação atual apresenta a informação representada em vermelho na legenda: “Área devastada pela ação humana”. Desse modo, comparando os mapas, eles poderão verificar que a área ocupada por determinadas formações vegetais sofreu redução pelo avanço do desmatamento. Espera-se que os estudantes reconheçam que o mapa da vegetação atual apresenta informações relativas à perda de cobertura vegetal original provocada pela ação humana. Na comparação entre os dois mapas, enfatize que é possível identificar a ocorrência de desmatamento principalmente na Floresta Amazônica e no Cerrado. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF04GE10 e EF04GE11.
Atividade 3. O estudante deve completar o texto com as palavras elencadas, identificando o significado de cada palavra e o contexto em que ela foi empregada. Espera-se que os estudantes interpretem o texto de maneira adequada reconhecendo os termos que representam marcadores temporais.
Essa é uma ótima oportunidade de verificar com os estudantes a consolidação dos processos que envolvem a literacia e a alfabetização. Sugerimos que esses conhecimentos sejam trabalhados com a turma e individualmente, para que cada estudante se sinta apoiado em suas dificuldades e perceba que outros colegas possuem dificuldades semelhantes. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF04HI01 e EF04HI02.
MP038
- Observe a obra de arte a seguir e leia a legenda da imagem.
LEGENDA: Exposição do artista Frans Krajcberg em Curitiba, no estado do Paraná, em 2010. O artista usa elementos da natureza em suas obras, como essas, feitas com troncos calcinados (queimados) trazidos de desmatamentos e queimadas que aconteceram nos estados do Amazonas e de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.
- O artista Frans Krajcberg aborda qual problema ambiental em suas obras?
Ao responder, explique de que forma essas obras de arte conseguem impactar as pessoas que as observam.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- O escritor português Fernando Pessoa compôs o poema “Mar português”, cujo tema são as navegações portuguesas dos anos 1400 e 1500. Leia o poema a seguir e, depois, responda às questões.
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
FONTE: Fernando Pessoa. Mensagem, 1934. Disponível em: http://fdnc.io/fpE. Acesso em: 25 jun. 2022.
- A que oceano o poema se refere?
PROFESSOR
Resposta: Ao oceano Atlântico.- Que motivos os portugueses tinham para cruzá-lo?
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- De acordo com o poema, a conquista desse mar causou sofrimento? Registre no caderno os trechos do poema que indicam isso.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4. O estudante deve perceber que o artista Frans Krajcberg aborda, em suas obras, questões relativas ao desmatamento, à destruição de florestas e à necessidade de preservação ambiental. Isso pode ser visto tanto na imagem como na leitura de sua legenda. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF04HI05 e EF04GE11.
Atividade 5. O poema de Fernando Pessoa trata das navegações, que permitiram a ampliação das áreas conhecidas do mundo, como o continente americano, que era desconhecido até então para os europeus. a) Oceano Atlântico. b) Espera-se que os estudantes respondam que os portugueses buscavam rotas alternativas para chegar às Índias e explorar o comércio de especiarias que não passassem pelo Mar Mediterrâneo, cujas rotas comerciais eram dominadas pelos italianos e árabes. c) Espera-se que os estudantes sublinhem os versos: “Ó mar salgado, quanto do teu sal/ São lágrimas de Portugal!/ Por te cruzarmos, quantas mães choraram/ Quantos filhos em vão rezaram!/ Quantas noivas ficaram por casar”. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF04HI06 e EF04HI07.
MP039
- A maneira como as pessoas se deslocam e a forma como realizam trocas comerciais passaram por muitas mudanças ao longo do tempo.
- Observe as ilustrações acima e explique, no caderno, que tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) está sendo representado em cada uma delas.
PROFESSOR
Resposta: Ilustração 1: aéreo; ilustração 2: terrestre; ilustração 3, marítimo.- Qual é o tipo de transporte de mercadorias mais comum no local em que você vive? Por que ele é importante?
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Leia o texto abaixo.
Lauro José Teixeira nasceu em Livramento, Bahia, em 1925, e chegou a São Paulo em 1958. Passou pela Hospedaria de Imigrantes, sendo encaminhado para trabalhar em uma usina no interior do Estado.
[Sobre sua viagem do estado da Bahia até a cidade de São Paulo, em 1958, Lauro José diz o seguinte:] Eu vim de trem. Saí de Livramento, Bahia, dia 1 de agosto [...].
FONTE: Brasileiros na Hospedaria: relatos orais. A voz dos que migraram. Disponível em: http://fdnc.io/fnq. Acesso em: 24 abr. 2021.
- Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou, ou seja, deslocou-se do lugar onde nasceu e passou a viver em outro lugar. Responda no caderno:
- Segundo o depoimento, em que ano Lauro José migrou?
PROFESSOR
Resposta: 1958- Ele saiu de qual cidade?
PROFESSOR
Resposta: Livramento, na Bahia.- E chegou a qual cidade?
PROFESSOR
Resposta: São Paulo.- Você conhece, em seu grupo familiar, alguma pessoa que tenha migrado, ou seja, que tenha se deslocado para passar a viver em outro lugar? Caso sim, registre o nome dela no caderno e explique qual foi o caminho da migração dessa pessoa (de onde ela saiu e para onde ela foi).
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6. a) É esperado que o estudante responda que o tipo de transporte representado na ilustração 1 é o transporte aéreo. Já na ilustração 2, temos o transporte terrestre, e, na ilustração 3, o transporte marítimo. b) É esperado que o estudante consiga identificar alguns aspectos dos tipos de transporte de mercadorias mais comuns no município, no estado ou na região em que ele vive. Possivelmente, muitas crianças se lembrarão do transporte terrestre, especialmente em razão do grande fluxo de caminhões pela maior parte das estradas do Brasil. Caso algum estudante não consiga se lembrar de meios de transporte de mercadorias, converse com ele a respeito do tema, procurando aspectos do cotidiano que possam representar um tipo de transporte significativo em seu local de vivência. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF04HI06 e EF04HI07.
Atividade 7. a) José migrou em 1958. Ele saiu do município de Livramento, no estado da Bahia, e migrou para o município de São Paulo, no estado de São Paulo. b) É esperado que os estudantes que tenham familiares que migraram consigam se recordar do local de origem dessas pessoas. É bastante provável que os estudantes que conseguirem identificar o nome do familiar que migrou consigam, também, identificar seu local de origem e de destino. Estas atividades são simples e objetivas, capazes de apresentar de forma adequada à faixa etária a temática das migrações, presente ao longo deste volume. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF04HI09 e EF04HI10.
MP040
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/ conceito |
---|---|---|
1 |
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
|
2 |
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. |
|
3 |
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). |
|
4 |
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional). |
|
5 |
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. |
|
6 |
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. |
|
7 |
(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
MP041
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa que iniciam no Ensino Fundamental.
Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes tomem consciência de suas descobertas anteriores, seu desenvolvimento pedagógico ao longo dos anos, suas facilidades e suas dificuldades.
As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia.
O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.
A seguir, estão elencadas algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:
- Quais são as minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
- Como imagino que será a passagem para o 4º ano?
- Quais facilidades imagino ter ao longo deste ano?
- Em qual aspecto imagino que terei mais dificuldade?
- Que estudante do 4º ano imagino que serei?
- Quais serão minhas principais responsabilidades como estudante ao longo deste ano?
- Como gostaria que fosse minha relação com os professores ao longo deste ano?
- Como gostaria que fosse minha relação com os colegas da turma ao longo deste ano?
- Há algum aspecto que gostaria de mudar na minha postura de estudante?
- O meu cotidiano vai mudar em relação ao ano anterior?
- Como espero que seja o dia a dia no 4º ano?
- Quais foram os temas que mais gostei de estudar no 3 º ano?
- O que gostaria de estudar no 4º ano?