MP238

Referências bibliográficas

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Trata da produção e do uso de mapas por jovens e crianças na sala de aula.

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Aborda a noção de infância no decorrer da história.

BITTENCOURT, C. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Traz reflexões sobre o ensino de História e seu papel na formação das atuais gerações.

BITTENCOURT, C. F. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Traz discussões sobre a formulação do ensino de História perante a dificuldade dos estudantes em estabelecer relações com tempos históricos.

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

Reflete sobre o significado de estudar a história a partir da perspectiva do presente.

BRAGA, J.; MENEZES, L. Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.

Apresenta os fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação.

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Traz o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia.

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Estabelece as diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena.

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Fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.

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Detalha a política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, em correlação com faixa etária e com situações específicas de cada nível de ensino.

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Apresenta o programa de incentivo para a alfabetização de crianças até determinado período do Ensino Fundamental.

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Determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais em cada etapa da Educação Básica em todo o território nacional.

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Apresenta o texto que institui a Política Nacional de Alfabetização no Brasil.

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Livro sobre práticas de ensino e reflexões conceituais de Geografia.

CONSEGLIERE, Renata. Meu, seu, de todos: patrimônio cultural. Curitiba: Positivo, 2015.

Obra que trata do patrimônio cultural, destinada a crianças.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Discute o papel da avaliação na escola e como ela pode contribuir para o processo de aprendizagem.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

Aborda as práticas avaliativas em diferentes segmentos do ensino, da Educação Infantil à universidade.

JECUPÉ, K. W. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2020.

Aborda a história do Brasil, trazendo para primeiro plano a tradição do pensamento indígena sobre seu processo de formação.

KRAEMER, M. L. Quando brincar é aprender... São Paulo: Loyola, 2007.

Apresenta uma série de sugestões que integram o processo de aprendizagem às atividades lúdicas voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

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Traz um estudo crítico sobre a avaliação da aprendizagem escolar.

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Aborda os direitos das crianças em âmbito nacional e internacional.

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Aborda a relação de coleções e objetos pessoais do espaço privado no espaço público.

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Narra o contato de um jovem indígena com uma grande cidade.

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Traz reflexões sobre o acesso à leitura e à escrita como objetivo comum em todos os componentes curriculares.

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Aborda a relação entre a cultura brasileira e a cultura dos imigrantes que vieram para o Brasil entre o final do século XIX e início do XX.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação de espaço na criança. Porto Alegre: Artmed, 1993.

Discute a construção da representação espacial nas crianças, considerando as relações topológicas, projetivas e euclidianas.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

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Aborda a construção da Geografia escolar e sua relação com os conhecimentos prévios dos estudantes e os conhecimentos acadêmicos dessa ciência.

ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2011.

Livro de referência sobre temas essenciais no estudo da Geografia.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. ed. São Paulo: Edusp, 2007.

Traz discussões sobre a cidadania a partir da ciência geográfica.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2007.

Traz ensaios sobre a relação entre sociedade, tempo e espaço, entre outros temas.

SILVA, A. L. da; GRUPIONI, L. D. B. (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de e 2º graus. Brasília, DF: MEC: Mari: Unesco, 1995.

Trata das condições de convívio entre diferentes segmentos da população brasileira, refletindo especialmente sobre os povos indígenas.

SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Aborda a avaliação formativa/mediadora em diferentes áreas do conhecimento, na Educação Básica.

SOUZA, M. M. e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

Aborda o continente africano, suas sociedades e a integração de seus descendentes à sociedade brasileira.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

Traz conteúdos essenciais relacionados às ciências geológicas.