3
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais você pode transformá-lo!
Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?
4
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário .
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
Hora da leitura
Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
5
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Formas de organização do espaço e da sociedade, p. 12
• Investigar o assunto: Tempo e sociedade, p. 14
Capítulo 1. Espaço e ocupação, p. 16
• Para ler e escrever melhor: A mulher no Período Neolítico, p. 20
Capítulo 2. As primeiras cidades e civilizações, p. 32
• Para ler e escrever melhor: Cidades antigas, p. 36
• Painel multicultural: Arte em pedra e barro, p. 48
• O que você aprendeu, p. 50
UNIDADE 2. Cultura e patrimônio, p. 54
• Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega, p. 56
Capítulo 1. O mundo grego, p. 58
• Vamos fazer: Ações de cidadania, p. 64
Capítulo 2. Legados da Antiguidade, p. 66
• Para ler e escrever melhor: Atenas, p. 73
Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural, p. 77
• Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade, p. 86
• O que você aprendeu, p. 88
7
8
Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
LEGENDA: Moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pontas de flecha feitas de sílex, há cerca de 3 mil anos, encontradas no Norte da África, região do Saara. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Arpões feitos de ossos e chifres de animais, produzidos há cerca de 10 mil anos, encontrados na região de Dordogne, França. FIM DA LEGENDA.
- Leia as adivinhas a seguir e descubra nos quadros abaixo a resposta para cada uma delas. Escreva as respostas no caderno.
- O que é, o que é? Período histórico em que os seres humanos criaram os primeiros utensílios e ferramentas.
- O que é, o que é? Período histórico em que surgiram novas técnicas para fabricação de ferramentas e ocorreu a domesticação de plantas e animais.
- O que é, o que é? Local criado para garantir proteção aos grupos humanos e estocar alimentos.
- O que é, o que é? Contexto do desenvolvimento do cultivo de alimentos, assim chamado por causa das profundas transformações que provocou nas formas de organização dos grupos humanos.
Revolução agrícola - Paleolítico – Neolítico - Aldeia
9
Avaliação diagnóstica
- Observe as duas imagens abaixo e leia as legendas.
- Com que finalidade os objetos foram produzidos?
- Por quais povos e culturas eles foram produzidos?
- Em que período histórico esses objetos foram produzidos?
- Na sua opinião, como é possível conhecer os hábitos e a história de um povo que viveu em tempos remotos e não deixou registros escritos?
LEGENDA: Urna funerária produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colar produzido com penas pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. FIM DA LEGENDA.
- Observe a imagem abaixo e responda no caderno às perguntas a seguir.
- A imagem apresenta um patrimônio material ou imaterial? Por quê? Justifique sua resposta.
LEGENDA: Pirâmides do Egito (ao fundo) e esfinge. Construídas há mais de 4 mil anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
10
- Observe a fotografia. Na sua opinião, que vantagens e desvantagens as tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo trouxeram para a agricultura e a pecuária? Justifique sua resposta.
LEGENDA: Produtor de leite e derivados utilizando um tablet no trabalho, na Moldávia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Escreva no caderno o termo do quadro que preenche corretamente as lacunas das afirmações abaixo.
problemas ambientais ‒ mares
hidrelétricas ‒ órgãos ambientais ‒ contaminação
- Durante as etapas de fabricação dos produtos, as atividades industriais utilizam energia elétrica, geradas nas _____.
- Diversos _____ podem ocorrer com o desenvolvimento das atividades industriais.
- Os efluentes despejados pelas fábricas podem provocar a _____ das águas dos rios, lagos e _____.
- Os _____ são responsáveis por fiscalizar as atividades industriais e identificar as formas de poluição da natureza.
11
- Observe as ilustrações. Depois, responda no caderno às questões.
- Que imagem apresenta uma paisagem com problemas ambientais?
- Que problemas estão representados nessa imagem?
- Que atividades podem provocar esses problemas?
- Na sua opinião, o que precisa ser feito para evitar esses problemas?
- Que imagem apresenta uma paisagem com melhor qualidade ambiental?
- O que fez você chegar a essa conclusão?
- Quais são os tipos de energia apresentados na paisagem com melhor qualidade ambiental? Que recursos naturais são usados para a produção de cada tipo de energia mostrado?