3

Imagem: Ilustração. Em tons claros de fundo, uma esfera terrestre grande, com oceanos e mares em azul-escuro, continentes da América do Norte, Central e Sul em tons de marrom-claro e verde.  Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais você pode transformá-lo!

Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?

4

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulos e atividades

Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário .

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos fazer

Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.

Hora da leitura

Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos fazer e o boxe Hora da leitura. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Painel multicultural

Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Painel multicultural. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

6

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. Formas de organização do espaço e da sociedade, p. 12

• Investigar o assunto: Tempo e sociedade, p. 14

Capítulo 1. Espaço e ocupação, p. 16

• Para ler e escrever melhor: A mulher no Período Neolítico, p. 20

Capítulo 2. As primeiras cidades e civilizações, p. 32

• Para ler e escrever melhor: Cidades antigas, p. 36

• Painel multicultural: Arte em pedra e barro, p. 48

• O que você aprendeu, p. 50

UNIDADE 2. Cultura e patrimônio, p. 54

• Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega, p. 56

Capítulo 1. O mundo grego, p. 58

• Vamos fazer: Ações de cidadania, p. 64

Capítulo 2. Legados da Antiguidade, p. 66

• Para ler e escrever melhor: Atenas, p. 73

Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural, p. 77

• Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade, p. 86

• O que você aprendeu, p. 88

Imagem: Ilustração. Vista de local com grama de cor verde-claro, com crianças. À esquerda, um menino e uma menina sentados de frente para uma mesa marrom, com cadernos abertos e duas pilhas de livros perto deles. O menino tem pele clara, cabelos castanhos com blusa de mangas compridas em amarelo, calça azul e sapatos em preto e branco. A menina, à direita, tem pele clara, cabelos ruivos encaracolados presos para trás, com camiseta de cor lilás, com uma caneta azul na mão esquerda. Mais à direita, um menino agachado, de joelhos sobre a grama, com pele negra, cabelos encaracolados castanhos, usando blusa de mangas compridas com faixas em branco e azul-claro, com calça em verde e sapatos claros e as mãos para frente, em direção a um cachorro de pelos de cor bege, focinho preto e orelhas em marrom. De frente para eles, uma menina de pele clara, com cabelos pretos amarrados para trás, com camiseta lilás, calça azul e sapatos em branco e verde, com par de óculos de grau azul, vista de costas, com a mão direita para cima.  Mais à direita, um homem visto de costas com camiseta de cor amarela, calça azul, carregando nas costas, uma menina ruiva de macacão lilás. Ambos são vistos de costas. À direita, uma mulher vista de costas de camiseta azul, calça rosa e sapatos brancos, com cabelos ruivos e bolsa verde no ombro direito. À frente deles, uma mulher de pele negra, cabelos encaracolados pretos, com faixa em lilás, vestido sem mangas de cor azul e sapatos marrons. Ela carrega nas mãos um carrinho com um bebê negro sentado nele, de blusa de cor amarela. Ao lado dela, menino de pele negra, cabelos pretos, com regata verde e bermuda azul. Na ponta da direita, um poste de cor cinza, por onde há um pássaro de penas amarelas e bico pequeno laranja.   Fim da imagem.

7

8

Para começar

Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

Imagem: Fotografia 1. Um moedor redondo de cor cinza, com uma pedra cinza arredondada dentro, sobre solo de cor bege. Fim da imagem.

LEGENDA: Moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Peças pequenas, translúcidas, de formatos pontudos de cor bege, marrom-escuro e uma peça de cor laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Pontas de flecha feitas de sílex, há cerca de 3 mil anos, encontradas no Norte da África, região do Saara. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Arpões, objetos finos na vertical de cor bege-claro, com pontas pequenas nas laterais. Ao centro, um arpão grande com uma ponta fina na parte superior e inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arpões feitos de ossos e chifres de animais, produzidos há cerca de 10 mil anos, encontrados na região de Dordogne, França. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia as adivinhas a seguir e descubra nos quadros abaixo a resposta para cada uma delas. Escreva as respostas no caderno.
  1. O que é, o que é? Período histórico em que os seres humanos criaram os primeiros utensílios e ferramentas.
  1. O que é, o que é? Período histórico em que surgiram novas técnicas para fabricação de ferramentas e ocorreu a domesticação de plantas e animais.
  1. O que é, o que é? Local criado para garantir proteção aos grupos humanos e estocar alimentos.
  1. O que é, o que é? Contexto do desenvolvimento do cultivo de alimentos, assim chamado por causa das profundas transformações que provocou nas formas de organização dos grupos humanos.

Revolução agrícola - Paleolítico – Neolítico - Aldeia

9

Avaliação diagnóstica

  1. Observe as duas imagens abaixo e leia as legendas.
  1. Com que finalidade os objetos foram produzidos?
  1. Por quais povos e culturas eles foram produzidos?
  1. Em que período histórico esses objetos foram produzidos?
  1. Na sua opinião, como é possível conhecer os hábitos e a história de um povo que viveu em tempos remotos e não deixou registros escritos?
Imagem: Fotografia. Um objeto na vertical de cor bege-claro com ornamentos dentro formados por linhas finas em marrom-escuro. O objeto tem o formato de uma cabeça na parte superior, olhos pequenos, com os braços para cima e mãos perto da boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Urna funerária produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um colar com haste na vertical de cor bege, com penas coloridas na parte inferior de cor laranja. Mais abaixo, placa na vertical de cor marrom-escuro e ornamentos dentro de parte ao centro de cor bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colar produzido com penas pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a imagem abaixo e responda no caderno às perguntas a seguir.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com areia de cor bege-claro. À esquerda, pedaços de pedras pequenas. Mais ao fundo, um local com blocos na horizontal, de cor bege e mais ao fundo, uma esfinge, construção de cor bege com o formato de uma cabeça de pessoa e corpo de um animal quadrúpede sentado. Em segundo plano, uma pirâmide grande ao centro e à esquerda, outra menor. No alto, céu em azul-claro, sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmides do Egito (ao fundo) e esfinge. Construídas há mais de 4 mil anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

10

  1. Observe a fotografia. Na sua opinião, que vantagens e desvantagens as tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo trouxeram para a agricultura e a pecuária? Justifique sua resposta.
Imagem: Fotografia. À frente, um homem de pele clara, cabelos e barba pretos, com boné na cabeça e jardineira de cor azul, com camiseta de cor branca por dentro. Ele segura nas mãos um tablet e olha para à esquerda, agachado, visto da cintura para cima. À esquerda dele, grades de cor cinza, por onde vê-se duas vacas, com a cabeça para fora das grades, pastando. Um tem pelos brancos e manchas em marrom e outro em preto e branco. Ao fundo, continuação de grades e no teto, com partes em madeira branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Produtor de leite e derivados utilizando um tablet no trabalho, na Moldávia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva no caderno o termo do quadro que preenche corretamente as lacunas das afirmações abaixo.

problemas ambientais mares

hidrelétricas órgãos ambientais contaminação

  1. Durante as etapas de fabricação dos produtos, as atividades industriais utilizam energia elétrica, geradas nas _____.
  1. Diversos _____ podem ocorrer com o desenvolvimento das atividades industriais.
  1. Os efluentes despejados pelas fábricas podem provocar a _____ das águas dos rios, lagos e _____.
  1. Os _____ são responsáveis por fiscalizar as atividades industriais e identificar as formas de poluição da natureza.

11

  1. Observe as ilustrações. Depois, responda no caderno às questões.
Imagem: Ilustração 1. Ao fundo, local com solo de cor marrom-claro e bege, com torres na vertical de cor cinza, por onde sai grande quantidade de fumaça indo para o céu em azul-claro, com nuvens cinzas. Ao centro, prédios altos de cor marrom e outros em roxo, com várias janelas brancas. Mais à frente, rua por onde passam dois caminhões de cor verde, com a parte da frente em azul e vermelho. Perto dos caminhões, baldes pequenos de cor verde-escuro. Depois, local com prédio de cor cinza, com chaminés na parte superior onde sai fumaças cinzas e à frente, três canos dentro de um rio de cor cinza, com dejetos submersos à direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Ao fundo, local com muita vegetação verde, com hastes finas de cor cinza com hélices no alto à esquerda e à direita. Perto das hélices, placas de cor azul-claro. Ao centro, prédios de tamanhos grandes, médios e pequenos de cor cinza e azul. Mais à frente, local com árvores de folhas verdes e perto, estrada por onde passam caminhões e carros coloridos. Perto do local, um rio de água em azul-claro. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.
  1. Que imagem apresenta uma paisagem com problemas ambientais?
  1. Que problemas estão representados nessa imagem?
  1. Que atividades podem provocar esses problemas?
  1. Na sua opinião, o que precisa ser feito para evitar esses problemas?
  1. Que imagem apresenta uma paisagem com melhor qualidade ambiental?
  1. O que fez você chegar a essa conclusão?
  1. Quais são os tipos de energia apresentados na paisagem com melhor qualidade ambiental? Que recursos naturais são usados para a produção de cada tipo de energia mostrado?