MP031

Imagem: Ilustração. Em tons claros de fundo, uma esfera terrestre grande, com oceanos e mares em azul-escuro, continentes da América do Norte, Central e Sul em tons de marrom-claro e verde.  Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais você pode transformá-lo!

Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?

MP032

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Investigar o assunto

Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulos e atividades

Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário .

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos fazer

Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.

Hora da leitura

Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos fazer e o boxe Hora da leitura. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP033

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Painel multicultural

Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Painel multicultural. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

MP034

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. Formas de organização do espaço e da sociedade, p. 12

• Investigar o assunto: Tempo e sociedade, p. 14

Capítulo 1. Espaço e ocupação, p. 16

• Para ler e escrever melhor: A mulher no Período Neolítico, p. 20

Capítulo 2. As primeiras cidades e civilizações, p. 32

• Para ler e escrever melhor: Cidades antigas, p. 36

• Painel multicultural: Arte em pedra e barro, p. 48

• O que você aprendeu, p. 50

UNIDADE 2. Cultura e patrimônio, p. 54

• Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega, p. 56

Capítulo 1. O mundo grego, p. 58

• Vamos fazer: Ações de cidadania, p. 64

Capítulo 2. Legados da Antiguidade, p. 66

• Para ler e escrever melhor: Atenas, p. 73

Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural, p. 77

• Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade, p. 86

• O que você aprendeu, p. 88

Imagem: Ilustração. Vista de local com grama de cor verde-claro, com crianças. À esquerda, um menino e uma menina sentados de frente para uma mesa marrom, com cadernos abertos e duas pilhas de livros perto deles. O menino tem pele clara, cabelos castanhos com blusa de mangas compridas em amarelo, calça azul e sapatos em preto e branco. A menina, à direita, tem pele clara, cabelos ruivos encaracolados presos para trás, com camiseta de cor lilás, com uma caneta azul na mão esquerda. Mais à direita, um menino agachado, de joelhos sobre a grama, com pele negra, cabelos encaracolados castanhos, usando blusa de mangas compridas com faixas em branco e azul-claro, com calça em verde e sapatos claros e as mãos para frente, em direção a um cachorro de pelos de cor bege, focinho preto e orelhas em marrom. De frente para eles, uma menina de pele clara, com cabelos pretos amarrados para trás, com camiseta lilás, calça azul e sapatos em branco e verde, com par de óculos de grau azul, vista de costas, com a mão direita para cima.  Mais à direita, um homem visto de costas com camiseta de cor amarela, calça azul, carregando nas costas, uma menina ruiva de macacão lilás. Ambos são vistos de costas. À direita, uma mulher vista de costas de camiseta azul, calça rosa e sapatos brancos, com cabelos ruivos e bolsa verde no ombro direito. À frente deles, uma mulher de pele negra, cabelos encaracolados pretos, com faixa em lilás, vestido sem mangas de cor azul e sapatos marrons. Ela carrega nas mãos um carrinho com um bebê negro sentado nele, de blusa de cor amarela. Ao lado dela, menino de pele negra, cabelos pretos, com regata verde e bermuda azul. Na ponta da direita, um poste de cor cinza, por onde há um pássaro de penas amarelas e bico pequeno laranja.   Fim da imagem.

MP035

MP036

Para começar

Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

Imagem: Fotografia 1. Um moedor redondo de cor cinza, com uma pedra cinza arredondada dentro, sobre solo de cor bege. Fim da imagem.

LEGENDA: Moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Peças pequenas, translúcidas, de formatos pontudos de cor bege, marrom-escuro e uma peça de cor laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Pontas de flecha feitas de sílex, há cerca de 3 mil anos, encontradas no Norte da África, região do Saara. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Arpões, objetos finos na vertical de cor bege-claro, com pontas pequenas nas laterais. Ao centro, um arpão grande com uma ponta fina na parte superior e inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arpões feitos de ossos e chifres de animais, produzidos há cerca de 10 mil anos, encontrados na região de Dordogne, França. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta correta: imagem 1.
  1. Leia as adivinhas a seguir e descubra nos quadros abaixo a resposta para cada uma delas. Escreva as respostas no caderno.
  1. O que é, o que é? Período histórico em que os seres humanos criaram os primeiros utensílios e ferramentas.
PROFESSOR Resposta: Paleolítico.
  1. O que é, o que é? Período histórico em que surgiram novas técnicas para fabricação de ferramentas e ocorreu a domesticação de plantas e animais.
PROFESSOR Resposta: Neolítico.
  1. O que é, o que é? Local criado para garantir proteção aos grupos humanos e estocar alimentos.
PROFESSOR Resposta: Aldeia.
  1. O que é, o que é? Contexto do desenvolvimento do cultivo de alimentos, assim chamado por causa das profundas transformações que provocou nas formas de organização dos grupos humanos.
PROFESSOR Resposta: Revolução agrícola.

Revolução agrícola - Paleolítico – Neolítico - Aldeia

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Fim do complemento.

Orientações didáticas

As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.

Aproveite esse processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. A partir disso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.

Atividade 1. Espera-se que o estudante consiga identificar que a imagem relacionada ao desenvolvimento da agricultura é a imagem 1, que mostra um moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. A atividade permite que o estudante exercite a leitura de imagens e a capacidade de relacionar conhecimentos prévios com o que está sendo representado em cada uma das fotografias. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05HI01 e EF05HI08.

Atividade 2. Espera-se que o estudante, utilizando alguns conhecimentos prévios, encontre as respostas para cada uma das adivinhas, identificando os processos de formação das culturas e dos povos. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI01.

MP037

Avaliação diagnóstica

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre as atividades desta página nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Observe as duas imagens abaixo e leia as legendas.
  1. Com que finalidade os objetos foram produzidos?
  1. Por quais povos e culturas eles foram produzidos?
  1. Em que período histórico esses objetos foram produzidos?
  1. Na sua opinião, como é possível conhecer os hábitos e a história de um povo que viveu em tempos remotos e não deixou registros escritos?
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. Um objeto na vertical de cor bege-claro com ornamentos dentro formados por linhas finas em marrom-escuro. O objeto tem o formato de uma cabeça na parte superior, olhos pequenos, com os braços para cima e mãos perto da boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Urna funerária produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um colar com haste na vertical de cor bege, com penas coloridas na parte inferior de cor laranja. Mais abaixo, placa na vertical de cor marrom-escuro e ornamentos dentro de parte ao centro de cor bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colar produzido com penas pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a imagem abaixo e responda no caderno às perguntas a seguir.
PROFESSOR Resposta: Patrimônio material.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com areia de cor bege-claro. À esquerda, pedaços de pedras pequenas. Mais ao fundo, um local com blocos na horizontal, de cor bege e mais ao fundo, uma esfinge, construção de cor bege com o formato de uma cabeça de pessoa e corpo de um animal quadrúpede sentado. Em segundo plano, uma pirâmide grande ao centro e à esquerda, outra menor. No alto, céu em azul-claro, sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmides do Egito (ao fundo) e esfinge. Construídas há mais de 4 mil anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Espera-se que o estudante reconheça que a urna foi produzida para rituais funerários e que a peça de penas foi produzida, possivelmente, para rituais ou festividades. A urna funerária foi produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. O ornamento com penas foi produzido pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. Com base em seus conhecimentos e nas imagens, é esperado que o estudante consiga compreender que é possível conhecer a história de povos antigos que não deixaram registros escritos por meio do estudo de sua cultura material. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI07.

Atividade 4. Espera-se que o estudante identifique que a imagem apresenta um patrimônio material. A fotografia mostra as pirâmides do Egito (ao fundo) e a esfinge, estruturas construídas há mais de 4 mil anos. O estudante pode mobilizar os conhecimentos prévios sobre patrimônios culturais, retomando as diferenças entre patrimônio material e imaterial. Se julgar necessário, comente com a turma que expressões culturais como essa, mostrada na fotografia, são preservadas e conservadas como fontes que contam a história de um povo. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI10.

MP038

  1. Observe a fotografia. Na sua opinião, que vantagens e desvantagens as tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo trouxeram para a agricultura e a pecuária? Justifique sua resposta.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. À frente, um homem de pele clara, cabelos e barba pretos, com boné na cabeça e jardineira de cor azul, com camiseta de cor branca por dentro. Ele segura nas mãos um tablet e olha para à esquerda, agachado, visto da cintura para cima. À esquerda dele, grades de cor cinza, por onde vê-se duas vacas, com a cabeça para fora das grades, pastando. Um tem pelos brancos e manchas em marrom e outro em preto e branco. Ao fundo, continuação de grades e no teto, com partes em madeira branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Produtor de leite e derivados utilizando um tablet no trabalho, na Moldávia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva no caderno o termo do quadro que preenche corretamente as lacunas das afirmações abaixo.

problemas ambientais mares

hidrelétricas órgãos ambientais contaminação

  1. Durante as etapas de fabricação dos produtos, as atividades industriais utilizam energia elétrica, geradas nas _____.
PROFESSOR Resposta: hidrelétricas.
  1. Diversos _____ podem ocorrer com o desenvolvimento das atividades industriais.
PROFESSOR Resposta: problemas ambientais.
  1. Os efluentes despejados pelas fábricas podem provocar a _____ das águas dos rios, lagos e _____.
PROFESSOR Resposta: contaminação; mares.
  1. Os _____ são responsáveis por fiscalizar as atividades industriais e identificar as formas de poluição da natureza.
PROFESSOR Resposta: órgãos ambientais
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. Espera-se que o estudante reconheça que a tecnologia, representada pelo equipamento eletrônico utilizado pelo pecuarista na fotografia, tem sido utilizada no setor rural. Nesse caso, o equipamento eletrônico serve para reunir informações e dados sobre a saúde e a produtividade dos animais. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05GE05.

Atividade 6. A leitura das afirmações e o preenchimento das lacunas permitem identificar a compreensão do estudante a respeito das características do setor industrial, relacionadas às fontes de energia utilizadas, aos impactos provocados no meio ambiente e aos órgãos responsáveis pela fiscalização de suas atividades. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE07, EF05GE10 e EF05GE12.

MP039

  1. Observe as ilustrações. Depois, responda no caderno às questões.
Imagem: Ilustração 1. Ao fundo, local com solo de cor marrom-claro e bege, com torres na vertical de cor cinza, por onde sai grande quantidade de fumaça indo para o céu em azul-claro, com nuvens cinzas. Ao centro, prédios altos de cor marrom e outros em roxo, com várias janelas brancas. Mais à frente, rua por onde passam dois caminhões de cor verde, com a parte da frente em azul e vermelho. Perto dos caminhões, baldes pequenos de cor verde-escuro. Depois, local com prédio de cor cinza, com chaminés na parte superior onde sai fumaças cinzas e à frente, três canos dentro de um rio de cor cinza, com dejetos submersos à direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Ao fundo, local com muita vegetação verde, com hastes finas de cor cinza com hélices no alto à esquerda e à direita. Perto das hélices, placas de cor azul-claro. Ao centro, prédios de tamanhos grandes, médios e pequenos de cor cinza e azul. Mais à frente, local com árvores de folhas verdes e perto, estrada por onde passam caminhões e carros coloridos. Perto do local, um rio de água em azul-claro. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.
  1. Que imagem apresenta uma paisagem com problemas ambientais?
PROFESSOR Resposta: Imagem 1.
  1. Que problemas estão representados nessa imagem?
PROFESSOR Resposta: Poluição do ar (chaminés) e da água (lançamento de esgoto sem tratamento adequado no rio).
  1. Que atividades podem provocar esses problemas?
PROFESSOR Resposta: Atividades industriais.
  1. Na sua opinião, o que precisa ser feito para evitar esses problemas?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Que imagem apresenta uma paisagem com melhor qualidade ambiental?
PROFESSOR Resposta: Imagem 2.
  1. O que fez você chegar a essa conclusão?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Quais são os tipos de energia apresentados na paisagem com melhor qualidade ambiental? Que recursos naturais são usados para a produção de cada tipo de energia mostrado?
PROFESSOR Resposta: Energia eólica e energia solar. Vento e sol.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. A proposta dessa atividade é diagnosticar o grau de conhecimento dos estudantes a respeito dos tipos de energia e os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. Para realizar essa atividade, oriente os estudantes a realizar a leitura das ilustrações, identificando todos os elementos contidos nas duas paisagens, com a finalidade de comparar os atributos da qualidade ambiental de cada uma delas. A atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE07 e EF05GE10.

MP040

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

2

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

3

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

4

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

5

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

6

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

7

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

MP041

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa que iniciam no Ensino Fundamental.

Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes tomem consciência de suas descobertas anteriores, seu desenvolvimento pedagógico ao longo dos anos, suas facilidades e suas dificuldades.

As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia.

O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

A seguir, estão elencadas algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:

  1. Quais são as minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
  1. Como imagino que será a passagem para o 5º ano?
  1. Que facilidades imagino ter ao longo deste ano?
  1. Em que aspecto imagino que terei mais dificuldade?
  1. Que estudante do 5º ano imagino que serei?
  1. Quais serão minhas principais responsabilidades como estudante ao longo deste ano?
  1. Como desejo que seja minha relação com os professores ao longo deste ano?
  1. Como desejo que seja minha relação com os colegas da turma ao longo deste ano?
  1. Há algum aspecto que quero mudar na minha postura de estudante?
  1. O meu cotidiano vai mudar em relação ao ano anterior?
  1. Como espero que seja o dia a dia no 5º ano?
  1. Quais foram os temas que mais gostei de estudar no 4º ano?

    13. O que desejo estudar no 5º ano?