MP031
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais você pode transformá-lo!
Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?
MP032
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário .
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
Hora da leitura
Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
MP033
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
MP034
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Formas de organização do espaço e da sociedade, p. 12
• Investigar o assunto: Tempo e sociedade, p. 14
Capítulo 1. Espaço e ocupação, p. 16
• Para ler e escrever melhor: A mulher no Período Neolítico, p. 20
Capítulo 2. As primeiras cidades e civilizações, p. 32
• Para ler e escrever melhor: Cidades antigas, p. 36
• Painel multicultural: Arte em pedra e barro, p. 48
• O que você aprendeu, p. 50
UNIDADE 2. Cultura e patrimônio, p. 54
• Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega, p. 56
Capítulo 1. O mundo grego, p. 58
• Vamos fazer: Ações de cidadania, p. 64
Capítulo 2. Legados da Antiguidade, p. 66
• Para ler e escrever melhor: Atenas, p. 73
Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural, p. 77
• Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade, p. 86
• O que você aprendeu, p. 88
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MP036
Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
LEGENDA: Moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pontas de flecha feitas de sílex, há cerca de 3 mil anos, encontradas no Norte da África, região do Saara. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Arpões feitos de ossos e chifres de animais, produzidos há cerca de 10 mil anos, encontrados na região de Dordogne, França. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta correta: imagem 1.- Leia as adivinhas a seguir e descubra nos quadros abaixo a resposta para cada uma delas. Escreva as respostas no caderno.
- O que é, o que é? Período histórico em que os seres humanos criaram os primeiros utensílios e ferramentas.
PROFESSOR
Resposta: Paleolítico.- O que é, o que é? Período histórico em que surgiram novas técnicas para fabricação de ferramentas e ocorreu a domesticação de plantas e animais.
PROFESSOR
Resposta: Neolítico.- O que é, o que é? Local criado para garantir proteção aos grupos humanos e estocar alimentos.
PROFESSOR
Resposta: Aldeia.- O que é, o que é? Contexto do desenvolvimento do cultivo de alimentos, assim chamado por causa das profundas transformações que provocou nas formas de organização dos grupos humanos.
PROFESSOR
Resposta: Revolução agrícola.Revolução agrícola - Paleolítico – Neolítico - Aldeia
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.
Aproveite esse processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. A partir disso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.
Atividade 1. Espera-se que o estudante consiga identificar que a imagem relacionada ao desenvolvimento da agricultura é a imagem 1, que mostra um moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. A atividade permite que o estudante exercite a leitura de imagens e a capacidade de relacionar conhecimentos prévios com o que está sendo representado em cada uma das fotografias. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05HI01 e EF05HI08.
Atividade 2. Espera-se que o estudante, utilizando alguns conhecimentos prévios, encontre as respostas para cada uma das adivinhas, identificando os processos de formação das culturas e dos povos. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI01.
MP037
Avaliação diagnóstica
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre as atividades desta página nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Observe as duas imagens abaixo e leia as legendas.
- Com que finalidade os objetos foram produzidos?
- Por quais povos e culturas eles foram produzidos?
- Em que período histórico esses objetos foram produzidos?
- Na sua opinião, como é possível conhecer os hábitos e a história de um povo que viveu em tempos remotos e não deixou registros escritos?
PROFESSOR
Resposta pessoal.LEGENDA: Urna funerária produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colar produzido com penas pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. FIM DA LEGENDA.
- Observe a imagem abaixo e responda no caderno às perguntas a seguir.
- A imagem apresenta um patrimônio material ou imaterial? Por quê? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Patrimônio material.LEGENDA: Pirâmides do Egito (ao fundo) e esfinge. Construídas há mais de 4 mil anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. Espera-se que o estudante reconheça que a urna foi produzida para rituais funerários e que a peça de penas foi produzida, possivelmente, para rituais ou festividades. A urna funerária foi produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. O ornamento com penas foi produzido pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. Com base em seus conhecimentos e nas imagens, é esperado que o estudante consiga compreender que é possível conhecer a história de povos antigos que não deixaram registros escritos por meio do estudo de sua cultura material. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI07.
Atividade 4. Espera-se que o estudante identifique que a imagem apresenta um patrimônio material. A fotografia mostra as pirâmides do Egito (ao fundo) e a esfinge, estruturas construídas há mais de 4 mil anos. O estudante pode mobilizar os conhecimentos prévios sobre patrimônios culturais, retomando as diferenças entre patrimônio material e imaterial. Se julgar necessário, comente com a turma que expressões culturais como essa, mostrada na fotografia, são preservadas e conservadas como fontes que contam a história de um povo. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI10.
MP038
- Observe a fotografia. Na sua opinião, que vantagens e desvantagens as tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo trouxeram para a agricultura e a pecuária? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta pessoal.LEGENDA: Produtor de leite e derivados utilizando um tablet no trabalho, na Moldávia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Escreva no caderno o termo do quadro que preenche corretamente as lacunas das afirmações abaixo.
problemas ambientais ‒ mares
hidrelétricas ‒ órgãos ambientais ‒ contaminação
- Durante as etapas de fabricação dos produtos, as atividades industriais utilizam energia elétrica, geradas nas _____.
PROFESSOR
Resposta: hidrelétricas.- Diversos _____ podem ocorrer com o desenvolvimento das atividades industriais.
PROFESSOR
Resposta: problemas ambientais.- Os efluentes despejados pelas fábricas podem provocar a _____ das águas dos rios, lagos e _____.
PROFESSOR
Resposta: contaminação; mares.- Os _____ são responsáveis por fiscalizar as atividades industriais e identificar as formas de poluição da natureza.
PROFESSOR
Resposta: órgãos ambientaisMANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. Espera-se que o estudante reconheça que a tecnologia, representada pelo equipamento eletrônico utilizado pelo pecuarista na fotografia, tem sido utilizada no setor rural. Nesse caso, o equipamento eletrônico serve para reunir informações e dados sobre a saúde e a produtividade dos animais. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05GE05.
Atividade 6. A leitura das afirmações e o preenchimento das lacunas permitem identificar a compreensão do estudante a respeito das características do setor industrial, relacionadas às fontes de energia utilizadas, aos impactos provocados no meio ambiente e aos órgãos responsáveis pela fiscalização de suas atividades. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE07, EF05GE10 e EF05GE12.
MP039
- Observe as ilustrações. Depois, responda no caderno às questões.
- Que imagem apresenta uma paisagem com problemas ambientais?
PROFESSOR
Resposta: Imagem 1.- Que problemas estão representados nessa imagem?
PROFESSOR
Resposta: Poluição do ar (chaminés) e da água (lançamento de esgoto sem tratamento adequado no rio).- Que atividades podem provocar esses problemas?
PROFESSOR
Resposta: Atividades industriais.- Na sua opinião, o que precisa ser feito para evitar esses problemas?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Que imagem apresenta uma paisagem com melhor qualidade ambiental?
PROFESSOR
Resposta: Imagem 2.- O que fez você chegar a essa conclusão?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Quais são os tipos de energia apresentados na paisagem com melhor qualidade ambiental? Que recursos naturais são usados para a produção de cada tipo de energia mostrado?
PROFESSOR
Resposta: Energia eólica e energia solar. Vento e sol.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7. A proposta dessa atividade é diagnosticar o grau de conhecimento dos estudantes a respeito dos tipos de energia e os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. Para realizar essa atividade, oriente os estudantes a realizar a leitura das ilustrações, identificando todos os elementos contidos nas duas paisagens, com a finalidade de comparar os atributos da qualidade ambiental de cada uma delas. A atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE07 e EF05GE10.
MP040
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/ conceito |
---|---|---|
1 |
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos. |
|
2 |
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
|
3 |
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. |
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4 |
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. |
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5 |
(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. |
|
6 |
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. |
|
7 |
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). |
MP041
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa que iniciam no Ensino Fundamental.
Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes tomem consciência de suas descobertas anteriores, seu desenvolvimento pedagógico ao longo dos anos, suas facilidades e suas dificuldades.
As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia.
O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.
A seguir, estão elencadas algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:
- Quais são as minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
- Como imagino que será a passagem para o 5º ano?
- Que facilidades imagino ter ao longo deste ano?
- Em que aspecto imagino que terei mais dificuldade?
- Que estudante do 5º ano imagino que serei?
- Quais serão minhas principais responsabilidades como estudante ao longo deste ano?
- Como desejo que seja minha relação com os professores ao longo deste ano?
- Como desejo que seja minha relação com os colegas da turma ao longo deste ano?
- Há algum aspecto que quero mudar na minha postura de estudante?
- O meu cotidiano vai mudar em relação ao ano anterior?
- Como espero que seja o dia a dia no 5º ano?
- Quais foram os temas que mais gostei de estudar no 4º ano?
13. O que desejo estudar no 5º ano?