MP031
![Imagem: Ilustração. Em tons claros de fundo, uma esfera terrestre grande, com oceanos e mares em azul-escuro, continentes da América do Norte, Central e Sul em tons de marrom-claro e verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3346.png)
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais você pode transformá-lo!
Pense bem: o que você quer que tenha no mundo?
MP032
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3354.png)
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3363.png)
Investigar o assunto
Nessa seção, você vai usar diferentes estratégias para investigar o assunto da unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Investigar o assunto. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3370.png)
Capítulos e atividades
Você vai aprender muitas coisas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário .
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3378.png)
Vamos fazer
Nessa seção, você vai fazer entrevistas, experimentos e pesquisas, entre outras atividades.
Hora da leitura
Em Hora da leitura , você vai encontrar indicações de leitura sobre os assuntos da unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos fazer e o boxe Hora da leitura. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3386.png)
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e fazer atividades sobre algumas atitudes: como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3393.png)
MP033
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com base nessa organização.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3403.png)
Painel multicultural
Nessa seção, você vai conhecer modos de vida e diferentes aspectos da cultura, das paisagens e das atividades humanas no Brasil e no restante do mundo.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Painel multicultural. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3410.png)
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3417.png)
Para terminar
Com essas atividades, você vai perceber quanto aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3425.png)
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
![Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3440.png)
Atividade oral
![Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3447.png)
Atividade em dupla
![Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3455.png)
Atividade em grupo
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3464.png)
Desenho ou pintura
![Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3475.png)
Atividade para casa
MP034
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Formas de organização do espaço e da sociedade, p. 12
• Investigar o assunto: Tempo e sociedade, p. 14
Capítulo 1. Espaço e ocupação, p. 16
• Para ler e escrever melhor: A mulher no Período Neolítico, p. 20
Capítulo 2. As primeiras cidades e civilizações, p. 32
• Para ler e escrever melhor: Cidades antigas, p. 36
• Painel multicultural: Arte em pedra e barro, p. 48
• O que você aprendeu, p. 50
UNIDADE 2. Cultura e patrimônio, p. 54
• Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega, p. 56
Capítulo 1. O mundo grego, p. 58
• Vamos fazer: Ações de cidadania, p. 64
Capítulo 2. Legados da Antiguidade, p. 66
• Para ler e escrever melhor: Atenas, p. 73
Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural, p. 77
• Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade, p. 86
• O que você aprendeu, p. 88
MP035
MP036
Para começar
Olá, estudante! Agora, você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
![Imagem: Fotografia 1. Um moedor redondo de cor cinza, com uma pedra cinza arredondada dentro, sobre solo de cor bege. Fim da imagem.](../resources/images/image_56785.png)
LEGENDA: Moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia 2. Peças pequenas, translúcidas, de formatos pontudos de cor bege, marrom-escuro e uma peça de cor laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3505.png)
LEGENDA: Pontas de flecha feitas de sílex, há cerca de 3 mil anos, encontradas no Norte da África, região do Saara. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia 3. Arpões, objetos finos na vertical de cor bege-claro, com pontas pequenas nas laterais. Ao centro, um arpão grande com uma ponta fina na parte superior e inferior. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3512.png)
LEGENDA: Arpões feitos de ossos e chifres de animais, produzidos há cerca de 10 mil anos, encontrados na região de Dordogne, França. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta correta: imagem 1.- Leia as adivinhas a seguir e descubra nos quadros abaixo a resposta para cada uma delas. Escreva as respostas no caderno.
- O que é, o que é? Período histórico em que os seres humanos criaram os primeiros utensílios e ferramentas.
PROFESSOR
Resposta: Paleolítico.- O que é, o que é? Período histórico em que surgiram novas técnicas para fabricação de ferramentas e ocorreu a domesticação de plantas e animais.
PROFESSOR
Resposta: Neolítico.- O que é, o que é? Local criado para garantir proteção aos grupos humanos e estocar alimentos.
PROFESSOR
Resposta: Aldeia.- O que é, o que é? Contexto do desenvolvimento do cultivo de alimentos, assim chamado por causa das profundas transformações que provocou nas formas de organização dos grupos humanos.
PROFESSOR
Resposta: Revolução agrícola.Revolução agrícola - Paleolítico – Neolítico - Aldeia
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.
Aproveite esse processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. A partir disso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.
Atividade 1. Espera-se que o estudante consiga identificar que a imagem relacionada ao desenvolvimento da agricultura é a imagem 1, que mostra um moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. A atividade permite que o estudante exercite a leitura de imagens e a capacidade de relacionar conhecimentos prévios com o que está sendo representado em cada uma das fotografias. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05HI01 e EF05HI08.
Atividade 2. Espera-se que o estudante, utilizando alguns conhecimentos prévios, encontre as respostas para cada uma das adivinhas, identificando os processos de formação das culturas e dos povos. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI01.
MP037
Avaliação diagnóstica
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários sobre as atividades desta página nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Observe as duas imagens abaixo e leia as legendas.
- Com que finalidade os objetos foram produzidos?
- Por quais povos e culturas eles foram produzidos?
- Em que período histórico esses objetos foram produzidos?
- Na sua opinião, como é possível conhecer os hábitos e a história de um povo que viveu em tempos remotos e não deixou registros escritos?
PROFESSOR
Resposta pessoal.![Imagem: Fotografia. Um objeto na vertical de cor bege-claro com ornamentos dentro formados por linhas finas em marrom-escuro. O objeto tem o formato de uma cabeça na parte superior, olhos pequenos, com os braços para cima e mãos perto da boca. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3520.png)
LEGENDA: Urna funerária produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um colar com haste na vertical de cor bege, com penas coloridas na parte inferior de cor laranja. Mais abaixo, placa na vertical de cor marrom-escuro e ornamentos dentro de parte ao centro de cor bege. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3527.png)
LEGENDA: Colar produzido com penas pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. FIM DA LEGENDA.
- Observe a imagem abaixo e responda no caderno às perguntas a seguir.
- A imagem apresenta um patrimônio material ou imaterial? Por quê? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Patrimônio material.![Imagem: Fotografia. Vista geral de local com areia de cor bege-claro. À esquerda, pedaços de pedras pequenas. Mais ao fundo, um local com blocos na horizontal, de cor bege e mais ao fundo, uma esfinge, construção de cor bege com o formato de uma cabeça de pessoa e corpo de um animal quadrúpede sentado. Em segundo plano, uma pirâmide grande ao centro e à esquerda, outra menor. No alto, céu em azul-claro, sem nuvens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3535.png)
LEGENDA: Pirâmides do Egito (ao fundo) e esfinge. Construídas há mais de 4 mil anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. Espera-se que o estudante reconheça que a urna foi produzida para rituais funerários e que a peça de penas foi produzida, possivelmente, para rituais ou festividades. A urna funerária foi produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. O ornamento com penas foi produzido pelos indígenas Ticuna, no Brasil, há quase 200 anos. Com base em seus conhecimentos e nas imagens, é esperado que o estudante consiga compreender que é possível conhecer a história de povos antigos que não deixaram registros escritos por meio do estudo de sua cultura material. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI07.
Atividade 4. Espera-se que o estudante identifique que a imagem apresenta um patrimônio material. A fotografia mostra as pirâmides do Egito (ao fundo) e a esfinge, estruturas construídas há mais de 4 mil anos. O estudante pode mobilizar os conhecimentos prévios sobre patrimônios culturais, retomando as diferenças entre patrimônio material e imaterial. Se julgar necessário, comente com a turma que expressões culturais como essa, mostrada na fotografia, são preservadas e conservadas como fontes que contam a história de um povo. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI10.
MP038
- Observe a fotografia. Na sua opinião, que vantagens e desvantagens as tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo trouxeram para a agricultura e a pecuária? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta pessoal.![Imagem: Fotografia. À frente, um homem de pele clara, cabelos e barba pretos, com boné na cabeça e jardineira de cor azul, com camiseta de cor branca por dentro. Ele segura nas mãos um tablet e olha para à esquerda, agachado, visto da cintura para cima. À esquerda dele, grades de cor cinza, por onde vê-se duas vacas, com a cabeça para fora das grades, pastando. Um tem pelos brancos e manchas em marrom e outro em preto e branco. Ao fundo, continuação de grades e no teto, com partes em madeira branca. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3542.png)
LEGENDA: Produtor de leite e derivados utilizando um tablet no trabalho, na Moldávia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Escreva no caderno o termo do quadro que preenche corretamente as lacunas das afirmações abaixo.
problemas ambientais ‒ mares
hidrelétricas ‒ órgãos ambientais ‒ contaminação
- Durante as etapas de fabricação dos produtos, as atividades industriais utilizam energia elétrica, geradas nas _____.
PROFESSOR
Resposta: hidrelétricas.- Diversos _____ podem ocorrer com o desenvolvimento das atividades industriais.
PROFESSOR
Resposta: problemas ambientais.- Os efluentes despejados pelas fábricas podem provocar a _____ das águas dos rios, lagos e _____.
PROFESSOR
Resposta: contaminação; mares.- Os _____ são responsáveis por fiscalizar as atividades industriais e identificar as formas de poluição da natureza.
PROFESSOR
Resposta: órgãos ambientaisMANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. Espera-se que o estudante reconheça que a tecnologia, representada pelo equipamento eletrônico utilizado pelo pecuarista na fotografia, tem sido utilizada no setor rural. Nesse caso, o equipamento eletrônico serve para reunir informações e dados sobre a saúde e a produtividade dos animais. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05GE05.
Atividade 6. A leitura das afirmações e o preenchimento das lacunas permitem identificar a compreensão do estudante a respeito das características do setor industrial, relacionadas às fontes de energia utilizadas, aos impactos provocados no meio ambiente e aos órgãos responsáveis pela fiscalização de suas atividades. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE07, EF05GE10 e EF05GE12.
MP039
- Observe as ilustrações. Depois, responda no caderno às questões.
![Imagem: Ilustração 1. Ao fundo, local com solo de cor marrom-claro e bege, com torres na vertical de cor cinza, por onde sai grande quantidade de fumaça indo para o céu em azul-claro, com nuvens cinzas. Ao centro, prédios altos de cor marrom e outros em roxo, com várias janelas brancas. Mais à frente, rua por onde passam dois caminhões de cor verde, com a parte da frente em azul e vermelho. Perto dos caminhões, baldes pequenos de cor verde-escuro. Depois, local com prédio de cor cinza, com chaminés na parte superior onde sai fumaças cinzas e à frente, três canos dentro de um rio de cor cinza, com dejetos submersos à direita. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3550.png)
![Imagem: Ilustração 2. Ao fundo, local com muita vegetação verde, com hastes finas de cor cinza com hélices no alto à esquerda e à direita. Perto das hélices, placas de cor azul-claro. Ao centro, prédios de tamanhos grandes, médios e pequenos de cor cinza e azul. Mais à frente, local com árvores de folhas verdes e perto, estrada por onde passam caminhões e carros coloridos. Perto do local, um rio de água em azul-claro. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3559.png)
- Que imagem apresenta uma paisagem com problemas ambientais?
PROFESSOR
Resposta: Imagem 1.- Que problemas estão representados nessa imagem?
PROFESSOR
Resposta: Poluição do ar (chaminés) e da água (lançamento de esgoto sem tratamento adequado no rio).- Que atividades podem provocar esses problemas?
PROFESSOR
Resposta: Atividades industriais.- Na sua opinião, o que precisa ser feito para evitar esses problemas?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Que imagem apresenta uma paisagem com melhor qualidade ambiental?
PROFESSOR
Resposta: Imagem 2.- O que fez você chegar a essa conclusão?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Quais são os tipos de energia apresentados na paisagem com melhor qualidade ambiental? Que recursos naturais são usados para a produção de cada tipo de energia mostrado?
PROFESSOR
Resposta: Energia eólica e energia solar. Vento e sol.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7. A proposta dessa atividade é diagnosticar o grau de conhecimento dos estudantes a respeito dos tipos de energia e os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. Para realizar essa atividade, oriente os estudantes a realizar a leitura das ilustrações, identificando todos os elementos contidos nas duas paisagens, com a finalidade de comparar os atributos da qualidade ambiental de cada uma delas. A atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE07 e EF05GE10.
MP040
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/ conceito |
---|---|---|
1 |
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos. |
|
2 |
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
|
3 |
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. |
|
4 |
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. |
|
5 |
(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. |
|
6 |
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. |
|
7 |
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). |
MP041
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa que iniciam no Ensino Fundamental.
Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes tomem consciência de suas descobertas anteriores, seu desenvolvimento pedagógico ao longo dos anos, suas facilidades e suas dificuldades.
As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia.
O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.
A seguir, estão elencadas algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:
- Quais são as minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
- Como imagino que será a passagem para o 5º ano?
- Que facilidades imagino ter ao longo deste ano?
- Em que aspecto imagino que terei mais dificuldade?
- Que estudante do 5º ano imagino que serei?
- Quais serão minhas principais responsabilidades como estudante ao longo deste ano?
- Como desejo que seja minha relação com os professores ao longo deste ano?
- Como desejo que seja minha relação com os colegas da turma ao longo deste ano?
- Há algum aspecto que quero mudar na minha postura de estudante?
- O meu cotidiano vai mudar em relação ao ano anterior?
- Como espero que seja o dia a dia no 5º ano?
- Quais foram os temas que mais gostei de estudar no 4º ano?
13. O que desejo estudar no 5º ano?