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Unidade 4
- O ciclo da água
Cristina Quental e Mariana Magalhães
Editora Leya
Em um dia de chuva os estudantes chegam molhados à escola. A professora resolve, então, explicar a chuva e o ciclo da água, propondo brincadeiras.
- Energia
Lucília Garcez e Cristina Garcez
Editora Callis
Por meio de linguagem simples e imagens, o livro aborda temas ligados à energia, além de trazer dicas importantes para a redução do consumo de energia.
- Seis razões para diminuir o lixo no mundo
Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei
Editora Escritinha
Nesse livro, são apresentadas diversas informações sobre o lixo: a origem da palavra, os diferentes tipos, os destinos, entre outras. Além disso, abre espaço para pensar em propostas de ações de reciclagem.
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Referências bibliográficas
ALMEIDA, R. D. de (org.). Cartografia escolar. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
Trata da produção e do uso de mapas por crianças e jovens na sala de aula.
BITTENCOURT, C. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Aborda os diversos aspectos do ensino e da aprendizagem de História.
BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Livro que propõe reflexões sobre método, objetos e documentação histórica.
BRAGA, J.; MENEZES, L. Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.
Apresenta os fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação.
BRANCO, S. M. Água: origem, uso e preservação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.
Apresenta as principais características da água, discute seus usos e propõe atitudes e técnicas para sua conservação.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Estatuto da criança e do adolescente . 14ª ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.
Marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, DF: MEC, 2018.
Determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais em cada etapa da Educação Básica em todo o território nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília, DF: MEC, 2013.
Apresenta o texto da lei de diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental . Brasília, DF: MEC, 2012.
Apresenta os elementos conceituais e metodológicos para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.
BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos : orientações gerais. Brasília, DF: MEC, 2004.
Fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais . Brasília, DF: MEC, 1997. v. 1, 5, 8, 9 e 10.
Diretrizes para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada componente curricular.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas . Brasília, DF: MEC, 1998.
Estabelece as diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira . 2ª ed. Brasília, DF: MS, 2014.
Fornece diretrizes para a promoção da alimentação adequada e saudável.
CASTRO, I. E. de (org.). Geografia : conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
Propõe reflexões e atualizações acerca dos temas da Geografia contemporânea.
CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia : práticas e textualizações no cotidiano. 11ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
Livro sobre práticas de ensino de Geografia.
CORASSIN, M. L. Sociedade e política na Roma antiga . São Paulo: Atual, 2001.
Apresenta a origem da sociedade e da representação política na Roma antiga, bem como o surgimento do cristianismo.
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CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
Discute os conceitos de região e de organização espacial da perspectiva da Geografia.
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e o fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Uma análise das práticas avaliativas que geram exclusão e das possibilidades de redefini-las.
FLORENZANO, M. B. B. Nascer, viver e morrer na Grécia antiga . São Paulo: Atual, 2004.
Analisa os rituais de passagem de nascimento e morte, mostrando como eles são reveladores do modo de viver e de conceber a vida entre os gregos antigos.
FRIAÇA, A. et al . (org.). Astronomia, uma visão geral do Universo . 2ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.
Livro que faz uma abordagem panorâmica do cosmos, introduzindo as noções fundamentais da Astronomia e da Astrofísica.
FUNARI, P. P. A cidadania entre os romanos. In : PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (org.). História da cidadania . São Paulo: Contexto, 2003.
Aborda a concepção de cidadania na Antiguidade romana, analisando as bases da cidadania moderna e sua expansão no mundo e no Brasil.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002. (Coleção Repensando a História).
Apresenta amplo painel dos principais temas das civilizações clássicas, das primeiras colônias gregas ao surgimento do cristianismo.
HADJI, C. Avaliação desmistificada . Porto Alegre: Artmed, 2001.
Discute o papel da avaliação na escola e como ela pode contribuir para o processo de aprendizagem.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora : uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
Aborda as práticas avaliativas em diferentes segmentos do ensino, da Educação Infantil à universidade.
HORTA, M. de L. P. et al . Guia Básico de Educação Patrimonial . Brasília: Iphan; Petrópolis: Museu Imperial, 1999.
Guia didático, sistematizado com teoria e práticas que envolvem a compreensão, o entendimento e a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.
JECUPÉ, K. W. A terra dos mil povos : história indígena do Brasil contada por um índio. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2020.
Livro sobre a história dos povos indígenas que habitavam as terras que formaram o Brasil.
KRAEMER, M. L. Quando brincar é aprender... São Paulo: Loyola, 2007.
Apresenta sugestões de atividades lúdicas educativas para estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. 2ª ed.. São Paulo: Moderna, 2007.
Livro que traz sugestões de atividades interdisciplinares que visam dar condições ao cidadão de usar os conhecimentos de Ciências para compreender os problemas do dia a dia.
LE GOFF, J. História e memória . Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
Apresenta, de uma nova perspectiva, as principais questões da historiografia contemporânea.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola : reelaborando conceitos e criando a prática. 2ª ed.. Salvador: Malabares Comunicações e Eventos, 2005.
Reflexões sobre a superação do caráter classificatório e seletivo das práticas avaliativas por meio de uma ação pedagógica de acolhimento e inclusão.
MARCÍLIO, M. L. A lenta construção dos direitos da criança brasileira : século XX. Revista USP , n. 37, 1998. Disponível em: http://fdnc.io/fnY. Acesso em: 25 jun. 2022.
Aborda os direitos das crianças em âmbito nacional e internacional.
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MENESES, U. T. B. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998.
Artigo que indaga o que ocorre no deslocamento de objetos e coleções do campo pessoal para o público e suas implicações na pesquisa histórica.
NEVES, I. C. B. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 8ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
Traz reflexões sobre o acesso à leitura e à escrita como objetivo comum em todos os componentes curriculares.
NOVAES, A. (org.). Civilização e barbárie. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Coletânea que apresenta uma reflexão multidisciplinar sobre a clássica oposição entre o chamado mundo bárbaro e o mundo civilizado.
OLIVEIRA, L. L. O Brasil dos imigrantes. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Aborda a relação entre a cultura brasileira e a cultura dos imigrantes que para cá vieram entre o final do século XIX e o início do século XX.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação de espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Livro sobre a construção da representação espacial nas crianças, considerando as relações topológicas, projetivas e euclidianas.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.
Aborda a construção da Geografia escolar e sua relação com os conhecimentos prévios dos estudantes e os conhecimentos acadêmicos dessa ciência.
ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019.
Livro de referência sobre temas essenciais no estudo da Geografia.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
Livro que rediscute as categorias tradicionais da Geografia no contexto do mundo atual tomando como ponto de partida as metamorfoses do espaço habitado.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7ª ed. São Paulo: Edusp, 2007.
Livro sobre a questão da cidadania a partir da ciência geográfica.
SCHWAB, G. B. As mais belas histórias da Antiguidade clássica: os mitos da Grécia e de Roma. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Coletânea dos mitos gregos e romanos em versão romanceada.
SILVA, A. L. da; GRUPIONI, L. D. B. (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC: Unesco; São Paulo: Mari, 1995.
Analisa a contribuição dos povos indígenas e das lições advindas da história e das concepções de mundos desses povos para a população brasileira.
SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
Aborda a avaliação formativa/mediadora em diferentes áreas do conhecimento, na Educação Básica.
TEIXEIRA, W. et al. (org.). Decifrando a Terra. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
Livro sobre conteúdos essenciais relacionados às ciências geológicas.
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 2002.
Discorre sobre o surgimento da Filosofia e seus desdobramentos.