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REFERÊNCIAS

AULETE, Francisco J. Caldas. Dicionário Aulete. Versão digital: Lexikon. Disponível em: http://fdnc.io/faE. Acesso em: 19 abr. 2021.

A obra digital oferece para consulta aproximadamente 818 mil verbetes, definições e locuções presentes na Língua Portuguesa.

BLACK, Paul J. et. al. Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. Phi Detla Kappan, v. 86, n. 1, p. 9-21, 2004. Disponível em: http://fdnc.io/fap. Acesso em: 23 abr. 2021.

Sequência de um texto anterior, “Inside the black box”, no qual os autores demonstraram que a melhora da avaliação formativa aumenta o desempenho dos estudantes, “Working inside the black box “ parte da ideia de que, embora as evidências fornecessem muitas ideias para melhoria, faltavam detalhes que possibilitassem aos professores implementá-las nas salas de aula. O artigo traz relatos de um projeto de acompanhamento que tem ajudado os docentes a mudar a sua prática e os estudantes a mudar o seu comportamento no compartilhamento de responsabilidade pela aprendizagem deles.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 5 fev. 2021.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC – é um documento que rege a prática pedagógica brasileira na Educação Básica. Está alinhada com pesquisas contemporâneas, compreendendo os componentes curriculares como um meio, e não como um fim, e entendendo que a educação formal escolar deve propiciar aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais não apenas para o prosseguimento dos estudos no Ensino Superior, mas também para a formação cidadã, crítica e ética.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, 11 abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fba. Acesso em: 5 mar. 2021.

Decreto institucionalizado em 2019 que tem como meta melhorar a qualidade da alfabetização no Brasil e combater o analfabetismo absoluto e funcional. A PNA tem como embasamento seis componentes: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.

CARNEIRO, Ida Martins. As relações do professor de educação infantil com a brincadeira: do brincar na rua ao brincar na escola. Piracicaba: Unimep, 2009. Tese apresentada ao programa da pós-graduação em Educação. Disponível em: http://fdnc.io/faT. Acesso em: 19 mar. 2021.

A tese de Ida Martins Carneiro, apoiada na teoria histórico-cultural proposta pelos estudos de L. S. Vygotsky, apresenta uma investigação das relações que professores de Educação Infantil estabelecem com as brincadeiras tanto em sua história pessoal, vivida durante a infância, como em suas práticas pedagógicas e de formação, buscando apreender em seus depoimentos as suas concepções sobre a infância, o brincar e a Educação Infantil, demonstrando a importância do brincar e o seu potencial educativo.

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CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo). História do atletismo. Disponível em: http://www.cbat.org.br/novo/. Acesso em: 9 mar. 2021.

A CBAT é entidade federativa que regulamenta a modalidade no Brasil, reunindo em seu canal de comunicação as informações oficiais sobre o atletismo.

CBBOL (Confederação Brasileira de Boliche). História do boliche. Disponível em: http://boliche.com.br/cbbol/. Acesso em: 9 mar. 2021.

Nesse site é possível acompanhar os componentes básicos do boliche. A instituição é responsável pelos torneios, pela regulamentação e pela condução da modalidade formalmente. Além das regras e notícias sobre a modalidade é possível acompanhar o calendário, os cursos e eventuais modificações nas regras e atualizações sobre o boliche.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH, 2013.

Essa obra é uma das maiores, senão a maior, sobre o desenvolvimento motor. Quase sempre citada em artigos atuais, apresenta informações sobre todas as fases de desenvolvimento, desde o período fetal até o envelhecimento. Esse é um livro extremamente útil para a compreensão das habilidades e do desenvolvimento motor das crianças em idade escolar.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,1997.

A obra apresenta uma coletânea de artigos conduzidos pelo Grupo Interinstitucional sobre o Jogo na Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, discutindo a natureza do jogo, suas manifestações e funcionalidades na área da aprendizagem, constituindo importantes referenciais teóricos sobre as brincadeiras, os jogos e o contexto pedagógico.