3
O QUE TEM NO MUNDO?
NO MUNDO TEM:
CAMINHOS
CASAS
PRÉDIOS
ESTRADAS
FAZENDAS
RIOS
MARES
MONTANHAS
FLORESTAS
GENTE
...
QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,
MAIS COISAS BOAS
VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!
DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.
4
CONHEÇA SEU LIVRO
SEU LIVRO ESTÁ DIVIDIDO EM 4 UNIDADES. VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.
PARA COMEÇAR
COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.
ABERTURA DA UNIDADE
NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONVERSAR SOBRE ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.
CAPÍTULO E ATIVIDADES
VOCÊ VAI APRENDER MUITAS COISAS NOVAS AO ESTUDAR O CAPÍTULO E FAZER AS ATIVIDADES! PALAVRAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA SÃO EXPLICADAS NO GLOSSÁRIO.
EM HORA DA LEITURA, VOCÊ VAI ENCONTRAR INDICAÇÕES DE LIVROS SOBRE OS ASSUNTOS DA UNIDADE.
5
O MUNDO QUE QUEREMOS
NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ATITUDES COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR DIFERENTES CULTURAS, PRESERVAR A NATUREZA E CUIDAR DA SAÚDE.
O QUE VOCÊ APRENDEU
ATIVIDADES PARA VOCÊ REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E UTILIZAR O QUE APRENDEU EM VÁRIAS SITUAÇÕES.
PARA TERMINAR
AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.
ÍCONES UTILIZADOS
ÍCONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
DESENHO OU PINTURA
ATIVIDADE PARA CASA
ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:
6
SUMÁRIO
PARA COMEÇAR, p. 8
UNIDADE 1. VOCÊ E AS PESSOAS, p. 12
CAPÍTULO 1. VOCÊ E SEU JEITO DE SER, p. 14
• O MUNDO QUE QUEREMOS: O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS, p. 20
CAPÍTULO 2. O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO, p. 22
CAPÍTULO 3. VOCÊ E SEUS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA, p. 28
CAPÍTULO 4. DO QUE VOCÊ BRINCA?, p. 32
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 42
UNIDADE 2. A MORADIA, p. 46
CAPÍTULO 1. LUGAR DE MORAR, p. 48
CAPÍTULO 2. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS, p. 53
• O MUNDO QUE QUEREMOS: JEITOS DE MORAR E ATITUDES DE CONVÍVIO, p. 60
CAPÍTULO 3. LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES, p. 62
CAPÍTULO 4. A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DA MORADIA, p. 64
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 66
7
UNIDADE 3. A ESCOLA, p. 68
CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR, p. 70
• O MUNDO QUE QUEREMOS: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!, p. 78
CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA, p. 80
CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA, p. 83
CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA, p. 86
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 90
UNIDADE 4. O AMBIENTE E O COTIDIANO, p. 94
CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA, p. 96
CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA, p. 101
• O MUNDO QUE QUEREMOS: A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO, p. 108
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 110
PARA TERMINAR, p. 114
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 118
8
PARA COMEÇAR
OLÁ, ESTUDANTE! AGORA VOCÊ VAI FAZER ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?
- LIGUE AS PALAVRAS DA PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA COLUNA.
Coluna 1
• ESCOLA
• CASA
Coluna 2
• ONDE EU MORO COM MINHA FAMÍLIA
• ONDE EU ESTUDO COM MEUS PROFESSORES E AMIGOS
- ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR.
- NA PRAÇA:
- EM CASA:
- RITA CHEGOU À SUA CASA E QUER IR ATÉ A COZINHA. DESENHE O TRAJETO QUE ELA VAI REALIZAR.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO SEM ESCALA PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- AGORA, CIRCULE A FRASE QUE DESCREVE ESSE TRAJETO.
✓ RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À DIREITA E DEPOIS À ESQUERDA.
✓ RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À ESQUERDA E DEPOIS À ESQUERDA.
9
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- CRIS, LUÍSA, JUCA E PAULO ESTÃO BRINCANDO EM UM PARQUE.
- FAÇA UM X NA MÃO ESQUERDA DE LUÍSA.
- CIRCULE A PERNA DIREITA DE PAULO.
- ESCREVA O NOME DA CRIANÇA QUE ESTÁ DO LADO DIREITO DE JUCA.
_____
- JOÃO E SEU AVÔ CARLOS GOSTAM MUITO DE BRINCAR JUNTOS. LEIA O QUE JOÃO CONTOU SOBRE SEU AVÔ.
- CIRCULE O OBJETO QUE FEZ PARTE DA INFÂNCIA DO AVÔ CARLOS.
LEGENDA: PIÃO. FIM DE LEGENDA.
LEGENDA: CELULAR. FIM DA LEGENDA.
10
- RELACIONE AS MORADIAS AOS TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS NA SUA CONSTRUÇÃO.
Coluna 1
LEGENDA: MORADIA NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MORADIA EM CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
Coluna 2
MADEIRA
TIJOLO
CIMENTO
PALHA
- MARQUE COM UM
X
AS TAREFAS QUE VOCÊ PODE REALIZAR PARA AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DA SUA MORADIA.
( ) ARRUMAR A CAMA AO ACORDAR.
( ) GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO ARMÁRIO.
( ) JOGAR OS RESTOS DE ALIMENTOS NO CHÃO.
( ) ORGANIZAR OS BRINQUEDOS DEPOIS DE UTILIZÁ-LOS.
11
- DEVEM CUIDAR DA ORGANIZAÇÃO, DA LIMPEZA E DA BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA:
( ) SOMENTE OS ESTUDANTES.
( ) SOMENTE OS FUNCIONÁRIOS.
( ) SOMENTE AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE.
( ) ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.
- ESCREVA O NOME DE UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NA SUA ESCOLA.
_____
- OBSERVE A FOTOGRAFIA DE ANA E MARTA BRINCANDO.
LEGENDA: MENINAS BRINCANDO NA NEVE. FIM DA LEGENDA.
- NO LUGAR ONDE ELAS BRINCAM FAZ:
( ) FRIO.
( ) CALOR.
- MARQUE O QUE AS PESSOAS DEVEM USAR PARA BRINCAR NESSE LUGAR.
( ) CASACO.
( ) CHINELOS.
( ) CACHECOL.
- O LUGAR ONDE VOCÊ VIVE É PARECIDO COM O DA FOTOGRAFIA?
( ) SIM.
( ) NÃO.