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Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O QUE TEM NO MUNDO?

NO MUNDO TEM:

CAMINHOS

CASAS

PRÉDIOS

ESTRADAS

FAZENDAS

RIOS

MARES

MONTANHAS

FLORESTAS

GENTE

...

QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,

MAIS COISAS BOAS

VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!

DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.

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CONHEÇA SEU LIVRO

SEU LIVRO ESTÁ DIVIDIDO EM 4 UNIDADES. VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.

PARA COMEÇAR

COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DA UNIDADE

NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONVERSAR SOBRE ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

CAPÍTULO E ATIVIDADES

VOCÊ VAI APRENDER MUITAS COISAS NOVAS AO ESTUDAR O CAPÍTULO E FAZER AS ATIVIDADES! PALAVRAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA SÃO EXPLICADAS NO GLOSSÁRIO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

EM HORA DA LEITURA, VOCÊ VAI ENCONTRAR INDICAÇÕES DE LIVROS SOBRE OS ASSUNTOS DA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Hora da leitura. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

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O MUNDO QUE QUEREMOS

NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ATITUDES COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR DIFERENTES CULTURAS, PRESERVAR A NATUREZA E CUIDAR DA SAÚDE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O QUE VOCÊ APRENDEU

ATIVIDADES PARA VOCÊ REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E UTILIZAR O QUE APRENDEU EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

PARA TERMINAR

AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

ÍCONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE PARA CASA

ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

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SUMÁRIO

PARA COMEÇAR, p. 8

UNIDADE 1. VOCÊ E AS PESSOAS, p. 12

CAPÍTULO 1. VOCÊ E SEU JEITO DE SER, p. 14

• O MUNDO QUE QUEREMOS: O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS, p. 20

CAPÍTULO 2. O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO, p. 22

CAPÍTULO 3. VOCÊ E SEUS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA, p. 28

CAPÍTULO 4. DO QUE VOCÊ BRINCA?, p. 32

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 42

Imagem: Ilustração. Cinco crianças com roupas coloridas estão sentadas em volta de uma mesa com maçãs, pratos e copos em cima. Ao lado há uma cesta sobre a mesa. Fim da imagem.

UNIDADE 2. A MORADIA, p. 46

CAPÍTULO 1. LUGAR DE MORAR, p. 48

CAPÍTULO 2. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS, p. 53

• O MUNDO QUE QUEREMOS: JEITOS DE MORAR E ATITUDES DE CONVÍVIO, p. 60

CAPÍTULO 3. LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES, p. 62

CAPÍTULO 4. A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DA MORADIA, p. 64

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 66

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com cabelo curto e saia amarela está segurando uma lança e correndo em direção a uma oca.  Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Crianças com uniformes azuis. À esquerda, uma menina está segurando um livro aberto na frente de um menino; ao lado, uma menina está segurando dois livros e andando ao lado de uma mulher, que está segurando uma pilha de livros. Atrás delas, um menino está sorrindo e empurrando a cadeira de rodas de outro menino. Ao lado, um menino está sentado e acenando para outro menino, que está andando e segurando uma bandeja. Ao fundo, uma menina está jogando lixo em um cesto. Fim da imagem.

UNIDADE 3. A ESCOLA, p. 68

CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR, p. 70

• O MUNDO QUE QUEREMOS: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!, p. 78

CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA, p. 80

CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA, p. 83

CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA, p. 86

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 90

UNIDADE 4. O AMBIENTE E O COTIDIANO, p. 94

CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA, p. 96

CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA, p. 101

• O MUNDO QUE QUEREMOS: A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO, p. 108

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 110

PARA TERMINAR, p. 114

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 118

Imagem: Ilustração. Três crianças estão sorrindo e desenhando em papéis sobre uma mesa. Entre elas há lápis coloridos.  Fim da imagem.

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PARA COMEÇAR

OLÁ, ESTUDANTE! AGORA VOCÊ VAI FAZER ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?

  1. LIGUE AS PALAVRAS DA PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA COLUNA.

    Coluna 1

    • ESCOLA

    • CASA

    Coluna 2

    • ONDE EU MORO COM MINHA FAMÍLIA

    • ONDE EU ESTUDO COM MEUS PROFESSORES E AMIGOS

  1. ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR.
    • NA PRAÇA:
  1. RITA CHEGOU À SUA CASA E QUER IR ATÉ A COZINHA. DESENHE O TRAJETO QUE ELA VAI REALIZAR.
Imagem: Ilustração. Vista de cima da planta de uma casa. À esquerda há dois quartos. No centro, na parte superior há dois banheiros e na parte inferior, uma sala. À direita, na parte superior há uma cozinha e na parte inferior, uma pessoa parada em um corredor e ao lado, uma sala de jantar.
 Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO SEM ESCALA PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À DIREITA E DEPOIS À ESQUERDA.

RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À ESQUERDA E DEPOIS À ESQUERDA.

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AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. CRIS, LUÍSA, JUCA E PAULO ESTÃO BRINCANDO EM UM PARQUE.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão pulando e sorrindo. Da esquerda para a direita: Cris, menina com cabelo castanho, preso com dois elásticos, vestido azul e rosa e meias rosa. Ela está pulando com os braços abertos. Luísa, menina com cabelo preto e preso em quatro elásticos, camiseta verde e rosa, saia azul, meias rosa e sapatos pretos. Ela está pulando com os braços para cima. Juca, menino loiro com camiseta verde, calça azul e sapatos pretos. Ele está pulando com os braços abertos. Paulo, menino ruivo com blusa e tênis azul-claro e calça azul-escuro. Ele está pulando com a mão esquerda para cima. Ao fundo há folhas em tons de marrom caindo.
 Fim da imagem.
  1. JOÃO E SEU AVÔ CARLOS GOSTAM MUITO DE BRINCAR JUNTOS. LEIA O QUE JOÃO CONTOU SOBRE SEU AVÔ.
Imagem: Ilustração. Um menino com blusa e meias laranja e calça azul está sentado em um sofá com as pernas cruzadas. Ele sorri, olha para o lado e fala: MEU AVÔ TEM 80 ANOS. ELE ME ENSINOU A BRINCAR DE PIÃO E EU O ENSINEI A JOGAR NO CELULAR. Ao seu lado, um senhor com cabelo e bigode grisalhos, blusa vermelha, calça azul e sapatos marrons está sentado no sofá e lendo um livro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um pião colorido com uma corda branca em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: PIÃO. FIM DE LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mão segurando um celular. Fim da imagem.

LEGENDA: CELULAR. FIM DA LEGENDA.

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  1. RELACIONE AS MORADIAS AOS TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS NA SUA CONSTRUÇÃO.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão sentadas em uma estrutura de madeira e segurando palha sobre um telhado.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está em pé em uma construção. Em volta dela há paredes de tijolos e cimento. Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA EM CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

MADEIRA

TIJOLO

CIMENTO

PALHA

  1. MARQUE COM UM X AS TAREFAS QUE VOCÊ PODE REALIZAR PARA AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DA SUA MORADIA.

    ( ) ARRUMAR A CAMA AO ACORDAR.

    ( ) GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO ARMÁRIO.

    ( ) JOGAR OS RESTOS DE ALIMENTOS NO CHÃO.

    ( ) ORGANIZAR OS BRINQUEDOS DEPOIS DE UTILIZÁ-LOS.

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  1. DEVEM CUIDAR DA ORGANIZAÇÃO, DA LIMPEZA E DA BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA:

( ) SOMENTE OS ESTUDANTES.

( ) SOMENTE OS FUNCIONÁRIOS.

( ) SOMENTE AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE.

( ) ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.

  1. ESCREVA O NOME DE UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NA SUA ESCOLA.

    _____

  1. OBSERVE A FOTOGRAFIA DE ANA E MARTA BRINCANDO.
Imagem: Fotografia. Duas crianças com blusa estão sorrindo e com as mãos viradas para cima. Em volta delas há neve caindo e ao fundo, árvores cobertas de neve. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINAS BRINCANDO NA NEVE. FIM DA LEGENDA.

( ) FRIO.

( ) CALOR.