MP003
SUMÁRIO
Seção Introdutória, p. MP004
Os componentes desta coleção, p. MP004
Manual do Professor, p. MP004
A proposta didática desta coleção, p. MP004
A concepção de Geografia, p. MP004
Os objetivos do ensino de Geografia, p. MP004
O trabalho com as competências, p. MP005
As Competências Gerais da Educação Básica, p. MP005
As Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental, p. MP005
As Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental, p. MP005
O trabalho com as habilidades, p. MP007
A visão geral dos conteúdos, p. MP008
Os princípios norteadores desta coleção, p. MP011
Os conteúdos temáticos, p. MP011
A alfabetização cartográfica, p. MP012
Literacia e numeracia na Geografia, p. MP012
Literacia, p. MP012
Numeracia, p. MP013
Educação em valores e temas contemporâneos, p. MP013
A avaliação, p. MP014
A estrutura dos livros, p. MP015
Para começar, p. MP015
Abertura da unidade, p. MP015
Desenvolvimento dos conteúdos e das atividades, p. MP015
Para ler e escrever melhor, p. MP015
O mundo que queremos, p. MP015
O que você aprendeu, p. MP015
Para terminar, p. MP015
Referências bibliográficas, p. MP015
Orientações Específicas, p. MP017
Conheça a parte específica deste Manual, p. MP017
Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades trabalhados neste livro, p. MP019
Tema atual de relevância trabalhado neste livro, p. MP020
Unidade 1 – Você e as pessoas, p. MP034
Unidade 2 – A moradia, p. MP070
Unidade 3 – A escola, p. MP094
Unidade 4 – O ambiente e o cotidiano, p. MP122
MP004
SEÇÃO INTRODUTÓRIA
Os componentes desta coleção
Esta coleção oferece instrumentos e suporte para o trabalho do professor no desenvolvimento das propostas pedagógicas. As estratégias de aula, guiadas por competências e habilidades, podem ser construídas por meio da mobilização dos conteúdos do Livro do Estudante, apoiados pelas orientações fornecidas no Manual do Professor. A avaliação e o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes também encontram respaldo no Livro do Estudante. Além disso, todos os recursos oferecidos podem ser adaptados pelo professor para atender às necessidades da turma e dialogar com o projeto pedagógico da escola.
Livro do Estudante
Formam a parte principal desta coleção os cinco volumes do Livro do Estudante, nas versões impressa e digital, do 1º ao 5º ano. O conteúdo de cada volume é organizado em quatro unidades que compreendem um conjunto de capítulos, cuja proposta é detalhada no item A estrutura dos livros (página MP015).
Manual do Professor
Este Manual do Professor, nas versões impressa e digital, foi elaborado com a finalidade de auxiliar o professor na utilização dos livros da coleção e na realização de propostas de trabalho complementares. O conteúdo está organizado em duas partes.
A primeira parte, a Seção Introdutória, aqui apresentada, expõe a proposta da coleção para o ensino de Geografia, descreve os princípios norteadores da coleção, apresenta a estrutura dos livros e explicita a concepção de avaliação adotada.
A segunda parte deste Manual compreende as orientações específicas de trabalho relativas a cada página e seção do Livro do Estudante, que compreendem explicações de caráter prático referentes às atividades propostas, incluindo considerações pedagógicas a respeito de eventuais dificuldades que os estudantes possam apresentar durante a resolução e oferecendo alternativas para a consolidação do conhecimento dos temas contemplados.
A proposta didática desta coleção
A concepção de Geografia
A proposta de trabalho desta coleção parte da concepção de Geografia como ciência que, dialogando com outras áreas do conhecimento, estuda, analisa e compreende o mundo em que vivemos sob o ponto de vista de sua ordenação espacial. Em outras palavras, a Geografia possibilita a compreensão do espaço geográfico, resultante da relação entre a sociedade e a natureza e entendido como a materialização dos tempos da vida social.
Para estudar o espaço geográfico é necessário um modo de pensar próprio da ciência geográfica, o que requer fundamentação teórica e habilidades específicas, como o domínio de conceitos básicos da Geografia – natureza, sociedade, lugar, paisagem, território, região – e de seus procedimentos peculiares – observação, descrição, análise e síntese, entre outros.
A Geografia também deve possibilitar, por meio da compreensão do espaço geográfico, a formação de um indivíduo que se perceba como sujeito social, crítico e consciente para o exercício da cidadania.
Desse modo, esta coleção pretende oferecer ao estudante elementos que o auxiliem na compreensão das relações entre a sociedade e a natureza e dos processos de transformação advindos dessa interação, assim como possibilitar ao estudante o desenvolvimento de valores que se materializem em atitudes de participação e de colaboração para a vida em sociedade.
Os objetivos do ensino de Geografia
Para que a Geografia escolar possa cumprir seu papel de fornecer elementos necessários à compreensão da realidade e à formação da cidadania, definimos para esta coleção objetivos que levem o estudante a:
- reconhecer-se como sujeito no processo de construção/reconstrução do espaço geográfico;
- ampliar o conhecimento a respeito do lugar onde vive;
- compreender a realidade como resultado da dinâmica entre sociedade e natureza, numa dimensão histórica e cultural;
- reconhecer, no espaço geográfico, o trabalho humano e a materialização de diferentes tempos;
- reconhecer a interação da Geografia com outras áreas do conhecimento;
- posicionar-se eticamente diante da realidade da qual faz parte;
- identificar diferentes formas de ocupação e de organização do espaço ao longo do tempo;
- reconhecer, respeitar e valorizar o modo de vida e a cultura de diferentes grupos sociais;
- perceber mudanças e permanências no seu lugar de vivência, estendendo essa perspectiva a outros modos de vida próximos ou distantes no tempo e no espaço;
- desenvolver competências e habilidades de leitura e produção de textos;
- desenvolver habilidades como observar, descrever, registrar, comparar, relacionar, organizar informações, analisar, sintetizar;
- reconhecer formas de apropriação e transformação da natureza pelos diferentes grupos sociais;
- utilizar diferentes fontes textuais, documentais e imagéticas na leitura e compreensão do espaço geográfico;
- conhecer e utilizar a linguagem cartográfica como instrumento de representação, leitura e interpretação do espaço geográfico;
- reconhecer referenciais espaciais de orientação e localização;
- identificar cuidados que se deve ter na preservação e manutenção da natureza.
MP005
O trabalho com as competências
O ensino de Geografia visa ao desenvolvimento global do estudante a partir do trabalho com competências e habilidades.
Os conteúdos temáticos e as atividades desta coleção foram elaborados com o propósito de desenvolver as competências e as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ressalta-se que todas as competências e habilidades da BNCC são trabalhadas ao longo da coleção e estão referenciadas nas Orientações Específicas do Manual do Professor, junto dos tópicos e atividades do Livro do Estudante em que são desenvolvidas.
As Competências Gerais da Educação Básica
De acordo com a BNCC, a noção de competência está relacionada com a:
Boxe complementar:
[...] mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. p. 8.
Disponível em: http://fdnc.io/fA6.
Acesso em: jan. 2021.
Fim do complemento.
São dez competências gerais estipuladas na BNCC, inter-relacionadas e pertinentes a todos os componentes curriculares, que os estudantes deverão desenvolver para garantir, ao longo de sua trajetória escolar, uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
As Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental, são definidas competências específicas para cada uma das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). No caso das Ciências Humanas, espera-se que os estudantes desenvolvam o conhecimento com base na contextualização marcada pelo raciocínio espaço-temporal, por meio do qual se entende que a sociedade produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em diferentes contextos históricos. A capacidade de identificar esses contextos é a condição para que o ser humano compreenda, interprete e avalie os significados das ações realizadas no passado e/ou no presente, o que o torna responsável tanto pelo saber produzido quanto pelo entendimento dos fenômenos naturais e históricos dos quais é parte.
As Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental
Ao longo do Ensino Fundamental, os estudantes devem desenvolver determinadas competências referentes à aprendizagem da Geografia. O reconhecimento da diversidade e das diferenças entre grupos sociais com base em princípios éticos (respeito à diversidade sem preconceitos étnicos, de gênero ou de qualquer outro tipo) e o estímulo da capacidade de empregar o raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida cotidiana são condições fundamentais para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC.
Em articulação com as competências gerais e com as competências específicas da área de Ciências Humanas, estruturam-se competências próprias da Geografia e que refletem as suas especificidades como componente curricular, articuladas com conceitos e princípios do raciocínio geográfico.
A seguir, apresentamos um quadro que indica quais são as Competências Gerais da Educação Básica, as Competências Específicas de Ciências Humanas e as Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental elencadas na BNCC.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Competências Gerais da Educação Básica |
Competências Específicas de Ciências Humanas |
Competências Específicas de Geografia |
---|---|---|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
1. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos. |
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. |
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. |
2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo. |
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
MP006
Quadro: equivalente textual a seguir.
Competências Gerais da Educação Básica |
Competências Específicas de Ciências Humanas |
Competências Específicas de Geografia |
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social. |
3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. |
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas. |
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. |
5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados. |
5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia. |
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. |
6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão. |
7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
||
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
||
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
MP007
O trabalho com as habilidades
Para garantir o desenvolvimento das competências gerais e específicas previstas na BNCC, os diferentes componentes curriculares apresentam um conjunto de objetos de conhecimento e habilidades. Os objetos de conhecimento “são entendidos como conteúdos, conceitos e processos”, enquanto as habilidades “expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos estudantes nos diferentes contextos escolares” (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. p. 28, 29).
Apresentamos, nos quadros a seguir, a relação entre as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades previstos na BNCC para o componente curricular Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e os conteúdos temáticos do Livro do Estudante.
Quadro: equivalente textual a seguir.
1º ano |
|||
---|---|---|---|
Base Nacional Comum Curricular |
Conteúdos temáticos do Livro do Estudante |
||
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
Habilidades da BNCC desenvolvidas nos conteúdos temáticos |
|
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. |
Unidade 1: Voce as pessoas • Identidade e diversidade • Espaços e grupos de convivência • Noções espaciais (lateralidade) • Brinquedos e brincadeiras antigos e atuais • Diferentes usos do espaço público |
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações. |
||
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. |
Unidade 2: A moradia • A moradia como espaço de convivência • Tipos de moradia • Materiais e técnicas de construção de moradias • Regras de convivência • Atividades de trabalho • Noções espaciais (lateralidade) |
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). |
||
Mundo do trabalho |
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia |
EF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. |
|
Formas de representação e pensamento espacial |
Pontos de referência |
EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. |
|
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. |
Unidade 3: A escola • A escola como espaço de convivência • Regras de convivência • Atividades de trabalho • Trajeto casa-escola • Noções espaciais (lateralidade) |
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). |
||
Mundo do trabalho |
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia |
EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. |
|
Formas de representação e pensamento espacial |
Pontos de referência |
EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras. |
MP008
Quadro: equivalente textual a seguir.
1º ano |
|||
---|---|---|---|
Base Nacional Comum Curricular |
Conteúdos temáticos do Livro do Estudante |
||
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
Habilidades da BNCC desenvolvidas nos conteúdos temáticos |
|
Conexões e escalas |
Ciclos naturais e a vida cotidiana |
EF01GE05 : Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. |
Unidade 4: O ambiente e o cotidiano • Ritmos e fenômenos da natureza • Características do tempo atmosférico • Os ciclos naturais ao longo do ano |
Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Condições de vida nos lugares de vivência |
EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.). EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. |
A visão geral dos conteúdos
Nesta coleção, os conteúdos distribuídos entre os volumes atendem às competências e habilidades da BNCC em perspectiva progressiva, possibilitando aos agentes da relação ensino-aprendizagem, em especial aos professores e estudantes, o respaldo necessário para incorporar à dinâmica das aulas os temas pulsantes no mundo contemporâneo e as questões, inquietações e sabedorias que envolvem os lugares de vivência e os circuitos sociais que compõem a comunidade escolar.
As unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades estabelecidos na BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em Geografia, evidenciam a existência de conexões entre conteúdos com previsão de abordagem em anos diferentes por meio de recorrências, aprofundamentos e extrapolações. Desse modo, ao incorporar as diretrizes fornecidas pela BNCC, os cinco volumes do Livro do Estudante que compõem esta coleção favorecem a progressão da aprendizagem do estudante, propondo abordagens que conduzem ao desenvolvimento de novos objetos de conhecimento e novas habilidades para explorar os conteúdos abrangidos pelas unidades temáticas a cada ano letivo.
O quadro a seguir apresenta um panorama dos conteúdos abordados neste volume, associando-os às práticas pedagógicas e aos roteiros de aulas, que serão retomados nas orientações feitas página a página nas Orientações Específicas deste Manual. O quadro também indica momentos sugeridos para a realização de etapas da avaliação das aprendizagens.
Quadro: equivalente textual a seguir.
1º ano |
||||
---|---|---|---|---|
1º bimestre – Unidade 1: Você e as pessoas - Total de aulas previsto: 20 |
||||
Base Nacional Comum Curricular |
||||
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
||
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01 e EF01GE02 |
||
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE03 |
|||
Cronograma |
Conteúdos |
Páginas |
Práticas pedagógicas |
|
Semana |
Aulas previstas |
|||
1 |
2 |
Para começar: Avaliação diagnóstica |
8-11 |
Sondagem do repertório de conhecimentos, das competências e habilidades já dominadas e de outros aspectos relativos ao processo de aprendizagem dos estudantes. |
2 |
2 |
Abertura da unidade 1: Você e as pessoas |
12-13 |
Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais. |
3 |
1 |
Capítulo 1: Você e seu jeito de ser • Todos nós temos um nome • Depois do nome, o sobrenome • As pessoas são diferentes |
14-17 |
Reconhecimento da identidade pessoal. Identificação das diferenças entre as pessoas. Valorização do respeito às diferenças. |
1 |
• Cada um tem seu jeito |
18-19 |
MP009
Cronograma |
Conteúdos |
Páginas |
Práticas pedagógicas |
|
---|---|---|---|---|
Semana |
Aulas previstas |
|||
4 |
2 |
• O mundo que queremos: O respeito a todas as crianças |
20-21 |
Conscientização a respeito dos direitos das crianças. |
5 |
1 |
Capítulo 2: O lado direito e o lado esquerdo do seu corpo • Representando o corpo • O corpo de frente, o corpo de costas |
22-25 |
Desenvolvimento da consciência corporal. Exercício das noções de lateralidade a partir do reconhecimento corporal. Reconhecimento da posição do próprio corpo ou de objetos no espaço. |
5 |
1 |
• O lado direito e o lado esquerdo do corpo |
||
6 |
1 |
|||
1 |
• Com que mão você escreve? |
26-27 |
||
7 |
1 |
Capítulo 3: Você e seus grupos de convivência |
28-29 |
Reconhecimento dos grupos de convivência dos quais faz parte. Valorização das atividades em grupo e da solidariedade entre as pessoas. |
7 |
1 |
• Você e os outros grupos |
30-31 |
|
8 |
2 |
Capítulo 4: Do que você brinca? • Brinquedos e brincadeiras • Brinquedos e brincadeiras de ontem e de hoje |
32-37 |
Reconhecimento de brincadeiras e brinquedos atuais, antigos e de outros lugares. Compreensão da importância das brincadeiras para o convívio social. |
9 |
2 |
• Outras brincadeiras • Onde você costuma brincar |
38-41 |
|
10 |
2 |
O que você aprendeu: Avaliação processual |
42-45 |
Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre. |
Quadro: equivalente textual a seguir.
2º bimestre – Unidade 2: A moradia - Total de aulas previsto: 18 |
||||
---|---|---|---|---|
Base Nacional Comum Curricular |
||||
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
||
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01 |
||
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE04 |
|||
Mundo do trabalho |
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia |
EF01GE06 e EF01GE07 |
||
Formas de representação e pensamento espacial |
Pontos de referência |
EF01GE09 |
||
Cronograma |
Conteúdos |
Páginas |
Práticas pedagógicas |
|
Semana |
Aulas previstas |
|||
11 |
2 |
Abertura da unidade 2: A moradia |
46-47 |
Reconhecimento das características de uma moradia, comparando com a moradia em que o estudante vive . |
12 |
2 |
Capítulo 1: Lugar de morar |
48-52 |
Reconhecimento da moradia em que o estudante vive por meio de desenhos , realização de atividades e conversas com a turma. |
13 |
2 |
Capítulo 2: As moradias não são iguais Do que e como são feitas as moradias? |
53-56 |
Identificação das diferenças entre exemplos variados de moradia e comparação entre eles. |
14 |
1 |
• Quem constrói as moradias? |
57-59 |
Reconhecimento das funções exercidas pelas pessoas que participam da construção de moradias. Comparação entre diferentes maneiras de construir moradias. |
1 |
• Diferentes maneiras de construir as moradias |
|||
15 |
2 |
• O mundo que queremos: Jeitos de morar e atitudes de convívio |
60-61 |
Reconhecimento e valorização do modo de vida indígena. |
MP010
Quadro: equivalente textual a seguir.
Cronograma |
Conteúdos |
Páginas |
Práticas pedagógicas |
|
---|---|---|---|---|
Semana |
Aulas previstas |
|||
16 |
2 |
Capítulo 3: Lugares diferentes, moradias diferentes |
62-63 |
Identificação de diferentes tipos de moradia em localidades distintas do planeta Terra. |
17 |
1 |
|||
17 |
1 |
Capítulo 4: A limpeza e a organização da moradia |
64-65 |
Reconhecimento das atividades necessárias para manter a moradia limpa e valorização da organização do lugar em que se vive. |
18 |
2 |
|||
19 |
2 |
O que você aprendeu: Avaliação processual |
66-67 |
Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre. |
Quadro: equivalente textual a seguir.
3º bimestre – Unidade 3: A escola - Total de aulas previsto: 18 |
||||
---|---|---|---|---|
Base Nacional Comum Curricular |
||||
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
||
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01 |
||
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE04 |
|||
Mundo do trabalho |
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia |
EF01GE07 |
||
Formas de representação e pensamento espacial |
Pontos de referência |
EF01GE08 |
||
Cronograma |
Conteúdos |
Páginas |
Práticas pedagógicas |
|
Semana |
Aulas previstas |
|||
20 |
2 |
Abertura da unidade 3: A escola |
68-69 |
Comparação da escola que os estudantes frequentam com a representada no exemplo. |
21 |
2 |
Capítulo 1: Lugar de estudar |
70-71 |
Compreensão das possibilidades de estudo na escola. Reconhecimento dos diferentes ambientes da escola e das possibilidades de uso de cada um deles. |
22 |
2 |
• Os ambientes da escola |
72-77 |
|
23 |
2 |
• O mundo que queremos: Lugar de criança é na escola! |
78-79 |
Conscientização sobre os direitos das crianças em relação ao acesso à educação. |
24 |
2 |
Capítulo 2: O trabalho na escola |
80-82 |
Reconhecimento das tarefas exercidas por quem trabalha na escola. Identificação dos profissionais da escola que o estudante frequenta. Conscientização sobre a importância de respeitar os profissionais que atuam na escola. |
25 |
1 |
Capítulo 3: Cuidando da escola |
83 |
Conscientização sobre a importância da atuação coletiva da comunidade escolar para manter a escola limpa e organizada, enfatizando o papel do estudante. |
1 |
• O lixo e a limpeza da escola |
84-85 |
||
26 |
1 |
|||
1 |
Capítulo 4: O caminho casa-escola • De casa até a escola |
86-89 |
Reconhecimento dos elementos que constituem o trajeto casa-escola. Elaboração de representações cartográficas compreendendo a casa, a escola e o trajeto entre elas. |
|
27 |
2 |
|||
28 |
2 |
O que você aprendeu: Avaliação processual |
90-93 |
Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre. |
MP011
Quadro: equivalente textual a seguir.
4º bimest r e – Unidade 4: O ambiente e o cotidiano - Total de aulas previsto: 20 |
||||
---|---|---|---|---|
Base Nacional Comum Curricular |
||||
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
||
Conexões e escalas |
Ciclos naturais e a vida cotidiana |
EF01GE05 |
||
Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Condições de vida nos lugares de vivência |
EF01GE10 e EF01GE11 |
||
Cronograma |
Conteúdos |
Páginas |
Práticas pedagógicas |
|
Semana |
Aulas previstas |
|||
29 |
2 |
Abertura da unidade 4: O ambiente e o cotidiano |
94-95 |
Reconhecimento das pessoas e das atividades que realizam em cada local, considerando o período do dia e as condições do tempo atmosférico . |
30 |
2 |
Capítulo 1: Observando a natureza |
96-97 |
Identificação e representação das condições atmosféricas. Reconhecimento das influências do dia e da noite nos ambientes e na vida das pessoas. |
31 |
2 |
• O dia e a noite |
98-100 |
|
32 |
2 |
|||
33 |
2 |
Capítulo 2: O ambiente e o nosso dia a dia |
101-103 |
Reconhecimento das características do tempo atmosférico e da influência delas na vida das pessoas. |
34 |
1 |
|||
1 |
• Chuva, frio e calor ao longo do ano • A alimentação ao longo do ano |
104-107 |
Identificação das alterações que as condições climáticas sofrem ao longo do ano e das influências no cotidiano das pessoas, inclusive na alimentação. |
|
35 |
2 |
|||
36 |
2 |
• O mundo que queremos: A importância das frutas na alimentação |
108-109 |
Conscientização sobre a importância das frutas para garantir uma vida saudável. |
37 |
2 |
O que você aprendeu: Avaliação processual |
110-113 |
Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre. |
38 |
2 |
Para terminar: Avaliação de resultado |
114-117 |
Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo. |
Os princípios norteadores desta coleção
Os conteúdos temáticos
Nesta coleção, partimos do entendimento de que a contribuição da Geografia para a formação dos estudantes resultará da compreensão que eles terão da realidade em seu conjunto. Assim, ao estudar o espaço geográfico, os estudantes devem refletir sobre a dinâmica social, a dinâmica dos fenômenos naturais e a relação dos seres humanos entre si e com a natureza. Acreditamos que, ao propiciar aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental conhecimentos sobre o mundo e reflexões sobre o lugar em que vivem, contribuímos para a sua formação cidadã.
Levando em conta a necessidade de adequação dos conhecimentos básicos da Geografia ao público a que se destinam e considerando suas especificidades para as diferentes faixas etárias, esta coleção oferece um percurso didático para a alfabetização geográfica por meio de conteúdos temáticos e de atividades que visam desenvolver habilidades fundamentais para uma aprendizagem significativa.
O livro do 1º ano apresenta os temas sobre a identidade; os grupos sociais; as noções de lateralidade, trabalhadas a partir do próprio corpo; os lugares de vivência: a moradia e a escola; e o reconhecimento dos ritmos da natureza no cotidiano, em comparação a outros locais, promovendo uma análise, ainda que introdutória, em múltipla escala. No livro do 2º ano, a principal escala de análise passa a ser o bairro, mas também há a identificação de semelhanças e diferenças com relação a outros lugares. São estudados os meios de transporte e de comunicação, para propiciar aos estudantes um entendimento articulado entre fluxos de pessoas, mercadorias e informações. O livro do 3º ano é dedicado à leitura e à análise da paisagem como procedimentos para a compreensão do espaço geográfico. Os estudantes são levados a reconhecer os elementos formadores e transformadores das diferentes paisagens, do campo e da cidade, e a percebê-las como produto da relação entre a sociedade e a natureza. No livro do 4º ano, trabalhamos com a organização político-administrativa do Brasil e suas paisagens naturais e sociais.
MP012
Abordamos, também, a produção e o trabalho no campo e na cidade e suas interdependências, bem como a formação da população brasileira. O livro do 5º ano tem como foco a dinâmica populacional brasileira, a urbanização e a formação das redes urbanas, além da tecnologia no mundo do trabalho e a questão ambiental.
A alfabetização cartográfica
Nesta coleção, propomos, em todos os volumes, de forma gradual e em consonância com o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, um trabalho voltado para a alfabetização cartográfica.
O domínio da linguagem cartográfica permite a leitura e a interpretação de informações representadas em mapas com diferentes características, que constituem um recurso fundamental da Geografia.
Ao longo dos livros desta coleção, trabalhamos conteúdos e conduzimos abordagens que estimulam o desenvolvimento de habilidades e noções necessárias à leitura e interpretação de mapas: noções de visão frontal, vertical e oblíqua; imagem bidimensional e tridimensional; alfabeto cartográfico (ponto, linha e área); lateralidade, localização e orientação; interpretação e construção de legenda. Considerando a organização seriada do ensino e a diferença do potencial de leitura dos estudantes, a proposta voltada para a cartografia nesta coleção obedece a uma complexidade crescente, fornecendo subsídios necessários à compreensão das representações gráficas, principalmente os mapas.
Literacia e numeracia na Geografia
A elaboração desta coleção também foi guiada pelo entendimento de que o domínio da linguagem – leitura, escrita e oralidade – e do pensamento matemático – raciocínio lógico – se constitui como uma ferramenta de grande valia para a compreensão da realidade, além de facilitar a inserção do indivíduo na vida em sociedade.
Literacia
Reconhecendo a importância do papel da escola no ensino da língua como base para o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos e para o domínio de todos os componentes curriculares que estruturam a Educação Básica, acreditamos que um material didático que reconheça o professor como organizador de situações de mediação entre o objeto de conhecimento e o estudante não pode negligenciar o trabalho com a linguagem, qualquer que seja o componente curricular.
Assim, entendemos que a Geografia pode contribuir para que os estudantes, sobretudo nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, desenvolvam habilidades importantes para a alfabetização e literacia e para a sua consolidação, conduzindo a realização de procedimentos de estudo que favorecem a fluência em leitura oral, a aquisição de vocabulário e a compreensão e a produção de textos. Acreditamos que a aprendizagem dos conteúdos próprios da Geografia é potencializada quando os estudantes, ao desenvolver essas e outras habilidades relativas ao domínio da língua, interpretam melhor os diferentes tipos de informação apresentados na forma escrita, passando a ter mais facilidade para compreender o objetivo das atividades pedagógicas que lhes são propostas e mobilizando repertórios cognitivos que permitam construir respostas bem elaboradas.
A contribuição da Geografia para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade possibilita aos estudantes reconhecer e utilizar vocabulário específico do componente curricular, descrever paisagens e fenômenos, discutir ou argumentar oralmente a respeito de um assunto, justificar este ou aquele posicionamento mediante um argumento, produzir textos expositivos e instrucionais, escrever bilhetes etc., ao mesmo tempo que os torna aptos a refletir sobre assuntos diversos e a comunicá-los.
Dessa maneira, surge como ponto fundamental o trabalho com a literacia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), o aprendizado de leitura e escrita se dá aos poucos, sendo desenvolvido antes, durante e após a alfabetização. No 1º ano do Ensino Fundamental:
Boxe complementar:
[...] está a literacia básica, que inclui a aquisição das habilidades fundamentais para a alfabetização (literacia emergente), como o conhecimento de vocabulário e a consciência fonológica, bem como as habilidades adquiridas durante a alfabetização, isto é, a aquisição das habilidades de leitura (decodificação) e de escrita (codificação). No processo de aprendizagem, essas habilidades básicas devem ser consolidadas para que a criança possa acessar conhecimentos mais complexos.
[...] a literacia intermediária (do 2º ao 5º ano do ensino fundamental), abrange habilidades mais avançadas, como a fluência em leitura oral, que é necessária para a compreensão de textos.
[na literacia disciplinar] (do 6º ano ao ensino médio), está o nível [...] onde se encontram as habilidades de leitura aplicáveis a conteúdos específicos de disciplinas, como geografia, biologia e história.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: Sealf,
2019. p. 21.
Fim do complemento.
É sob esse enfoque que esta coleção propõe atividades que visam explorar a literacia básica no 1º ano e a literacia intermediária nos anos subsequentes. Nesta obra, procurou-se evidenciar, para o professor, de que maneira os conteúdos apresentados podem ser usados como objeto para reflexão sobre a literacia.
O trabalho com a linguagem pretende promover maior reflexão para que a aprendizagem dos conteúdos seja potencializada. Sob a rubrica Literacia e Geografia, nas Orientações Específicas deste Manual, constam orientações e sugestões didáticas para trabalhar o domínio da linguagem.
Foram focalizados na coleção três aspectos: leitura e compreensão; produção escrita; oralidade e fluência em leitura oral.
Leitura e compreensão
A antecipação das informações apresentadas e o levantamento de conhecimentos prévios do estudante são importantes para a formação do leitor proficiente. Nesta coleção, esse aspecto é trabalhado não apenas com base nos textos verbais que compõem as unidades, mas também na leitura das imagens de abertura de cada unidade dos livros. Os objetivos são ampliar o vocabulário dos estudantes, propor estratégias de interpretação de texto que levam em conta a decodificação e auxiliar o estudante a perceber que as diferentes linguagens (verbal e não verbal) se relacionam na construção do sentido global.
Também nesse sentido, os textos de apresentação dos conteúdos têm estrutura clara e linguagem concisa e acessível aos estudantes, transmitindo os assuntos de modo objetivo.
MP013
As atividades são voltadas para a assimilação e compreensão dos conteúdos e para a reflexão sobre eles, abrangendo em muitos momentos a leitura em voz alta, o reconto do que foi lido, a produção escrita e os quatro processos gerais de compreensão da leitura: localizar e retirar informação explícita; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informação; e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
Produção escrita
A proposta de produção textual parte da leitura e da análise da estrutura de um texto, procedimentos estes que servirão de base para a escrita do estudante, tanto em relação à forma como ao conteúdo, geralmente relacionado com o tema da unidade. Esse trabalho ocorre especialmente na seção Para ler e escrever melhor, nos livros do 2º ao 5º ano.
Em outros momentos, além dessa seção, há atividades em que é solicitada a produção de palavras, frases e pequenos textos (ou suportes) de circulação social, como relato, bilhete, diário, cartaz, pesquisa, entre outros.
Oralidade e fluência em leitura oral
O trabalho com a oralidade ocorre em diversos momentos ao longo dos livros, especialmente nas páginas de abertura das unidades, por meio de atividades de leitura de imagens e ativação de conhecimentos prévios relacionados aos temas que serão abordados. Há também ocasiões em que o estudante poderá realizar relatos, explicações, argumentações, entrevistas, entre outros gêneros orais.
Nesse trabalho, objetiva-se levar o estudante a perceber a importância da organização das ideias para a eficácia na comunicação e a defesa do seu ponto de vista, além da adoção de atitudes e procedimentos pertinentes a esses momentos de interação, como o uso de linguagem adequada à situação de comunicação e o respeito à opinião dos colegas e à vez de cada um se expressar.
Numeracia
O ensino de Matemática é área do conhecimento essencial para a formação de cidadãos ativos e críticos. Acreditamos que os conhecimentos relativos à numeracia encontram conexões significativas com o estudo da Geografia, em especial da cartografia. Por meio da aquisição e da prática do pensamento matemático, o estudante compreende melhor o mundo em que vive; mobiliza habilidades necessárias para resolver as atividades propostas; reconhece e se vale, por exemplo, dos números, das operações matemáticas elementares, bem como das noções de posicionamento e do próprio raciocínio lógico-matemático, que, vinculado à capacidade dedutiva, é importante para resolver problemas, analisar dados quantitativos e elaborar hipóteses. Dessa maneira, surge como ponto fundamental o trabalho com a literacia numérica, em Geografia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É sob esse enfoque que esta coleção propõe atividades que visam explorar o domínio do pensamento matemático, a partir de algumas situações de ensino e aprendizagem, apontando para o professor de que maneira os conteúdos apresentados podem ser usados como objeto para reflexão sobre a numeracia. Assim, o professor pode atuar como facilitador da conexão da Geografia com o pensamento matemático e contribuir para o desenvolvimento das noções de figuras geométricas, raciocínio lógico-matemático, recursos de contagem etc., potencializando o desenvolvimento das habilidades relativas à numeracia.
Nas Orientações Específicas deste Manual, o professor encontrará a seção Numeracia e Geografia, com sugestões didáticas para trabalhar a cognição matemática.
Educação em valores e temas contemporâneos
A educação escolar comprometida com a formação de cidadãos envolve a mobilização de conhecimentos que permitam desenvolver as capacidades necessárias para uma participação social efetiva, entre eles o domínio da língua e os conteúdos específicos de cada componente curricular. Tais conhecimentos devem estar intrinsecamente ligados a um conjunto de valores éticos universais, que têm como princípio a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos e a corresponsabilidade social.
A educação em valores requer dos estudantes conhecer questões importantes para a vida em sociedade, refletir e se posicionar em relação a elas. Pressupõe reflexões sobre questões globais combinadas com ações locais: em casa, na sala de aula, na comunidade.
Nesta coleção, os valores são trabalhados de forma transversal e relacionados a fatos atuais de relevância nacional ou mundial divididos em quatro grandes temas:
- Formação cidadã, que envolve a capacitação para participar da vida coletiva, incluindo temas variados: direitos da criança e do adolescente; educação para o trânsito; respeito e valorização do idoso; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; vida familiar e social; educação financeira e fiscal; trabalho, ciência e tecnologia; entre outros.
- Meio ambiente, que envolve a valorização dos recursos naturais disponíveis e a sua utilização sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, o respeito e a proteção à natureza, incluindo temas como educação ambiental e educação para o consumo.
- Saúde, que engloba tanto aspectos de saúde individual quanto de saúde coletiva, educação alimentar e nutricional e processo de envelhecimento.
-
Pluralidade cultural, que envolve o conhecimento das diferenças culturais na sociedade brasileira e no mundo, bem como o respeito e o
interesse
por essas diferenças.
O trabalho com a educação em valores e com os temas contemporâneos perpassa todos os livros desta coleção. No Livro do Estudante, esse trabalho é indicado por meio de ícones e, no Manual do Professor, as sugestões e orientações aparecem sob a rubrica Educação em valores e temas contemporâneos.
Associados aos valores, em todos os livros da coleção e especialmente na seção O mundo que queremos também encontramos temas atuais, que despertam reflexões importantes para compreender o mundo contemporâneo e formar posição crítica em relação às questões que mais despertam debates no Brasil e em outras partes do planeta.
Ainda que compreendam temas variados, vinculados a fatos atuais de relevância nacional ou mundial, podemos identificar um tema que se destaca em cada livro:
- 1º ano: O respeito à diversidade
- 2º ano: Acessibilidade e inclusão
- 3º ano: A produção e o meio ambiente
- 4º ano: A dinâmica populacional
- 5º ano: A desigualdade e a justiça social
A avaliação
A avaliação, por meio das diferentes modalidades propostas, é entendida nesta coleção como parte de um processo de acompanhamento da evolução da aprendizagem do estudante e da turma, que fornece subsídios para a reorientação da prática pedagógica em busca dos objetivos da aprendizagem, em um processo diagnóstico, contínuo, integral e diversificado. Portanto, acreditamos que a avaliação deve ser capaz de fornecer ao professor parâmetros dos avanços e das dificuldades do estudante e evidenciar os ajustes necessários para o contínuo aprimoramento do trabalho docente de mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Por essa perspectiva, a proposta se alinha aos princípios da avaliação formativa, que, sem negligenciar o produto do trabalho pedagógico, compreende também todo o percurso que leva até ele, permitindo averiguar a evolução do estudante ao longo do processo de aprendizagem, nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais. Ao propor com constância, no escopo da avaliação formativa, atividades diversificadas e não dissociadas das práticas de aprendizagens regulares, mobilizando competências e habilidades dentro e fora da sala de aula, incluindo as atividades para casa, o professor pode verificar como o estudante está aprendendo e quais conhecimentos e atitudes está adquirindo.
Cabe ressaltar que a avaliação formativa é um preceito legal, já existente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e estabelece que a verificação do rendimento escolar deve ser “contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.
Ampliando os aspectos formais, temos que a avaliação no sistema educacional brasileiro, em decorrência de sua abrangência, acontece de modo interno e formativo – aplicado pela própria instituição escolar –, e externo e em larga escala, por exemplo, aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela Prova Brasil e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para serem contínuas e cumulativas, as práticas avaliativas, no âmbito escolar, devem ser consideradas em vários momentos. No início do ano letivo, a avaliação se apresenta como um movimento inicial e diagnóstico em relação aos saberes dos estudantes. Por meio de estratégias diversificadas o professor precisa saber: o que os estudantes pensam, quais são suas potencialidades, interesses, expectativas, dúvidas, bagagem cultural e educacional e referenciais de conhecimento. Essa sondagem, no início da etapa, permite ao docente refletir sobre o plano elaborado, observando: a adequação da programação proposta; as possibilidades de sucesso de estratégias e recursos previstos; e o potencial para levar ao desenvolvimento de conhecimentos, competências, habilidades e valores previstos tendo em vista a realidade e as características dos estudantes.
Nesta coleção, em cada volume, o professor terá a oportunidade de aproveitar a seção Para começar, antes do início da unidade 1, para realizar uma avaliação diagnóstica. As atividades do boxe Vamos conversar, propostas na abertura de cada unidade, também permitem verificar tanto os saberes prévios dos estudantes quanto os equívocos e preconceitos que se formaram em situações de aprendizagem anteriores.
Já as ações avaliativas, realizadas durante o processo, estão voltadas para detectar situações em que há necessidade de intervenção para tornar o trabalho docente mais eficiente e garantir o sucesso escolar do estudante. Nesses momentos, quais critérios podem ser utilizados em relação ao trabalho docente? Para orientar essas decisões, apresentamos, a seguir, características consideradas essenciais no processo de avaliação formativa pelo sociólogo e pensador da educação de origem suíça Philippe Perrenoud.
Boxe complementar:
A avaliação só inclui tarefas contextualizadas.
A avaliação refere-se a problemas complexos.
A avaliação deve contribuir para que os estudantes desenvolvam mais suas competências.
A avaliação exige a utilização funcional de conhecimentos disciplinares.
A tarefa e suas exigências devem ser conhecidas antes da situação de avaliação.
A avaliação exige uma certa forma de colaboração entre pares.
A correção leva em conta as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelos alunos.
A correção só considera erros importantes na ótica da construção das competências.
A autoavaliação faz parte da avaliação.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica. As competências para ensinar no século XXI : a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 26.
Fim do complemento.
Na proposta de ensino em que o estudante é considerado sujeito da aprendizagem e que contempla a avaliação formativa em seus princípios, amplia-se a possibilidade de o estudante compreender seu próprio desempenho e refletir sobre ele. Para que isso aconteça de maneira consistente, o professor cumpre um importante papel ao promover diálogos, comentários, observações e devolutivas constantes.
A autoavaliação é outro instrumento que pode ser utilizado pelo professor no processo geral da avaliação da aprendizagem dos estudantes. Ela permite aos estudantes conhecer o seu próprio processo de aprendizagem, reconhecendo avanços e dificuldades. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a participação do professor na autoavaliação dos estudantes é essencial, estimulando-os e considerando-os sujeitos críticos e ativos no processo de ensino e aprendizagem.
Além da proposta da avalição diagnóstica por meio da seção Para começar e das diversas atividades dispostas ao longo do conteúdo do Livro do Estudante, que formam uma importante base para a realização do processo de acompanhamento do progresso dos estudantes, esta coleção propõe a realização de momentos avaliativos no fechamento de importantes etapas de aprendizagem, aqui consideradas como os períodos bimestrais. Para isso, o instrumento de avaliação processual colocado à disposição do professor é a seção O que você aprendeu, ao final de cada uma das quatro unidades que estruturam o Livro do Estudante, que fornece a oportunidade de apurar aspectos da evolução do processo pedagógico ao longo do bimestre.
Na etapa de finalização do ano letivo, após a unidade 4 do Livro do Estudante, propomos a realização de uma avaliação de resultado. Essa avaliação é importante não apenas para verificar a evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do quarto bimestre e as condições com que seguem para o próximo ano, mas também para subsidiar os professores e os gestores escolares para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.
É importante ressaltar que as propostas de avaliações diagnósticas, processuais e de resultado se complementam no processo de acompanhamento da aprendizagem e na perspectiva da avaliação formativa e, por isso, não devem ser consideradas isoladamente; tampouco devem ser reduzidas a mero instrumento de aferição de notas sem resultar em um processo mais profundo de análise qualitativa do desempenho geral e individualizado dos estudantes e das práticas pedagógicas.
A estrutura dos livros
A organização dos Livros do Estudante desta coleção foi planejada de modo a facilitar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, alcançar os objetivos propostos. Cada volume está organizado em quatro unidades, que podem ser distribuídas ao longo dos quatro bimestres de trabalho escolar.
As unidades apresentam uma estrutura clara e sistemática, com pequenas variações de um volume a outro.
Para começar
Aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir a unidade 1, a avaliação diagnóstica apresentada na seção Para começar tem o objetivo de identificar os conhecimentos prévios e o domínio de pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano. A avaliação diagnóstica também permite constituir parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado dos estudantes por meio das atividades realizadas no decorrer dos bimestres e das avaliações processuais ao final deles.
Abertura da unidade
As unidades iniciam-se com uma dupla de páginas com imagens que procuram estimular a imaginação e motivar o estudante a expressar e expandir seus conhecimentos prévios sobre os temas que serão tratados na unidade.
As questões propostas no boxe Vamos conversar levam o estudante a fazer a leitura das imagens, resgatando e comparando ideias e conhecimentos anteriores. O objetivo é estabelecer conexões com a experiência e os interesses do estudante e com estratégias que provoquem e articulem o seu pensamento. Trata-se de conectar o que ele já sabe com o que vai aprender.
Desenvolvimento dos conteúdos e das atividades
Após a abertura da unidade são apresentados os conteúdos, distribuídos em capítulos. Os capítulos trazem informações em textos expositivos e em linguagem adequada a cada faixa etária, de forma organizada, clara e objetiva. As informações, por sua vez, estão agrupadas em subtítulos, a fim de facilitar a leitura e a compreensão por parte dos estudantes. Ao longo dos livros há uma preocupação em esclarecer e exemplificar o conteúdo específico por meio de imagens, como fotografias, ilustrações, esquemas, mapas, gráficos, que também oferecem informações complementares.
Para ler e escrever melhor
O trabalho com a literacia se dá especialmente nessa seção, voltada à leitura, compreensão e produção de textos expositivos. Em geral, os conteúdos de Geografia são abordados em textos desse tipo, por isso a importância de ensinar o estudante a ler, compreender e produzir textos com estrutura expositiva. Nessa seção, os textos apresentam marcadores textuais, sinalizando ao estudante as palavras-chave para a compreensão da estrutura expositiva.
O trabalho dos estudantes com as formas de organizar o texto expositivo segue quatro etapas:
- Leitura: professor e estudantes leem conjuntamente o breve texto de apresentação da situação proposta, o título, as expressões em destaque e as imagens que dialogam com o texto, com a finalidade de, antes da leitura propriamente dita, antecipar significados e fazer previsões sobre a ideia central do texto que será lido. Depois disso, os estudantes fazem a leitura individualmente.
- Análise: são atividades que exploram, mais do que o conteúdo, a maneira como estão organizadas as informações do texto.
- Organização: o estudante é levado a distribuir as informações do texto em um organizador gráfico. Esse trabalho tem a finalidade de fazê-lo perceber, claramente, a estrutura que orientou a organização do texto.
-
Escrita: a fim de completar o trabalho e torná-lo significativo para o estudante,
nessa
etapa é ele quem vai escrever um pequeno texto que contenha as características do texto apresentado como modelo. O objetivo é envolver os estudantes em uma atividade mais ampla, na qual eles transfiram os conceitos e procedimentos para uma nova situação.
O mundo que queremos
O trabalho com a educação em valores e temas contemporâneos se dá especialmente na seção O mundo que queremos. A seção sempre se inicia com um texto que relaciona um conteúdo da unidade a uma questão de valores. Em seguida, são propostas atividades de leitura e compreensão do texto e de reflexão sobre questões nele apresentadas.
O trabalho com valores, nessa seção, permite problematizar e discutir questões do mundo atual – um mundo heterogêneo e complexo –, ampliando conhecimentos e desenvolvendo no estudante atitudes que possibilitem uma postura autônoma e crítica para o exercício da cidadania na vida individual e comunitária.
Além disso, a seção compreende o boxe Vamos fazer, uma proposta de atividade dirigida de caráter prático que explora procedimentos variados, como pesquisas, observações, reflexões e a produção de materiais.
O que você aprendeu
Nessa seção, por meio de atividades, os estudantes recordam os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade, organizando e sistematizando informações, e aplicam o conhecimento adquirido a situações novas, explorando-o de diferentes maneiras. Reiteramos que esta coleção apresenta a seção O que você aprendeu como uma proposta de realização de avaliações processuais, ao fechamento de cada unidade, como parte do processo de acompanhamento contínuo das aprendizagens dos estudantes no bimestre, essencial para garantir o seu sucesso escolar.
Para terminar
A seção Para terminar, disposta após a unidade 4 do Livro do Estudante, reúne um conjunto de atividades que corresponde ao conteúdo abordado no decorrer do ano letivo. A seção confere ao professor a possibilidade de realizar um momento avaliativo final, isto é, uma avaliação de resultado do processo de aprendizagem desenvolvido no curso dos quatro bimestres.
Referências bibliográficas
ALMEIDA, Rosângela D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
Livro sobre a iniciação do estudante na linguagem cartográfica.
ALMEIDA, Rosângela D. de. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagens e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
Livro sobre práticas de ensino e suas interfaces com a cartografia.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Estatuto da criança e do adolescente. 13ª ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados: Edições Câmara, 2015.
MP016
Marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.
Documento que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais em cada etapa da Educação Básica em todo o território nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC: SEB: Dicei, 2013.
Publicação que apresenta, na íntegra, o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC: SEB, 2012.
Documento que apresenta os elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC: SEF, 1997. v. 1, 4, 5, 8, 9 e 10.
Diretrizes para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada componente curricular.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: Sealf, 2019.
Publicação oficial que institui a Política Nacional de Alfabetização no Brasil.
CALLAI, Helena C. O município: uma abordagem geográfica nos primeiros anos da formação básica. In: CAVALCANTI, Lana de S. (org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.
Texto sobre o estudo do município nos anos iniciais da Educação Básica.
CARLOS, Ana F. A. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
Livro com contribuições de diferentes geógrafos sobre o ensino de Geografia e reflexões a partir de seus temas de estudo.
CASTELLAR, Sonia M. V. (org.). Metodologias ativas: pensamento espacial e as representações. Colaborador: Raul Borges Guimarães. São Paulo: FTD, 2018.
Livro sobre metodologias ativas aplicadas ao pensamento espacial e às representações.
CASTROGIOVANNI, Antonio C.; COSTELLA, Roselane Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos. 2ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2016.
Livro sobre práticas para desenvolver processos interdisciplinares de construção e compreensão dos mapas.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. et al. (org.). Movimentos para ensinar Geografia: oscilações. Porto Alegre: Letra 1, 2016.
Livro sobre o ensino de Geografia em diferentes instâncias e situações de ensino e aprendizagem.
CAVALCANTI, Lana de S. O ensino de Geografia na escola. São Paulo: Papirus, 2012.
Livro sobre a formação e a prática do professor de Geografia.
FUNARI, Pedro P.; PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2014.
Livro sobre as representações dos indígenas.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. Livro que discute o papel da avaliação na escola e como ela pode contribuir para o processo de aprendizagem.
JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2020.
Livro sobre a história dos povos indígenas que habitavam as terras que formaram o Brasil.
KOZEL, Salete (org.). Mapas mentais: dialogismos e representações. Curitiba: Appris, 2018.
Livro sobre o conceito de mapa mental, sua aplicação teórica e metodológica.
NEVES, Iara C. B. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 8ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
Livro sobre a leitura e a escrita como um trabalho integrado dos professores de todos os componentes curriculares.
PANIZZA, Andrea de C. Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014. Livro sobre ensino e aprendizagem de Geografia com base na observação da paisagem.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica. As competências para ensinar no século XXI : a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Livro que discute a construção de uma educação com a participação de toda a comunidade escolar.
PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A representação de espaço na criança. Porto Alegre: Artmed, 1993.
Livro sobre a construção da representação espacial nas crianças, considerando as relações topológicas, projetivas e euclidianas.
PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.
Livro sobre a construção da Geografia escolar e sua relação com os conhecimentos prévios dos estudantes e os conhecimentos acadêmicos dessa ciência.
QUEIROZ, Ana P. C. de; MACIEL, Adriano S. Avaliação formativa: instrumento de formação contínua do professor em serviço. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, maio 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fA7. Acesso em: jan. 2021.
Obra que discute a importância da avaliação formativa para o trabalho do professor.
ROSS, Jurandyr L. S. (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019.
Livro de referência sobre temas essenciais no estudo da Geografia.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.
Livro sobre o conceito de espaço geográfico.
SIMIELLI, Maria Elena R. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela D. de (org.). Cartografia escolar. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Texto sobre o mapa como meio de comunicação e o processo de alfabetização cartográfica no ensino de Geografia.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2004.
Livro sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais como um caminho para compreender a realidade em que se vive.
VERASZTO, Estéfano V.; BAIÃO, Emerson R.; SOUZA, Henderson T. de (org.). Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades. Curitiba: Appris, 2019.
Livro sobre o uso de ferramentas tecnológicas gratuitas como apoio ao ensino.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Livro que tem como tema central a relação entre pensamento e linguagem.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
CONHEÇA A PARTE ESPECÍFICA DESTE MANUAL
Objetivos pedagógicos da unidade
Em todas as aberturas são apresentados os objetivos gerais da unidade.
Reprodução em miniatura do Livro do Estudante.
Orientações pedagógicas
Comentários e orientações para a abordagem do tema proposto, além de informações que auxiliem a explicação dos assuntos tratados.
Introdução da unidade
O texto de Introdução da unidade traz, de forma sucinta, os conteúdos em destaque nos capítulos que a compõem, relacionados aos objetivos pedagógicos explicitados na página.
BNCC em foco na unidade
Indica quais são as competências, as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular trabalhados na unidade.
MP018
Objetivos pedagógicos
Apresenta as expectativas de aprendizagem em relação aos conteúdos e habilidades desenvolvidos no capítulo ou na seção.
Sugestões de respostas e orientações para a realização ou ampliação de algumas atividades propostas. Em geral, as respostas esperadas dos estudantes encontram-se na miniatura da página do Livro do Estudante.
Textos informativos e sugestões de atividades complementares para explicar, aprofundar ou ampliar um conceito ou assunto.
MP019
UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES TRABALHADOS NESTE LIVRO
Unidade 1
Quadro: equivalente textual a seguir.
Unidades Temática |
Objetos de Conhecimento |
Habilidades |
---|---|---|
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01 : Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) E identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. EF01GE02 : Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. |
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE03: identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações. |
Unidade 2
Quadro: equivalente textual a seguir.
Unidades Temáticas |
Objetos de Conhecimento |
Habilidades |
---|---|---|
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
EF01GE01 : Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) E identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. |
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE04 : Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). |
|
Mundo do trabalho |
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia |
EF01GE06 : Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. EF01GE07 : Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. |
Formas de representação e pensamento espacial |
Pontos de referência |
EF01GE09 : Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. |
Unidade 3
Quadro: equivalente textual a seguir.
Unidades Temáticas |
Objetos de Conhecimento |
Habilidades |
---|---|---|
O sujeito e seu lugar no mundo |
O modo de vida das crianças em diferentes lugares |
Ef01GE01 : Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) E identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. |
Situações de convívio em diferentes lugares |
EF01GE04 : Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). |
|
Mundo do trabalho |
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia |
EF01GE07 : Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. |
Formas de representação e pensamento espacial |
Pontos de referência |
EF01GE08 : Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras. |
Unidade 4
Quadro: equivalente textual a seguir.
Unidades Temáticas |
Objetos de Conhecimento |
Habilidades |
---|---|---|
Conexões e escalas |
Ciclos naturais e a vida cotidiana |
EF01GE05 : Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) Em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. |
Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Condições de vida nos lugares de vivência |
EF01GE10 : Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.). EF01GE11 : Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. |
MP020
TEMA ATUAL DE RELEVÂNCIA TRABALHADO NESTE LIVRO
O respeito à diversidade
Ao longo dos conteúdos desenvolvidos neste livro, a construção da identidade e suas diferentes formas de manifestação são trabalhadas considerando os lugares de vivência e os grupos dos quais os estudantes fazem parte. Acompanhado a esse eixo central, apresenta-se reforço constante de um tema atual de grande relevância: o respeito à diversidade.
A abordagem do tema está centrada nos grupos de convivência dos estudantes na moradia, na escola e no lugar onde eles vivem. Tendo como ponto de partida os processos de reconhecimento da própria identidade, gostos e características pessoais, os estudantes são estimulados a refletir sobre as relações de pertencimento com os grupos sociais presentes nos seus espaços de convivência e, ao mesmo tempo, sobre o respeito à diversidade étnica, física, cultural e de gênero nos diferentes grupos e espaços.
Uma das questões fundamentais de serem trabalhadas no cotidiano escolar, na perspectiva da promoção de uma educação atenta à diversidade cultural e à diferença, diz respeito ao combate à discriminação e ao preconceito, tão presentes na nossa sociedade e nas nossas escolas. [...]
A discriminação pode adquirir múltiplos rostos, referindo-se tanto a caráter étnico e caráter social, como a gênero, orientação sexual, etapas da vida, regiões geográficas de origem, características físicas e relacionadas à aparência, grupos culturais específicos [...].
A problemática da discriminação é certamente complexa e precisa ser trabalhada com base em uma dimensão multidimensional.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: FÁVERO, Osmar; IRELAND, Timothy Denis (org.). Educação como exercício de diversidade. Brasília, DF: MEC; Unesco, 2005. p. 49-50.
Promover o respeito à diversidade no contexto atual significa, de um lado, reconhecer que as características das pessoas não podem motivar nenhum tipo de discriminação e, de outro, questionar continuamente qualquer manifestação de preconceito em relação aos colegas ou a outras pessoas que fazem parte dos grupos de convivência dos estudantes.
É possível aproveitar os conteúdos desenvolvidos em cada unidade para promover reflexões sobre o respeito à diversidade.
Na unidade 1, o reconhecimento da identidade das pessoas, suas diferentes características físicas, costumes e gostos pessoais contribui para trabalhar o respeito a todas as pessoas que fazem parte dos grupos de convivência dos estudantes, valorizando suas diferenças e seus jeitos de ser. Além disso, a abordagem dos brinquedos e brincadeiras pode ser aproveitada para ampliar os vínculos entre os estudantes e estabelecer coletivamente atitudes que contribuem para o bom convívio da turma.
A unidade 2 propõe o estudo da moradia como um espaço fundamental de convívio dos estudantes, valorizando a diversidade de configurações familiares, regras de convivência, modos de vida, tipos de moradia, formas de construir e de organizar os ambientes internos.
Na unidade 3, o debate sobre a escola possibilita a reflexão sobre a convivência nesse espaço de aprendizagem, considerando o respeito à diversidade de origens, características, costumes e jeitos de ser dos colegas e dos profissionais que são responsáveis pelo funcionamento da escola.
Na unidade 4, a observação dos fenômenos e ritmos naturais no lugar onde os estudantes vivem pode servir de estímulo para a discussão sobre a influência da natureza na construção da identidade dos estudantes e na diversidade de hábitos de alimentação e de vestimentas das pessoas em diferentes lugares ou épocas do ano.
Os momentos em que os estudantes se familiarizam e são incentivados a refletir sobre o tema de relevância trabalhado neste livro são apontados ainda nas orientações pedagógicas fornecidas ao longo deste Manual do Professor.