MP023
O QUE TEM NO MUNDO?
NO MUNDO TEM:
CAMINHOS
CASAS
PRÉDIOS
ESTRADAS
FAZENDAS
RIOS
MARES
MONTANHAS
FLORESTAS
GENTE
...
QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,
MAIS COISAS BOAS
VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!
DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.
MP024
CONHEÇA SEU LIVRO
SEU LIVRO ESTÁ DIVIDIDO EM 4 UNIDADES. VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.
PARA COMEÇAR
COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.
ABERTURA DA UNIDADE
NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONVERSAR SOBRE ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.
CAPÍTULO E ATIVIDADES
VOCÊ VAI APRENDER MUITAS COISAS NOVAS AO ESTUDAR O CAPÍTULO E FAZER AS ATIVIDADES! PALAVRAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA SÃO EXPLICADAS NO GLOSSÁRIO.
EM HORA DA LEITURA, VOCÊ VAI ENCONTRAR INDICAÇÕES DE LIVROS SOBRE OS ASSUNTOS DA UNIDADE.
MP025
O MUNDO QUE QUEREMOS
NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ATITUDES COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR DIFERENTES CULTURAS, PRESERVAR A NATUREZA E CUIDAR DA SAÚDE.
O QUE VOCÊ APRENDEU
ATIVIDADES PARA VOCÊ REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E UTILIZAR O QUE APRENDEU EM VÁRIAS SITUAÇÕES.
PARA TERMINAR
AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.
ÍCONES UTILIZADOS
ÍCONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
DESENHO OU PINTURA
ATIVIDADE PARA CASA
ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:
MP026
SUMÁRIO
PARA COMEÇAR, p. 8
UNIDADE 1. VOCÊ E AS PESSOAS, p. 12
CAPÍTULO 1. VOCÊ E SEU JEITO DE SER, p. 14
• O MUNDO QUE QUEREMOS: O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS, p. 20
CAPÍTULO 2. O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO, p. 22
CAPÍTULO 3. VOCÊ E SEUS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA, p. 28
CAPÍTULO 4. DO QUE VOCÊ BRINCA?, p. 32
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 42
UNIDADE 2. A MORADIA, p. 46
CAPÍTULO 1. LUGAR DE MORAR, p. 48
CAPÍTULO 2. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS, p. 53
• O MUNDO QUE QUEREMOS: JEITOS DE MORAR E ATITUDES DE CONVÍVIO, p. 60
CAPÍTULO 3. LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES, p. 62
CAPÍTULO 4. A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DA MORADIA, p. 64
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 66
MP027
UNIDADE 3. A ESCOLA, p. 68
CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR, p. 70
• O MUNDO QUE QUEREMOS: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!, p. 78
CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA, p. 80
CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA, p. 83
CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA, p. 86
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 90
UNIDADE 4. O AMBIENTE E O COTIDIANO, p. 94
CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA, p. 96
CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA, p. 101
• O MUNDO QUE QUEREMOS: A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO, p. 108
• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 110
PARA TERMINAR, p. 114
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 118
MP028
PARA COMEÇAR
OLÁ, ESTUDANTE! AGORA VOCÊ VAI FAZER ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?
- LIGUE AS PALAVRAS DA PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA COLUNA.
Coluna 1
• ESCOLA
• CASA
Coluna 2
• ONDE EU MORO COM MINHA FAMÍLIA
• ONDE EU ESTUDO COM MEUS PROFESSORES E AMIGOS
PROFESSOR
Resposta:• Escola - Onde eu estudo com meus professores e amigos• Casa - Onde eu moro com minha família- ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR.
- NA PRAÇA:
PROFESSOR
Resposta pessoal.- EM CASA:
PROFESSOR
Resposta pessoal.- RITA CHEGOU À SUA CASA E QUER IR ATÉ A COZINHA. DESENHE O TRAJETO QUE ELA VAI REALIZAR.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO SEM ESCALA PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- AGORA, CIRCULE A FRASE QUE DESCREVE ESSE TRAJETO.
✓ RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À DIREITA E DEPOIS À ESQUERDA.
✓ RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À ESQUERDA E DEPOIS À ESQUERDA.
PROFESSOR
Resposta: Rita deve seguir em frente até o corredor, virar à direita e depois à esquerda.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Fim do complemento.
As páginas 8 e 9 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01, EF01GE02, EF01GE03, EF01GE08 e EF01GE09.
Orientações pedagógicas
As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.
Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. Com base nisso, faça as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.
Atividade 1. É importante verificar se os estudantes conseguem diferenciar as atividades que realizam na escola das que realizam em casa, além das pessoas que costumam estar nesses dois espaços de convivência. Deixe claro que muitas vezes os familiares frequentam a escola e os amigos também podem frequentar a casa deles, mas ajude-os a perceber que as palavras MORO e PROFESSORES podem dar pistas da resposta correta.
Atividade 2. Para avaliar as respostas dadas pelos estudantes a esta questão, verifique se eles conseguem reconhecer e nomear uma brincadeira que pode ser realizada em um espaço público, como a praça, e em um espaço mais íntimo, como a casa. Além disso, é importante deixar claro que todos somos diferentes e, portanto, também podemos ter gostos e preferências diversos, que devem ser respeitados e valorizados.
Atividade 3. No desenho do trajeto, avalie se os estudantes utilizaram corretamente as noções de direita e esquerda de acordo com o ponto de vista de Rita e se souberam utilizar comandos, como “seguir em frente” e “virar”.
MP029
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- CRIS, LUÍSA, JUCA E PAULO ESTÃO BRINCANDO EM UM PARQUE.
- FAÇA UM X NA MÃO ESQUERDA DE LUÍSA.
- CIRCULE A PERNA DIREITA DE PAULO.
- ESCREVA O NOME DA CRIANÇA QUE ESTÁ DO LADO DIREITO DE JUCA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Luísa.- JOÃO E SEU AVÔ CARLOS GOSTAM MUITO DE BRINCAR JUNTOS. LEIA O QUE JOÃO CONTOU SOBRE SEU AVÔ.
- CIRCULE O OBJETO QUE FEZ PARTE DA INFÂNCIA DO AVÔ CARLOS.
LEGENDA: PIÃO. FIM DE LEGENDA.
LEGENDA: CELULAR. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: PIÃO.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 4. As noções de lateralidade, além de importantes para o autoconhecimento, contribuem para a constituição de referenciais espaciais, essenciais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à localização de elementos na paisagem e à elaboração e leitura de representações, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF01GE09 da BNCC. Nesta atividade, verifique se os estudantes reconhecem que precisam considerar como referencial o ponto de vista da criança da imagem e não o próprio ponto de vista. Caso demonstrem dificuldades, é possível reproduzir com o corpo dos estudantes a imagem e depois discutir sobre esquerda e direita.
Atividade 5. Chame a atenção dos estudantes para a idade do avô de João, pois é possível que, no contexto atual, as crianças tenham avós mais jovens. Na infância de Carlos ainda não havia tecnologias de internet e celular como nos dias de hoje, de modo que o brinquedo que existia na época só pode ser o pião de madeira.
MP030
- RELACIONE AS MORADIAS AOS TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS NA SUA CONSTRUÇÃO.
Coluna 1
LEGENDA: MORADIA NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MORADIA EM CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
Coluna 2
MADEIRA
TIJOLO
CIMENTO
PALHA
PROFESSOR
Resposta:• Fotografia 1 - MADEIRA; PALHA• Fotografia 2 - TIJOLO; CIMENTO- MARQUE COM UM
X
AS TAREFAS QUE VOCÊ PODE REALIZAR PARA AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DA SUA MORADIA.
( ) ARRUMAR A CAMA AO ACORDAR.
( ) GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO ARMÁRIO.
( ) JOGAR OS RESTOS DE ALIMENTOS NO CHÃO.
( ) ORGANIZAR OS BRINQUEDOS DEPOIS DE UTILIZÁ-LOS.
PROFESSOR
Respostas corretas: ARRUMAR A CAMA AO ACORDAR; GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO ARMÁRIO; ORGANIZAR OS BRINQUEDOS DEPOIS DE UTILIZÁ-LOS.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 10 e 11 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE04, EF01GE05, EF01GE06, EF01GE07, EF01GE10 e EF01GE11.
Orientações pedagógicas
Atividade 6. Caso os estudantes tenham dificuldades em reconhecer os materiais de cada construção, peça que descrevam o que observam em cada fotografia e identifiquem coletivamente os materiais utilizados.
Atividade 7. Verifique se os estudantes compreenderam o enunciado e explique que eles podem assinalar mais do que uma opção de resposta. Além disso, é importante que reconheçam que todos podem ajudar nas tarefas de casa, de alguma forma; mesmo que não realizem especificamente as tarefas listadas, existem outras maneiras de se contribuir para a organização e a limpeza da casa deles.
MP031
- DEVEM CUIDAR DA ORGANIZAÇÃO, DA LIMPEZA E DA BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA:
( ) SOMENTE OS ESTUDANTES.
( ) SOMENTE OS FUNCIONÁRIOS.
( ) SOMENTE AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE.
( ) ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.
PROFESSOR
Resposta correta: ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.- ESCREVA O NOME DE UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NA SUA ESCOLA.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- OBSERVE A FOTOGRAFIA DE ANA E MARTA BRINCANDO.
LEGENDA: MENINAS BRINCANDO NA NEVE. FIM DA LEGENDA.
- NO LUGAR ONDE ELAS BRINCAM FAZ:
( ) FRIO.
( ) CALOR.
PROFESSOR
Resposta correta: FRIO- MARQUE O QUE AS PESSOAS DEVEM USAR PARA BRINCAR NESSE LUGAR.
( ) CASACO.
( ) CHINELOS.
( ) CACHECOL.
PROFESSOR
Resposta correta: CASACO; CACHECOL.- O LUGAR ONDE VOCÊ VIVE É PARECIDO COM O DA FOTOGRAFIA?
( ) SIM.
( ) NÃO.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 8. Explique aos estudantes que, diferentemente da atividade anterior, nesta só há uma alternativa correta. É importante que eles compreendam o significado da palavra SOMENTE, que, nesse caso, dá a ideia de uma responsabilidade que não é compartilhada entre vários agentes na escola.
Atividade 9. Verifique se os estudantes conseguem identificar os profissionais que realizam algum tipo de trabalho na escola e diferenciar das outras pessoas que circulam nesse espaço.
Atividade 10. Espera-se que os estudantes reconheçam que o lugar onde as crianças da fotografia brincam está frio pelas roupas utilizadas e pela paisagem com neve. Espera-se também que eles identifiquem o casaco e o cachecol como vestimentas adequadas para proteger as pessoas do frio, enquanto os chinelos são calçados inadequados para um ambiente muito frio e com o solo coberto por neve. Verifique se os estudantes conseguiram estabelecer uma comparação com o local em que vivem, que provavelmente é diferente do lugar representado na imagem, uma vez que no Brasil é bastante raro nevar.
MP032
Comentários para o professor:
Grade de correção
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Diferenciar lugares de vivência como a casa e a escola. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade: EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. |
|
2 |
Identificar gostos e preferências fazendo a distinção dos usos de diferentes espaços privados e públicos. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações. |
|
3 |
Representar graficamente e descrever trajetos simples utilizando comandos e noções de lateralidade. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras; EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. |
|
4 |
Utilizar noções de lateralidade relacionadas às expressões “direita” e “esquerda”. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. |
|
5 |
Diferenciar brinquedos de diferentes épocas por meio da observação. A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. |
MP033
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
6 |
Reconhecer diferentes tipos de material usados na construção de diferentes moradias com base nas suas características físicas. A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. |
|
7 |
Identificar ações cotidianas que promovem a boa convivência em um espaço compartilhado com outras pessoas. A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). |
|
8 |
Reconhecer a importância do envolvimento coletivo para a organização e funcionamento da escola. A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). |
|
9 |
Identificar corretamente pessoas que trabalham no espaço escolar. A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. |
|
10 |
Perceber , pela observação, características r eferentes ao clima de um local, comparando com a pr ópria r ealidade. A atividade 10 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.). EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. |