MP023

Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O QUE TEM NO MUNDO?

NO MUNDO TEM:

CAMINHOS

CASAS

PRÉDIOS

ESTRADAS

FAZENDAS

RIOS

MARES

MONTANHAS

FLORESTAS

GENTE

...

QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,

MAIS COISAS BOAS

VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!

DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.

MP024

CONHEÇA SEU LIVRO

SEU LIVRO ESTÁ DIVIDIDO EM 4 UNIDADES. VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.

PARA COMEÇAR

COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DA UNIDADE

NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONVERSAR SOBRE ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

CAPÍTULO E ATIVIDADES

VOCÊ VAI APRENDER MUITAS COISAS NOVAS AO ESTUDAR O CAPÍTULO E FAZER AS ATIVIDADES! PALAVRAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA SÃO EXPLICADAS NO GLOSSÁRIO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

EM HORA DA LEITURA, VOCÊ VAI ENCONTRAR INDICAÇÕES DE LIVROS SOBRE OS ASSUNTOS DA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Hora da leitura. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

MP025

O MUNDO QUE QUEREMOS

NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ATITUDES COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR DIFERENTES CULTURAS, PRESERVAR A NATUREZA E CUIDAR DA SAÚDE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O QUE VOCÊ APRENDEU

ATIVIDADES PARA VOCÊ REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E UTILIZAR O QUE APRENDEU EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

PARA TERMINAR

AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

ÍCONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

ATIVIDADE PARA CASA

ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

MP026

SUMÁRIO

PARA COMEÇAR, p. 8

UNIDADE 1. VOCÊ E AS PESSOAS, p. 12

CAPÍTULO 1. VOCÊ E SEU JEITO DE SER, p. 14

• O MUNDO QUE QUEREMOS: O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS, p. 20

CAPÍTULO 2. O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO, p. 22

CAPÍTULO 3. VOCÊ E SEUS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA, p. 28

CAPÍTULO 4. DO QUE VOCÊ BRINCA?, p. 32

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 42

Imagem: Ilustração. Cinco crianças com roupas coloridas estão sentadas em volta de uma mesa com maçãs, pratos e copos em cima. Ao lado há uma cesta sobre a mesa. Fim da imagem.

UNIDADE 2. A MORADIA, p. 46

CAPÍTULO 1. LUGAR DE MORAR, p. 48

CAPÍTULO 2. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS, p. 53

• O MUNDO QUE QUEREMOS: JEITOS DE MORAR E ATITUDES DE CONVÍVIO, p. 60

CAPÍTULO 3. LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES, p. 62

CAPÍTULO 4. A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DA MORADIA, p. 64

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 66

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com cabelo curto e saia amarela está segurando uma lança e correndo em direção a uma oca.  Fim da imagem.

MP027

Imagem: Ilustração. Crianças com uniformes azuis. À esquerda, uma menina está segurando um livro aberto na frente de um menino; ao lado, uma menina está segurando dois livros e andando ao lado de uma mulher, que está segurando uma pilha de livros. Atrás delas, um menino está sorrindo e empurrando a cadeira de rodas de outro menino. Ao lado, um menino está sentado e acenando para outro menino, que está andando e segurando uma bandeja. Ao fundo, uma menina está jogando lixo em um cesto. Fim da imagem.

UNIDADE 3. A ESCOLA, p. 68

CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR, p. 70

• O MUNDO QUE QUEREMOS: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!, p. 78

CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA, p. 80

CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA, p. 83

CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA, p. 86

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 90

UNIDADE 4. O AMBIENTE E O COTIDIANO, p. 94

CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA, p. 96

CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA, p. 101

• O MUNDO QUE QUEREMOS: A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO, p. 108

• O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 110

PARA TERMINAR, p. 114

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 118

Imagem: Ilustração. Três crianças estão sorrindo e desenhando em papéis sobre uma mesa. Entre elas há lápis coloridos.  Fim da imagem.

MP028

PARA COMEÇAR

OLÁ, ESTUDANTE! AGORA VOCÊ VAI FAZER ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?

  1. LIGUE AS PALAVRAS DA PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA COLUNA.

    Coluna 1

    • ESCOLA

    • CASA

    Coluna 2

    • ONDE EU MORO COM MINHA FAMÍLIA

    • ONDE EU ESTUDO COM MEUS PROFESSORES E AMIGOS

PROFESSOR Resposta:• Escola - Onde eu estudo com meus professores e amigos• Casa - Onde eu moro com minha família
  1. ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR.
    • NA PRAÇA:
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. RITA CHEGOU À SUA CASA E QUER IR ATÉ A COZINHA. DESENHE O TRAJETO QUE ELA VAI REALIZAR.
Imagem: Ilustração. Vista de cima da planta de uma casa. À esquerda há dois quartos. No centro, na parte superior há dois banheiros e na parte inferior, uma sala. À direita, na parte superior há uma cozinha e na parte inferior, uma pessoa parada em um corredor e ao lado, uma sala de jantar. Há uma linha entre a pessoa e a cozinha.   Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO SEM ESCALA PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À DIREITA E DEPOIS À ESQUERDA.

RITA DEVE SEGUIR EM FRENTE ATÉ O CORREDOR, VIRAR À ESQUERDA E DEPOIS À ESQUERDA.

PROFESSOR Resposta: Rita deve seguir em frente até o corredor, virar à direita e depois à esquerda.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Fim do complemento.

As páginas 8 e 9 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01, EF01GE02, EF01GE03, EF01GE08 e EF01GE09.

Orientações pedagógicas

As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.

Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. Com base nisso, faça as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.

Atividade 1. É importante verificar se os estudantes conseguem diferenciar as atividades que realizam na escola das que realizam em casa, além das pessoas que costumam estar nesses dois espaços de convivência. Deixe claro que muitas vezes os familiares frequentam a escola e os amigos também podem frequentar a casa deles, mas ajude-os a perceber que as palavras MORO e PROFESSORES podem dar pistas da resposta correta.

Atividade 2. Para avaliar as respostas dadas pelos estudantes a esta questão, verifique se eles conseguem reconhecer e nomear uma brincadeira que pode ser realizada em um espaço público, como a praça, e em um espaço mais íntimo, como a casa. Além disso, é importante deixar claro que todos somos diferentes e, portanto, também podemos ter gostos e preferências diversos, que devem ser respeitados e valorizados.

Atividade 3. No desenho do trajeto, avalie se os estudantes utilizaram corretamente as noções de direita e esquerda de acordo com o ponto de vista de Rita e se souberam utilizar comandos, como “seguir em frente” e “virar”.

MP029

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. CRIS, LUÍSA, JUCA E PAULO ESTÃO BRINCANDO EM UM PARQUE.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão pulando e sorrindo. Da esquerda para a direita: Cris, menina com cabelo castanho, preso com dois elásticos, vestido azul e rosa e meias rosa. Ela está pulando com os braços abertos. Luísa, menina com cabelo preto e preso em quatro elásticos, camiseta verde e rosa, saia azul, meias rosa e sapatos pretos. Ela está pulando com os braços para cima. Juca, menino loiro com camiseta verde, calça azul e sapatos pretos. Ele está pulando com os braços abertos. Paulo, menino ruivo com blusa e tênis azul-claro e calça azul-escuro. Ele está pulando com a mão esquerda para cima. Ao fundo há folhas em tons de marrom caindo. Há um X sobre a mão esquerda de Luísa e um círculo em volta da perna direita de Paulo.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Luísa.
  1. JOÃO E SEU AVÔ CARLOS GOSTAM MUITO DE BRINCAR JUNTOS. LEIA O QUE JOÃO CONTOU SOBRE SEU AVÔ.
Imagem: Ilustração. Um menino com blusa e meias laranja e calça azul está sentado em um sofá com as pernas cruzadas. Ele sorri, olha para o lado e fala: MEU AVÔ TEM 80 ANOS. ELE ME ENSINOU A BRINCAR DE PIÃO E EU O ENSINEI A JOGAR NO CELULAR. Ao seu lado, um senhor com cabelo e bigode grisalhos, blusa vermelha, calça azul e sapatos marrons está sentado no sofá e lendo um livro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um pião colorido com uma corda branca em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: PIÃO. FIM DE LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mão segurando um celular. Fim da imagem.

LEGENDA: CELULAR. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: PIÃO.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 4. As noções de lateralidade, além de importantes para o autoconhecimento, contribuem para a constituição de referenciais espaciais, essenciais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à localização de elementos na paisagem e à elaboração e leitura de representações, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF01GE09 da BNCC. Nesta atividade, verifique se os estudantes reconhecem que precisam considerar como referencial o ponto de vista da criança da imagem e não o próprio ponto de vista. Caso demonstrem dificuldades, é possível reproduzir com o corpo dos estudantes a imagem e depois discutir sobre esquerda e direita.

Atividade 5. Chame a atenção dos estudantes para a idade do avô de João, pois é possível que, no contexto atual, as crianças tenham avós mais jovens. Na infância de Carlos ainda não havia tecnologias de internet e celular como nos dias de hoje, de modo que o brinquedo que existia na época só pode ser o pião de madeira.

MP030

  1. RELACIONE AS MORADIAS AOS TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS NA SUA CONSTRUÇÃO.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão sentadas em uma estrutura de madeira e segurando palha sobre um telhado.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está em pé em uma construção. Em volta dela há paredes de tijolos e cimento. Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA EM CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

MADEIRA

TIJOLO

CIMENTO

PALHA

PROFESSOR Resposta:• Fotografia 1 - MADEIRA; PALHA• Fotografia 2 - TIJOLO; CIMENTO
  1. MARQUE COM UM X AS TAREFAS QUE VOCÊ PODE REALIZAR PARA AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DA SUA MORADIA.

    ( ) ARRUMAR A CAMA AO ACORDAR.

    ( ) GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO ARMÁRIO.

    ( ) JOGAR OS RESTOS DE ALIMENTOS NO CHÃO.

    ( ) ORGANIZAR OS BRINQUEDOS DEPOIS DE UTILIZÁ-LOS.

PROFESSOR Respostas corretas: ARRUMAR A CAMA AO ACORDAR; GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO ARMÁRIO; ORGANIZAR OS BRINQUEDOS DEPOIS DE UTILIZÁ-LOS.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 10 e 11 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE04, EF01GE05, EF01GE06, EF01GE07, EF01GE10 e EF01GE11.

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Caso os estudantes tenham dificuldades em reconhecer os materiais de cada construção, peça que descrevam o que observam em cada fotografia e identifiquem coletivamente os materiais utilizados.

Atividade 7. Verifique se os estudantes compreenderam o enunciado e explique que eles podem assinalar mais do que uma opção de resposta. Além disso, é importante que reconheçam que todos podem ajudar nas tarefas de casa, de alguma forma; mesmo que não realizem especificamente as tarefas listadas, existem outras maneiras de se contribuir para a organização e a limpeza da casa deles.

MP031

  1. DEVEM CUIDAR DA ORGANIZAÇÃO, DA LIMPEZA E DA BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA:

( ) SOMENTE OS ESTUDANTES.

( ) SOMENTE OS FUNCIONÁRIOS.

( ) SOMENTE AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE.

( ) ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.

PROFESSOR Resposta correta: ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.
  1. ESCREVA O NOME DE UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NA SUA ESCOLA.

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. OBSERVE A FOTOGRAFIA DE ANA E MARTA BRINCANDO.
Imagem: Fotografia. Duas crianças com blusa estão sorrindo e com as mãos viradas para cima. Em volta delas há neve caindo e ao fundo, árvores cobertas de neve. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINAS BRINCANDO NA NEVE. FIM DA LEGENDA.

( ) FRIO.

( ) CALOR.

PROFESSOR Resposta correta: FRIO
PROFESSOR Resposta correta: CASACO; CACHECOL.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Explique aos estudantes que, diferentemente da atividade anterior, nesta só há uma alternativa correta. É importante que eles compreendam o significado da palavra SOMENTE, que, nesse caso, dá a ideia de uma responsabilidade que não é compartilhada entre vários agentes na escola.

Atividade 9. Verifique se os estudantes conseguem identificar os profissionais que realizam algum tipo de trabalho na escola e diferenciar das outras pessoas que circulam nesse espaço.

Atividade 10. Espera-se que os estudantes reconheçam que o lugar onde as crianças da fotografia brincam está frio pelas roupas utilizadas e pela paisagem com neve. Espera-se também que eles identifiquem o casaco e o cachecol como vestimentas adequadas para proteger as pessoas do frio, enquanto os chinelos são calçados inadequados para um ambiente muito frio e com o solo coberto por neve. Verifique se os estudantes conseguiram estabelecer uma comparação com o local em que vivem, que provavelmente é diferente do lugar representado na imagem, uma vez que no Brasil é bastante raro nevar.

MP032

Comentários para o professor:

Grade de correção

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Diferenciar lugares de vivência como a casa e a escola.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade:

EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

2

Identificar gostos e preferências fazendo a distinção dos usos de diferentes espaços privados e públicos.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

3

Representar graficamente e descrever trajetos simples utilizando comandos e noções de lateralidade.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras;

EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

4

Utilizar noções de lateralidade relacionadas às expressões “direita” e “esquerda”.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

5

Diferenciar brinquedos de diferentes épocas por meio da observação.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

MP033

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

6

Reconhecer diferentes tipos de material usados na construção de diferentes moradias com base nas suas características físicas.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

7

Identificar ações cotidianas que promovem a boa convivência em um espaço compartilhado com outras pessoas.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

8

Reconhecer a importância do envolvimento coletivo para a organização e funcionamento da escola.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

9

Identificar corretamente pessoas que trabalham no espaço escolar.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

10

Perceber , pela observação, características r eferentes ao clima de um local, comparando com a pr ópria r ealidade.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.