MP070
UNIDADE 2. A MORADIA
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a abertura da Unidade 2 podem ser trabalhadas na semana 11.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos da unidade
- Reconhecer a moradia como espaço de convivência.
- Perceber a função dos ambientes da moradia.
- Compreender que o material utilizado em diferentes construções provém de recursos naturais.
- Valorizar a pluralidade cultural ao reconhecer as semelhanças e as diferenças entre os diversos tipos de moradia.
- Entender que todos os moradores podem ajudar na limpeza, na organização e na manutenção da moradia.
- Refletir sobre a importância do respeito às regras de convivência construídas por um grupo.
Esta abertura de unidade contempla as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE06.
Introdução da unidade
Esta unidade tem como tema principal a moradia. No processo de aprendizagem dos objetos de estudo da Geografia no decorrer dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante que sejam apresentadas aos estudantes propostas de observação, análise e interpretação de diferentes unidades espaciais partindo, preferencialmente, dos lugares que lhes sejam mais familiares, como a moradia e outros espaços de convivência. Reconhecer e refletir sobre as características desses lugares, os processos temporais que deram origem às suas formas e às memórias individuais e coletivas, que passam de geração em geração, e as pessoas que neles vivem, transitam e deixam as suas marcas são procedimentos fundamentais para desenvolver o pensamento geográfico.
Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
- Competências Gerais da Educação Básica: 1; 6; 10.
- Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 2; 3; 7.
- Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 1; 2; 3; 4.
MP071
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- QUANTOS CÔMODOS É POSSÍVEL VISUALIZAR NESSA MORADIA? QUAIS SÃO ESSES CÔMODOS?
- QUE MATERIAIS VOCÊ ACHA QUE FORAM UTILIZADOS PARA CONSTRUIR ESSA MORADIA?
- DE QUE PARTE DA SUA MORADIA VOCÊ MAIS GOSTA? POR QUÊ?
- COMO VOCÊ E AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ MANTÊM A MORADIA LIMPA E ORGANIZADA?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Peça aos estudantes que observem a imagem atentando para todos os cômodos da casa. Isso vai ajudá-los a identificar os diferentes espaços de uma moradia e a reconhecer as diferentes funções de cada um.
Atividade 1. Permita que todos os estudantes se expressem, identificando as características da moradia, quantos e quais são os cômodos que ela tem. Auxilie-os a compreender que a casa está dividida em ambientes e que os cômodos correspondem aos ambientes internos.
Atividade 2. Os estudantes podem identificar materiais como madeira, vidro e concreto. É possível que descrevam os materiais em vez de lhes atribuir um nome. Nesse caso, leve-os a relacionar a descrição feita ao nome pelo qual podemos nos referir a esses materiais.
Atividade 3. Incentive-os a apresentar exemplos do que costumam fazer no ambiente de que mais gostam na moradia em que vivem como forma de justificar os motivos dessa predileção. Caso algum estudante indique não gostar de nenhum espaço de sua moradia, aborde a questão com o cuidado necessário para não expor aspectos que ele eventualmente não queira compartilhar com a turma. Nesse caso, procure conversar de maneira reservada para compreender a situação.
Atividade 4. Verifique se os estudantes identificam as tarefas que podem ser feitas para manter a casa organizada, inclusive as que eles mesmos podem realizar com segurança. Converse com eles sobre a importância de as tarefas serem divididas de maneira equilibrada entre os membros da família, sem sobrecarregar ninguém, e enfatize que há atividades domésticas que não podem ser feitas por crianças, como as que envolvem produtos químicos ou que exijam esforço físico excessivo. A contribuição com a organização e a limpeza da casa também não pode atrapalhar os estudos.
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
- Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento espacial.
- Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Situações de convívio em diferentes lugares; Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia; Pontos de referência.
- Habilidades: EF01GE01; EF01GE04; EF01GE06; EF01GE07; EF01GE09.
MP072
CAPÍTULO 1. LUGAR DE MORAR
A MORADIA É O LUGAR EM QUE CONVIVEMOS COM NOSSA FAMÍLIA E NOSSOS AMIGOS. NELA, NÓS BRINCAMOS, FAZEMOS AS REFEIÇÕES, DORMIMOS E DESCANSAMOS.
A MORADIA, TAMBÉM CHAMADA DE CASA, É UM ABRIGO, POIS NOS PROTEGE DA CHUVA, DO FRIO E DO CALOR.
- DESENHE A SUA MORADIA.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
- CONTE PARA O PROFESSOR E OS COLEGAS COMO É A SUA MORADIA.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- CASAS, DE ROSEANA MURRAY, EDITORA FORMATO. LIVRO QUE APRESENTA DE FORMA DIVERTIDA DIFERENTES TIPOS DE CASAS.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para o capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 12.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Reconhecer a moradia como um espaço de convivência.
- Compreender que uma moradia tem várias funções, entre elas fornecer abrigo e ser um espaço de convivência familiar.
- Perceber a função dos ambientes da moradia.
As páginas 48 e 49 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01, EF01GE04 e EF01GE06.
Orientações pedagógicas
Pergunte aos estudantes que outras atividades podem ser feitas em casa, além das citadas no texto.
É importante que os estudantes reconheçam as relações afetivas que estabelecem com a moradia, percebendo o que esse lugar significa para eles.
Explore o significado da palavra convivência, levando os estudantes a perceber que para convivermos em um mesmo espaço é preciso que haja respeito mútuo. As regras de convivência podem ser diferentes em cada família, mas se norteiam pelas regras de convivência em sociedade.
Pergunte se os estudantes conhecem outras palavras que tenham o mesmo significado da palavra casa e anote na lousa o que for dito. Alguns sinônimos são: moradia, habitação, residência, morada, vivenda, lar.
Atividade 1. Cuide para que não haja constrangimento entre os estudantes ao representar a casa em que moram.
Sugestão de atividade: O que tem nesse cômodo?
- Proponha uma brincadeira para que os estudantes identifiquem os objetos que pertencem a cada cômodo de uma casa.
- Escreva o nome de alguns cômodos em pedaços de papel e coloque-os em um saco para serem sorteados. Enquanto escreve os nomes, aproveite para revisar com os estudantes as funções de cada cômodo.
- Peça aos estudantes que sentem em roda. Entregue uma bola a um deles para começar a brincadeira e sorteie um cômodo. Se não tiverem uma bola na sala, é possível usar um estojo ou outro objeto para ser passado de um estudante para outro.
MP073
OS AMBIENTES DA MORADIA SÃO CHAMADOS DE CÔMODOS: QUARTO, COZINHA, SALA, BANHEIRO, ENTRE OUTROS.
CADA CÔMODO TEM UMA FUNÇÃO. NA COZINHA, POR EXEMPLO, SÃO PREPARADOS OS ALIMENTOS.
- NO QUADRO, ESCREVA O NOME DO CÔMODO DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
A FUNÇÃO DOS CÔMODOS DA MORADIA
FUNÇÃO
CÔMODO
PREPARAR OS ALIMENTOS E FAZER AS REFEIÇÕES.
_____
PROFESSOR
Resposta: COZINHADORMIR E DESCANSAR.
_____
PROFESSOR
Resposta: QUARTOCONVERSAR, ASSISTIR À TV E RECEBER OS AMIGOS.
_____
PROFESSOR
Resposta: SALAFAZER A HIGIENE PESSOAL.
_____
PROFESSOR
Resposta: BANHEIROLAVAR E SECAR ROUPAS.
_____
PROFESSOR
Resposta: LAVANDERIA
- EM QUE CÔMODO DA MORADIA VOCÊ E SUA FAMÍLIA PASSAM MAIS TEMPO JUNTOS?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Ao conversar sobre os ambientes de uma casa, é necessário levar os estudantes a perceber diferentes formas de distribuição e de uso do espaço interno de uma moradia.
Atividade 3. A atividade favorece a consolidação de conhecimentos de literacia e alfabetização por meio da relação entre a palavra escrita, que define os cômodos, e a imagem, que os representa.
Atividade 4. Incentive os estudantes a comentar o que fazem em família quando estão em casa, levando-os a perceber que cada família tem diferentes hábitos e costumes.
Em uma folha avulsa, peça a eles que desenhem o cômodo de que mais gostam na casa. Explore os desenhos perguntando o que gostam de fazer nesse local, que outras atividades podem ser feitas lá etc.
O estudante que estiver com a bola deve dizer o nome de um objeto encontrado habitualmente no cômodo sorteado. Em seguida, ele passa a bola para o colega que estiver sentado à esquerda dele, que, por sua vez, deve falar o nome de outro objeto que pode ser encontrado nesse cômodo. Não vale repetir! A brincadeira continua até que não se lembrem de mais nenhum objeto relacionado àquele cômodo. Quando isso acontecer, recomece o jogo com o sorteio de outro cômodo e assim sucessivamente até que todos os cômodos sejam sorteados.
- Se necessário, explique que o mesmo tipo de objeto pode estar em mais de um cômodo. Por exemplo, o espelho pode estar no quarto, na sala e no banheiro. Nesses casos, considere a resposta adequada aos cômodos citados.
MP074
- OBSERVE O DESENHO DA MORADIA DE ANA.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO SEM ESCALA PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- PARTINDO DA PORTA DE ENTRADA, ESCREVA O NOME DO CÔMODO AONDE ANA VAI CHEGAR, DE ACORDO COM OS TRAJETOS ABAIXO.
✓ SEGUIR EM FRENTE – VIRAR À ESQUERDA – ENTRAR NA PRIMEIRA PORTA À ESQUERDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Sala.✓ SEGUIR EM FRENTE – VIRAR À DIREITA – ENTRAR NA PORTA À ESQUERDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Cozinha.- QUANTOS CÔMODOS A MORADIA DE ANA TEM?
_____
PROFESSOR
Resposta: Tem seis cômodos.
- CONTE AO PROFESSOR QUAIS SÃO ESSES CÔMODOS.
PROFESSOR
Resposta: Sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro e dois quartos.
- ESCOLHA OUTRO CÔMODO DA MORADIA DE ANA E CONTE COMO DEVE SER O TRAJETO PARA CHEGAR A ELE, PARTINDO DA PORTA DE ENTRADA.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 50 e 51 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE09.
Orientações pedagógicas
Atividade 5. Estimule os estudantes a observar os cômodos da moradia representada na atividade, identificando cada um antes de fazer os trajetos propostos. Esta é uma boa oportunidade de retomar as noções de lateralidade trabalhadas na unidade anterior.
Atividade 6. Verifique se os estudantes descreveram o trajeto corretamente e se já dominam as noções de lateralidade.
MP075
- AGORA É A SUA VEZ! EM CASA, FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO O CAMINHO QUE VOCÊ FAZ DA PORTA DE ENTRADA DA SUA MORADIA ATÉ O CÔMODO EM QUE DORME.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.- POR QUAIS CÔMODOS VOCÊ PASSA ATÉ CHEGAR AO CÔMODO EM QUE DORME?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- EM SALA, CONTE AOS COLEGAS COMO É ESSE CAMINHO USANDO AS EXPRESSÕES VIRAR À DIREITA, VIRAR À ESQUERDA, SEGUIR EM FRENTE, ENTRAR NA PORTA À DIREITA, ENTRAR NA SEGUNDA PORTA À ESQUERDA, ENTRE OUTRAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 7. Encaminhe a atividade para casa e oriente os estudantes a usar os referenciais espaciais trabalhados nas atividades 5 e 6 para representar o trajeto que realizam da entrada da moradia deles até o cômodo onde dormem. Nesta atividade, é desenvolvida a habilidade EF01GE09 da Base Nacional Comum Curricular: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, com enfoque na elaboração de mapa simples.
Literacia e Geografia
Desenhar é uma maneira de se expressar característica desse segmento da escolaridade e um procedimento de registro utilizado pela própria Geografia. Além disso, é uma forma interessante de propor que os alunos comecem a utilizar mais objetivamente as noções de proporção, distância e direção, fundamentais para a compreensão e uso da linguagem cartográfica.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. p. 88.
MP076
SEM SALA, SEM QUARTO, SEM CASA
VOCÊ SABIA QUE MUITAS PESSOAS NÃO TÊM CASA PARA MORAR? ONDE ELAS DORMEM, FAZEM A HIGIENE PESSOAL OU PREPARAM AS REFEIÇÕES? LEIA ESTE POEMA.
SEM CASA
TEM GENTE QUE NÃO TEM CASA,
MORA AO LÉU, DEBAIXO DA PONTE.
NO CÉU A LUA ESPIA
ESSE MONTE DE GENTE
NA RUA
COMO SE FOSSE PAPEL.
GENTE TEM QUE TER
ONDE MORAR,
UM CANTO, UM QUARTO,
UMA CAMA,
PARA NO FIM DO DIA
GUARDAR O CORPO CANSADO,
COM CARINHO, COM CUIDADO,
QUE O CORPO É A CASA
DOS PENSAMENTOS.
ROSEANA MURRAY. CASAS. BELO HORIZONTE: FORMATO, 1994. P. 12.
- DE ACORDO COM O POEMA, ONDE MORAM AS PESSOAS QUE NÃO TÊM CASA?
PROFESSOR
Resposta: Moram ao léu, debaixo da ponte.- SUBLINHE, NO POEMA, O QUE AS PESSOAS DEVEM TER.
PROFESSOR
Resposta: ONDE MORAR,UM CANTO, UM QUARTO,UMA CAMA,
- EM SUA OPINIÃO, POR QUE HÁ GENTE QUE NÃO TEM CASA PARA MORAR?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
A página 52 permite abordar aspectos das habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE06.
Orientações pedagógicas
Leia o poema para os estudantes e peça a eles que pensem, hipoteticamente, sobre como seria viver sem ter uma casa para morar e sem o conforto e o bem-estar que ela proporciona. Proponha uma reflexão sobre a situação de muitas famílias que vivem nessas condições.
Estimule uma discussão sobre pessoas em situação de rua: Além de moradias dignas, o que mais falta às pessoas em situação de rua? Como essas pessoas dormem e se alimentam? As crianças em situação de rua frequentam a escola?
Educação em valores e temas contemporâneos
Converse com os estudantes sobre a questão habitacional. A falta de da moradia é um dos maiores problemas enfrentados no Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos. Comente que ter uma moradia é um direito previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição do Brasil.
Sugestão de atividade: Painel das moradias
- Proponha aos estudantes a confecção de um painel que retrate diferentes moradias. A atividade tem por objetivo o reconhecimento de diferentes tipos de moradia.
- Solicite a eles que coletem as imagens antecipadamente para que o acervo seja suficiente para a elaboração do trabalho. Se julgar conveniente, a atividade pode ser realizada em dupla ou em grupo.
- Peça aos estudantes que pesquisem imagens que representem exemplos de moradias de vários tipos. Se possível, solicite a eles que identifiquem a localização da moradia.
- Oriente os estudantes na organização e colagem das imagens em cartolina ou papel pardo, na elaboração das legendas e na escolha de um título para os cartazes produzidos.
MP077
CAPÍTULO 2. AS MORADIAS NÃO SÃO IGUAIS
EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE MORADIA.
A CASA TÉRREA É UMA MORADIA COM UM ANDAR.
O SOBRADO É UMA MORADIA COM UM ANDAR ACIMA DO TÉRREO.
O APARTAMENTO É UMA MORADIA QUE FICA EM UM PRÉDIO DE VÁRIOS ANDARES.
LEGENDA: CASA TÉRREA NO MUNICÍPIO DE VALINHOS, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SOBRADO NO MUNICÍPIO DE AIMORÉS, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: APARTAMENTOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- QUAL DESSAS MORADIAS SE PARECE MAIS COM A SUA?
- O QUE É PARECIDO?
- O QUE É DIFERENTE?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a primeira parte do capítulo 2 podem ser trabalhadas na semana 13.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Conhecer a existência de diversos tipos de moradia.
- Reconhecer os diferentes materiais que podem ser utilizados na construção de uma moradia.
- Compreender que os materiais utilizados nas construções provêm de recursos naturais.
A página 53 contempla a habilidade da BNCC: EF01GE06.
Orientações pedagógicas
Após observarem atentamente as fotografias, peça aos estudantes que diferenciem as moradias quanto aos materiais usados em sua construção, o local onde foram construídas, a quantidade de pavimentos etc. Chame a atenção para o fato de os prédios residenciais reunirem muitas moradias.
Solicite que observem e comparem as características das moradias das fotografias. Estimule-os a levantar hipóteses sobre o processo de construção de cada uma. Para ajudá-los, podem ser feitas as seguintes perguntas: Como as moradias foram construídas? Que ferramentas foram utilizadas para construí-las? Quem construiu as moradias? Como os materiais chegaram ao local em que as moradias foram construídas? Dessa maneira, aos poucos, os estudantes vão perceber que as diferenças entre as moradias estão relacionadas à sociedade que as construiu, aos materiais utilizados, à tecnologia empregada e à utilização de instrumentos de trabalho distintos na apropriação e na transformação dos elementos naturais.
- Exponha os cartazes e peça aos estudantes que os observem, realizem descrições e comparações. É importante que verifiquem também o entorno das moradias, percebendo diferentes paisagens, povos e modos de vida.
- Durante a apresentação dos trabalhos, incentive-os a conversar sobre diferenças entre as moradias e suas possíveis causas. Estimule-os a produzir um texto coletivo com as conclusões da turma, tendo você como escriba. É importante mostrar aos estudantes que as diferenças observadas entre as moradias podem ter causas culturais e sociais. O fato de uma moradia típica de um bairro colonizado por alemães, por exemplo, ser diferente de uma moradia indígena tem raízes culturais. As diferenças entre as favelas e os condomínios de luxo, por sua vez, têm raízes sociais.
MP078
DO QUE E COMO SÃO FEITAS AS MORADIAS?
AS MORADIAS PODEM SER FEITAS DE MADEIRA, TIJOLOS, BARRO, PEDRAS OU PALHA.
MAS A CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA NÃO DEPENDE SÓ DOS MATERIAIS UTILIZADOS; DEPENDE TAMBÉM DO MODO DE VIDA DAS PESSOAS QUE VÃO HABITÁ-LA. POR ISSO, AS MORADIAS SÃO CONSTRUÍDAS DE ACORDO COM OS COSTUMES DE SEUS MORADORES.
MUITAS MORADIAS SÃO DE ALVENARIA, ISTO É, SÃO CONSTRUÍDAS COM TIJOLOS, BLOCOS DE CONCRETO E CIMENTO.
LEGENDA: MORADIAS DE ALVENARIA NO MUNICÍPIO DE BÁLSAMO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
EXISTEM MORADIAS FEITAS DE BARRO SOCADO E PEDAÇOS DE MADEIRA ENTRECRUZADOS. MORADIAS CONSTRUÍDAS COM ESSA TÉCNICA SÃO CHAMADAS DE CASAS DE TAIPA OU DE PAU A PIQUE.
LEGENDA: MORADIA DE TAIPA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ CONHECIA ESSAS TÉCNICAS DE CONSTRUIR MORADIAS?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 54 e 55 contemplam a habilidade da BNCC: EF01GE06.
Orientações pedagógicas
É interessante ressaltar que, além da disponibilidade de materiais, das condições econômicas e das características culturais dos grupos humanos, devem ser consideradas, na construção das moradias, as características físicas do lugar em que são construídas.
Atividade 2. Se julgar necessário, apresente aos estudantes outras imagens de moradias de taipa e do processo de construção.
Educação em valores e temas contemporâneos
Reconhecer a diversidade de tipos de moradia leva os estudantes a refletir sobre a pluralidade cultural que compõe as sociedades. Aproveite para ampliar o debate sobre o tema de relevância destacado neste volume e ressalte a importância do respeito aos diferentes estilos de habitação afirmando que eles refletem as características das sociedades em que estão inseridas.
MP079
AS MORADIAS INDÍGENAS GERALMENTE SÃO FEITAS DE MATERIAIS RETIRADOS DA NATUREZA, COMO MADEIRA E PALHA. MAS CADA POVO INDÍGENA TEM SEU JEITO DE CONSTRUIR A MORADIA.
LEGENDA: MORADIA TRADICIONAL DO POVO KAMAYURÁ, NO MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
AS PALAFITAS SÃO MORADIAS DE MADEIRA CONSTRUÍDAS SOBRE ESTACAS ÀS MARGENS DOS RIOS. ISSO IMPEDE QUE A ÁGUA DO RIO ENTRE NA MORADIA DURANTE OS PERÍODOS DE CHEIA.
LEGENDA: PALAFITA NA ENTRADA DO PARQUE ECOLÓGICO DO JANAUARI, NO MUNICÍPIO DE MANAUS, NO ESTADO DO AMAZONAS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Explore as imagens das páginas 54 e 55 perguntando aos estudantes o que eles observam de semelhante e de diferente entre as moradias. Enfatize que a construção delas e a organização dos espaços internos fazem parte da cultura e dos costumes de cada povo.
Ressalte aos estudantes que nem todos os povos indígenas constroem suas moradias da mesma maneira. Além disso, os povos indígenas que vivem na cidade, por exemplo, costumam habitar casas de alvenaria.
MP080
- MARQUE COM UM X OS MATERIAIS QUE FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA SUA MORADIA.
( ) MADEIRA.
( ) CIMENTO.
( ) TIJOLOS.
( ) FOLHAS.
( ) VIDRO.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- AGORA, FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO ONDE OS MATERIAIS QUE VOCÊ ASSINALOU FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA SUA MORADIA.
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PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 56 e 57 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE06 e EF01GE07.
Orientações pedagógicas
Atividade 3. Ao encaminhar a atividade para casa, incentive os estudantes a envolver os familiares na resolução. Uma pessoa adulta ou irmão já alfabetizado pode, por exemplo, fazer a leitura do enunciado em voz alta e ajudar na associação das palavras às ilustrações que representam os materiais de construção, contribuindo para a literacia familiar. É importante que os estudantes percebam que existe uma grande diversidade de materiais utilizados na construção das moradias. Destaque que cada grupo social constrói as moradias de acordo com seus modos de vida, condições socioeconômicas e seus costumes. A atividade favorece a consolidação de conhecimentos de literacia e alfabetização por meio da relação entre a legenda escrita das imagens e a representação dos materiais de construção em cada ilustração.
Leve os estudantes a perceber que, direta ou indiretamente, os materiais utilizados na construção das moradias provêm da natureza e, por meio do trabalho, são transformados em outros materiais (produtos industrializados) para atender às mais diversas necessidades.
Atividade 4. Encaminhe a atividade para casa estimulando os estudantes a mostrar o desenho para as pessoas de sua família, que podem ajudar a verificar se todos os materiais utilizados na construção da moradia em que vivem foram representados no desenho.
Para o estudante ler
Cada casa casa com cada um, de Ellen Pestili, Editora do Brasil. Livro divertido sobre as moradias de diferentes animais.
MP081
QUEM CONSTRÓI AS MORADIAS?
OBSERVE AS ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA.
LEGENDA: A ARQUITET A DESENHA COMO A CASA SERÁ. OS PEDREIROS PREPARAM O TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A CASA. OS PEDREIROS ERGUEM AS PAREDES COM TIJOLOS, FERRO E CIMENTO. DEPOIS, COLOCAM AS TELHAS SOBRE A ARMAÇÃO DE MADEIRA. SÃO COLOCADOS FIOS ELÉTRICOS, CANOS PARA A ÁGUA E PARA O ESGOTO, PORTAS E JANELAS. SÃO COLOCADOS PISOS E AZULEJOS E AS PAREDES SÃO PINTADAS. A CASA PODE SER HABITADA. FIM DA LEGENDA.
- ALÉM DESSES, QUE OUTRO PROFISSIONAL PODE TRABALHAR NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS? PESQUISE E ESCREVA NO CADERNO SOBRE AS ATIVIDADES DELE.
- QUEM CONSTRUIU A SUA MORADIA, VOCÊ SABE?
PROFESSOR
Atenção professor: Atividades 5 e 6: ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para esta parte do capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 14.
Fim do complemento.
Orientações pedagógicas
Incentive os estudantes a reconhecer o trabalho na construção das diferentes moradias. No caso dos profissionais citados no texto, explique o que cada um deles faz e como o seu trabalho contribui para a construção das moradias. É importante ressaltar que essas atividades podem ser realizadas tanto por homens quanto por mulheres.
Atividade 5. Os estudantes podem citar o encanador, que é responsável por instalar a rede hidráulica da moradia; o gesseiro, que é responsável por dar o acabamento em gesso nas paredes e nos tetos; o armador, que é responsável por montar a estrutura de ferro etc.
Atividade 6. Resposta pessoal. Em muitos lugares é comum que os próprios moradores construam suas casas, aos poucos, geralmente nos fins de semana, feriados e dias de folga.
MP082
DIFERENTES MANEIRAS DE CONSTRUIR AS MORADIAS
AS MORADIAS PODEM SER CONSTRUÍDAS PELOS PRÓPRIOS MORADORES. ELES TAMBÉM PODEM CONTRATAR OUTRAS PESSOAS OU EMPRESAS ESPECIALIZADAS PARA CONSTRUÍ-LAS.
NO SISTEMA DE MUTIRÃO, OS FUTUROS MORADORES CONSTROEM JUNTOS TODAS AS CASAS. É UM TRABALHO COLETIVO, EM QUE TODOS SE AJUDAM.
OBSERVE ESTAS FOTOGRAFIAS. ELAS MOSTRAM A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS.
LEGENDA: CONSTRUÇÃO DE MORADIA FEITA POR INDÍGENAS DA ETNIA WAURÁ, ESTRUTURADA COM TRONCOS DA ÁRVORE PINDAÍBA, NO MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, NO ESTADO DO MATO GROSSO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CONSTRUÇÃO DE MORADIA DE ALVENARIA FEITAPOR INDÍGENAS DA ETNIA TUPINIQUIM, NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para esta parte do capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 14.
Fim do complemento.
As páginas 58 e 59 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE06 e EF01GE07.
Orientações pedagógicas
Faça a leitura pausada do texto da página e auxilie os estudantes a localizar no texto algumas das palavras mais importantes para a compreensão da mensagem contida nas frases. Esse procedimento contribui para a consolidação dos conhecimentos de literacia e de alfabetização, promovendo a fluência em leitura oral e a compreensão textual por meio da localização e retirada de informação explícita do texto e de inferências diretas.
Peça aos estudantes que observem as fotografias de construção de moradias. Oriente-os a perceber os diferentes materiais utilizados em cada uma.
Comente com a turma que, originariamente, o sistema de mutirão era usado pelos indígenas e que, atualmente, essa proposta de organização do trabalho é muito comum nas áreas urbanas (para a construção das moradias) e rurais (na colheita e no plantio).
Para você ler
Índios do Brasil, de Julio Cezar Melatti, Editora Edusp.
Livro sobre a história, a organização sociocultural e a política das populações indígenas brasileiras.
Moradias nas cidades brasileiras, de Arlete Moysés Rodrigues, Editora Contexto.
Livro que analisa a questão da moradia e os problemas habitacionais no Brasil, principalmente nas grandes cidades.
MP083
- NO QUADRO, ESCREVA UM DOS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE CADA MORADIA MOSTRADA NAS FOTOGRAFIAS DA PÁGINA ANTERIOR. DEPOIS, DESENHE ESSE MATERIAL.
Quadro: equivalente textual a seguir.
MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS |
|
---|---|
MORADIA 1 |
_____ PROFESSORResposta: Madeira (troncos de árvores). |
MORADIA 2 |
_____ PROFESSORResposta: Tijolos, ferro e cimento. |
- EM SUA OPINIÃO, ONDE ESSES MATERIAIS FORAM OBTIDOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os materiais utilizados na construção da casa mostrada na fotografia 1 podem ser encontrados na floresta. Os materiais utilizados na construção da casa mostrada na fotografia 2 podem ser encontrados em lojas de materiais de construção.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 7. Espera-se que os estudantes identifiquem os diferentes materiais utilizados na construção das duas moradias. Se necessário, auxilie-os a identificar os materiais mostrados nas imagens.
Se julgar interessante, mostre outras fotografias retratando moradias construídas de diferentes maneiras e utilizando materiais diversos e peça aos estudantes que as comparem, comentando as diferenças que observam.
MP084
O MUNDO QUE QUEREMOS
JEITOS DE MORAR E ATITUDES DE CONVÍVIO
O JEITO DE MORAR DAS PESSOAS VARIA DE ACORDO COM OS COSTUMES QUE ELAS TÊM.
MUITOS POVOS INDÍGENAS TÊM MORADIAS COLETIVAS. É O CASO DO POVO INDÍGENA YANOMAMI, EM QUE VÁRIAS FAMÍLIAS VIVEM JUNTAS NA MESMA MORADIA.
O POVO YANOMAMI CONSTRÓI UMA GRANDE CASA CHAMADA DE SHABONO.
A SHABONO NÃO TEM CÔMODOS. CADA FAMÍLIA OCUPA UM ESPAÇO DETERMINADO, QUE É RESPEITADO POR TODOS.
LEGENDA: INTERIOR DE MORADIA YANOMAMI NA ALDEIA DEMINI, NO ESTADO DO AMAZONAS. (SEM DATA.) FIM DA LEGENDA.
- QUAL É O NOME DA MORADIA YANOMAMI?
_____
PROFESSOR
Resposta: Shabono.- HÁ CÔMODOS NA MORADIA YANOMAMI?
( ) SIM.
( ) NÃO.
PROFESSOR
Resposta correta: NÃO.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 15.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Perceber as relações entre a moradia e as regras de convívio de um grupo.
- Conhecer o modo de vida Yanomami.
Esta seção contempla as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE04.
Orientações pedagógicas
Faça a leitura do texto orientando os estudantes a confrontar as informações da leitura com o que eles observam na fotografia. Esse exercício favorece a consolidação de conhecimentos de literacia e alfabetização por meio da relação entre texto e imagem, localização e retirada de informação explícita no texto e inferências diretas. Enfatize que a construção das moradias e a organização dos espaços internos fazem parte da cultura e dos costumes de cada povo.
Comente que as moradias indígenas variam de acordo com os diferentes povos, as características dos lugares onde vivem e os materiais aos quais têm acesso. Na maioria das aldeias, os materiais para a construção das moradias são extraídos diretamente da natureza. Existem aldeias em que as casas estão dispostas de forma circular, linear ou retangular.
As casas indígenas
As casas são construídas obedecendo aos padrões culturais de cada povo. Para alguns povos nativos, a casa pode ser apenas um lugar onde se mora, mas para outros, pode ser, também um lugar onde se dão os acontecimentos sociais, os rituais. [...]
Embora varie de sociedade para sociedade, dentro da casa são mantidos objetos de uso doméstico como: cestos, panelas de barro, redes, arcos e flechas, remos...
[...] Numa casa pode morar apenas uma família nuclear: pai, mãe e filhos, ou uma família extensa: várias famílias nucleares e outros parentes, como tios, primos e sogros. O número de pessoas pode variar bastante.
MP085
- QUAL É O COSTUME DO POVO YANOMAMI COM RELAÇÃO À MORADIA?
- COMO DEVE SER VIVER EM UMA MORADIA SEM CÔMODOS?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- EM SUA OPINIÃO, O FATO DE NÃO EXISTIREM CÔMODOS NA MORADIA YANOMAMI PODE CRIAR ALGUMA CONFUSÃO ENTRE OS MORADORES?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Boxe complementar:
VAMOS FAZER
VOCÊ DIVIDE O CÔMODO ONDE DORME, OU A GAVETA, COM ALGUÉM DA SUA CASA? COMO VOCÊS RESOLVEM QUANDO UM QUER ARRUMAR ALGO DE DETERMINADO JEITO E O OUTRO QUER ARRUMAR DE UM JEITO DIFERENTE?
PARA RESOLVER ISSO, É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ENVOLVIDOS, JUNTOS, ESTIPULEM REGRAS PARA CONVIVEREM BEM. MAS NÃO BASTA ESTIPULAR AS REGRAS, É PRECISO COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA! JUNTE-SE A UM COLEGA E SIGAM AS ETAPAS.
ETAPAS
- CONVERSEM SOBRE O QUE É NECESSÁRIO PARA HAVER ENTENDIMENTO ENTRE AS PESSOAS QUE VIVEM NA MESMA MORADIA.
- ANOTEM AS CONCLUSÕES NO CADERNO.
- AGORA, COM BASE NAS CONCLUSÕES DE VOCÊS, ELABOREM TRÊS REGRAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA MORADIA.
- EM UMA CARTOLINA, REPRESENTEM ESSAS REGRAS POR MEIO DE DESENHOS.
- APRESENTEM O CARTAZ AOS OUTROS COLEGAS E AO PROFESSOR, EXPLICANDO ESSAS REGRAS.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O povo Yanomami constrói uma única aldeia-casa para todo um grupo de parentes. A Shabono, como eles chamam essas casas, abriga normalmente de 65 a 85 indivíduos, podendo ter no máximo 180 e no mínimo 35 pessoas.
É importante frisar que as casas onde moram muitas pessoas ou famílias são divididas de tal maneira que cada grupo tem seu espaço. Nesse espaço montam sua residência, na qual outras famílias nunca “entram” sem a permissão dos donos do espaço e de onde nunca tiram um único objeto do lugar sem autorização. Todos os espaços são respeitados. Todos os indivíduos são responsáveis pela manutenção da vida social da aldeia.
MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000. p. 39-41.
Orientações pedagógicas
Atividade 3. O povo Yanomami vive em moradias coletivas, sem paredes internas e em que várias famílias residem juntas.
Atividades 4 e 5. Explore a importância do respeito mútuo e da tolerância para estabelecer uma convivência saudável. Também é importante desenvolver a noção de que o trabalho em grupo favorece o convívio entre as pessoas, sendo um traço marcante nos povos indígenas. Incentive os estudantes a se posicionarem e argumentarem respeitando as ideias alheias e o momento de cada um se expressar.
Na atividade Vamos fazer, auxilie os estudantes na elaboração dos cartazes. Você pode escrever uma legenda para os desenhos que eles fizerem. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.), com enfoque na elaboração das regras de convivência.
Educação em valores e temas contemporâneos
Aproveite todas as oportunidades para frisar aos estudantes a importância de ouvir os demais com respeito e atenção. Ao considerar a opinião dos colegas, eles podem aprender e se tornar mais empáticos.
MP086
CAPÍTULO 3. LUGARES DIFERENTES, MORADIAS DIFERENTES
EM UM PAÍS CHAMADO TURQUIA, ALGUMAS PESSOAS CONSTROEM SUAS MORADIAS DENTRO DE ROCHAS.
A TEMPERATURA É AGRADÁVEL O ANO TODO DENTRO DESSAS MORADIAS.
LEGENDA: MORADIA DENTRO DE ROCHA EM UM PAÍS CHAMADO TURQUIA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
EM LUGARES ONDE FAZ MUITO FRIO E NEVA EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO, AS MORADIAS TÊM TELHADOS BEM INCLINADOS PARA A NEVE ESCORRER E NÃO SE ACUMULAR. GERALMENTE AS CONSTRUÇÕES SÃO DE MADEIRA, QUE CONSERVA MELHOR O AQUECIMENTO INTERNO DA MORADIA.
LEGENDA: MORADIA DE MADEIRA, COBERTA POR NEVE, EM UM PAÍS CHAMADO FINLÂNDIA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As três aulas previstas para o capítulo 3 podem ser trabalhadas nas semanas 16 e 17.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Conhecer moradias construídas em diferentes ambientes.
- Conhecer características de algumas moradias que existem em outros países.
- Identificar, nas moradias, as relações de cada sociedade com a natureza.
- Perceber que as moradias são funcionais para os povos que as constroem e que são adaptadas às características ambientais de cada lugar.
O capítulo 3 contempla a habilidade da BNCC: EF01GE06.
Orientações pedagógicas
Inicie o trabalho de exploração das fotografias que mostram casas de diferentes povos e regiões do planeta. Solicite aos estudantes que observem o tipo de material utilizado em cada construção e as particularidades de cada uma delas. Após a exploração das fotografias, realize a leitura dos textos.
É importante que os estudantes compreendam que cada sociedade constrói e organiza seu espaço de vivência de acordo com a sua cultura, as especificidades do local e os recursos disponíveis.
Comente que nos lugares onde faz muito frio as casas geralmente têm sistemas de aquecimento para proporcionar maior conforto térmico.
O que dizem nossas casas
Analisar construções é essencial para começar a entender o conceito de lugar. Aguce o olhar da criançada para os diferentes tipos de moradia
As habitações podem ser feitas de tijolos, pedras, madeira, barro e, em certos casos, até de papelão ou lata. Também podem ter tamanhos e formatos diversos. Suas características diferem de acordo com a situação social e econômica de cada família, a cultura ou até o clima e a paisagem na qual estão inseridas. Porém a função é sempre a mesma: proteger quem vive dentro delas. As crianças, no início da escolaridade, são capazes de observar as diferenças entre a casa onde vivem e as outras, mas muitas vezes não sabem dizer que impacto isso tem na vida das pessoas.
MP087
EM ALGUNS LUGARES MUITO QUENTES E COM POUCA CHUVA, AS MORADIAS SÃO PINTADAS DE BRANCO. ESSA COR REFLETE A LUZ DO SOL, DIMINUINDO O CALOR DENTRO DA MORADIA. AS JANELAS PEQUENAS TAMBÉM DIMINUEM A ENTRADA DE CALOR NA MORADIA.
LEGENDA: DIVERSAS MORADIAS, TODAS MANTENDO UM MESMO ESTILO, EM UM PAÍS CHAMADO GRÉCIA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
OS TUAREGUES VIVEM NO DESERTO DO SAARA. ELES SÃO NÔMADES, ISTO É, ESTÃO SEMPRE SE DESLOCANDO DE UM LUGAR PARA OUTRO. COMO ELES NÃO TÊM MORADIA FIXA, VIVEM EM TENDAS FEITAS DE COURO SUSTENTADAS POR PEDAÇOS DE MADEIRA.
LEGENDA: ACAMPAMENTO DE TUAREGUES EM UM PAÍS CHAMADO NÍGER, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
- A SUA MORADIA TEM ALGUMA DAS CARACTERÍSTICAS DAS MORADIAS MOSTRADAS NAS FOTOGRAFIAS DESTA PÁGINA E DA ANTERIOR? SE SIM, QUAL?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- QUAL DESSAS MORADIAS CHAMOU MAIS A SUA ATENÇÃO? POR QUÊ?
- COMO VOCÊ ACHA QUE É VIVER NESSA MORADIA?
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Comente que as casas construídas em rochas escavadas são milenares e que ainda há pessoas que moram nesses lugares. A região da Capadócia, na Turquia, por exemplo, recebe muitos turistas interessados em conhecer as paisagens e construções locais. Se considerar pertinente, explique que o clima da Capadócia é quente no verão e frio no inverno e que essas casas oferecem conforto térmico, amenizando as temperaturas tanto no verão quanto no inverno.
É possível fazer uma atividade interdisciplinar com Ciências para esclarecer aos estudantes por que a cor branca reflete a luz do Sol e absorve menos calor.
Explique que o termo nômade se refere aos povos que não têm moradia fixa, ou seja, que mudam frequentemente de lugar. Geralmente, o termo se aplica a povos caçadores, coletores ou pastores.
Pode-se levar para a sala de aula um planisfério e mostrar aos estudantes a localização do Brasil e dos demais países e regiões citados no livro.
Atividade 1. Se necessário, oriente os estudantes a retomar as fotografias e os textos.
Atividade 2. Incentive todos os estudantes a descrever como seria viver na moradia que mais lhe chamou a atenção. Pode-se pedir a eles que façam um desenho de como imaginam ser essas moradias por dentro.
Numeracia e Geografia
As fotografias presentes nas páginas 62 e 63 podem ser empregadas para que os estudantes busquem relacionar figuras geométricas planas e espaciais a objetos representados. Janelas, portas e cercas podem ser associadas às figuras planas, como retângulo (fotografias da página 62) e telhados abobadados (fotografias da página 63) podem ser relacionados a esferas; entre outros.
Ajudar os pequenos a observar as particularidades dos diversos tipos de habitação é essencial para que eles passem a se familiarizar com um dos conceitos mais importantes da Geografia, o de lugar. Eles devem entender que a moradia é consequência de vários fatores que determinam o modo como as pessoas vivem. “Dessa forma, eles começam a compreender a posição que ocupam no mundo”, afirma Maria Encarnação Beltrão Spósito, professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Presidente Prudente.
SALLA, Fernanda. Nova Escola, 1º nov. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/3wi. Acesso em: 29 maio 2021.
MP088
CAPÍTULO 4. A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DA MORADIA
O LUGAR ONDE MORAMOS DEVE RECEBER CUIDADOS DE LIMPEZA E DE HIGIENE.
LEGENDA: DE MANHÃ, ELISA TRABALHA NAS TAREFAS DA CASA. À TARDE, ELA TRABALHA EM UM HOSPITAL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ANTES DE IR À ESCOLA, KÁTIA ARRUMA SUA CAMA, GUARDA SEUS BRINQUEDOS E ROUPAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: QUANDO CHEGA DO TRABALHO, BRUNO PREPARA O JANTAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DEPOIS DO JANTAR, ELISA LAVA A LOUÇA E DAVI AJUDA A ENXUGAR. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ COSTUMA AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DE SUA MORADIA? SE SIM, COMO?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As três aulas previstas para o capítulo 4 podem ser trabalhadas nas semanas 17 e 18.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Compreender a importância de manter a moradia limpa e organizada.
- Reconhecer que todos os moradores podem ajudar na limpeza, na organização e na manutenção da moradia.
- Refletir sobre o respeito às regras de convivência construídas por um grupo.
As páginas 64 e 65 contemplam a habilidade da BNCC: EF01GE04.
Orientações pedagógicas
Destaque que não deve existir uma divisão de tarefas definida por gênero, ou seja, não deve haver distinção entre tarefas masculinas e femininas. Existem tarefas nas quais todos podem colaborar, segundo a capacidade e a idade de cada morador.
Incentive os estudantes a participar das tarefas domésticas enfatizando que eles podem colaborar com a organização da casa ajudando alguém a realizar uma tarefa doméstica. Dê destaque às atitudes das crianças nas ilustrações: Davi aparece enxugando a louça do jantar para ajudar Elisa; da mesma forma, Kátia aparece arrumando a cama, atitude que também contribui para a organização e a conservação da moradia. Eles podem começar pela organização do próprio quarto arrumando a cama e guardando brinquedos, as roupas e os materiais escolares, por exemplo.
Atividade 1. Estimule os estudantes a falar sobre as tarefas que realizam em casa e que contribuem para manter a limpeza e a organização. A expressão oral é uma prática que pode e deve ser incentivada de forma a envolver os estudantes com o tema.
Educação em valores e temas contemporâneos
Ao tratar das tarefas domésticas, aproveite para estimular o compromisso com o uso racional da água. É possível pedir aos estudantes que listem atividades diárias nas quais a água é utilizada e questionar como poderiam fazer essas atividades se não houvesse água, chamando a atenção para a importância desse recurso. Ressalte que a água é um recurso natural imprescindível à vida.
MP089
TODOS NÓS DEVEMOS COLABORAR PARA CONSERVAR E ORGANIZAR O AMBIENTE ONDE VIVEMOS.
P EQUENAS TAREFAS PARA AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO DA MORADIA
• DEPOIS DE BRINCAR, GUARDAR OS BRINQUEDOS.
• ORGANIZAR SEU MATERIAL ESCOLAR.
• ARRUMAR A CAMA.
• MANTER O QUARTO ORGANIZADO.
• APAGAR A LÂMPADA QUANDO NÃO HOUVER NINGUÉM NO CÔMODO.
• FECHAR AS TORNEIRAS DEPOIS DE USÁ-LAS.
- CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE OUTRAS TAREFAS QUE VOCÊS PODEM FAZER PARA ORGANIZAR A MORADIA.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
As condições da limpeza dos diferentes ambientes da casa repercutem nas condições de saúde dos moradores. É importante lembrar que a falta de higiene tem relação direta com diversas doenças. Nesse contexto, merece atenção especial o ambiente da cozinha, lugar onde se armazenam e se preparam os alimentos.
Atividade 2. Incentive os estudantes a conversar sobre as tarefas que estão no quadro e outras que podem fazer para ajudar na organização e limpeza da casa. É possível estimular o debate perguntando se eles ajudam a tirar os pratos da mesa após as refeições, se evitam deixar suas roupas e calçados espalhados pela casa, se ajudam a separar o lixo para reciclagem etc. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.), com enfoque na discussão das regras de convívio.
Evite comentários que reforcem a discriminação de gênero nas atividades domésticas. Esclareça que as funções devem ser divididas entre os membros da família.
Conclusão da unidade
O momento final da unidade é propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. Observe se todos os objetivos pedagógicos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: reconhecimento da moradia como um dos principais espaços de convivência e da importância de cultivar relações familiares saudáveis; identificação das características e das funções que os cômodos podem ter; identificação dos materiais que podem ser utilizados na construção de uma casa e da importância dos recursos naturais para obtê-los.
MP090
O QUE VOCÊ APRENDEU
- AJUDE CADA CRIANÇA A ENCONTRAR O CAMINHO.
PROFESSOR
Resposta: Edna está conectada ao prédio verde, Carol ao sobrado amarelo e Pedro a casa rosa.- ANDRÉ ESTÁ ASSISTINDO À TV.
- ANDRÉ ESTÁ EM QUAL CÔMODO DA CASA?
_____
PROFESSOR
Resposta: Na sala de estar.- O QUE HÁ À DIREITA DE ANDRÉ?
_____
PROFESSOR
Resposta: Um vaso de planta.- O QUE HÁ À ESQUERDA DE ANDRÉ?
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PROFESSOR
Resposta: Uma mesinha.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação processual da seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 19.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
- Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.
A página 66 contempla as habilidades da BNCC: EF01GE01, EF01GE06 e EF01GE09.
Orientações pedagógicas
Inserida em uma proposta de acompanhamento continuado da progressão das aprendizagens dos estudantes, esta seção oferece a oportunidade de realização de um momento avaliativo do processo pedagógico que foi desenvolvido ao longo do bimestre, previsto para ser concluído no fechamento desta unidade. A seção pode oferecer parâmetros importantes para apurar se os objetivos pedagógicos da unidade foram alcançados plenamente pelos estudantes e para verificar a necessidade de possíveis ajustes nas estratégias didáticas.
Verifique se há dúvidas quanto ao conteúdo estudado. Se necessário, retome alguns conceitos.
Leia as atividades com os estudantes antes de iniciá-las e tire possíveis dúvidas quanto ao entendimento dos enunciados.
Atividade 1. Verifique se os estudantes conseguem diferenciar os três tipos de moradia abordados, questionando o que caracteriza cada um. Na sequência, eles devem encontrar o caminho entre cada criança representada e a respectiva moradia.
Atividade 2. Oriente os estudantes a se imaginarem na mesma posição do personagem, de frente para a TV, e a retomar os referenciais de lateralidade a partir do próprio corpo para determinar que há uma mesinha à esquerda de André e um vaso à direita dele.
MP091
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- OBSERVE AS IMAGENS.
LEGENDA: MORADIAS NA TERRA INDÍGENA ENAWENÊ-NAWÊ, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE RODEIO, NO ESTADO DE SANTA CATARINA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- QUAL DAS FOTOGRAFIAS MOSTRA UMA MORADIA CONSTRUÍDA COM TIJOLOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: A fotografia 2.- MARQUE COM UM X O PROFISSIONAL QUE CONSTRÓI MORADIAS.
( ) COZINHEIRO.
( ) PEDREIRO.
( ) PROFESSOR.
( ) ENFERMEIRO.
PROFESSOR
Resposta correta: PEDREIRO.- ESCREVA O NOME DA PESSOA QUE REALIZA ESSAS TAREFAS EM SUA MORADIA.
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_____
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
A página 67 contempla as habilidades da BNCC: EF01GE04, EF01GE06 e EF01GE07.
Orientações pedagógicas
Atividade 3. Se necessário, ajude os estudantes a reconhecer os materiais usados nas moradias apresentadas nas imagens e a identificar qual é o profissional responsável pela construção de moradias.
Atividade 4. Nesta atividade, pode-se ampliar a discussão sobre gênero e divisão de trabalho. Reforce aos estudantes que não deve existir distinção entre homens e mulheres na realização das tarefas indicadas nem na de outras tarefas.
Para o estudante ler
O livro das casas, de Ricardo Azevedo, Editora Moderna.
Livro que impulsiona a imaginação sobre as diferentes definições de casa.
Sugestão de atividade: Adivinhe o que estou fazendo
- Proponha uma brincadeira de mímica para trabalhar as tarefas que os estudantes podem realizar para contribuir com a limpeza e a organização da casa.
- Prepare cartões com os nomes das tarefas.
- Coloque esses cartões em um saco ou em uma caixa.
- Peça a um dos estudantes que sorteie um dos cartões, ajude-o a identificar a atividade indicada no cartão e peça a ele que faça a mímica referente à tarefa sorteada. O restante da turma tem de adivinhar a tarefa que está sendo representada.
- Repita o procedimento com o restante dos estudantes.
MP092
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/ conceito |
---|---|---|
1 |
Traçar trajetos simples reconhecendo diferentes tipos de moradia. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. |
|
2 |
Perceber a função dos ambientes da casa e localizar objetos por meio de referenciais espaciais. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola, etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. |
|
3 |
Identificar os materiais utilizados em diferentes moradias e o profissional responsável pela construção de moradias. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. |
|
4 |
Reconhecer que todos os moradores podem ajudar na limpeza, na organização e na manutenção da casa. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). |
MP093
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas ao final do bimestre. Elas buscam promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades e possibilitam que eles considerem as expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.
A autoavaliação pode ser conduzida de forma individual ou coletiva, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar a opinião. Faça os ajustes que considerar adequados, de acordo com as necessidades da turma.
- Presto atenção nas aulas e participo ativamente delas?
- Escuto os meus colegas e respeito a participação deles?
- Colaboro com os meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
- Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
- Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
- Sei que há diversos tipos de moradia?
- Conheço a função dos diferentes ambientes de uma moradia?
- Sei que o material utilizado em diferentes construções é obtido de recursos naturais?
- Sei que as tarefas de limpeza e organização da moradia são importantes para o bem-estar de todos os moradores?
- Sei que todos os moradores podem ajudar na limpeza e na organização da moradia?
- Colaborei para que a escola seja um espaço de convivência melhor para todos?
- Aprendi coisas importantes neste bimestre?
- Quais foram as atividades que mais gostei de realizar?
- Quais foram minhas principais facilidades e dificuldades ao longo deste bimestre?
- Utilizo no dia a dia o que aprendo nas aulas de Geografia?
- Utilizo nas aulas de Geografia conhecimentos adquiridos fora da escola?
17. O que preciso fazer para continuar aprendendo e me desenvolvendo?