MP150

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, ROSÂNGELA D. DE. DO DESENHO AO MAPA: INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA. 5ª ed. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2014.

LIVRO SOBRE A INICIAÇÃO DO ESTUDANTE NA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA.

ALMEIDA, ROSÂNGELA D. DE. NOVOS RUMOS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR: CURRÍCULO, LINGUAGENS E TECNOLOGIA. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2011.

LIVRO SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E SUAS INTERFACES COM A CARTOGRAFIA.

ALMEIDA, ROSÂNGELA D. DE (ORG.). CARTOGRAFIA ESCOLAR. 2ª ed. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2014.

LIVRO SOBRE A PRODUÇÃO E O USO DE MAPAS POR JOVENS E CRIANÇAS NA SALA DE AULA.

ALMEIDA, ROSÂNGELA D. DE; PASSINI, ELZA Y. ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO. 12ª ed. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2002.

LIVRO SOBRE O TRABALHO COM CONCEITOS ESPACIAIS EM SALA DE AULA.

BRAGA, JULIANA; MENEZES, LILIAN. OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS. SANTO ANDRÉ: EDITORA DA UFABC, 2014.

LIVRO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA EDUCAÇÃO.

BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 14ª ed. BRASÍLIA, DF: CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDIÇÕES CÂMARA, 2016.

MARCO LEGAL E REGULATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A EDUCAÇÃO É A BASE. BRASÍLIA, DF: MEC, 2018.

DOCUMENTO QUE DETERMINA AS COMPETÊNCIAS, AS HABILIDADES E AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS EM CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. BRASÍLIA, DF: MEC: SEB: DICEI, 2013.

PUBLICAÇÃO QUE APRESENTA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA

DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º, 2º E 3º ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL. BRASÍLIA, DF: MEC: SEB, 2012.

DOCUMENTO QUE APRESENTA OS ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ORIENTAÇÕES GERAIS. BRASÍLIA, DF: MEC: SEB, 2004.

DOCUMENTO QUE FORNECE AS DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. BRASÍLIA, DF: SECADI, 2006.

DOCUMENTO QUE DETALHA A POLÍTICA EDUCACIONAL QUE RECONHECE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL EM CORRELAÇÃO COM FAIXA ETÁRIA E COM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA NÍVEL DE ENSINO.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CADERNO DE APRESENTAÇÃO. BRASÍLIA, DF: MEC: SEB, 2012.

PUBLICAÇÃO QUE APRESENTA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, CUJO OBJETIVO É PROPORCIONAR PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA E EM MATEMÁTICA A TODAS AS CRIANÇAS, AO FINAL DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. BRASÍLIA, DF: MEC: SEF, 1997. V. 1, 4, 5, 8, 9 E 10.

DIRETRIZES PARA ORIENTAR OS EDUCADORES POR MEIO DA NORMATIZAÇÃO DE ALGUNS ASPECTOS FUNDAMENTAIS CONCERNENTES A CADA COMPONENTE CURRICULAR.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PNA: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. BRASÍLIA, DF: MEC: SEALF, 2019.

PUBLICAÇÃO OFICIAL QUE INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. BRASÍLIA, DF: MEC: SEF, 1998.

MP151

DOCUMENTO QUE TRAZ OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS, LEGAIS, ANTROPOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS QUE BALIZAM A PROPOSTA DE UMA ESCOLA INDÍGENA INTERCULTURAL, BILÍNGUE E DIFERENCIADA.

CASTELLAR, SONIA M. V. (ORG.). METODOLOGIAS ATIVAS: PENSAMENTO ESPACIAL E AS REPRESENTAÇÕES. COLABORADOR: RAUL BORGES GUIMARÃES. SÃO PAULO: FTD, 2018.

LIVRO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO PENSAMENTO ESPACIAL E ÀS REPRESENTAÇÕES.

CASTROGIOVANNI, ANTONIO C.; COSTELLA, ROSELANE Z. BRINCAR E CARTOGRAFAR COM OS DIFERENTES MUNDOS GEOGRÁFICOS: A ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL. 2º ED. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2016.

LIVRO SOBRE PRÁTICAS PARA DESENVOLVER PROCESSOS INTERDISCIPLINARES DE CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DOS MAPAS.

CASTROGIOVANNI, ANTONIO C. ET AL. (ORG.). ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS. 3ª ed. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2016.

LIVRO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.

CASTROGIOVANNI, ANTONIO C. ET AL. (ORG.). GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS E REFLEXÕES. 11ª ed. PORTO ALEGRE: EDITORA DA UFRGS: ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS – SEÇÃO PORTO ALEGRE, 2014.

LIVRO COM CONTRIBUIÇÕES DE DIFERENTES GEÓGRAFOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA.

CASTROGIOVANNI, ANTONIO C. (ORG.). ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS E TEXTUALIZAÇÕES NO COTIDIANO. 11ª ed. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO, 2014.

LIVRO SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA.

CAVALCANTI, LANA DE S. GEOGRAFIA, E SCOLA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. CAMPINAS: PAPIRUS, 1998.

LIVRO COM SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO VOLTADO PARA A REALIDADE.

FITZ, PAULO R. CARTOGRAFIA BÁSICA. SÃO PAULO: OFICINA DE TEXTOS, 2008.

LIVRO SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CARTOGRAFIA.

FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (FNPETI). III PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E PROTEÇÃO AO ADOLESCENTE TRABALHADOR – 2019-2022. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fAa. ACESSO EM: 30 NOV. 2020.

DOCUMENTO QUE APRESENTA AS DIRETRIZES PARA ELIMINAR TODAS AS FORMAS DE TRABALHO INFANTIL ATÉ 2025.

FUNARI, PEDRO P.; PIÑÓN, ANA. A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: SUBSÍDIOS PARA OS PROFESSORES. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2014.

LIVRO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DOS INDÍGENAS.

HADJI, CHARLES. AVALIAÇÃO DESMISTIFICADA. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2001.

LIVRO QUE DISCUTE O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA ESCOLA E COMO ELA PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

HOFFMANN, JUSSARA. AVALIAÇÃO MEDIADORA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO DA PRÉ-ESCOLA À UNIVERSIDADE. 35ª ed. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO, 2019.

LIVRO SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS EM DIFERENTES SEGMENTOS DO ENSINO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL À UNIVERSIDADE.

MUNDURUKU, DANIEL. COISAS DE ÍNDIO: VERSÃO INFANTIL. SÃO PAULO: CALLIS, 2003.

LIVRO SOBRE O CONTATO DE UM JOVEM INDÍGENA COM UMA GRANDE CIDADE.

MURRAY, ROSEANA. CASAS. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009.

LIVRO DE POEMAS SOBRE DIFERENTES TIPOS DE CASA.

NEVES, IARA C. B. ET AL. (ORG.). LER E ESCREVER: COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS. 8ª ed. PORTO ALEGRE: EDITORA DA UFRGS, 2007.

LIVRO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA COMO UM TRABALHO INTEGRADO DOS PROFESSORES DE TODOS OS COMPONENTES CURRICULARES.

PONTUSCHKA, NÍDIA N.; PAGANELLI, TOMOKO I.; CACETE, NÚRIA H. PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA. 3ª ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2015.

MP152

LIVRO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES E OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DESSA CIÊNCIA.

REGO, NELSON ET AL. (ORG.). UM POUCO DO MUNDO CABE NAS MÃOS: GEOGRAFIZANDO EM EDUCAÇÃO O LOCAL E O GLOBAL. PORTO ALEGRE: EDITORA DA UFRGS, 2003.

LIVRO SOBRE EPISTEMOLOGIA E ENSINO DE GEOGRAFIA.

ROCHA, RUTH. MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011.

LIVRO SOBRE UM MENINO CHAMADO MARCELO E DIFERENTES SITUAÇÕES DE SEU COTIDIANO.

ROSS, JURANDYR L. S. (ORG.). GEOGRAFIA DO BRASIL. 6ª ed. SÃO PAULO: EDUSP, 2019.

LIVRO DE REFERÊNCIA SOBRE TEMAS ESSENCIAIS NO ESTUDO DA GEOGRAFIA.

SANTOS, MILTON. A NATUREZA DO ESPAÇO: TÉCNICA E TEMPO, RAZÃO E EMOÇÃO. 4ª ed. SÃO PAULO: EDUSP, 2008.

LIVRO SOBRE O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO.

SANTOS, MILTON. O ESPAÇO DO CIDADÃO. ed. SÃO PAULO: EDUSP, 2007.

LIVRO SOBRE A QUESTÃO DA CIDADANIA A PARTIR DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA.

SANTOS, MILTON. PENSANDO O ESPAÇO DO HOMEM. 5ª ed. SÃO PAULO: EDUSP, 2004.

LIVRO COM ENSAIOS SOBRE TEMPO, ESPAÇO, RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E ESPAÇO, ENTRE OUTROS TEMAS.

SANTOS, MILTON ET AL. TERRITÓRIO, TERRITÓRIOS: ENSAIO SOBRE O ORDENAMENTO TERRITORIAL. 3ª ed. RIO DE JANEIRO: LAMPARINA, 2007.

LIVRO QUE DISCUTE TERRITÓRIO COMO COMPONENTE INDISSOCIÁVEL DOS PROCESSOS SOCIAIS.

SANTOS, RENATO E. DOS (ORG.). DIVERSIDADE, ESPAÇO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O NEGRO NA GEOGRAFIA DO BRASIL. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2007.

COLETÂNEA DE TEXTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO DO NEGRO NA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL COMO NAÇÃO E O PAPEL DO ENSINO DE GEOGRAFIA.

SILVA, ARACY L. DA; GRUPIONI, LUÍS D. B. (ORG.). A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: NOVOS SUBSÍDIOS PARA PROFESSORES DE E 2º GRAUS. BRASÍLIA: MEC: MARI: UNESCO, 1995.

LIVRO SOBRE CONDIÇÕES DE CONVÍVIO ENTRE DIFERENTES SEGMENTOS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, REFLETINDO ESPECIALMENTE SOBRE OS POVOS INDÍGENAS.

SILVA, JANSSEN F. DA; HOFFMANN, JUSSARA; ESTEBAN, MARIA T. (ORG.). PRÁTICAS AVALIATIVAS E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS EM DIFERENTES ÁREAS DO CURRÍCULO. 3ª ed. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO, 2004.

LIVRO SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA/MEDIADORA EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

STRAFORINI, RAFAEL. ENSINAR GEOGRAFIA: O DESAFIO DA TOTALIDADE – MUNDO NAS SÉRIES INICIAIS. 2ª ed. SÃO PAULO: ANNABLUME, 2004.

LIVRO SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS COMO UM CAMINHO PARA COMPREENDER A REALIDADE EM QUE SE VIVE.

VERASZTO, ESTÉFANO V.; BAIÃO, EMERSON R.; SOUZA, HENDERSON T. DE (ORG.). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APLICAÇÕES E POSSIBILIDADES. CURITIBA: APPRIS, 2019.

LIVRO SOBRE O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS GRATUITAS COMO APOIO AO ENSINO.

XAVIER, MARIA L. M.; DALLA ZEN, MARIA I. (ORG.). O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS: DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS ÀS METODOLOGIAS. 4ª ed. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO, 2004.

LIVRO SOBRE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

ZABALA, ANTONI (ORG.). COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA. 2ª ed. TRAD. ERNANI ROSA. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1999.

LIVRO COM DIFERENTES REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NA ATUALIDADE, AS FUNÇÕES DA ESCOLA E SEUS DIFERENTES PROPÓSITOS.