3
O QUE TEM NO MUNDO?
NO MUNDO TEM:
CAMINHOS
CASAS
PRÉDIOS
ESTRADAS
FAZENDAS
RIOS
MARES
MONTANHAS
FLORESTAS
GENTE
...
QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,
MAIS COISAS BOAS
VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!
DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.
4
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.
O mundo que queremos
Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
5
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.
Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
6
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Bairro: o seu lugar, p. 12
Capítulo 1. O bairro onde você mora, p. 14
• Para ler e escrever melhor: O bairro Jardim das Flores, p. 22
Capítulo 2. Bairro: lugar de convívio, p. 24
• O mundo que queremos: Uma festa de respeito, p. 32
Capítulo 3. Representando os lugares, p. 34
• O que você aprendeu, p. 41
UNIDADE 2. O dia a dia no lugar onde você vive, p. 46
Capítulo 1. O que você faz ao longo do dia?, p. 48
• Para ler e escrever melhor: Um dia na vida de Mário, p. 52
Capítulo 2. As pessoas trabalham, p. 54
Capítulo 3. O vai e vem no lugar onde você vive, p. 60
• O mundo que queremos: Boas atitudes, trânsito mais seguro, p. 72
• O que você aprendeu, p. 74
7
UNIDADE 3. Você se comunica, p. 78
Capítulo 1. Diferentes maneiras de se comunicar, p. 80
• O mundo que queremos: Sistema Braille, p. 86
Capítulo 2. Os meios de comunicação, p. 88
• Para ler e escrever melhor: Alô, alô, responde…, p. 94
Capítulo 3. Comunicação e tecnologia, p. 96
• O que você aprendeu, p. 100
UNIDADE 4. Em cada lugar, um modo de viver, p. 104
Capítulo 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida, p. 106
• Para ler e escrever melhor: Os indígenas Araweté, p. 114
Capítulo 2. O modo de vida das pessoas e a natureza, p. 116
Capítulo 3. Atividades humanas e problemas ambientais, p. 122
• O mundo que queremos: Evitando o desperdício de água, p. 126
• O que você aprendeu, p. 128
Para terminar, p. 130
Referências bibliográficas, p. 134
8
Para começar
Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Leia o texto a seguir.
arroz
feijão
O _____ é usado para fazer um doce e rechear o bolinho japonês chamado manju. No Brasil, costumamos cozinhar o feijão para comer com _____, para fazer sopa e até para fazer um bolinho salgado chamado acarajé.
- Agora, leia este texto e depois marque com um X as frases corretas.
( ) Os avós de Mayumi e o s bisavós de Lorenzo vieram de outros países para morar no Brasil.
( ) Os bairros de Mayumi e de Lorenzo são diferentes.
( ) As pessoas não influenciam os costumes e as atividades que são realizadas nos bairros onde vivem.
9
Avaliação diagnóstica
- Observe as fotografias de uma avenida em duas épocas diferentes.
LEGENDA: Avenida Boa Viage m, no município de Recife, no estado de Pernambuco, na década de 1940. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Boa Viagem, no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
( ) Fotografia 1.
( ) Fotografia 2.
- Complete o texto com as palavras abaixo.
Atualmente
Antigamente
_____, a avenida era estreita e havia algumas casas ao longo dela. _____, a avenida é larga e há muitos edifícios.
-
Observe novamente as fotografias da atividade anterior. Na fotografia 1, a avenida é vista:
( ) de cima.
( ) de cima e de lado.
-
Leia o texto a seguir.
Carmem vive com seus pais em uma cidade. Os avós dela vivem em outra cidade. Quando Carmem sente saudades, ela pode falar com eles pelo telefone. Uma vez por ano Carmem passa as férias na casa de seus avós. Como eles moram muito longe, Carmem viaja de avião.
- Sublinhe de verde o meio de transporte que Carmem usa para viajar à casa dos avós.
- Circule de azul o meio de comunicação que Carmem usa para falar com os avós quando está longe.
10
- Observe o desenho da sala de aula de Ana. Marque com um X as palavras que estão faltando em cada frase.
- O relógio está
_____
da lousa.
( ) acima
( ) abaixo
- O
globo
terrestre está
_____
do armário.
( ) fora
( ) dentro
- A carteira de Vítor está à
_____
da carteira de Ana.
( ) direita
( ) esquerda
- A carteira de Júlia está
_____
da carteira de Ana.
( ) atrás
( ) na frente
- Imagine que você está olhando de cima para a sala de aula de Ana. Ligue o símbolo que você usaria para representar cada elemento.
Coluna 1
Lixeira.
Carteiras.
Coluna 2
11
- Relacione as atividades de Felipe e de sua família com o período do dia em que elas acontecem.
Coluna 1
Antes de dormir, Felipe lê um livro e seu pai lê o jornal.
De manhã, enquanto Felipe vai à escola, sua mãe trabalha.
Coluna 2
Dia
Noite
- Muitas vezes, as pessoas usam os recursos da natureza de forma inadequada e ocorrem problemas ambientais. Escreva nos quadradinhos abaixo a letra da fotografia correspondente a cada texto.
LEGENDA: Queimada de floresta no município de Novo Progresso, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústria no município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rio poluído no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
( ) As águas dos rios são importantes para a vida dos animais e das pessoas. Mas muitos rios estão poluídos com lixo e esgoto.
( ) Os poluentes l ançados pelas indústrias e pelos automóveis poluem o ar e podem causar problemas respiratórios nas pessoas.
( ) Derrubar as árvores e queimar as florestas polui o ar e destrói espécies de plantas e de animais.