3

Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O QUE TEM NO MUNDO?

NO MUNDO TEM:

CAMINHOS

CASAS

PRÉDIOS

ESTRADAS

FAZENDAS

RIOS

MARES

MONTANHAS

FLORESTAS

GENTE

...

QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,

MAIS COISAS BOAS

VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!

DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.

4

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que v ocê aprendeu

Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Recortar e colar, composto pela ilustração de uma prancheta e uma tesoura dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Recortar e co lar

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde.  Fim da imagem.

6

Para começar, p. 8

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e preso está sentada em um banco, segurando um lápis sobre um bloco de notas e olhando para o lado. À sua esquerda, uma mulher ruiva com cabelo preso está sentada com uma bolsa sobre as pernas, a boca aberta e com a mão esquerda virada para cima. À direita da menina, um senhor calvo com cabelo e sobrancelhas grisalhas e óculos está sentado com as mãos sobre as pernas e sorrindo. Ao fundo, uma árvore. Fim da imagem.

UNIDADE 1. Bairro: o seu lugar, p. 12

Capítulo 1. O bairro onde você mora, p. 14

• Para ler e escrever melhor: O bairro Jardim das Flores, p. 22

Capítulo 2. Bairro: lugar de convívio, p. 24

• O mundo que queremos: Uma festa de respeito, p. 32

Capítulo 3. Representando os lugares, p. 34

• O que você aprendeu, p. 41

UNIDADE 2. O dia a dia no lugar onde você vive, p. 46

Capítulo 1. O que você faz ao longo do dia?, p. 48

• Para ler e escrever melhor: Um dia na vida de Mário, p. 52

Capítulo 2. As pessoas trabalham, p. 54

Capítulo 3. O vai e vem no lugar onde você vive, p. 60

• O mundo que queremos: Boas atitudes, trânsito mais seguro, p. 72

• O que você aprendeu, p. 74

Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão sorrindo e andando em fila. Acima delas há uma borboleta colorida voando e ao fundo, uma moita. Fim da imagem.

7

Imagem: Ilustração. Uma menina loira está deitada de barriga para baixo com a mão direita sob o queixo e a mão esquerda sobre um livro aberto. Ao seu lado há um livro fechado. Fim da imagem.

UNIDADE 3. Você se comunica, p. 78

Capítulo 1. Diferentes maneiras de se comunicar, p. 80

• O mundo que queremos: Sistema Braille, p. 86

Capítulo 2. Os meios de comunicação, p. 88

• Para ler e escrever melhor: Alô, alô, responde…, p. 94

Capítulo 3. Comunicação e tecnologia, p. 96

• O que você aprendeu, p. 100

UNIDADE 4. Em cada lugar, um modo de viver, p. 104

Capítulo 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida, p. 106

• Para ler e escrever melhor: Os indígenas Araweté, p. 114

Capítulo 2. O modo de vida das pessoas e a natureza, p. 116

Capítulo 3. Atividades humanas e problemas ambientais, p. 122

• O mundo que queremos: Evitando o desperdício de água, p. 126

• O que você aprendeu, p. 128

Para terminar, p. 130

Referências bibliográficas, p. 134

Imagem: Ilustração. Uma menina loira com cabelo preso está sorrindo, segurando uma escova de dentes com a mão direita e um copo com a água com a mão esquerda. Na frente dela há um espelho e uma pia. Ao lado do espelho há um papel colado na parede com a informação: ECONOMIZE ÁGUA. FECHE A TORNEIRA! Fim da imagem.

8

Para começar

Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Leia o texto a seguir.
Imagem: Ilustração. Mayumi, menina oriental com cabelo preto e curto, camiseta de manga comprida rosa, macacão azul e sapatos vermelhos está sorrindo com a mão direita na cintura e a esquerda virada para cima. Ela fala: Olá, meu nome é Mayumi! Vivo com meus pais no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo. Nesse bairro, há muitos descendentes de japoneses. Os meus avós vieram do Japão para o Brasil há muito tempo. Aos sábados, vou com meus avós à feira do bairro e comemos manju, um bolinho japonês com recheio de doce de feijão. Fim da imagem.

arroz

feijão

O _____ é usado para fazer um doce e rechear o bolinho japonês chamado manju. No Brasil, costumamos cozinhar o feijão para comer com _____, para fazer sopa e até para fazer um bolinho salgado chamado acarajé.

  1. Agora, leia este texto e depois marque com um X as frases corretas.
Imagem: Ilustração. Mayumi sorri com os braços abertos e pisando o olho esquerdo. Ela fala: Lorenzo, o meu colega de classe, mora no bairro do Bixiga, onde os bisavós dele foram morar quando chegaram da Itália. Nesse bairro, todos os anos acontece uma festa, que tem comida tradicional italiana e Lorenzo adora ir para comer macarrão. Fim da imagem.

( ) Os avós de Mayumi e o s bisavós de Lorenzo vieram de outros países para morar no Brasil.

( ) Os bairros de Mayumi e de Lorenzo são diferentes.

( ) As pessoas não influenciam os costumes e as atividades que são realizadas nos bairros onde vivem.

9

Avaliação diagnóstica

  1. Observe as fotografias de uma avenida em duas épocas diferentes.
Imagem: Fotografia 1 em preto e branco. No centro há uma fileira de carros e nas laterais, pessoas andando. À esquerda há várias árvores e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Boa Viage m, no município de Recife, no estado de Pernambuco, na década de 1940. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. No centro, uma rua asfaltada com um semáforo. À direita, árvores e o mar e à esquerda, casas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Boa Viagem, no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Que fotografia mostra a avenida antigamente?

( ) Fotografia 1.

( ) Fotografia 2.

  1. Complete o texto com as palavras abaixo.

Atualmente

Antigamente

_____, a avenida era estreita e havia algumas casas ao longo dela. _____, a avenida é larga e há muitos edifícios.

  1. Observe novamente as fotografias da atividade anterior. Na fotografia 1, a avenida é vista:

    ( ) de cima.

    ( ) de cima e de lado.

  1. Leia o texto a seguir.

    Carmem vive com seus pais em uma cidade. Os avós dela vivem em outra cidade. Quando Carmem sente saudades, ela pode falar com eles pelo telefone. Uma vez por ano Carmem passa as férias na casa de seus avós. Como eles moram muito longe, Carmem viaja de avião.

    1. Sublinhe de verde o meio de transporte que Carmem usa para viajar à casa dos avós.
  1. Circule de azul o meio de comunicação que Carmem usa para falar com os avós quando está longe.

10

  1. Observe o desenho da sala de aula de Ana. Marque com um X as palavras que estão faltando em cada frase.
Imagem: Ilustração. Uma sala de aula. À esquerda há um armário com livros e um microscópio em cima. Em seguida, um mapa colado na parede e uma porta. No centro há três fileiras de carteiras escolares com três cadeiras em cada. Na última carteira da primeira fileira, o nome: Vítor. Na segunda carteira da segunda fileira, o nome: Júlia e atrás, Ana. E na terceira carteira da terceira fileira, o nome André. Ao fundo, um armário com um globo terrestre dentro. Abaixo há livros. Ao lado, um cesto de lixo e uma lousa. Acima da lousa há um relógio de ponteiro e ao lado, a mesa da professora e uma televisão acima. À direita, janelas com cortinas. Fim da imagem.
  1. O relógio está _____ da lousa.

    ( ) acima

    ( ) abaixo

  1. O globo terrestre está _____ do armário.

    ( ) fora

    ( ) dentro

  1. A carteira de Vítor está à _____ da carteira de Ana.

    ( ) direita

    ( ) esquerda

  1. A carteira de Júlia está _____ da carteira de Ana.

    ( ) atrás

    ( ) na frente

  1. Imagine que você está olhando de cima para a sala de aula de Ana. Ligue o símbolo que você usaria para representar cada elemento.

    Coluna 1

Lixeira.

Carteiras.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Retângulo verde. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Bola vermelha. Fim da imagem.

11

  1. Relacione as atividades de Felipe e de sua família com o período do dia em que elas acontecem.

Coluna 1

Antes de dormir, Felipe lê um livro e seu pai lê o jornal.

De manhã, enquanto Felipe vai à escola, sua mãe trabalha.

Coluna 2

Dia

Noite

  1. Muitas vezes, as pessoas usam os recursos da natureza de forma inadequada e ocorrem problemas ambientais. Escreva nos quadradinhos abaixo a letra da fotografia correspondente a cada texto.
Imagem: Fotografia A. Vista aérea de uma floresta com fogo e muita fumaça escura em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Queimada de floresta no município de Novo Progresso, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de uma fábrica com torres altas soltando muita fumaça branca.   Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria no município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Um rio com muito lixo na água escura. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rio poluído no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

( ) As águas dos rios são importantes para a vida dos animais e das pessoas. Mas muitos rios estão poluídos com lixo e esgoto.

( ) Os poluentes l ançados pelas indústrias e pelos automóveis poluem o ar e podem causar problemas respiratórios nas pessoas.

( ) Derrubar as árvores e queimar as florestas polui o ar e destrói espécies de plantas e de animais.