12
UNIDADE 1. Bairro: o seu lugar
13
Boxe complementar:
Vamos conversar
O desenho representa o bairro onde Paula mora.
- O que existe no bairro de Paula?
- E o que há no bairro onde você mora?
- Seu bairro se parece com o bairro de Paula? O que é parecido? O que é diferente?
Fim do complemento.
14
CAPÍTULO 1. O bairro que você mora
Como é o bairro onde você mora?
Que tal fazer um passeio pelo bairro e conhecê-lo melhor?
- Na companhia de um adulto de sua família, faça um passeio pelo bairro onde você mora.
- Durante o passeio, observe atentamente as ruas, as praças, as moradias, os prédios, as lojas.
- Preencha a ficha com informações sobre seu bairro.
1. Nome do bairro: _____
2. Como são as ruas do bairro onde você mora?
( ) Pavimentadas
( ) De terra
( ) Planas
( ) Íngremes
( ) Tranquilas
( ) Movimentadas
3. Há alguma praça no bairro?
( ) Sim
( ) Não
4. Pinte os elementos que existem no seu bairro.
( ) escola
( ) correio
( ) papelaria
( ) mercado
( ) parque
( ) posto de saúde
( ) padaria
( ) farmácia
( ) lanchonete
( ) delegacia
( ) banco
( ) teatro
( ) cinema
( ) hospital
( ) biblioteca
( ) lojas
( ) sorveteria
( ) praça
15
- Agora, faça um desenho representando o bairro onde você mora e os elementos que existem nele.
_____
- Junte-se a um colega e comparem os desenhos.
- O que há de semelhante entre os bairros que vocês representaram?
- O que há de diferente?
- Quais são os bairros vizinhos ao seu?
- O que seu bairro não tem, mas você gostaria que ele tivesse? Por quê?
16
Os bairros são diferentes
Alguns bairros são parecidos, mas, com certeza, não são iguais!
Existem bairros onde há muitas ruas, casas e prédios. Também há bairros com poucas casas e muitas plantações. E há, ainda, muitos outros bairros, um diferente do outro.
Vamos conhecer alguns bairros?
LEGENDA: Vista aérea do bairro Barão Geraldo, no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea do bairro do Matão, no município de Tomazina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea de bairro no município de Santa Cruz da Baixa Verde, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do bairro São José, no município de Itaituba, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
17
LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do bairro Chácaras Campos dos Amarais, no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Você deve ter percebido que cada bairro mostrado nas fotografias é diferente do outro.
- Em sua opinião, por que isso acontece?
- Algum dos bairros mostrados nas fotografias se parece com o bairro onde você mora?
- O que é parecido?
_____
- O que é parecido?
- O que é diferente?
_____
18
Os bairros mudam
O bairro onde você vive não foi sempre assim, como você o conhece hoje. Os bairros vão sendo formados e transformados pelas pessoas, com o passar do tempo.
Casas são derrubadas e, no local delas, erguem-se prédios ou viadutos. Ruas e avenidas são construídas. Novas construções são feitas em áreas desocupadas. Algumas árvores são derrubadas, outras são plantadas nas ruas e nas praças.
Compare as duas fotografias.
LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1911. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Que mudanças ocorreram nesse bairro? Em sua opinião, por que essas mudanças ocorreram?
19
Os bairros mudam, mas alguns elementos permanecem
Mesmo com as mudanças que ocorrem nos bairros, podemos encontrar alguns elementos que sofreram poucas alterações com o passar do tempo. Esses elementos indicam como os bairros eram antigamente.
Edifícios antigos de igrejas, casas, fábricas, pontes ou viadutos que permaneceram no bairro podem representar marcas da história desse bairro.
Veja estas fotografias. Elas mostram parte de um bairro em épocas diferentes.
LEGENDA: Praça do Ferreira no bairro Centro, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1935. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça do Ferreira no bairro Centro, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- O que mudou nesse bairro?
- O que permaneceu nesse bairro?
20
- E no bairro onde você vive, o que mudou? Vamos descobrir? Entreviste um familiar ou vizinho que more há bastante tempo no seu bairro.
Roteiro de entrevista
- Qual é o seu nome?
_____
- Há quanto tempo você mora aqui?
_____
- Como eram as ruas antigamente?
_____
- E hoje, como as ruas são?
_____
- Como eram as casas e as lojas?
_____
- Existe alguma construção antiga? Qual?
_____
- Ela ainda tem a mesma função da época em que foi construída?
_____
- O que mudou desde que você veio morar aqui?
_____
21
- Utilizando as informações da entrevista, faça dois desenhos: um mostrando como era o seu bairro antigamente e outro mostrando como ele é atualmente.
Antigamente
_____
Antigamente
_____
- Compare os desenhos que fez: o que mudou no seu bairro com o passar do tempo?
22
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler descreve um bairro.
O bairro Jardim das Flores
O bairro Jardim das Flores fica no município de Santa Clara.
O bairro tem esse nome porque nele há muitas árvores que florescem na primavera.
Nesse bairro há muitas casas e poucos prédios de apartamentos.
O comércio do bairro é variado: há padaria, papelaria, sorveteria, farmácia, mercado e lojas.
- Marque o que foi informado sobre o bairro Jardim das Flores.
( ) Nome do município onde o bairro se localiza.
( ) Data da fundação do bairro.
( ) Tipo de moradia predominante no bairro.
( ) Tipos de comércio.
- Sublinhe, no texto, os trechos que justificam as informações que você marcou.
23
- De acordo com o texto que você leu, complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome do bairro |
_____ |
---|---|
Onde se localiza |
_____ |
Tipos de moradia |
_____ |
Tipos de comércio |
_____ |
- Complete o quadro com informações sobre o bairro onde você mora.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome do bairro |
|
---|---|
Onde se localiza |
|
Tipos de moradia |
|
Tipos de comércio |
- Com base nas informações do quadro, escreva no caderno um pequeno texto contando como é o bairro onde você mora. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
24
CAPÍTULO 2. Bairro: lugar de convívio
No bairro convivemos com a família e os amigos.
No bairro realizamos diversas atividades. Nele podemos brincar na praça com os amigos ou tomar um sorvete com a família. Podemos fazer compras na padaria, no supermercado ou em outras lojas.
Algumas pessoas estudam ou trabalham no mesmo bairro em que moram. Outras pessoas moram em um bairro, mas estudam ou trabalham em outro.
- Você costuma brincar com seus amigos em algum lugar do bairro? Onde? Do que vocês brincam?
- A sua escola fica no mesmo bairro em que você mora?
_____
- Os seus familiares fazem compras nas lojas do bairro? O que eles compram?
_____
Boxe complementar:
Hora da leitura
- O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha, Editora Salamandra. No livro, é possível conhecer diferentes características do bairro onde mora um menino chamado Marcelo.
Fim do complemento.
25
Observe a praça de um bairro.
- Quais brinquedos existem nessa praça?
- Há praças no bairro onde você vive? Há brinquedos nelas?
_____
- Observe novamente a praça e responda às questões.
- O escorregador está entre quais brinquedos?
_____
- O escorregador está entre quais brinquedos?
- Qual é o brinquedo que está ao lado do gira-gira?
_____
- Qual é o brinquedo que está mais perto do banco onde há duas pessoas sentadas?
_____
26
Localizando os lugares
A casa onde moramos tem um endereço.
O endereço facilita a localização de casas, escolas, hospitais, lojas, fábricas e escritórios no bairro.
O nome da rua, o número da casa, o nome do bairro, do município, do estado e do país, além do CEP, compõem o endereço.
Para que correspondências e encomendas cheguem ao seu destino, é necessário que o endereço esteja completo e correto.
- Você sabe qual é o endereço completo da sua casa? Peça a ajuda de um familiar e escreva o endereço no quadro a seguir.
27
Enviando cartas
Para enviar uma carta pelo correio, devem constar, no envelope, o nome e o endereço da pessoa que vai receber a carta (destinatário). E, também, da pessoa que remete ou envia a carta (remetente).
- Observe a frente e o verso do envelope de uma carta.
- Quem enviou a carta?
_____
- Quem recebeu a carta?
_____
- O destinatário e o remetente da carta moram no mesmo bairro? Como você descobriu isso?
_____
28
Pontos de referência nos ajudam na localização
Quando precisamos explicar a alguém como chegar à nossa casa, além de fornecer o endereço, podemos indicar alguns pontos de referência.
Vários elementos existentes nos arredores de nossa casa podem servir como pontos de referência: um rio, uma ponte, uma plantação, uma loja ou outra construção.
Para ajudar a localizar a casa de Cláudia, ela indica a padaria e a praça.
- Observe novamente o desenho acima.
- Circule, no desenho, a casa de Cláudia.
- O que há entre a sorveteria e o banco?
29
- Que pontos de referência você indicaria para ajudar um colega a localizar a sua moradia?
_____
- Desenhe os arredores de sua moradia mostrando um desses pontos de referência.
_____
- No desenho que você fez, circule o ponto de referência que você citou na atividade anterior.
30
Gente que vem, gente que vai
Nem todas as pessoas vivem no lugar onde nasceram. Elas se mudam para outros lugares, geralmente em busca de melhores condições de vida.
As pessoas que migram, isto é, saem do município, do estado ou do país onde nasceram para viver em outro, são chamadas de migrantes.
As pessoas que migram levam consigo sua cultura: seu modo de vestir e de falar, seu jeito de se alimentar, suas músicas, suas crenças e suas tradições.
Por isso, é comum encontrarmos alguns aspectos culturais dos migrantes nos bairros onde eles se estabelecem. Vamos ver alguns exemplos?
No bairro da Liberdade, no município de São Paulo, há muitas pessoas que migraram do Japão.
Nesse bairro, percebemos a influência dos migrantes japoneses na decoração das ruas e no comércio. No bairro há muitas lojas que vendem produtos típicos do Japão e restaurantes que servem comida japonesa.
LEGENDA: Rua no bairro da Liberdade, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Leia novamente o texto desta página com um familiar e converse sobre a migração na sua família.
- Há migrantes na sua família? Quem? De onde migraram?
- Em sala de aula, conte o que descobriu aos colegas e ao professor.
31
A presença de migrantes também pode ser observada nas festas e feiras culturais que acontecem nos bairros.
Elas celebram costumes e tradições dos migrantes. As comidas típicas, as danças, as músicas e os produtos artesanais reúnem a comunidade e integram as pessoas do lugar.
LEGENDA: Centro de Tradições Nordestinas, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Feira d e produtos e comidas típicos da Bolívia, na praça Kantuta, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Você já foi a festas ou feiras de migrantes?
- Conte para os colegas e o professor como eram as comidas, as danças e as músicas.
32
O mundo que queremos
Uma festa de respeito
Você estudou que nas festas das comunidades migrantes encontramos pratos típicos, artesanato, danças e músicas que resgatam um pouco da história e da cultura dessas comunidades.
Mas o mais importante dessas festas é que elas promovem a integração cultural entre pessoas de diversas origens, que têm costumes diferentes. Isso mostra que existe respeito entre elas: uma respeita o modo de vida e a cultura da outra.
Esse respeito é fundamental para a vida em sociedade. Afinal, todos juntos construímos a história do lugar onde vivemos.
LEGENDA: Festa da tradição suíça, em que se pode ver ao fundo a igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, no município de Indaiatuba, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
33
- No bairro onde você vive:
- Há pessoas que vieram de outro país? De que país elas vieram? O que você sabe sobre elas?
- Há pessoas que vieram de outros lugares do Brasil? De onde elas vieram? Elas têm costumes diferentes dos seus?
- Em sua opinião, é importante respeitar o modo de vida e a cultura das outras pessoas? Você faz isso?
Boxe complementar:
Vamos fazer
Que tal descobrir um pouco da história dos migrantes que vivem no seu bairro? Siga as etapas.
Etapas
- Acompanhado de um responsável, converse com um migrante que vive no mesmo bairro que você. Pergunte:
- De onde e quando ele migrou;
- Os motivos que o fizeram migrar;
- Se ele foi bem recebido no seu bairro e do que mais sente saudade da
terra
natal.
Anote as informações para não esquecer.
- Pesquise em livros e na internet outras informações sobre a migração no seu bairro.
- Com base nessas informações, escreva um texto no caderno contando um exemplo de história das migrações no seu bairro.
- Depois, na sala de aula, conte o que você descobriu aos colegas e ao professor.
Fim do complemento.
34
CAPÍTULO 3. Representando os lugares
Podemos representar os lugares de diversas maneiras. Veja como estes lugares foram representados.
LEGENDA: Volta para casa, de Cristiano Sidoti. Óleo sobre tela, 110 cm X 180 cm, 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação do lugar em que Rafael vive, feita por ele. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea do bairro do Matão, no município de Tomazina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Parte do município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- De que maneira cada lugar foi representado?
35
- Agora é a sua vez! Em casa, represente o lugar onde você vive da maneira que quiser.
_____
- Em sala de aula, comente com os colegas e o professor de que maneira você representou o lugar onde vive.
- Sua moradia apareceu
nessa
representação? Se sim, circule-a.
- Que outras maneiras de representar um lugar você conhece?
36
Representando um lugar com a maquete
Maquete é a representação de um lugar por meio de construções em miniatura.
Representando o bairro com a maquete, por exemplo, podemos visualizá-lo em tamanho reduzido. Também podemos observar como as casas, as lojas e os demais elementos estão organizados no bairro.
- Que tal construir a maquete do bairro onde você mora? Siga as etapas e bom trabalho!
Material necessário
- • Papelão para a base da maquete
- • Caixas de vários tamanhos
- • Tesoura com pontas arredondadas
- • Lápis de cor
- • Canetinhas coloridas
- • Canudinhos de papel
- • Palitos de madeira
- • Papéis coloridos
- • Cola
37
Etapas
- Reúna-se com alguns colegas que moram no mesmo bairro que você. Conversem sobre quais elementos do bairro serão representados na maquete: casas, prédios, lojas, árvores, sinalização das ruas. Listem esses elementos no caderno.
- Encapem com papel o papelão que servirá de base da maquete. Desenhem, na base, as ruas, as praças e os quarteirões.
- Com as caixas de vários tamanhos, construam as miniaturas dos elementos que serão representados. Usem os palitos de madeira e os canudinhos de papel para fazer árvores, placas de trânsito e semáforos.
- Organizem e colem as miniaturas na base da maquete, de acordo com a localização dos elementos no bairro.
- Quando a maquete estiver pronta, apresentem-na para os colegas e o professor. Observem as maquetes dos outros grupos.
- Comparem a maquete que vocês fizeram com a maquete de outro grupo.
- Que semelhanças há entre os lugares representados nas maquetes? E quais são as diferenças?
38
Representando os lugares de diferentes pontos de vista
Este desenho representa um bairro.
Nesse desenho, o bairro foi representado visto de cima e de lado.
Agora, imagine que você está em um helicóptero sobrevoando esse bairro. Como você veria as ruas, casas, lojas e outros elementos do bairro, lá de cima?
39
O desenho a seguir representa como você veria os elementos do mesmo bairro olhando-o de cima.
Nesse desenho, o bairro foi representado visto de cima.
- Compare o desenho desta página com o da página anterior. Nos dois desenhos, circule o mercado de azul e a escola de verde.
- Qual é o elemento do bairro que está indicado com o número 1?
- Na página 35, você representou o lugar onde vive visto de cima e de lado ou visto de cima?
40
- Observe os desenhos abaixo.
- Os desenhos 2 e 4 representam os mesmos objetos. Que diferença há entre eles?
- Escolha um objeto do seu material escolar. Coloque esse objeto sobre sua carteira.
- Observe o objeto de cima e de lado (como no de senho 1). Desenhe, no quadro abaixo, como você vê esse objeto.
_____
- Agora, observe o objeto de cima para baixo (como no desenho 3). Desenhe, no quadro abaixo, como você vê esse objeto.
_____
41
O que você aprendeu
- Vamos conhecer algumas crianças brasileiras e os lugares onde vivem.
Cauê mora em uma oca na comunidade indígena Xavante, no estado de Mato Grosso. Ele, seus pais e seus irmãos vivem na aldeia com outras pessoas, e todas formam uma grande família. A comunidade protege a água, os animais e as plantas que existem nela.
Dorinha mora com os pais em uma casa que flutua sobre toras de madeira no lago Janauacá, no estado do Amazonas. Dorinha adora colher cupuaçu para a sua mãe preparar geleia. Dorinha e seus amigos vão para a escola de barco.
Enrico mora com seus pais no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. Todos os dias, depois da escola, ele fica na casa da sua avó. Foi com ela que ele aprendeu a falar italiano, uma língua falada por muitos moradores antigos que se estabeleceram no bairro quando chegaram da Itália.
• Assinale com um V as frases verdadeiras e com um F as frases falsas.
( ) Cauê vive em um sítio. Nele existem muitas árvores, rios e animais.
( ) Dorinha vive em uma praia. Nela, Dorinha adora sair para pescar.
( ) São Paulo, a cidade onde mora Enrico, recebeu imigrantes italianos.
( ) O barco é um meio de transporte utilizado no local onde Dorinha mora.
( ) Os animais e as plantas são bem protegidos na comunidade de Cauê.
42
- Leia novamente os textos da atividade anterior e marque com um X a afirmativa correta.
( ) Os lugares onde Cauê, Dorinha e Enrico vivem são muito diferentes uns dos outros, mesmo que todos estejam localizados no Brasil.
( ) Os lugares onde Cauê, Dorinha e Enrico vivem são muito diferentes uns dos outros porque se localizam em países diferentes.
- Gabriel mora na casa azul, em frente à praça.
- Circule a casa de Gabriel no desenho.
- Que outros dois pontos de referência podemos indicar para localizar a casa de Gabriel?
_____
- No desenho, trace o caminho que Gabriel pode fazer até a escola.
- O que há em frente à escola de Gabriel? E ao lado dela?
_____
43
Avaliação processual
- Compare as fotografias e responda às questões.
LEGENDA: Vista da rua Florêncio de Abreu, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1914. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da rua Florêncio de Abreu, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quanto tempo se passou entre a data da fotografia 1 e a data da fotografia 2?
_____
- Quais mudanças ocorreram nesse lugar?
_____
- Mesmo com as mudanças que ocorreram, há elementos que permaneceram? Quais?
_____
44
- Observe estas imagens
LEGENDA: Vista aérea da ponte estaiada João Isidoro França sobre o rio Poti, que divide os municípios Timon e Teresina, no estado do Piauí, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Parte dos municípios Timon e Teresina, no estado do Piauí, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Essas imagens representam o mesmo lugar? Como você sabe?
_____
- A imagem 1 representa o lugar visto:
( ) de cima e de lado.
( ) de cima.
- A imagem 2 representa o lugar visto:
( ) de cima e de lado.
( ) de cima.
- Na imagem 2, que elemento foi identificado com a
letra
A?
_____
45
- Leia e depois responda às questões.
Tiago precisa ir até a casa de André para fazer um trabalho escolar.
Para chegar à casa do colega, Tiago tem o endereço e um desenho que mostra o caminho.
- Que forma de representação Tiago escolheu para mostrar o caminho?
_____
- Qual é o endereço de André?
_____
- Tiago traçou no desenho (em vermelho) o caminho que escolheu para chegar até a casa do amigo. Por quais ruas ele vai passar?
_____
- Que pontos de referência Tiago encontrará no caminho que escolheu?
_____