12

UNIDADE 1. Bairro: o seu lugar

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, um hospital e abaixo, uma praça com crianças jogando futebol em um campo. Ao lado, uma mulher está sentada em um banco e lendo um livro. Em volta deles há várias árvores. No centro há uma igreja, uma farmácia, uma padaria, uma escola e um mercado. Na escola há crianças jogando basquete em uma quadra. Em volta há casas, árvores e plantas. À direita há árvores e o mar. Um homem e uma menina estão andando com um cachorro e um homem está pescando. Em volta do bairro há ruas asfaltadas, carros, motos e pessoas andando. Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

Vamos conversar

O desenho representa o bairro onde Paula mora.

  1. O que existe no bairro de Paula?
  1. E o que há no bairro onde você mora?
  1. Seu bairro se parece com o bairro de Paula? O que é parecido? O que é diferente?

Fim do complemento.

14

CAPÍTULO 1. O bairro que você mora

Como é o bairro onde você mora?

Que tal fazer um passeio pelo bairro e conhecê-lo melhor?

Imagem: Ícone Atividade para Casa.  Fim da imagem.

  1. Na companhia de um adulto de sua família, faça um passeio pelo bairro onde você mora.

    Imagem: Ícone Atividade para Casa.  Fim da imagem.

  1. Durante o passeio, observe atentamente as ruas, as praças, as moradias, os prédios, as lojas.

    Imagem: Ícone Atividade para Casa.  Fim da imagem.

  1. Preencha a ficha com informações sobre seu bairro.

1. Nome do bairro: _____

2. Como são as ruas do bairro onde você mora?

( ) Pavimentadas

( ) De terra

( ) Planas

( ) Íngremes

( ) Tranquilas

( ) Movimentadas

3. Há alguma praça no bairro?

( ) Sim

( ) Não

4. Pinte os elementos que existem no seu bairro.

( ) escola

( ) correio

( ) papelaria

( ) mercado

( ) parque

( ) posto de saúde

( ) padaria

( ) farmácia

( ) lanchonete

( ) delegacia

( ) banco

( ) teatro

( ) cinema

( ) hospital

( ) biblioteca

( ) lojas

( ) sorveteria

( ) praça

15

Imagem: Ícone Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. Agora, faça um desenho representando o bairro onde você mora e os elementos que existem nele.

_____

Imagem: Ícone Atividade em Dupla.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. Junte-se a um colega e comparem os desenhos.
  1. O que há de semelhante entre os bairros que vocês representaram?
  1. O que há de diferente?

    Imagem: Ícone Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. Quais são os bairros vizinhos ao seu?

Imagem: Ícone Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. O que seu bairro não tem, mas você gostaria que ele tivesse? Por quê?

16

Os bairros são diferentes

Alguns bairros são parecidos, mas, com certeza, não são iguais!

Existem bairros onde há muitas ruas, casas e prédios. Também há bairros com poucas casas e muitas plantações. E há, ainda, muitos outros bairros, um diferente do outro.

Vamos conhecer alguns bairros?

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias casas com árvores entre elas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do bairro Barão Geraldo, no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma região montanhosa. À direita há várias casas e à esquerda, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do bairro do Matão, no município de Tomazina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano há várias árvores. No centro, casas espalhadas e ao fundo, morros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea de bairro no município de Santa Cruz da Baixa Verde, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro há um barco em um rio e nas laterais, casas sobre estruturas de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro São José, no município de Itaituba, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

17

Imagem: Fotografia. À direita, a orla da praia. No centro, várias casas, prédios e árvores. À esquerda, um lago e prédios em volta de um morro. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de construções grandes e extensas. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro Chácaras Campos dos Amarais, no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Você deve ter percebido que cada bairro mostrado nas fotografias é diferente do outro.

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que isso acontece?
  1. Algum dos bairros mostrados nas fotografias se parece com o bairro onde você mora?
    1. O que é parecido?

      _____

  1. O que é diferente?

    _____

18

Os bairros mudam

O bairro onde você vive não foi sempre assim, como você o conhece hoje. Os bairros vão sendo formados e transformados pelas pessoas, com o passar do tempo.

Casas são derrubadas e, no local delas, erguem-se prédios ou viadutos. Ruas e avenidas são construídas. Novas construções são feitas em áreas desocupadas. Algumas árvores são derrubadas, outras são plantadas nas ruas e nas praças.

Compare as duas fotografias.

Imagem: Fotografia 1 em preto e branco. À esquerda, a orla da praia. No centro, uma rua com dois carros e uma charrete. À direita, casas e árvores. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1911. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. À esquerda, a orla da praia. À direita, vários prédios, casas e árvores. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que mudanças ocorreram nesse bairro? Em sua opinião, por que essas mudanças ocorreram?

19

Os bairros mudam, mas alguns elementos permanecem

Mesmo com as mudanças que ocorrem nos bairros, podemos encontrar alguns elementos que sofreram poucas alterações com o passar do tempo. Esses elementos indicam como os bairros eram antigamente.

Edifícios antigos de igrejas, casas, fábricas, pontes ou viadutos que permaneceram no bairro podem representar marcas da história desse bairro.

Veja estas fotografias. Elas mostram parte de um bairro em épocas diferentes.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma praça com bancos e árvores no chão de terra. No centro há uma torre com um relógio na ponta. Em volta há várias construções e pessoas andando. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça do Ferreira no bairro Centro, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1935. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma praça com bancos e árvores no piso quadriculado. No centro há uma torre com um relógio na ponta. Em volta há vários prédios, construções e pessoas andando. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça do Ferreira no bairro Centro, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O que mudou nesse bairro?

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O que permaneceu nesse bairro?

20

Imagem: Ícone Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. E no bairro onde você vive, o que mudou? Vamos descobrir? Entreviste um familiar ou vizinho que more há bastante tempo no seu bairro.

Roteiro de entrevista

  1. Qual é o seu nome?

    _____

  1. Há quanto tempo você mora aqui?

    _____

  1. Como eram as ruas antigamente?

    _____

  1. E hoje, como as ruas são?

    _____

  1. Como eram as casas e as lojas?

    _____

  1. Existe alguma construção antiga? Qual?

    _____

  1. Ela ainda tem a mesma função da época em que foi construída?

    _____

  1. O que mudou desde que você veio morar aqui?

    _____

21

Imagem: Ícone Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Utilizando as informações da entrevista, faça dois desenhos: um mostrando como era o seu bairro antigamente e outro mostrando como ele é atualmente.

Antigamente

_____

Antigamente

_____

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Compare os desenhos que fez: o que mudou no seu bairro com o passar do tempo?

22

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler descreve um bairro.

O bairro Jardim das Flores

O bairro Jardim das Flores fica no município de Santa Clara.

O bairro tem esse nome porque nele há muitas árvores que florescem na primavera.

Nesse bairro há muitas casas e poucos prédios de apartamentos.

O comércio do bairro é variado: há padaria, papelaria, sorveteria, farmácia, mercado e lojas.

Imagem: Ilustração. Um menino está saindo de uma loja e segurando um sorvete. Ao seu lado há uma rua com flores coloridas nos canteiros. Ao fundo há construções e entre elas, árvores e flores coloridas. Fim da imagem.
  1. Marque o que foi informado sobre o bairro Jardim das Flores.

( ) Nome do município onde o bairro se localiza.

( ) Data da fundação do bairro.

( ) Tipo de moradia predominante no bairro.

( ) Tipos de comércio.

  1. Sublinhe, no texto, os trechos que justificam as informações que você marcou.

23

  1. De acordo com o texto que você leu, complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome do bairro

_____

Onde se localiza

_____

Tipos de moradia

_____

Tipos de comércio

_____

  1. Complete o quadro com informações sobre o bairro onde você mora.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome do bairro

Onde se localiza

Tipos de moradia

Tipos de comércio

  1. Com base nas informações do quadro, escreva no caderno um pequeno texto contando como é o bairro onde você mora. Lembre-se de dar um título para o seu texto.

24

CAPÍTULO 2. Bairro: lugar de convívio

No bairro convivemos com a família e os amigos.

No bairro realizamos diversas atividades. Nele podemos brincar na praça com os amigos ou tomar um sorvete com a família. Podemos fazer compras na padaria, no supermercado ou em outras lojas.

Algumas pessoas estudam ou trabalham no mesmo bairro em que moram. Outras pessoas moram em um bairro, mas estudam ou trabalham em outro.

Imagem: Ilustração. Um casal está sentado em volta de uma mesa, sorrindo e segurando sorvetes. Entre eles, um menino está sentado, sorrindo e lambendo um sorvete. Ao fundo, um homem está atrás de um balcão e segurando um sorvete com a mão estendida. Na frente dele, uma mulher está sorrindo com a mão estendida. Atrás há uma placa com a informação: SORVETES. Fim da imagem.
  1. Você costuma brincar com seus amigos em algum lugar do bairro? Onde? Do que vocês brincam?

__ ___

  1. A sua escola fica no mesmo bairro em que você mora?

    _____

  1. Os seus familiares fazem compras nas lojas do bairro? O que eles compram?

    _____

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha, Editora Salamandra. No livro, é possível conhecer diferentes características do bairro onde mora um menino chamado Marcelo.

Fim do complemento.

25

Observe a praça de um bairro.

Imagem: Ilustração. À esquerda, duas mulheres estão sentadas em um banco e sorrindo. Ao lado delas há um balanço. Em seguida, um menino está descendo em um escorregador e duas crianças estão sentadas em um gira-gira. Em volta há moitas. Ao fundo, uma mulher está andando de bicicleta, um homem está sentado em um banco e lendo um livro, um homem está enchendo um copo com água na frente de um bebedouro e um homem está ao lado de um carrinho de sorvetes. Em seguida há duas pessoas dentro de uma banca de jornal e um homem está entregando um saco de pipoca para um menino. Atrás deles há um carrinho de pipocas. Ao fundo, árvores e silhuetas de carros e prédios. Fim da imagem.
  1. Quais brinquedos existem nessa praça?

___ __

  1. Há praças no bairro onde você vive? Há brinquedos nelas?

    _____

  1. Observe novamente a praça e responda às questões.
    1. O escorregador está entre quais brinquedos?

      _____

  1. Qual é o brinquedo que está ao lado do gira-gira?

    _____

  1. Qual é o brinquedo que está mais perto do banco onde há duas pessoas sentadas?

    _____

26

Localizando os lugares

A casa onde moramos tem um endereço.

O endereço facilita a localização de casas, escolas, hospitais, lojas, fábricas e escritórios no bairro.

O nome da rua, o número da casa, o nome do bairro, do município, do estado e do país, além do CEP, compõem o endereço.

Para que correspondências e encomendas cheguem ao seu destino, é necessário que o endereço esteja completo e correto.

Imagem: Ilustração. Um carteiro com boné azul, camiseta amarela, calça e sapatos azuis está com uma mala pendurada no corpo, segurando envelopes com a mão esquerda e com a mão direita virada para cima. Ele fala: CEP é a sigla de Código de Endereçamento Postal, que é um código formado por números para facilitar a localização de endereços e a distribuição das correspondências. Atrás dele há uma placa com a informação: RUA DOS BAMBUS. Ao fundo, uma casa com o número 48 e árvores. Fim da imagem.

Imagem: Ícone Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Você sabe qual é o endereço completo da sua casa? Peça a ajuda de um familiar e escreva o endereço no quadro a seguir.

_____

27

Enviando cartas

Para enviar uma carta pelo correio, devem constar, no envelope, o nome e o endereço da pessoa que vai receber a carta (destinatário). E, também, da pessoa que remete ou envia a carta (remetente).

Imagem: Ilustração. Uma caixa de correio amarela sobre um suporte.  Fim da imagem.
  1. Observe a frente e o verso do envelope de uma carta.
Imagem: Ilustração. Verso de um envelope branco com listras verdes e amarelas em volta. No canto superior direito, um retângulo pontilhado e dentro, a informação: SELO. No centro, o texto: MANOELA BORGES; RUA JASMIM, 32; BAIRRO DAS FLORES; CURITIBA – PR; CEP 81901-130.  Ilustração. Frente de um envelope branco com listras verdes e amarelas em volta. Na parte superior, a aba colada do envelope e na parte inferior, a informação: Remetente: JOÃO CARLOS SANTOS; Endereço: RUA A, 21 - BAIRRO DAS LETRAS. Em seguida há quadrados e o CEP: 81040-300; CURITIBA – PR.   Fim da imagem.
  1. Quem enviou a carta?

_____

  1. Quem recebeu a carta?

    _____

  1. O destinatário e o remetente da carta moram no mesmo bairro? Como você descobriu isso?

    _____

28

Pontos de referência nos ajudam na localização

Imagem: Ilustração. Na parte superior há um carro vermelho andando sobre uma ponte. Em seguida, uma praça com árvores e plantas. Em volta há bancos. Abaixo, um mercado grande e verde. E na parte inferior, um cinema grande e roxo. Fim da imagem.

Quando precisamos explicar a alguém como chegar à nossa casa, além de fornecer o endereço, podemos indicar alguns pontos de referência.

Vários elementos existentes nos arredores de nossa casa podem servir como pontos de referência: um rio, uma ponte, uma plantação, uma loja ou outra construção.

Para ajudar a localizar a casa de Cláudia, ela indica a padaria e a praça.

Imagem: Ilustração. No canto superior direito, Cláudia, menina loira com cabelo preso e camiseta rosa está sorrindo e apontando para uma casa. Ela diz: Minha casa fica ao lado da padaria, em frente à praça. Abaixo dela há um bairro: à esquerda há uma padaria grande e amarela. Ao lado, uma casa azul com um carro vermelho estacionado na garagem. Abaixo há uma rua com carros andando e em seguida, uma praça com árvores, plantas e bancos. Na parte inferior há uma rua com vários carros. À direita há um homem segurando a mão de um menino na frente de uma casa amarela. Abaixo deles há uma rua com carros e em seguida, uma sorveteria roxa. Ao lado, um prédio verde e em seguida, um banco laranja. 
 Fim da imagem.
  1. Observe novamente o desenho acima.
  1. Circule, no desenho, a casa de Cláudia.

    Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O que há entre a sorveteria e o banco?

29

  1. Que pontos de referência você indicaria para ajudar um colega a localizar a sua moradia?

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe os arredores de sua moradia mostrando um desses pontos de referência.

    _____

30

Gente que vem, gente que vai

Nem todas as pessoas vivem no lugar onde nasceram. Elas se mudam para outros lugares, geralmente em busca de melhores condições de vida.

As pessoas que migram, isto é, saem do município, do estado ou do país onde nasceram para viver em outro, são chamadas de migrantes.

As pessoas que migram levam consigo sua cultura: seu modo de vestir e de falar, seu jeito de se alimentar, suas músicas, suas crenças e suas tradições.

Por isso, é comum encontrarmos alguns aspectos culturais dos migrantes nos bairros onde eles se estabelecem. Vamos ver alguns exemplos?

No bairro da Liberdade, no município de São Paulo, há muitas pessoas que migraram do Japão.

Nesse bairro, percebemos a influência dos migrantes japoneses na decoração das ruas e no comércio. No bairro há muitas lojas que vendem produtos típicos do Japão e restaurantes que servem comida japonesa.

Imagem: Fotografia. No centro há uma rua asfaltada. Nas laterais há pessoas andando em calçadas e entre elas há postes vermelhos com lâmpadas em formato de balão branco. Ao fundo há um portal vermelho oriental e atrás, vários prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no bairro da Liberdade, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Leia novamente o texto desta página com um familiar e converse sobre a migração na sua família.
  1. Há migrantes na sua família? Quem? De onde migraram?
  1. Em sala de aula, conte o que descobriu aos colegas e ao professor.

31

A presença de migrantes também pode ser observada nas festas e feiras culturais que acontecem nos bairros.

Elas celebram costumes e tradições dos migrantes. As comidas típicas, as danças, as músicas e os produtos artesanais reúnem a comunidade e integram as pessoas do lugar.

Imagem: Fotografia. No centro há crianças em um coreto. Em volta há várias pessoas e nas laterais, casas coloridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Centro de Tradições Nordestinas, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro, destaque para uma tenda com produtos coloridos. Ao lado, uma rua com faixa de pedestre e ao fundo, mais tendas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Feira d e produtos e comidas típicos da Bolívia, na praça Kantuta, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você já foi a festas ou feiras de migrantes?

32

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Uma festa de respeito

Você estudou que nas festas das comunidades migrantes encontramos pratos típicos, artesanato, danças e músicas que resgatam um pouco da história e da cultura dessas comunidades.

Mas o mais importante dessas festas é que elas promovem a integração cultural entre pessoas de diversas origens, que têm costumes diferentes. Isso mostra que existe respeito entre elas: uma respeita o modo de vida e a cultura da outra.

Esse respeito é fundamental para a vida em sociedade. Afinal, todos juntos construímos a história do lugar onde vivemos.

Imagem: Fotografia. Pessoas andando em uma praça. À esquerda há tendas e ao fundo, uma igreja amarelo-claro com várias árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa da tradição suíça, em que se pode ver ao fundo a igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, no município de Indaiatuba, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

33

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. No bairro onde você vive:
  1. Há pessoas que vieram de outro país? De que país elas vieram? O que você sabe sobre elas?
  1. Há pessoas que vieram de outros lugares do Brasil? De onde elas vieram? Elas têm costumes diferentes dos seus?

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, é importante respeitar o modo de vida e a cultura das outras pessoas? Você faz isso?

Boxe complementar:

Vamos fazer

Que tal descobrir um pouco da história dos migrantes que vivem no seu bairro? Siga as etapas.

Etapas

  1. Acompanhado de um responsável, converse com um migrante que vive no mesmo bairro que você. Pergunte:
    • De onde e quando ele migrou;
    • Os motivos que o fizeram migrar;
    • Se ele foi bem recebido no seu bairro e do que mais sente saudade da terra natal.

      Anote as informações para não esquecer.

    1. Pesquise em livros e na internet outras informações sobre a migração no seu bairro.
    1. Com base nessas informações, escreva um texto no caderno contando um exemplo de história das migrações no seu bairro.
    1. Depois, na sala de aula, conte o que você descobriu aos colegas e ao professor.

      Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e preso está sentada em um banco, segurando um lápis sobre um bloco de notas e olhando para o lado. À sua direita, uma mulher ruiva com cabelo preso está sentada com uma bolsa sobre as pernas, a boca aberta e com a mão direita virada para cima. À esquerda da menina, um senhor calvo com cabelo e sobrancelhas grisalhas e óculos está sentado com as mãos sobre as pernas e sorrindo. Ao fundo, uma árvore. Fim da imagem.

Fim do complemento.

34

CAPÍTULO 3. Representando os lugares

Podemos representar os lugares de diversas maneiras. Veja como estes lugares foram representados.

Imagem: Pintura 1. Em primeiro plano há ruas asfaltadas com vários carros coloridos. Em segundo plano há vários prédios e casas. Ao fundo, morros e o céu em tons de amarelo e cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: Volta para casa, de Cristiano Sidoti. Óleo sobre tela, 110 cm X 180 cm, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Desenho 2. No centro há um carro vermelho andando sobre uma rua asfaltada. Nas laterais há casas, pessoas e árvores. Ao fundo, o sol e nuvens no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação do lugar em que Rafael vive, feita por ele. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Vista aérea de casas espalhadas entre árvores. Ao fundo, morros e mais árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do bairro do Matão, no município de Tomazina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 4. Vista de cima de um mapa. No centro há uma praça verde e em volta, quarteirões cinza e ruas em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. De que maneira cada lugar foi representado?

35

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Agora é a sua vez! Em casa, represente o lugar onde você vive da maneira que quiser.

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sala de aula, comente com os colegas e o professor de que maneira você representou o lugar onde vive.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Sua moradia apareceu nessa representação? Se sim, circule-a.

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que outras maneiras de representar um lugar você conhece?

36

Representando um lugar com a maquete

Maquete é a representação de um lugar por meio de construções em miniatura.

Representando o bairro com a maquete, por exemplo, podemos visualizá-lo em tamanho reduzido. Também podemos observar como as casas, as lojas e os demais elementos estão organizados no bairro.

Imagem: Fotografia de uma maquete. No centro há uma praça com árvores e bancos. Em volta há ruas com carros e quarteirões com prédios, casas, árvores e uma escola. Fim da imagem.
  1. Que tal construir a maquete do bairro onde você mora? Siga as etapas e bom trabalho!

Material necessário

Imagem: Ilustração. Três crianças com uniforme azul. À esquerda, um menino com cabelo encaracolado está sorrindo e apontando para um tubo de cola, que está em cima de uma mesa. Em volta há canetas coloridas, caixas, uma tesoura e papéis. À direita, uma menina ruiva está sorrindo e abrindo uma caixa com lápis coloridos dentro. Ao fundo, uma menina com cabelo encaracolado e curto está se aproximando e segurando cartolinas coloridas. Fim da imagem.

37

Etapas

  1. Reúna-se com alguns colegas que moram no mesmo bairro que você. Conversem sobre quais elementos do bairro serão representados na maquete: casas, prédios, lojas, árvores, sinalização das ruas. Listem esses elementos no caderno.
  1. Encapem com papel o papelão que servirá de base da maquete. Desenhem, na base, as ruas, as praças e os quarteirões.
  1. Com as caixas de vários tamanhos, construam as miniaturas dos elementos que serão representados. Usem os palitos de madeira e os canudinhos de papel para fazer árvores, placas de trânsito e semáforos.
  1. Organizem e colem as miniaturas na base da maquete, de acordo com a localização dos elementos no bairro.
  1. Quando a maquete estiver pronta, apresentem-na para os colegas e o professor. Observem as maquetes dos outros grupos.
  1. Comparem a maquete que vocês fizeram com a maquete de outro grupo.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças com uniforme verde estão em volta de uma mesa extensa. Sobre a mesa há uma maquete de um bairro. Na parte superior, um menino está sorrindo e segurando uma miniatura de um prédio e uma menina está segurando miniaturas de árvores e plantas. Na parte inferior, um menino está segurando uma miniatura de um prédio e outro menino está segurando uma miniatura de uma placa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

38

Representando os lugares de diferentes pontos de vista

Este desenho representa um bairro.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com vários prédios, casas e ruas. Entre eles há uma um hospital roxo, uma farmácia vermelha, uma escola verde com uma quadra ao lado, um mercado marrom, um cinema verde-escuro, um banco azul, uma praça com várias árvores e um lago, uma biblioteca azul-escuro, uma sorveteria amarela e uma padaria laranja. Fim da imagem.

Nesse desenho, o bairro foi representado visto de cima e de lado.

Agora, imagine que você está em um helicóptero sobrevoando esse bairro. Como você veria as ruas, casas, lojas e outros elementos do bairro, lá de cima?

Imagem: Ilustração. Duas pessoas dentro de um helicóptero amarelo, que está voando no céu azul. Fim da imagem.

39

O desenho a seguir representa como você veria os elementos do mesmo bairro olhando-o de cima.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro com vários prédios, casas e ruas. Entre eles há construções coloridas: roxo, vermelho, verde com uma quadra ao lado e o número 1, marrom, verde-escuro, azul, azul-escuro, amarelo e laranja e uma praça com um lago e árvores. Fim da imagem.

Nesse desenho, o bairro foi representado visto de cima.

  1. Compare o desenho desta página com o da página anterior. Nos dois desenhos, circule o mercado de azul e a escola de verde.

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o elemento do bairro que está indicado com o número 1?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Na página 35, você representou o lugar onde vive visto de cima e de lado ou visto de cima?

40

  1. Observe os desenhos abaixo.
Imagem: Ilustração 1. Uma menina com cabelo castanho e camiseta azul está com o dedo indicador embaixo do queixo e olhando uma maquete com uma casa ao lado de uma árvore.  Ilustração 2. Vista lateral da casa. Atrás, a árvore.  Ilustração 3. A menina está com o corpo inclinado para frente e vendo a maquete de cima.  Ilustração 4. Vista de cima do telhado da casa, ao lado da árvore.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Escolha um objeto do seu material escolar. Coloque esse objeto sobre sua carteira.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Observe o objeto de cima e de lado (como no de senho 1). Desenhe, no quadro abaixo, como você vê esse objeto.

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, observe o objeto de cima para baixo (como no desenho 3). Desenhe, no quadro abaixo, como você vê esse objeto.

    _____

41

O que você aprendeu

  1. Vamos conhecer algumas crianças brasileiras e os lugares onde vivem.

Cauê mora em uma oca na comunidade indígena Xavante, no estado de Mato Grosso. Ele, seus pais e seus irmãos vivem na aldeia com outras pessoas, e todas formam uma grande família. A comunidade protege a água, os animais e as plantas que existem nela.

Dorinha mora com os pais em uma casa que flutua sobre toras de madeira no lago Janauacá, no estado do Amazonas. Dorinha adora colher cupuaçu para a sua mãe preparar geleia. Dorinha e seus amigos vão para a escola de barco.

Enrico mora com seus pais no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. Todos os dias, depois da escola, ele fica na casa da sua avó. Foi com ela que ele aprendeu a falar italiano, uma língua falada por muitos moradores antigos que se estabeleceram no bairro quando chegaram da Itália.

• Assinale com um V as frases verdadeiras e com um F as frases falsas.

( ) Cauê vive em um sítio. Nele existem muitas árvores, rios e animais.

( ) Dorinha vive em uma praia. Nela, Dorinha adora sair para pescar.

( ) São Paulo, a cidade onde mora Enrico, recebeu imigrantes italianos.

( ) O barco é um meio de transporte utilizado no local onde Dorinha mora.

( ) Os animais e as plantas são bem protegidos na comunidade de Cauê.

42

  1. Leia novamente os textos da atividade anterior e marque com um X a afirmativa correta.

( ) Os lugares onde Cauê, Dorinha e Enrico vivem são muito diferentes uns dos outros, mesmo que todos estejam localizados no Brasil.

( ) Os lugares onde Cauê, Dorinha e Enrico vivem são muito diferentes uns dos outros porque se localizam em países diferentes.

  1. Gabriel mora na casa azul, em frente à praça.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com casas, construções e ruas. No canto inferior direito há uma praça com um lago e árvores. Na frente, uma casa azul entre uma farmácia vermelha e um mercado amarelo. À esquerda, uma escola vermelha ao lado de uma padaria verde. Atrás há uma fábrica grande e marrom. E em volta há várias casas. Fim da imagem.
  1. Circule a casa de Gabriel no desenho.
  1. Que outros dois pontos de referência podemos indicar para localizar a casa de Gabriel?

    _____

  1. No desenho, trace o caminho que Gabriel pode fazer até a escola.
  1. O que há em frente à escola de Gabriel? E ao lado dela?

    _____

43

Avaliação processual

  1. Compare as fotografias e responda às questões.
Imagem: Fotografia 1 em preto e branco. No centro há uma charrete em uma rua com um trilho no meio. Nas laterais há construções altas e postes. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da rua Florêncio de Abreu, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1914. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. No centro há várias motos estacionadas e carros em uma rua asfaltada com uma faixa de pedestres. Nas laterais há prédios e postes. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da rua Florêncio de Abreu, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quanto tempo se passou entre a data da fotografia 1 e a data da fotografia 2?

_____

  1. Quais mudanças ocorreram nesse lugar?

    _____

  1. Mesmo com as mudanças que ocorreram, há elementos que permaneceram? Quais?

    _____

44

  1. Observe estas imagens
Imagem: Fotografia 1. Uma ponte sobre um rio com água marrom. Em volta há muitas árvores e ao fundo, uma cidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea da ponte estaiada João Isidoro França sobre o rio Poti, que divide os municípios Timon e Teresina, no estado do Piauí, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista de cima de um rio (A). Nas margens há árvores e nas laterais, casas e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte dos municípios Timon e Teresina, no estado do Piauí, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Essas imagens representam o mesmo lugar? Como você sabe?

_____

  1. A imagem 1 representa o lugar visto:

    ( ) de cima e de lado.

    ( ) de cima.

  1. A imagem 2 representa o lugar visto:

    ( ) de cima e de lado.

    ( ) de cima.

  1. Na imagem 2, que elemento foi identificado com a letra A?

    _____

45

  1. Leia e depois responda às questões.

Tiago precisa ir até a casa de André para fazer um trabalho escolar.

Para chegar à casa do colega, Tiago tem o endereço e um desenho que mostra o caminho.

Imagem: Ilustração. Tiago, menino ruivo com camiseta listrada, calça marrom e tênis verde. Ele está com a mão direita sob o queixo e segurando um envelope azul com a mão esquerda. No envelope, a informação: André – Rua Pedro Azul, nº 30. Ao seu lado há um mapa pendurado na parede com ruas e casas. Uma seta conecta duas casas e passa pelas ruas: Esmeralda, Rua Quartzo, Rua Turmalina e Rua Pedra Azul. Entre as ruas há uma praça, um hospital, uma padaria e uma livraria. Fim da imagem.
  1. Que forma de representação Tiago escolheu para mostrar o caminho?

_____

  1. Qual é o endereço de André?

    _____

  1. Tiago traçou no desenho (em vermelho) o caminho que escolheu para chegar até a casa do amigo. Por quais ruas ele vai passar?

    _____

  1. Que pontos de referência Tiago encontrará no caminho que escolheu?

    _____