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Referências bibliográficas

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ALMEIDA, Rosângela D. de. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagens e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

Livro sobre práticas de ensino e suas interfaces com a cartografia.

ALMEIDA, Rosângela D. de (org.). Cartografia escolar. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.

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Publicação com texto atualizado do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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Documento da sinalização horizontal de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

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Documento da sinalização semafórica de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Manual brasileiro de sinalização de trânsito : sinalização vertical de advertência. 2ª ed. Brasília, DF: Contran, 2007. v. 2.

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Documento da sinalização vertical de indicação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Manual brasileiro de sinalização de trânsito : sinalização vertical de regulamentação. 2ª ed. Brasília, DF: Contran, 2007. v. 1.

Documento da sinalização vertical de regulamentação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

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Documento que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais em cada etapa da educação básica em todo o território nacional.

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Publicação que apresenta, na íntegra, o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

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Documento que apresenta os elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.

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Documento que fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: Secadi, 2006.

Documento que detalha a política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, em correlação com faixa etária e com situações específicas de cada nível de ensino.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC: SEF, 1997. v. 1, 4, 5, 8, 9 e 10.

Diretrizes para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada componente curricular.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília, DF: MEC: SEF, 1998.

Documento que traz os fundamentos históricos, políticos, legais, antropológicos e pedagógicos que balizam a proposta de uma escola indígena intercultural, bilíngue e diferenciada.

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Texto sobre o estudo do município nos anos iniciais da educação básica.

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Livro sobre a cidade e a relação do homem com o espaço urbano, com a natureza e com o próprio homem.

CARLOS, Ana F. A. et al. Justiça espacial e o direito à cidade. São Paulo: Contexto, 2017.

Livro sobre a urbanização contemporânea, as desigualdades e as contradições relacionadas à produção do urbano a partir da metrópole.

CASTELLAR, Sonia M. V.; CAVALCANTI, Lana de S.; CALLAI, Helena C. (org.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

Livro sobre o ensino de Geografia a partir de reflexões teórico-conceituais e de resultados de pesquisa de campo em escolas.

CASTELLAR, Sonia M. V. (org.). Metodologias ativas: pensamento espacial e as representações. Colaborador: Raul Borges Guimarães. São Paulo: FTD, 2018.

Livro sobre metodologias ativas aplicadas ao pensamento espacial e às representações.

CASTELLAR, Sonia M. V.; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

Livro sobre metodologia do ensino de Geografia.

CASTROGIOVANNI, Antonio C. et al. (org.). Ensino de Geografia: caminhos e encantos. 11ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2016.

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CASTROGIOVANNI, Antonio C. et al. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

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CASTROGIOVANNI, Antonio C. et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 11ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS: Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2014.

Livro com contribuições de diferentes geógrafos brasileiros sobre o ensino de Geografia.

CASTROGIOVANNI, Antonio C.; COSTELLA, Roselane Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos. 2ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2016.

Livro sobre práticas para desenvolver processos interdisciplinares de construção e compreensão dos mapas.

CASTROGIOVANNI, Antonio C. et al. (org.). Movimentos para ensinar Geografia: oscilações. Porto Alegre: Letra 1, 2016.

Livro sobre o ensino de Geografia em diferentes instâncias e situações de ensino e aprendizagem.

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

Livro com subsídios aos professores de Geografia para o desenvolvimento de um raciocínio geográfico voltado para a realidade.

CAVALCANTI, Lana de S. O ensino de Geografia na escola. São Paulo: Papirus, 2012.

Livro sobre a formação e a prática do professor de Geografia.

CAVALCANTI, Lana de S. Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.

Livro sobre temas gerais abordados no ensino de Geografia.

EGON, Heck. Povos indígenas: terra é vida. ed. São Paulo: Atual, 2019.

Livro sobre as sociedades indígenas brasileiras, sua diversidade étnica, linguística e cultural, distribuição pelo território e demarcação de terras.

FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe (ed.). The Times Atlas of World Exploration. Nova York: Harper Collins Publishers, 1991.

Atlas geográfico e histórico que reúne informações e representações cartográficas do mundo todo.

FITZ, Paulo R. Cartografia básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

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Livro que discute o papel da avaliação na escola e como ela pode contribuir para o processo de aprendizagem.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

Livro sobre práticas avaliativas em diferentes segmentos do ensino, da Educação Infantil à universidade.

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JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2020.

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MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000.

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Atlas geográfico que reúne diferentes representações cartográficas do mundo todo.

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Livro sobre a leitura e a escrita como um trabalho integrado dos professores de todos os componentes curriculares.

PANIZZA, Andrea de C. Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014.

Livro sobre ensino e aprendizagem de Geografia com base na observação da paisagem.

PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.;

CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.

Livro sobre a construção da Geografia escolar e sua relação com os conhecimentos prévios dos estudantes e os conhecimentos acadêmicos dessa ciência.

REGO, Nelson et al. (org.). Um pouco do mundo cabe nas mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Livro sobre epistemologia e ensino de Geografia.

ROCHA, Ruth. A rua do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2012.

Livro sobre a rua de um menino chamado Marcelo e sua convivência com os vizinhos. ROSS, Jurandyr L. S. (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019.

Livro de referência sobre temas essenciais no estudo da Geografia.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.

Livro sobre o conceito de espaço geográfico.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. ed. São Paulo: Edusp, 2007.

Livro sobre a questão da cidadania a partir da ciência geográfica.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2004.

Livro com ensaios sobre tempo, espaço, relação entre sociedade e espaço, entre outros temas. SANTOS, Milton et al. Território, territórios: ensaio sobre o ordenamento territorial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Livro que discute o território como componente indissociável dos processos sociais.

SANTOS, Renato E. dos (org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Coletânea de textos sobre a construção do conhecimento geográfico considerando a participação do negro na constituição do Brasil como nação e o papel do ensino de Geografia.

SIMIELLI, Maria Elena R. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela D. de (org.). Cartografia escolar. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

Texto sobre o mapa como meio de comunicação e o processo de alfabetização cartográfica no ensino de Geografia.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade – mundo nas séries iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2004.

Livro sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais como um caminho para compreender a realidade em que se vive.

VERASZTO, Estéfano V.; BAIÃO, Emerson R.; SOUZA, Henderson T. de (org.). Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades. Curitiba: Appris, 2019.

Livro sobre o uso de ferramentas tecnológicas gratuitas como apoio ao ensino.

XAVIER, Maria Luisa M.;

DALLA ZEN, Maria Isabel (org.). O ensino nas séries iniciais: das concepções teóricas às metodologias. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Livro sobre abordagens metodológicas para os anos iniciais da educação básica.

ZABALA, Antoni et al. Didática geral. Tradução: Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Penso, 2016.

Livro com diferentes reflexões sobre a didática na atualidade, as funções da escola e seus diferentes propósitos.