MP023

Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O QUE TEM NO MUNDO?

NO MUNDO TEM:

CAMINHOS

CASAS

PRÉDIOS

ESTRADAS

FAZENDAS

RIOS

MARES

MONTANHAS

FLORESTAS

GENTE

...

QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,

MAIS COISAS BOAS

VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!

DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.

MP024

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Recortar e colar, composto pela ilustração de uma prancheta e uma tesoura dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Recortar e co lar

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde.  Fim da imagem.

MP025

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que v ocê aprendeu

Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP026

Sumário

Para começar, p. 8

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e preso está sentada em um banco, segurando um lápis sobre um bloco de notas e olhando para o lado. À sua esquerda, uma mulher ruiva com cabelo preso está sentada com uma bolsa sobre as pernas, a boca aberta e com a mão esquerda virada para cima. À direita da menina, um senhor calvo com cabelo e sobrancelhas grisalhas e óculos está sentado com as mãos sobre as pernas e sorrindo. Ao fundo, uma árvore. Fim da imagem.

UNIDADE 1. Bairro: o seu lugar, p. 12

Capítulo 1. O bairro onde você mora, p. 14

• Para ler e escrever melhor: O bairro Jardim das Flores, p. 22

Capítulo 2. Bairro: lugar de convívio, p. 24

• O mundo que queremos: Uma festa de respeito, p. 32

Capítulo 3. Representando os lugares, p. 34

• O que você aprendeu, p. 41

UNIDADE 2. O dia a dia no lugar onde você vive, p. 46

Capítulo 1. O que você faz ao longo do dia?, p. 48

• Para ler e escrever melhor: Um dia na vida de Mário, p. 52

Capítulo 2. As pessoas trabalham, p. 54

Capítulo 3. O vai e vem no lugar onde você vive, p. 60

• O mundo que queremos: Boas atitudes, trânsito mais seguro, p. 72

• O que você aprendeu, p. 74

Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão sorrindo e andando em fila. Acima delas há uma borboleta colorida voando e ao fundo, uma moita. Fim da imagem.

MP027

Imagem: Ilustração. Uma menina loira está deitada de barriga para baixo com a mão direita sob o queixo e a mão esquerda sobre um livro aberto. Ao seu lado há um livro fechado. Fim da imagem.

UNIDADE 3. Você se comunica, p. 78

Capítulo 1. Diferentes maneiras de se comunicar, p. 80

• O mundo que queremos: Sistema Braille, p. 86

Capítulo 2. Os meios de comunicação, p. 88

• Para ler e escrever melhor: Alô, alô, responde…, p. 94

Capítulo 3. Comunicação e tecnologia, p. 96

• O que você aprendeu, p. 100

UNIDADE 4. Em cada lugar, um modo de viver, p. 104

Capítulo 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida, p. 106

• Para ler e escrever melhor: Os indígenas Araweté, p. 114

Capítulo 2. O modo de vida das pessoas e a natureza, p. 116

Capítulo 3. Atividades humanas e problemas ambientais, p. 122

• O mundo que queremos: Evitando o desperdício de água, p. 126

• O que você aprendeu, p. 128

Para terminar, p. 130

Referências bibliográficas, p. 134

Imagem: Ilustração. Uma menina loira com cabelo preso está sorrindo, segurando uma escova de dentes com a mão direita e um copo com a água com a mão esquerda. Na frente dela há um espelho e uma pia. Ao lado do espelho há um papel colado na parede com a informação: ECONOMIZE ÁGUA. FECHE A TORNEIRA! Fim da imagem.

MP028

Para começar

Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Leia o texto a seguir.
Imagem: Ilustração. Mayumi, menina oriental com cabelo preto e curto, camiseta de manga comprida rosa, macacão azul e sapatos vermelhos está sorrindo com a mão direita na cintura e a esquerda virada para cima. Ela fala: Olá, meu nome é Mayumi! Vivo com meus pais no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo. Nesse bairro, há muitos descendentes de japoneses. Os meus avós vieram do Japão para o Brasil há muito tempo. Aos sábados, vou com meus avós à feira do bairro e comemos manju, um bolinho japonês com recheio de doce de feijão. Fim da imagem.

arroz

feijão

O _____ é usado para fazer um doce e rechear o bolinho japonês chamado manju. No Brasil, costumamos cozinhar o feijão para comer com _____, para fazer sopa e até para fazer um bolinho salgado chamado acarajé.

PROFESSOR Resposta: feijão; arroz.
  1. Agora, leia este texto e depois marque com um X as frases corretas.
Imagem: Ilustração. Mayumi sorri com os braços abertos e pisando o olho esquerdo. Ela fala: Lorenzo, o meu colega de classe, mora no bairro do Bixiga, onde os bisavós dele foram morar quando chegaram da Itália. Nesse bairro, todos os anos acontece uma festa, que tem comida tradicional italiana e Lorenzo adora ir para comer macarrão. Fim da imagem.

( ) Os avós de Mayumi e o s bisavós de Lorenzo vieram de outros países para morar no Brasil.

( ) Os bairros de Mayumi e de Lorenzo são diferentes.

( ) As pessoas não influenciam os costumes e as atividades que são realizadas nos bairros onde vivem.

PROFESSOR Resposta correta: Os avós de Mayumi e os bisavós de Lorenzo vieram de outros países para morar no Brasil; Os bairros de Mayumi e de Lorenzo são diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Fim do complemento.

As páginas 8 e 9 contemplam as habilidades da BNCC: EF02GE01, EF02GE02, EF02GE03, EF02GE04, EF02GE05 e EF02GE09.

Orientações pedagógicas

As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.

Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. Com base nisso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.

Atividade 1. Espera-se que os estudantes reconheçam que, em um bairro, habitam pessoas de diferentes lugares e com diferentes costumes, tradições e mesmo características físicas. Destaque também que o Brasil tem recebido pessoas de diversos países ao longo da história e elas contribuíram, e ainda contribuem, para a diversidade da cultura brasileira. Incentive-os a mencionar outros preparos com feijão que eles consomem ou conhecem. Com isso, espera-se que os estudantes reconheçam que as pessoas possuem hábitos e costumes diferentes.

Atividade 2. Verifique se os estudantes reconhecem que os lugares são diferentes uns dos outros e que as pessoas transformam os lugares onde vivem de acordo com os seus modos de vida.

MP029

Avaliação diagnóstica

  1. Observe as fotografias de uma avenida em duas épocas diferentes.
Imagem: Fotografia 1 em preto e branco. No centro há uma fileira de carros e nas laterais, pessoas andando. À esquerda há várias árvores e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Boa Viage m, no município de Recife, no estado de Pernambuco, na década de 1940. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. No centro, uma rua asfaltada com um semáforo. À direita, árvores e o mar e à esquerda, casas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Boa Viagem, no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Que fotografia mostra a avenida antigamente?

( ) Fotografia 1.

( ) Fotografia 2.

PROFESSOR Resposta correta: Fotografia 1.
  1. Complete o texto com as palavras abaixo.

Atualmente

Antigamente

_____, a avenida era estreita e havia algumas casas ao longo dela. _____, a avenida é larga e há muitos edifícios.

PROFESSOR Resposta: Antigamente; Atualmente.
  1. Observe novamente as fotografias da atividade anterior. Na fotografia 1, a avenida é vista:

    ( ) de cima.

    ( ) de cima e de lado.

    PROFESSOR Resposta: de cima e de lado.
  1. Leia o texto a seguir.

    Carmem vive com seus pais em uma cidade. Os avós dela vivem em outra cidade. Quando Carmem sente saudades, ela pode falar com eles pelo telefone. Uma vez por ano Carmem passa as férias na casa de seus avós. Como eles moram muito longe, Carmem viaja de avião.

    1. Sublinhe de verde o meio de transporte que Carmem usa para viajar à casa dos avós.
PROFESSOR Resposta: avião.
  1. Circule de azul o meio de comunicação que Carmem usa para falar com os avós quando está longe.
PROFESSOR Resposta: telefone
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 3. A atividade possibilita avaliar a capacidade de análise da paisagem e de comparação de imagens para identificar as transformações de um lugar ao longo do tempo. Espera-se que os estudantes percebam elementos que indicam as transformações da paisagem nos diferentes períodos, como o aumento de construções, a pavimentação das ruas, entre outros.

Atividade 4. O objetivo desta atividade é identificar se os estudantes reconhecem diferentes pontos de vista. Ao longo da unidade, eles terão a oportunidade de desenvolver noções que possibilitam a distinção entre os diferentes pontos de vista.

Atividade 5. Além de identificar se os estudantes reconhecem exemplos de meios de transporte e comunicação, a atividade trabalha a capacidade de leitura de texto e de interpretação das orientações.

MP030

  1. Observe o desenho da sala de aula de Ana. Marque com um X as palavras que estão faltando em cada frase.
Imagem: Ilustração. Uma sala de aula. À esquerda há um armário com livros e um microscópio em cima. Em seguida, um mapa colado na parede e uma porta. No centro há três fileiras de carteiras escolares com três cadeiras em cada. Na última carteira da primeira fileira, o nome: Vítor. Na segunda carteira da segunda fileira, o nome: Júlia e atrás, Ana. E na terceira carteira da terceira fileira, o nome André. Ao fundo, um armário com um globo terrestre dentro. Abaixo há livros. Ao lado, um cesto de lixo e uma lousa. Acima da lousa há um relógio de ponteiro e ao lado, a mesa da professora e uma televisão acima. À direita, janelas com cortinas. Fim da imagem.
  1. O relógio está _____ da lousa.

    ( ) acima

    ( ) abaixo

PROFESSOR Resposta correta: acima.
  1. O globo terrestre está _____ do armário.

    ( ) fora

    ( ) dentro

PROFESSOR Resposta correta: dentro.
  1. A carteira de Vítor está à _____ da carteira de Ana.

    ( ) direita

    ( ) esquerda

PROFESSOR Resposta correta: esquerda.
  1. A carteira de Júlia está _____ da carteira de Ana.

    ( ) atrás

    ( ) na frente

PROFESSOR Resposta correta: na frente.
  1. Imagine que você está olhando de cima para a sala de aula de Ana. Ligue o símbolo que você usaria para representar cada elemento.

    Coluna 1

Lixeira.

Carteiras.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Retângulo verde. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Bola vermelha. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Carteiras – retângulo verde; Lixeira – bola vermelha
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 10 e 11 contemplam as habilidades da BNCC: EF02GE06, EF02GE07, EF02GE08, EF02GE10 e EF02GE11.

Orientações pedagógicas

Atividade 6. O objetivo da atividade é identificar se os estudantes têm noção de lateralidade, tendo um objeto como referência. Essa noção é importante para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à orientação espacial.

Atividade 7. Se necessário, estimule os estudantes a pensar na imagem de cima para baixo para associar os elementos reais (lixeira e carteira) aos símbolos semelhantes que eles veem na representação da planta da sala de aula.

Conceitos geográficos como mediações para compreender o mundo

[...] é pela atividade cognitiva que o homem se apropria dos saberes historicamente produzidos pelos homens e dos modos de saber e de pensar desses homens. Ou seja, ele se apropria dos conteúdos e do modo de pensar que levou à produção desses conteúdos. [...]

Esse raciocínio fundamenta a compreensão da relevância de estabelecer como meta do ensino de Geografia o desenvolvimento de conceitos, o que significa mediar a atividade cognitiva dos alunos para que eles possam, ao assimilar os conteúdos, formar conceitos geográficos, entendidos como as formas mais elaboradas, mais genéricas do pensamento dessa ciência.

MP031

  1. Relacione as atividades de Felipe e de sua família com o período do dia em que elas acontecem.

Coluna 1

Antes de dormir, Felipe lê um livro e seu pai lê o jornal.

De manhã, enquanto Felipe vai à escola, sua mãe trabalha.

Coluna 2

Dia

Noite

PROFESSOR Resposta: Dia – De manhã, enquanto Felipe vai à escola, sua mãe trabalha. Noite – Antes de dormir, Felipe lê um livro e seu pai lê o jornal.
  1. Muitas vezes, as pessoas usam os recursos da natureza de forma inadequada e ocorrem problemas ambientais. Escreva nos quadradinhos abaixo a letra da fotografia correspondente a cada texto.
Imagem: Fotografia A. Vista aérea de uma floresta com fogo e muita fumaça escura em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Queimada de floresta no município de Novo Progresso, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista aérea de uma fábrica com torres altas soltando muita fumaça branca.   Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria no município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Um rio com muito lixo na água escura. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rio poluído no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

( ) As águas dos rios são importantes para a vida dos animais e das pessoas. Mas muitos rios estão poluídos com lixo e esgoto.

PROFESSOR Resposta: C

( ) Os poluentes l ançados pelas indústrias e pelos automóveis poluem o ar e podem causar problemas respiratórios nas pessoas.

PROFESSOR Resposta: B

( ) Derrubar as árvores e queimar as florestas polui o ar e destrói espécies de plantas e de animais.

PROFESSOR Resposta: A
MANUAL DO PROFESSOR

Ao fazer isso, os alunos poderão passar de um estágio em que fazem certas generalizações dos objetos estudados (ainda no nível dos pseudoconceitos), com as distinções, as classificações e as unidades cabíveis a eles, para o estágio dos conceitos propriamente ditos, em que serão capazes de fazer generalizações no pensamento, análises e sínteses, abstrações descoladas de suas objetivações empíricas.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola . São Paulo: Papirus, 2012. p. 190-191.

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Espera-se que os estudantes reconheçam quais atividades são exercidas em cada período do dia. A atividade contribui para avaliar a percepção deles em relação a atividades rotineiras realizadas em diferentes períodos do dia.

Atividade 9. Os estudantes devem reconhecer que os seres humanos transformam as paisagens e que essas transformações podem impactar a vida das pessoas, dos animais e das plantas. Se julgar pertinente, comente que a poluição da água dos rios, representada na imagem C, pode torná-la imprópria para o consumo das pessoas e prejudica a reprodução de várias espécies de peixe. Causada pela emissão de gases das chaminés de indústrias e veículos, a poluição atmosférica, representada na imagem B, pode provocar problemas respiratórios na população local, além de contribuir para o aumento da temperatura das cidades, fenômeno conhecido como ilha de calor. Além de causar a extinção de animais e plantas, os incêndios florestais, representados na imagem A, colaboram para o agravamento do efeito estufa terrestre.

MP032

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Qu estã o

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Conhecer a diversidade das pessoas que vivem em um bairro, comparar seus costumes e tradições.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive;

EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças;

EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

2

Relacionar os costumes e a origem das pessoas com as atividades realizadas nos lugares.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive;

EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças;

EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

3

Identificar as transformações ocorridas em um lugar ao longo do tempo. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE05: Analisar mudanças e permanências comparando imagens deum mesmo lugar em diferentes tempos.

4

Identificar o ponto de vista em uma fotografia.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE09: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografia (visão oblíqua).

5

Identificar meios de transporte e meios de comunicação.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

MP033

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

6

Identificar e localizar objetos e pessoas por um ponto de referência.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

7

Reconhecer formas de representação de elementos pelos símbolos.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE08: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

8

Relacionar períodos do dia com atividades sociais.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

9

Reconhecer transformações e impactos causados pelos seres humanos na natureza.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF02GE07: Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais;

EF02GE11 : Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

Sugestão de autoavaliação

Caso entenda pertinente, proponha uma autoavaliação após a realização da avaliação diagnóstica. A estratégia pode contribuir para que os estudantes se dediquem a analisar a própria relação com os estudos e a traçar metas e expectativas em relação ao ano letivo que se inicia. Sugerimos, a seguir, algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:

  1. Resolvi todas as atividades da avaliação diagnóstica?
  1. Tive poucas ou nenhuma dúvida ao resolver as atividades?
  1. Acho que preciso estudar mais para conseguir acompanhar as aulas neste ano?
  1. Já domino parte do conteúdo relacionado aos bairros?

    5. Consigo identificar os elementos de uma representação?