MP023
O QUE TEM NO MUNDO?
NO MUNDO TEM:
CAMINHOS
CASAS
PRÉDIOS
ESTRADAS
FAZENDAS
RIOS
MARES
MONTANHAS
FLORESTAS
GENTE
...
QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE O MUNDO,
MAIS COISAS BOAS
VOCÊ PODE ENCONTRAR NELE!
DESENHE, NESTA PÁGINA, O QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO TENHA.
MP024
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.
O mundo que queremos
Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
MP025
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.
Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
MP026
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. Bairro: o seu lugar, p. 12
Capítulo 1. O bairro onde você mora, p. 14
• Para ler e escrever melhor: O bairro Jardim das Flores, p. 22
Capítulo 2. Bairro: lugar de convívio, p. 24
• O mundo que queremos: Uma festa de respeito, p. 32
Capítulo 3. Representando os lugares, p. 34
• O que você aprendeu, p. 41
UNIDADE 2. O dia a dia no lugar onde você vive, p. 46
Capítulo 1. O que você faz ao longo do dia?, p. 48
• Para ler e escrever melhor: Um dia na vida de Mário, p. 52
Capítulo 2. As pessoas trabalham, p. 54
Capítulo 3. O vai e vem no lugar onde você vive, p. 60
• O mundo que queremos: Boas atitudes, trânsito mais seguro, p. 72
• O que você aprendeu, p. 74
MP027
UNIDADE 3. Você se comunica, p. 78
Capítulo 1. Diferentes maneiras de se comunicar, p. 80
• O mundo que queremos: Sistema Braille, p. 86
Capítulo 2. Os meios de comunicação, p. 88
• Para ler e escrever melhor: Alô, alô, responde…, p. 94
Capítulo 3. Comunicação e tecnologia, p. 96
• O que você aprendeu, p. 100
UNIDADE 4. Em cada lugar, um modo de viver, p. 104
Capítulo 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida, p. 106
• Para ler e escrever melhor: Os indígenas Araweté, p. 114
Capítulo 2. O modo de vida das pessoas e a natureza, p. 116
Capítulo 3. Atividades humanas e problemas ambientais, p. 122
• O mundo que queremos: Evitando o desperdício de água, p. 126
• O que você aprendeu, p. 128
Para terminar, p. 130
Referências bibliográficas, p. 134
MP028
Para começar
Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Leia o texto a seguir.
arroz
feijão
O _____ é usado para fazer um doce e rechear o bolinho japonês chamado manju. No Brasil, costumamos cozinhar o feijão para comer com _____, para fazer sopa e até para fazer um bolinho salgado chamado acarajé.
PROFESSOR
Resposta: feijão; arroz.- Agora, leia este texto e depois marque com um X as frases corretas.
( ) Os avós de Mayumi e o s bisavós de Lorenzo vieram de outros países para morar no Brasil.
( ) Os bairros de Mayumi e de Lorenzo são diferentes.
( ) As pessoas não influenciam os costumes e as atividades que são realizadas nos bairros onde vivem.
PROFESSOR
Resposta correta: Os avós de Mayumi e os bisavós de Lorenzo vieram de outros países para morar no Brasil; Os bairros de Mayumi e de Lorenzo são diferentes.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Fim do complemento.
As páginas 8 e 9 contemplam as habilidades da BNCC: EF02GE01, EF02GE02, EF02GE03, EF02GE04, EF02GE05 e EF02GE09.
Orientações pedagógicas
As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.
Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. Com base nisso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.
Atividade 1. Espera-se que os estudantes reconheçam que, em um bairro, habitam pessoas de diferentes lugares e com diferentes costumes, tradições e mesmo características físicas. Destaque também que o Brasil tem recebido pessoas de diversos países ao longo da história e elas contribuíram, e ainda contribuem, para a diversidade da cultura brasileira. Incentive-os a mencionar outros preparos com feijão que eles consomem ou conhecem. Com isso, espera-se que os estudantes reconheçam que as pessoas possuem hábitos e costumes diferentes.
Atividade 2. Verifique se os estudantes reconhecem que os lugares são diferentes uns dos outros e que as pessoas transformam os lugares onde vivem de acordo com os seus modos de vida.
MP029
Avaliação diagnóstica
- Observe as fotografias de uma avenida em duas épocas diferentes.
LEGENDA: Avenida Boa Viage m, no município de Recife, no estado de Pernambuco, na década de 1940. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Boa Viagem, no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
( ) Fotografia 1.
( ) Fotografia 2.
PROFESSOR
Resposta correta: Fotografia 1.- Complete o texto com as palavras abaixo.
Atualmente
Antigamente
_____, a avenida era estreita e havia algumas casas ao longo dela. _____, a avenida é larga e há muitos edifícios.
PROFESSOR
Resposta: Antigamente; Atualmente.-
Observe novamente as fotografias da atividade anterior. Na fotografia 1, a avenida é vista:
( ) de cima.
( ) de cima e de lado.
PROFESSOR
Resposta: de cima e de lado.
-
Leia o texto a seguir.
Carmem vive com seus pais em uma cidade. Os avós dela vivem em outra cidade. Quando Carmem sente saudades, ela pode falar com eles pelo telefone. Uma vez por ano Carmem passa as férias na casa de seus avós. Como eles moram muito longe, Carmem viaja de avião.
- Sublinhe de verde o meio de transporte que Carmem usa para viajar à casa dos avós.
PROFESSOR
Resposta: avião.- Circule de azul o meio de comunicação que Carmem usa para falar com os avós quando está longe.
PROFESSOR
Resposta: telefoneMANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 3. A atividade possibilita avaliar a capacidade de análise da paisagem e de comparação de imagens para identificar as transformações de um lugar ao longo do tempo. Espera-se que os estudantes percebam elementos que indicam as transformações da paisagem nos diferentes períodos, como o aumento de construções, a pavimentação das ruas, entre outros.
Atividade 4. O objetivo desta atividade é identificar se os estudantes reconhecem diferentes pontos de vista. Ao longo da unidade, eles terão a oportunidade de desenvolver noções que possibilitam a distinção entre os diferentes pontos de vista.
Atividade 5. Além de identificar se os estudantes reconhecem exemplos de meios de transporte e comunicação, a atividade trabalha a capacidade de leitura de texto e de interpretação das orientações.
MP030
- Observe o desenho da sala de aula de Ana. Marque com um X as palavras que estão faltando em cada frase.
- O relógio está
_____
da lousa.
( ) acima
( ) abaixo
PROFESSOR
Resposta correta: acima.- O
globo
terrestre está
_____
do armário.
( ) fora
( ) dentro
PROFESSOR
Resposta correta: dentro.- A carteira de Vítor está à
_____
da carteira de Ana.
( ) direita
( ) esquerda
PROFESSOR
Resposta correta: esquerda.- A carteira de Júlia está
_____
da carteira de Ana.
( ) atrás
( ) na frente
PROFESSOR
Resposta correta: na frente.- Imagine que você está olhando de cima para a sala de aula de Ana. Ligue o símbolo que você usaria para representar cada elemento.
Coluna 1
Lixeira.
Carteiras.
Coluna 2
PROFESSOR
Resposta: Carteiras – retângulo verde; Lixeira – bola vermelhaMANUAL DO PROFESSOR
As páginas 10 e 11 contemplam as habilidades da BNCC: EF02GE06, EF02GE07, EF02GE08, EF02GE10 e EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Atividade 6. O objetivo da atividade é identificar se os estudantes têm noção de lateralidade, tendo um objeto como referência. Essa noção é importante para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à orientação espacial.
Atividade 7. Se necessário, estimule os estudantes a pensar na imagem de cima para baixo para associar os elementos reais (lixeira e carteira) aos símbolos semelhantes que eles veem na representação da planta da sala de aula.
Conceitos geográficos como mediações para compreender o mundo
[...] é pela atividade cognitiva que o homem se apropria dos saberes historicamente produzidos pelos homens e dos modos de saber e de pensar desses homens. Ou seja, ele se apropria dos conteúdos e do modo de pensar que levou à produção desses conteúdos. [...]
Esse raciocínio fundamenta a compreensão da relevância de estabelecer como meta do ensino de Geografia o desenvolvimento de conceitos, o que significa mediar a atividade cognitiva dos alunos para que eles possam, ao assimilar os conteúdos, formar conceitos geográficos, entendidos como as formas mais elaboradas, mais genéricas do pensamento dessa ciência.
MP031
- Relacione as atividades de Felipe e de sua família com o período do dia em que elas acontecem.
Coluna 1
Antes de dormir, Felipe lê um livro e seu pai lê o jornal.
De manhã, enquanto Felipe vai à escola, sua mãe trabalha.
Coluna 2
Dia
Noite
PROFESSOR
Resposta: Dia – De manhã, enquanto Felipe vai à escola, sua mãe trabalha. Noite – Antes de dormir, Felipe lê um livro e seu pai lê o jornal.- Muitas vezes, as pessoas usam os recursos da natureza de forma inadequada e ocorrem problemas ambientais. Escreva nos quadradinhos abaixo a letra da fotografia correspondente a cada texto.
LEGENDA: Queimada de floresta no município de Novo Progresso, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústria no município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rio poluído no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
( ) As águas dos rios são importantes para a vida dos animais e das pessoas. Mas muitos rios estão poluídos com lixo e esgoto.
PROFESSOR
Resposta: C( ) Os poluentes l ançados pelas indústrias e pelos automóveis poluem o ar e podem causar problemas respiratórios nas pessoas.
PROFESSOR
Resposta: B( ) Derrubar as árvores e queimar as florestas polui o ar e destrói espécies de plantas e de animais.
PROFESSOR
Resposta: AMANUAL DO PROFESSOR
Ao fazer isso, os alunos poderão passar de um estágio em que fazem certas generalizações dos objetos estudados (ainda no nível dos pseudoconceitos), com as distinções, as classificações e as unidades cabíveis a eles, para o estágio dos conceitos propriamente ditos, em que serão capazes de fazer generalizações no pensamento, análises e sínteses, abstrações descoladas de suas objetivações empíricas.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola . São Paulo: Papirus, 2012. p. 190-191.
Orientações pedagógicas
Atividade 8. Espera-se que os estudantes reconheçam quais atividades são exercidas em cada período do dia. A atividade contribui para avaliar a percepção deles em relação a atividades rotineiras realizadas em diferentes períodos do dia.
Atividade 9. Os estudantes devem reconhecer que os seres humanos transformam as paisagens e que essas transformações podem impactar a vida das pessoas, dos animais e das plantas. Se julgar pertinente, comente que a poluição da água dos rios, representada na imagem C, pode torná-la imprópria para o consumo das pessoas e prejudica a reprodução de várias espécies de peixe. Causada pela emissão de gases das chaminés de indústrias e veículos, a poluição atmosférica, representada na imagem B, pode provocar problemas respiratórios na população local, além de contribuir para o aumento da temperatura das cidades, fenômeno conhecido como ilha de calor. Além de causar a extinção de animais e plantas, os incêndios florestais, representados na imagem A, colaboram para o agravamento do efeito estufa terrestre.
MP032
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Qu estã o |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Conhecer a diversidade das pessoas que vivem em um bairro, comparar seus costumes e tradições. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive; EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças; EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
|
2 |
Relacionar os costumes e a origem das pessoas com as atividades realizadas nos lugares. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive; EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças; EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
|
3 |
Identificar as transformações ocorridas em um lugar ao longo do tempo. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE05: Analisar mudanças e permanências comparando imagens deum mesmo lugar em diferentes tempos. |
|
4 |
Identificar o ponto de vista em uma fotografia. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE09: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografia (visão oblíqua). |
|
5 |
Identificar meios de transporte e meios de comunicação. A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
MP033
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/ conceito |
---|---|---|
6 |
Identificar e localizar objetos e pessoas por um ponto de referência. A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. |
|
7 |
Reconhecer formas de representação de elementos pelos símbolos. A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE08: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. |
|
8 |
Relacionar períodos do dia com atividades sociais. A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.). |
|
9 |
Reconhecer transformações e impactos causados pelos seres humanos na natureza. A atividade 9 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF02GE07: Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais; EF02GE11 : Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. |
Sugestão de autoavaliação
Caso entenda pertinente, proponha uma autoavaliação após a realização da avaliação diagnóstica. A estratégia pode contribuir para que os estudantes se dediquem a analisar a própria relação com os estudos e a traçar metas e expectativas em relação ao ano letivo que se inicia. Sugerimos, a seguir, algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:
- Resolvi todas as atividades da avaliação diagnóstica?
- Tive poucas ou nenhuma dúvida ao resolver as atividades?
- Acho que preciso estudar mais para conseguir acompanhar as aulas neste ano?
- Já domino parte do conteúdo relacionado aos bairros?
5. Consigo identificar os elementos de uma representação?