MP034

UNIDADE 1. Bairro: o seu lugar

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, um hospital e abaixo, uma praça com crianças jogando futebol em um campo. Ao lado, uma mulher está sentada em um banco e lendo um livro. Em volta deles há várias árvores. No centro há uma igreja, uma farmácia, uma padaria, uma escola e um mercado. Na escola há crianças jogando basquete em uma quadra. Em volta há casas, árvores e plantas. À direita há árvores e o mar. Um homem e uma menina estão andando com um cachorro e um homem está pescando. Em volta do bairro há ruas asfaltadas, carros, motos e pessoas andando. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementarr:

Roteiro de aula

A aula prevista para a abertura da Unidade 1 pode ser trabalhada na semana 2.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da unidade

  • Identificar diferentes características e paisagens do bairro onde vive e de outros bairros.
  • Identificar mudanças e permanências ocorridas na paisagem do bairro.
  • Reconhecer as ações do ser humano, ao longo do tempo, responsáveis pelas transformações ocorridas na paisagem.
  • Reconhecer o bairro como um espaço de convívio.
  • Compreender o conceito de migração.
  • Utilizar a linguagem gráfica, em especial a cartográfica, para a análise e a representação do espaço.
  • Reconhecer duas maneiras de localizar lugares: por meio do endereço e da utilização de pontos de referência.
  • Desenvolver noções de lateralidade, orientação e localização espacial.

    Nesta abertura de unidade são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE08.

    Introdução da unidade

    Nesta unidade, o bairro é o eixo central para a análise da paisagem e dos diferentes grupos sociais com os quais os estudantes convivem. Ao longo do bimestre, esses temas serão trabalhados com base nas experiências dos estudantes e em diálogo com as habilidades trabalhadas no ano letivo anterior.

    Considerando a escala do bairro, os estudantes também trabalharão a alfabetização cartográfica pelas noções de representação e localização espacial.

    Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Competências Gerais da Educação Básica: 1; 2; 3.
  • Competência Específica de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 7.
  • Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 1; 4.

MP035

Boxe complementar:

Vamos conversar

O desenho representa o bairro onde Paula mora.

  1. O que existe no bairro de Paula?
  1. E o que há no bairro onde você mora?
  1. Seu bairro se parece com o bairro de Paula? O que é parecido? O que é diferente?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Estimule os estudantes a comentar livremente o desenho que representa o bairro de Paula, dizendo o que mais chama a atenção. Peça a eles que localizem no desenho diferentes elementos, como a escola, o hospital e a quadra de esportes.

A observação da paisagem é uma habilidade a ser desenvolvida em Geografia. Ao encaminhar as questões propostas, aproveite para perguntar aos estudantes se eles têm o hábito de observar os elementos presentes na paisagem do bairro onde moram.

Atividade 1. Espera-se que os estudantes percebam que no bairro de Paula há mercado, escola, hospital, quadra de esportes, farmácia, além de casas, áreas verdes, veículos e pessoas.

Atividade 2. Resposta pessoal. Permita aos estudantes que se expressem, comentando o que há no bairro onde vivem.

Atividade 3. Resposta pessoal. Estimule-os a comparar os elementos representados no bairro de Paula com os elementos presentes nos bairros onde os estudantes vivem.

Literacia e Geografia

Favorecer o desenvolvimento dos estudantes em situações de comunicação pública é um dos objetivos das atividades propostas na seção Vamos conversar.

O desenvolvimento de capacidades como as de réplica e de discussão dos temas propostos deve ser estimulado ao longo da Educação Básica. Por isso é importante organizar a turma de modo que todos se expressem, argumentem e ouçam os colegas, evitando repetições e/ou falas sobrepostas.

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Formas de representação e pensamento espacial.
  • Objetos de conhecimento: Convivência e interações entre pessoas na comunidade; Mudanças e permanências; Localização, orientação e representação espacial.
  • Habilidades: EF02GE01; EF02GE02; EF02GE05; EF02GE08; EF02GE09; EF02GE10.

MP036

CAPÍTULO 1. O bairro que você mora

Como é o bairro onde você mora?

Que tal fazer um passeio pelo bairro e conhecê-lo melhor?

Imagem: Ícone Atividade para Casa.  Fim da imagem.

  1. Na companhia de um adulto de sua família, faça um passeio pelo bairro onde você mora.

    Imagem: Ícone Atividade para Casa.  Fim da imagem.

  1. Durante o passeio, observe atentamente as ruas, as praças, as moradias, os prédios, as lojas.

    Imagem: Ícone Atividade para Casa.  Fim da imagem.

  1. Preencha a ficha com informações sobre seu bairro.
PROFESSOR Respostas pessoais.

1. Nome do bairro: _____

2. Como são as ruas do bairro onde você mora?

( ) Pavimentadas

( ) De terra

( ) Planas

( ) Íngremes

( ) Tranquilas

( ) Movimentadas

3. Há alguma praça no bairro?

( ) Sim

( ) Não

4. Pinte os elementos que existem no seu bairro.

( ) escola

( ) correio

( ) papelaria

( ) mercado

( ) parque

( ) posto de saúde

( ) padaria

( ) farmácia

( ) lanchonete

( ) delegacia

( ) banco

( ) teatro

( ) cinema

( ) hospital

( ) biblioteca

( ) lojas

( ) sorveteria

( ) praça

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para a primeira parte do Capítulo 1 pode ser trabalhada na semana 2.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Identificar as características do bairro em que vive.
  • Reconhecer que as paisagens dos bairros são diferentes.
  • Perceber que o espaço geográfico está em constante transformação.
  • Identificar as mudanças e as permanências ocorridas na paisagem do bairro.
  • Reconhecer as ações do ser humano, ao longo do tempo, responsáveis pelas transformações ocorridas na paisagem.

    As páginas 14 e 15 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE05.

    Orientações pedagógicas

    Estimule a observação dos estudantes para algumas características dos elementos da paisagem: tipos de construções; materiais utilizados; construções antigas ou recentes; tipos de estabelecimentos comerciais, industriais e culturais; ruas arborizadas; tipos de sinalização; ruas planas ou inclinadas, retas ou curvas; pavimentação; limpeza; existência de cursos de água (rios, córregos etc.); entre outros.

    Atividades 1 a 3. Oriente os estudantes a realizar as atividades com algum adulto da família, conversando com ele sobre as características observadas no passeio pelo bairro e preenchendo conjuntamente a ficha. Em sala de aula, incentive-os a compartilhar com os colegas o que observaram nos bairros onde moram. Anote na lousa as características que são mais parecidas entre os bairros.

    O bairro

    O bairro como nível da prática socioespacial se revela no plano do vivido (envolvendo a categoria habitante), que mostra a condição da vida material, ganha sentido na vida cotidiana, expressando as condições da reprodução espacial no mundo moderno. É assim que se vão revelando os modos possíveis de apropriação que se realizam nos limites e interstícios da propriedade privada do solo urbano, não só pelo acesso à casa (definido e submetido pelo mercado imobiliário), mas determinando e orientando os termos do uso e do espaço público. [...]

    Na escala do micro, o bairro — do ponto de vista da realização da vida — configura­se como prática socioespacial.

MP037

Imagem: Ícone Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. Agora, faça um desenho representando o bairro onde você mora e os elementos que existem nele.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.

Imagem: Ícone Atividade em Dupla.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. Junte-se a um colega e comparem os desenhos.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. O que há de semelhante entre os bairros que vocês representaram?
  1. O que há de diferente?

    Imagem: Ícone Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. Quais são os bairros vizinhos ao seu?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. O que seu bairro não tem, mas você gostaria que ele tivesse? Por quê?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Nessa dimensão concreta, ocorre a produção de laços de solidariedade e união dos habitantes, criados nas relações de vizinhança, que colocam em evidência a prática do habitante (espaço e tempo do lazer e da vida privada, bem como espaço e tempo do trabalho) iluminando usos, particularmente aquele que se estabelece fora do mundo do trabalho e da vida privada. O bairro como referencial para a vida é muito forte nas entrevistas e aponta para o fato de que os habitantes construíram, ao longo do tempo, uma identidade com essa parcela do espaço, que vai produzindo elementos constituidores da memória. Desse modo, [o bairro] é o microcosmo que ilumina a vida, o referencial definido por uma base espacial que se constitui como prática urbana e também a referência a partir da qual o habitante se relaciona com espaços mais amplos.

CARLOS, Ana Fani A. Espaço-tempo na metrópole . São Paulo: Contexto, 2001. p. 244.

Orientações pedagógicas

Atividades 4 e 5. Antes que se dediquem ao desenho, peça aos estudantes que se lembrem do passeio pelo bairro e instigue-os a refletir sobre as características da paisagem, partindo de alguns questionamentos, como: Por que as ruas são planas ou inclinadas?; Por que há mais prédios de apartamentos do que casas térreas, ou vice-versa?; Por que há poucos ou muitos estabelecimentos comerciais ou industriais?; Por que existem algumas ruas sem pavimentação?; Por que as ruas estão sujas ou limpas?

Atividade 6. Verifique se os estudantes conseguem identificar os bairros vizinhos. Se julgar conveniente, mostre um mapa do município e localize os bairros onde moram e os adjacentes a eles.

Atividade 7. Peça aos estudantes que justifiquem as respostas. Pode-se promover um debate para verificar se os demais também gostariam que esse elemento existisse no bairro onde moram.

O debate sobre as características do bairro onde os estudantes vivem é oportuno para estimular a reflexão sobre o tema atual de relevância que se destaca neste volume, a acessibilidade e a inclusão. Explore as características observadas pelos estudantes em seus bairros e pergunte se elas oferecem condições adequadas para que pessoas com deficiência possam circular e aproveitar os elementos existentes nos bairros. Se as respostas forem negativas, incentive-os a considerar as intervenções que poderiam ser feitas pelo poder público e pelas pessoas para melhorar essas condições.

MP038

Os bairros são diferentes

Alguns bairros são parecidos, mas, com certeza, não são iguais!

Existem bairros onde há muitas ruas, casas e prédios. Também há bairros com poucas casas e muitas plantações. E há, ainda, muitos outros bairros, um diferente do outro.

Vamos conhecer alguns bairros?

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias casas com árvores entre elas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do bairro Barão Geraldo, no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma região montanhosa. À direita há várias casas e à esquerda, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do bairro do Matão, no município de Tomazina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano há várias árvores. No centro, casas espalhadas e ao fundo, morros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea de bairro no município de Santa Cruz da Baixa Verde, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro há um barco em um rio e nas laterais, casas sobre estruturas de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro São José, no município de Itaituba, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para esta parte do Capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 3.

Fim do complemento.

As páginas 16 e 17 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE05.

Orientações pedagógicas

Explore as diferenças entre os bairros apresentados nas fotografias pedindo aos estudantes que os comparem, citando os elementos que mais chamaram a atenção em cada uma. Pode-se fazer algumas perguntas para auxiliá-los na observação das fotografias: Qual desses bairros têm mais prédios?; Qual deles apresenta plantações ou vegetação?; Por qual desses bairros passa um rio?

O estudo da paisagem nos anos iniciais

[...] O estudo da paisagem local não deve se restringir à mera constatação e descrição dos fenômenos que a constituem. Deve­se também buscar as relações entre a sociedade e a natureza que aí se encontram presentes, situando­as em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando­as, conferindo­lhes significados, compreendendo­as. Estudar a paisagem local ao longo dos primeiro e segundo ciclos é aprender a observar e a reconhecer os fenômenos que a definem e suas características; descrever, representar, comparar e construir explicações, mesmo que aproximadas e subjetivas, das relações que aí se encontram impressas e expressas. [...]

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. p. 77.

MP039

Imagem: Fotografia. À direita, a orla da praia. No centro, várias casas, prédios e árvores. À esquerda, um lago e prédios em volta de um morro. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de construções grandes e extensas. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro Chácaras Campos dos Amarais, no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Você deve ter percebido que cada bairro mostrado nas fotografias é diferente do outro.

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que isso acontece?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Algum dos bairros mostrados nas fotografias se parece com o bairro onde você mora?
    1. O que é parecido?

      _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. O que é diferente?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Explique aos estudantes que as diferenças entre os bairros são decorrentes dos processos históricos, econômicos e sociais relacionados à sua formação e seu desenvolvimento.

Atividade 9. Se necessário, peça aos estudantes que retomem a ficha da página 14 e o desenho da 15 para fazer a comparação do bairro onde moram com os mostrados nas fotografias.

MP040

Os bairros mudam

O bairro onde você vive não foi sempre assim, como você o conhece hoje. Os bairros vão sendo formados e transformados pelas pessoas, com o passar do tempo.

Casas são derrubadas e, no local delas, erguem-se prédios ou viadutos. Ruas e avenidas são construídas. Novas construções são feitas em áreas desocupadas. Algumas árvores são derrubadas, outras são plantadas nas ruas e nas praças.

Compare as duas fotografias.

Imagem: Fotografia 1 em preto e branco. À esquerda, a orla da praia. No centro, uma rua com dois carros e uma charrete. À direita, casas e árvores. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1911. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. À esquerda, a orla da praia. À direita, vários prédios, casas e árvores. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que mudanças ocorreram nesse bairro? Em sua opinião, por que essas mudanças ocorreram?
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Atenção professor: Estimule o estudante a perceber que a apropriação e a transformação do espaço ocorrem de acordo com a organização e o modo de vida dos diferentes grupos humanos, em distintos momentos históricos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 18 e 19 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE05.

Orientações pedagógicas

Os estudantes deverão reconhecer que muitas das mudanças ocorridas na paisagem do bairro não constituem um fenômeno natural, uma vez que são produzidas pelo ser humano. É importante que eles percebam que as mudanças na paisagem são dinâmicas. Inicie o assunto pela comparação de duas fotografias que mostram a paisagem de um mesmo lugar, em épocas diferentes.

Planeje um roteiro de aulas iniciando a abordagem do assunto pela comparação das duas fotografias que mostram as paisagens de um mesmo lugar, em épocas diferentes. Com base na análise das paisagens e caso considere conveniente, elabore com os estudantes um texto coletivo descrevendo-as.

Comente que a maior parte dos bairros foi formada por ocupações e loteamentos. Surgiram de forma espontânea, com pouco ou nenhum planejamento ou política de desenvolvimento. Outros bairros, no entanto, originaram-se de forma planejada, isto é, foram projetados por arquitetos e engenheiros para desempenhar as funções de moradia ou de atividade econômica industrial, comercial ou de turismo.

As transformações da paisagem

A paisagem revela a realidade do espaço em um determinado momento do processo. O espaço é construí­ do ao longo do tempo de vida das pessoas, considerando a forma como vivem, o tipo de relação que existe entre elas e que estabelecem com a natureza. Dessa forma, o lugar mostra, através da paisagem, a história da população que ali vive, os recursos naturais de que dispõe e a forma como se utiliza de tais recursos.

A paisagem é o resultado do processo de construção do espaço. [...]

Cada um vê a paisagem a partir de sua visão, de seus interesses, de sua concepção.

A aparência da paisagem, portanto, é única, mas o modo como a apreendemos poderá ser diferenciado.

MP041

Os bairros mudam, mas alguns elementos permanecem

Mesmo com as mudanças que ocorrem nos bairros, podemos encontrar alguns elementos que sofreram poucas alterações com o passar do tempo. Esses elementos indicam como os bairros eram antigamente.

Edifícios antigos de igrejas, casas, fábricas, pontes ou viadutos que permaneceram no bairro podem representar marcas da história desse bairro.

Veja estas fotografias. Elas mostram parte de um bairro em épocas diferentes.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma praça com bancos e árvores no chão de terra. No centro há uma torre com um relógio na ponta. Em volta há várias construções e pessoas andando. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça do Ferreira no bairro Centro, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1935. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma praça com bancos e árvores no piso quadriculado. No centro há uma torre com um relógio na ponta. Em volta há vários prédios, construções e pessoas andando. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça do Ferreira no bairro Centro, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O que mudou nesse bairro?
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem mencionar a mudança da pavimentação e a distribuição dos jardins na praça, o aumento e a verticalização das construções no seu entorno etc. Fim da observação.

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O que permaneceu nesse bairro?
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem mencionar a permanência do relógio e de algumas construções na praça. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Embora na aparência as formas estejam dispostas e apresentadas de modo estático, não são assim por acaso. A paisagem, pode­se dizer, é um momento do processo de construção do espaço. O que se observa é portanto resultado de toda uma trajetória, de movimentos da população em busca de sua sobrevivência e da satisfação de suas necessidades (que são historicamente situados), mas também pode ser resultante de movimentos da natureza. Esta paisagem precisa ser apreendida para além do que é visível, observável. Esta apreensão é a busca das explicações do que está por detrás da paisagem, a busca dos significados do que aparece. [...]

CALLAI, Helena Copetti. A natureza na análise geográfica. In : CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de Geografia : práticas e textualizações no cotidiano. 11ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 96­97.

Orientações pedagógicas

Na observação das fotografias é essencial distinguir e explorar as diferenças e as semelhanças entre as paisagens, de forma que o estudante, ao analisá-las, possa reconhecer os diferentes tempos que compõem a produção histórica dessas paisagens. É importante que, ao comparar um mesmo bairro em épocas diferentes, eles percebam mudanças e permanências que ocorreram ao longo do tempo. Aproveite a oportunidade para discutir possíveis causas e consequências dessas mudanças e permanências.

Atividades 11 e 12. Se julgar pertinente, proponha que a mesma atividade de análise, pela observação e comparação, seja feita com fotografias antigas e atuais do bairro onde fica a escola ou onde o estudante mora.

Nas atividades 10, 11 e 12 o estudante desenvolve a habilidade EF02GE05 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

MP042

Imagem: Ícone Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. E no bairro onde você vive, o que mudou? Vamos descobrir? Entreviste um familiar ou vizinho que more há bastante tempo no seu bairro.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Roteiro de entrevista

  1. Qual é o seu nome?

    _____

  1. Há quanto tempo você mora aqui?

    _____

  1. Como eram as ruas antigamente?

    _____

  1. E hoje, como as ruas são?

    _____

  1. Como eram as casas e as lojas?

    _____

  1. Existe alguma construção antiga? Qual?

    _____

  1. Ela ainda tem a mesma função da época em que foi construída?

    _____

  1. O que mudou desde que você veio morar aqui?

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 20 e 21 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE05.

Orientações pedagógicas

Atividade 13. Oriente que a entrevista seja feita na companhia de algum responsável, que pode ajudar a transcrever as respostas no caderno, se necessário. Além disso, pode-se solicitar aos entrevistados que respondam de forma simples, sucinta e objetiva. Peça aos estudantes que anotem as respostas da entrevista no livro. Em sala de aula, solicite a eles que leiam as respostas e promova uma roda de conversa que aborde a paisagem do bairro ao longo do tempo, ressaltando mudanças e permanências. Ao comparar a paisagem de antigamente com a atual, eles poderão estabelecer relações entre a própria vivência e a de pessoas de outras gerações.

Procedimentos para uma boa entrevista

É importante orientar os estudantes, antecipadamente, a respeito de como proceder durante uma entrevista. Converse também sobre o propósito da entrevista: o que se quer saber do entrevistado. Veja as dicas a seguir.

• Considerar o propósito da entrevista para prepará-la (no caso, obter mais informação acerca do entrevistado) e selecionar as perguntas em função desse propósito.

  • Perguntar à pessoa se aceita ser entrevistada.

MP043

PROFESSOR Atenção professor: Sobre as atividades desta página, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

Imagem: Ícone Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Utilizando as informações da entrevista, faça dois desenhos: um mostrando como era o seu bairro antigamente e outro mostrando como ele é atualmente.

Antigamente

_____

Antigamente

_____

Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Compare os desenhos que fez: o que mudou no seu bairro com o passar do tempo?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer as perguntas com educação e ouvir atentamente as respostas para evitar perguntar novamente o que já foi dito pelo entrevistado.
  • Pedir esclarecimentos ao entrevistado quando surgir uma dúvida.
  • Ao final da entrevista, agradecer o entrevistado.

    Orientações pedagógicas

    Nas atividades 14 e 15 o estudante desenvolve a habilidade EF02GE05 da Base Nacional Comum Curricular: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

    É importante que os estudantes desenvolvam a noção de que a paisagem é mutável e dinâmica e entendam que nela estão presentes tanto elementos do presente como do passado. É importante ainda que comecem a compreender que as mudanças na paisagem também refletem as transformações que ocorrem na sociedade e indicam a relação dos seres humanos entre si e destes com a natureza.

MP044

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler descreve um bairro.

O bairro Jardim das Flores

O bairro Jardim das Flores fica no município de Santa Clara.

O bairro tem esse nome porque nele há muitas árvores que florescem na primavera.

Nesse bairro há muitas casas e poucos prédios de apartamentos.

O comércio do bairro é variado: há padaria, papelaria, sorveteria, farmácia, mercado e lojas.

Imagem: Ilustração. Um menino está saindo de uma loja e segurando um sorvete. Ao seu lado há uma rua com flores coloridas nos canteiros. Ao fundo há construções e entre elas, árvores e flores coloridas. Fim da imagem.
  1. Marque o que foi informado sobre o bairro Jardim das Flores.

( ) Nome do município onde o bairro se localiza.

( ) Data da fundação do bairro.

( ) Tipo de moradia predominante no bairro.

( ) Tipos de comércio.

PROFESSOR Resposta correta: Nome do município onde o bairro se localiza; Tipo de moradia predominante no bairro; Tipos de comércio.
  1. Sublinhe, no texto, os trechos que justificam as informações que você marcou.
PROFESSOR Resposta: município de Santa Clara; há muitas casas e poucos prédios de apartamentos; há padaria, papelaria, sorveteria, farmácia, mercado e lojas.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção Para ler e escrever melhor podem ser trabalhadas na semana 4.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Ler e compreender um texto descritivo.
  • Identificar os elementos da paisagem descrita no texto.
  • Analisar e selecionar informações contidas no texto, separando-as em um organizador gráfico (esquema).
  • Desenvolver a capacidade de síntese.
  • Escrever um texto descritivo sobre o lugar onde vive.

    As páginas da seção contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE05.

    Orientações pedagógicas

    Peça aos estudantes que leiam o texto em voz alta.

    Explique, com base no texto, que fazer uma descrição é apresentar as características de algo. Esse texto apresenta algumas características do bairro Jardim das Flores e a leitura coletiva dele contribui para o desenvolvimento da literacia pela retirada de informação explícita e inferências diretas.

    Pergunte se o bairro em que os estudantes moram se parece com o bairro descrito no texto.

    Questione-os sobre semelhanças e diferenças entre os bairros. A ideia é que eles descrevam o bairro onde vivem e o comparem com a descrição do bairro apresentado no texto.

    O texto descritivo

    Descrever é apresentar as características de um objeto (ser, coisa ou paisagem), partindo do ponto de vista de um observador. O observador seleciona aspectos que mais lhe convêm descrever, influenciado pela sua relação pessoal com o objeto e sua posição física ou espacial de observação.

    O posicionamento espacial determinará o ponto de vista e a quantidade de detalhes físicos do objeto.

MP045

  1. De acordo com o texto que você leu, complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome do bairro

_____

PROFESSORResposta: Jardim das Flores.

Onde se localiza

_____

PROFESSORResposta: No município de Santa Clara.

Tipos de moradia

_____

PROFESSORResposta: Casas e prédios de apartamentos.

Tipos de comércio

_____

PROFESSORResposta: Padaria, papelaria, sorveteria, farmácia, mercado e lojas.
  1. Complete o quadro com informações sobre o bairro onde você mora.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome do bairro

Onde se localiza

Tipos de moradia

Tipos de comércio

  1. Com base nas informações do quadro, escreva no caderno um pequeno texto contando como é o bairro onde você mora. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A relação emocional ou afetiva com o objeto ou a concorrência de fatores psicológicos presentes no momento da observação contribuem para uma descrição mais objetiva (pragmática) ou mais subjetiva (emocional).

O texto descritivo apresenta marcas linguísticas predominantes: uso de adjetivos para caracterizar o objeto, uso de verbos de estado (ser, estar, parecer, permanecer etc.) e uso de advérbios de lugar para localização espacial do objeto.

Orientações pedagógicas

Se julgar necessário, elabore atividades complementares que auxiliem os estudantes a compreender melhor o texto.

Atividade 3. Oriente os estudantes a conferir as informações do texto antes de organizá-las no quadro. A localização de informações no texto e o registro delas de modo organizado, como ele deve fazer no quadro desta atividade, são procedimentos importantes para o desenvolvimento de processos de compreensão da leitura e de produção de escrita.

Atividade 5. Solicite a alguns estudantes que leiam para a classe o texto produzido. Peça a eles que apontem diferenças e semelhanças entre o próprio texto e aqueles apresentados pelos colegas.

Se julgar conveniente, peça aos estudantes que ilustrem o texto produzido. Os desenhos podem ser expostos para que observem semelhanças e diferenças entre eles.

Outra possibilidade para esta atividade é a produção de um texto coletivo.

MP046

CAPÍTULO 2. Bairro: lugar de convívio

No bairro convivemos com a família e os amigos.

No bairro realizamos diversas atividades. Nele podemos brincar na praça com os amigos ou tomar um sorvete com a família. Podemos fazer compras na padaria, no supermercado ou em outras lojas.

Algumas pessoas estudam ou trabalham no mesmo bairro em que moram. Outras pessoas moram em um bairro, mas estudam ou trabalham em outro.

Imagem: Ilustração. Um casal está sentado em volta de uma mesa, sorrindo e segurando sorvetes. Entre eles, um menino está sentado, sorrindo e lambendo um sorvete. Ao fundo, um homem está atrás de um balcão e segurando um sorvete com a mão estendida. Na frente dele, uma mulher está sorrindo com a mão estendida. Atrás há uma placa com a informação: SORVETES. Fim da imagem.
  1. Você costuma brincar com seus amigos em algum lugar do bairro? Onde? Do que vocês brincam?

__ ___

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. A sua escola fica no mesmo bairro em que você mora?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Os seus familiares fazem compras nas lojas do bairro? O que eles compram?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha, Editora Salamandra. No livro, é possível conhecer diferentes características do bairro onde mora um menino chamado Marcelo.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para a primeira parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 5.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Compreender que o bairro é um espaço de convívio que está inserido em uma unidade espacial mais ampla.
  • Perceber o bairro como um espaço propício para o aprimoramento das relações sociais.
  • Reconhecer que é possível localizar lugares usando o endereço e os pontos de referência.
  • Desenvolver noções de lateralidade, orientação e localização espacial.
  • Compreender o conceito de migração.
  • Perceber que as pessoas são diferentes umas das outras e que todas elas devem ser respeitadas.

    Nas páginas 24 e 25 são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC: EF02GE10.

    Orientações pedagógicas

    Leia o texto com os estudantes e pergunte se eles e seus familiares realizam as atividades mencionadas no texto. Peça a eles que citem outras atividades que costumam realizar no bairro com seus familiares.

    Atividades 1 a 3. Com base nas respostas dos estudantes, será possível verificar a relação que estabelecem com o bairro de vivência.

    O lugar, a porção do espaço apropriável para a vida

    [O bairro pode ser entendido] como [um] espaço imediato da vida, das relações cotidianas mais finas – as relações de vizinhança, o ir às compras, o caminhar, o encontro dos conhecidos, o jogo de bola, as brincadeiras, o percurso de uma prática vivida/reconhecida em pequenos atos corriqueiros, e aparentemente sem sentido, que criam laços profundos de identidade, habitante-habitante, habitante-lugar. São lugares que o homem habita dentro da cidade que dizem respeito a seu cotidiano e a seu modo de vida – onde se locomove, trabalha, passeia, flana, isto é, pelas formas através das quais o homem se apropria e que vão ganhando o significado dado pelo uso.

    CARLOS, Ana Fani A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 20-21.

MP047

Observe a praça de um bairro.

Imagem: Ilustração. À esquerda, duas mulheres estão sentadas em um banco e sorrindo. Ao lado delas há um balanço. Em seguida, um menino está descendo em um escorregador e duas crianças estão sentadas em um gira-gira. Em volta há moitas. Ao fundo, uma mulher está andando de bicicleta, um homem está sentado em um banco e lendo um livro, um homem está enchendo um copo com água na frente de um bebedouro e um homem está ao lado de um carrinho de sorvetes. Em seguida há duas pessoas dentro de uma banca de jornal e um homem está entregando um saco de pipoca para um menino. Atrás deles há um carrinho de pipocas. Ao fundo, árvores e silhuetas de carros e prédios. Fim da imagem.
  1. Quais brinquedos existem nessa praça?

___ __

PROFESSOR Resposta: Balanço, escorregador, gira-gira.
  1. Há praças no bairro onde você vive? Há brinquedos nelas?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Observe novamente a praça e responda às questões.
    1. O escorregador está entre quais brinquedos?

      _____

PROFESSOR Resposta: Entre o gira-gira e o balanço.
  1. Qual é o brinquedo que está ao lado do gira-gira?

    _____

PROFESSOR Resposta: O escorregador.
  1. Qual é o brinquedo que está mais perto do banco onde há duas pessoas sentadas?

    _____

PROFESSOR Resposta: O balanço.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 5. Se necessário, comente que as praças são espaços de convivência utilizados para vários fins, como atividades de lazer e diferentes manifestações.

Atividade 6. É possível ampliar a atividade usando os objetos da sala de aula e lugares na própria escola. Mude os pontos de referência e faça perguntas para reforçar o que aprenderam.

Numeracia e Geografia

Para favorecer o desenvolvimento do raciocínio cartográfico e matemático, é possível propor a identificação e o registro da posição de outros elementos da ilustração, além dos já explorados nas atividades, inclusive considerando mais de um ponto de referência.

MP048

Localizando os lugares

A casa onde moramos tem um endereço.

O endereço facilita a localização de casas, escolas, hospitais, lojas, fábricas e escritórios no bairro.

O nome da rua, o número da casa, o nome do bairro, do município, do estado e do país, além do CEP, compõem o endereço.

Para que correspondências e encomendas cheguem ao seu destino, é necessário que o endereço esteja completo e correto.

Imagem: Ilustração. Um carteiro com boné azul, camiseta amarela, calça e sapatos azuis está com uma mala pendurada no corpo, segurando envelopes com a mão esquerda e com a mão direita virada para cima. Ele fala: CEP é a sigla de Código de Endereçamento Postal, que é um código formado por números para facilitar a localização de endereços e a distribuição das correspondências. Atrás dele há uma placa com a informação: RUA DOS BAMBUS. Ao fundo, uma casa com o número 48 e árvores. Fim da imagem.

Imagem: Ícone Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Você sabe qual é o endereço completo da sua casa? Peça a ajuda de um familiar e escreva o endereço no quadro a seguir.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para esta parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 5.

Fim do complemento.

As páginas 26 e 27 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE10.

Orientações pedagógicas

Comente com os estudantes que o nome da rua, o número do imóvel, o nome do bairro, do município, do estado e do país são elementos que formam o endereço.

Pergunte se já tiveram de informar seu endereço completo em alguma situação e peça a eles que contem para os colegas.

O endereço revela nossa localização formal, por isso é composto de várias informações. Hoje o CEP (Código de Endereçamento Postal) é um código muito utilizado em cadastros informatizados, pois com ele os bancos de dados obtêm as outras informações do endereço, como rua, bairro e município.

Atividade 7. Oriente os estudantes a realizar a atividade em casa com um familiar, registrando as informações que compõem o endereço de sua moradia.

Sugestão de atividade: Trocar cartas com um colega

Para incentivar a produção escrita dos estudantes, proponha uma atividade de troca de cartas entre eles. Organize a turma em duplas. Solicite a cada estudante que escreva uma pequena carta ao colega de dupla. Apresente os elementos que devem estar presentes na carta:

  • Local e data.
  • Nome da pessoa para quem a carta é destinada.
  • Texto.
  • Despedida.
  • Assinatura de quem escreveu a carta.

MP049

Enviando cartas

Para enviar uma carta pelo correio, devem constar, no envelope, o nome e o endereço da pessoa que vai receber a carta (destinatário). E, também, da pessoa que remete ou envia a carta (remetente).

Imagem: Ilustração. Uma caixa de correio amarela sobre um suporte.  Fim da imagem.
  1. Observe a frente e o verso do envelope de uma carta.
Imagem: Ilustração. Verso de um envelope branco com listras verdes e amarelas em volta. No canto superior direito, um retângulo pontilhado e dentro, a informação: SELO. No centro, o texto: MANOELA BORGES; RUA JASMIM, 32; BAIRRO DAS FLORES; CURITIBA – PR; CEP 81901-130.  Ilustração. Frente de um envelope branco com listras verdes e amarelas em volta. Na parte superior, a aba colada do envelope e na parte inferior, a informação: Remetente: JOÃO CARLOS SANTOS; Endereço: RUA A, 21 - BAIRRO DAS LETRAS. Em seguida há quadrados e o CEP: 81040-300; CURITIBA – PR.   Fim da imagem.
  1. Quem enviou a carta?

_____

PROFESSOR Resposta: João Carlos Santos.
  1. Quem recebeu a carta?

    _____

PROFESSOR Resposta: Manoela Borges.
  1. O destinatário e o remetente da carta moram no mesmo bairro? Como você descobriu isso?

    _____

PROFESSOR Resposta: Não. Os estudantes devem perceber, por meio dos endereços no envelope, que Manoela e João Carlos moram em bairros diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR

Apresente um exemplo aos estudantes:

São Paulo, 28 de abril de 2023.

Olá, Ana!

Tudo bem com você? Como foi o seu fim de semana?

Eu fui para a casa da minha tia. Todos os meus primos estavam lá. Nós brincamos bastante e nos divertimos muito.

Por favor, responda esta carta, quero saber as novidades.

Beijos, Poli.

Solicite aos estudantes que troquem as cartas com os colegas de dupla e, em seguida, leiam as cartas recebidas. Promova uma conversa e peça a eles que relatem suas impressões sobre a atividade.

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Verifique se os estudantes identificaram corretamente o remetente e o destinatário. Eles devem perceber que os endereços do remetente e do destinatário indicam bairros diferentes do mesmo município.

MP050

Pontos de referência nos ajudam na localização

Imagem: Ilustração. Na parte superior há um carro vermelho andando sobre uma ponte. Em seguida, uma praça com árvores e plantas. Em volta há bancos. Abaixo, um mercado grande e verde. E na parte inferior, um cinema grande e roxo. Fim da imagem.

Quando precisamos explicar a alguém como chegar à nossa casa, além de fornecer o endereço, podemos indicar alguns pontos de referência.

Vários elementos existentes nos arredores de nossa casa podem servir como pontos de referência: um rio, uma ponte, uma plantação, uma loja ou outra construção.

Para ajudar a localizar a casa de Cláudia, ela indica a padaria e a praça.

Imagem: Ilustração. No canto superior direito, Cláudia, menina loira com cabelo preso e camiseta rosa está sorrindo e apontando para uma casa. Ela diz: Minha casa fica ao lado da padaria, em frente à praça. Abaixo dela há um bairro: à esquerda há uma padaria grande e amarela. Ao lado, uma casa azul com um carro vermelho estacionado na garagem. Abaixo há uma rua com carros andando e em seguida, uma praça com árvores, plantas e bancos. Na parte inferior há uma rua com vários carros. À direita há um homem segurando a mão de um menino na frente de uma casa amarela. Abaixo deles há uma rua com carros e em seguida, uma sorveteria roxa. Ao lado, um prédio verde e em seguida, um banco laranja. RESPOSTA: Destaque para a casa da Cláudia, que está ao lado da padaria e na frente da praça.  Fim da imagem.
  1. Observe novamente o desenho acima.
  1. Circule, no desenho, a casa de Cláudia.

    Imagem: Ícone Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O que há entre a sorveteria e o banco?
PROFESSOR Resposta: Um prédio verde.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para esta parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 6.

Fim do complemento.

As páginas 28 e 29 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE08 e EF02GE10.

Orientações pedagógicas

Leia com os estudantes o texto da página e o do balão de fala da personagem na ilustração. Eles visam construir a compreensão do conceito de ponto de referência. O procedimento contribui para a consolidação do processo de alfabetização e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à literacia.

A localização por pontos de referência é a que fornecemos às pessoas para que possam encontrar nossa residência ou outro endereço, por exemplo. Ela funciona como um facilitador na busca pelo local de destino.

Pergunte aos estudantes se já viveram situações nas quais foi importante saber informar alguns pontos de referência, além das informações contidas no endereço.

Para que compreendam a importância dos pontos de referência, crie situações-problema, como a ausência de sinalização que indique o nome da rua.

MP051

  1. Que pontos de referência você indicaria para ajudar um colega a localizar a sua moradia?
PROFESSOR Atenção professor: Sobre as atividades desta página, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

_____

PROFESSOR Resp osta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe os arredores de sua moradia mostrando um desses pontos de referência.

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividades 10 e 11. Nestas atividades os estudantes utilizarão a noção de ponto de referência para localizar seu lugar de vivência. Ressalte que cada pessoa escolhe os elementos que considera importantes na paisagem para utilizar como ponto de referência. Nestas atividades, o estudante desenvolve as habilidades EF02GE08 e EF02GE10 da Base Nacional Comum Curricular, respectivamente: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência; Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

MP052

Gente que vem, gente que vai

Nem todas as pessoas vivem no lugar onde nasceram. Elas se mudam para outros lugares, geralmente em busca de melhores condições de vida.

As pessoas que migram, isto é, saem do município, do estado ou do país onde nasceram para viver em outro, são chamadas de migrantes.

As pessoas que migram levam consigo sua cultura: seu modo de vestir e de falar, seu jeito de se alimentar, suas músicas, suas crenças e suas tradições.

Por isso, é comum encontrarmos alguns aspectos culturais dos migrantes nos bairros onde eles se estabelecem. Vamos ver alguns exemplos?

No bairro da Liberdade, no município de São Paulo, há muitas pessoas que migraram do Japão.

Nesse bairro, percebemos a influência dos migrantes japoneses na decoração das ruas e no comércio. No bairro há muitas lojas que vendem produtos típicos do Japão e restaurantes que servem comida japonesa.

Imagem: Fotografia. No centro há uma rua asfaltada. Nas laterais há pessoas andando em calçadas e entre elas há postes vermelhos com lâmpadas em formato de balão branco. Ao fundo há um portal vermelho oriental e atrás, vários prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no bairro da Liberdade, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Leia novamente o texto desta página com um familiar e converse sobre a migração na sua família.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Há migrantes na sua família? Quem? De onde migraram?
  1. Em sala de aula, conte o que descobriu aos colegas e ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para esta parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 6.

Fim do complemento.

As páginas 30 e 31 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE01 e EF02GE02.

Orientações pedagógicas

Diferencie migração de viagens ou estadias temporárias em outro lugar, como o turismo. A migração é um dos fatores que explicam a dinâmica populacional. Entre os movimentos migratórios, cabe diferenciar emigração e imigração. Quem deixa seu local de origem para viver em outro lugar é emigrante. Quando essa pessoa chega ao novo local onde vai morar, ela passa a ser considerada imigrante. Além desses aspectos, ressalte que existem movimentos migratórios internos e externos. Os internos ocorrem entre estados e municípios dentro do próprio país e os externos ou internacionais ocorrem de um país para outro.

Atividade 12. Esta atividade para casa busca incentivar que os estudantes conheçam a origem de seus familiares e os movimentos migratórios que eles podem ter realizado até chegarem onde vivem atualmente. Em sala de aula, peça a eles que compartilhem com os colegas as informações que descobriram sobre sua família e que falem também a respeito dos hábitos e costumes que os familiares trouxeram do lugar de origem. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF02GE01 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

MP053

A presença de migrantes também pode ser observada nas festas e feiras culturais que acontecem nos bairros.

Elas celebram costumes e tradições dos migrantes. As comidas típicas, as danças, as músicas e os produtos artesanais reúnem a comunidade e integram as pessoas do lugar.

Imagem: Fotografia. No centro há crianças em um coreto. Em volta há várias pessoas e nas laterais, casas coloridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Centro de Tradições Nordestinas, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro, destaque para uma tenda com produtos coloridos. Ao lado, uma rua com faixa de pedestre e ao fundo, mais tendas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Feira d e produtos e comidas típicos da Bolívia, na praça Kantuta, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você já foi a festas ou feiras de migrantes?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Além de buscar melhores oportunidades de trabalho, muitas pessoas migram do campo para a cidade à procura de melhores condições de vida, como escolas e universidades para estudar, hospitais e clínicas para tratamentos de saúde, entre outras situações.

Nos últimos anos, o aumento da violência urbana e a deterioração da qualidade de vida (o alto custo de vida, o desemprego etc.) nas grandes cidades têm causado o efeito contrário: muitas pessoas saem das grandes cidades e se mudam para as menores ou para a área rural.

Reflita com os estudantes e estimule a empatia em relação aos processos migratórios: O que eles pensam em relação às mudanças e à aceitação de novas pessoas dentro de um grupo?; Como as pessoas carregam consigo os hábitos e os costumes do lugar de origem? Como os hábitos e costumes do lugar onde os estudantes vivem é influenciado pelos migrantes?

Atividade 13. Se em seu município houver festas ou feiras de migrantes, comente sobre elas e leve fotografias para a turma conhecer. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF02GE02 da Base Nacional Comum Curricular: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

Educação em valores e temas contemporâneos

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. [...] O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. p. 117.

MP054

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Uma festa de respeito

Você estudou que nas festas das comunidades migrantes encontramos pratos típicos, artesanato, danças e músicas que resgatam um pouco da história e da cultura dessas comunidades.

Mas o mais importante dessas festas é que elas promovem a integração cultural entre pessoas de diversas origens, que têm costumes diferentes. Isso mostra que existe respeito entre elas: uma respeita o modo de vida e a cultura da outra.

Esse respeito é fundamental para a vida em sociedade. Afinal, todos juntos construímos a história do lugar onde vivemos.

Imagem: Fotografia. Pessoas andando em uma praça. À esquerda há tendas e ao fundo, uma igreja amarelo-claro com várias árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa da tradição suíça, em que se pode ver ao fundo a igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, no município de Indaiatuba, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 7.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Reconhecer e valorizar as diferenças culturais entre as pessoas.
  • Perceber que as festas das comunidades migrantes promovem a integração cultural entre as pessoas.

    As páginas da seção contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE01 e EF02GE02.

    Orientações pedagógicas

    Oriente a leitura oral coletiva do texto e ajude os estudantes se surgirem dúvidas sobre o significado de algumas palavras. Isso favorece a consolidação dos conhecimentos de literacia e de alfabetização, promovendo a fluência em leitura oral e o desenvolvimento de vocabulário. Peça a eles que observem a fotografia que mostra um exemplo de festa da comunidade migrante. Pergunte se conhecem essa festa ou alguma parecida. Algumas festas de comunidades migrantes se tornaram tradicionais nos lugares onde acontecem, havendo edições anuais que mobilizam milhares de voluntários e visitantes.

    As pessoas que vêm de outros países e de outras regiões do Brasil trazem consigo conhecimentos, músicas, danças, hábitos e costumes de sua terra natal que se incorporam à cultura dos locais que os recebem.

    A população além dos números

    Sabemos que historicamente as possibilidades de sucesso para as populações de migrantes estão muito relacionadas com as disponibilidades de recursos para a ocupação dos novos territórios. Nos casos em que estes foram abundantes, os imigrantes encontraram pouca resistência, chegando mesmo a ser planejada a sua vinda, o que lhes permitiu não somente a fixação, mas também a ascensão social. Como exemplo podemos citar o caso dos imigrantes europeus no território brasileiro desde o século XIX, principalmente no sul do Brasil. [...]

    Diferentes são as condições dos imigrantes que se destinam a regiões onde os assentamentos humanos já se apresentam fortemente consolidados. [...]

MP055

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. No bairro onde você vive:
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Há pessoas que vieram de outro país? De que país elas vieram? O que você sabe sobre elas?
  1. Há pessoas que vieram de outros lugares do Brasil? De onde elas vieram? Elas têm costumes diferentes dos seus?

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, é importante respeitar o modo de vida e a cultura das outras pessoas? Você faz isso?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Vamos fazer

Que tal descobrir um pouco da história dos migrantes que vivem no seu bairro? Siga as etapas.

Etapas

  1. Acompanhado de um responsável, converse com um migrante que vive no mesmo bairro que você. Pergunte:
    • De onde e quando ele migrou;
    • Os motivos que o fizeram migrar;
    • Se ele foi bem recebido no seu bairro e do que mais sente saudade da terra natal.

      Anote as informações para não esquecer.

    1. Pesquise em livros e na internet outras informações sobre a migração no seu bairro.
    1. Com base nessas informações, escreva um texto no caderno contando um exemplo de história das migrações no seu bairro.
    1. Depois, na sala de aula, conte o que você descobriu aos colegas e ao professor.

      Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e preso está sentada em um banco, segurando um lápis sobre um bloco de notas e olhando para o lado. À sua direita, uma mulher ruiva com cabelo preso está sentada com uma bolsa sobre as pernas, a boca aberta e com a mão direita virada para cima. À esquerda da menina, um senhor calvo com cabelo e sobrancelhas grisalhas e óculos está sentado com as mãos sobre as pernas e sorrindo. Ao fundo, uma árvore. Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A chegada desses imigrantes para trabalhar em serviços pouco qualificados, respondendo a uma exigência nascida do fato de a população [...] ter envelhecido e conquistado um alto nível de qualificação, gerou uma grande contradição: consome-se a força de trabalho desses imigrantes e ao mesmo tempo eles são considerados como invasores, sendo segregados espacialmente e relegados às piores condições de vida nas cidades aonde chegam.

Diferentes são também as condições dos que migram dentro de seu próprio país. No Brasil, destacam­se as grandes ondas migratórias de nordestinos para as regiões mais ricas do país, onde acabam sofrendo as mesmas segregações sofridas pelos estrangeiros [...] em países da Europa e nos Estados Unidos.

SCARLATO, Francisco C. População e urbanização brasileira. In : ROSS, Jurandyr L. S. (org.). Geografia do Brasil . 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019. p. 396­397.

Orientações pedagógicas

Atividades 1 e 2. Verifique se os estudantes conhecem grupos de migrantes ou se eles mesmos fazem parte desses grupos. Conduza as atividades de modo que nenhum deles sofra discriminação ou preconceito. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF02GE02 da Base Nacional Comum Curricular: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

Na atividade Vamos fazer oriente os estudantes a anotar as informações reunidas no caderno. Peça a eles que apresentem as informações que julgarem mais relevantes, discutindo os motivos que levaram as pessoas entrevistadas a migrar. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF02GE01 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

Educação em valores e temas contemporâneos

As migrações são um tema contemporâneo de grande relevância nacional e internacional. Aproveite a discussão sobre o tema para apresentar exemplos atuais de grupos que migraram ou buscaram refúgio no Brasil, comentando sobre as principais razões desses processos migratórios.

Destaque a importância do respeito entre os seres humanos, à natureza e às diferenças culturais. Também é importante ressaltar que não existem culturas melhores nem piores, elas são apenas diferentes e todas elas devem ser respeitadas.

MP056

CAPÍTULO 3. Representando os lugares

Podemos representar os lugares de diversas maneiras. Veja como estes lugares foram representados.

Imagem: Pintura 1. Em primeiro plano há ruas asfaltadas com vários carros coloridos. Em segundo plano há vários prédios e casas. Ao fundo, morros e o céu em tons de amarelo e cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: Volta para casa, de Cristiano Sidoti. Óleo sobre tela, 110 cm X 180 cm, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Desenho 2. No centro há um carro vermelho andando sobre uma rua asfaltada. Nas laterais há casas, pessoas e árvores. Ao fundo, o sol e nuvens no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação do lugar em que Rafael vive, feita por ele. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Vista aérea de casas espalhadas entre árvores. Ao fundo, morros e mais árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do bairro do Matão, no município de Tomazina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 4. Vista de cima de um mapa. No centro há uma praça verde e em volta, quarteirões cinza e ruas em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. De que maneira cada lugar foi representado?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que percebam que a imagem 1 é uma obra de arte; a imagem 2 é um desenho; a imagem 3 é uma fotografia e a imagem 4 é um mapa (planta de ruas). Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 3 podem ser trabalhadas na semana 8.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Conhecer diferentes maneiras de representar os lugares.
  • Distinguir visão vertical de visão oblíqua.
  • Reconhecer objetos por diferentes pontos de vista (visão vertical e visão oblíqua).
  • Compreender a finalidade da representação de lugares.
  • Ler e interpretar a representação de um lugar.
  • Perceber que a maquete é uma forma de representação de um lugar.

    As páginas 34 e 35 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE08.

    Orientações pedagógicas

    Peça aos estudantes que observem as imagens. Ressalte que elas mostram lugares representados de diferentes maneiras.

    Atividade 1. Solicite aos estudantes que comparem as imagens e comentem as características de cada uma.

    Para você ler

    O espaço geográfico : ensino e representação, de Rosângela Doin de Almeida e Elza Y. Passini, Editora Contexto.

    Livro sobre o trabalho com conceitos espaciais em sala de aula.

MP057

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Agora é a sua vez! Em casa, represente o lugar onde você vive da maneira que quiser.

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sala de aula, comente com os colegas e o professor de que maneira você representou o lugar onde vive.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Sua moradia apareceu nessa representação? Se sim, circule-a.

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que outras maneiras de representar um lugar você conhece?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Pergunte aos estudantes do que eles mais gostam no lugar onde vivem e oriente-os a realizar a atividade em casa usando a criatividade. Em sala de aula, peça a todos que compartilhem seus desenhos com os colegas e identifiquem semelhanças e diferenças. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF02GE08 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência, com enfoque na elaboração de representação do lugar de vivência.

MP058

Representando um lugar com a maquete

Maquete é a representação de um lugar por meio de construções em miniatura.

Representando o bairro com a maquete, por exemplo, podemos visualizá-lo em tamanho reduzido. Também podemos observar como as casas, as lojas e os demais elementos estão organizados no bairro.

Imagem: Fotografia de uma maquete. No centro há uma praça com árvores e bancos. Em volta há ruas com carros e quarteirões com prédios, casas, árvores e uma escola. Fim da imagem.
  1. Que tal construir a maquete do bairro onde você mora? Siga as etapas e bom trabalho!

Material necessário

Imagem: Ilustração. Três crianças com uniforme azul. À esquerda, um menino com cabelo encaracolado está sorrindo e apontando para um tubo de cola, que está em cima de uma mesa. Em volta há canetas coloridas, caixas, uma tesoura e papéis. À direita, uma menina ruiva está sorrindo e abrindo uma caixa com lápis coloridos dentro. Ao fundo, uma menina com cabelo encaracolado e curto está se aproximando e segurando cartolinas coloridas. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 36 e 37 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE08.

Orientações pedagógicas

Sendo possível, previamente, envie um pedido aos responsáveis pelos estudantes, orientando-os a percorrer com eles os quarteirões do bairro e a anotar os elementos existentes e alguns pontos de referência. Durante o percurso, eles podem fazer esboços do bairro para facilitar a construção da maquete. Outra opção para a realização da atividade é organizar um passeio com a turma pelo entorno da escola e propor a realização da maquete do bairro da escola.

Atividade 6. Em grupo, os estudantes devem reunir as informações coletadas e os esboços e planejar a maquete. Cuide para que todos participem pelo menos de uma das tarefas. É importante chamar a atenção deles para o tamanho dos elementos que devem representar, de modo que adquiram noções de proporção.

A maquete na representação do espaço

O uso de maquete favorece a passagem da representação tridimensional para a bidimensional, por possibilitar domínio visual do espaço, a partir de um modelo reduzido. [...] essa redução, apesar de não conservar as mesmas relações de comprimento, área e volume do real (ou seja, apesar de não seguir uma escala única), permite ao aluno ver o todo e, portanto, refletir sobre ele. Além disso, as maquetes são conhecidas das crianças, acostumadas com brinquedos que são miniaturas de objetos reais.

O principal objetivo do trabalho com a maquete é chegar ao ponto de vista vertical, por isso não é necessário construí­la em escala. Os tamanhos da maquete e dos objetos que figuram dentro dela devem ser definidos por comparação e aproximações entre o real e os materiais disponíveis (caixas de papelão, de sapato, de fósforos, embalagens de remédios, creme dental, sabonete etc.).

MP059

Etapas

  1. Reúna-se com alguns colegas que moram no mesmo bairro que você. Conversem sobre quais elementos do bairro serão representados na maquete: casas, prédios, lojas, árvores, sinalização das ruas. Listem esses elementos no caderno.
  1. Encapem com papel o papelão que servirá de base da maquete. Desenhem, na base, as ruas, as praças e os quarteirões.
  1. Com as caixas de vários tamanhos, construam as miniaturas dos elementos que serão representados. Usem os palitos de madeira e os canudinhos de papel para fazer árvores, placas de trânsito e semáforos.
  1. Organizem e colem as miniaturas na base da maquete, de acordo com a localização dos elementos no bairro.
  1. Quando a maquete estiver pronta, apresentem-na para os colegas e o professor. Observem as maquetes dos outros grupos.
  1. Comparem a maquete que vocês fizeram com a maquete de outro grupo.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças com uniforme verde estão em volta de uma mesa extensa. Sobre a mesa há uma maquete de um bairro. Na parte superior, um menino está sorrindo e segurando uma miniatura de um prédio e uma menina está segurando miniaturas de árvores e plantas. Na parte inferior, um menino está segurando uma miniatura de um prédio e outro menino está segurando uma miniatura de uma placa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

A questão da redução, da escala, certamente estará presente, mas não como um conceito preciso, acabado.

[...] o mais importante quanto ao domínio sobre o espaço é que o uso da maquete projeta o observa­ dor fora do contexto espacial no qual ele se insere, permitindo­lhe estabelecer, inicialmente, relações espaciais topológicas entre a sua posição e os elementos da maquete. Porém, com seu deslocamento ao redor do modelo, deverá assumir perspectivas diferentes. Terá que se descentrar ao estabelecer referenciais na própria maquete, referenciais que definirão a localização dos objetos.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa : iniciação cartográfica na escola. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 77­78.

Orientações pedagógicas

O exercício da construção de maquete constitui um momento importante, pois envolve aspectos como trabalhar o ponto de vista vertical; projetar o estudante (observador) fora do espaço a ser representado (o bairro); possibilitar a visualização do todo e favorecer o desenvolvimento de noções de proporcionalidade, localização, distância e escala.

Organize uma exposição com as maquetes dos grupos. Se possível, convide os estudantes de outras turmas e a comunidade para apreciarem os trabalhos deles.

MP060

Representando os lugares de diferentes pontos de vista

Este desenho representa um bairro.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com vários prédios, casas e ruas. Entre eles há uma um hospital roxo, uma farmácia vermelha, uma escola verde (circulada de verde) com uma quadra ao lado, um mercado marrom (circulado de azul), um cinema verde-escuro, um banco azul, uma praça com várias árvores e um lago, uma biblioteca azul-escuro, uma sorveteria amarela e uma padaria laranja. Fim da imagem.

Nesse desenho, o bairro foi representado visto de cima e de lado.

Agora, imagine que você está em um helicóptero sobrevoando esse bairro. Como você veria as ruas, casas, lojas e outros elementos do bairro, lá de cima?

Imagem: Ilustração. Duas pessoas dentro de um helicóptero amarelo, que está voando no céu azul. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para esta parte do Capítulo 3 podem ser trabalhadas na semana 9.

Fim do complemento.

As páginas 38 e 39 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE09.

Orientações pedagógicas

Considere no seu roteiro de aulas um momento para introduzir o assunto com uma conversa sobre como os objetos e os lugares podem ser vistos de diferentes posições (pontos de vista), levando os estudantes a refletir sobre como isso influi na observação.

É importante que você crie oportunidades para os estudantes perceberem que, dependendo da posição do observador, a visão que se terá de um objeto ou de um lugar será diferente. Por exemplo, quanto mais alto o observador se coloca, mais elementos ele pode observar, porém com menos detalhes.

É importante despertar nos estudantes a percepção para os diferentes pontos de vista e promover o desenvolvimento de habilidades e estruturas cognitivas, de modo a instrumentalizá-los para posteriormente compreenderem e realizarem a leitura de mapas.

Visão vertical (vista de cima) e visão oblíqua (vista de cima e de lado)

Este [...] item a ser trabalhado com as crianças mostra justamente um dos primeiros problemas que se tem em cartografia: todo mapa é uma visão verti­ cal. Tem­se aí, consequentemente, o primeiro grande problema a trabalhar com crianças a partir da faixa etária de 6 a 7 anos.

A visão que se tem no dia a dia é lateral, isto é, oblíqua, mas dificilmente há condições de se analisar um determinado espaço, por exemplo, o espaço de uma cidade, de um bairro ou até da sala de aula, na visão vertical. Essa é uma visão abstrata ou temos que nela chegar a partir de uma abstração. Para se ver na visão vertical uma área maior, temos que utilizar métodos mais sofisticados, que são o avião fotogramétrico, o helicóptero ou eventualmente praticarmos paraquedismo, balonismo ou asa­delta, que permitem situações em que se consegue ver esse espaço maior, na forma vertical.

MP061

O desenho a seguir representa como você veria os elementos do mesmo bairro olhando-o de cima.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro com vários prédios, casas e ruas. Entre eles há construções coloridas: roxo, vermelho, verde com uma quadra ao lado e o número 1, marrom, verde-escuro, azul, azul-escuro, amarelo e laranja e uma praça com um lago e árvores. RESPOSTA: Destaque para a construção verde com uma quadra ao lado (resposta: verde) e uma construção marrom (resposta: azul).  Fim da imagem.

Nesse desenho, o bairro foi representado visto de cima.

  1. Compare o desenho desta página com o da página anterior. Nos dois desenhos, circule o mercado de azul e a escola de verde.

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o elemento do bairro que está indicado com o número 1?
PROFESSOR Resposta: Escola.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Na página 35, você representou o lugar onde vive visto de cima e de lado ou visto de cima?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

A intenção [...] [é a de que], a partir de situações em que a criança passa a enxergar na vertical (por exemplo, a representação de um copo em diferentes visões), se possa formar a noção de visão vertical, através de elementos do dia a dia da criança, que passariam a representar esses elementos para poder abstrair um espaço maior, ou seja, a sua sala de aula, a sua escola, o seu bairro e posteriormente o seu estado e seu país.

SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In : ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar . 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 90­91.

Orientações pedagógicas

Peça aos estudantes que observem o desenho da página 38 e, depois, o desenho da página 39. Explique que os dois representam o mesmo lugar, porém de pontos de vista diferentes.

Solicite a eles que encontrem os elementos representados no desenho das páginas 38 e 39.

Atividade 9. Peça aos estudantes que retomem o desenho da página 35. Verifique a coerência das respostas deles e esclareça eventuais dúvidas.

MP062

  1. Observe os desenhos abaixo.
Imagem: Ilustração 1. Uma menina com cabelo castanho e camiseta azul está com o dedo indicador embaixo do queixo e olhando uma maquete com uma casa ao lado de uma árvore.  Ilustração 2. Vista lateral da casa. Atrás, a árvore.  Ilustração 3. A menina está com o corpo inclinado para frente e vendo a maquete de cima.  Ilustração 4. Vista de cima do telhado da casa, ao lado da árvore.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: O mesmo objeto foi representado de pontos de vista diferentes.
  1. Escolha um objeto do seu material escolar. Coloque esse objeto sobre sua carteira.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Observe o objeto de cima e de lado (como no de senho 1). Desenhe, no quadro abaixo, como você vê esse objeto.

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, observe o objeto de cima para baixo (como no desenho 3). Desenhe, no quadro abaixo, como você vê esse objeto.

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

A página 40 contempla aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE08.

Orientações pedagógicas

Atividade 10. Ajude os estudantes a identificar os dois pontos de vista trabalhados na atividade e as diferenças entre eles.

Atividade 11. É importante que os estudantes percebam as diferenças entre as representações, associando ao modo como observaram o objeto: de cima e de lado ou de cima. Se julgar pertinente, incentive-os a escolher um objeto na sala de aula e a desenhá-lo coletivamente na lousa considerando os dois pontos de vista.

Conclusão da unidade

Ao final do bimestre e do trabalho com os temas da unidade, verifique as aprendizagens dos estudantes. Espera-se que os objetivos pedagógicos previstos tenham sido apropriados pelos estudantes.

Avalie o desenvolvimento individual e coletivo deles para definir estratégias necessárias, considerando as aprendizagens consolidadas e aquelas que precisam ser mais trabalhadas.

MP063

O que você aprendeu

  1. Vamos conhecer algumas crianças brasileiras e os lugares onde vivem.

Cauê mora em uma oca na comunidade indígena Xavante, no estado de Mato Grosso. Ele, seus pais e seus irmãos vivem na aldeia com outras pessoas, e todas formam uma grande família. A comunidade protege a água, os animais e as plantas que existem nela.

Dorinha mora com os pais em uma casa que flutua sobre toras de madeira no lago Janauacá, no estado do Amazonas. Dorinha adora colher cupuaçu para a sua mãe preparar geleia. Dorinha e seus amigos vão para a escola de barco.

Enrico mora com seus pais no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. Todos os dias, depois da escola, ele fica na casa da sua avó. Foi com ela que ele aprendeu a falar italiano, uma língua falada por muitos moradores antigos que se estabeleceram no bairro quando chegaram da Itália.

• Assinale com um V as frases verdadeiras e com um F as frases falsas.

( ) Cauê vive em um sítio. Nele existem muitas árvores, rios e animais.

PROFESSOR Resposta: F

( ) Dorinha vive em uma praia. Nela, Dorinha adora sair para pescar.

PROFESSOR Resposta: F

( ) São Paulo, a cidade onde mora Enrico, recebeu imigrantes italianos.

PROFESSOR Resposta: V

( ) O barco é um meio de transporte utilizado no local onde Dorinha mora.

PROFESSOR Resposta: V

( ) Os animais e as plantas são bem protegidos na comunidade de Cauê.

PROFESSOR Resposta: V
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual da seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 10.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
  • Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.

    As páginas 41 e 42 contemplam as habilidades da BNCC: EF02GE01, EF02GE02 e EF02GE10.

    Orientações pedagógicas

    Com uma proposta de acompanhamento continuado da progressão das aprendizagens dos estudantes, esta seção oportuniza a realização de um momento avaliativo do processo pedagógico que foi desenvolvido ao longo do bimestre, previsto para ser concluído no fechamento desta unidade. A seção pode oferecer parâmetros importantes para apurar se os objetivos pedagógicos da unidade foram alcançados plenamente pelos estudantes e para verificar a necessidade de possíveis ajustes nas estratégias didáticas.

    Solicite aos estudantes que façam a leitura atenta das questões propostas. Em seguida, esclareça possíveis dúvidas.

    Se julgar conveniente, proponha a elaboração, no caderno, de um quadro com a síntese dos principais conceitos e conteúdos trabalhados na unidade.

    Atividade 1. Verifique se os estudantes fizeram a correta interpretação dos textos para reconhecer se as frases são verdadeiras ou falsas. Enfatize que os textos sobre cada criança mostram aspectos culturais de diferentes grupos sociais, como povos indígenas, comunidades ribeirinhas e descendentes de migrantes, além de apresentar sua relação com o lugar onde vivem. Se julgar pertinente, comente que nas comunidades ribeirinhas os barcos são muito importantes, pois as pessoas vivem em lugares nos quais, muitas vezes, não há estradas ou ruas, e os rios são o único meio de circulação possível.

MP064

  1. Leia novamente os textos da atividade anterior e marque com um X a afirmativa correta.

( ) Os lugares onde Cauê, Dorinha e Enrico vivem são muito diferentes uns dos outros, mesmo que todos estejam localizados no Brasil.

( ) Os lugares onde Cauê, Dorinha e Enrico vivem são muito diferentes uns dos outros porque se localizam em países diferentes.

PROFESSOR Resposta correta: Os lugares onde Cauê, Dorinha e Enrico vivem são muito diferentes uns dos outros, mesmo que todos estejam localizados no Brasil.
  1. Gabriel mora na casa azul, em frente à praça.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com casas, construções e ruas. No canto inferior direito há uma praça com um lago e árvores. Na frente, uma casa azul entre uma farmácia vermelha e um mercado amarelo. À esquerda, uma escola vermelha ao lado de uma padaria verde. Atrás há uma fábrica grande e marrom. E em volta há várias casas. REPOSTA: Há um círculo em volta da casa azul e um caminho entre a casa e a escola.  Fim da imagem.
  1. Circule a casa de Gabriel no desenho.
  1. Que outros dois pontos de referência podemos indicar para localizar a casa de Gabriel?

    _____

PROFESSOR Resposta: A praça, o mercado, a farmácia e a padaria.
  1. No desenho, trace o caminho que Gabriel pode fazer até a escola.
  1. O que há em frente à escola de Gabriel? E ao lado dela?

    _____

PROFESSOR Resposta: Em frente, há algumas casas. Ao lado esquerdo, há uma padaria; ao lado direito, uma rua.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. O Brasil é um país territorialmente extenso, com características ambientais diversas. Além disso, é um país marcado pela diversidade socioespacial. Ao apresentar algumas características dos lugares onde vivem e os hábitos das três crianças, a atividade contribui para ampliar o repertório cultural dos estudantes e despertar para os valores de reconhecimento e de respeito às diferentes formas de ser e de viver.

Atividade 3. A atividade possibilita que os estudantes reconheçam elementos da paisagem que podem ser usados como pontos de referência. No desenho, a praça, a farmácia, o mercado e a padaria servem como pontos de referência que possibilitam a localização da casa e da escola de Gabriel. Peça a eles que descrevam oralmente os caminhos possíveis para ir da casa de Gabriel até a escola e citem pontos de referência que podem ser encontrados no caminho. Incentive-os a exercitar a noção de lateralidade ao identificar a posição dos elementos (em frente, ao lado etc.). Oriente-os a empregar as expressões “seguir em frente”, “virar à direita” e “virar à esquerda” para indicar o caminho.

Sugestão de atividade: O bairro ideal

Proponha a produção de um texto coletivo, em forma de lista, que exponha como seria um bairro ideal, do ponto de vista dos estudantes. O objetivo dessa atividade é trabalhar o gênero textual lista.

  • Inicialmente eles devem pensar em tudo o que gostariam que o bairro tivesse, elaborando uma lista com esses elementos.
  • Depois, eles deverão listar as características que o bairro deve ter. Por exemplo, ser ou não bem arborizado, ter ruas largas ou estreitas etc.

MP065

Avaliação processual

  1. Compare as fotografias e responda às questões.
Imagem: Fotografia 1 em preto e branco. No centro há uma charrete em uma rua com um trilho no meio. Nas laterais há construções altas e postes. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da rua Florêncio de Abreu, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1914. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. No centro há várias motos estacionadas e carros em uma rua asfaltada com uma faixa de pedestres. Nas laterais há prédios e postes. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da rua Florêncio de Abreu, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quanto tempo se passou entre a data da fotografia 1 e a data da fotografia 2?

_____

PROFESSOR Resposta: Passaram-se 106 anos.
  1. Quais mudanças ocorreram nesse lugar?

    _____

PROFESSOR Resposta: Foram construídos edifícios; houve a substituição de carroças puxadas por cavalos pelos automóveis e motocicletas, a retirada dos trilhos de bonde e a inclusão de uma faixa de pedestres.
  1. Mesmo com as mudanças que ocorreram, há elementos que permaneceram? Quais?

    _____

PROFESSOR Resposta: Sim. A arquitetura de alguns prédios foi mantida praticamente inalterada.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Com base nas informações listadas, os estudantes devem elaborar um texto coletivo fazendo a descrição do bairro ideal.
  • Peça a eles que deem um nome ao bairro: com base em uma lista de sugestões, faça uma votação para a escolha do nome.
  • Peça a cada estudante que faça um desenho do bairro de acordo com a descrição que fizeram.

    As páginas 43 e 44 contemplam as habilidades da BNCC: EF02GE05 e EF02GE09.

    Orientações pedagógicas

    Atividade 4. A atividade propõe a realização da análise da paisagem do mesmo lugar em épocas diferentes e a comparação das fotografias para identificar as permanências e mudanças na paisagem. Como conteúdo procedimental, ressalte a importância da leitura das legendas para identificar o local e o momento em que a paisagem foi retratada. Se julgar pertinente, oriente os estudantes a formular hipóteses sobre os motivos que levaram à transformação da paisagem e as consequências dessas mudanças para as pessoas e para o meio ambiente. Por fim, espera-se que eles percebam que os lugares mudam de acordo com as necessidades das pessoas.

MP066

  1. Observe estas imagens
Imagem: Fotografia 1. Uma ponte sobre um rio com água marrom. Em volta há muitas árvores e ao fundo, uma cidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea da ponte estaiada João Isidoro França sobre o rio Poti, que divide os municípios Timon e Teresina, no estado do Piauí, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista de cima de um rio (A). Nas margens há árvores e nas laterais, casas e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte dos municípios Timon e Teresina, no estado do Piauí, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Essas imagens representam o mesmo lugar? Como você sabe?

_____

PROFESSOR Resposta: Sim. É possível identificar os mesmos elementos nas duas imagens: o rio, a ponte e a mata ciliar. A leitura das legendas também permite obter essa informação.
  1. A imagem 1 representa o lugar visto:

    ( ) de cima e de lado.

    ( ) de cima.

PROFESSOR Resposta correta: de cima e de lado.
  1. A imagem 2 representa o lugar visto:

    ( ) de cima e de lado.

    ( ) de cima.

PROFESSOR Resposta correta: de cima.
  1. Na imagem 2, que elemento foi identificado com a letra A?

    _____

PROFESSOR Resposta: Um rio.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 5. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar elementos comuns na paisagem das duas fotografias. Verifique se eles compreenderam que um lugar e os elementos que o compõe podem ser observados de diferentes pontos de vista. Se necessário, retome o conteúdo e auxilie na comparação dos elementos mostrados nos dois pontos de vista.

Sugestão de atividade: Desenhando um objeto visto de cima

  • Organize os estudantes em roda, em pé, e coloque um objeto da sala de aula no centro da roda (por exemplo, o cesto de lixo).
  • Peça aos estudantes que, do lugar onde estão, observem o cesto de lixo. Nesse momento, eles estarão observando o cesto em visão oblíqua, isto é, de cima e de lado.
  • Em seguida, solicite a eles que desenhem o cesto do modo como o veem. O desenho de cada estudante corresponderá à visão oblíqua que ele tem do objeto, do lugar onde está.

MP067

  1. Leia e depois responda às questões.

Tiago precisa ir até a casa de André para fazer um trabalho escolar.

Para chegar à casa do colega, Tiago tem o endereço e um desenho que mostra o caminho.

Imagem: Ilustração. Tiago, menino ruivo com camiseta listrada, calça marrom e tênis verde. Ele está com a mão direita sob o queixo e segurando um envelope azul com a mão esquerda. No envelope, a informação: André – Rua Pedro Azul, nº 30. Ao seu lado há um mapa pendurado na parede com ruas e casas. Uma seta conecta duas casas e passa pelas ruas: Esmeralda, Rua Quartzo, Rua Turmalina e Rua Pedra Azul. Entre as ruas há uma praça, um hospital, uma padaria e uma livraria. Fim da imagem.
  1. Que forma de representação Tiago escolheu para mostrar o caminho?

_____

PROFESSOR Resposta: Um desenho.
  1. Qual é o endereço de André?

    _____

PROFESSOR Resposta: Rua Pedra Azul, número 30.
  1. Tiago traçou no desenho (em vermelho) o caminho que escolheu para chegar até a casa do amigo. Por quais ruas ele vai passar?

    _____

PROFESSOR Resposta: Ruas Esmeralda, Quartzo, Turmalina e Pedra Azul.
  1. Que pontos de referência Tiago encontrará no caminho que escolheu?

    _____

PROFESSOR Resposta: Praça, hospital, livraria e padaria.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Agora, peça aos estudantes que se aproximem do cesto e, ainda de pé, observem-no em visão vertical, isto é, de cima.
  • Em seguida, solicite a eles que desenhem o cesto como o veem nessa posição.
  • Oriente-os a comparar os desenhos, destacando as diferenças na representação do cesto.
  • Se julgar conveniente, repita essa atividade utilizando outros objetos e colocando os estudantes ora perto, ora longe do objeto, para que percebam que a distância, além do ponto de vista, intervém na percepção daquilo que está sendo observado.

    A página 45 contempla as habilidades da BNCC: EF02GE08 e EF02GE10.

    Orientações pedagógicas

    Atividade 6. Espera-se que os estudantes identifiquem o tipo de representação usado por Tiago para traçar o caminho até a casa de André, além de identificar os pontos de referência que ele encontrará no caminho. Eles podem apontar caminhos alternativos para o trajeto: seguir em frente pela Rua Esmeralda, virar à direita na Avenida Diamante e seguir até a casa de André. Ao apontar caminhos alternativos, verifique se relacionaram os pontos de referência existentes nesses caminhos. Oriente-os sobre a importância do uso do endereço em associação aos pontos de referência para encontrar a localização de um lugar. O endereço permite que Tiago localize a casa de André, mas os pontos de referência dão a certeza de que Tiago está no caminho certo quando estiver na rua, seguindo o trajeto traçado no desenho.

MP068

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Qu estã o

H ab ilid a d es aval i a d as

No ta/ con ce i t o

1

Conhecer a diversidade dos lugares e dos costumes das pessoas.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive;

EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

2

Reconhecer a diversidade cultural e socioespacial brasileira.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

3

Localizar elementos em uma representação e traçar trajetos com base em pontos de referência.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

4

Comparar o mesmo lugar em diferentes momentos, identificando mudanças e permanências.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE05: Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

5

Reconhecer elementos e comparar imagens de diferentes pontos de vista.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE09: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).

MP069

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

6

Identificar o tipo de representação espacial e apontar caminhos utilizando noções de localização espacial.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF02GE08: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (de mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência;

EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Sugestão de questões de autoavaliação

Uma proposta de autoavaliação pode ser apresentada ao final do bimestre com o objetivo de promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades, além de estimulá-los a pensar sobre as expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.

Ela pode ser realizada de diversas maneiras. Entre as possibilidades, podemos definir se o formato será individual ou coletivo, em uma roda de conversa. Também é importante definir a validade de seguir um roteiro, estimular a livre expressão dos estudantes ou combinar as duas estratégias.

O roteiro pode ser estruturado com algumas perguntas simples:

  1. Presto atenção e participo ativamente das aulas?
  1. Escuto e respeito a participação dos meus colegas?
  1. Colaboro com meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
  1. Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
  1. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
  1. Sei reconhecer a diversidade das características e das paisagens dos bairros?
  1. Identifico mudanças e permanências nas paisagens dos bairros?
  1. Sei localizar lugares por meio do endereço e dos pontos de referência?
  1. Conheço diferentes maneiras de representar os lugares?