3
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais coisas boas
você pode encontrar nele!
Desenhe, nesta página, o que você quer que o mundo tenha.
4
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades.
Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.
O mundo que queremos
Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
5
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.
O que você aprendeu
Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Recortar e colar
Atividade para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. A paisagem, p. 12
Capítulo 1. A paisagem e seus elementos, p. 14
• Para ler e escrever melhor: Os elementos da paisagem, p. 18
Capítulo 2. As paisagens são transformadas, p. 20
• O mundo que queremos: Onde está o rio?, p. 24
Capítulo 3. Representando a paisagem dos lugares, p. 26
• O que você aprendeu, p. 34
UNIDADE 2. O espaço rural, p. 38
Capítulo 1. A paisagem e a vida no campo, p. 40
• O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural, p. 48
Capítulo 2. O trabalho no campo, p. 50
• Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho?, p. 56
• O que você aprendeu, p. 58
7
UNIDADE 3. O espaço urbano, p.64
Capítulo 1. A paisagem e a vida na cidade, p. 66
Capítulo 2. A vida na cidade, p. 70
Capítulo 3. As cidades têm história, p. 74
• Para ler e escrever melhor: A história de Cuiabá, p. 78
Capítulo 4. O trabalho na cidade, p. 80
O mundo que queremos: A oferta de serviços públicos é desigual, p. 88
• O que você aprendeu, p. 90
UNIDADE 4. Cuidados com a natureza e seus recursos, p. 96
Capítulo 1. As pessoas utilizam recursos da natureza, p. 98
Capítulo 2. O que fazer com o lixo?, p. 106
• O mundo que queremos: Reutilizar o plástico: bom para a natureza, p. 110
Capítulo 3. Água: usar bem para ter sempre, p. 112
Capítulo 4. A degradação ambiental no campo e na cidade, p. 116
• Para ler e escrever melhor:
Fertilizantes e agrotóxicos contaminam os rios, p. 124
• O que você aprendeu, p. 126
Para terminar, p. 130
Referências bibliográficas, p. 134
8
Para começar
Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- O texto a seguir relata a forma como os Krenak, um povo indígena brasileiro, se relacionam com a natureza.
O rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não um recurso, como dizem os economistas. Ele não é algo de que alguém possa se apropriar; é uma parte da nossa construção como coletivo que habita um lugar específico.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 21.
- Assinale com um
X
a
afirmativa correta sobre a relação do povo indígena Krenak com a
natureza.
( ) O rio é como se fosse uma pessoa da família, por isso eles o conservam e só retiram dele o que precisam para viver.
( ) O rio é usado como um recurso econômico, por isso eles retiram dele mais do que precisam para viver.
- Observe as fotografias abaixo e indique em cada uma se a paisagem foi transformada pela ação da natureza ou pela ação das pessoas.
LEGENDA: Cachoeira no m unicípio de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Rodovia no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
_____
9
Avaliação diagnóstica
- Circule de verde os alimentos que podem ser consumidos sem passar por uma transformação na indústria e de azul os alimentos industrializados.
- As fotografias abaixo mostram uma paisagem sob diferentes pontos de vista.
LEGENDA: Vistas do Teatro Amazonas, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Que fotografia mostra a paisagem vista de cima e de lado?
_____
- Que fotografia mostra a paisagem vista de cima?
_____
- Observe a representação de parte de uma cidade por meio de uma planta.
- Na planta, marque a escola com o número 1 e o campo de futebol com o número 2. Use a legenda para reconhecer os elementos.
10
- Leia o texto e responda.
O Museu da Imigração do estado de São Paulo foi criado no lugar onde se hospedavam muitos migrantes que vinham de outros países para viver no Brasil.
Todos os anos, o museu organiza a Festa do Imigrante para celebrar os costumes e as tradições das pessoas que vieram viver no Brasil. Na festa, é possível conhecer músicas, danças, culinária e artesanatos de diferentes países.
LEGENDA: Festa do Imigrante realizada no Museu da Imigração, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Segundo o texto, quais pessoas são consideradas migrantes?
_____
- O que é possível conhecer na Festa do Imigrante?
_____
- Você conhece formas de diminuir o lixo descartado no ambiente? Complete as frases a seguir utilizando as palavras do quadro.
- O _____ é uma forma de gerar menos lixo e evitar desperdícios.
- A _____ é uma forma de reaproveitar materiais e objetos que seriam descartados.
- A _____ é a separação dos materiais recicláveis dos materiais não recicláveis e do lixo orgânico.
11
- A água é um recurso natural muito importante para a vida no planeta. Leia as frases abaixo e marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
( ) A água deve ser limpa para ser usada para o consumo humano, como cozinhar, beber e tomar banho.
( ) Devemos cuidar da água, evitando sua contaminação e seu desperdício.
( ) As atividades humanas não causam problemas na qualidade da água.
- As atividades realizadas no campo, como agricultura, pecuária e extrativismo, podem causar problemas ambientais. Assinale com um X a ação que ajuda a diminuir esses problemas.
- Despejar esgoto não tratado nos rios.
- Utilizar produtos químicos tóxicos nas plantações.
- Economizar a água consumida para irrigar as plantações.
- Retirar a vegetação original das florestas.
- Ligue as colunas, relacionando as atividades humanas aos problemas ambientais.
Coluna 1
• Poluição do ar
• Contaminação do solo
• Desgaste das margens dos rios (erosão)
• Poluição visual
• Poluição sonora
Coluna 2
• Uso de produtos químicos tóxicos na agricultura
• Excesso de cartazes e anúncios luminosos
• Desmatamento da vegetação que fica nas margens dos rios
• Lançamento de substâncias poluentes no ar
• Ruídos de buzinas, motores e máquinas