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Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais coisas boas

você pode encontrar nele!

Desenhe, nesta página, o que você quer que o mundo tenha.

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Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades.

Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

O mundo que queremos

Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

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Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Recortar e colar, composto pela ilustração de uma prancheta e uma tesoura dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Recortar e colar

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde.  Fim da imagem.

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Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. A paisagem, p. 12

Capítulo 1. A paisagem e seus elementos, p. 14

• Para ler e escrever melhor: Os elementos da paisagem, p. 18

Capítulo 2. As paisagens são transformadas, p. 20

• O mundo que queremos: Onde está o rio?, p. 24

Capítulo 3. Representando a paisagem dos lugares, p. 26

• O que você aprendeu, p. 34

UNIDADE 2. O espaço rural, p. 38

Capítulo 1. A paisagem e a vida no campo, p. 40

• O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural, p. 48

Capítulo 2. O trabalho no campo, p. 50

• Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho?, p. 56

• O que você aprendeu, p. 58

Imagem: Ilustração. No centro, um menino está sorrindo e olhando para cima. À esquerda há árvores com frutos laranja; atrás do menino há uma plantação com placas e à direita, uma casa. Ao fundo, árvores, morros e o sol no céu azul. Fim da imagem.

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UNIDADE 3. O espaço urbano, p.64

Capítulo 1. A paisagem e a vida na cidade, p. 66

Capítulo 2. A vida na cidade, p. 70

Capítulo 3. As cidades têm história, p. 74

• Para ler e escrever melhor: A história de Cuiabá, p. 78

Capítulo 4. O trabalho na cidade, p. 80

O mundo que queremos: A oferta de serviços públicos é desigual, p. 88

• O que você aprendeu, p. 90

Imagem: Ilustração. Uma criança indígena com cabelo curto, pinturas no rosto e braço está sorrindo com os olhos fechados e a cabeça inclinada para trás. Acima dela há um balão de pensamento com a imagem de uma oca com três andares. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

UNIDADE 4. Cuidados com a natureza e seus recursos, p. 96

Capítulo 1. As pessoas utilizam recursos da natureza, p. 98

Capítulo 2. O que fazer com o lixo?, p. 106

• O mundo que queremos: Reutilizar o plástico: bom para a natureza, p. 110

Capítulo 3. Água: usar bem para ter sempre, p. 112

Capítulo 4. A degradação ambiental no campo e na cidade, p. 116

• Para ler e escrever melhor:

Fertilizantes e agrotóxicos contaminam os rios, p. 124

• O que você aprendeu, p. 126

Para terminar, p. 130

Referências bibliográficas, p. 134

Imagem: Ilustração. Um homem com chapéu, blusa, calça e botas está suando, sentado em uma pedra e segurando uma vara de pescar dentro de um rio. Ao fundo, plantas. Ilustração. No centro há um irrigador jorrando água sobre uma plantação.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Três pessoas com capacete e colete estão sentadas dentro de um bote na água. Na lateral, duas delas estão segurando remos e no centro, uma mulher está sorrindo com as mãos para cima. Ao fundo, plantas. Fim da imagem.

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Para começar

Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. O texto a seguir relata a forma como os Krenak, um povo indígena brasileiro, se relacionam com a natureza.

O rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não um recurso, como dizem os economistas. Ele não é algo de que alguém possa se apropriar; é uma parte da nossa construção como coletivo que habita um lugar específico.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 21.

  1. Observe as fotografias abaixo e indique em cada uma se a paisagem foi transformada pela ação da natureza ou pela ação das pessoas.
Imagem: Fotografia 1. À direita, uma cachoeira com rochas em volta. À esquerda, um rio e ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cachoeira no m unicípio de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia 2. Carros sobre uma estrada e no centro há um túnel em um morro com árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rodovia no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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Avaliação diagnóstica

  1. Circule de verde os alimentos que podem ser consumidos sem passar por uma transformação na indústria e de azul os alimentos industrializados.
Imagem: Fotografia. Várias cenouras laranja com plantas verdes no topo.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Bolachas quadradas empilhadas.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um pote branco com iogurte rosa dentro.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma maçã vermelha.  Fim da imagem.
  1. As fotografias abaixo mostram uma paisagem sob diferentes pontos de vista.

Imagem: Fotografia 1. Vista de cima de uma praça com várias árvores em volta. Ao lado há uma construção extensa com um círculo amarelo no meio no telhado. Em volta há ruas com carros e ao fundo, construções.  Fotografia 2. Vista aérea de uma construção extensa com uma abóboda amarela no topo, ao lado de uma praça com árvores. Em volta há ruas com carros e ao fundo, construções. Ilustração.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vistas do Teatro Amazonas, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Que fotografia mostra a paisagem vista de cima e de lado?

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  1. Que fotografia mostra a paisagem vista de cima?

    _____

  1. Observe a representação de parte de uma cidade por meio de uma planta.
Imagem: Ilustração. À direita, a legenda: um livro aberto; uma bola de futebol; um banco (Praça); um retângulo marrom com um x no meio; um círculo verde. À esquerda, uma planta de cidade. No centro há uma praça com várias árvores em volta. À esquerda, casas com árvores e à direita, uma escola ao lado de um campo de futebol. Fim da imagem.

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  1. Leia o texto e responda.

O Museu da Imigração do estado de São Paulo foi criado no lugar onde se hospedavam muitos migrantes que vinham de outros países para viver no Brasil.

Todos os anos, o museu organiza a Festa do Imigrante para celebrar os costumes e as tradições das pessoas que vieram viver no Brasil. Na festa, é possível conhecer músicas, danças, culinária e artesanatos de diferentes países.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão de costas e algumas estão com as mãos levantadas. Na frente delas há uma faixa com a informação: 22ª FESTA DO IMIGRANTE. Abaixo há pessoas sobre um palco com as mãos para cima. Em volta há árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa do Imigrante realizada no Museu da Imigração, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo o texto, quais pessoas são consideradas migrantes?

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  1. O que é possível conhecer na Festa do Imigrante?

    _____

  1. Você conhece formas de diminuir o lixo descartado no ambiente? Complete as frases a seguir utilizando as palavras do quadro.
  1. O _____ é uma forma de gerar menos lixo e evitar desperdícios.
  1. A _____ é uma forma de reaproveitar materiais e objetos que seriam descartados.
  1. A _____ é a separação dos materiais recicláveis dos materiais não recicláveis e do lixo orgânico.

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  1. A água é um recurso natural muito importante para a vida no planeta. Leia as frases abaixo e marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.

( ) A água deve ser limpa para ser usada para o consumo humano, como cozinhar, beber e tomar banho.

( ) Devemos cuidar da água, evitando sua contaminação e seu desperdício.

( ) As atividades humanas não causam problemas na qualidade da água.

  1. As atividades realizadas no campo, como agricultura, pecuária e extrativismo, podem causar problemas ambientais. Assinale com um X a ação que ajuda a diminuir esses problemas.
  1. Despejar esgoto não tratado nos rios.
  1. Utilizar produtos químicos tóxicos nas plantações.
  1. Economizar a água consumida para irrigar as plantações.
  1. Retirar a vegetação original das florestas.
  1. Ligue as colunas, relacionando as atividades humanas aos problemas ambientais.

Coluna 1

• Poluição do ar

• Contaminação do solo

• Desgaste das margens dos rios (erosão)

• Poluição visual

• Poluição sonora

Coluna 2

• Uso de produtos químicos tóxicos na agricultura

• Excesso de cartazes e anúncios luminosos

• Desmatamento da vegetação que fica nas margens dos rios

• Lançamento de substâncias poluentes no ar

• Ruídos de buzinas, motores e máquinas