3
![Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3643.jpg)
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais coisas boas
você pode encontrar nele!
Desenhe, nesta página, o que você quer que o mundo tenha.
4
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades.
Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3651.jpg)
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3660.jpg)
Capítulo e atividades
Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3667.jpg)
O mundo que queremos
Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3675.jpg)
5
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3683.jpg)
O que você aprendeu
Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3690.jpg)
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3700.jpg)
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Recortar e colar
Atividade para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
![Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3761.jpg)
![Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3772.jpg)
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. A paisagem, p. 12
Capítulo 1. A paisagem e seus elementos, p. 14
• Para ler e escrever melhor: Os elementos da paisagem, p. 18
Capítulo 2. As paisagens são transformadas, p. 20
• O mundo que queremos: Onde está o rio?, p. 24
Capítulo 3. Representando a paisagem dos lugares, p. 26
• O que você aprendeu, p. 34
UNIDADE 2. O espaço rural, p. 38
Capítulo 1. A paisagem e a vida no campo, p. 40
• O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural, p. 48
Capítulo 2. O trabalho no campo, p. 50
• Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho?, p. 56
• O que você aprendeu, p. 58
![Imagem: Ilustração. No centro, um menino está sorrindo e olhando para cima. À esquerda há árvores com frutos laranja; atrás do menino há uma plantação com placas e à direita, uma casa. Ao fundo, árvores, morros e o sol no céu azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3787.jpg)
7
UNIDADE 3. O espaço urbano, p.64
Capítulo 1. A paisagem e a vida na cidade, p. 66
Capítulo 2. A vida na cidade, p. 70
Capítulo 3. As cidades têm história, p. 74
• Para ler e escrever melhor: A história de Cuiabá, p. 78
Capítulo 4. O trabalho na cidade, p. 80
O mundo que queremos: A oferta de serviços públicos é desigual, p. 88
• O que você aprendeu, p. 90
UNIDADE 4. Cuidados com a natureza e seus recursos, p. 96
Capítulo 1. As pessoas utilizam recursos da natureza, p. 98
Capítulo 2. O que fazer com o lixo?, p. 106
• O mundo que queremos: Reutilizar o plástico: bom para a natureza, p. 110
Capítulo 3. Água: usar bem para ter sempre, p. 112
Capítulo 4. A degradação ambiental no campo e na cidade, p. 116
• Para ler e escrever melhor:
Fertilizantes e agrotóxicos contaminam os rios, p. 124
• O que você aprendeu, p. 126
Para terminar, p. 130
Referências bibliográficas, p. 134
8
Para começar
Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- O texto a seguir relata a forma como os Krenak, um povo indígena brasileiro, se relacionam com a natureza.
O rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não um recurso, como dizem os economistas. Ele não é algo de que alguém possa se apropriar; é uma parte da nossa construção como coletivo que habita um lugar específico.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 21.
- Assinale com um
X
a
afirmativa correta sobre a relação do povo indígena Krenak com a
natureza.
( ) O rio é como se fosse uma pessoa da família, por isso eles o conservam e só retiram dele o que precisam para viver.
( ) O rio é usado como um recurso econômico, por isso eles retiram dele mais do que precisam para viver.
- Observe as fotografias abaixo e indique em cada uma se a paisagem foi transformada pela ação da natureza ou pela ação das pessoas.
![Imagem: Fotografia 1. À direita, uma cachoeira com rochas em volta. À esquerda, um rio e ao fundo, árvores. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3817.jpg)
LEGENDA: Cachoeira no m unicípio de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.
_____
![Imagem: Fotografia 2. Carros sobre uma estrada e no centro há um túnel em um morro com árvores. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3824.jpg)
LEGENDA: Rodovia no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
_____
9
Avaliação diagnóstica
- Circule de verde os alimentos que podem ser consumidos sem passar por uma transformação na indústria e de azul os alimentos industrializados.
![Imagem: Fotografia. Várias cenouras laranja com plantas verdes no topo. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3832.jpg)
![Imagem: Fotografia. Bolachas quadradas empilhadas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3839.jpg)
![Imagem: Fotografia. Um pote branco com iogurte rosa dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3847.jpg)
![Imagem: Fotografia. Uma maçã vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3856.jpg)
- As fotografias abaixo mostram uma paisagem sob diferentes pontos de vista.
LEGENDA: Vistas do Teatro Amazonas, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Que fotografia mostra a paisagem vista de cima e de lado?
_____
- Que fotografia mostra a paisagem vista de cima?
_____
- Observe a representação de parte de uma cidade por meio de uma planta.
![Imagem: Ilustração. À direita, a legenda: um livro aberto; uma bola de futebol; um banco (Praça); um retângulo marrom com um x no meio; um círculo verde. À esquerda, uma planta de cidade. No centro há uma praça com várias árvores em volta. À esquerda, casas com árvores e à direita, uma escola ao lado de um campo de futebol. Fim da imagem.](../resources/images/image_47569.jpg)
- Na planta, marque a escola com o número 1 e o campo de futebol com o número 2. Use a legenda para reconhecer os elementos.
10
- Leia o texto e responda.
O Museu da Imigração do estado de São Paulo foi criado no lugar onde se hospedavam muitos migrantes que vinham de outros países para viver no Brasil.
Todos os anos, o museu organiza a Festa do Imigrante para celebrar os costumes e as tradições das pessoas que vieram viver no Brasil. Na festa, é possível conhecer músicas, danças, culinária e artesanatos de diferentes países.
![Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão de costas e algumas estão com as mãos levantadas. Na frente delas há uma faixa com a informação: 22ª FESTA DO IMIGRANTE. Abaixo há pessoas sobre um palco com as mãos para cima. Em volta há árvores. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3887.jpg)
LEGENDA: Festa do Imigrante realizada no Museu da Imigração, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Segundo o texto, quais pessoas são consideradas migrantes?
_____
- O que é possível conhecer na Festa do Imigrante?
_____
- Você conhece formas de diminuir o lixo descartado no ambiente? Complete as frases a seguir utilizando as palavras do quadro.
- O _____ é uma forma de gerar menos lixo e evitar desperdícios.
- A _____ é uma forma de reaproveitar materiais e objetos que seriam descartados.
- A _____ é a separação dos materiais recicláveis dos materiais não recicláveis e do lixo orgânico.
11
- A água é um recurso natural muito importante para a vida no planeta. Leia as frases abaixo e marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
( ) A água deve ser limpa para ser usada para o consumo humano, como cozinhar, beber e tomar banho.
( ) Devemos cuidar da água, evitando sua contaminação e seu desperdício.
( ) As atividades humanas não causam problemas na qualidade da água.
- As atividades realizadas no campo, como agricultura, pecuária e extrativismo, podem causar problemas ambientais. Assinale com um X a ação que ajuda a diminuir esses problemas.
- Despejar esgoto não tratado nos rios.
- Utilizar produtos químicos tóxicos nas plantações.
- Economizar a água consumida para irrigar as plantações.
- Retirar a vegetação original das florestas.
- Ligue as colunas, relacionando as atividades humanas aos problemas ambientais.
Coluna 1
• Poluição do ar
• Contaminação do solo
• Desgaste das margens dos rios (erosão)
• Poluição visual
• Poluição sonora
Coluna 2
• Uso de produtos químicos tóxicos na agricultura
• Excesso de cartazes e anúncios luminosos
• Desmatamento da vegetação que fica nas margens dos rios
• Lançamento de substâncias poluentes no ar
• Ruídos de buzinas, motores e máquinas