64

UNIDADE 3. O espaço urbano

Imagem: Pintura. À esquerda há casas coloridas, árvores e pessoas andando em uma calçada. No centro há carros e um bonde em uma rua de pedras. À direita há crianças com uniforme em volta e dentro de uma escola. Atrás há construções coloridas e pessoas. Em volta há pipas coloridas no céu e pássaros voando. Fim da imagem.

LEGENDA: Helena Coelho. Ladeira da casa torta. 2005. Óleo sobre tela, 60 cm X 80 cm. FIM DA LEGENDA.

65

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. A imagem mostra uma paisagem do campo ou da cidade?
  1. Que elementos predominam nessa paisagem?
  1. Como é a vida das pessoas que vivem em lugares como esse?
  1. O lugar onde você vive se parece com esse? Explique.

Fim do complemento.

66

CAPÍTULO 1. A paisagem e a vida na cidade

Conhecendo a cidade

Na cidade há muitas casas, prédios, ruas, avenidas, escolas, lojas, bancos, hospitais, fábricas e outras construções.

Na cidade, as construções ficam bem próximas umas das outras. Por isso, dizemos que a cidade é o espaço da aglomeração, da concentração de construções e de pessoas, de veículos e das mais variadas atividades econômicas.

Observe algumas paisagens urbanas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma igreja e árvores. Em volta há uma rua e casas. Ao fundo, construções e mais árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Vargem Bonita, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias casas e prédios. Ao fundo, um morro coberto de árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, em 2016. FIM DA LEGENDA.

67

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um campo de futebol com uma construção circular em volta. Ao lado há várias árvores e uma estrada com automóveis. Ao fundo, prédios e casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais diferenças você observa entre as paisagens dessas cidades?

_____

  1. O que é comum em todas elas?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Você considera urbano o lugar onde vive? Por quê?

Você deve ter percebido que na paisagem urbana quase não se observam elementos da natureza em sua forma original. Nas cidades, a maior parte dos elementos naturais foram retirados ou transformados pelo trabalho humano. Por isso, dizemos que a cidade é uma construção humana.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Céu na calçada: um olhar pela cidade, de Michele Iacocca, Editora Ática. Livro sobre diferentes aspectos da vida na cidade.

Fim do complemento.

68

Representando a cidade

Observe, na imagem a seguir, parte da cidade do Recife, no estado de Pernambuco. Essa parte do município foi representada em visão vertical.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um rio sinuoso. No centro há uma ponte e nas margens há árvores, construções e ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Visão vertical de parte do município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais elementos aparecem na imagem?

_____

  1. Nessa paisagem predominam elementos naturais ou culturais?

_____

69

Agora, observe a planta de parte do município do Recife, feita com base na imagem da página anterior.

Imagem: Mapa. Vista de cima de um rio sinuoso. No centro há uma ponte e nas margens há árvores, construções e ruas. Na parte inferior, entre as áreas construídas há áreas arborizadas, uma ferrovia e um lago. À esquerda, a rosa dos ventos e a escala. Na parte inferior, a legenda: (espaço em branco) – Rio; mancha azul – Lago; Linha grosa – Ponte; Linha fina – Rua; Linha com pontos – Ferrovia; Círculo verde – Árvore; Retângulo amarelo – Área arborizada; Retângulo rosa – Área construída. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta de parte do município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são os elementos representados nessa planta?

_____

  1. Na legenda está faltando o símbolo de um elemento que foi representado na planta. Que elemento é esse?

_____

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Quais elementos representados na planta existem no lugar onde você vive?

70

CAPÍTULO 2. A vida na cidade

Viver na cidade

O ritmo de vida na cidade é mais agitado do que no campo.

Na cidade, as atividades de trabalho não dependem do ritmo da natureza. As pessoas podem trabalhar quando chove ou não e, também, de dia ou de noite.

A cidade atrai variados grupos de pessoas. Por isso, podemos dizer que ela é um local de atração e concentração de pessoas e de atividades econômicas.

Imagem: Fotografia. No centro há pessoas andando na calçada. À esquerda, prédios e construções e à direita, um bonde na rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Na cidade, também há muitas opções de atividades de lazer. As pessoas podem ir a praças, parques, zoológicos, parques de diversão, shopping centers, cinemas, teatros, museus etc.

Imagem: Fotografia. Pessoas observando pinturas penduradas em um salão grande.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de museu na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três crianças estão atrás de uma grade e ao fundo, um elefante está com a tromba para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Zoológico na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Que atividades de lazer há no lugar onde você vive?

71

As pessoas que vivem em uma cidade podem ter diferentes origens, isto é, elas podem ter vindo de outras cidades, de outros estados e até de outros países. Essas pessoas são migrantes.

A influência de alguns grupos de migrantes pode ser percebida as construções, nos hábitos alimentares e nas festas culturais que acontecem na cidade.

No município de Pomerode, no estado de Santa Catarina, por exemplo, há muitos migrantes que vieram de um país bem distante do Brasil chamado Alemanha. As construções da cidade refletem a maneira de construir dos alemães. A fotografia abaixo mostra uma casa de arquitetura alemã.

Imagem: Fotografia. Casa com paredes de tijolos e detalhes em verde. Em volta há plantas e flores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Construção em estilo alemão no município de Pomerode, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Há construções parecidas com essa no lugar onde você vive?

Todos os anos, os habitantes de Pomerode realizam a Festa Pomerana. Na festa, há músicas, danças e comidas típicas da Alemanha.

Imagem: Fotografia. Meninas com vestido azul e vermelho estão segurando arcos de flores coloridas. Ao fundo, várias pessoas, casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa Pomerana, no município de Pomerode, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.

72

Na cidade de Holambra, no estado de São Paulo, há muitos moradores que vieram da Holanda, uma região de um país chamado Países Baixos.

Nessa cidade podem ser vistas várias construções de arquitetura holandesa e diversas docerias que vendem doces típicos.

Os holandeses têm um papel importante na economia da cidade, pois são grandes produtores de flores. Todos os anos, no início da primavera, acontece na cidade a Festa das Flores.

Imagem: Fotografia. Construções com paredes coloridas, lado a lado. Na frente há vasos com plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Construções de arquitetura holandesa em Holambra, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Meninas com chapéu e camiseta branca e saia comprida e vermelha estão com as mãos nas cinturas. Entre elas, meninos com lenço vermelho em volta do pescoço, camisa xadrez, chapéu e calça preta estão de mãos dadas. Ao fundo, uma multidão observa. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de dança típica holandesa na Festa das Flores, em Holambra, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, converse com um familiar e anote as respostas no caderno.

Vocês conhecem pessoas que vieram de outros países? De onde elas vieram? O que vocês sabem sobre o modo de vida delas?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

  1. Em grupo, façam uma pesquisa sobre um grupo de migrantes de outro país para responder às questões abaixo.
  1. Esses migrantes vieram de qual país?

    b) Quais são os hábitos alimentares e os costumes deles?

    c) Há construções com influência arquitetônica desses grupos no lugar onde vocês vivem? Que função elas têm?

  1. Há festas culturais típicas desses grupos no lugar onde vocês vivem?
    • Apresentem as conclusões da pesquisa aos colegas e ao professor.

73

O olhar indígena sobre a cidade

Kaxi é um menino do povo indígena Munduruku, que vive em terras dos estados de Mato Grosso, do Amazonas e do Pará. No texto a seguir, Kaxi conta a uma amiga como foi conhecer uma cidade.

A cidade vista por um indígena

[...] Ela quis saber o que eu tinha achado da cidade. Contei a ela o que vi. Disse, inclusive, que tudo ali era estranho para mim, pois não compreendia uma porção de coisas: como as pessoas moravam umas sobre as outras e quase não se falavam? Como uns deixavam outros construir casas diferentes? Como podia uns terem tanta coisa e outros não terem quase nada? Como tinha gente que morava em casas tão grandes, mas deixavam que pessoas dormissem nas ruas? Como crianças podiam trabalhar quase sem tempo para brincar? Como eu ia explicar essas coisas para meus amigos da aldeia?

Daniel Munduruku. O diário de Kaxi : um curumim descobre o Brasil. São Paulo: Salesiana, 2007. p. 31-33.

Imagem: Ilustração. Uma criança indígena com cabelo curto, pinturas no rosto e braço está sorrindo com os olhos fechados e a cabeça inclinada para trás. Acima dela há um balão de pensamento com a imagem de uma oca com três andares. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.
  1. Por que Kaxi achou a cidade estranha?
  1. Com base no texto, como você explicaria estas indagações de Kaxi sobre a cidade?
  1. “[...] como as pessoas moravam umas sobre as outras [...]?”
  1. “Como podia uns terem tanta coisa e outros não terem quase nada?”

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura.  Fim da imagem.

  1. Como você imagina ser a cidade que Kaxi visitou? Desenhe em uma folha de papel avulsa.

74

CAPÍTULO 3. As cidades têm história

Conhecer a história de uma cidade é saber como ela se originou e quais mudanças ocorreram ao longo do tempo.

Podemos saber, por exemplo, quais elementos existiam em sua paisagem que atualmente não existem mais. Ou, ainda, como era o modo de vida de seus habitantes em épocas passadas.

Compare as imagens abaixo. Observe como era a cidade de Belo Horizonte em 1934 e como ela ficou em 2021.

Imagem: Fotografia 1 em sépia. Vista aérea de dois jardins retangulares e grandes com várias árvores. Em volta há ruas, algumas construções grandes e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, em 1934. Ao centro, Praça da Liberdade com o Palácio da Liberdade ao fundo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista aérea de dois jardins retangulares e grandes com várias árvores. Em volta há ruas, várias casas e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do mesmo local em 2021. FIM DA LEGENDA.

75

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Junte-se a um colega, observem novamente as paisagens mostradas nas imagens da página anterior e respondam às questões.
  1. Quanto tempo se passou entre a data da imagem 1 e a data da imagem 2?

_____

  1. Que mudanças ocorreram nesse local?

    _____

  1. Podemos perceber que um elemento permaneceu na paisagem ao longo do tempo. Qual é esse elemento?

    _____

Imagem: Ícone: Recortar e colar. Fim da imagem.
  1. Como era o lugar onde você vive? Como ele é atualmente? Para saber, siga as orientações.
  1. Procure duas imagens do lugar onde você vive: uma imagem mostrando-o antigamente e outra mostrando-o nos dias de hoje. Cole as imagens no caderno.
  1. Quais foram as principais mudanças que aconteceram na paisagem do lugar onde você vive? Compare as imagens e escreva um texto contando como eram no passado e como são hoje:

    as moradias.

    a iluminação.

    as ruas e os meios de transporte.

    o vestuário das pessoas.

Imagem: Ilustração. À esquerda, fotografia de pessoas sentadas em um bonde, puxado por dois burros. Ao fundo, algumas casas, árvores e morros. À direita, fotografia de um homem atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres e ao seu lado há um ônibus parado. Ao fundo, casas e vasos com plantas. Fim da imagem.

76

As cidades mudam

Ao longo do tempo, acontecem muitas transformações no espaço urbano. As cidades crescem, surgem novos bairros e o número de construções aumenta. Também são construídas ruas e avenidas.

Alguns locais ou construções da cidade podem desaparecer para dar lugar a outros ou podem mudar de função. Por exemplo, uma construção que no passado servia de moradia, atualmente pode ser utilizada como museu.

  1. Observe as imagens, leia as legendas e responda às questões.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Construção com dois andares e telhado plano na parte de cima. Em volta do andar superior há sacadas e abaixo há plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: No passado, a Casa das Rosas era uma moradia. Município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1935. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construção com dois andares e telhado plano na parte de cima. Em volta do andar superior há sacadas e abaixo há plantas. Na frente da construção há um muro de grades e plantas. Ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Atualmente, a Casa das Rosas é um centro cultural. Município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual era a função da Casa das Rosas no passado? E atualmente?

_____

  1. No lugar onde você vive, há alguma construção que mudou de função ao longo do tempo? Que construção é essa?

    _____

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • A cidade muda, de Eduardo Amos, Editora Moderna. Livro sobre as mudanças da paisagem de uma cidade.

Fim do complemento.

77

Mesmo que as cidades sejam transformadas, alguns lugares e construções são considerados muito importantes para determinados grupos sociais. Esses lugares e construções têm um valor simbólico coletivo e são reconhecidos como patrimônios culturais.

No Brasil, há órgãos oficiais de preservação que são responsáveis por identificar e proteger os patrimônios culturais para que eles não desapareçam com o passar do tempo e possam ser conhecidos pelas futuras gerações.

Imagem: Fotografia. Pessoas andando em uma rua de pedras. Em volta há construções com paredes coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Centro histórico da cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. Salvador foi a primeira cidade do Brasil e seu centro histórico é reconhecido como patrimônio cultural. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, leia novamente o texto desta página e responda.
  1. Por que alguns lugares e construções são reconhecidos como patrimônios culturais?
  1. Qual é a responsabilidade dos órgãos oficiais de preservação dos patrimônios culturais?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Há algum lugar ou construção considerado patrimônio cultural no lugar onde você vive? Junte-se a um colega e façam uma pesquisa na internet. Anotem no caderno o que descobriram e, depois, compartilhem suas descobertas com os colegas e o professor.

78

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler mostra uma sequência de fatos ao longo do tempo sobre a história de uma cidade.

A história de Cuiabá

Inicialmente, Cuiabá era um pequeno povoado chamado Forquilha, formado por pessoas que procuravam ouro e pedras preciosas.

Com o passar do tempo, novos habitantes chegaram. O povoado foi crescendo e se transformou em cidade.

Atualmente, Cuiabá é uma grande cidade e é a capital do estado de Mato Grosso.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com vários prédios, casas, ruas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Que expressões do texto indicam a passagem do tempo?

_____

  1. O que deu origem à cidade de Cuiabá?

_____

  1. Ordene a sequência de fatos que deram origem à cidade de Cuiabá.

( ) Crescimento do povoado.

( ) Fundação do povoado de Forquilha.

( ) Chegada de novos habitantes.

( ) Transformação do povoado em cidade.

79

  1. Complete o esquema sobre a cidade de Cuiabá.

• História da cidade de Cuiabá

Inicialmente

• Cuiabá era apenas um

Com o passar do tempo

• Chegaram _____, o povoado _____ e transformou-se em _____.

Hoje

_____ é a capital do estado de _____.

  1. Escreva, no caderno, um texto contando a história do lugar onde você vive. Siga estas orientações.
  1. Pesquise os fatos que mostram a origem e o desenvolvimento ao longo do tempo do lugar onde você vive.
  1. Organize esses fatos seguindo o esquema da atividade 4.
  1. Escreva seu texto com base no esquema que você organizou.
  1. Utilize expressões que indiquema passagem do tempo: inicialmente, no início, antigamente, com o passar do tempo, ao longo do tempo, nos dias atuais, hoje, atualmente etc.
  1. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
Imagem: Ilustração. Um menino está sentado atrás de uma mesa com um computador em cima. Na frente dele há uma página de busca na tela. Ao lado, livros empilhados sobre a mesa e um lápis e uma borracha sobre um papel. Fim da imagem.

80

CAPÍTULO 4. O trabalho na cidade

A cidade concentra diferentes atividades econômicas.

As principais atividades desenvolvidas na cidade são a indústria, o comércio e a prestação de serviços.

O trabalho na indústria

Geralmente, as indústrias são instaladas nas cidades.

Nas indústrias, os operários transformam matérias-primas em diversos produtos.

Veja no esquema a seguir como a indústria transforma a laranja em geleia.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está ao lado de uma plantação de laranja, sorrindo e acenando. Na frente dele, um caminhão cheio de laranjas na parte traseira está andando sobre uma rua (1. No campo, os agricultores produzem e colhem a laranja). No centro, um homem está colocando potes vazios sobre uma esteira. Em seguida, laranjas estão sendo depositadas dentro de uma máquina grande. Abaixo, após passar pela máquina, os potes estão cheios de geleia. Ao lado, um homem coloca os potes dentro de caixas e as empilha (2. Na indústria, a laranja é transformada em geleia). À direita, um homem empurra um carrinho de compras com a mão direita e com a mão esquerda, ele pega um pote de geleia, que está sobre uma prateleira (3. A geleia de laranja é vendida no mercado). Fim da imagem.

LEGENDA: 1. No campo, os agricultores produzem e colhem a laranja. 2. Na indústria, a laranja é transformada em geleia. 3. A geleia de laranja é vendida no mercado. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Qual é a principal matéria-prima utilizada na produção dessa geleia?

Imagem: Ícone: Atividade oral.    Fim da imagem.

  1. Há alguma indústria no lugar onde você vive? O que é produzido nela?

81

  1. Observe esta sequência de desenhos.
Imagem: Ilustração 1. Um homem está sentando e ordenhando uma vaca.  Ilustração 2. Uma máquina grande está jorrando líquido dentro de potes, que estão enfileirados em uma esteira.  Ilustração 3. Um pote redondo e tampado com a informação: IOGURTE NATURAL.   Fim da imagem.
  1. Que desenho representa a obtenção de matéria-prima? Qual é essa matéria-prima?

_____

  1. Que desenho representa um produto fabricado com essa matéria-prima? Que produto é esse?

    _____

  1. Que desenho representa a atividade industrial? Justifique.

    _____

  1. Os desenhos abaixo representam produtos industrializados. Quais são as principais matérias-primas usadas na produção de cada um deles?
Imagem: Ilustração. Uma caixa amarela com o desenho de um tomate e a informação: MOLHO DE TOMATE.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Uma embalagem amarela com a informação: FARINHA DE TRIGO.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Uma caixa retangular com desenhos de lanches e a informação: HAMBÚRGUER DE CARNE. Fim da imagem.

_____

_____

82

O trabalho no comércio e nos serviços

O comércio e os serviços são atividades típicas da cidade. No campo, essas atividades também são realizadas, mas de forma menos intensa.

Imagem: Fotografia. Um homem está de costas e na frente dele há uma mulher segurando uma peça de roupa, atrás de um balcão. Ao fundo, estantes com roupas. Fim da imagem.

LEGENDA: A maior parte dos estabelecimentos comerciais está nas cidades. Na fotografia, interior de loja de roupas na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

O comércio

O comércio consiste na compra e venda de mercadorias.

Os consumidores são as pessoas que compram a mercadoria para o próprio consumo. Os produtos consumidos podem ser, entre outros, alimentos, calçados e roupas. Os comerciantes são as pessoas que vendem as mercadorias para os consumidores.

Imagem: Fotografia. Pessoas em volta de uma mesa com várias frutas em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Venda de frutas e outros produtos em feira livre no município de Ourolândia, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Há atividades de comércio no lugar onde você vive? Quais?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conhece alguém que trabalha no comércio?

83

  1. Observe o desenho abaixo, leia a legenda e responda.
Imagem: Ilustração. Marília, mulher com cabelo encaracolado e castanho está com uma bolsa pendurada no ombro, segurando uma sacola com tomates e um pacote de macarrão. Com a outra mão, ela entrega notas de dinheiro para Francisco, homem com cabelo castanho e camiseta verde, que está em pé, atrás de um balcão com uma caixa registradora em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Marília foi à quitanda de Francisco e comprou um pacote de macarrão e alguns tomates. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais mercadorias estão sendo comercializadas?

_____

  1. Em que estabelecimento comercial elas estão sendo vendidas?

    _____

  1. Quem é o consumidor?

    _____

  1. Quem é o comerciante?

    _____

  1. Observe a sequência de cenas. Elas representam uma forma de comércio muito utilizada atualmente.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem loiro está sorrindo e com a mão sobre um mouse (CLICK). Na frente dele há um tênis na tela do computador. No centro, um homem com boné e uniforme está colocando um par de tênis dentro de uma caixa. Ao fundo, caixas em prateleiras. À direita, um homem com cabelo preto está sorrindo e segurando uma caixa embrulhada. Na frente dele, o homem loiro sorri e abre a porta. Fim da imagem.
  1. Que comércio é esse?

_____

  1. Em sua opinião, quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de comércio?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Você conhece alguém que compra dessa forma?

84

Os serviços

Os serviços são atividades prestadas para uma pessoa ou empresa sem que haja a produção de mercadorias ou de bens materiais.

Porteiros, motoristas de ônibus e de táxis, médicos, professores, faxineiros, dentistas, engenheiros, advogados, eletricistas, cabeleireiros e guias de turismo são exemplos de prestadores de serviços.

Imagem: Fotografia. Um homem está de costas e segurando um rolo de tinta e pintando uma parede de verde-claro. Abaixo dele há uma lona preta estendida no chão.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pintor pintando muro de uma casa na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe o desenho, leia a legenda e responda.
Imagem: Ilustração. Marília está sentada em uma cadeira com um avental em volta do corpo. Ao seu lado, Ana, mulher ruiva está sorrindo, segurando um secador com a mão direita e um pente com a mão esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Marília foi ao salão de beleza de Ana para cortar os cabelos. FIM DA LEGENDA.

  1. Marília foi comprar alguma mercadoria no salão de Ana?

_____

  1. O que Marília fez no salão de Ana?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. De acordo com esse desenho, Marília é consumidora e Ana é prestadora de serviços. Explique.

Imagem: Ícone: Atividade oral.    Fim da imagem.

  1. Você conhece alguém que trabalha com prestação de serviços?

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Você ou alguém de sua família já utilizou o trabalho de algum prestador de serviços?

85

Os serviços públicos

Uma parte das atividades de serviços é chamada de serviços públicos.

Serviços públicos são os serviços essenciais, ou seja, necessários para assegurar e melhorar as condições de vida das pessoas.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho, camiseta e tênis lilás e saia roxa está com a mão direita virada para cima. Ela sorri e fala: Todas as pessoas têm direito a serviços públicos de boa qualidade. Fim da imagem.

Entre os serviços públicos, destacam-se: abastecimento de água tratada, coleta de esgoto, coleta de lixo, iluminação pública, transporte público e serviços de saúde, educação, segurança, lazer e cultura.

Os serviços públicos devem ser oferecidos aos habitantes da cidade e do campo.

Os serviços públicos são mantidos com o dinheiro da arrecadação de impostos e taxas que as pessoas pagam ao governo ou às empresas ligadas ao governo. Esses serviços são responsabilidade dos governantes.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está entrando em um ônibus azul. Na frente há uma fileira de ônibus ao lado de um terminal verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Transporte público no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com quepe e uniforme azul-escuro e colete preto com a informação: GUARDA MUNICIPAL está com as mãos atrás das costas. Na frente dele há um carro de polícia em uma praça. Ao fundo, carros, árvores e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Guarda municipal no centro do município de Londrina, estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão sentadas em uma escadaria, na frente de uma construção grande com parede rosa. Acima, uma placa com a informação: BIBILIOTECA MUNICIPAL.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada de biblioteca pública no município de Seabra, estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com blusa cinza, calça azul e sapatos pretos está varrendo o chão ao lado de um carrinho. Ao fundo, uma árvore e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Limpeza pública no município de Santa Maria de Jetibá, estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

86

  1. Observe as fotografias e responda.
Imagem: Fotografia 1. Uma pessoa com uniforme laranja e botas azuis está jogando um saco de lixo na parte traseira de um caminhão de lixo. Ao fundo, casas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de lixo no município de Imbituba, estado de Santa Catarina, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2.  Uma pessoa está andando sobre um cano em um esgoto. Ao lado há uma escavadeira amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Manutenção de rede de esgoto no município de Teresina, estado do Piauí, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Um homem está de costas e mexendo no capô de um carro preto. Em volta dele há várias ferramentas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Oficina mecânica no município de São Paulo, estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 4. Uma ambulância parada na frente de uma construção grande. Ao lado, placa com a informação: HOSPITAL MUNICIPAL.  Fim da imagem.

LEGENDA: Posto de saúde no município de Vitória do Xingu, estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais fotografias mostram serviços públicos?

( ) 1

( ) 2

( ) 3

( ) 4

  1. Qual fotografia você não marcou? Por que você não a marcou?

    _____

  1. Os serviços públicos que você marcou são oferecidos no lugar onde você vive? Como é a qualidade desses serviços?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, o que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida no lugar onde você vive? Converse sobre isso com os colegas e o professor.

87

Relações entre campo e cidade

Você deve ter percebido ao longo do estudo desta e da unidade anterior que a cidade e o campo estão sempre relacionados, seja pela circulação de pessoas, seja pela circulação de mercadorias ou de serviços.

Da cidade saem muitos produtos utilizados pelos habitantes do campo: roupas, calçados, ferramentas, máquinas e livros, por exemplo. Os habitantes do campo também utilizam muitos serviços prestados nas cidades: serviços bancários, de saúde, de correios, entre outros.

Do campo sai grande parte dos alimentos consumidos pelos habitantes das cidades: frutas, hortaliças, leite, carne, entre outros. O campo também fornece muitas matérias-primas para as indústrias.

Imagem: Ilustração. À direita, bairro com correios, supermercado, posto de saúde e banco. Entre eles há casas, ruas, carros e árvores. À esquerda, casas entre plantações e pastos. Ao fundo, morros e acima, um avião voando no céu. Fim da imagem.

LEGENDA: Pode-se perceber a relação entre campo e cidade observando que muitos produtos da cidade estão presentes no campo e vice-versa. FIM DA LEGENDA.

  1. Que produtos o campo fornece à cidade? E a cidade, que produtos fornece ao campo?

_____

88

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã.  Fim da imagem.

A oferta de serviços públicos é desigual

Na cidade encontramos bairros com boa oferta de serviços públicos, como água tratada e encanada, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e limpeza urbana, iluminação e pavimentação de ruas, entre outros.

Também encontramos bairros onde não há muitos desses serviços ou, quando oferecidos, são precários.

Às vezes, no mesmo bairro a oferta dos serviços públicos é desigual: enquanto algumas ruas são asfaltadas, iluminadas e têm rede de água e esgoto, outras não têm nenhum desses serviços.

Imagem: Fotografia 1. No centro, uma pessoa está andando sobre uma rua com água. Atrás há carros e em volta, construções e postes.   Fim da imagem.

LEGENDA: Rua não asfaltada com alagamento no município de Belém, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. No centro há automóveis em uma rua. Nas laterais há várias árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida asfaltada e arborizada na cidade de Belém, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

89

  1. Todos os bairros de uma cidade têm acesso aos mesmos serviços públicos? Explique.
  1. Observe novamente as fotografias da página anterior e responda.
  1. Observe a lista abaixo. Quais serviços públicos são oferecidos no lugar onde você mora?

( ) Iluminação pública

( ) Creches públicas

( ) Escolas públicas

( ) Limpeza de ruas

( ) Coleta de lixo

( ) Centros culturais

( ) Unidades de saúde

( ) Transporte público

( ) Asfaltamento

( ) Água encanada

( ) Coleta de esgoto

( ) Policiamento

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. O seu bairro tem uma boa oferta de serviços públicos?

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Há outros serviços públicos que você gostaria que seu bairro tivesse? Se sim, quais?

Boxe complementar:

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

Que tal escrever uma carta para o prefeito do município onde você vive pedindo a melhoria de um serviço público? Junte-se a um colega e sigam as etapas.

Etapas

  1. Listem, no caderno, melhorias que poderiam ser feitas nos serviços públicos do seu bairro.
  1. Escolham uma dessas melhorias e escrevam uma carta ao prefeito do seu município para pedir essa melhoria. Lembrem-se de explicar por que esse serviço público é importante para os moradores do bairro.
  1. Antes de enviar, leiam a carta para os colegas e o professor.

    Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino está sentado e escrevendo uma carta. À direita, uma menina está sorrindo e segurando um envelope. Fim da imagem.

Fim do complemento.

90

O que você aprendeu

  1. Veja os desenhos abaixo e responda às questões.
Imagem: Ilustração 1. No centro há bois em um celeiro e um homem montado em um cavalo. Ao lado, duas casas, pessoas, árvores e uma horta. Ao fundo, um lago e plantações.  Ilustração 2. Vista aérea de uma cidade com ruas asfaltadas, veículos, prédios, árvore, pessoas e casas.   Fim da imagem.
  1. Qual desenho representa a paisagem de uma cidade?

( ) 1

( ) 2

  1. Que elementos você observa na paisagem dessa cidade?

    _____

  1. Os elementos identificados na paisagem dessa cidade são parecidos com os elementos observados na paisagem do campo? Por quê?

    _____

  1. Descreva uma ação humana que poderia provocar uma mudança da paisagem dessa cidade.

    _____

91

Avaliação processual

  1. Observe esta fotografia.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com ruas asfaltadas, veículos, prédios, árvores e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte da cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Observe o desenho de parte de uma cidade e responda.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma loja de ferramentas e um consultório de dentista sobre um salão de beleza. Na frente há um menino andando de skate e uma mulher andando ao lado de uma menina. Em seguida, uma rua com carros e atrás, uma livraria, uma papelaria e um posto de saúde. Em volta há pessoas andando. Fim da imagem.
  1. Que estabelecimentos comerciais são mostrados nesse desenho?

_____

  1. Que serviços são mostrados nesse desenho?

    _____

92

  1. As fotografias a seguir mostram atividades de trabalho.
Imagem: Fotografia 1. Uma pessoa está com o corpo inclinado para frente e colhendo morangos. Em volta há uma plantação extensa de morangos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Tocos do Moji, estado de Minas Gerais, 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Pessoas com uniforme azul estão com as mãos sobre aparelhos eletrônicos. Em volta há cabos e estruturas de metal. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Manaus, estado do Amazonas, 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Que atividade de trabalho é mostrada na fotografia 1? E na fotografia 2?

_____

  1. A atividade de trabalho mostrada na fotografia 1 é realizada no campo ou na cidade? E a mostrada na fotografia 2?

    _____

  1. Que outras atividades de trabalho podem ser realizadas no campo? E na cidade?

    _____

93

  1. Observe o desenho.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma indústria e dentro há duas pessoas com capacete de proteção amarelo e uniforme azul. Elas estão ao lado de cadeiras odontológicas pretas. No centro há uma loja com uma cadeira odontológica preta exposta. Ao lado, uma mulher com cabelo encaracolado e preso observa e um homem sorri. À direita, a mulher está com touca, máscara de proteção e segurando um instrumento dentro da boca de um homem, que está sentado em uma cadeira odontológica preta. Entre os estabelecimentos há ruas e caminhões. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

(azul) Indústria

(vermelho) Comércio

(verde) Serviços

  1. Qual é a diferença entre o trabalho do comerciante e o trabalho do prestador de serviços?

_____

94

  1. Observe o desenho abaixo e responda às perguntas.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, uma escola municipal. No centro, uma farmácia e ao lado, uma praça. À direita, um ginásio esportivo. Em volta há ruas, casas e árvores. Fim da imagem.
  1. O desenho está em visão vertical ou oblíqua?

_____

  1. O desenho representa uma paisagem urbana ou rural?

    _____

  1. Que serviço público é possível identificar no desenho?

    ( ) Farmácia.

    ( ) Escola municipal.

    ( ) Ginásio esportivo.

    ( ) Praça.

  1. Imagine que o desenho será usado para elaborar uma planta. Crie os símbolos da legenda para representar cada elemento a seguir.

    ( ) Farmácia.

    ( ) Escola municipal.

    ( ) Ginásio esportivo.

    ( ) Praça.

95

  1. Mesmo que a paisagem urbana se transforme, alguns lugares são preservados. A fotografia abaixo mostra parte do centro histórico de Olinda, no estado de Pernambuco. Observe-a e leia o texto para responder às questões.
Imagem: Fotografia. No centro há carros em uma rua estreita. À direita, construções coloridas, uma ao lado da outra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do centro histórico de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

O centro histórico de Olinda é considerado um patrimônio cultural brasileiro. Por ser preservado ainda hoje, muitas pessoas podem conhecer a influência dos colonizadores portugueses na arquitetura de muitas das construções e na organização das ruas.

  1. De acordo com o texto, há elementos antigos na paisagem do centro histórico de Olinda que podemos conhecer ainda hoje. Que elementos são esses?

    _____

  1. Esses elementos mostram a influência de que grupo de pessoas?

    _____

  1. Por que ainda hoje é possível conhecer esses elementos?

    _____