MP023

Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais coisas boas

você pode encontrar nele!

Desenhe, nesta página, o que você quer que o mundo tenha.

MP024

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades.

Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

O mundo que queremos

Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Recortar e colar, composto pela ilustração de uma prancheta e uma tesoura dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Recortar e colar

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde.  Fim da imagem.

MP026

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. A paisagem, p. 12

Capítulo 1. A paisagem e seus elementos, p. 14

• Para ler e escrever melhor: Os elementos da paisagem, p. 18

Capítulo 2. As paisagens são transformadas, p. 20

• O mundo que queremos: Onde está o rio?, p. 24

Capítulo 3. Representando a paisagem dos lugares, p. 26

• O que você aprendeu, p. 34

UNIDADE 2. O espaço rural, p. 38

Capítulo 1. A paisagem e a vida no campo, p. 40

• O mundo que queremos: Conservação ambiental no espaço rural, p. 48

Capítulo 2. O trabalho no campo, p. 50

• Para ler e escrever melhor: O que a fábrica produz com o milho?, p. 56

• O que você aprendeu, p. 58

Imagem: Ilustração. No centro, um menino está sorrindo e olhando para cima. À esquerda há árvores com frutos laranja; atrás do menino há uma plantação com placas e à direita, uma casa. Ao fundo, árvores, morros e o sol no céu azul. Fim da imagem.

MP027

UNIDADE 3. O espaço urbano, p. 64

Capítulo 1. A paisagem e a vida na cidade, p. 66

Capítulo 2. A vida na cidade, p. 70

Capítulo 3. As cidades têm história, p. 74

• Para ler e escrever melhor: A história de Cuiabá, p. 78

Capítulo 4. O trabalho na cidade, p. 80

O mundo que queremos: A oferta de serviços públicos é desigual, p. 88

• O que você aprendeu, p. 90

Imagem: Ilustração. Uma criança indígena com cabelo curto, pinturas no rosto e braço está sorrindo com os olhos fechados e a cabeça inclinada para trás. Acima dela há um balão de pensamento com a imagem de uma oca com três andares. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

UNIDADE 4. Cuidados com a natureza e seus recursos, p. 96

Capítulo 1. As pessoas utilizam recursos da natureza, p. 98

Capítulo 2. O que fazer com o lixo?, p. 106

• O mundo que queremos: Reutilizar o plástico: bom para a natureza, p. 110

Capítulo 3. Água: usar bem para ter sempre, p. 112

Capítulo 4. A degradação ambiental no campo e na cidade, p. 116

• Para ler e escrever melhor:

Fertilizantes e agrotóxicos contaminam os rios, p. 124

• O que você aprendeu, p. 126

Para terminar, p. 130

Referências bibliográficas, p. 134

Imagem: Ilustração. Um homem com chapéu, blusa, calça e botas está suando, sentado em uma pedra e segurando uma vara de pescar dentro de um rio. Ao fundo, plantas. Ilustração. No centro há um irrigador jorrando água sobre uma plantação.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Três pessoas com capacete e colete estão sentadas dentro de um bote na água. Na lateral, duas delas estão segurando remos e no centro, uma mulher está sorrindo com as mãos para cima. Ao fundo, plantas. Fim da imagem.

MP028

Para começar

Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. O texto a seguir relata a forma como os Krenak, um povo indígena brasileiro, se relacionam com a natureza.

O rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não um recurso, como dizem os economistas. Ele não é algo de que alguém possa se apropriar; é uma parte da nossa construção como coletivo que habita um lugar específico.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 21.

PROFESSOR Resposta correta: O rio é como se fosse uma pessoa da família, por isso eles o conservam e só retiram dele o que precisam para viver.
  1. Observe as fotografias abaixo e indique em cada uma se a paisagem foi transformada pela ação da natureza ou pela ação das pessoas.
Imagem: Fotografia 1. À direita, uma cachoeira com rochas em volta. À esquerda, um rio e ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cachoeira no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Ação da natureza.
Imagem: Fotografia 2. Carros sobre uma estrada e no centro há um túnel em um morro com árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rodovia no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Ação das pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Fim do complemento.

As páginas 8 e 9 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE01, EF03GE03, EF03GE04, EF03GE05, EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Avalie o conhecimento prévio dos estudantes sobre os povos indígenas do Brasil, seu modo de vida e sua relação com a natureza. A depender das respostas apontadas, é possível elaborar um diagnóstico da turma que possibilite a desconstrução de preconceitos pautados no senso comum, valorizando a diversidade cultural do país e a contribuição dos povos indígenas.

Atividade 2. Na fotografia 1, é possível perceber que a paisagem é transformada principalmente pela ação da água do rio sobre as rochas e, na fotografia 2, a paisagem foi transformada pela ação humana para a construção da rodovia e do túnel. A atividade possibilita uma reflexão inicial sobre o conceito de paisagem, que será trabalhado ao longo do ano, e os agentes responsáveis por sua transformação.

MP029

Avaliação diagnóstica

  1. Circule de verde os alimentos que podem ser consumidos sem passar por uma transformação na indústria e de azul os alimentos industrializados.
Imagem: Fotografia. Várias cenouras laranja com plantas verdes no topo.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: verde
Imagem: Fotografia. Bolachas quadradas empilhadas.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: azul
Imagem: Fotografia. Um pote branco com iogurte rosa dentro.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: azul
Imagem: Fotografia. Uma maçã vermelha.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: verde
  1. As fotografias abaixo mostram uma paisagem sob diferentes pontos de vista.

Imagem: Fotografia 1. Vista de cima de uma praça com várias árvores em volta. Ao lado há uma construção extensa com um círculo amarelo no meio no telhado. Em volta há ruas com carros e ao fundo, construções.  Fotografia 2. Vista aérea de uma construção extensa com uma abóboda amarela no topo, ao lado de uma praça com árvores. Em volta há ruas com carros e ao fundo, construções. Ilustração.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vistas do Teatro Amazonas, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Que fotografia mostra a paisagem vista de cima e de lado?

_____

PROFESSOR Resposta: A fotografia 2.
  1. Que fotografia mostra a paisagem vista de cima?

    _____

PROFESSOR Resposta: A fotografia 1.
  1. Observe a representação de parte de uma cidade por meio de uma planta.
Imagem: Ilustração. À direita, a legenda: um livro aberto (Escola); uma bola de futebol (Campo de futebol); um banco (Praça); um retângulo marrom com um x no meio (Casa); um círculo verde (Árvore). À esquerda, uma planta de cidade. No centro há uma praça com várias árvores em volta. À esquerda, casas com árvores e à direita, uma escola (1) ao lado de um campo de futebol (2). Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 3. A atividade contribui para diagnosticar o entendimento dos estudantes em relação aos processos de produção dos alimentos que consomem no dia a dia, reconhecendo alimentos in natura e alimentos industrializados. Se julgar pertinente, solicite que indiquem também a matéria-prima usada para produzir os alimentos industrializados.

Atividade 4. Espera-se que os estudantes reconheçam a diferença entre os pontos de vista mostrados nas fotografias. A fotografia 1 retrata o Teatro Amazonas do ponto de vista vertical; já a fotografia 2 mostra o mesmo teatro do ponto de vista oblíquo.

Atividade 5. A atividade permite avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes e sua capacidade de reconhecer elementos em uma planta simples por meio da análise da legenda. É possível complementar a atividade solicitando aos estudantes que identifiquem outros elementos. Se julgar necessário, explique que a planta é uma representação feita a partir da imagem de um lugar visto de cima (visão vertical) e que a legenda auxilia na identificação dos elementos representados.

MP030

  1. Leia o texto e responda.

O Museu da Imigração do estado de São Paulo foi criado no lugar onde se hospedavam muitos migrantes que vinham de outros países para viver no Brasil.

Todos os anos, o museu organiza a Festa do Imigrante para celebrar os costumes e as tradições das pessoas que vieram viver no Brasil. Na festa, é possível conhecer músicas, danças, culinária e artesanatos de diferentes países.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão de costas e algumas estão com as mãos levantadas. Na frente delas há uma faixa com a informação: 22ª FESTA DO IMIGRANTE. Abaixo há pessoas sobre um palco com as mãos para cima. Em volta há árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa do Imigrante realizada no Museu da Imigração, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo o texto, quais pessoas são consideradas migrantes?

_____

PROFESSOR Resposta: As pessoas que vêm de outros países para viver no Brasil.
  1. O que é possível conhecer na Festa do Imigrante?

    _____

PROFESSOR Resposta: Músicas, danças, culinária e artesanatos de diversos países.
  1. Você conhece formas de diminuir o lixo descartado no ambiente? Complete as frases a seguir utilizando as palavras do quadro.
  1. O _____ é uma forma de gerar menos lixo e evitar desperdícios.
PROFESSOR Resposta: consumo consciente
  1. A _____ é uma forma de reaproveitar materiais e objetos que seriam descartados.
PROFESSOR Resposta: coleta seletiva
  1. A _____ é a separação dos materiais recicláveis dos materiais não recicláveis e do lixo orgânico.
PROFESSOR Resposta: reciclagem
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 10 e 11 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE02, EF03GE08, EF03GE09, EF03GE10 e EF03GE11.

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Se julgar pertinente, peça aos estudantes que leiam o texto em voz alta e oriente-os a extrair do trecho lido a informação que define o conceito de migrante e sua contribuição cultural.

Atividade 7. A atividade permite avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o destino do lixo. Verifique as dificuldades apresentadas e, se for o caso, introduza o trabalho com o tema discutindo o destino dos materiais e objetos descartados pelos estudantes na escola.

MP031

  1. A água é um recurso natural muito importante para a vida no planeta. Leia as frases abaixo e marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.

( ) A água deve ser limpa para ser usada para o consumo humano, como cozinhar, beber e tomar banho.

PROFESSOR Resposta: V

( ) Devemos cuidar da água, evitando sua contaminação e seu desperdício.

PROFESSOR Resposta: V

( ) As atividades humanas não causam problemas na qualidade da água.

PROFESSOR Resposta: F
  1. As atividades realizadas no campo, como agricultura, pecuária e extrativismo, podem causar problemas ambientais. Assinale com um X a ação que ajuda a diminuir esses problemas.
  1. Despejar esgoto não tratado nos rios.
  1. Utilizar produtos químicos tóxicos nas plantações.
  1. Economizar a água consumida para irrigar as plantações.
  1. Retirar a vegetação original das florestas.
PROFESSOR Resposta correta: c)
  1. Ligue as colunas, relacionando as atividades humanas aos problemas ambientais.

Coluna 1

• Poluição do ar

• Contaminação do solo

• Desgaste das margens dos rios (erosão)

• Poluição visual

• Poluição sonora

Coluna 2

• Uso de produtos químicos tóxicos na agricultura

• Excesso de cartazes e anúncios luminosos

• Desmatamento da vegetação que fica nas margens dos rios

• Lançamento de substâncias poluentes no ar

• Ruídos de buzinas, motores e máquinas

PROFESSOR Respostas:• Poluição do ar - Lançamento de substâncias poluentes no ar• Contaminação do solo - Uso de produtos químicos tóxicos na agricultura• Desgaste das margens dos rios (erosão) - Desmatamento da vegetação que fica nas margens dos rios• Poluição visual - Excesso de cartazes e anúncios luminosos• Poluição sonora - Ruídos de buzinas, motores e máquinas
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Utilize a atividade para analisar o conhecimento dos estudantes em relação à questão da água, seus usos e cuidados. Se julgar pertinente, peça que leiam cada frase em voz alta, identificando se é verdadeira ou falsa e justificando sua resposta.

Atividade 9. Caso os estudantes apontem outra alternativa como correta, peça que justifiquem sua resposta e avalie possíveis dúvidas em relação aos problemas ambientais provocados pelas atividades humanas. Se julgar pertinente, peça que expliquem o que está incorreto nas outras alternativas.

Atividade 10. Espera-se que os estudantes associem os problemas ambientais às atividades que podem causar esses problemas. Verifique os conhecimentos prévios dos estudantes e utilize as dúvidas deles para introduzir o tema que será trabalhado ao longo do ano.

MP032

Comentário para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Identificar características do modo de vida de um povo indígena e sua relação com a natureza.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo ;

EF03GE03: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

2

Reconhecer agentes responsáveis pela transformação da paisagem.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE04: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

3

Identificar alimentos in natura e alimentos industrializados.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

4

Analisar fotografias e reconhecer diferentes pontos de vista.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE06: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

5

Reconhecer elementos representados em planta por meio da análise da legenda.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE07: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

6

Reconhecer o conceito de migrante e identificar sua contribuição cultural.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

7

Identificar o destino do lixo e dos materiais recicláveis.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE08: Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

MP033

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

8

Identificar usos da água no dia a dia e cuidados necessários para seu uso.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE09: Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.

9

Analisar possíveis causas de problemas ambientais e ações que contribuem para a redução desses problemas.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE10: Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.

10

Associar os problemas ambientais às atividades humanas que podem causar esses problemas.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE11: Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.

Sugestão de autoavaliação

Caso considere pertinente, proponha uma autoavaliação após a realização da avaliação diagnóstica. A estratégia pode contribuir para que os estudantes se dediquem a analisar a própria relação com os estudos e a traçar metas e expectativas em relação ao ano letivo que se inicia. Sugerimos, a seguir, algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:

  1. Resolvi todas as atividades da avaliação diagnóstica?
  1. Tive poucas ou nenhuma dúvida ao resolver as atividades?
  1. Acho que preciso estudar mais para conseguir acompanhar as aulas neste ano?