MP090
UNIDADE 3. O espaço urbano
LEGENDA: Helena Coelho. Ladeira da casa torta. 2005. Óleo sobre tela, 60 cm X 80 cm. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações para o professor:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a abertura da unidade 3 podem ser trabalhadas na semana 20.
Objetivos pedagógicos da unidade
• Caracterizar a paisagem da cidade.
• Identificar elementos da paisagem urbana.
+• Reconhecer marcas da contribuição de diferentes grupos sociais na cidade.
• Perceber mudanças e permanências na paisagem urbana.
• Conhecer os tipos de trabalho predominantes na cidade: comércio, prestação de serviços e indústria.
A abertura da unidade 3 contempla as habilidades da BNCC: EF03GE01 e EF03GE04.
Introdução da unidade
Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de reconhecer as características predominantes no espaço urbano e serão estimulados a refletir sobre os processos histórico-sociais responsáveis pelas transformações das paisagens que acompanham o surgimento e o desenvolvimento das cidades. Eles também serão provocados a pensar sobre os principais aspectos que marcam o modo de vida, as rotinas e o trabalho nas cidades e a confrontá-los com os que caracterizam a vida em ambientes não urbanos.
Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
• Competências Gerais da Educação Básica: 6.
• Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 1; 2; 3; 7.
• Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 1; 3; 4.
MP091
Boxe complementar:
Vamos conversar
- A imagem mostra uma paisagem do campo ou da cidade?
- Que elementos predominam nessa paisagem?
- Como é a vida das pessoas que vivem em lugares como esse?
- O lugar onde você vive se parece com esse? Explique.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Peça aos estudantes que comparem as aberturas das unidades 2 e 3, tratando das semelhanças e das diferenças entre as duas paisagens e da descrição da ocupação espacial em uma e em outra. A comparação é uma importante capacidade leitora que deve ser incentivada nos estudantes.
Atividade 1. A imagem mostra uma paisagem da cidade. Estimule os estudantes a apresentar justificativas para suas respostas. Os elementos apontados por eles poderão ser retomados ao longo do trabalho com o tema da unidade.
Atividade 2. Na paisagem representada predominam elementos culturais. Se considerar necessário, retome as noções de elementos naturais e culturais trabalhadas na unidade 1.
Atividade 3. Com base nas respostas dos estudantes, oriente a discussão para que identifiquem alguns aspectos do modo de vida urbano.
Atividade 4. Explore as respostas dos estudantes, destacando possíveis semelhanças e diferenças entre a paisagem representada e o lugar onde vivem.
Literacia e Geografia
Para garantir maior participação dos estudantes, organize a sala em pequenos grupos a fim de que, depois da observação da imagem, discutam as questões apresentadas, elejam um ou mais oradores e organizem um roteiro de apresentação oral para a classe. Registre os termos usados pelos estudantes para caracterizar a vida na cidade. Em seguida, discuta a possibilidade de utilizar os mesmos termos para caracterizar a vida no campo, estimulando-os a perceber que alguns aspectos da vida urbana já estão presentes na vida de muitos habitantes da área rural.
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
- Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento espacial.
- Objetos de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças; Paisagens naturais e antrópicas em transformação; Matéria-prima e indústria; Representações cartográficas.
- Habilidades: EF03GE01; EF03GE02; EF03GE04; EF03GE05; EF03GE06; EF03GE07.
MP092
CAPÍTULO 1. A paisagem e a vida na cidade
Conhecendo a cidade
Na cidade há muitas casas, prédios, ruas, avenidas, escolas, lojas, bancos, hospitais, fábricas e outras construções.
Na cidade, as construções ficam bem próximas umas das outras. Por isso, dizemos que a cidade é o espaço da aglomeração, da concentração de construções e de pessoas, de veículos e das mais variadas atividades econômicas.
Observe algumas paisagens urbanas.
LEGENDA: Paisagem no município de Vargem Bonita, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, em 2016. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a primeira parte do capítulo 1 pode ser trabalhada na semana 21.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Reconhecer a paisagem da cidade.
- Identificar os elementos constituintes das paisagens urbanas, como casas, prédios, ruas e avenidas.
- Perceber, como características da cidade, a aglomeração de pessoas, a concentração de construções e a variedade de atividades econômicas.
As páginas 66 e 67 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF03GE05.
Orientações pedagógicas
Antes de iniciar o estudo deste capítulo, sugerimos trabalhar com os estudantes o significado do termo cidade. Resgate os conhecimentos que os estudantes já tenham sobre esse termo. Caso morem na área urbana do município, pergunte a eles o que veem no espaço onde moram, que atividades realizam no lugar onde vivem etc. Caso vivam na área rural do município, peça que contem suas experiências na cidade. Aproveite para explorar com os estudantes as diferenças entre campo e cidade.
É importante os estudantes perceberem que, na cidade, as pessoas e as atividades econômicas tendem a se concentrar no espaço, formando aglomerações que caracterizam a paisagem da cidade.
Explore as paisagens urbanas retratadas nas fotografias para problematizar o nível de transformação do meio ambiente para produzir o espaço que constitui as cidades, retomando assim o tema da produção e meio ambiente.
O que é cidade?
O que é a cidade? Essa pergunta pode ficar no ar. Qualquer habitante da cidade sabe o que ela é, posto que ele vive na cidade e constrói no seu cotidiano o cotidiano da cidade. Mas qual seria a real dimensão desse termo, tão empregado pela geografia urbana? Uma localidade definida a partir de um determinado número de habitantes? A sede de um município?
Façamos um exercício de pensar a cidade na qual vivemos. Podemos pensar na metrópole paulista. Pelo trajeto de um ônibus cortando a cidade de um lado ao outro – por exemplo, do centro para a periferia –, perceberíamos uma paisagem construída. Uma paisagem cinza, onde o verde cede lugar aos prédios, casas, ruas, tudo parecendo estar coberto por uma nuvem de poluição.
MP093
LEGENDA: Paisagem no município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Quais diferenças você observa entre as paisagens dessas cidades?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem apontar as diferentes formas de organização do espaço urbano relacionadas ao processo de produção do espaço em diferentes momentos históricos e às atividades econômicas realizadas em cada município. Fim da observação.- O que é comum em todas elas?
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PROFESSOR
Atenção professor: É importante que os estudantes percebam a concentração de construções (casas, prédios, vias etc.) em todas as paisagens, caracterizando o espaço urbano. Fim da observação.
- Você considera urbano o lugar onde vive? Por quê?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Você deve ter percebido que na paisagem urbana quase não se observam elementos da natureza em sua forma original. Nas cidades, a maior parte dos elementos naturais foram retirados ou transformados pelo trabalho humano. Por isso, dizemos que a cidade é uma construção humana.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Céu na calçada: um olhar pela cidade, de Michele Iacocca, Editora Ática. Livro sobre diferentes aspectos da vida na cidade.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Um amontoado de prédios? Uma série infindável de carros? Um barulho, às vezes ensurdecedor, misto de buzina, motores de veículos, gritos de ambulantes?
É isso a cidade?
Façamos um teste de associação. Que palavras as pessoas associam à palavra cidade? Ruas, prédios, carros, congestionamento, multidão, gente – em mais de 80% dos casos. A cidade aparece aos nossos olhos – no plano do imediato, do diretamente perceptível, como concreto diretamente visível e percebido, formas, caos. A cidade que parece distante aparece num emaranhado difícil de ser apreendido, quase impossível de ser capturado.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade . 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 11.
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Incentive os estudantes a apontar as diferenças entre as paisagens urbanas. Se considerar pertinente, explique que as paisagens refletem o modo como o espaço é apropriado e organizado segundo diferentes processos históricos, econômicos e sociais.
Atividade 2. Os estudantes devem identificar características do espaço urbano, como a aglomeração de construções, a presença de ruas e avenidas, a concentração de atividades de comércio e prestação de serviços etc.
Atividade 3. Se os estudantes vivem em uma área urbana, peça a eles que justifiquem sua resposta e estimule-os a reconhecer aspectos próprios do espaço urbano no lugar onde vivem. Se eles moram em uma área rural, peça que descrevam as diferenças entre o lugar onde vivem e a área urbana do município.
MP094
Representando a cidade
Observe, na imagem a seguir, parte da cidade do Recife, no estado de Pernambuco. Essa parte do município foi representada em visão vertical.
LEGENDA: Visão vertical de parte do município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos aparecem na imagem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Construções, árvores ou área arborizada, arruamentos (ruas e/ou avenidas), ferrovia, rio e ponte.- Nessa paisagem predominam elementos naturais ou culturais?
_____
PROFESSOR
Resposta: Predominam elementos culturais.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para esta parte do capítulo 1 pode ser trabalhada na semana 21.
Fim do complemento.
As páginas 68 e 69 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.
Orientações pedagógicas
Ressalte que a imagem de satélite representa a paisagem em uma visão vertical.
Verifique se, ao observar os elementos da paisagem, os estudantes conseguem identificar se a paisagem apresentada é de uma área urbana ou de uma área rural.
Atividade 4. Oriente os estudantes na observação e descrição da imagem, auxiliando-os a identificar as ruas e avenidas, o rio, as construções e a diferença entre elas, além de outros elementos.
Atividade 5. Após a observação feita na atividade anterior, os estudantes devem concluir que há predominância de elementos culturais, ou seja, construídos ou modificados pelas atividades humanas.
Nas atividades 4 e 5 o estudante desenvolve a habilidade EF03GE06 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
Observando a cidade
A observação da paisagem urbana permite perceber a espacialização das diferentes classes sociais; áreas deterioradas, áreas segregadas, áreas nobres, áreas em processo de valorização são facilmente reconhecidas na paisagem. É também possível perceber a historicidade da sociedade materializada na paisagem, por meio de formas antigas que permanecem para além das funções que as criam.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade : ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana. Campinas: Papirus, 2008. p. 66.
MP095
Agora, observe a planta de parte do município do Recife, feita com base na imagem da página anterior.
LEGENDA: Planta de parte do município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais são os elementos representados nessa planta?
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PROFESSOR
Resposta: Os elementos representados na planta são: rio, lago, ponte, rua, ferrovia, árvores, área arborizada, área construída.- Na legenda está faltando o símbolo de um elemento que foi representado na planta. Que elemento é esse?
_____
PROFESSOR
Resposta: O elemento que está sem símbolo na legenda é o rio.- Complete a legenda. Para isso, crie um símbolo para esse elemento.
- Quais elementos representados na planta existem no lugar onde você vive?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividades 6 e 7. As atividades solicitam aos estudantes que recorram à legenda para encontrar o significado dos símbolos utilizados e que encontrem na planta alguns elementos identificados na legenda. Esse tipo de atividade incentiva a prática da leitura e da interpretação de representações cartográficas. Se necessário, auxilie os estudantes que têm dificuldade de compreender a planta e a legenda. Nestas atividades o estudante desenvolve a habilidade EF03GE07 da Base Nacional Comum Curricular: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
Atividade 8. Ao orientar a realização da atividade em casa, incentive os estudantes a conversar com os familiares sobre os elementos da paisagem encontrados no lugar em que vivem, identificando quais deles estão representados na planta desta página.
Para você ler
Para ensinar e aprender Geografia, de Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Iyda Paganelli e Núria Hanglei Cacete, Editora Cortez.
Livro sobre a construção da Geografia escolar e sua relação com os conhecimentos prévios dos estudantes e os conhecimentos acadêmicos dessa ciência.
MP096
CAPÍTULO 2. A vida na cidade
Viver na cidade
O ritmo de vida na cidade é mais agitado do que no campo.
Na cidade, as atividades de trabalho não dependem do ritmo da natureza. As pessoas podem trabalhar quando chove ou não e, também, de dia ou de noite.
A cidade atrai variados grupos de pessoas. Por isso, podemos dizer que ela é um local de atração e concentração de pessoas e de atividades econômicas.
LEGENDA: Rua na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Na cidade, também há muitas opções de atividades de lazer. As pessoas podem ir a praças, parques, zoológicos, parques de diversão, shopping centers, cinemas, teatros, museus etc.
LEGENDA: Interior de museu na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Zoológico na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Que atividades de lazer há no lugar onde você vive?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a primeira parte do capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 22.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Identificar aspectos do modo de vida urbano.
- Reconhecer atividades de lazer praticadas no espaço urbano.
- Conhecer a influência de diferentes grupos sociais na cultura, nas atividades econômicas e no espaço das cidades.
As páginas 70 e 71 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE01 e EF03GE02.
Orientações pedagógicas
Comente que, nas cidades de grande porte, geralmente há concentração de atividades culturais, como as que podem ser apreciadas em teatros, feiras e cinemas. E que as áreas rurais têm atraído cada vez mais pessoas que desejam empregar seus momentos de lazer e recreação em contato com a natureza.
Atividade 1. Pergunte aos estudantes: De quais atividades de lazer vocês mais gostam? Há muitos espaços disponíveis para praticar essa atividade no lugar onde vivem?
Para o estudante ler
Vida na cidade, de Mônica Jakievicius, Editora DCL.
Livro que conta as descobertas de uma criança sobre a vida na cidade.
MP097
As pessoas que vivem em uma cidade podem ter diferentes origens, isto é, elas podem ter vindo de outras cidades, de outros estados e até de outros países. Essas pessoas são migrantes.
A influência de alguns grupos de migrantes pode ser percebida as construções, nos hábitos alimentares e nas festas culturais que acontecem na cidade.
No município de Pomerode, no estado de Santa Catarina, por exemplo, há muitos migrantes que vieram de um país bem distante do Brasil chamado Alemanha. As construções da cidade refletem a maneira de construir dos alemães. A fotografia abaixo mostra uma casa de arquitetura alemã.
LEGENDA: Construção em estilo alemão no município de Pomerode, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Há construções parecidas com essa no lugar onde você vive?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Todos os anos, os habitantes de Pomerode realizam a Festa Pomerana. Na festa, há músicas, danças e comidas típicas da Alemanha.
LEGENDA: Festa Pomerana, no município de Pomerode, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Comente que, na cidade, convivemos com pessoas de diferentes costumes e origens e que é fundamental respeitá-las.
Enfatize que os diferentes grupos sociais carregam consigo sua cultura e que é possível perceber sua influência em diferentes aspectos, como os hábitos alimentares, as festas típicas, as atividades econômicas e, inclusive, as construções.
Atividade 2. Se considerar pertinente, explique que este tipo de construção se chama enxaimel e é feita com madeira e tijolos, mas também pode ser feita com madeira e pedras. Incentive os estudantes a identificar a influência de grupos de diferentes origens nas construções existentes no lugar de vivência deles. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF03GE02 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
Para você ler
A cidade, de Ana Fani Alessandri Carlos, Editora Contexto.
Livro sobre a cidade e a relação do homem com o espaço urbano, com a natureza e com o próprio homem.
MP098
Na cidade de Holambra, no estado de São Paulo, há muitos moradores que vieram da Holanda, uma região de um país chamado Países Baixos.
Nessa cidade podem ser vistas várias construções de arquitetura holandesa e diversas docerias que vendem doces típicos.
Os holandeses têm um papel importante na economia da cidade, pois são grandes produtores de flores. Todos os anos, no início da primavera, acontece na cidade a Festa das Flores.
LEGENDA: Construções de arquitetura holandesa em Holambra, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apresentação de dança típica holandesa na Festa das Flores, em Holambra, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Em casa, converse com um familiar e anote as respostas no caderno.
Vocês conhecem pessoas que vieram de outros países? De onde elas vieram? O que vocês sabem sobre o modo de vida delas?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Em grupo, façam uma pesquisa sobre um grupo de migrantes de outro país para responder às questões abaixo.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Esses migrantes vieram de qual país?
b) Quais são os hábitos alimentares e os costumes deles?
c) Há construções com influência arquitetônica desses grupos no lugar onde vocês vivem? Que função elas têm?
- Há festas culturais típicas desses grupos no lugar onde vocês vivem?
- Apresentem as conclusões da pesquisa aos colegas e ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 72 e 73 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE01 e EF03GE02.
Orientações pedagógicas
Comente que, além da influência nas atividades econômicas de Holambra, as atividades desenvolvidas pelos imigrantes holandeses atraem turistas de diferentes partes do Brasil.
Atividade 3. Ao encaminhar a atividade para casa, oriente os estudantes a conversar com os adultos de sua família com o objetivo de ouvir histórias de seus antepassados e, assim, descobrir se vieram de outros países. Neste caso, incentive-os a questionar os familiares mais velhos sobre as influências trazidas pelos antepassados que ainda estão presentes na família. Por sua vez, se os estudantes já tiveram contato ou convivem com pessoas de outros países, estimule-os a relatar suas experiências com essas pessoas. Se houver estudantes de outros países na turma, incentive-os a compartilhar com os colegas alguns aspectos de sua cultura. É importante zelar para que os estudantes respeitem e valorizem as contribuições dos colegas.
Atividade 4. Oriente os estudantes a fazer esta pesquisa na internet, em bibliotecas e arquivos públicos. Se julgar pertinente, sugira a eles que façam uma pesquisa sobre grupos de imigrantes em outras partes do Brasil. Nesta atividade o estudante desenvolve as habilidades EF03GE01 e EF03GE02 da Base Nacional Comum Curricular, respectivamente: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo; Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
Educação em valores e temas contemporâneos
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. [...] O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 117.
MP099
O olhar indígena sobre a cidade
Kaxi é um menino do povo indígena Munduruku, que vive em terras dos estados de Mato Grosso, do Amazonas e do Pará. No texto a seguir, Kaxi conta a uma amiga como foi conhecer uma cidade.
A cidade vista por um indígena
[...] Ela quis saber o que eu tinha achado da cidade. Contei a ela o que vi. Disse, inclusive, que tudo ali era estranho para mim, pois não compreendia uma porção de coisas: como as pessoas moravam umas sobre as outras e quase não se falavam? Como uns deixavam outros construir casas diferentes? Como podia uns terem tanta coisa e outros não terem quase nada? Como tinha gente que morava em casas tão grandes, mas deixavam que pessoas dormissem nas ruas? Como crianças podiam trabalhar quase sem tempo para brincar? Como eu ia explicar essas coisas para meus amigos da aldeia?
Daniel Munduruku. O diário de Kaxi : um curumim descobre o Brasil. São Paulo: Salesiana, 2007. p. 31-33.
- Por que Kaxi achou a cidade estranha?
PROFESSOR
Resposta: Porque os costumes de seu povo são muito diferentes dos costumes e das situações que conheceu quando visitou a cidade.- Com base no texto, como você explicaria estas indagações de Kaxi sobre a cidade?
- “[...] como as pessoas moravam umas sobre as outras [...]?”
PROFESSOR
Resposta: As pessoas moram em prédios de apartamentos.- “Como podia uns terem tanta coisa e outros não terem quase nada?”
PROFESSOR
Resposta: Algumas pessoas são muito ricas e outras, muito pobres.
- Como você imagina ser a cidade que
Kaxi
visitou? Desenhe em uma
folha
de papel avulsa.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Exponha o desenho para os colegas e o professor, explicando-o.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a página 73 pode ser trabalhada na semana 22.
Fim do complemento.
Orientações pedagógicas
Acompanhe os estudantes na leitura do texto, depois, promova uma reflexão comparando a relação dos povos tradicionais e a dos grupos sociais que vivem em cidades com o meio ambiente, explorando mais uma vez o tema atual de relevância trabalhado neste livro.
Atividade 5. Kaxi achou a cidade estranha porque os costumes de seu povo são muito diferentes dos costumes e das situações que conheceu por lá. Se julgar pertinente, incentive os estudantes a imaginar como é o lugar onde Kaxi vive.
Atividade 6. Se julgar pertinente, peça aos estudantes que procurem no texto outras frases em que Kaxi questiona o funcionamento da cidade e explore com eles as possíveis explicações para elas.
Atividade 7. Incentive os estudantes a discutir se a cidade que Kaxi visitou era grande ou pequena, se tinha prédios, se tinha muitos habitantes, se as pessoas tinham as mesmas condições econômicas etc. Pergunte aos estudantes se o lugar onde eles vivem é parecido ou diferente do visitado por Kaxi.
MP100
CAPÍTULO 3. As cidades têm história
Conhecer a história de uma cidade é saber como ela se originou e quais mudanças ocorreram ao longo do tempo.
Podemos saber, por exemplo, quais elementos existiam em sua paisagem que atualmente não existem mais. Ou, ainda, como era o modo de vida de seus habitantes em épocas passadas.
Compare as imagens abaixo. Observe como era a cidade de Belo Horizonte em 1934 e como ela ficou em 2021.
LEGENDA: Vista de parte da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, em 1934. Ao centro, Praça da Liberdade com o Palácio da Liberdade ao fundo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do mesmo local em 2021. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a primeira parte do capítulo 3 pode ser trabalhada na semana 23.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Compreender que a história da cidade permite conhecer sua origem e suas transformações ao longo do tempo.
- Reconhecer que as transformações na paisagem de um lugar são produzidas pelo trabalho das pessoas, principalmente.
- Perceber mudanças e permanências na paisagem urbana.
- Conhecer a noção de patrimônio cultural.
As páginas 74 e 75 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE04.
Orientações pedagógicas
Explore as fotografias com os estudantes, questionando-os a respeito dos elementos presentes nelas, identificando aqueles que demonstram mudanças e os que indicam permanências.
Se considerar pertinente, proponha a elaboração de um texto coletivo com base na análise das paisagens mostradas, descrevendo-as.
As transformações da paisagem
A paisagem revela a realidade do espaço em um determinado momento do processo. O espaço é construído ao longo do tempo de vida das pessoas, considerando a forma como vivem, o tipo de relação que existe entre elas e que estabelecem com a natureza. Dessa forma, o lugar mostra, através da paisagem, a história da população que ali vive, os recursos naturais de que dispõe e a forma como se utiliza de tais recursos.
A paisagem é o resultado do processo de construção do espaço. [...]
Cada um vê a paisagem a partir de sua visão, de seus interesses, de sua concepção.
MP101
- Junte-se a um colega, observem novamente as paisagens mostradas nas imagens da página anterior e respondam às questões.
- Quanto tempo se passou entre a data da imagem 1 e a data da imagem 2?
_____
PROFESSOR
Resposta: Passaram-se 87 anos.- Que mudanças ocorreram nesse local?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem destacar a construção de novos edifícios, novas vias de circulação e a maior concentração das construções. Fim da observação.- Podemos perceber que um elemento permaneceu na paisagem ao longo do tempo. Qual é esse elemento?
_____
PROFESSOR
Resposta: A praça.PROFESSOR
Atenção professor: Leve os estudantes a perceber que o Palácio da Liberdade (antiga sede do governo do estado de Minas Gerais) também é um elemento que permaneceu na paisagem. Ele aparece ao fundo, no centro, na imagem 1. Fim da observação.- Como era o lugar onde você vive? Como ele é atualmente? Para saber, siga as orientações.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Procure duas imagens do lugar onde você vive: uma imagem mostrando-o antigamente e outra mostrando-o nos dias de hoje. Cole as imagens no caderno.
- Quais foram as principais mudanças que aconteceram na paisagem do lugar onde você vive? Compare as imagens e escreva um texto contando como eram no passado e como são hoje:
✓ as moradias.
✓ a iluminação.
✓ as ruas e os meios de transporte.
✓ o vestuário das pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
A aparência da paisagem, portanto, é única, mas o modo como a apreendemos poderá ser diferenciado. Embora na aparência as formas estejam dispostas e apresentadas de modo estático, não são assim por acaso. A paisagem, pode-se dizer, é um momento do processo de construção do espaço. O que se observa é, portanto, resultado de toda uma trajetória, de movimentos da população em busca de sua sobrevivência e da satisfação de suas necessidades (que são historicamente situados), mas também pode ser resultante de movimentos da natureza. Esta paisagem precisa ser apreendida para além do que é visível, observável. Esta apreensão é a busca das explicações do que está por detrás da paisagem, a busca dos significados do que aparece. [...]
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de Geografia : práticas e textualizações no cotidiano. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 96-97.
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Peça aos estudantes que façam uma observação detalhada das fotografias. Explore as mudanças que foram realizadas, como o sistema viário, a arborização, a construção de edifícios etc.
Atividade 2. Pode-se organizar uma exposição com as imagens trazidas pelos estudantes. Em alguns órgãos municipais, pode-se obter fotografias antigas, cartões-postais ou desenhos que registrem paisagens do lugar onde vivem. Se julgar conveniente, providencie cópias desses materiais para os estudantes realizarem a atividade. Incentive-os a levantar hipóteses sobre as razões das mudanças percebidas. Eles podem apontar as mudanças das atividades econômicas, das funções dos espaços, a evolução dos meios de transporte, entre outros. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF03GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
Literacia e Geografia
Na atividade 2, os estudantes devem elaborar um texto descrevendo como o lugar onde vivem era antigamente e como é atualmente. Oriente-os a aproveitar o que já sabem sobre o assunto e a buscar mais informações perguntando aos familiares adultos. Também é importante orientá-los a organizar as informações antes de escrever o texto.
MP102
As cidades mudam
Ao longo do tempo, acontecem muitas transformações no espaço urbano. As cidades crescem, surgem novos bairros e o número de construções aumenta. Também são construídas ruas e avenidas.
Alguns locais ou construções da cidade podem desaparecer para dar lugar a outros ou podem mudar de função. Por exemplo, uma construção que no passado servia de moradia, atualmente pode ser utilizada como museu.
- Observe as imagens, leia as legendas e responda às questões.
LEGENDA: No passado, a Casa das Rosas era uma moradia. Município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1935. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Atualmente, a Casa das Rosas é um centro cultural. Município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Qual era a função da Casa das Rosas no passado? E atualmente?
_____
PROFESSOR
Resposta: No passado, a Casa das Rosas tinha a função de moradia. Atualmente, ela é um centro cultural.- No lugar onde você vive, há alguma construção que mudou de função ao longo do tempo? Que construção é essa?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.Boxe complementar:
Hora da leitura
- A cidade muda, de Eduardo Amos, Editora Moderna. Livro sobre as mudanças da paisagem de uma cidade.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para páginas 76 e 77 pode ser trabalhada na semana 23.
Fim do complemento.
As páginas 76 e 77 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE01, EF03GE02 e EF03GE04.
Orientações pedagógicas
Peça aos estudantes que citem exemplos de transformações espaciais observadas em seus lugares de vivência ou no entorno da escola. Por exemplo, uma avenida construída recentemente, uma edificação nova etc. É importante que eles percebam que o lugar onde vivem não foi sempre da maneira como o conhecem hoje. A partir disso, explique que o espaço urbano está em constante transformação.
Atividade 3. a) Por meio do exemplo da Casa das Rosas, uma construção que originalmente era uma moradia e que atualmente é um centro cultural, enfatize que o uso das construções pode mudar ao longo do tempo. b) Ajude os estudantes a pensar em locais ou construções que eles conhecem e que mudaram de função. Por exemplo, uma fábrica que se tornou centro comercial, um campo de futebol que deu lugar a uma praça ou um prédio, entre outros. Se considerar necessário, faça previamente uma pesquisa de construções ou locais conhecidos por eles e comente suas funções anteriores à atual. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF03GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
O que é patrimônio cultural?
O patrimônio cultural forma-se a partir de referências culturais que estão muito presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações. Ou seja, são referências que ligam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas. São as referências que se quer transmitir às próximas gerações.
Entre os elementos que constituem a cultura de um lugar, alguns podem ser considerados patrimônio cultural. São elementos tão importantes para o grupo que adquirem o valor de um bem – um bem cultural – e é por meio deles que o grupo se vê e quer ser reconhecido pelos outros.
MP103
Mesmo que as cidades sejam transformadas, alguns lugares e construções são considerados muito importantes para determinados grupos sociais. Esses lugares e construções têm um valor simbólico coletivo e são reconhecidos como patrimônios culturais.
No Brasil, há órgãos oficiais de preservação que são responsáveis por identificar e proteger os patrimônios culturais para que eles não desapareçam com o passar do tempo e possam ser conhecidos pelas futuras gerações.
LEGENDA: Centro histórico da cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. Salvador foi a primeira cidade do Brasil e seu centro histórico é reconhecido como patrimônio cultural. FIM DA LEGENDA.
- Em casa, leia novamente o texto desta página e responda.
- Por que alguns lugares e construções são reconhecidos como patrimônios culturais?
PROFESSOR
Resposta: Porque são considerados muito importantes para determinados grupos sociais e possuem um valor simbólico coletivo.- Qual é a responsabilidade dos órgãos oficiais de preservação dos patrimônios culturais?
PROFESSOR
Resposta: Identificar e proteger os patrimônios culturais para que eles não desapareçam com o passar do tempo e possam ser conhecidos pelas futuras gerações.
- Há algum lugar ou construção considerado patrimônio cultural no lugar onde você vive? Junte-se a um colega e façam uma pesquisa na internet. Anotem no caderno o que descobriram e, depois, compartilhem suas descobertas com os colegas e o professor.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Notem que nem tudo que forma uma cultura é patrimônio cultural. Por exemplo, aspectos como a falta de educação no trânsito ou o costume de jogar lixo na rua são, sem dúvida, aspectos culturais, mas, definitivamente, não são patrimônios culturais.
O patrimônio cultural tem importância para muita gente, não só para um indivíduo ou uma família. Dessa maneira, interliga as pessoas. É sempre algo coletivo: uma história compartilhada, um edifício, uma festa ou um lugar que muitos acham importante, ou outros elementos em torno dos quais muitas pessoas de um mesmo grupo se identificam.
O patrimônio cultural faz parte da vida das pessoas de maneira tão profunda que, algumas vezes, elas sequer conseguem dizer o quanto ele é importante e por quê. Mas, caso elas o perdessem, sentiriam sua falta. Como exemplo, citamos a paisagem do bairro; o jeito de preparar uma comida; uma dança; uma música; uma brincadeira.
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial : inventários participativos: manual de aplicação. Brasília. DF, 2016. p. 7-8.
Orientações pedagógicas
Além dos lugares e das construções, ressalte que também há paisagens naturais, formas de expressão, saberes, obras de arte, festas e outras referências culturais que podem ser consideradas patrimônios culturais.
Mencione que os órgãos oficiais recebem pedidos da sociedade, ou seja, qualquer pessoa ou grupo pode sugerir a identificação e a proteção de um patrimônio cultural.
O órgão público responsável pelas políticas nacionais de patrimônio cultural no Brasil é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além desse órgão, há instituições responsáveis por isso nas esferas estaduais e municipais.
Atividade 4. Ao encaminhar a atividade para casa, incentive os estudantes a fazer a leitura do texto em voz alta para os familiares, estimulando o desenvolvimento das habilidades relacionadas à literacia. Oriente também o registro correto das respostas das questões no caderno. Na sala de aula, promova a socialização das respostas.
Atividade 5. Oriente os estudantes a pesquisar nos sites do IPHAN e dos órgãos estaduais e municipais que atuam na sua região. Se não for encontrado nenhum patrimônio cultural reconhecido nestes órgãos, incentive-os a sugerir lugares ou construções que poderiam ser reconhecidos e preservados.
MP104
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler mostra uma sequência de fatos ao longo do tempo sobre a história de uma cidade.
A história de Cuiabá
Inicialmente, Cuiabá era um pequeno povoado chamado Forquilha, formado por pessoas que procuravam ouro e pedras preciosas.
Com o passar do tempo, novos habitantes chegaram. O povoado foi crescendo e se transformou em cidade.
Atualmente, Cuiabá é uma grande cidade e é a capital do estado de Mato Grosso.
LEGENDA: Vista do município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Que expressões do texto indicam a passagem do tempo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Inicialmente, com o passar do tempo, atualmente.- O que deu origem à cidade de Cuiabá?
_____
PROFESSOR
Resposta: Um povoado formado por pessoas que procuravam ouro e pedras preciosas.- Ordene a sequência de fatos que deram origem à cidade de Cuiabá.
( ) Crescimento do povoado.
PROFESSOR
Resposta: 3( ) Fundação do povoado de Forquilha.
PROFESSOR
Resposta: 1( ) Chegada de novos habitantes.
PROFESSOR
Resposta: 2( ) Transformação do povoado em cidade.
PROFESSOR
Resposta: 4MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção podem ser trabalhadas na semana 24.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Ler e compreender um texto com estrutura de sequência temporal.
- Identificar as marcas temporais do texto.
- Analisar e selecionar informações contidas no texto, separando-as em um organizador gráfico (esquema).
- Escrever um texto com estrutura de sequência temporal.
O conteúdo da seção contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF03GE04.
Orientações pedagógicas
Leia o texto com os estudantes.
Evidencie que o texto mostra um desencadeamento temporal. As expressões inicialmente, com o passar do tempo e atualmente têm a função de marcar a passagem do tempo.
MP105
- Complete o esquema sobre a cidade de Cuiabá.
• História da cidade de Cuiabá
Inicialmente
• Cuiabá era apenas um
PROFESSOR
Resposta: povoadoCom o passar do tempo
• Chegaram _____, o povoado _____ e transformou-se em _____.
PROFESSOR
Respostas: novos habitantes; cresceu. cidade.Hoje
• _____ é a capital do estado de _____.
PROFESSOR
Respostas: Cuiabá; Mato Grosso.- Escreva, no caderno, um texto contando a história do lugar onde você vive. Siga estas orientações.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Pesquise os fatos que mostram a origem e o desenvolvimento ao longo do tempo do lugar onde você vive.
- Organize esses fatos seguindo o esquema da atividade 4.
- Escreva seu texto com base no esquema que você organizou.
- Utilize expressões que indiquema passagem do tempo: inicialmente, no início, antigamente, com o passar do tempo, ao longo do tempo, nos dias atuais, hoje, atualmente etc.
- Lembre-se de dar um título para o seu texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 5. Dados sobre a história do município podem ser encontrados em bibliotecas, na prefeitura ou na internet. Pode-se elaborar um esquema coletivo com base nas informações pesquisadas pelos estudantes e organizá-lo na lousa, com a participação de todos.
Antes de escrever o texto, peça aos estudantes que destaquem oralmente as mudanças que ocorreram ao longo do tempo no lugar onde eles vivem e escolham os fatos que julgarem mais importantes.
Ao final da atividade, peça aos estudantes que analisem o próprio texto, verificando se as marcas temporais presentes no texto-modelo foram utilizadas no texto produzido.
MP106
CAPÍTULO 4. O trabalho na cidade
A cidade concentra diferentes atividades econômicas.
As principais atividades desenvolvidas na cidade são a indústria, o comércio e a prestação de serviços.
O trabalho na indústria
Geralmente, as indústrias são instaladas nas cidades.
Nas indústrias, os operários transformam matérias-primas em diversos produtos.
Veja no esquema a seguir como a indústria transforma a laranja em geleia.
LEGENDA: 1. No campo, os agricultores produzem e colhem a laranja. 2. Na indústria, a laranja é transformada em geleia. 3. A geleia de laranja é vendida no mercado. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a principal matéria-prima utilizada na produção dessa geleia?
PROFESSOR
Resposta: A principal matéria-prima é a laranja.- Onde essa matéria-prima foi produzida?
PROFESSOR
Resposta: No campo.
- Há alguma indústria no lugar onde você vive? O que é produzido nela?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a primeira parte do capítulo 4 pode ser trabalhada na semana 25.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Conhecer as atividades de trabalho predominantes na cidade: indústria, comércio e prestação de serviços.
- Perceber que a transformação da matéria-prima em produto industrializado é resultado do trabalho humano.
- Compreender o conceito de comércio e distinguir as figuras do consumidor e do comerciante.
- Identificar as atividades ligadas ao setor de serviços.
- Identificar as diferenças entre atividades de prestação de serviços e atividades comerciais.
As páginas 80 e 81 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE05.
Orientações pedagógicas
Peça que observem e descrevam a ilustração. Oriente os estudantes a seguir o sentido das setas para compreender o processo de produção da geleia de laranja. É importante que eles percebam que a laranja produzida no campo passa por diversas etapas de trabalho para ser transformada em geleia. Eles também devem concluir que todas essas etapas envolvem o trabalho humano e que uma atividade depende da outra.
Explique que, nas indústrias, cada operário realiza uma etapa da produção. Ou seja, há uma divisão do trabalho. Se julgar conveniente, comente que a utilização das máquinas nas indústrias possibilita o aumento da produção.
Atividade 1. Se julgar conveniente, peça aos estudantes que deem outros exemplos de produtos industrializados e suas respectivas matérias-primas.
Como construir o conceito de indústria com os estudantes?
[...] Podemos [...] começar a aula pedindo aos estudantes que observem a sala e identifiquem diferentes objetos: roupas, cadernos, lápis, carteiras... sapatos. Perguntar a eles: De que é feito o sapato? Couro, cola, plástico, preguinhos, cordões... e levá-los a pensar que os diversos materiais (produtos) de origem animal, vegetal, mineral etc. que entraram na produção do sapato, quando reunidos e transformados, ganharam uma nova forma, um tamanho, um feitio e acabaram por dar um novo produto – sapato – que tem uma outra utilidade para nós. Essa nova utilidade é diferente daquela que cada produto tinha antes de entrar para ser transformado em sapato. [...]
MP107
- Observe esta sequência de desenhos.
- Que desenho representa a obtenção de matéria-prima? Qual é essa matéria-prima?
_____
PROFESSOR
Resposta: O desenho 1, que representa a obtenção de leite.- Que desenho representa um produto fabricado com essa matéria-prima? Que produto é esse?
_____
PROFESSOR
Resposta: O desenho 3, que representa um iogurte.- Que desenho representa a atividade industrial? Justifique.
_____
PROFESSOR
Resposta: O desenho 2. Ele representa o leite sendo transformado em iogurte.- Os desenhos abaixo representam produtos industrializados. Quais são as principais matérias-primas usadas na produção de cada um deles?
_____
PROFESSOR
Resposta: Tomate._____
PROFESSOR
Resposta: Trigo._____
PROFESSOR
Resposta: Carne.- Essas matérias-primas são produzidas em que atividades?
_____
PROFESSOR
Resposta: O tomate e o trigo são produzidos pela agricultura; a carne é produzida pela pecuária.MANUAL DO PROFESSOR
A partir deste exemplo muito simples, o conceito estará começando a ser construído junto com os estudantes, sem que tenha sido necessário definir previamente a atividade industrial. [...]
RUA, João; WASZKIAVICUS, Fernando A.; TANNURI, Maria Regina P.; PÓVOA NETO, Helion. Para ensinar Geografia . Rio de Janeiro: Access, 1993. p. 40-41.
Orientações pedagógicas
Após apresentar a atividade industrial, retome o tema da produção e meio ambiente propondo uma conversa com os estudantes sobre os problemas ambientais associados à produção industrializada de mercadorias. Além de enfatizar a poluição atmosférica e a contaminação das águas provenientes diretamente do funcionamento das fábricas, problematize também a questão do consumo excessivo, contribuindo para a conscientização a respeito da necessidade de reduzir os atuais níveis médios de consumo no planeta para conter o avanço dos principais problemas ambientais da atualidade.
Atividade 4. Auxilie os estudantes a compreender a transformação da matéria-prima em produto industrializado. Cite também outros exemplos, como a transformação do látex em borracha, a cana-de-açúcar em açúcar, a areia em vidro, a argila em cerâmica, a madeira em móvel etc.
MP108
O trabalho no comércio e nos serviços
O comércio e os serviços são atividades típicas da cidade. No campo, essas atividades também são realizadas, mas de forma menos intensa.
LEGENDA: A maior parte dos estabelecimentos comerciais está nas cidades. Na fotografia, interior de loja de roupas na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
O comércio
O comércio consiste na compra e venda de mercadorias.
Os consumidores são as pessoas que compram a mercadoria para o próprio consumo. Os produtos consumidos podem ser, entre outros, alimentos, calçados e roupas. Os comerciantes são as pessoas que vendem as mercadorias para os consumidores.
LEGENDA: Venda de frutas e outros produtos em feira livre no município de Ourolândia, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Há atividades de comércio no lugar onde você vive? Quais?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Você conhece alguém que trabalha no comércio?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para as páginas 82 e 83 pode ser trabalhada na semana 25.
Fim do complemento.
O conteúdo das páginas 82 e 83 contempla a habilidade da BNCC: EF03GE05.
Orientações pedagógicas
Explique que os estabelecimentos comerciais são responsáveis pela venda das mercadorias produzidas no campo e na cidade. Ou seja, é esta a atividade que possibilita a troca de mercadorias.
Se julgar pertinente, comente que o comércio pode ser classificado em varejista ou atacadista. Quando os produtos são vendidos em pequenas quantidades e diretamente ao consumidor, trata-se do comércio varejista. Quando são vendidos em grandes quantidades, geralmente para serem revendidos a outros consumidores, trata-se do comércio atacadista.
Atividade 5. Incentive os estudantes a comentar as principais atividades comerciais que são desenvolvidas no lugar onde vivem.
Atividade 6. Peça aos estudantes que relatem como é o trabalho da pessoa citada.
Código de Defesa do Consumidor: a lei do consumidor
Antigamente não existia uma lei que protegesse as pessoas que comprassem um produto ou contratassem qualquer serviço.
Se você comprasse um produto estragado, ficava por isso mesmo.
Se o vendedor quisesse trocar, trocava, mas se não quisesse trocar, você ficava no prejuízo e não tinha a quem recorrer.
MP109
- Observe o desenho abaixo, leia a legenda e responda.
LEGENDA: Marília foi à quitanda de Francisco e comprou um pacote de macarrão e alguns tomates. FIM DA LEGENDA.
- Quais mercadorias estão sendo comercializadas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Pacote de macarrão e tomates.- Em que estabelecimento comercial elas estão sendo vendidas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Na quitanda de Francisco.- Quem é o consumidor?
_____
PROFESSOR
Resposta: Marília.- Quem é o comerciante?
_____
PROFESSOR
Resposta: Francisco.- Observe a sequência de cenas. Elas representam uma forma de comércio muito utilizada atualmente.
- Que comércio é esse?
_____
PROFESSOR
Resposta: Comércio eletrônico.- Em sua opinião, quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de comércio?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Você conhece alguém que compra dessa forma?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Em março de 1991 entrou em vigor a Lei no 8.078/90, que é mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor.
Esta lei veio com toda a força para proteger as pessoas que fazem compras ou contratam algum serviço.
PARAÍBA (Estado). Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor. Cartilha do consumidor . Disponível em: http://fdnc.io/fAh. Acesso em: 09 jul. 2021.
Orientações pedagógicas
Converse com os estudantes a respeito da influência da propaganda no comércio. Levante questões como: De que maneira a propaganda auxilia o comércio? Como a propaganda influencia os consumidores no momento da compra? A propaganda pode induzir ao consumo exagerado? De que forma? Aproveite para discutir a importância do consumo consciente.
Atividade 7. Dê outros exemplos para que os estudantes reconheçam os consumidores, comerciantes e prestadores de serviços.
Atividade 8. O comércio eletrônico é uma modalidade de comércio que realiza suas transações por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo desse tipo de comércio são as lojas virtuais. Se julgar pertinente, comente que, nesse tipo de comércio, é comum a utilização do serviço de transporte para realizar a entrega dos produtos adquiridos.
MP110
Os serviços
Os serviços são atividades prestadas para uma pessoa ou empresa sem que haja a produção de mercadorias ou de bens materiais.
Porteiros, motoristas de ônibus e de táxis, médicos, professores, faxineiros, dentistas, engenheiros, advogados, eletricistas, cabeleireiros e guias de turismo são exemplos de prestadores de serviços.
LEGENDA: Pintor pintando muro de uma casa na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Observe o desenho, leia a legenda e responda.
LEGENDA: Marília foi ao salão de beleza de Ana para cortar os cabelos. FIM DA LEGENDA.
- Marília foi comprar alguma mercadoria no salão de Ana?
_____
PROFESSOR
Resposta: Não.- O que Marília fez no salão de Ana?
_____
PROFESSOR
Resposta: Cortou os cabelos.
- De acordo com esse desenho, Marília é consumidora e Ana é prestadora de serviços. Explique.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Você conhece alguém que trabalha com prestação de serviços?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Você ou alguém de sua família já utilizou o trabalho de algum prestador de serviços?
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Que profissional era esse? Qual era a atividade dele?
- Em sala de aula, comente suas respostas com os colegas e o professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para as páginas 84 a 87 podem ser trabalhadas na semana 26.
Fim do complemento.
O conteúdo das páginas 84 e 85 permite explorar aspectos da habilidade da BNCC: EF03GE05.
Orientações pedagógicas
Enfatize que, na prestação de serviços, não se realizam a produção nem a venda de bens materiais.
Atividade 9. Essa atividade oferece uma oportunidade de verificar se os estudantes conseguem distinguir as atividades de prestação de serviços das atividades de comércio.
Atividade 11. Ao orientar a realização da atividade em casa, reforce a necessidade do registro das respostas e, no retorno, em sala de aula, se julgar pertinente, anote a devolutiva dos estudantes na lousa como forma de demonstrar a variedade de atividades profissionais relacionadas ao setor de serviços.
Sugestão de atividade: O que são os serviços públicos?
Proponha aos estudantes a confecção de um painel com exemplos de serviços públicos e de serviços oferecidos por profissionais autônomos ou empresas privadas.
1. Organize os estudantes em grupos e peça que procurem em jornais, revistas e na internet imagens de diversos tipos de serviços, públicos ou não.
MP111
Os serviços públicos
Uma parte das atividades de serviços é chamada de serviços públicos.
Serviços públicos são os serviços essenciais, ou seja, necessários para assegurar e melhorar as condições de vida das pessoas.
Entre os serviços públicos, destacam-se: abastecimento de água tratada, coleta de esgoto, coleta de lixo, iluminação pública, transporte público e serviços de saúde, educação, segurança, lazer e cultura.
Os serviços públicos devem ser oferecidos aos habitantes da cidade e do campo.
Os serviços públicos são mantidos com o dinheiro da arrecadação de impostos e taxas que as pessoas pagam ao governo ou às empresas ligadas ao governo. Esses serviços são responsabilidade dos governantes.
LEGENDA: Transporte público no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Guarda municipal no centro do município de Londrina, estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fachada de biblioteca pública no município de Seabra, estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Limpeza pública no município de Santa Maria de Jetibá, estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
É importante que os estudantes percebam a diferença entre serviços públicos, isto é, aqueles que atendem aos interesses coletivos, e os demais serviços, isto é, aqueles que cada indivíduo contrata, de acordo com os próprios interesses e necessidades, de empresas privadas ou prestadores autônomos. Esclareça, todavia, que alguns serviços públicos, como o fornecimento de água e de energia elétrica, por exemplo, podem ser prestados por empresas privadas ao cidadão mediante concessão outorgada pelo poder público e pagamento da respectiva tarifa pelo usuário.
Peça aos estudantes que observem as fotografias e identifiquem os serviços públicos representados. Em seguida, pergunte se eles sabem como esses serviços são pagos: se é diretamente, por meio de taxas ou tarifas (fornecimento de água e energia, transporte), ou indiretamente, por meio de impostos (educação pública, coleta de lixo, posto de saúde, segurança pública).
- Em seguida, oriente-os a colar em uma cartolina as imagens que mostram exemplos de serviços públicos. Em outra cartolina, os estudantes devem colar imagens que mostram serviços que não são considerados públicos.
- Ao final da atividade, sugira a exposição das cartolinas na sala de aula.
MP112
- Observe as fotografias e responda.
LEGENDA: Coleta de lixo no município de Imbituba, estado de Santa Catarina, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Manutenção de rede de esgoto no município de Teresina, estado do Piauí, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Oficina mecânica no município de São Paulo, estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Posto de saúde no município de Vitória do Xingu, estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais fotografias mostram serviços públicos?
( ) 1
( ) 2
( ) 3
( ) 4
PROFESSOR
Resposta correta: 1; 2; 4.- Qual fotografia você não marcou? Por que você não a marcou?
_____
PROFESSOR
Resposta: A fotografia 3. A oficina mecânica não presta um serviço público.- Os serviços públicos que você marcou são oferecidos no lugar onde você vive? Como é a qualidade desses serviços?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Em sua opinião, o que
deve
ser feito para melhorar a qualidade de vida no lugar onde você vive? Converse sobre isso com os colegas e o professor.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
O conteúdo das páginas 86 e 87 permite explorar aspectos da habilidade da BNCC: EF03GE05.
Orientações pedagógicas
Atividade 12. Comente que nem sempre os serviços públicos atendem às necessidades de todos os moradores do bairro. Em alguns locais podem faltar serviços como energia elétrica, água encanada, coleta e tratamento de esgotos, transporte etc. Indague os estudantes a respeito das consequências da má qualidade dos serviços públicos.
Comente que, caso haja insatisfação quanto à qualidade desses serviços, as pessoas devem reivindicar melhorias. Além disso, é preciso zelar pela conservação e manutenção dos serviços públicos, pois eles são de uso comum.
Atividade 13. Explique que as associações de moradores do bairro são uma maneira de lutar por melhorias no lugar onde vivem. Nessas associações, os problemas do bairro são discutidos e são formuladas reivindicações ao poder público. Pode-se debater, por exemplo, a necessidade da instalação de postes de iluminação pública, investimentos em um posto de saúde ou mesmo protestar contra a destruição de uma praça ou de um parque.
Literacia e Geografia
Na atividade 13, os estudantes devem emitir opinião pessoal, desenvolvendo a capacidade de argumentação. Incentive o uso da linguagem formal atentando para a coerência da resposta e o emprego de vocabulário adequado. Verifique se não há sobreposição de falas, se os estudantes respeitam as ideias dos colegas e o momento do outro falar.
A unidade (contraditória) cidade/campo
O processo de industrialização da agricultura tem eliminado gradativamente a separação entre a cidade e o campo, entre o rural e o urbano, unificando-os dialeticamente. Isto quer dizer que campo e cidade, cidade e campo formam uma unidade contraditória. Uma unidade onde a diferença entre os setores da atividade econômica (agricultura, pecuária e outros, em um; indústria, comércio etc., em outro) vai sendo soldada de um lado pela presença, na cidade, do trabalhador assalariado (“boia-fria”) do campo. Aliás, as greves dos trabalhadores do campo são feitas nas cidades. De outro lado, pode-se constatar que a industrialização dos produtos agrícolas pode ser feita no campo com os trabalhadores das cidades.
MP113
Relações entre campo e cidade
Você deve ter percebido ao longo do estudo desta e da unidade anterior que a cidade e o campo estão sempre relacionados, seja pela circulação de pessoas, seja pela circulação de mercadorias ou de serviços.
Da cidade saem muitos produtos utilizados pelos habitantes do campo: roupas, calçados, ferramentas, máquinas e livros, por exemplo. Os habitantes do campo também utilizam muitos serviços prestados nas cidades: serviços bancários, de saúde, de correios, entre outros.
Do campo sai grande parte dos alimentos consumidos pelos habitantes das cidades: frutas, hortaliças, leite, carne, entre outros. O campo também fornece muitas matérias-primas para as indústrias.
LEGENDA: Pode-se perceber a relação entre campo e cidade observando que muitos produtos da cidade estão presentes no campo e vice-versa. FIM DA LEGENDA.
- Que produtos o campo fornece à cidade? E a cidade, que produtos fornece ao campo?
_____
PROFESSOR
Resposta: O campo fornece à cidade alimentos (frutas, hortaliças, leite, carne, entre outros) e matérias-primas para as indústrias. A cidade fornece ao campo roupas, calçados, ferramentas, livros etc., além de serviços (bancários, de saúde, de correio, entre outros).MANUAL DO PROFESSOR
Tudo indica que o desenvolvimento do capitalismo está soldando a união contraditória da agricultura e da indústria, do campo e da cidade, que ele mesmo separou no início de sua expansão. [...] A compreensão, pois, dos processos que atuam na construção e na expansão das cidades passa igualmente pela necessária compreensão dos processos que atuam no campo. Essa unidade contraditória entre a cidade e o campo não elimina suas diferenças – ao contrário, aprofunda-as, tornando cada uma mais específica, porém cada vez mais portadora da característica geral da outra.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Agricultura brasileira: transformações recentes. In : ROSS, Jurandyr L. Sanches (org.). Geografia do Brasil . 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2005. p. 474-475.
Orientações pedagógicas
É importante que os estudantes compreendam a interdependência entre o campo e a cidade. Explore a relação campo-cidade com perguntas como: Quais elementos produzidos na cidade são encontrados no campo? Quais elementos produzidos no campo são encontrados na cidade? Cite outros elementos do campo e da cidade que não estão na ilustração.
Se julgar oportuno, explique a relação entre as atividades econômicas e seu local de realização. A agricultura, a pecuária e o extrativismo são atividades que predominam no meio rural. A indústria, o comércio e os serviços englobam atividades próprias das cidades, embora haja agroindústrias localizadas no campo, como as usinas de álcool e açúcar.
Comente que a agricultura abastece o setor industrial em diversas áreas: alimentícia, têxtil, energética (álcool combustível) etc.
Explore outras formas de relação ou intercâmbio entre o campo e a cidade, por exemplo: pessoas que moram no campo e trabalham na cidade e vice-versa; pessoas do campo que assistem a programas de televisão ou leem jornais com notícias da cidade e vice-versa; pessoas que se mudam do campo para a cidade e vice-versa etc.
MP114
O mundo que queremos
A oferta de serviços públicos é desigual
Na cidade encontramos bairros com boa oferta de serviços públicos, como água tratada e encanada, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e limpeza urbana, iluminação e pavimentação de ruas, entre outros.
Também encontramos bairros onde não há muitos desses serviços ou, quando oferecidos, são precários.
Às vezes, no mesmo bairro a oferta dos serviços públicos é desigual: enquanto algumas ruas são asfaltadas, iluminadas e têm rede de água e esgoto, outras não têm nenhum desses serviços.
LEGENDA: Rua não asfaltada com alagamento no município de Belém, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida asfaltada e arborizada na cidade de Belém, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 27.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Perceber que os serviços públicos são oferecidos de maneira desigual.
- Reconhecer a importância da participação da sociedade para melhorar a oferta, a conservação e a qualidade dos serviços públicos.
O conteúdo da seção permite abordar a habilidade da BNCC: EF03GE04.
Orientações pedagógicas
Os serviços públicos devem ser organizados e/ou fiscalizados pelo poder público. Para que o poder público (municipal, estadual e federal) forneça os serviços, precisa obter e arrecadar recursos. Ressalte que esses recursos vêm da arrecadação de taxas e impostos que as pessoas pagam ao governo. Por isso mesmo, elas têm direito a serviços eficientes e de qualidade.
Explique que algumas prefeituras dividem o município em distritos ou subprefeituras com o objetivo de melhorar a gestão dos serviços públicos.
É importante que os estudantes reconheçam o papel da participação dos cidadãos para a melhoria dos serviços públicos existentes no bairro. Converse com eles sobre como essa participação pode ocorrer.
Ao encaminhar o conteúdo sobre as desigualdades socioeconômicas encontradas no espaço urbano, comente sobre a segregação socioespacial existente na cidade.
Para você ler
A Geografia na sala de aula, de Ana Fani Alessandri Carlos, Editora Contexto.
Livro com contribuições de diferentes geógrafos sobre o ensino de Geografia e reflexões a partir de seus temas de estudo.
MP115
- Todos os bairros de uma cidade têm acesso aos mesmos serviços públicos? Explique.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Observe novamente as fotografias da página anterior e responda.
- Qual fotografia mostra um bairro com boa oferta de serviços públicos?
PROFESSOR
Resposta: Fotografia 2.- Qual fotografia mostra um bairro com serviços públicos precários? O que poderia ser feito para resolver esses problemas?
PROFESSOR
Resposta: Fotografia 1.- Observe a lista abaixo. Quais serviços públicos são oferecidos no lugar onde você mora?
PROFESSOR
Resposta pessoal.( ) Iluminação pública
( ) Creches públicas
( ) Escolas públicas
( ) Limpeza de ruas
( ) Coleta de lixo
( ) Centros culturais
( ) Unidades de saúde
( ) Transporte público
( ) Asfaltamento
( ) Água encanada
( ) Coleta de esgoto
( ) Policiamento
- O seu bairro tem uma boa oferta de serviços públicos?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Há outros serviços públicos que você gostaria que seu bairro tivesse? Se sim, quais?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Boxe complementar:
Vamos fazer
Que tal escrever uma carta para o prefeito do município onde você vive pedindo a melhoria de um serviço público? Junte-se a um colega e sigam as etapas.
Etapas
- Listem, no caderno, melhorias que poderiam ser feitas nos serviços públicos do seu bairro.
- Escolham uma dessas melhorias e escrevam uma carta ao prefeito do seu município para pedir essa melhoria. Lembrem-se de explicar por que esse serviço público é importante para os moradores do bairro.
- Antes de enviar, leiam a carta para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Não, moradores de bairros diferentes, em geral, não têm acesso aos mesmos serviços. Espera-se que os estudantes ressaltem que a oferta de serviços públicos é desigual e que alguns bairros têm boa oferta de serviços públicos enquanto outros não.
Atividade 2. Peça aos estudantes que descrevam cada fotografia e que observem atentamente qual é a qualidade dos serviços públicos nos bairros representados. Incentive-os a pensar em ações do poder público e da população para os problemas observados na fotografia 1.
Atividade 3. Oriente os estudantes a pedir ajuda a algum familiar para responder à atividade, se necessário. Se julgar pertinente, estimule-os a discutir a qualidade dos serviços existentes.
Na atividade Vamos fazer, incentive os estudantes a discutir as melhorias que o poder público poderia realizar nos serviços públicos do bairro deles antes de elaborarem a carta. Oriente-os a organizar o que querem escrever na carta e a justificar seu pedido.
Conclusão da unidade
Na perspectiva da avaliação formativa, este é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: identificação das características predominantes na paisagem urbana; compreensão dos processos que levam à transformação das cidades, reconhecendo os elementos que evidenciam mudanças e permanências; reconhecimento e valorização das contribuições culturais dos diferentes grupos sociais que vivem nas cidades; identificação das principais atividades econômicas e formas de trabalho praticadas nas cidades.
MP116
O que você aprendeu
PROFESSOR
Atenção professor: Sobre as atividades desta página, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Veja os desenhos abaixo e responda às questões.
- Qual desenho representa a paisagem de uma cidade?
( ) 1
( ) 2
PROFESSOR
Resposta correta: 2- Que elementos você
observa
na paisagem dessa cidade?
_____
- Os elementos identificados na paisagem dessa cidade são parecidos com os elementos observados na paisagem do campo? Por quê?
_____
- Descreva uma ação humana que poderia provocar uma mudança da paisagem dessa cidade.
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 28.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
- Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.
As páginas 90 e 91 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE04 e EF03GE05.
Orientações pedagógicas
Antes de realizar as atividades, verifique se há dúvidas sobre o conteúdo apresentado. Se necessário, retome o trabalho com os conceitos.
Atividade 1. Explique que, em decorrência das atividades desenvolvidas nas cidades, as paisagens urbanas apresentam peculiaridades e características que as diferenciam das paisagens do campo. Aproveite para trabalhar com os temas das atividades de trabalho e do ritmo de vida na cidade. Incentive os estudantes a pensar sobre o cotidiano das pessoas que vivem na cidade e no campo.
A configuração da paisagem urbana
É em função das pessoas e dos objetos que a cidade se estrutura e tem uma dinâmica interna. O arranjo interno de uma cidade é construído, pois, conforme se organizam a vida e o processo produtivo. Como as pessoas precisam morar, vão-se configurando áreas residenciais diferentes porque os indivíduos se inserem no processo produtivo de maneiras diferentes – por exemplo, uns são proprietários dos meios de produção, outros são assalariados, outros desempregados, excluídos do processo produtivo. As pessoas precisam trabalhar; as fábricas, as empresas, ou outra unidade de produção, comercialização e de serviços vão ocupando um espaço físico compatível com a atividade que irão desenvolver.
MP117
Avaliação processual
- Observe esta fotografia.
LEGENDA: Vista de parte da cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Que características do espaço urbano podemos identificar na fotografia?
_____
PROFESSOR
Resposta: Podemos observar a concentração de construções (casas, prédios, vias etc.).- Observe o desenho de parte de uma cidade e responda.
- Que estabelecimentos comerciais são mostrados nesse desenho?
_____
PROFESSOR
Resposta: Loja de ferramentas, livraria, papelaria.- Que serviços são mostrados nesse desenho?
_____
PROFESSOR
Resposta: Consultório de dentista, salão de beleza, posto de saúde.MANUAL DO PROFESSOR
Para que a unidade produtiva possa funcionar, são necessárias, ainda, atividades de apoio (energia industrial, escritórios, bancos). As pessoas precisam consumir, passear, comer... Vão surgindo e se organizando os transportes, as lojas, os supermercados, os hospitais, as escolas, os equipamentos de lazer etc.
Todos esses elementos vão configurando a paisagem urbana, que é a aparência e a forma como a cidade vai sendo produzida.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade : ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008. p. 88.
Orientações pedagógicas
Atividade 2. Peça aos estudantes que descrevam a fotografia e comente que também pode haver elementos típicos do campo nas cidades – áreas de cultivo, por exemplo, assim como pode haver no campo elementos considerados urbanos – como indústrias ou o próprio modo de vida urbano.
Atividade 3. Se julgar necessário, retome os conceitos de comércio e de prestação de serviços para auxiliar os estudantes a responder a atividade.
MP118
- As fotografias a seguir mostram atividades de trabalho.
LEGENDA: Município de Tocos do Moji, estado de Minas Gerais, 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Manaus, estado do Amazonas, 2017. FIM DA LEGENDA.
- Que atividade de trabalho é mostrada na fotografia 1? E na fotografia 2?
_____
PROFESSOR
Resposta: Fotografia 1: trabalho na agricultura. Fotografia 2: trabalho na indústria.- A atividade de trabalho mostrada na fotografia 1 é realizada no campo ou na cidade? E a mostrada na fotografia 2?
_____
PROFESSOR
Resposta: Fotografia 1: em geral, no campo. Fotografia 2: em geral, na cidade.- Que outras atividades de trabalho podem ser realizadas no campo? E na cidade?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 92 e 93 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE05.
Orientações pedagógicas
Atividade 4. Peça aos estudantes que identifiquem quais são as atividades de trabalho mostradas nas fotografias. Incentive-os a comparar as atividades que costumam ser realizadas no campo e na cidade e solicite uma discussão sobre as semelhanças e as diferenças entre as atividades mencionadas. Se julgar pertinente, peça também que eles comparem os ritmos de vida das pessoas na cidade e no campo.
Sugestão de atividade: Lista de compras
- Peça aos estudantes que listem os produtos que são consumidos pela família deles.
- Em seguida, eles devem organizar os produtos listados de acordo com algumas informações: quais são produtos industrializados, quais são produtos não industrializados, onde a família compra esses produtos.
- Essas informações podem ser organizadas em um quadro, como o que segue.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Produtos industrializados
Produtos não industrializados
Onde são comprados
MP119
- Observe o desenho.
- No desenho acima, circule as atividades de trabalho de acordo com a legenda.
(azul) Indústria
(vermelho) Comércio
(verde) Serviços
PROFESSOR
Resposta: azul - Indústria de poltronas automobilísticas; vermelho - Loja; verde - Dentista.- Qual é a diferença entre o trabalho do comerciante e o trabalho do prestador de serviços?
_____
PROFESSOR
Resposta: O comerciante vende mercadorias aos consumidores. O prestador de serviços, como o nome diz, presta serviços para uma pessoa ou empresa sem que haja a produção de mercadorias ou de bens materiais.MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente-os a solicitar a ajuda de um familiar adulto no preenchimento do quadro.
- Se julgar conveniente, acrescente outras informações ao quadro.
- Compare algumas listas, destacando semelhanças e diferenças, e salientando que alguns produtos podem ser comprados em diferentes tipos de estabelecimentos comerciais (supermercado, quitanda ou mercearia, açougue, padaria etc.).
Orientações pedagógicas
Atividade 5. Peça aos estudantes que relatem o que observam na imagem e anote na lousa os elementos mais apontados por eles. Em seguida, peça que identifiquem as atividades de trabalho mostradas.
Atividade 6. Se os estudantes apresentarem dificuldades em diferenciar as atividades de trabalho do comerciante e do prestador de serviços, estimule-os a pensar em quais são os produtos do trabalho de cada um deles. Caso julgue necessário, retome o conteúdo e as atividades das páginas 82 a 84.
MP120
- Observe o desenho abaixo e responda às perguntas.
- O desenho está em visão vertical ou oblíqua?
_____
PROFESSOR
Resposta: Visão oblíqua.- O desenho representa uma paisagem urbana ou rural?
_____
PROFESSOR
Resposta: Paisagem urbana.- Que serviço público é possível identificar no desenho?
( ) Farmácia.
( ) Escola municipal.
( ) Ginásio esportivo.
( ) Praça.
PROFESSOR
Resposta correta: Escola municipal.- Imagine que o desenho será usado para elaborar uma planta. Crie os símbolos da legenda para representar cada elemento a seguir.
( ) Farmácia.
( ) Escola municipal.
( ) Ginásio esportivo.
( ) Praça.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 94 e 95 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE01, EF03GE02, EF03GE06 e EF03GE07.
Orientações pedagógicas
Atividade 7. Caso os estudantes apresentem dificuldade, peça que descrevam detalhadamente o desenho, identificando os elementos representados. Se julgar necessário, retome os conteúdos sobre pontos de vista e explique novamente para que serve a legenda de uma planta.
Para o estudante ler
A cidade salva pelos brinquedos, de Elias José, Editora Cortez.
Livro que propõe transformar a cidade por meio da construção de brinquedos.
MP121
- Mesmo que a paisagem urbana se transforme, alguns lugares são preservados. A fotografia abaixo mostra parte do centro histórico de Olinda, no estado de Pernambuco. Observe-a e leia o texto para responder às questões.
LEGENDA: Parte do centro histórico de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
O centro histórico de Olinda é considerado um patrimônio cultural brasileiro. Por ser preservado ainda hoje, muitas pessoas podem conhecer a influência dos colonizadores portugueses na arquitetura de muitas das construções e na organização das ruas.
- De acordo com o texto, há elementos antigos na paisagem do centro histórico de Olinda que podemos conhecer ainda hoje. Que elementos são esses?
_____
PROFESSOR
Resposta: Construções e organização das ruas.- Esses elementos mostram a influência de que grupo de pessoas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Dos colonizadores portugueses.- Por que ainda hoje é possível conhecer esses elementos?
_____
PROFESSOR
Resposta: Porque eles foram preservados.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 8. Verifique se os estudantes compreenderam o texto para responder às questões e se conseguem associar o tema apresentado aos conteúdos estudados nesta unidade. Ressalte que, mesmo que as cidades e paisagens se transformem, alguns lugares e construções são considerados importantes por representarem referências culturais relevantes para determinados grupos.
MP122
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Refletir sobre processos que atuam na transformação da paisagem da cidade e diferenciar a paisagem da cidade e do campo. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF03GE04: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. |
|
2 |
Identificar características do espaço urbano na paisagem. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
|
3 |
Identificar e diferenciar atividades comerciais e de prestação de serviços. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
|
4 |
Identificar e diferenciar atividades de trabalho realizadas no campo e na cidade. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
|
5 |
Identificar atividades de trabalho da indústria, comércio e serviços. A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
|
6 |
Diferenciar atividades de trabalho de comércio e serviços. A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares. |
MP123
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
7 |
Identificar ponto de vista de uma representação em visão oblíqua e elaborar legendas. A atividade 7 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF03GE06: Identificar e interpretar imagens bidimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica; EF03GE07: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas. |
|
8 |
Reconhecer a permanência de elementos na paisagem urbana, a influência cultural de determinados grupos na paisagem. A atividade 8 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo; EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens. |
Sugestão de autoavaliação
No fechamento de mais um bimestre, apresentamos mais um conjunto de questões para orientar uma nova rodada de autoavaliações.
Outros procedimentos avaliatórios e de consulta podem ser realizados, bem como outras questões podem ser acrescentadas ao conjunto sugerido na sequência:
- Consegui aprender novos conhecimentos?
- Aproveitei as oportunidades que tive para aprofundar os conhecimentos que já dominava?
- Levei para a sala de aula as observações feitas no dia a dia para contribuir com as aulas?
- Tenho facilidade para resolver atividades com diferentes formatos: marcar X, falso ou verdadeiro, elaborar textos, entre outros?
- Tenho facilidade para ler textos em voz alta?
- Consigo obter bons resultados em atividades de pesquisa?
- Sei identificar as característica típicas do espaço urbano?
- Reconheço as atividades econômicas que predominam nas cidades?
- Aprendi a interpretar imagens e representações de espaços urbanos?