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Referências bibliográficas

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Livro sobre produção e uso de mapas com jovens e crianças na sala de aula.

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Livro sobre o trabalho com conceitos espaciais em sala de aula.

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Livro que reúne toda a obra poética de Carlos Drummond de Andrade.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019 . São Paulo: Abrelpe, 2019.

Documento com dados sobre a geração, coleta e disposição final dos resíduos sólidos no Brasil.

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Marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

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Documento que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais em cada etapa da educação básica em todo o território nacional.

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Publicação que apresenta, na íntegra, o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

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Documento que apresenta os elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.

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Documento que fornece as diretrizes para a implantação e o desenvolvimento do Ensino Fundamental de nove anos.

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Documento que detalha a política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, em correlação com faixa etária e com situações específicas de cada nível de ensino.

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Diretrizes para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada componente curricular.

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Documento que traz os fundamentos históricos, políticos, legais, antropológicos e pedagógicos que balizam a proposta de uma escola indígena intercultural, bilíngue e diferenciada.

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Publicação oficial que institui a Política Nacional de Alfabetização no Brasil.

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Documento que contém informações sobre os serviços de água e de esgoto nos municípios brasileiros.

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Texto sobre o estudo do município nos anos iniciais da educação básica.

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Livro que apresenta reflexões sobre o estudo do município e o ensino de História e Geografia na educação básica.

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CARLOS, Ana F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

Livro cujo objetivo é compreender o mundo atual por meio da análise geográfica do espaço como articulação entre o local e o mundial.

CASTELLAR, Sonia V. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

Livro sobre o ensino e a aprendizagem da Geografia.

CASTELLAR, Sonia M. V.; CAVALCANTI, Lana de S.; CALLAI, Helena C. (org.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

Livro sobre o ensino de Geografia a partir de reflexões teórico-conceituais e de resultados de pesquisa de campo em escolas.

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Livro sobre o ensino de Geografia em diferentes instâncias e situações de aprendizagem.

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia da cidade. Porto Alegre: Alternativa, 2001.

Livro que debate o espaço urbano com base em uma análise de Goiânia, em Goiás.

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

Livro com subsídios aos professores de Geografia para o desenvolvimento de um raciocínio geográfico voltado para a realidade.

CORRÊA, Roberto L. O espaço urbano. ed. São Paulo: Ática, 2003.

Livro sobre a sociedade urbana com base na articulação entre os níveis econômico, político e social.

DIAS, Genebaldo F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. ed. São Paulo: Gaia, 2006.

Livro que apresenta práticas, informações, definições, objetivos, princípios e estratégias para a Educação Ambiental.

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Documento estatístico sobre condições de vida da população brasileira.

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Obra sobre o ensino de cartografia e os livros didáticos.

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Livro sobre os conceitos de cidade e campo, urbano e rural.

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XAVIER, Maria Luisa M.; DALLA ZEN, Maria Isabel (org.). O ensino nas séries iniciais : das concepções teóricas às metodologias. 4 ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Livro sobre abordagens metodológicas para os anos iniciais da educação básica.

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Livro com diferentes reflexões sobre a didática na atualidade, as funções da escola e seus diferentes propósitos.