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Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais coisas boas

você pode encontrar nele!

O que você quer que o mundo tenha?

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Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

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Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde.  Fim da imagem.

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Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. O território brasileiro, p. 12

Capítulo 1. Localizando o território brasileiro, p. 14

O mundo que queremos: Crianças da América do Sul, p. 22

Capítulo 2. A divisão política do Brasil, p. 24

Capítulo 3. O Brasil e suas regiões, p. 32

Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 38

O que você aprendeu, p. 40

UNIDADE 2. A natureza brasileira, p. 44

Capítulo 1. O relevo, p. 46

Para ler e escrever melhor: A erosão do solo, p. 52

Capítulo 2. A hidrografia, p. 54

O mundo que queremos: Água e saúde, p. 60

Capítulo 3. O clima, p. 62

Capítulo 4. A vegetação, p. 68

O que você aprendeu, p. 74

Imagem: Ilustração. Um menino em cadeira de rodas e uma menina estão segurando um cartaz com um sinal de proibido sobre um pernilongo. Ao fundo, silhueta de prédios.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três vasos com flores coloridas.  Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Três pessoas estão enfileiradas e subindo uma escada, que está ao lado de um avião.  Fim da imagem.

UNIDADE 3. A população brasileira, p. 78

Capítulo 1. Todos nós fazemos parte da população, p. 80

Capítulo 2. A formação da população brasileira: uma mistura de povos, p. 84

O mundo que queremos: Minha vida no Brasil, p. 88

Capítulo 3. Os indígenas brasileiros na atualidade, p. 90

Capítulo 4. Os afrodescendentes na atualidade, p. 94

Capítulo 5. A diversidade cultural brasileira, p. 97

Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 102

O que você aprendeu, p. 104

Imagem: Ilustração. Um menino e um idoso estão sentados em volta de uma mesa com pratos em cima. O senhor segura uma garrafa com a mão estendida em direção ao menino. Fim da imagem.

UNIDADE 4. População e trabalho, p. 108

Capítulo 1. A população e as atividades econômicas, p. 110

Capítulo 2. As atividades agropecuárias, p. 113

Para ler e escrever melhor: A agricultura comercial, p. 122

Capítulo 3. Os recursos naturais e a atividade extrativa, p. 124

O mundo que queremos: Petróleo: um dia ele vai acabar, p. 130

Capítulo 4. A atividade industrial, o comércio e os serviços, p. 132

Capítulo 5. Relações entre campo e cidade, p. 137

O que você aprendeu, p. 140

Para terminar, p. 144

Referências bibliográficas, p. 148

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Para começar

Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Identifique a alternativa incorreta e reescreva-a com as correções necessárias.
    1. O prefeito governa um estado ou unidade federativa.
    1. Os vereadores elaboram as leis do município e fiscalizam o trabalho do prefeito.
    1. Na Câmara Municipal, a população pode acompanhar a atuação dos vereadores.
    1. Nos Conselhos Municipais são debatidos os problemas do município e são propostas melhorias.
  1. O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda.
Imagem: Mapa. Brasil: grandes regiões (IBGE). Mapa do Brasil com destaque para:  Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins e Rondônia.  Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.  Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.  Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.  Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 430 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Qual é a unidade federativa onde você vive? Em qual região ela está localizada?
  1. Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.

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  1. A rosa dos ventos é uma forma de representar as direções dos pontos cardeais, que nos ajudam na localização dos elementos na superfície terrestre. No desenho abaixo, uma rosa dos ventos foi representada no meio da praça. Observe o desenho e indique a alternativa correta.
Imagem: Ilustração. No centro há uma rosa dos ventos sobre uma praça. Na parte superior da rosa dos ventos, a letra N. Na parte inferior, a letra S. À direita, a letra L e à esquerda, a letra O. Ao Norte da praça há uma Biblioteca; à Leste, uma Prefeitura; ao Sul, um Banco e à Oeste, uma Escola. No canto inferior direito, a legenda: Pontos cardeais: N: Norte; L: Leste; S: Sul; O: Oeste.  Fim da imagem.
  1. O banco está localizado na direção norte.
  1. A biblioteca está localizada na direção sul.

    c) A prefeitura está localizada na direção leste.

    d) A escola está localizada na direção leste.

  1. Sobre a relação entre o campo e a cidade, indique a alternativa correta.
    1. Campo e cidade não se inter-relacionam.
    1. O que é produzido no campo não é utilizado na cidade.
    1. O que é produzido na cidade não é utilizado no campo.
    1. O campo e a cidade se inter-relacionam por meio de produtos e serviços.

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  1. O que é a nascente de um rio?
  1. Analise os mapas abaixo e responda às questões.
Imagem: Mapas. À esquerda, mapa 1. Região Norte: vegetação original. Mapa do Brasil com destaque para a região Norte.  Acre: Floresta Amazônica.  Amazonas: Floresta Amazônica; Contato entre tipos de vegetação; e Campinas do rio Negro.  Roraima: Floresta Amazônica; Contato entre tipos de vegetação; Campinas do rio Negro; Campos; e Cerrado.  Amapá: Floresta Amazônica; Cerrado; e Vegetação Litorânea.  Pará: Floresta Amazônica; Contato entre tipos de vegetação; Cerrado; e Vegetação Litorânea.  Tocantins: Cerrado; e Floresta Amazônica.  Rondônia: Floresta Amazônica; Cerrado; e Contato entre tipos de vegetação.  No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 390 km. À direita, mapa 2. Região Norte: vegetação atual. Mapa do Brasil com destaque para a região Norte, igual ao mapa 1. Porém, em todo o mapa há áreas devastadas pela ação humana.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 390 km.  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira . Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)

  1. O que cada mapa representa?
  1. Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
  1. Leia o texto sobre os povos indígenas no Brasil.

A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%). Já a maioria deles fala a língua portuguesa (77%). Porém, entre os indígenas que vivem em terras indígenas, a maioria (57,3%) fala alguma língua indígena.

FONTE: IBGE Educa. População indígena. Disponível em: http://fdnc.io/fnU. Acesso em: 22 mar. 2021.

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  1. Na cultura brasileira podemos perceber as contribuições de diferentes povos que formaram a nossa população, como os indígenas, os africanos e os portugueses. Indique os povos responsáveis pelas contribuições culturais listadas em cada item.
    1. Utilização da mandioca e do milho em inúmeras receitas da culinária brasileira.
  1. Difusão de ritmos musicais e de danças que deram origem ao maracatu e ao samba.
  1. Uso da língua oficial do Brasil e popularização de festas como o carnaval.
  1. Analise o gráfico e indique a alternativa correta.
Imagem: Gráfico em setores. Brasil: imigrantes por origem (1884 a 1933).  Italianos: 35%; Portugueses: 29%; Espanhóis: 15%; Alemães: 4%; Japoneses: 4%; Sírios e Turcos: 2%; Outros: 11%.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: http://fdnc.io/3gf. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. Os sírios e os turcos se destacaram entre os demais grupos de migrantes e foram atraídos ao Brasil pela semelhança linguística.
  1. No período representado no gráfico, ocorreu a entrada de muitos grupos de migrantes italianos no Brasil.
  1. O passado colonial não influenciou a vinda de grupos de migrantes portugueses ao Brasil.
  1. Os japoneses que vieram ao Brasil não criaram laços com o país, pois todos voltaram ao Japão no século XX.
  1. Os alemães se estabeleceram no sul do Brasil, mas não deixaram contribuições culturais importantes.
  1. No quadro a seguir, há alguns exemplos de tarefas realizadas em diferentes atividades econômicas. Escreva um texto sobre cada tarefa profissional identificando a atividade econômica associada a ela e se é predominante no campo ou na cidade.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Alimentar as aves e aplicar vacinas no gado bovino.

Colocar novos produtos para exposição nas vitrines.

Transformar o algodão em tecido para produzir camisetas.