3
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais coisas boas
você pode encontrar nele!
O que você quer que o mundo tenha?
4
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.
O mundo que queremos
Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
5
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.
O que você aprendeu
Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Atividade para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. O território brasileiro, p. 12
Capítulo 1. Localizando o território brasileiro, p. 14
• O mundo que queremos: Crianças da América do Sul, p. 22
Capítulo 2. A divisão política do Brasil, p. 24
Capítulo 3. O Brasil e suas regiões, p. 32
• Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 38
• O que você aprendeu, p. 40
UNIDADE 2. A natureza brasileira, p. 44
Capítulo 1. O relevo, p. 46
• Para ler e escrever melhor: A erosão do solo, p. 52
Capítulo 2. A hidrografia, p. 54
• O mundo que queremos: Água e saúde, p. 60
Capítulo 3. O clima, p. 62
Capítulo 4. A vegetação, p. 68
• O que você aprendeu, p. 74
7
UNIDADE 3. A população brasileira, p. 78
Capítulo 1. Todos nós fazemos parte da população, p. 80
Capítulo 2. A formação da população brasileira: uma mistura de povos, p. 84
• O mundo que queremos: Minha vida no Brasil, p. 88
Capítulo 3. Os indígenas brasileiros na atualidade, p. 90
Capítulo 4. Os afrodescendentes na atualidade, p. 94
Capítulo 5. A diversidade cultural brasileira, p. 97
• Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 102
• O que você aprendeu, p. 104
UNIDADE 4. População e trabalho, p. 108
Capítulo 1. A população e as atividades econômicas, p. 110
Capítulo 2. As atividades agropecuárias, p. 113
• Para ler e escrever melhor: A agricultura comercial, p. 122
Capítulo 3. Os recursos naturais e a atividade extrativa, p. 124
• O mundo que queremos: Petróleo: um dia ele vai acabar, p. 130
Capítulo 4. A atividade industrial, o comércio e os serviços, p. 132
Capítulo 5. Relações entre campo e cidade, p. 137
• O que você aprendeu, p. 140
Para terminar, p. 144
Referências bibliográficas, p. 148
8
Para começar
Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Identifique a alternativa
incorreta
e reescreva-a com as correções necessárias.
- O prefeito governa um estado ou unidade federativa.
- Os vereadores elaboram as leis do município e fiscalizam o trabalho do prefeito.
- Na Câmara Municipal, a população pode acompanhar a atuação dos vereadores.
- Nos Conselhos Municipais são debatidos os problemas do município e são propostas melhorias.
- O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Qual é a unidade federativa onde você vive? Em qual região ela está localizada?
- Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.
9
- A rosa dos ventos é uma forma de representar as direções dos pontos cardeais, que nos ajudam na localização dos elementos na superfície terrestre. No desenho abaixo, uma rosa dos ventos foi representada no meio da praça. Observe o desenho e indique a alternativa correta.
- O banco está localizado na direção norte.
- A biblioteca está localizada na direção sul.
c) A prefeitura está localizada na direção leste.
d) A escola está localizada na direção leste.
- Sobre a relação entre o campo e a cidade, indique a alternativa correta.
- Campo e cidade não se inter-relacionam.
- O que é produzido no campo não é utilizado na cidade.
- O que é produzido na cidade não é utilizado no campo.
- O campo e a cidade se inter-relacionam por meio de produtos e serviços.
10
- O que é a nascente de um rio?
- Analise os mapas abaixo e responda às questões.
FONTE: Graça M. L. Ferreira . Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)
- O que cada mapa representa?
- Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
- Leia o texto sobre os povos indígenas no Brasil.
A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%). Já a maioria deles fala a língua portuguesa (77%). Porém, entre os indígenas que vivem em terras indígenas, a maioria (57,3%) fala alguma língua indígena.
FONTE: IBGE Educa. População indígena. Disponível em: http://fdnc.io/fnU. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Grande parte dos povos indígenas vive atualmente em terras demarcadas, o que contribui para a manutenção de seu modo de vida. De acordo com os dados do texto, a ocupação de terras indígenas favorece o conhecimento das línguas indígenas? Explique.
11
- Na cultura brasileira podemos perceber as contribuições de diferentes povos que formaram a nossa população, como os indígenas, os africanos e os portugueses. Indique os povos responsáveis pelas contribuições culturais listadas em cada item.
- Utilização da mandioca e do milho em inúmeras receitas da culinária brasileira.
- Difusão de ritmos musicais e de danças que deram origem ao maracatu e ao samba.
- Uso da língua oficial do Brasil e popularização de festas como o carnaval.
- Analise o gráfico e indique a alternativa correta.
FONTE: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: http://fdnc.io/3gf. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Os sírios e os turcos se destacaram entre os demais grupos de migrantes e foram atraídos ao Brasil pela semelhança linguística.
- No período representado no gráfico, ocorreu a entrada de muitos grupos de migrantes italianos no Brasil.
- O passado colonial não influenciou a vinda de grupos de migrantes portugueses ao Brasil.
- Os japoneses que vieram ao Brasil não criaram laços com o país, pois todos voltaram ao Japão no século XX.
- Os alemães se estabeleceram no sul do Brasil, mas não deixaram contribuições culturais importantes.
- No quadro a seguir, há alguns exemplos de tarefas realizadas em diferentes atividades econômicas. Escreva um texto sobre cada tarefa profissional identificando a atividade econômica associada a ela e se é predominante no campo ou na cidade.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Alimentar as aves e aplicar vacinas no gado bovino. |
Colocar novos produtos para exposição nas vitrines. |
Transformar o algodão em tecido para produzir camisetas. |