MP023

Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais coisas boas

você pode encontrar nele!

O que você quer que o mundo tenha?

MP024

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde.  Fim da imagem.

MP026

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. O território brasileiro, p. 12

Capítulo 1. Localizando o território brasileiro, p. 14

O mundo que queremos: Crianças da América do Sul, p. 22

Capítulo 2. A divisão política do Brasil, p. 24

Capítulo 3. O Brasil e suas regiões, p. 32

Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 38

O que você aprendeu, p. 40

UNIDADE 2. A natureza brasileira, p. 44

Capítulo 1. O relevo, p. 46

Para ler e escrever melhor: A erosão do solo, p. 52

Capítulo 2. A hidrografia, p. 54

O mundo que queremos: Água e saúde, p. 60

Capítulo 3. O clima, p. 62

Capítulo 4. A vegetação, p. 68

O que você aprendeu, p. 74

Imagem: Ilustração. Um menino em cadeira de rodas e uma menina estão segurando um cartaz com um sinal de proibido sobre um pernilongo. Ao fundo, silhueta de prédios.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três vasos com flores coloridas.  Fim da imagem.

MP027

Imagem: Ilustração. Três pessoas estão enfileiradas e subindo uma escada, que está ao lado de um avião.  Fim da imagem.

UNIDADE 3. A população brasileira, p. 78

Capítulo 1. Todos nós fazemos parte da população, p. 80

Capítulo 2. A formação da população brasileira: uma mistura de povos, p. 84

O mundo que queremos: Minha vida no Brasil, p. 88

Capítulo 3. Os indígenas brasileiros na atualidade, p. 90

Capítulo 4. Os afrodescendentes na atualidade, p. 94

Capítulo 5. A diversidade cultural brasileira, p. 97

Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 102

O que você aprendeu, p. 104

Imagem: Ilustração. Um menino e um idoso estão sentados em volta de uma mesa com pratos em cima. O senhor segura uma garrafa com a mão estendida em direção ao menino. Fim da imagem.

UNIDADE 4. População e trabalho, p. 108

Capítulo 1. A população e as atividades econômicas, p. 110

Capítulo 2. As atividades agropecuárias, p. 113

Para ler e escrever melhor: A agricultura comercial, p. 122

Capítulo 3. Os recursos naturais e a atividade extrativa, p. 124

O mundo que queremos: Petróleo: um dia ele vai acabar, p. 130

Capítulo 4. A atividade industrial, o comércio e os serviços, p. 132

Capítulo 5. Relações entre campo e cidade, p. 137

O que você aprendeu, p. 140

Para terminar, p. 144

Referências bibliográficas, p. 148

MP028

Para começar

Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Identifique a alternativa incorreta e reescreva-a com as correções necessárias.
    1. O prefeito governa um estado ou unidade federativa.
    1. Os vereadores elaboram as leis do município e fiscalizam o trabalho do prefeito.
    1. Na Câmara Municipal, a população pode acompanhar a atuação dos vereadores.
    1. Nos Conselhos Municipais são debatidos os problemas do município e são propostas melhorias.
PROFESSOR Resposta correta: a) O prefeito governa um município.
  1. O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda.
PROFESSOR Atenção professor: Nos itens a e b, verifique a pertinência da resposta dos estudantes. Fim da observação.
Imagem: Mapa. Brasil: grandes regiões (IBGE). Mapa do Brasil com destaque para:  Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins e Rondônia.  Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.  Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.  Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.  Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 430 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Qual é a unidade federativa onde você vive? Em qual região ela está localizada?
  1. Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Fim do complemento.

Nas páginas 8 e 9 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE03, EF04GE04, EF04GE05 e EF04GE09.

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Nessa atividade, os estudantes devem identificar a alternativa incorreta. Avalie os conhecimentos prévios deles sobre os conteúdos trabalhados e, se apresentarem dificuldade em responder, leia todas as alternativas com eles explicando o papel de cada representante ou órgão do poder público.

Atividade 2. Nessa atividade, espera-se que os estudantes reconheçam a unidade federativa onde vivem e analisem o mapa para identificar a região correspondente. Se apresentarem dificuldade em responder, ajude-os a identificar a unidade federativa no mapa e explique que o lugar onde eles vivem faz parte de um município, o qual, por sua vez, faz parte de uma unidade federativa (estado ou Distrito Federal).

MP029

  1. A rosa dos ventos é uma forma de representar as direções dos pontos cardeais, que nos ajudam na localização dos elementos na superfície terrestre. No desenho abaixo, uma rosa dos ventos foi representada no meio da praça. Observe o desenho e indique a alternativa correta.
Imagem: Ilustração. No centro há uma rosa dos ventos sobre uma praça. Na parte superior da rosa dos ventos, a letra N. Na parte inferior, a letra S. À direita, a letra L e à esquerda, a letra O. Ao Norte da praça há uma Biblioteca; à Leste, uma Prefeitura; ao Sul, um Banco e à Oeste, uma Escola. No canto inferior direito, a legenda: Pontos cardeais: N: Norte; L: Leste; S: Sul; O: Oeste.  Fim da imagem.
  1. O banco está localizado na direção norte.
  1. A biblioteca está localizada na direção sul.

    c) A prefeitura está localizada na direção leste.

    d) A escola está localizada na direção leste.

PROFESSOR Resposta correta: c) A prefeitura está localizada na direção leste.
  1. Sobre a relação entre o campo e a cidade, indique a alternativa correta.
    1. Campo e cidade não se inter-relacionam.
    1. O que é produzido no campo não é utilizado na cidade.
    1. O que é produzido na cidade não é utilizado no campo.
    1. O campo e a cidade se inter-relacionam por meio de produtos e serviços.
      PROFESSOR Resposta correta: d) O campo e a cidade se inter-relacionam por meio de produtos e serviços.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Verifique se os estudantes conseguem utilizar a rosa dos ventos e sua legenda para identificar as direções cardeais dos elementos indicados nas alternativas. Se necessário, ajude-os a identificar a direção de cada elemento em relação à rosa dos ventos representada no centro da praça.

Atividade 4. Espera-se que os estudantes identifiquem uma relação de interdependência entre as atividades econômicas realizadas no campo e na cidade. Caso eles apresentem dificuldades para responder, ressalte a maneira como as atividades do campo já estudadas nos anos letivos anteriores atendem às necessidades das pessoas na cidade, e vice-versa. Se julgar pertinente, cite alguns produtos encontrados no campo e na cidade e pergunte aos estudantes de onde vêm esses artigos.

Atividade 5. Espera-se que os estudantes utilizem os conhecimentos adquiridos previamente sobre as partes de um rio. Se julgar necessário, em caso de dúvidas, explique que as nascentes são os pontos de origem dos rios e enfatize a importância de sua conservação.

MP030

  1. O que é a nascente de um rio?
PROFESSOR Resposta: É o ponto em que se inicia o curso de um rio.
  1. Analise os mapas abaixo e responda às questões.
Imagem: Mapas. À esquerda, mapa 1. Região Norte: vegetação original. Mapa do Brasil com destaque para a região Norte.  Acre: Floresta Amazônica.  Amazonas: Floresta Amazônica; Contato entre tipos de vegetação; e Campinas do rio Negro.  Roraima: Floresta Amazônica; Contato entre tipos de vegetação; Campinas do rio Negro; Campos; e Cerrado.  Amapá: Floresta Amazônica; Cerrado; e Vegetação Litorânea.  Pará: Floresta Amazônica; Contato entre tipos de vegetação; Cerrado; e Vegetação Litorânea.  Tocantins: Cerrado; e Floresta Amazônica.  Rondônia: Floresta Amazônica; Cerrado; e Contato entre tipos de vegetação.  No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 390 km. À direita, mapa 2. Região Norte: vegetação atual. Mapa do Brasil com destaque para a região Norte, igual ao mapa 1. Porém, em todo o mapa há áreas devastadas pela ação humana.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 390 km.  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira . Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)

  1. O que cada mapa representa?
PROFESSOR Resposta: O mapa 1 re prese nta a vegetação original que existia na Região Norte e o mapa 2, a vegetação atual da região.
  1. Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
PROFESSOR Resposta: Diferentes formações vegetais originais da Região Norte foram devastadas pela ação humana, com destaque para a Floresta Amazônica e o Cerrado.
  1. Leia o texto sobre os povos indígenas no Brasil.

A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%). Já a maioria deles fala a língua portuguesa (77%). Porém, entre os indígenas que vivem em terras indígenas, a maioria (57,3%) fala alguma língua indígena.

FONTE: IBGE Educa. População indígena. Disponível em: http://fdnc.io/fnU. Acesso em: 22 mar. 2021.

PROFESSOR Resposta: Sim. A maioria das pessoas que vive em terras indígenas fala alguma língua indígena.
MANUAL DO PROFESSOR

Nas páginas 10 e 11 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF04GE07, EF04GE08, EF04GE10 e EF04GE11.

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Para resolver a atividade, verifique se os estudantes percebem que apenas o mapa da vegetação atual apresenta a informação representada em vermelho na legenda: “área devastada pela ação humana”. Desse modo, comparando os mapas, eles poderão verificar que a área ocupada por determinadas formações vegetais sofreu redução em decorrência do avanço do desmatamento. Espera-se que os estudantes reconheçam que o mapa da vegetação atual apresenta informações relativas à perda de cobertura vegetal original provocada pela ação humana. Na comparação entre os dois mapas, enfatize que é possível identificar a ocorrência de desmatamento principalmente na Floresta Amazônica e no Cerrado.

Atividade 7. O texto informa que a maioria dos indígenas no Brasil não é falante de línguas indígenas. Porém, o cenário muda quando se consideram as terras indígenas, onde a maioria das pessoas fala alguma língua indígena.

Oriente os estudantes a ler com atenção o texto para identificar as informações úteis para a resolução da atividade. Espera-se que eles detenham conhecimentos históricos elementares a respeito da subjugação imposta pelos colonizadores à população nativa e dos movimentos de resistência realizados ainda hoje pelos indígenas para a preservação de sua herança cultural.

MP031

  1. Na cultura brasileira podemos perceber as contribuições de diferentes povos que formaram a nossa população, como os indígenas, os africanos e os portugueses. Indique os povos responsáveis pelas contribuições culturais listadas em cada item.
    1. Utilização da mandioca e do milho em inúmeras receitas da culinária brasileira.
PROFESSOR Resposta: Indígenas.
  1. Difusão de ritmos musicais e de danças que deram origem ao maracatu e ao samba.
PROFESSOR Resposta: Africanos.
  1. Uso da língua oficial do Brasil e popularização de festas como o carnaval.
PROFESSOR Resposta: Portugueses.
  1. Analise o gráfico e indique a alternativa correta.
Imagem: Gráfico em setores. Brasil: imigrantes por origem (1884 a 1933).  Italianos: 35%; Portugueses: 29%; Espanhóis: 15%; Alemães: 4%; Japoneses: 4%; Sírios e Turcos: 2%; Outros: 11%.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: http://fdnc.io/3gf. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. Os sírios e os turcos se destacaram entre os demais grupos de migrantes e foram atraídos ao Brasil pela semelhança linguística.
  1. No período representado no gráfico, ocorreu a entrada de muitos grupos de migrantes italianos no Brasil.
  1. O passado colonial não influenciou a vinda de grupos de migrantes portugueses ao Brasil.
  1. Os japoneses que vieram ao Brasil não criaram laços com o país, pois todos voltaram ao Japão no século XX.
  1. Os alemães se estabeleceram no sul do Brasil, mas não deixaram contribuições culturais importantes.
PROFESSOR Resposta correta: b) No período representado no gráfico, ocorreu a entrada de muitos grupos de migrantes italianos no Brasil.
  1. No quadro a seguir, há alguns exemplos de tarefas realizadas em diferentes atividades econômicas. Escreva um texto sobre cada tarefa profissional identificando a atividade econômica associada a ela e se é predominante no campo ou na cidade.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orienta ções específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Alimentar as aves e aplicar vacinas no gado bovino.

Colocar novos produtos para exposição nas vitrines.

Transformar o algodão em tecido para produzir camisetas.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Avalie os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a contribuição cultural dos povos formadores da população brasileira. Caso apresentem dificuldades, proponha uma correção coletiva em roda de conversa para que possam explicar suas respostas, apresentar dúvidas ou compartilhar outros exemplos que conheçam nos seus lugares de vivência.

Atividade 9. Para chegar à resposta correta, os estudantes devem cruzar as informações do gráfico com os conhecimentos prévios sobre os principais grupos de imigrantes que vieram ao Brasil. Algumas alternativas podem ser refutadas por sugerir um peso diferente na participação do processo de imigração que determinados grupos (sírios, turcos e portugueses) realmente tiveram, bastando a análise do gráfico para chegar à constatação. No caso dos sírios e dos turcos, a falta de similaridade linguística também indica a refutação da alternativa a. É importante ressaltar que, diferentemente do que é afirmado na alternativa c, o fato de Portugal ter colonizado o Brasil contribuiu para a imigração portuguesa. Em relação às informações equivocadas sobre os imigrantes japoneses e alemães, os estudantes precisam utilizar repertórios pessoais a respeito dos vínculos e da importância cultural que ambos os povos constituíram no Brasil.

Atividade 10. Sugestão de textos: Alimentar as aves e aplicar vacinas no gado bovino são algumas das tarefas realizadas por quem trabalha na pecuária, atividade predominante no campo. Alguns profissionais que trabalham em lojas precisam colocar novos produtos para a exposição nas vitrines, uma tarefa do comércio, atividade predominante nas cidades. Em uma indústria localizada na cidade, há profissionais responsáveis por transformar o algodão em tecido para produzir camisetas.

Na atividade 10, propõe-se aos estudantes que associem diferentes informações para escrever um texto relacionando tarefas profissionais, atividades econômicas e sua predominância no campo ou na cidade. A elaboração de um rascunho para organizar as ideias ou para definir a estrutura do texto pode facilitar a execução da atividade. Antes de começarem a escrita do texto, oriente-os a pensar sobre as atividades econômicas relacionadas às tarefas profissionais exemplificadas e onde elas predominam.

MP032

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Reconhecer o papel dos representantes políticos municipais na gestão do município.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

_____

2

Localizar unidades federativas e regiões em um mapa.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

_____

3

Localizar elementos com base em uma ilustração, utilizando os pontos cardeais.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE09: Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.

_____

4

Reconhecer a relação de interdependência das atividades realizadas no campo e na cidade.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE04: Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

_____

5

Identificar a nascente de um rio.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

_____

6

Comparar mapas e avaliar as mudanças nas formações vegetais da Região Norte do Brasil.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF04GE10: Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças;

EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

_____

MP033

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

7

Avaliar a importância dos territórios indígenas para a preservação da cultura dos grupos que os ocupam.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE06: Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.

8

Identificar exemplos de contribuições culturais de povos formadores da população brasileira.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE01: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

9

Identificar grupos de imigrantes que vieram ao Brasil entre os séculos XIX e XX e seu papel na composição da população brasileira.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF04GE02: Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

10

Relacionar exemplos de tarefas profissionais a atividades econômicas realizadas no campo e na cidade.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF04GE07: Comparar as características do trabalho no campo e na cidade;

EF04GE08: Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

Sugestão de autoavaliação

Caso entenda pertinente, proponha uma autoavaliação após a realização da avaliação diagnóstica. A estratégia pode contribuir para que os estudantes se dediquem a analisar a própria relação com os estudos e a traçar metas e expectativas para o ano letivo que se inicia.

Sugerimos, a seguir, algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:

  1. Resolvi todas as atividades da avaliação diagnóstica?
  1. Tive poucas ou nenhuma dúvida ao resolver as atividades?
  1. Acho que preciso estudar mais para conseguir acompanhar as aulas neste ano?
  1. Já domino parte dos conteúdos relacionados ao território e à população do Brasil?