MP023
O que tem no mundo?
No mundo tem:
caminhos
casas
prédios
estradas
fazendas
rios
mares
montanhas
florestas
gente
...
Quanto mais você conhece o mundo,
mais coisas boas
você pode encontrar nele!
O que você quer que o mundo tenha?
MP024
Conheça seu livro
Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!
Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.
Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.
O mundo que queremos
Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.
MP025
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.
O que você aprendeu
Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Atividade para casa
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
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Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1. O território brasileiro, p. 12
Capítulo 1. Localizando o território brasileiro, p. 14
• O mundo que queremos: Crianças da América do Sul, p. 22
Capítulo 2. A divisão política do Brasil, p. 24
Capítulo 3. O Brasil e suas regiões, p. 32
• Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil, p. 38
• O que você aprendeu, p. 40
UNIDADE 2. A natureza brasileira, p. 44
Capítulo 1. O relevo, p. 46
• Para ler e escrever melhor: A erosão do solo, p. 52
Capítulo 2. A hidrografia, p. 54
• O mundo que queremos: Água e saúde, p. 60
Capítulo 3. O clima, p. 62
Capítulo 4. A vegetação, p. 68
• O que você aprendeu, p. 74
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UNIDADE 3. A população brasileira, p. 78
Capítulo 1. Todos nós fazemos parte da população, p. 80
Capítulo 2. A formação da população brasileira: uma mistura de povos, p. 84
• O mundo que queremos: Minha vida no Brasil, p. 88
Capítulo 3. Os indígenas brasileiros na atualidade, p. 90
Capítulo 4. Os afrodescendentes na atualidade, p. 94
Capítulo 5. A diversidade cultural brasileira, p. 97
• Para ler e escrever melhor: A história da pizza, p. 102
• O que você aprendeu, p. 104
UNIDADE 4. População e trabalho, p. 108
Capítulo 1. A população e as atividades econômicas, p. 110
Capítulo 2. As atividades agropecuárias, p. 113
• Para ler e escrever melhor: A agricultura comercial, p. 122
Capítulo 3. Os recursos naturais e a atividade extrativa, p. 124
• O mundo que queremos: Petróleo: um dia ele vai acabar, p. 130
Capítulo 4. A atividade industrial, o comércio e os serviços, p. 132
Capítulo 5. Relações entre campo e cidade, p. 137
• O que você aprendeu, p. 140
Para terminar, p. 144
Referências bibliográficas, p. 148
MP028
Para começar
Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Identifique a alternativa
incorreta
e reescreva-a com as correções necessárias.
- O prefeito governa um estado ou unidade federativa.
- Os vereadores elaboram as leis do município e fiscalizam o trabalho do prefeito.
- Na Câmara Municipal, a população pode acompanhar a atuação dos vereadores.
- Nos Conselhos Municipais são debatidos os problemas do município e são propostas melhorias.
PROFESSOR
Resposta correta: a) O prefeito governa um município.- O território brasileiro é dividido em unidades federativas, que são os 26 estados e o Distrito Federal. Observe o mapa a seguir e responda.
PROFESSOR
Atenção professor: Nos itens a e b, verifique a pertinência da resposta dos estudantes. Fim da observação.FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Qual é a unidade federativa onde você vive? Em qual região ela está localizada?
- Escreva o nome das outras unidades federativas dessa região.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Fim do complemento.
Nas páginas 8 e 9 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE03, EF04GE04, EF04GE05 e EF04GE09.
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Nessa atividade, os estudantes devem identificar a alternativa incorreta. Avalie os conhecimentos prévios deles sobre os conteúdos trabalhados e, se apresentarem dificuldade em responder, leia todas as alternativas com eles explicando o papel de cada representante ou órgão do poder público.
Atividade 2. Nessa atividade, espera-se que os estudantes reconheçam a unidade federativa onde vivem e analisem o mapa para identificar a região correspondente. Se apresentarem dificuldade em responder, ajude-os a identificar a unidade federativa no mapa e explique que o lugar onde eles vivem faz parte de um município, o qual, por sua vez, faz parte de uma unidade federativa (estado ou Distrito Federal).
MP029
- A rosa dos ventos é uma forma de representar as direções dos pontos cardeais, que nos ajudam na localização dos elementos na superfície terrestre. No desenho abaixo, uma rosa dos ventos foi representada no meio da praça. Observe o desenho e indique a alternativa correta.
- O banco está localizado na direção norte.
- A biblioteca está localizada na direção sul.
c) A prefeitura está localizada na direção leste.
d) A escola está localizada na direção leste.
PROFESSOR
Resposta correta: c) A prefeitura está localizada na direção leste.- Sobre a relação entre o campo e a cidade, indique a alternativa correta.
- Campo e cidade não se inter-relacionam.
- O que é produzido no campo não é utilizado na cidade.
- O que é produzido na cidade não é utilizado no campo.
- O campo e a cidade se inter-relacionam por meio de produtos e serviços.
PROFESSOR
Resposta correta: d) O campo e a cidade se inter-relacionam por meio de produtos e serviços.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 3. Verifique se os estudantes conseguem utilizar a rosa dos ventos e sua legenda para identificar as direções cardeais dos elementos indicados nas alternativas. Se necessário, ajude-os a identificar a direção de cada elemento em relação à rosa dos ventos representada no centro da praça.
Atividade 4. Espera-se que os estudantes identifiquem uma relação de interdependência entre as atividades econômicas realizadas no campo e na cidade. Caso eles apresentem dificuldades para responder, ressalte a maneira como as atividades do campo já estudadas nos anos letivos anteriores atendem às necessidades das pessoas na cidade, e vice-versa. Se julgar pertinente, cite alguns produtos encontrados no campo e na cidade e pergunte aos estudantes de onde vêm esses artigos.
Atividade 5. Espera-se que os estudantes utilizem os conhecimentos adquiridos previamente sobre as partes de um rio. Se julgar necessário, em caso de dúvidas, explique que as nascentes são os pontos de origem dos rios e enfatize a importância de sua conservação.
MP030
- O que é a nascente de um rio?
PROFESSOR
Resposta: É o ponto em que se inicia o curso de um rio.- Analise os mapas abaixo e responda às questões.
FONTE: Graça M. L. Ferreira . Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)
- O que cada mapa representa?
PROFESSOR
Resposta: O mapa 1 re prese nta a vegetação original que existia na Região Norte e o mapa 2, a vegetação atual da região.- Compare os dois mapas. O que aconteceu com as formações vegetais da Região Norte?
PROFESSOR
Resposta: Diferentes formações vegetais originais da Região Norte foram devastadas pela ação humana, com destaque para a Floresta Amazônica e o Cerrado.- Leia o texto sobre os povos indígenas no Brasil.
A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%). Já a maioria deles fala a língua portuguesa (77%). Porém, entre os indígenas que vivem em terras indígenas, a maioria (57,3%) fala alguma língua indígena.
FONTE: IBGE Educa. População indígena. Disponível em: http://fdnc.io/fnU. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Grande parte dos povos indígenas vive atualmente em terras demarcadas, o que contribui para a manutenção de seu modo de vida. De acordo com os dados do texto, a ocupação de terras indígenas favorece o conhecimento das línguas indígenas? Explique.
PROFESSOR
Resposta: Sim. A maioria das pessoas que vive em terras indígenas fala alguma língua indígena.MANUAL DO PROFESSOR
Nas páginas 10 e 11 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF04GE07, EF04GE08, EF04GE10 e EF04GE11.
Orientações pedagógicas
Atividade 6. Para resolver a atividade, verifique se os estudantes percebem que apenas o mapa da vegetação atual apresenta a informação representada em vermelho na legenda: “área devastada pela ação humana”. Desse modo, comparando os mapas, eles poderão verificar que a área ocupada por determinadas formações vegetais sofreu redução em decorrência do avanço do desmatamento. Espera-se que os estudantes reconheçam que o mapa da vegetação atual apresenta informações relativas à perda de cobertura vegetal original provocada pela ação humana. Na comparação entre os dois mapas, enfatize que é possível identificar a ocorrência de desmatamento principalmente na Floresta Amazônica e no Cerrado.
Atividade 7. O texto informa que a maioria dos indígenas no Brasil não é falante de línguas indígenas. Porém, o cenário muda quando se consideram as terras indígenas, onde a maioria das pessoas fala alguma língua indígena.
Oriente os estudantes a ler com atenção o texto para identificar as informações úteis para a resolução da atividade. Espera-se que eles detenham conhecimentos históricos elementares a respeito da subjugação imposta pelos colonizadores à população nativa e dos movimentos de resistência realizados ainda hoje pelos indígenas para a preservação de sua herança cultural.
MP031
- Na cultura brasileira podemos perceber as contribuições de diferentes povos que formaram a nossa população, como os indígenas, os africanos e os portugueses. Indique os povos responsáveis pelas contribuições culturais listadas em cada item.
- Utilização da mandioca e do milho em inúmeras receitas da culinária brasileira.
PROFESSOR
Resposta: Indígenas.- Difusão de ritmos musicais e de danças que deram origem ao maracatu e ao samba.
PROFESSOR
Resposta: Africanos.- Uso da língua oficial do Brasil e popularização de festas como o carnaval.
PROFESSOR
Resposta: Portugueses.- Analise o gráfico e indique a alternativa correta.
FONTE: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: http://fdnc.io/3gf. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Os sírios e os turcos se destacaram entre os demais grupos de migrantes e foram atraídos ao Brasil pela semelhança linguística.
- No período representado no gráfico, ocorreu a entrada de muitos grupos de migrantes italianos no Brasil.
- O passado colonial não influenciou a vinda de grupos de migrantes portugueses ao Brasil.
- Os japoneses que vieram ao Brasil não criaram laços com o país, pois todos voltaram ao Japão no século XX.
- Os alemães se estabeleceram no sul do Brasil, mas não deixaram contribuições culturais importantes.
PROFESSOR
Resposta correta: b) No período representado no gráfico, ocorreu a entrada de muitos grupos de migrantes italianos no Brasil.- No quadro a seguir, há alguns exemplos de tarefas realizadas em diferentes atividades econômicas. Escreva um texto sobre cada tarefa profissional identificando a atividade econômica associada a ela e se é predominante no campo ou na cidade.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orienta ções específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.Quadro: equivalente textual a seguir.
Alimentar as aves e aplicar vacinas no gado bovino. |
Colocar novos produtos para exposição nas vitrines. |
Transformar o algodão em tecido para produzir camisetas. |
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 8. Avalie os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a contribuição cultural dos povos formadores da população brasileira. Caso apresentem dificuldades, proponha uma correção coletiva em roda de conversa para que possam explicar suas respostas, apresentar dúvidas ou compartilhar outros exemplos que conheçam nos seus lugares de vivência.
Atividade 9. Para chegar à resposta correta, os estudantes devem cruzar as informações do gráfico com os conhecimentos prévios sobre os principais grupos de imigrantes que vieram ao Brasil. Algumas alternativas podem ser refutadas por sugerir um peso diferente na participação do processo de imigração que determinados grupos (sírios, turcos e portugueses) realmente tiveram, bastando a análise do gráfico para chegar à constatação. No caso dos sírios e dos turcos, a falta de similaridade linguística também indica a refutação da alternativa a. É importante ressaltar que, diferentemente do que é afirmado na alternativa c, o fato de Portugal ter colonizado o Brasil contribuiu para a imigração portuguesa. Em relação às informações equivocadas sobre os imigrantes japoneses e alemães, os estudantes precisam utilizar repertórios pessoais a respeito dos vínculos e da importância cultural que ambos os povos constituíram no Brasil.
Atividade 10. Sugestão de textos: Alimentar as aves e aplicar vacinas no gado bovino são algumas das tarefas realizadas por quem trabalha na pecuária, atividade predominante no campo. Alguns profissionais que trabalham em lojas precisam colocar novos produtos para a exposição nas vitrines, uma tarefa do comércio, atividade predominante nas cidades. Em uma indústria localizada na cidade, há profissionais responsáveis por transformar o algodão em tecido para produzir camisetas.
Na atividade 10, propõe-se aos estudantes que associem diferentes informações para escrever um texto relacionando tarefas profissionais, atividades econômicas e sua predominância no campo ou na cidade. A elaboração de um rascunho para organizar as ideias ou para definir a estrutura do texto pode facilitar a execução da atividade. Antes de começarem a escrita do texto, oriente-os a pensar sobre as atividades econômicas relacionadas às tarefas profissionais exemplificadas e onde elas predominam.
MP032
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Reconhecer o papel dos representantes políticos municipais na gestão do município. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. |
_____ |
2 |
Localizar unidades federativas e regiões em um mapa. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
_____ |
3 |
Localizar elementos com base em uma ilustração, utilizando os pontos cardeais. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE09: Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. |
_____ |
4 |
Reconhecer a relação de interdependência das atividades realizadas no campo e na cidade. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE04: Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. |
_____ |
5 |
Identificar a nascente de um rio. A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. |
_____ |
6 |
Comparar mapas e avaliar as mudanças nas formações vegetais da Região Norte do Brasil. A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF04GE10: Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças; EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. |
_____ |
MP033
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
7 |
Avaliar a importância dos territórios indígenas para a preservação da cultura dos grupos que os ocupam. A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE06: Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios. |
|
8 |
Identificar exemplos de contribuições culturais de povos formadores da população brasileira. A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE01: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. |
|
9 |
Identificar grupos de imigrantes que vieram ao Brasil entre os séculos XIX e XX e seu papel na composição da população brasileira. A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE02: Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
|
10 |
Relacionar exemplos de tarefas profissionais a atividades econômicas realizadas no campo e na cidade. A atividade 10 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF04GE07: Comparar as características do trabalho no campo e na cidade; EF04GE08: Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos. |
Sugestão de autoavaliação
Caso entenda pertinente, proponha uma autoavaliação após a realização da avaliação diagnóstica. A estratégia pode contribuir para que os estudantes se dediquem a analisar a própria relação com os estudos e a traçar metas e expectativas para o ano letivo que se inicia.
Sugerimos, a seguir, algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:
- Resolvi todas as atividades da avaliação diagnóstica?
- Tive poucas ou nenhuma dúvida ao resolver as atividades?
- Acho que preciso estudar mais para conseguir acompanhar as aulas neste ano?
- Já domino parte dos conteúdos relacionados ao território e à população do Brasil?