MP023

Imagem: Ilustração. Planeta Terra com nuvens em volta. Nos oceanos há navios e uma baleia. Nos continentes há pessoas, prédios, árvores e morros. No céu há um avião voando. Fim da imagem.

O que tem no mundo?

No mundo tem:

caminhos

casas

prédios

estradas

fazendas

rios

mares

montanhas

florestas

gente

...

Quanto mais você conhece o mundo,

mais coisas boas

você pode encontrar nele!

O que você quer que o mundo tenha?

MP024

Conheça seu livro

Seu livro está dividido em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conversar sobre assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você vai aprender muitas coisas novas ao estudar o capítulo e fazer as atividades!

Palavras que talvez você não conheça são explicadas no Glossário.

Em Hora da leitura, você vai encontrar indicações de livros sobre os assuntos da unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a abertura de capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Nesta seção, você vai ler, refletir e realizar atividades sobre atitudes como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar diferentes culturas, preservar a natureza e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele e escrever um texto com a mesma organização. Assim, você vai aprender a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Paraler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Atividades para você rever o que estudou na unidade e utilizar o que aprendeu em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atividade para casa

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde.  Fim da imagem.

MP026

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1. A dinâmica populacional brasileira, p. 12

Capítulo 1. Quantos somos e onde vivemos, p. 14

Para ler e escrever melhor: Os direitos das mulheres no Brasil, p. 20

Capítulo 2. Movimentos migratórios, p. 22

Capítulo 3. O Brasil e suas diferenças sociais, p. 32

O mundo que queremos: Construindo uma sociedade mais justa, p. 42

O que você aprendeu, p. 44

Imagem: Ilustração. Um jovem está recortando um papel. Ao seu lado, dois jovens sorriem e observam. Entre eles há um cartaz extenso com textos e imagens.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois homens e uma mulher com capacetes de proteção estão sentados em volta de uma planta de cidade sobre uma mesa. Ao lado, uma mulher com cabelo preso também está sentada. Três deles seguram réguas e um desenha em um papel.  Fim da imagem.

UNIDADE 2. A urbanização brasileira, p. 50

Capítulo 1. As cidades brasileiras, p. 52

Capítulo 2. O processo de urbanização no Brasil, p. 66

Para ler e escrever melhor: A expansão da cafeicultura no Brasil, p. 72

Capítulo 3. As cidades e suas relações, p. 74

Capítulo 4. As cidades e seus problemas, p. 78

O mundo que queremos: Acessibilidade para ir e vir, p. 84

O que você aprendeu, p. 86

MP027

UNIDADE 3. Tecnologia e energia conectando pessoas e espaços, p. 90

Capítulo 1. A modernização das atividades econômicas, p. 92

Capítulo 2. Os avanços nas comunicações, p. 100

Capítulo 3. A evolução tecnológica dos meios de transporte, p. 105

Para ler e escrever melhor: O bonde, p. 112

Capítulo 4. Fontes de energia, p. 114

O mundo que queremos: Energia elétrica e meio ambiente, p. 120

O que você aprendeu, p. 122

Imagem: Ilustração. Um homem com chapéu oriental e roupa laranja está sorrindo e puxando uma charrete.   Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um avião amarelo.   Fim da imagem.

UNIDADE 4. Ambiente e qualidade de vida, p. 126

Capítulo 1. O descarte de lixo, p. 128

O mundo que queremos: Vamos dar um final mais feliz para as embalagens?, p. 132

Capítulo 2. A poluição do ar, p. 134

Para ler e escrever melhor: A chuva ácida, p. 138

Capítulo 3. A poluição das águas, p. 140

Capítulo 4. Participação do governo e da população na melhoria da qualidade de vida, p. 144

O que você aprendeu, p. 148

Para terminar, p. 152

Referências bibliográficas, p. 156

Imagem: Ilustração. Um jovem está sentado e cortando uma garrafa de plástico com uma tesoura. Na frente dele há uma régua e um papel sobre uma mesa. Ao lado, a base de uma garrafa está cortada e com lápis dentro.  Fim da imagem.

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Para começar

Olá, estudante! Agora você vai fazer algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Observe o mapa aba ixo. Depois, responda às questões.
Imagem: Mapa. Brasil: habitantes por unidade federativa (2017).  População total (mil habitantes):  de 522 a 1000: AC, RR, AP.  de 1000,1 a 5000: AM, RO, MT, TO, PI, RN, PB, AL, SE, ES, MS.  de 5000,1 a 10000: PA, MA, CE, PE, GO, DF, SC.  de 10000,1 a 22000: BA, MG, RJ, PR, RS.  45094: SP.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 355 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Estimativas da população. Disponível em: http://fdnc.io/6Q6. Acesso em: 26 mar. 2021.

  1. Qual é a faixa de população da unidade federativa em que você vive?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Cit e a unidade federativa que tem a maior população do Brasil.
PROFESSOR Resposta: São Paulo.
  1. Cite as unidades federativas que têm os números de habitantes mais baixos do Brasil.
PROFESSOR Resposta: Acre, Roraima e Amapá.
  1. Que fatores contribuem para o crescimento da população em um município, unidade federativa ou país?
PROFESSOR Resposta: O saldo migratório positivo e o crescimento vegetativo da população.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Fim do complemento.

As páginas 8 e 9 contemplam as habilidades da BNCC: EF05GE01, EF05GE02, EF05GE03, EF05GE04, EF05GE05, EF05GE06 e EF05GE08

Orientações pedagógicas

As atividades da avaliação diagnóstica proposta na seção Para começar têm o objetivo de estabelecer um momento inicial de avaliação dos saberes dos estudantes em relação aos conteúdos e às habilidades que serão trabalhados ao longo do ano letivo.

Aproveite este processo avaliativo para realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios, da bagagem cultural e educacional, dos principais interesses e dúvidas dos estudantes. Com base nisso, realize as adequações que julgar pertinentes para garantir o bom desenvolvimento da programação prevista para o ano letivo.

Atividade 1. Essa atividade tem o objetivo de estimular a análise da dinâmica populacional do Brasil, considerando o panorama da Unidade da Federação em que vivem e a possível relação entre o elevado contingente populacional e a migração.

  1. Espera-se que os estudantes possam identificar a cor que representa a Unidade da Federação em que vivem no mapa e relacioná-la com os valores apresentados na legenda. Caso os estudantes não consigam encontrar a Unidade da Federação no mapa, auxilie-os indicando primeiramente a região do Brasil onde está inserida e alguns estados vizinhos, com o objetivo de tornar a busca mais focada. Em seguida, oriente-os a localizar o nome da UF, bem como as respectivas informações da legenda. Os estudantes devem indicar como resposta a faixa do total populacional, conforme descrito na legenda.
  1. Os estudantes devem observar que o estado de São Paulo é representado pela cor vermelha, isto é, o tom mais forte apresentado no mapa. Portanto, registra o maior total populacional do Brasil.

MP029

Avaliação diagnóstica

  1. Observe as fotografias abaixo.
Imagem: Fotografia em preto e branco. À esquerda, o mar, à direita, um muro de pedras e ao fundo, areia, árvores e algumas casas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, estado do Ceará, em 1952. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, pessoas andando na areia da praia. À direita, vários prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, estado do Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais foram as principais mudanças na paisagem da praia de Iracema?
PROFESSOR Resposta: A eliminação de antigas edificações e a construção de muitos prédios de grande porte.
  1. Com base nas fotografias, aponte as características e uma possível função dessa parte da cidade de Fortaleza.
PROFESSOR Resposta: A área apresenta construções à beira-mar e é muito adensada. A função que se destaca é a turística.
  1. Observe as fotografias abaixo. Depois, escreva no caderno se as informações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preso e máscara está olhando roupas penduradas em uma loja.   Fim da imagem.

LEGENDA: Loja de roupas na Índia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mão direita de uma pessoa sobre um teclado de notebook e a mão esquerda está segurando um cartão de crédito. Na frente da pessoa há um site de compras na tela do notebook.   Fim da imagem.

LEGENDA: Site de compras pela internet, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. A atividade comercial não mudou ao longo do tempo.
PROFESSOR Resposta: F
  1. Os avanços nos meios de comunicação propiciam novas formas de consumir produtos.
PROFESSOR Resposta: V
  1. Não é possível comprar produtos por meio da internet.
PROFESSOR Resposta: F
  1. Não existe mais comércio de rua no Brasil.
PROFESSOR Resposta: F
  1. As atividades comerciais se transformaram com o surgimento da internet.
PROFESSOR Resposta: V
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Após analisar atentamente as duas fotografias, espera-se que os estudantes indiquem que as mudanças na Praia de Iracema, situada na zona central de Fortaleza, são bem perceptíveis na paisagem. Ao longo das últimas décadas, a orla da praia, que antigamente abrigava apenas casas e muita vegetação natural, passou a ser alvo de grande adensamento populacional com a construção de muitos edifícios. Esse processo provocou mudanças sociais, econômicas e ambientais ao promover a urbanização da praia.

Caso os estudantes tenham dificuldades de analisar as transformações na paisagem, oriente-os a realizar duas listas diferentes, uma com os elementos contidos na fotografia antiga e outra com os elementos atuais, e comparar os resultados.

Os estudantes também devem citar algumas características atuais da Praia de Iracema, como local de moradia para muitos habitantes, lugar de descanso e de lazer e a função turística para os visitantes de fora.

Atividade 3. Durante essa atividade, espera-se que os estudantes possam analisar as fotografias e compreender que o desenvolvimento de novas tecnologias no setor das telecomunicações tem provocado profundas transformações nas atividades econômicas e nos tipos de trabalho. As afirmações apresentadas na atividade permitem avaliar se os estudantes percebem essas transformações ao notar que atualmente existem novas formas de consumir produtos, utilizando as ferramentas disponíveis na internet. Se for necessário, auxilie-os descrevendo os elementos contidos nas imagens e o objetivo das ações realizadas pelas pessoas.

  1. Os estudantes devem associar as cores mais suaves aos menores totais populacionais.
  1. Espera-se que os estudantes compreendam que o crescimento populacional de um determinado município, unidade federativa ou país pode ocorrer por causa de dois processos: saldo migratório positivo (imigração maior que a emigração) e crescimento vegetativo (natalidade superior à mortalidade). Para isso, é necessário que os dois processos aconteçam de modo combinado ou que apenas um deles ocorra de maneira preponderante. Incentive-os a refletir sobre as desigualdades sociais no Brasil e os motivos que levam as pessoas a migrar, como a busca por melhores condições de vida.

MP030

  1. Observe as ilustrações.
Imagem: Ilustração 1. Em primeiro plano, um rio com lixo boiando e manchas roxas na água. Em segundo plano, caminhões transportando barris ao lado de árvores secas. Ao fundo, usinas e fábricas soltando fumaça escura no céu.  Ilustração 2. Em primeiro plano, um rio com água limpa. Em segundo plano, carros e caminhões enfileirados ao lado de árvores verdes. Ao fundo, aerogeradores sobre morros, painéis solares, prédios e mais aerogeradores.  Fim da imagem.
  1. Que ilustração apresenta uma paisagem com pior qualidade ambiental? Que problemas ambientais estão representados? Que atividades provocam esses problemas?
PROFESSOR Resposta: A ilustração 1. Os problemas são a poluição do ar e a contaminação das águas, provocadas pela atividade industrial.
  1. Indique os tipos de energia apresentados na paisagem com melhor qualidade ambiental. Que recursos naturais são usados para a produção de cada tipo de energia mostrado?
PROFESSOR Resposta: Energia solar (luz do Sol) e energia eólica (vento).
  1. Observe a fotografia e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Um rio com muito lixo e água escura. Ao fundo, uma ponte e construções.   Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho do rio Negro, no município de Manaus, estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Descreva o problema ambiental apresentado.
PROFESSOR Resposta: Poluição do rio pelo acúmulo de lixo.
  1. Que ações do poder público e da população poderiam ajudar a solucionar esse problema ambiental?
PROFESSOR Atenção professor: Sugestões: Retirada dos dejetos, uso de lixeiras, fiscalização e conscientização da população. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

As páginas 8 e 9 contemplam as habilidades da BNCC: EF05GE07, EF05GE09, EF05GE10, EF05GE11 e EF05GE12.

Atividade 4. A proposta dessa atividade é diagnosticar o grau de conhecimento dos estudantes a respeito dos tipos de energia e os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. Para realizar essa atividade, oriente os estudantes a realizar a leitura das ilustrações, identificando todos os elementos contidos nas duas paisagens, com a finalidade de comparar os atributos da qualidade ambiental de cada uma delas.

Atividade 5. Espera-se que os estudantes descrevam que a fotografia retrata a disposição inadequada de lixo, contaminando os solos e os cursos de água do local. A denúncia do problema à prefeitura pode ser o primeiro passo para solução do problema, mas a manutenção do rio limpo depende tanto do poder público como da colaboração de todos os moradores e frequentadores do local, que devem evitar o descarte de lixo no rio e nas ruas. Além de campanhas de conscientização para o descarte adequado do lixo, o incentivo à redução do consumo de produtos supérfluos também ajudaria a evitar problemas ambientais como os retratados na fotografia.

MP031

  1. Observe o mapa que representa o estado do Pará.
Imagem: Mapa. Pará.  Capital de estado (círculo preto dentro de um círculo branco): Belém.  Cidades (círculo preto): Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Santarém, Itaituba, Uruará, Altamira, Tucuruí, Itupiranga, Marabá, Parauapebas, Redenção, Breves, Cametá, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Barcarena, Ananindeua, Capanema, Bragança, Viseu, Capitão Poço, Tomé-Açu, Paragominas, Castanhal, Belém, Acará, Moju. Aeroporto (avião): Santarém, Altamira, Marabá, Ananindeua.  Porto (navio): Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Santarém, Altamira, Itupiranga, Tucuruí, Cametá, Abaetetuba, Barcarena.  Limite de estado: linha cinza entre os estados.  Principais rodovias: linha vermelha todo o mapa.  Rios: linhas azuis por todo o mapa.  No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 95 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. No caderno, desenhe o símbolo utilizado para representar as cidades do estado do Pará.
PROFESSOR Resposta: Deve ser desenhado um círculo preto.
  1. Agora, desenhe o símbolo utilizado para representar a capital do estado e escreva o nome dela.
PROFESSOR Resposta: Deve ser desenhado um ponto no centro de uma circunferência. A capital do Pará é Belém.
  1. Em sua opinião, por que as cidades e a capital do estado estão representadas por símbolos diferentes?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Em sua opinião, qual é a importância da capital em relação às outras cidades de um estado?
PROFESSOR Resposta pessoal. A capital é a sede do governo do estado, onde são tomadas decisões que influenciam todas as outras cidades.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Espera-se que os estudantes indiquem que a capital do Pará é a cidade de Belém, representada no mapa como um símbolo de destaque para demonstrar a importância política para o estado. As demais cidades, por exemplo Altamira e Marabá, são representadas como um círculo preto, pois possuem menor grau de importância na hierarquia urbana do estado.

Essa atividade explora a capacidade dos estudantes de analisar a forma como as informações das representações cartográficas revelam a hierarquia entre diferentes cidades da mesma Unidade da Federação. Caso os estudantes tenham dificuldades de interpretar o mapa, oriente-os a realizar a leitura da legenda e buscar os símbolos no território do Pará. Incentive-os a refletir sobre as razões que levam a capital ser destacada no mapa, explicando as funções política, social e econômica para o estado.

MP032

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivale nte textual a segu ir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Analisar aspectos da dinâmica demográfica brasileira por meio das informações fornecidas pelo mapa.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF05GE01: descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

EF05GE02: Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

2

Analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais nas paisagens urbanas por meio da comparação de fotografias de épocas diferentes e identificar funções e características das cidades.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF05GE03: identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento ;

EF05GE04: reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana ;

EF05GE08: analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

3

Identificar as mudanças provocadas no comércio baseando-se no desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF05GE05: identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços ;

EF05GE06: identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.

4

Identificar os tipos de energia utilizados nas atividades industriais e os possíveis impactos provocados no meio ambiente.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF05GE07: identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações ;

EF05GE10: reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).

MP033

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

5

Descrever problemas ambientais e levantar medidas para buscar soluções, incluindo a participação do poder público e da população.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF05GE11: identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas ;

EF05GE12: identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

6

Interpretar as informações fornecidas pelas representações cartográfica e estabelecer relações de hierarquias entre diferentes cidades.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF05GE09: estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.

Sugestão de autoavaliação

Caso entenda pertinente, proponha uma autoavaliação após a realização da avaliação diagnóstica. A estratégia pode contribuir para que os estudantes se dediquem a analisar a própria relação com os estudos e a traçar metas e expectativas em relação ao ano letivo que se inicia. Sugerimos, a seguir, algumas perguntas que podem contribuir para o momento de autoavaliação:

  1. Resolvi todas as atividades da avaliação diagnóstica?
  1. Tive poucas ou nenhuma dúvida ao resolver as atividades?
  1. Acho que preciso estudar mais para conseguir acompanhar as aulas neste ano?
  1. Estou sentindo segurança em relação aos novos conteúdos que vou estudar neste ano?