3
![Imagem: Ilustração. Planeta terra com território terrestre verde em contraste ao oceano azul claro. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11236.png)
O QUE É A HISTÓRIA?
É UM MUNDO DE PEQUENAS HISTÓRIAS.
É O QUE MUITOS JÁ VIVERAM E VIVEM.
SÃO AS SUAS EXPERIÊNCIAS.
É COMO VOCÊ CRESCEU.
É SABER QUE TUDO MUDOU.
OU NÃO MUDOU TANTO ASSIM...
É SABER QUE JÁ HAVIA MUITA COISA ANTES DE NÓS.
E QUE ESTAMOS, A CADA MINUTO, CONSTRUINDO O QUE VIRÁ DEPOIS.
DESENHE E PINTE AO REDOR DO TEXTO UM POUCO DA SUA HISTÓRIA E ALGUNS PLANOS PARA O FUTURO.
4
CONHEÇA SEU LIVRO
SEU LIVRO ESTÁ ORGANIZADO EM 4 UNIDADES.
VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.
PARA COMEÇAR
COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11245.png)
ABERTURA DA UNIDADE
PARA COMEÇAR NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONHECER OS ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11252.png)
CAPÍTULO E ATIVIDADES
VOCÊ APRENDERÁ MUITAS COISAS NOVAS ESTUDANDO OS CAPÍTULOS E RESOLVENDO AS ATIVIDADES.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11260.png)
O MUNDO QUE QUEREMOS
VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ALGUMAS ATITUDES NO COTIDIANO: COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR AS DIFERENTES CULTURAS, COLABORAR PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E CUIDAR DA SAÚDE.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11268.png)
5
ATIVIDADE DIVERTIDA
NESSA SEÇÃO, VOCÊ VAI SE DIVERTIR ENQUANTO RECORDA ALGUNS CONTEÚDOS.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade divertida. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11275.png)
O QUE VOCÊ APRENDEU
NESSAS PÁGINAS, VOCÊ VAI ENCONTRAR MAIS ATIVIDADES PARA REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11285.png)
PARA TERMINAR
AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11292.png)
ÍCONES UTILIZADOS
ICONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:
![Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11299.png)
ATIVIDADE ORAL
![Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11307.png)
ATIVIDADE EM DUPLA
![Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11314.png)
ATIVIDADE EM GRUPO
![Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11329.png)
ATIVIDADE PARA CASA
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11337.png)
DESENHO OU PINTURA
![Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11346.png)
USO DE TECNOLOGIAS
ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:
![Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11357.png)
![Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11372.png)
![Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11379.png)
![Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11387.png)
6
SUMÁRIO
PARA COMEÇAR, p. 8
UNIDADE 1. QUEM SOU EU 12
CAPÍTULO 1. EU SOU ASSIM, p. 14
CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM, p. 18
O MUNDO QUE QUEREMOS: O DIREITO AO NOME, p. 22
CAPÍTULO 3. A CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA, p. 24
CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA, p. 28
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 32
UNIDADE 2. A VIDA FAMILIAR 36
CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA, p. 38
CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA, p. 42
O MUNDO QUE QUEREMOS: FAMÍLIA É FAMÍLIA, p. 46
CAPÍTULO 3. TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA, p. 48
ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 52
CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA, p. 54
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 58
7
UNIDADE 3. A ESCOLA
CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER, p. 64
CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA?, p. 68
O MUNDO QUE QUEREMOS: MUITOS JEITOS DE APRENDER, p. 72
CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO, p. 74
ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 78
CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA, p. 80
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 84
UNIDADE 4. BRINCADEIRA E FESTAS 88
CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS, p. 90
CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO, p. 94
O MUNDO QUE QUEREMOS: INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS, p. 98
CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL, p. 100
CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES, p. 104
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 108
PARA TERMINAR, p. 112
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 116
8
PARA COMEÇAR
OLÁ, ESTUDANTE! VOCÊ VAI FAZER, AGORA, ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?
- QUAL É O SEU NOME E O SEU SOBRENOME? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.
_____
- QUAL É A SUA DATA DE NASCIMENTO? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.
_____
- ORDENE AS ETAPAS DE CRESCIMENTO DE UMA PESSOA NUMERANDO OS QUADRADINHOS A SEGUIR (COM OS NÚMEROS 1, 2 E 3).
![Imagem: Ilustração. Menino adolescente de cabelo curto castanho e touca preta, vestindo camiseta preta, casaco amarelo e calça azul. Está em pé, segurando livros e uma mochila. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11432.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado em dois coques castanho, vestindo camiseta azul e calça rosa, está sentada lendo um livro. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11441.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Menino bebê de cabelo curto preto, usando uma fralda branca. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11452.png)
( )
- QUEM SÃO AS PESSOAS COM AS QUAIS VOCÊ CONVIVE DIARIAMENTE EM SUA CASA?
_____
9
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- DESENHE UMA LEMBRANÇA DIVERTIDA DE ALGUM ACONTECIMENTO EM FAMÍLIA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE.
_____
- CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER!
![Imagem: Ilustração. Crianças fazendo atividades diversas em um parque. Uma mulher segura um livro aberto para três crianças. Um menino pinta um quadro da paisagem. Uma menina lê um livro sozinha. Um homem brinca na areia com uma menina. Três crianças em um cachorro brincam de bola. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11465.png)
10
- CIRCULE OS DESENHOS QUE MOSTRAM TAREFAS QUE VOCÊ FAZ EM CASA.
![Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul. Ao lado, uma cama com lençol verde. Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e calça azul, está em uma caixa com brinquedos. Ilustração. Menina de cabelo longo ruivo, vestindo camiseta rosa, passando a mão em um cachorro caramelo. Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta verde e calça azul, em frente a uma gaveta de uma pia. Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta rosa e saia azul. Está segurando uma vassoura. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11472.png)
- OBSERVE A FIGURA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
![Imagem: Ilustração. Família reunida. Sofá com um homem e uma mulher idosos, segurando três crianças. Atrás do sofá há um homem e uma mulher. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11480.png)
- QUANTAS PESSOAS FORMAM ESSA FAMÍLIA?
_____
- HÁ CRIANÇAS? QUANTAS?
_____
11
- CIRCULE OS ESPAÇOS QUE FAZEM PARTE DE SUA ESCOLA.
![Imagem: Ilustração. Quarto com uma cama e um guarda roupas. Ilustração. Quadra de basquete demarcada com cestos de basquete em plataformas altas. Ilustração. Sala com carteiras individuais enfileiradas, à frente há uma lousa e uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_40373.png)
- IDENTIFIQUE OS BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS DE MADEIRA E PINTE OS QUADRADINHOS CORRESPONDENTES.
![Imagem: Ilustração. Carrinho de brinquedo colorido em tons de amarelo, laranja, azul e vermelho. Ilustração. Vídeo game com tela central e botões laterais. Ilustração. Trem de brinquedo colorido em tons de azul, verde, vermelho e laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image11495.png)
( )
( )
( )
- DESENHE UMA FESTA QUE VOCÊ COMEMORA COM SUA FAMÍLIA E UMA FESTA QUE COMEMORA NA ESCOLA.
FESTA EM FAMILIA
_____
FESTA NA ESCOLA
_____