3

Imagem: Ilustração. Planeta terra com território terrestre verde em contraste ao oceano azul claro. Fim da imagem.

O QUE É A HISTÓRIA?

É UM MUNDO DE PEQUENAS HISTÓRIAS.

É O QUE MUITOS JÁ VIVERAM E VIVEM.

SÃO AS SUAS EXPERIÊNCIAS.

É COMO VOCÊ CRESCEU.

É SABER QUE TUDO MUDOU.

OU NÃO MUDOU TANTO ASSIM...

É SABER QUE JÁ HAVIA MUITA COISA ANTES DE NÓS.

E QUE ESTAMOS, A CADA MINUTO, CONSTRUINDO O QUE VIRÁ DEPOIS.

DESENHE E PINTE AO REDOR DO TEXTO UM POUCO DA SUA HISTÓRIA E ALGUNS PLANOS PARA O FUTURO.

4

CONHEÇA SEU LIVRO

SEU LIVRO ESTÁ ORGANIZADO EM 4 UNIDADES.

VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.

PARA COMEÇAR

COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DA UNIDADE

PARA COMEÇAR NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONHECER OS ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

CAPÍTULO E ATIVIDADES

VOCÊ APRENDERÁ MUITAS COISAS NOVAS ESTUDANDO OS CAPÍTULOS E RESOLVENDO AS ATIVIDADES.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ALGUMAS ATITUDES NO COTIDIANO: COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR AS DIFERENTES CULTURAS, COLABORAR PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E CUIDAR DA SAÚDE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

ATIVIDADE DIVERTIDA

NESSA SEÇÃO, VOCÊ VAI SE DIVERTIR ENQUANTO RECORDA ALGUNS CONTEÚDOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade divertida. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O QUE VOCÊ APRENDEU

NESSAS PÁGINAS, VOCÊ VAI ENCONTRAR MAIS ATIVIDADES PARA REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

PARA TERMINAR

AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

ICONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE PARA CASA

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

USO DE TECNOLOGIAS

ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

6

SUMÁRIO

PARA COMEÇAR, p. 8

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho preso, vestindo camiseta amarela. Está em frente a um bolo de cobertura marrom e uma vela de número 6, ao lado há salgadinhos e doces. Ao redor da menina há pessoas e bexigas. Fim da imagem.

UNIDADE 1. QUEM SOU EU 12

CAPÍTULO 1. EU SOU ASSIM, p. 14

CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM, p. 18

O MUNDO QUE QUEREMOS: O DIREITO AO NOME, p. 22

CAPÍTULO 3. A CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA, p. 24

CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA, p. 28

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 32

UNIDADE 2. A VIDA FAMILIAR 36

CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA, p. 38

CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA, p. 42

O MUNDO QUE QUEREMOS: FAMÍLIA É FAMÍLIA, p. 46

CAPÍTULO 3. TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA, p. 48

ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 52

CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA, p. 54

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 58

Imagem: Ilustração. Família composta por mulher de cabelo curto cacheado, vestindo vestido curto vermelho com bolinhas. Menino de cabelo curto cacheado, vestindo camiseta amarela e bermuda azul. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul. Menina de cabelo cacheado castanho longo, vestindo camiseta rosa e calça azul. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Estão sentados ao redor de toalha disposta sobre campo, com cesto de vime, comida e pratos. Fim da imagem.

7

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio castanho, vestindo camiseta branca, gravata e saia azul, segurando uma maleta preta. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta branca, gravata e bermuda azul, segurando uma maleta marrom. Estão em frente a um prédio com letreiro indicando “escola”. Fim da imagem.

UNIDADE 3. A ESCOLA

CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER, p. 64

CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA?, p. 68

O MUNDO QUE QUEREMOS: MUITOS JEITOS DE APRENDER, p. 72

CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO, p. 74

ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 78

CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA, p. 80

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 84

Imagem: Ilustração. Três crianças ao redor de uma mesa com frutas e sucos dispostos. Há um homem idoso e uma mulher próximo a eles. Fim da imagem.

UNIDADE 4. BRINCADEIRA E FESTAS 88

CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS, p. 90

CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO, p. 94

O MUNDO QUE QUEREMOS: INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS, p. 98

CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL, p. 100

CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES, p. 104

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 108

PARA TERMINAR, p. 112

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 116

Imagem: Ilustração. Quatro crianças brincando de puxar uma corda azul. À esquerda, menina de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e calça rosa, e menina de cabelo curto preto, vestindo vestido bege e vermelho. À direita, menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul e bermuda verde, menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul e bermuda azul. Fim da imagem.

8

PARA COMEÇAR

OLÁ, ESTUDANTE! VOCÊ VAI FAZER, AGORA, ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?

  1. QUAL É O SEU NOME E O SEU SOBRENOME? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.

_____

  1. QUAL É A SUA DATA DE NASCIMENTO? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.

_____

  1. ORDENE AS ETAPAS DE CRESCIMENTO DE UMA PESSOA NUMERANDO OS QUADRADINHOS A SEGUIR (COM OS NÚMEROS 1, 2 E 3).
Imagem: Ilustração. Menino adolescente de cabelo curto castanho e touca preta, vestindo camiseta preta, casaco amarelo e calça azul. Está em pé, segurando livros e uma mochila. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado em dois coques castanho, vestindo camiseta azul e calça rosa, está sentada lendo um livro. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Menino bebê de cabelo curto preto, usando uma fralda branca. Fim da imagem.

( )

  1. QUEM SÃO AS PESSOAS COM AS QUAIS VOCÊ CONVIVE DIARIAMENTE EM SUA CASA?

_____

9

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. DESENHE UMA LEMBRANÇA DIVERTIDA DE ALGUM ACONTECIMENTO EM FAMÍLIA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE.

_____

  1. CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER!
Imagem: Ilustração. Crianças fazendo atividades diversas em um parque. Uma mulher segura um livro aberto para três crianças. Um menino pinta um quadro da paisagem. Uma menina lê um livro sozinha. Um homem brinca na areia com uma menina. Três crianças em um cachorro brincam de bola. Fim da imagem.

10

  1. CIRCULE OS DESENHOS QUE MOSTRAM TAREFAS QUE VOCÊ FAZ EM CASA.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul. Ao lado, uma cama com lençol verde. Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e calça azul, está em uma caixa com brinquedos. Ilustração. Menina de cabelo longo ruivo, vestindo camiseta rosa, passando a mão em um cachorro caramelo. Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta verde e calça azul, em frente a uma gaveta de uma pia. Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta rosa e saia azul. Está segurando uma vassoura.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE A FIGURA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Família reunida. Sofá com um homem e uma mulher idosos, segurando três crianças. Atrás do sofá há um homem e uma mulher.    Fim da imagem.
  1. QUANTAS PESSOAS FORMAM ESSA FAMÍLIA?

_____

  1. HÁ CRIANÇAS? QUANTAS?

    _____

11

  1. CIRCULE OS ESPAÇOS QUE FAZEM PARTE DE SUA ESCOLA.
Imagem: Ilustração. Quarto com uma cama e um guarda roupas.  Ilustração. Quadra de basquete demarcada com cestos de basquete em plataformas altas. Ilustração. Sala com carteiras individuais enfileiradas, à frente há uma lousa e uma mesa.  Fim da imagem.
  1. IDENTIFIQUE OS BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS DE MADEIRA E PINTE OS QUADRADINHOS CORRESPONDENTES.
Imagem: Ilustração. Carrinho de brinquedo colorido em tons de amarelo, laranja, azul e vermelho. Ilustração. Vídeo game com tela central e botões laterais. Ilustração. Trem de brinquedo colorido em tons de azul, verde, vermelho e laranja.  Fim da imagem.

( )

( )

( )

  1. DESENHE UMA FESTA QUE VOCÊ COMEMORA COM SUA FAMÍLIA E UMA FESTA QUE COMEMORA NA ESCOLA.

FESTA EM FAMILIA

_____

FESTA NA ESCOLA

_____