12

Unidade 1. QUEM SOU EU

Imagem: Ilustração complementar das páginas 12 e 13. Parque com árvores e flores coloridas. Há pessoas em atividades diversas. Homem de cabelo curto castanho com capacete azul, e menina de cabelo longo castanho com capacete amarelo, estão andando de bicicleta em uma passarela. Duas meninas jogando bola. Dois meninos soltando pipa. Menino de cabelo curto preto liso diz “Oi, meu nome é Francisco. E o seu?”, e menina de cabelo longo cacheado castanho responde “Oi, Francisco, meu nome é Joana”, sentados brincando com urso e boneca. Três meninos e uma menina brincando em um campo de areia. Dois meninos sentados em um balanço. Um menino e uma menina descendo de um escorregador. Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
  1. FAÇA COMO FRANCISCO. APRESENTE-SE A UM COLEGA, DIZENDO SEU NOME, E DEPOIS PERGUNTE O NOME DELE.

Fim do complemento.

14

Capítulo 1. EU SOU ASSIM

AS PESSOAS, OS OBJETOS, OS ANIMAIS, AS PLANTAS E OS LUGARES TÊM NOME.

CADA NOME TEM UMA ORIGEM E UMA HISTÓRIA.

Imagem: Ilustração. Pátio de uma escola com crianças reunidas. Menino de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada, diz “Meu nome é Mateus”, para uma menina de cabelo longo loiro. Menino de cabelo castanho, diz “Oi, eu me chamo Bruno” para um menino de cabelo ruivo cacheado e um menino de cabelo cacheado preto, responde “Oi, meu nome é Marcos”. Menina de cabelo longo loiro preso, diz “Oi, eu sou a Sofia. Quem é você?”, mulher de cabelo cacheado longo castanho, responde “Oi, Sofia, Eu sou a Professora Ana”. Menino de cabelo curto preto, diz “Oi, eu sou o Pedro. Qual é o seu nome?” e a menina de cabelo longo cacheado preto responde “Oi, meu nome é Aline”. Fim da imagem.
  1. ESCREVA SEU NOME AQUI.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ SABE O NOME DE TODOS OS COLEGAS DA TURMA?

_____

15

O NOME DA CRIANÇA É ESCOLHIDO PELA FAMÍLIA OU PELOS RESPONSÁVEIS.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. EM CASA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES PARA SABER COMO SEU NOME FOI ESCOLHIDO, FAZENDO AS PERGUNTAS ABAIXO E ANOTANDO AS RESPOSTAS NO CADERNO.
Imagem: Ilustração. Homem idoso de cabelo curto grisalho e óculos de armação quadrada azul, vestindo casaco azul, camiseta rosa e calça marrom, sentado em uma poltrona vermelha. Ao lado, um sofá vermelho com um homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde e calça azul, está com a mão sobre a cabeça de um menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta e bermuda azul. Fim da imagem.

DEPOIS DO NOME, O SOBRENOME

ALÉM DO NOME, AS PESSOAS TÊM SOBRENOME.

ELE TAMBÉM CONTA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA PESSOAL

E AJUDA A DIFERENCIAR PESSOAS QUE TÊM O MESMO NOME.

  1. ESCREVA SEU SOBRENOME AQUI.

    _____

  1. AGORA, ESCREVA SEU NOME COMPLETO: NOME E SOBRENOME.

    _____

16

CADA PESSOA É ÚNICA

VOCÊ JÁ NOTOU QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?

VOCÊ E SEUS AMIGOS TÊM JEITOS DIFERENTES DE ANDAR, DE FALAR E DE PENSAR. ALGUNS GOSTOS SÃO PARECIDOS E OUTROS SÃO DIFERENTES. APESAR DAS DIFERENÇAS, DEVEMOS APRENDER A RESPEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO, PARA VIVERMOS EM HARMONIA.

  1. ASSINALE SUAS ATIVIDADES FAVORITAS.
Imagem: Ilustração. Quatro meninos e duas meninas em uma quadra jogando bola de basquete, acima há uma cesta de basquete. Fim da imagem.

( ) EDUARDO ADORA JOGAR BASQUETE COM OS AMIGOS.

Imagem: Ilustração. Duas meninas e dois meninos dançando com notas musicais ao redor e um globo de luz pendurado acima. Fim da imagem.

( ) RAFAEL ADORA DANÇAR.

Imagem: Ilustração. Três meninas e dois meninos em uma roda conversando. Fim da imagem.

( ) MARCELO GOSTA MUITO DE CONVERSAR.

Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul, sentada em uma almofada segurando um livro aberto, ao lado há uma poltrona azul e uma televisão em uma estante. Fim da imagem.

( ) LEILA ADORA LER E OUVIR MÚSICA.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta laranja. E menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde. Estão jogando vídeo game com uma televisão na frente. Fim da imagem.

( ) ALICE GOSTA DE JOGAR GAMES.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta branca. Está sentada em frente a uma mesa com um papel e um lápis desenhando, ao lado há uma cama rosa.  Fim da imagem.

( ) BIANCA GOSTA DE DESENHAR.

Boxe complementar

HORA DA LEITURA

  • EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR, DE HEINZ JANISCH. SÃO PAULO: BRINQUE-BOOK, 2017. COM TEXTO RIMADO E BELAS ILUSTRAÇÕES, ESSE LIVRO APRESENTA FATOS DIVERTIDOS SOBRE O CORPO HUMANO.

Fim do complemento.

17

  1. COMPLETE AS FICHAS A SEGUIR COM SEUS GOSTOS E SUAS PREFERÊNCIAS. VOCÊ PODE ESCREVER OU DESENHAR.

UM POUCO SOBRE MIM

Imagem: Ilustração. Ficha verde com o título “um pouco sobre mim”, abaixo, menino de cabelo curto castanho, com o rosto apoiado sobre os braços cruzados. Ao lado, menina de cabelo curto cacheado com faixa amarela, vestindo camiseta amarela. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha com espaço para escrever o Nome. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha rosa com o título “esporte favorito”, abaixo, ilustração de menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e bermuda laranja, correndo. Ao lado, uma menina de cabelo longo castanho cacheado, vestindo camiseta listrada roxa e saia amarela, chutando uma bola. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha verde com o título “comida favorita” com a ilustração de um garfo, uma colher e uma faca. No canto inferior direito, uma maçã e uma laranja. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha verde com o título “música favorita” com ilustração de um violão e notas musicais. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha rosa com o título “cor favorita” com ilustração de uma camiseta branca. Fim da imagem.

18

CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM

VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO A SUA HISTÓRIA DESDE QUE NASCEU.

TUDO O QUE VIU, OUVIU, FEZ OU CONHECEU FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.

A HISTÓRIA DE SUA VIDA É ÚNICA E A CADA DIA GANHA NOVOS ACONTECIMENTOS E AUMENTA UM POUQUINHO.

Imagem: Ilustração. Seis crianças em balanços ligados no mesmo ferro de apoio em um campo aberto. Da esquerda para direita: Menina bebe de cabelo curto preto, vestindo camiseta rosa e macacão azul, em um balanço com trava; Menino bebe de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde e macacão azul, em um balanço com trava; Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo vestido roxo; Menino de cabelo curto castanho e sem os dentes da frente, vestindo camiseta xadrez vermelha e calça azul; Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e bermuda laranja; Menino de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul e bermuda amarela. Fim da imagem.

19

  1. CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DAS CRIANÇAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO DA PÁGINA ACIMA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
Imagem: Ilustração. Menina bebe de cabelo curto preto, vestindo camiseta rosa e macacão azul. Fim da imagem.

ALICE TEM APENAS 6 MESES E AINDA NÃO TEM DENTES.

Imagem: Ilustração. Menino bebe de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde e macacão azul. Fim da imagem.

JOSÉ TEM 1 ANO E APRENDEU A ANDAR.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo vestido roxo. Fim da imagem.

JULIANA TEM 4 ANOS E GOSTA DE JOGAR FUTEBOL.

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho e sem os dentes da frente, vestindo camiseta xadrez vermelha e calça azul.  Fim da imagem.

FELIPE TEM 6 ANOS E SABE ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e bermuda laranja. Fim da imagem.

LUÍSA TEM 8 ANOS E APRENDEU A ANDAR DE BICICLETA SEM USAR RODINHAS.

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul e bermuda amarela. Fim da imagem.

MATEUS TEM 10 ANOS E ESTÁ NO 5º ANO.

( ) LUÍSA

( ) FELIPE

( ) MATEUS

( ) ALICE

( ) JULIANA

( ) JOSÉ

( ) LER E ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS.

( ) ANDAR DE BICICLETA.

( ) JOGAR FUTEBOL.

( ) CONTAR HISTÓRIAS.

( ) TOCAR UM INSTRUMENTO.

( ) DANÇAR.

20

MUDANÇAS COM O PASSAR DO TEMPO

VOCÊ MUDOU COM O PASSAR DO TEMPO.

AOS POUCOS VOCÊ CRESCEU E APRENDEU A ANDAR, A FALAR, A LER, A ESCREVER E A PRATICAR ESPORTES.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e calça preta. Ao lado, uma menina de cabelo longo preto e capacete rosa, está vestindo camiseta amarela, bermuda azul e proteção de joelho, está andando de bicicleta em um parque. Ilustração. Menina de cabelo longo preto e capacete rosa, está vestindo camiseta amarela com flores rosas, bermuda laranja e proteção de joelho, está andando de bicicleta em um parque.  Fim da imagem.

MUDANÇAS TAMBÉM ACONTECEM EM SEU CORPO: NA ALTURA, NO PESO, NA VOZ E NA DENTIÇÃO.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO CORPO PERMANECEM IGUAIS DURANTE A VIDA E SÃO ÚNICAS EM CADA PESSOA.

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

Imagem: Ilustração. Marca da digital de um dedo. Fim da imagem.

AS MARCAS QUE TEMOS NA PONTA DOS DEDOS, CHAMADAS IMPRESSÕES DIGITAIS, NÃO MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO E SÃO ÚNICAS PARA CADA PESSOA.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. USE TINTA GUACHE E PINTE A PONTA DE UM DEDO. CARIMBE-O NO PRIMEIRO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS, PEÇA A UM COLEGA QUE FAÇA O MESMO.

_____

MINHA IMPRESSÃO DIGITAL.

_____

IMPRESSÃO DIGITAL DO COLEGA.

21

  1. ASSINALE UMA CARACTERÍSTICA DO CORPO DAS PESSOAS QUE MUDA COM O PASSAR DO TEMPO.

( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.

( ) DENTES.

( ) ALTURA.

  1. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Menino bebê de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e bermuda branca. Está sentado em um campo de grama com brinquedos em blocos coloridos espalhados à frente. Fim da imagem.

LEGENDA: DANIEL COM SEIS MESES. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, sorrindo, vestindo camisa vermelha e casaco preto. Fim da imagem.

LEGENDA: DANIEL COM 15 ANOS. FIM DA LEGENDA

( ) ALTURA E PESO.

( ) COR DOS OLHOS.

( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.

( ) CONJUNTO DOS DENTES.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ APRENDEU COM O PASSAR DO TEMPO, COM SEUS FAMILIARES.

_____

22

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O DIREITO AO NOME

O NOME DE CADA PESSOA É MUITO IMPORTANTE. É POR MEIO DELE QUE CADA PESSOA SE APRESENTA E É APRESENTADA AO MUNDO. AO NASCER, TODA CRIANÇA DEVE SER REGISTRADA E RECEBER UM NOME.

O NOME FAZ PARTE DE QUEM SOMOS. ELE COMPÕE NOSSA IDENTIDADE. TER UM NOME É UM DOS DIREITOS BÁSICOS DAS CRIANÇAS GARANTIDOS PELA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, APROVADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM 1959. VOCÊ SABIA QUE ESSES DIREITOS VALEM PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO?

Imagem: Ilustração. Interior de um metro com destaque de um homem idoso e uma mulher grávida sentados em um banco azul. Homem idoso de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta amarela e calça azul, segurando uma bengala diz “você já escolheu o nome do bebê?” e a mulher de cabelo longo cacheado e faixa amarela, vestindo vestido curto rosa responde “sim, escolhi o nome mais bonito que conheço!”. Fim da imagem.

23

AGORA, VAMOS LER UM TRECHO DE OUTRO DOCUMENTO QUE TAMBÉM FALA SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS: É A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA, APROVADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM 1989

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e bermuda azul. Fim da imagem.

ARTIGO 7

A CRIANÇA DEVE SER REGISTRADA IMEDIATAMENTE APÓS SEU NASCIMENTO E, DESDE O MOMENTO DO NASCIMENTO, TERÁ DIREITO A UM NOME, A UMA NACIONALIDADE E, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, A CONHECER SEUS PAIS E SER CUIDADA POR ELES.

UNICEF. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA. ASSEMBLEIA GERAL DA ONU, 20 DE NOVEMBRO DE 1989. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fta. ACESSO EM: 23 MAR. 2021.

  1. POR QUE O NOME É IMPORTANTE?

_____

24

CAPÍTULO 3. CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA

DESDE QUE VOCÊ NASCEU, MUITOS FATOS ACONTECERAM. VOCÊ PODE ORGANIZAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. OBSERVE A LINHA DO TEMPO DE DENISE

Imagem: Ilustração. 6 meses: Menina de cabelo curto cacheado castanho e laço rosa, vestindo macacão rosa, sentada em uma cadeira com suporte para prato, ao lado, uma mão leva uma colher até sua boca. 1 ano: Menina de cabelo curto cacheado castanho, vestindo macacão rosa, andando. 4 anos: Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta rosa e verde, andando de bicicleta vermelho. 6 anos: Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul, segurando uma mochila vermelha. 8 anos: Menina de cabelo longo castanho, vestindo vestido curto rosa, segurando um microfone com notas musicais ao redor. 10 anos: Menina de cabelo longo castanho cacheado e capacete rosa, vestindo camiseta verde e bermuda vermelha com proteção no joelho, está em cima de um skate. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE TRÊS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA NA LINHA DO TEMPO ABAIXO.

_____

1 ANO

_____

3 ANOS

_____

5 ANOS

25

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE NOS QUADROS ABAIXO O SEU BRINQUEDO PREFERIDO.

_____

AOS 2 ANOS

_____

AOS 4 ANOS

_____

AOS 6 ANOS

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. PEÇA AJUDA A UM ADULTO DE SUA FAMÍLIA PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo vestido rosa, segurando um menino bebê de camiseta azul e touca azul sobre uma manta amarela. Ao lado, um urso marrom sobre nicho na parede. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e bermuda azul. Está dando passos, ao lado, destaque de pernas e mãos próximas ao menino. Fim da imagem.

_____

26

TUDO MUDA COM O PASSAR DO TEMPO

OS OBJETOS TAMBÉM MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO.

ALGUNS MUDAM APENAS DE APARÊNCIA, MAS CONTINUAM TENDO A MESMA FUNÇÃO, COMO O TELEFONE.

PARA OUVIR MÚSICAS, USAVA-SE A VITROLA, DEPOIS O TOCA-CDS E, HOJE, AS PESSOAS OUVEM MÚSICAS NO COMPUTADOR OU NO CELULAR.

Imagem: Fotografia. Vitrola em formato de mala. Fim da imagem.

LEGENDA: VITROLA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rádio com altos falantes largos e botões centrais, há local para fita cassete e cd. Fim da imagem.

LEGENDA: TOCA-CDS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Celular com fio ligado a fone com alto-falantes ligados por arco suporte de cabeça. Fim da imagem.

LEGENDA: CELULAR. FIM DA LEGENDA.

  1. CIRCULE, COM LÁPIS DE COR LARANJA, OS APARELHOS FABRICADOS NO PASSADO E, COM LÁPIS DE COR AZUL, OS APARELHOS FEITOS NOS DIAS ATUAIS.
Imagem: Ilustração. Sala com objetos antigos expostos em estantes, entre eles: Telefone laranja, máquina de escrever, vitrola com alto-falante alto, relógio alto de chão, relógio-cuco. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela, destacando um relógio de pulso. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde, destacando um notebook. Mulher de cabelo curto cacheado, vestindo vestido laranja, segurando um celular. Fim da imagem.

27

  1. NA SUA COMUNIDADE EXISTE ALGUM MUSEU OU CENTRO CULTURAL QUE TENHA OBJETOS ANTIGOS NO ACERVO?

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA, PESQUISE PELO MENOS UM OBJETO ANTIGO QUE EXISTE NESSE LOCAL E VERIFIQUE SE ELE AINDA É UTILIZADO OU SE FOI SUBSTITUÍDO POR OUTRO MAIS MODERNO.

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

_____

28

CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA

OS EVENTOS DO DIA A DIA FORMAM NOSSA HISTÓRIA E NOSSAS LEMBRANÇAS.

ESSAS LEMBRANÇAS PODEM SER REGISTRADAS POR ESCRITO, EM FOTOGRAFIAS E EM VÍDEOS.

ELAS TAMBÉM PODEM SER COMPARTILHADAS POR MEIO DE HISTÓRIAS CONTADAS POR PESSOAS DA FAMILIA

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho preso, vestindo camiseta amarela. Está em frente a um bolo de cobertura marrom e uma vela de número 6, ao lado há salgadinhos e doces. Ao redor da menina há pessoas e bexigas. Fim da imagem.

LEGENDA: RAFAELA GOSTA DE VER AS FOTOFRAFIAS DE SEU ÚLTIMO ANIVERSÁRIO, QUANDO ELA COMPLETOU 6 ANOS. FIM DA LEGENDA.

29

  1. ESCREVA ALGUMAS LEMBRANÇAS QUE FORMAM A HISTÓRIA DE SUA VIDA.

_____

  1. RELACIONE AS PERSONAGENS AOS OBJETOS.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta rosa e bermuda verde. Ele diz “quando eu era bebê, brincava com blocos de montar”. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela e calça verde, segurando a mão de uma menina de cabelo longo castanho, vestindo macacão azul. Ele diz “o sapatinho é uma lembrança do nascimento da minha irmã”.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo castanho dividindo em dois laços, vestindo camiseta vermelha e saia branca. Ela diz “Eu guardo um livro de histórias como lembrança”.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustrção de um livro de capa verde com ilustração de uma girafa. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração de blocos coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração de sapatos vermelhos de bolinhas brancas. Fim da imagem.

30

QUEM FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA?

SUA HISTÓRIA SE RELACIONA À HISTÓRIA DAS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA.

CADA UM DE NÓS CONSTRÓI UMA HISTÓRIA EM COMUM COM FAMILIARES, AMIGOS E PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho dividido em dois, com os braços sobre o ombro de uma menina de cabelo curto castanho. Estão vestindo camiseta branca e ao lado há uma lousa com uma flor indicando “Laís” e um besouro indicando “Diana”.  Fim da imagem.

LAIS E DIANA SÃO COLEGAS DA ESCOLA E ESTÃO APRENDENDO A LER E ESCREVER.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, segurando um livro. Ao lado, há uma menina de cabelo longo castanho e dois meninos, um menino de cabelo curto e um menino de cabelo curto e óculos de armação arredondada, observando-a. Fim da imagem.

A TIA E OS PRIMOS DE MIGUEL SE REÚNEM PARA LER E OUVIR HISTÓRIAS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha. Ao lado, homem idoso de cabelo curto grisalho e óculos der armação arredondada, e mulher idosa de cabelo médio grisalho. Fim da imagem.

LUANA GOSTA DE CONVIVER COM OS AVÓS. ELA APRENDE MUITO COM ELES.

31

  1. ASSINALE OS QUADRINHOS COM AS PESSOAS COM QUEM VOCÊ CONVIVE.

( ) IRMÃOS

( ) AVÓS

( ) TIOS E PRIMOS.

( ) COLEGAS DE ESCOLA

  1. ESCREVA O NOME DE UMA PESSOA COM QUEM VOCÊ CONVIVE.

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE NO CADERNO O RETRATO DE UMA PESSOA QUE FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. CONVERSE COM UM COLEGA E CONTE POR QUE A PESSOA QUE VOCÊ DESENHOU É IMPORTANTE PARA A SUA HISTÓRIA. OUÇA TAMBÉM A HISTÓRIA DELE COM ATENÇÃO.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. QUAL É A LEMBRANÇA FAVORITA DA HISTÓRIA DA SUA VIDA?

CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E DESCUBRA ALGUM OBJETO RELACIONADO A ESSA LEMBRANÇA. DEPOIS LEVE O OBJETO PARA A SALA DE AULA E CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR SOBRE ELE.

Imagem: Ilustração. Cama com colcha laranja, sobre ela há uma caixa marrom com destaque de itens: caderno, envelope branco, lápis preto, cubo colorido, ao lado da caixa há urso branco, fotografias e cartas. Fim da imagem.

32

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. PINTE AS LETRAS DO SEU NOME.
Imagem: Ilustração. Alfabeto completo ilustrado em contornos coloridos. Fim da imagem.

_____

  1. PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM O NOME DE TRÊS FAMILIARES.

Quadro: equivalente textual a seguir.

NOME DOS MEUS FAMILIARES

1.

_____

2.

_____

3.

_____

33

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTOES.

QUANDO EU ERA PEQUENA

EU ME CHAMO CARMELA.

É UM NOME QUE NÃO SE USA MAIS, UM NOME ANTIGO.

QUANDO EU NASCI, OS NOMES DAS MENINAS ERAM LUZIA, CONCEIÇÃO, CLOTILDE [...]. QUERIA MUITO ME CHAMAR ÂNGELA OU LUCINHA. LUCINHA QUER DIZER LUZ PEQUENINA.

NÃO É LINDO?

[...] ESCOLHEM PARA NÓS OS NOMES QUE ACHAM BONITOS.

ADÉLIA PRADO. QUANDO EU ERA PEQUENA. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2014. P. 5.

Imagem: Ilustração. Menina bebê de cabelo curto preto dividido em dois laços, vestindo macacão vermelho. Está sentada em uma lua crescente com estrelas nos arredores. Fim da imagem.

( ) ÂNGELA.

( ) CLOTILDE.

( ) LUZIA.

( ) LUCINHA.

_____

( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.

( ) DENTIÇÃO.

( ) COR DOS OLHOS.

( ) COR DOS CABELOS.

34

  1. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE MOSTRAM O QUE VOCÊ JÁ SABE FAZER SOZINHO. DEPOIS, ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO O NOME DAS ATIVIDADES QUE VOCÊ ASSINALOU.

_____

Imagem: Ilustração. Espaço para assinalar. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta laranja e saia vermelha. Está penteando o cabelo com uma escova. Espaço para assinalar. Menino de cabelo curto castanho, tomando banho com espumas ao redor. Espaço para assinalar. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta roxa. Está escovando os dentes. Espaço para assinalar. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde. Está segurando uma colher com cereal próxima da boca e com um pote de cereal apoiado na mesa à frente. Fim da imagem.
  1. IDENTIFIQUE E CIRCULE UMA MANEIRA COMO AS PESSOAS OUVIAM MÚSICA NO PASSADO.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca e laranja, segurando um celular com notas musicais espalhadas. Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta amarela. Está em frente a uma vitrola soltando notas musicais. Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta vinho, com um fone de ouvido com alto falante cobrindo as orelhas e notas musicais ao redor.   Fim da imagem.

35

  1. CADA UM TEM UM JEITO DE SER. CADA UM TEM SUAS ATIVIDADES PREFERIDAS. ENCONTRE NO LABIRINTO O CAMINHO QUE LIGA O OBJETO OU O ANIMAL À ATIVIDADE QUE A CRIANÇA VAI REALIZAR COM ELE.
Imagem: Ilustração. Labirinto com quatro imagens traçando caminhos a objetos e animal. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca e bermuda azul, ligado a um cachorro caramelo. Menino curto castanho, vestido camiseta e bermuda lilás, sentado em uma cadeira de rodas, ligado a uma bola de basquete.