12
Unidade 1. QUEM SOU EU
13
Boxe complementar:
Vamos conversar
- QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
- FAÇA COMO FRANCISCO. APRESENTE-SE A UM COLEGA, DIZENDO SEU NOME, E DEPOIS PERGUNTE O NOME DELE.
Fim do complemento.
14
Capítulo 1. EU SOU ASSIM
AS PESSOAS, OS OBJETOS, OS ANIMAIS, AS PLANTAS E OS LUGARES TÊM NOME.
CADA NOME TEM UMA ORIGEM E UMA HISTÓRIA.
- ESCREVA SEU NOME AQUI.
_____
- VOCÊ JÁ SABE O NOME DE TODOS OS COLEGAS DA TURMA?
_____
15
O NOME DA CRIANÇA É ESCOLHIDO PELA FAMÍLIA OU PELOS RESPONSÁVEIS.
- EM CASA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES PARA SABER COMO SEU NOME FOI ESCOLHIDO, FAZENDO AS PERGUNTAS ABAIXO E ANOTANDO AS RESPOSTAS NO CADERNO.
- QUEM ESCOLHEU O MEU NOME?
- POR QUE ESSE NOME FOI ESCOLHIDO?
- MEU NOME TEM ALGUM SIGNIFICADO ESPECIAL?
- EM SALA DE AULA, CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR AS DESCOBERTAS SOBRE A ESCOLHA DO SEU NOME.
DEPOIS DO NOME, O SOBRENOME
ALÉM DO NOME, AS PESSOAS TÊM SOBRENOME.
ELE TAMBÉM CONTA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA PESSOAL
E AJUDA A DIFERENCIAR PESSOAS QUE TÊM O MESMO NOME.
- ESCREVA SEU SOBRENOME AQUI.
_____
- AGORA, ESCREVA SEU NOME COMPLETO: NOME E SOBRENOME.
_____
16
CADA PESSOA É ÚNICA
VOCÊ JÁ NOTOU QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?
VOCÊ E SEUS AMIGOS TÊM JEITOS DIFERENTES DE ANDAR, DE FALAR E DE PENSAR. ALGUNS GOSTOS SÃO PARECIDOS E OUTROS SÃO DIFERENTES. APESAR DAS DIFERENÇAS, DEVEMOS APRENDER A RESPEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO, PARA VIVERMOS EM HARMONIA.
- ASSINALE SUAS ATIVIDADES FAVORITAS.
( ) EDUARDO ADORA JOGAR BASQUETE COM OS AMIGOS.
( ) RAFAEL ADORA DANÇAR.
( ) MARCELO GOSTA MUITO DE CONVERSAR.
( ) LEILA ADORA LER E OUVIR MÚSICA.
( ) ALICE GOSTA DE JOGAR GAMES.
( ) BIANCA GOSTA DE DESENHAR.
Boxe complementar
HORA DA LEITURA
- EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR, DE HEINZ JANISCH. SÃO PAULO: BRINQUE-BOOK, 2017. COM TEXTO RIMADO E BELAS ILUSTRAÇÕES, ESSE LIVRO APRESENTA FATOS DIVERTIDOS SOBRE O CORPO HUMANO.
Fim do complemento.
17
- COMPLETE AS FICHAS A SEGUIR COM SEUS GOSTOS E SUAS PREFERÊNCIAS. VOCÊ PODE ESCREVER OU DESENHAR.
UM POUCO SOBRE MIM
18
CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM
VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO A SUA HISTÓRIA DESDE QUE NASCEU.
TUDO O QUE VIU, OUVIU, FEZ OU CONHECEU FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.
A HISTÓRIA DE SUA VIDA É ÚNICA E A CADA DIA GANHA NOVOS ACONTECIMENTOS E AUMENTA UM POUQUINHO.
19
- CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DAS CRIANÇAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO DA PÁGINA ACIMA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
ALICE TEM APENAS 6 MESES E AINDA NÃO TEM DENTES.
JOSÉ TEM 1 ANO E APRENDEU A ANDAR.
JULIANA TEM 4 ANOS E GOSTA DE JOGAR FUTEBOL.
FELIPE TEM 6 ANOS E SABE ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS.
LUÍSA TEM 8 ANOS E APRENDEU A ANDAR DE BICICLETA SEM USAR RODINHAS.
MATEUS TEM 10 ANOS E ESTÁ NO 5º ANO.
- SUA IDADE É MAIS PRÓXIMA DA IDADE DE QUAL DELAS?
( ) LUÍSA
( ) FELIPE
( ) MATEUS
( ) ALICE
( ) JULIANA
( ) JOSÉ
- O QUE VOCÊ JÁ SABE FAZER?
( ) LER E ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS.
( ) ANDAR DE BICICLETA.
( ) JOGAR FUTEBOL.
( ) CONTAR HISTÓRIAS.
( ) TOCAR UM INSTRUMENTO.
( ) DANÇAR.
20
MUDANÇAS COM O PASSAR DO TEMPO
VOCÊ MUDOU COM O PASSAR DO TEMPO.
AOS POUCOS VOCÊ CRESCEU E APRENDEU A ANDAR, A FALAR, A LER, A ESCREVER E A PRATICAR ESPORTES.
MUDANÇAS TAMBÉM ACONTECEM EM SEU CORPO: NA ALTURA, NO PESO, NA VOZ E NA DENTIÇÃO.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO CORPO PERMANECEM IGUAIS DURANTE A VIDA E SÃO ÚNICAS EM CADA PESSOA.
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
AS MARCAS QUE TEMOS NA PONTA DOS DEDOS, CHAMADAS IMPRESSÕES DIGITAIS, NÃO MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO E SÃO ÚNICAS PARA CADA PESSOA.
Fim do complemento.
- USE TINTA GUACHE E PINTE A PONTA DE UM DEDO. CARIMBE-O NO PRIMEIRO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS, PEÇA A UM COLEGA QUE FAÇA O MESMO.
_____
MINHA IMPRESSÃO DIGITAL.
_____
IMPRESSÃO DIGITAL DO COLEGA.
21
- ASSINALE UMA CARACTERÍSTICA DO CORPO DAS PESSOAS QUE MUDA COM O PASSAR DO TEMPO.
( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.
( ) DENTES.
( ) ALTURA.
- OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
LEGENDA: DANIEL COM SEIS MESES. FIM DA LEGENDA
LEGENDA: DANIEL COM 15 ANOS. FIM DA LEGENDA
- O QUE MUDOU EM DANIEL COM O PASSAR DO TEMPO?
( ) ALTURA E PESO.
( ) COR DOS OLHOS.
( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.
( ) CONJUNTO DOS DENTES.
- DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ APRENDEU COM O PASSAR DO TEMPO, COM SEUS FAMILIARES.
_____
22
O MUNDO QUE QUEREMOS
O DIREITO AO NOME
O NOME DE CADA PESSOA É MUITO IMPORTANTE. É POR MEIO DELE QUE CADA PESSOA SE APRESENTA E É APRESENTADA AO MUNDO. AO NASCER, TODA CRIANÇA DEVE SER REGISTRADA E RECEBER UM NOME.
O NOME FAZ PARTE DE QUEM SOMOS. ELE COMPÕE NOSSA IDENTIDADE. TER UM NOME É UM DOS DIREITOS BÁSICOS DAS CRIANÇAS GARANTIDOS PELA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, APROVADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM 1959. VOCÊ SABIA QUE ESSES DIREITOS VALEM PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO?
23
AGORA, VAMOS LER UM TRECHO DE OUTRO DOCUMENTO QUE TAMBÉM FALA SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS: É A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA, APROVADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM 1989
ARTIGO 7
A CRIANÇA DEVE SER REGISTRADA IMEDIATAMENTE APÓS SEU NASCIMENTO E, DESDE O MOMENTO DO NASCIMENTO, TERÁ DIREITO A UM NOME, A UMA NACIONALIDADE E, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, A CONHECER SEUS PAIS E SER CUIDADA POR ELES.
UNICEF. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA. ASSEMBLEIA GERAL DA ONU, 20 DE NOVEMBRO DE 1989. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fta. ACESSO EM: 23 MAR. 2021.
- POR QUE O NOME É IMPORTANTE?
_____
24
CAPÍTULO 3. CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA
DESDE QUE VOCÊ NASCEU, MUITOS FATOS ACONTECERAM. VOCÊ PODE ORGANIZAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. OBSERVE A LINHA DO TEMPO DE DENISE
- DESENHE TRÊS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA NA LINHA DO TEMPO ABAIXO.
_____
1 ANO
_____
3 ANOS
_____
5 ANOS
25
- DESENHE NOS QUADROS ABAIXO O SEU BRINQUEDO PREFERIDO.
_____
AOS 2 ANOS
_____
AOS 4 ANOS
_____
AOS 6 ANOS
- PEÇA AJUDA A UM ADULTO DE SUA FAMÍLIA PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS.
- • EM QUE ANO EU NASCI?
_____
- COM QUE IDADE EU COMECEI A ANDAR?
_____
26
TUDO MUDA COM O PASSAR DO TEMPO
OS OBJETOS TAMBÉM MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO.
ALGUNS MUDAM APENAS DE APARÊNCIA, MAS CONTINUAM TENDO A MESMA FUNÇÃO, COMO O TELEFONE.
PARA OUVIR MÚSICAS, USAVA-SE A VITROLA, DEPOIS O TOCA-CDS E, HOJE, AS PESSOAS OUVEM MÚSICAS NO COMPUTADOR OU NO CELULAR.
LEGENDA: VITROLA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TOCA-CDS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CELULAR. FIM DA LEGENDA.
- CIRCULE, COM LÁPIS DE COR LARANJA, OS APARELHOS FABRICADOS NO PASSADO E, COM LÁPIS DE COR AZUL, OS APARELHOS FEITOS NOS DIAS ATUAIS.
27
- NA SUA COMUNIDADE EXISTE ALGUM MUSEU OU CENTRO CULTURAL QUE TENHA OBJETOS ANTIGOS NO ACERVO?
_____
- SE SIM, QUAL É O NOME DO LUGAR?
_____
- SE NÃO, EM QUE LOCAL DA SUA COMUNIDADE É POSSÍVEL ENCONTRAR OBJETOS ANTIGOS?
_____
- COM A AJUDA DE UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA, PESQUISE PELO MENOS UM OBJETO ANTIGO QUE EXISTE NESSE LOCAL E VERIFIQUE SE ELE AINDA É UTILIZADO OU SE FOI SUBSTITUÍDO POR OUTRO MAIS MODERNO.
_____
- FAÇA UM DESENHO DO OBJETO PESQUISADO.
_____
28
CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA
OS EVENTOS DO DIA A DIA FORMAM NOSSA HISTÓRIA E NOSSAS LEMBRANÇAS.
ESSAS LEMBRANÇAS PODEM SER REGISTRADAS POR ESCRITO, EM FOTOGRAFIAS E EM VÍDEOS.
ELAS TAMBÉM PODEM SER COMPARTILHADAS POR MEIO DE HISTÓRIAS CONTADAS POR PESSOAS DA FAMILIA
LEGENDA: RAFAELA GOSTA DE VER AS FOTOFRAFIAS DE SEU ÚLTIMO ANIVERSÁRIO, QUANDO ELA COMPLETOU 6 ANOS. FIM DA LEGENDA.
29
- ESCREVA ALGUMAS LEMBRANÇAS QUE FORMAM A HISTÓRIA DE SUA VIDA.
_____
- RELACIONE AS PERSONAGENS AOS OBJETOS.
30
QUEM FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA?
SUA HISTÓRIA SE RELACIONA À HISTÓRIA DAS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA.
CADA UM DE NÓS CONSTRÓI UMA HISTÓRIA EM COMUM COM FAMILIARES, AMIGOS E PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS.
LAIS E DIANA SÃO COLEGAS DA ESCOLA E ESTÃO APRENDENDO A LER E ESCREVER.
A TIA E OS PRIMOS DE MIGUEL SE REÚNEM PARA LER E OUVIR HISTÓRIAS.
LUANA GOSTA DE CONVIVER COM OS AVÓS. ELA APRENDE MUITO COM ELES.
31
- ASSINALE OS QUADRINHOS COM AS PESSOAS COM QUEM VOCÊ CONVIVE.
( ) IRMÃOS
( ) AVÓS
( ) TIOS E PRIMOS.
( ) COLEGAS DE ESCOLA
- ESCREVA O NOME DE UMA PESSOA COM QUEM VOCÊ CONVIVE.
_____
- DESENHE NO CADERNO O RETRATO DE UMA PESSOA QUE FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA.
- CONVERSE COM UM COLEGA E CONTE POR QUE A PESSOA QUE VOCÊ DESENHOU É IMPORTANTE PARA A SUA HISTÓRIA. OUÇA TAMBÉM A HISTÓRIA DELE COM ATENÇÃO.
- QUAL É A LEMBRANÇA FAVORITA DA HISTÓRIA DA SUA VIDA?
CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E DESCUBRA ALGUM OBJETO RELACIONADO A ESSA LEMBRANÇA. DEPOIS LEVE O OBJETO PARA A SALA DE AULA E CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR SOBRE ELE.
32
O QUE VOCÊ APRENDEU
- PINTE AS LETRAS DO SEU NOME.
- AGORA, ESCREVA SEU NOME COMPLETO.
_____
- PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM O NOME DE TRÊS FAMILIARES.
Quadro: equivalente textual a seguir.
NOME DOS MEUS FAMILIARES |
|
---|---|
1. |
_____ |
2. |
_____ |
3. |
_____ |
33
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTOES.
QUANDO EU ERA PEQUENA
EU ME CHAMO CARMELA.
É UM NOME QUE NÃO SE USA MAIS, UM NOME ANTIGO.
QUANDO EU NASCI, OS NOMES DAS MENINAS ERAM LUZIA, CONCEIÇÃO, CLOTILDE [...]. QUERIA MUITO ME CHAMAR ÂNGELA OU LUCINHA. LUCINHA QUER DIZER LUZ PEQUENINA.
NÃO É LINDO?
[...] ESCOLHEM PARA NÓS OS NOMES QUE ACHAM BONITOS.
ADÉLIA PRADO. QUANDO EU ERA PEQUENA. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2014. P. 5.
- PINTE OS QUADRINHOS COM OS NOMES PREFERIDOS DE CARMELA
( ) ÂNGELA.
( ) CLOTILDE.
( ) LUZIA.
( ) LUCINHA.
- PARA CARMELA DE QUE MANEIRA NOSSOS NOMES SÃO ESCOLHIDOS?
_____
- ASSINALE UMA CARACTERISTICA DO CORPO DAS PESSOAS QUE NÃO MUDA COM O PASSAR DO TEMPO.
( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.
( ) DENTIÇÃO.
( ) COR DOS OLHOS.
( ) COR DOS CABELOS.
34
- ASSINALE AS ATIVIDADES QUE MOSTRAM O QUE VOCÊ JÁ SABE FAZER SOZINHO. DEPOIS, ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO O NOME DAS ATIVIDADES QUE VOCÊ ASSINALOU.
_____
- IDENTIFIQUE E CIRCULE UMA MANEIRA COMO AS PESSOAS OUVIAM MÚSICA NO PASSADO.
35
- CADA UM TEM UM JEITO DE SER. CADA UM TEM SUAS ATIVIDADES PREFERIDAS. ENCONTRE NO LABIRINTO O CAMINHO QUE LIGA O OBJETO OU O ANIMAL À ATIVIDADE QUE A CRIANÇA VAI REALIZAR COM ELE.