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ARIÈS DEMONSTRA, NESSA OBRA, QUE O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOBRE A CRIANÇA ESTÁ LIGADO AO ESPAÇO QUE ELA OCUPA NA HISTÓRIA E NA MODERNIDADE.
BITTENCOURT, CIRCE. LIVROS DIDÁTICOS: ENTRE TEXTOS E IMAGENS. IN: BITTENCOURT, CIRCE (ORG.). O SABER HISTÓRICO NA SALA DE AULA. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
ARTIGO SOBRE O PAPEL DAS IMAGENS COMO COMPLEMENTOS DOS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA.
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REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA ORAL, A MEMÓRIA E, PRINCIPALMENTE, A VELHICE.
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ESSA OBRA APRESENTA OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) APLICADAS À EDUCAÇÃO.
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O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) É O MARCO LEGAL E REGULATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
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DETERMINA AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
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HISTÓRIAS E REFLEXÕES SOBRE A VIDA COTIDIANA BRASILEIRA POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO.
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COM BASE NA ASTRONOMIA E NA HISTÓRIA, ESSA OBRA DISCORRE SOBRE A ORIGEM DA CONTAGEM DO TEMPO.
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ESSA OBRA RETRATA A RIQUEZA CULTURAL DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL.
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APRESENTA UMA COLETÂNEA DE TEXTOS QUE ABORDAM QUESTÕES LIGADAS À PRESENÇA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL.
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ESSE LIVRO ABORDA AS TRADIÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL.
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. JOGOS E BRINCADEIRAS DOS KALAPALO. POVOS INDÍGENAS NO BRASIL MIRIM. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fq4. ACESSO EM: 20 DEZ. 2020.
O SITE DISPONIBILIZA DIVERSOS TEXTOS, IMAGENS E INFORMAÇÕES SOBRE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS DO POVO INDÍGENA KALAPALO, QUE VIVE NO SUL DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO MATO GROSSO.
LINHARES, MARIA YEDDA (ORG.). HISTÓRIA GERAL DO BRASIL. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1990.
EM LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, O LIVRO PERCORRE A HISTÓRIA DO PAÍS DESDE A COLONIZAÇÃO ATÉ OS NOSSOS DIAS.
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O OBJETIVO DESSA OBRA É RECONSTRUIR A EVOLUÇÃO DA ESCOLA DE BASE AO LONGO DO TEMPO NO BRASIL.
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NESSE TEXTO, O AUTOR FALA SOBRE AS BRINCADEIRAS DE SUA INFÂNCIA.
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REPORTAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL E EM DIVERSOS LUGARES DO MUNDO.
OLIVEIRA, SANDRA REGINA FERREIRA DE. O TEMPO, A CRIANÇA E O ENSINO DE HISTÓRIA. IN: DE ROSSI, VERA LÚCIA SABONGI; ZAMBONI, ERNESTA. QUANTO TEMPO O TEMPO TEM? CAMPINAS: ALÍNEA, 2003.
A AUTORA DO CAPÍTULO FEZ UMA PESQUISA EMPÍRICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DE JEAN PIAGET PARA DEMONSTRAR QUE A CRIANÇA NÃO CONCEBE O PASSADO E O PRESENTE COM A MESMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DO ADULTO, EXPLICANDO O PASSADO A PARTIR DO PRESENTE.
PARR, TODD. O LIVRO DA FAMÍLIA. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2003.
LIVRO SOBRE AS RELAÇÕES NO GRUPO FAMILIAR, ESCRITO COM LINGUAGEM ACESSÍVEL E MUITA SENSIBILIDADE.
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EM SEU PRIMEIRO LIVRO VOLTADO AO PÚBLICO INFANTIL, ADÉLIA PRADO FALA SOBRE HISTÓRIAS DE SUA INFÂNCIA.
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OBRA SOBRE A CONDIÇÃO DAS CRIANÇAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA AO LONGO DA HISTÓRIA.
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A OBRA FALA SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES NO BRASIL.
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APRESENTA O TEXTO INTEGRAL DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA, ASSINADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 1989.
VERASZTO, ESTÉFANO VIZCONDE; BAIÃO, EMERSON RODRIGO; SOUZA, HENDERSON TAVARES DE (ORG.). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APLICAÇÕES E POSSIBILIDADES. CURITIBA: APPRIS, 2019.
A OBRA REFLETE SOBRE A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DIGITAL.