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ARIÈS DEMONSTRA, NESSA OBRA, QUE O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOBRE A CRIANÇA ESTÁ LIGADO AO ESPAÇO QUE ELA OCUPA NA HISTÓRIA E NA MODERNIDADE.

BITTENCOURT, CIRCE. LIVROS DIDÁTICOS: ENTRE TEXTOS E IMAGENS. IN: BITTENCOURT, CIRCE (ORG.). O SABER HISTÓRICO NA SALA DE AULA. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.

ARTIGO SOBRE O PAPEL DAS IMAGENS COMO COMPLEMENTOS DOS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA.

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REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA ORAL, A MEMÓRIA E, PRINCIPALMENTE, A VELHICE.

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ESSA OBRA APRESENTA OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) APLICADAS À EDUCAÇÃO.

BRASIL. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: LEI N. 8.069 DE 13 DE JULHO DE 1990. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/4K. ACESSO EM: 13 MAR. 2021.

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) É O MARCO LEGAL E REGULATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

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DETERMINA AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

CASCUDO, LUÍS DA CÂMARA. ANTOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. SÃO PAULO: GLOBAL, 2008.

HISTÓRIAS E REFLEXÕES SOBRE A VIDA COTIDIANA BRASILEIRA POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO.

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COM BASE NA ASTRONOMIA E NA HISTÓRIA, ESSA OBRA DISCORRE SOBRE A ORIGEM DA CONTAGEM DO TEMPO.

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ESSA OBRA RETRATA A RIQUEZA CULTURAL DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL.

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APRESENTA UMA COLETÂNEA DE TEXTOS QUE ABORDAM QUESTÕES LIGADAS À PRESENÇA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL.

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ESSE LIVRO ABORDA AS TRADIÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. JOGOS E BRINCADEIRAS DOS KALAPALO. POVOS INDÍGENAS NO BRASIL MIRIM. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fq4. ACESSO EM: 20 DEZ. 2020.

O SITE DISPONIBILIZA DIVERSOS TEXTOS, IMAGENS E INFORMAÇÕES SOBRE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS DO POVO INDÍGENA KALAPALO, QUE VIVE NO SUL DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO MATO GROSSO.

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EM LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, O LIVRO PERCORRE A HISTÓRIA DO PAÍS DESDE A COLONIZAÇÃO ATÉ OS NOSSOS DIAS.

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O OBJETIVO DESSA OBRA É RECONSTRUIR A EVOLUÇÃO DA ESCOLA DE BASE AO LONGO DO TEMPO NO BRASIL.

MARTINI, AUGUSTO. A INFÂNCIA NOS ANOS 60 E 70. A SIMPLICIDADE

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NESSE TEXTO, O AUTOR FALA SOBRE AS BRINCADEIRAS DE SUA INFÂNCIA.

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REPORTAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL E EM DIVERSOS LUGARES DO MUNDO.

OLIVEIRA, SANDRA REGINA FERREIRA DE. O TEMPO, A CRIANÇA E O ENSINO DE HISTÓRIA. IN: DE ROSSI, VERA LÚCIA SABONGI; ZAMBONI, ERNESTA. QUANTO TEMPO O TEMPO TEM? CAMPINAS: ALÍNEA, 2003.

A AUTORA DO CAPÍTULO FEZ UMA PESQUISA EMPÍRICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DE JEAN PIAGET PARA DEMONSTRAR QUE A CRIANÇA NÃO CONCEBE O PASSADO E O PRESENTE COM A MESMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DO ADULTO, EXPLICANDO O PASSADO A PARTIR DO PRESENTE.

PARR, TODD. O LIVRO DA FAMÍLIA. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2003.

LIVRO SOBRE AS RELAÇÕES NO GRUPO FAMILIAR, ESCRITO COM LINGUAGEM ACESSÍVEL E MUITA SENSIBILIDADE.

PRADO, ADÉLIA. QUANDO EU ERA PEQUENA. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2014.

EM SEU PRIMEIRO LIVRO VOLTADO AO PÚBLICO INFANTIL, ADÉLIA PRADO FALA SOBRE HISTÓRIAS DE SUA INFÂNCIA.

PRIORE, MARY DEL (ORG.). HISTÓRIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 1999.

OBRA SOBRE A CONDIÇÃO DAS CRIANÇAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA AO LONGO DA HISTÓRIA.

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A OBRA FALA SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES NO BRASIL.

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APRESENTA O TEXTO INTEGRAL DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA, ASSINADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 1989.

VERASZTO, ESTÉFANO VIZCONDE; BAIÃO, EMERSON RODRIGO; SOUZA, HENDERSON TAVARES DE (ORG.). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APLICAÇÕES E POSSIBILIDADES. CURITIBA: APPRIS, 2019.

A OBRA REFLETE SOBRE A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DIGITAL.