MP003

SUMÁRIO

Seção introdutória, p. MP004

Os componentes desta coleção, p. MP004

Livro do Estudante, p. MP004

Manual do Professor, p. MP004

Proposta didática desta coleção, p. MP004

A concepção de História, p. MP004

Os objetivos do ensino de História, p. MP005

O trabalho com as competências, p. MP005

O trabalho com as habilidades, p. MP007

Visão geral dos conteúdos, p. MP008

Princípios norteadores desta coleção, p. MP012

Conteúdos temáticos, p. MP012

Temas atuais de relevância, p. MP012

Literacia e História, p. MP013

Educação em valores e temas contemporâneos, p. MP013

Avaliação, p. MP014

Estrutura dos livros, p. MP015

Para começar, p. MP015

Abertura da unidade, p. MP015

Desenvolvimento dos conteúdos e das atividades, p. MP015

Para ler e escrever melhor, p. MP015

Como as pessoas faziam para…, p. MP015

Atividade divertida, p. MP015

O mundo que queremos, p. MP015

O que você aprendeu, p. MP015

Para terminar, p. MP015

Referências bibliográficas, p. MP016

Orientações específicas, p. MP017

Conheça a parte específica deste Manual, p. MP017

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades trabalhados neste livro, p. MP019

Tema atual de relevância trabalhado neste livro, p. MP020

Para começar, p. MP028

Unidade 1 – Quem sou eu, p. MP034

Unidade 2 – A vida familiar, p. MP060

Unidade 3 – A escola, p. MP088

Unidade 4 – Brincadeiras e festas, p. MP116

Para terminar, p. MP142

MP004

Comentários para o professor

SEÇÃO INTRODUTÓRIA

Os componentes desta coleção

Esta coleção oferece instrumentos com diferentes objetivos e formatos para o desenvolvimento das propostas pedagógicas. As estratégias de aula e atividades, guiadas por competências e habilidades, podem ser construídas por meio da mobilização dos conteúdos do Livro do Estudante, apoiadas pelas orientações fornecidas no Manual do Professor. Nessas orientações o professor poderá encontrar também uma sugestão de roteiro de aulas, com a organização cronológica do trabalho com o Livro do Estudante e o detalhamento da distribuição da proposta pedagógica com os conteúdos e as atividades apresentadas, ao longo das semanas e dos quatro bimestres do ano escolar.

A avaliação e o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes também encontram respaldo no Livro do Estudante. Para isso, apresentamos sugestões e orientações para que o professor acompanhe a aprendizagem dos estudantes de acordo com as estratégias indicadas. Nesse sentido, procuramos auxiliar o professor a verificar se houve assimilação dos conteúdos trabalhados, em contextos significativos para os estudantes e em situações que perpassam a abordagem de conceitos, procedimentos e atitudes.

Nas Orientações específicas deste Manual, trazemos também sugestões de questões de autoavaliação para que o professor tenha mais um instrumento avaliativo no monitoramento das aprendizagens e na construção do processo pedagógico com os estudantes em sala de aula. Desta forma, foram elaboradas algumas questões de autoavaliação para serem apresentadas aos estudantes no início e no final do ano letivo, de maneira coletiva, em uma roda de conversa, para que o professor possa verificar as expectativas de aprendizagem, as facilidades e as dificuldades de cada um e da turma, auxiliando na construção da sua autonomia. O Manual também traz questões de autoavaliação para serem realizadas individualmente pelos estudantes ao final de cada bimestre, buscando propiciar um momento de reflexão sobre os objetivos pedagógicos a serem atingidos por eles e sobre seu próprio processo de desenvolvimento em diversos momentos do ano escolar, a fim de que tenham consciência dos aspectos que precisam melhorar, de que valorizem suas conquistas e se sintam estimulados a continuar aprendendo.

Para todos esses instrumentos, a coleção oferece subsídios para o trabalho do professor, proporcionando recursos que podem ser adaptados, para atender às necessidades da turma e dialogar com o projeto pedagógico da escola.

Para o estudante

Livro do Estudante

Esta coleção inclui os cinco volumes do Livro do Estudante, nas versões impressa e digital, do ao 5º ano. O conteúdo de cada volume é organizado em quatro unidades, que compreendem um conjunto de quatro capítulos, formado por texto teórico, seções e atividades, cuja proposta é detalhada no item “Estrutura dos livros” (na página MP015 desta Seção Introdutória do Manual do Professor).

Para o professor

Manual do Professor

Este Manual do Professor, nas versões impressa e digital, foi elaborado com a finalidade de auxiliar o professor na utilização dos livros da coleção e na realização de propostas de trabalho complementares. O conteúdo está organizado em duas partes.

A primeira parte, composta desta Seção introdutória, expõe a proposta da coleção para o ensino de História, descreve os princípios norteadores da coleção, apresenta a estrutura dos livros e explicita a concepção de avaliação adotada.

A segunda parte, composta das Orientações Específicas, compreende as orientações de trabalho relativas a cada página e seção do Livro do Estudante, com explicações de caráter prático referentes às atividades propostas, incluindo considerações pedagógicas a respeito de eventuais dificuldades que os estudantes possam apresentar durante a resolução e oferecendo alternativas para a consolidação das aprendizagens.

Nas Orientações Específicas do Manual do Professor são apresentadas sugestões de abordagem e, em momentos estratégicos, atividades preparatórias para a realização dos conteúdos desenvolvidos ao longo do Livro do Estudante. O material também oferece sugestões de atividades complementares, jogos e brincadeiras, além de alternativas para ampliar, aprofundar, adaptar e promover variações nos conteúdos dispostos no Livro do Estudante. Além disso, há orientações relativas ao desenvolvimento da alfabetização e literacia, a indicação de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trabalhadas em cada momento do Livro do Estudante e sugestões de avaliações e monitoramento das aprendizagens, que possibilitam o acompanhamento dos avanços e conquistas dos estudantes.

Proposta didática desta coleção

A concepção de História

A História é o estudo das ações humanas no tempo. Isso significa que, ao analisar o passado, os historiadores buscam vestígios de realizações humanas, chamadas de fontes históricas, para reconstruir determinado tema do passado. Essa construção pode se apresentar na forma de uma estrutura, da narrativa de uma personagem ou da vida cotidiana de um grupo de pessoas. Mas somente os historiadores podem analisar o passado? Não. Todos os seres humanos, de uma forma ou de outra, relacionam-se com o passado, seja para buscar respostas para problemas atuais, seja para rememorar algum evento familiar, entre outras intenções.

MP005

A diferença entre essas formas de “voltar ao passado” e o trabalho do historiador está no fato de que este utiliza certos métodos de pesquisa. Esse retorno ao passado, promovido pelo historiador com o auxílio de métodos, vai resultar no que chamamos de História.

A História é, essencialmente, um produto humano, característico das sociedades que refletem sobre sua existência a todo momento. Por isso, há diversas histórias e muitas maneiras de se pensar a História. O conhecimento histórico torna possível o olhar crítico sobre o cotidiano, fundamentado na compreensão da sua historicidade e de seus significados para a sociedade.

Ao pensar o ensino e a aprendizagem em História, é necessário questionar o que vamos buscar no passado, ou como vamos possibilitar o acesso do estudante ao passado, ou, ainda, como é possível auxiliá-lo no estabelecimento de uma relação ativa com o passado a partir do presente. Para construir o conhecimento histórico, o estudante baseia-se em diversas experiências com o conhecimento do passado e em seus saberes prévios, que possibilitam o desenvolvimento de competências históricas.

De acordo com a BNCC, professores e estudantes devem assumir uma “atitude historiadora” diante dos conteúdos abordados, o que se dá com base em processos de ensino e aprendizagem que estimulam o pensamento e envolvem a identificação de um objeto ou questão a ser estudada, promovem a comparação entre objetos de estudo, exigem a contextualização de um fato histórico e propõem a interpretação e análise de um objeto.

Para alcançar essas competências, é necessário o desenvolvimento gradual de diversos aspectos da oralidade e da escrita, como a explicação, a narração e a descrição e, também, a produção de narrativas e outras formas textuais, utilizando conceitos e vocabulário específicos de História. Cabe ao professor promover situações de aprendizagem que possibilitem o exercício de diversas competências, selecionando os materiais adequados, estimulando a participação ativa do estudante, com seus conhecimentos, interesses e necessidades. Assim, o professor deve criar um ambiente interativo, assumindo a postura de mediador entre a cultura do estudante e o conhecimento escolar.

Os objetivos do ensino de História

Ao analisar, observar e avaliar conceitos históricos e ter contato com eles por meio do estudo da História, o estudante os constrói e os reelabora. Os conteúdos de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) devem ser organizados para favorecer, principalmente, o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos e as relações que estabelecem, suas histórias, formas de organização e modos de vida em diferentes tempos e espaços. Nos anos iniciais, temas como a história pessoal da criança, da família, da escola, das tradições e da cultura da localidade (comunidade, bairro, povoado ou município), do país e do mundo possibilitam o estabelecimento de inúmeras relações, proporcionando às crianças a ampliação da compreensão de sua história, de suas formas de viver e de se relacionar. Identificar diferenças e semelhanças entre as histórias vividas pelos colegas e entre grupos sociais do presente e do passado, ouvir histórias de vida, investigar memórias de familiares e de outros adultos são atividades que auxiliam na percepção de que as histórias individuais e coletivas participam da construção da história da sociedade e são fontes valiosas de conhecimento histórico.

Na dimensão cognitiva, ensinar História tem por objetivo, portanto, fazer os estudantes desenvolverem o pensamento histórico por meio de procedimentos e atitudes de observação, comparação, identificação e contextualização. Para isso, a utilização de diferentes fontes históricas e linguagens – textos, imagens, músicas, objetos e elementos do patrimônio cultural – é fundamental.

Na dimensão social, a História no Ensino Fundamental busca capacitar os estudantes a realizar uma leitura diferenciada da sua realidade, iniciando a compreensão de que ela é produto de uma série de relações complexas que constituem a sua historicidade.

O trabalho com as competências

O ensino de História visa ao desenvolvimento global do estudante, com base em competências e habilidades. Os conteúdos temáticos e as atividades desta coleção foram elaborados com o propósito de desenvolver as competências e as habilidades previstas na BNCC. Ressalta-se que todas as competências e habilidades são trabalhadas ao longo da coleção e estão referenciadas nas Orientações específicas do Manual do Professor, junto dos tópicos e atividades do Livro do Estudante em que são desenvolvidas.

As Competências Gerais da Educação Básica

De acordo com a BNCC, a noção de competência está relacionada com a:

[...] mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. p. 8. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 10 maio 2021.

São dez competências gerais estipuladas na BNCC, inter-relacionadas e pertinentes a todos os componentes curriculares, que os estudantes deverão desenvolver para garantir, ao longo de sua trajetória escolar, uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

As Competências Específicas da área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, são definidas competências específicas para cada uma das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). No caso das Ciências Humanas, espera-se que os estudantes desenvolvam o conhecimento com base na contextualização marcada pelo raciocínio espaço-temporal, por meio do qual se entende que a sociedade produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em diferentes contextos históricos. A capacidade de identificar esses contextos é a condição para que o ser humano compreenda, interprete e avalie os significados das ações realizadas no passado e/ou no presente, o que o torna responsável tanto pelo saber produzido quanto pelo entendimento dos fenômenos naturais e históricos dos quais é parte.

MP006

As Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental

Ao longo do Ensino Fundamental, os estudantes devem desenvolver determinadas competências referentes à aprendizagem de História. Em articulação com as Competências Gerais da Educação Básica e com as Competências Específicas da área de Ciências Humanas, a História deve garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências específicas, articuladas com conceitos e princípios do raciocínio histórico.

A seguir, apresentamos um quadro que indica as Competências Gerais da Educação Básica, as Competências Específicas de Ciências Humanas e as Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental, elencadas na BNCC.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Competências Gerais da Educação Básica

Competências Específicas de Ciências Humanas

Competências Específicas de História

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

1. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.

2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

4. Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

7. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

MP007

Quadro: equivalente textual a seguir

Competências Gerais da Educação Básica

Competências Específicas de Ciências Humanas

Competências Específicas de História

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

O trabalho com as habilidades

Para garantir o desenvolvimento das Competências previstas na BNCC, os diferentes componentes curriculares apresentam um conjunto de objetos de conhecimento e habilidades. Os objetos de conhecimento “são entendidos como conteúdos, conceitos e processos”, enquanto as habilidades “expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos estudantes nos diferentes contextos escolares” (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. p. 28-29).

Apresentamos, no quadro a seguir, a relação entre as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades previstos na BNCC para o componente curricular História e os conteúdos do Livro do Estudante.

Quadro: equivalente textual a seguir

ano

Base Nacional Comum Curricular

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Conteúdos temáticos do Livro do Estudante

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Unidade 1: Quem sou eu

Eu sou assim

A história de cada um

A cada dia uma nova história

Todo mundo tem uma história

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Unidade 2: A vida familiar

Minha família

Muitos tipos de família

Toda família tem uma história

Convivência em família

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Unidade 3: A escola

Um lugar de aprender

Quem convive na escola?

A escola no passado

Da casa à escola

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

MP008

Quadro: equivalente textual a seguir

ano

Base Nacional Comum Curricular

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Conteúdos temáticos do Livro do Estudante

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Unidade 4: Brincadeiras e festas

Brincar juntos

Brinquedos e brincadeiras do passado

Brinquedos do Brasil Comemorações

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade

EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Visão geral dos conteúdos

Nesta coleção, os conteúdos distribuídos entre os volumes oferecem aos professores e estudantes o respaldo necessário para a incorporação, à dinâmica das aulas, de temas pulsantes do mundo contemporâneo e de inquietações que envolvem os lugares de vivência e os circuitos sociais da comunidade escolar. As unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades estabelecidos na BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em História, evidenciam a existência de conexões entre conteúdos, com previsão de abordagem em anos diferentes por meio de recorrências, aprofundamentos e extrapolações. Desse modo, os cinco volumes do Livro do Estudante que compõem esta coleção favorecem a progressão da aprendizagem propondo abordagens que conduzem ao desenvolvimento de novos objetos de conhecimento e novas habilidades em cada ano letivo.

O quadro a seguir apresenta um panorama dos conteúdos abordados neste volume, associando-os às práticas pedagógicas e aos roteiros de aulas, que serão retomados nas Orientações específicas deste Manual. O quadro também indica momentos sugeridos para a realização de etapas da avaliação das aprendizagens.

Quadro: equivalente textual a seguir

bimestre – Unidade 1. Quem sou eu Total de aulas previstas: 20

Base Nacional Comum Curricular

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

EF01HI01

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI02

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

1

2

Para começar: avaliação diagnóstica

p. 8-11

Sondar o repertório de conhecimentos, as competências e habilidades já dominadas e outros aspectos relativos ao processo de aprendizagem dos estudantes.

2

2

Abertura da Unidade 1: Quem sou eu Capítulo 1: Eu sou assim Depois do nome, o sobrenome

p. 12-13

p. 14-15

Reconhecer as suas características individuais e das outras pessoas. Reconhecer a importância do nome e do sobrenome de cada um.

3

2

Cada pessoa é única

p. 16-17

Valorizar o respeito às diferenças.

4

1

Capítulo 2: A história de cada um

p. 18-19

Reconhecer acontecimentos que compõem a história de vida de cada um.

1

Mudanças com o passar do tempo

p. 20

Refletir sobre as mudanças que ocorrem com o passar do tempo em sua vida e em seu corpo.

MP009

Quadro: equivalente textual a seguir

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

5

1

Mudanças com o passar do tempo (continuação)

p. 21

Refletir sobre as mudanças que ocorrem com o passar do tempo em sua vida e em seu corpo.

1

O mundo que queremos: O direito ao nome

p. 22-23

Reconhecer a importância do nome e da valorização dos direitos das crianças.

6

2

Capítulo 3: A cada dia uma nova história

p. 24-25

Identificar os acontecimentos marcantes de sua vida.

Conhecer e elaborar uma linha do tempo com fatos de sua vida.

Organizar acontecimentos de sua vida em ordem cronológica.

7

2

Tudo muda com o passar do tempo

p. 26-27

Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo.

Reconhecer os objetos que podem ser considerados registros históricos.

Refletir sobre os museus como espaços de preservação da memória.

8

1

Capítulo 4: Todo mundo tem uma história

p. 28-29

Refletir sobre as lembranças que compõem sua história de vida.

1

Quem faz parte de sua história?

p. 30-31

Reconhecer as pessoas de sua convivência que fazem parte de sua história de vida.

9

2

Quem faz parte de sua história? (continuação)

p. 31

Refletir sobre as lembranças que compõem sua história de vida e os objetos que se relacionam com essas lembranças.

10

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 32-35

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação a domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Quadro: equivalente textual a seguir

2º bimestre – Unidade 2. A vida familiar Total de aulas previstas: 18

Base Nacional Comum Curricular

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI02

EF01HI03

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

EF01HI06

EF01HI07

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

11

1

Abertura da Unidade 2: A vida familiar

Capítulo 1: Minha família

p. 36-37

p. 38-39

Reconhecer a família como o primeiro grupo social do qual as pessoas fazem parte.

1

Famílias ao longo do tempo

p. 40

Reconhecer as mudanças e permanências na composição familiar ao longo do tempo.

12

1

Famílias indígenas

p. 41

Reconhecer diferentes formas de organização familiar.

Valorizar a diversidade cultural.

Conhecer algumas características de famílias indígenas.

1

Capítulo 2: Muitos tipos de família

p. 42-43

Conhecer características de diversos tipos de família.

Reconhecer a variedade de composições familiares.

13

2

A família dos colegas de escola

p. 44-45

Identificar diferenças e semelhanças entre a sua família e a dos colegas.

Ler texto e compreender a visão do autor sobre as famílias.

14

2

O mundo que queremos:

Família é família

p. 46-47

Reconhecer o direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária.

Reconhecer a adoção como uma forma de constituição familiar.

MP010

Quadro: equivalente textual a seguir

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

15

2

Capítulo 3: Toda família tem uma história

p. 48-50

Reconhecer a árvore genealógica como forma de representar a história da família.

Representar a composição familiar em uma árvore genealógica.

16

2

Toda família tem uma história (continuação)

p. 51

Observar uma linha do tempo.

Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças pessoais.

Organizar lembranças de acontecimentos que compõem sua história de vida.

17

1

Atividade divertida

p. 52-53

Realizar atividade lúdica e compor um álbum de família.

1

Capítulo 4: Convivência em família

p. 54-55

Refletir sobre os momentos que compõem o cotidiano de convivência familiar.

Reconhecer a importância da colaboração e as formas de dividir tarefas domésticas.

18

2

Convivência em família (continuação)

p. 56-57

Valorizar os momentos de lazer com os familiares e reconhecer sua importância para a formação pessoal e experiência de vida.

Discutir regras de convivência em espaços públicos. Reconhecer as diferenças entre os diversos espaços de vivência.

Refletir sobre as regras de convivência em espaços comunitários e em casa.

Reconhecer as diferenças de hábitos e regras que regem os espaços comunitários e domésticos.

19

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 58-61

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação a domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Quadro: equivalente textual a seguir

3º bimestre – Unidade 3. A escola Total de aulas previstas: 18

Base Nacional Comum Curricular

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI03

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

EF01HI04

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

EF01HI06

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

20

2

Abertura da Unidade 3: A escola

Capítulo 1: Um lugar de aprender

p. 62-63

p. 64-65

Reconhecer a escola como espaço de sociabilidade. Analisar os espaços da escola.

Identificar diferenças entre o ambiente escolar e doméstico.

21

2

Diferentes tipos de escola

p. 66-67

Conhecer diferentes tipos de escola. Valorizar a diversidade cultural.

22

2

Capítulo 2: Quem convive na escola?

p. 68-69

Reconhecer a escola como espaço de convivência de diferentes pessoas que compõem a comunidade escolar.

23

2

Aprender a conviver

p. 70-71

Refletir sobre regras de convivência no ambiente escolar. Valorizar atitudes que promovem o respeito e a boa convivência.

MP011

Quadro: equivalente textual a seguir

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

24

1

O mundo que queremos:

Muitos jeitos de aprender

p. 72-73

Identificar atitudes que podem ser incorporadas no dia a dia para contribuir para a boa convivência na escola.

Conhecer características da educação indígena.

Valorizar a pluralidade cultural e étnica.

Reconhecer as diversas formas de aprender em suas experiências de vida.

1

Capítulo 3: A escola no passado

p. 74-75

Conhecer características das escolas no passado.

Comparar a rotina escolar no passado e no presente.

25

2

Os materiais escolares

p. 76-77

Refletir sobre regras de convivência no ambiente escolar. Valorizar atitudes que promovem o respeito e a boa convivência.

26

1

Atividade divertida

p. 78-79

Identificar atitudes que podem ser incorporadas no dia a dia para contribuir para a boa convivência na escola.

Conhecer características da educação indígena.

Valorizar a pluralidade cultural e étnica.

Reconhecer as diversas formas de aprender em suas experiências de vida.

1

Capítulo 4: Da casa à escola

p. 80-81

Conhecer características das escolas no passado.

Comparar a rotina escolar no passado e no presente.

27

2

Em casa e na escola

p. 82-83

Identificar diferenças na rotina em casa e escolar.

Refletir sobre maneiras de colaborar para a rotina em casa e na escola.

28

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 84-87

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação a domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Quadro: equivalente textual a seguir

2º bimestre – Unidade 2. A vida familiar Total de aulas previstas: 18

Base Nacional Comum Curricular

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

EF01HI04

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

EF01HI05

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

EF01HI06

A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade

EF01HI08

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

29

2

Abertura da Unidade 4: Brincadeiras e festas

Capítulo 1: Brincar juntos

p. 88-89

Identificar festas e brincadeiras realizadas em sua comunidade. Reconhecer as brincadeiras como forma de sociabilidade e convivência.

p. 90 -91

Identificar brinquedos e brincadeiras que fazem parte de sua rotina na escola e em casa.

30

2

Brincar juntos (continuação)

p. 92-93

Identificar brinquedos e brincadeiras que fazem parte de sua rotina na escola e em casa.

31

2

Capítulo 2: Brinquedos e brincadeiras do passado

p. 94-96

Identificar brinquedos e brincadeiras do passado. Comparar brinquedos do passado e do presente.

Reconhecer mudanças nas maneiras de brincar ao longo do tempo. Conhecer um brinquedo comum no passado.

Fazer uma bola de meia e brincar.

MP012

Quadro: equivalente textual a seguir

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

32

2

Brinquedos e brincadeiras do passado (continuação)

p. 97-99

Conhecer maneiras de brincar no passado.

Refletir sobre as permanências nas maneiras de brincar no passado e no presente.

Registrar relato familiar sobre brincadeiras do passado.

Refletir sobre semelhanças e diferenças entre as brincadeiras do passado e do presente.

33

2

Capítulo 3: Brinquedos do Brasil

p. 100-102

Conhecer brinquedos e brincadeiras indígenas.

Valorizar a diversidade cultural.

Identificar diferenças regionais nas brincadeiras comuns no Brasil.

34

2

Brinquedos do Brasil (continuação)

p. 103

Conhecer diferenças regionais nas maneiras de denominar brincadeiras no Brasil.

Identificar nomes de brincadeiras populares no Brasil.

35

2

Capítulo 4: Comemorações

p. 104-106

Identificar festas e comemorações comuns no Brasil.

Reconhecer festas e comemorações praticadas na escola, em casa e na comunidade.

Identificar o significado de algumas datas e comemorações.

Refletir sobre eventos e comemorações de encerramento escolar.

36

2

Comemorações (continuação)

p. 107

Identificar o significado de algumas comemorações.

Refletir sobre comemorações praticadas em casa e na comunidade.

Identificar diferenças de datas festivas e comemorações no âmbito escolar, familiar e da comunidade.

Elaborar cartaz para comemorar o fim do ano na escola.

37

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 108-111

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação a domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

38

2

Para terminar: avaliação de resultado

p. 112-115

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo, considerando os progressos individuais em relação a domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Princípios norteadores desta coleção

Conteúdos temáticos

Os temas e conteúdos desta coleção, bem como as formas de sua abordagem, foram escolhidos tendo como pressuposto a motivação dos estudantes para o trabalho com a História, considerando os interesses e as necessidades nesse nível de ensino. Nos livros destinados ao 1º, 2º e 3º ano, privilegia-se a assimilação de noções temporais básicas para os estudos da História e o contato com diversas fontes históricas. Trabalhando com a identidade da criança e seu cotidiano, os volumes abordam a história pessoal, da família, da escola e da comunidade, na perspectiva das diferenças e semelhanças, das mudanças e permanências. São enfatizadas as noções básicas de medida do tempo e de orientação temporal, o conhecimento e a classificação das fontes históricas de acordo com sua natureza (escrita, iconográfica, material, oral), a leitura de imagens e de textos de diferentes gêneros e a produção escrita. A partir do 4º ano, os estudantes devem trabalhar processos mais longos na escala temporal, como a circulação dos primeiros grupos humanos, a ocupação do espaço, o desenvolvimento e a expansão do comércio. No 5º ano, a análise se amplia para a compreensão da diversidade de povos e culturas e suas formas de organização. Além disso, os estudantes tomarão contato com noções de cidadania e Estado.

Temas atuais de relevância

Em cada Livro do Estudante desta coleção um tema atual de relevância foi abordado com destaque de maneira integrada à proposta pedagógica, visando contribuir para a construção da consciência crítica dos estudantes ao longo do Ensino Fundamental e em sua relação com as questões vivenciadas no mundo contemporâneo. Os temas trabalhados no volume de cada ano estão articulados aos conteúdos, às atividades e às reflexões propostas, de modo que o professor possa conduzir a problematização gradualmente, de acordo com a etapa do desenvolvimento dos estudantes, durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Relacionamos a seguir os temas atuais de relevância em destaque em cada um dos volumes:

  1. Livro do ano: Identidade, família e convivência na escola
  1. Livro do 2º ano: Vida em comunidade e trabalho
  1. Livro do 3º ano: Espaços de convivência, vida no campo e na cidade
  1. Livro do 4º ano: Migrantes e migrações: ontem e hoje
  1. Livro do 5º ano: Cidadania e patrimônio cultural

MP013

Literacia e História

A elaboração desta coleção também foi guiada pelo entendimento de que o domínio da linguagem – leitura, escrita e oralidade – constitui ferramenta fundamental para a compreensão da realidade, além de facilitar a inserção do indivíduo na vida em sociedade. A escola tem papel essencial no processo de reversão das dificuldades e deficiências dos estudantes em leitura e escrita, já que se constitui como espaço de interação de conhecimentos provenientes de diferentes áreas.

Literacia

Acreditamos que um material didático que reconheça o professor como organizador de situações de mediação entre o objeto de conhecimento e o estudante não pode negligenciar o trabalho com a linguagem, qualquer que seja o componente curricular.

Assim, entendemos que a História pode contribuir para que os estudantes, sobretudo nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, desenvolvam habilidades importantes para a consolidação da alfabetização e da literacia, conduzindo a realização de procedimentos de estudo que favoreçam a fluência em leitura oral, a aquisição de vocabulário e a compreensão e a produção de textos.

A contribuição da História para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade possibilita aos estudantes reconhecer e utilizar vocabulário específico do componente curricular, discutir ou argumentar oralmente a respeito de um assunto, justificar este ou aquele posicionamento mediante um argumento, desenvolver a fluência em leitura, a compreensão de textos, produzir textos expositivos e explicativos, elaborar narrativas, memórias etc., ao mesmo tempo que se tornam aptos a refletir sobre assuntos diversos e a comunicá-los.

Dessa maneira, surge como ponto fundamental o trabalho com a literacia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), o aprendizado de leitura e escrita se dá aos poucos, sendo desenvolvido antes, durante e após a alfabetização. No ano do Ensino Fundamental:

Na base da pirâmide está a literacia básica, que inclui a aquisição das habilidades fundamentais para a alfabetização (literacia emergente), como o conhecimento de vocabulário e a consciência fonológica, bem como as habilidades adquiridas durante a alfabetização, isto é, a aquisição das habilidades de leitura (decodificação) e de escrita (codificação). No processo de aprendizagem, essas habilidades básicas devem ser consolidadas para que a criança possa acessar conhecimentos mais complexos.

No segundo nível, está a literacia intermediária (do 2º ao 5º ano do ensino fundamental), abrange habilidades mais avançadas, como a fluência em leitura oral, que é necessária para a compreensão de textos.

No topo da pirâmide (do 6º ano ao ensino médio), está o nível [...] onde se encontram as habilidades de leitura aplicáveis a conteúdos específicos de disciplinas, como geografia, biologia e história.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA : Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: SEALF, 2019. p. 21. Disponível em: http://fdnc.io/f6b. Acesso em: 16 jul. 2021.

É sob esse enfoque que esta coleção propõe atividades que visam explorar a literacia básica no ano e a literacia intermediária nos anos subsequentes. Nesta obra, procurou-se evidenciar, para o professor, a maneira como os conteúdos apresentados podem ser usados como objeto para reflexão sobre a literacia. Para isso, foram enfocados três aspectos: leitura e compreensão, produção de escrita, oralidade e fluência em leitura oral.

Leitura e compreensão

A antecipação das informações apresentadas e o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes são importantes para a formação do leitor proficiente. Nesta coleção, esse aspecto é trabalhado com base não apenas nos textos verbais que compõem as unidades, mas também na leitura das imagens de abertura de cada unidade dos livros. O objetivo é ampliar o vocabulário dos estudantes, propor estratégias de interpretação de textos, que levam em conta a decodificação, além de auxiliar o estudante a perceber que as diferentes linguagens (verbal e não verbal) se relacionam na construção do sentido global.

Também nesse sentido, os textos de apresentação dos conteúdos têm estrutura clara e linguagem concisa e acessível aos estudantes, transmitindo os assuntos de modo objetivo. As atividades são voltadas para a assimilação, a compreensão e a reflexão sobre os conteúdos, abrangendo em muitos momentos a leitura em voz alta, o reconto do que foi lido, a produção escrita e os quatro processos gerais de compreensão da leitura: localizar e retirar informação explícita; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informação; e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.

Produção de escrita

A proposta de produção textual parte da leitura e da análise da estrutura de um texto, procedimentos que servirão de base para a escrita do estudante, tanto em relação à forma quanto ao conteúdo, geralmente relacionado com o tema da unidade. Esse trabalho ocorre especialmente na seção Para ler e escrever melhor, nos livros do 2º ao 5º ano. Em outros momentos também há atividades em que é solicitada a produção de palavras, frases e pequenos textos (ou suportes) de circulação social, como relato, lista e cartaz, de resultado de pesquisa, entre outros.

Oralidade e fluência em leitura oral

O trabalho com a oralidade ocorre em diversos momentos ao longo dos livros, especialmente nas páginas de abertura das unidades, por meio de atividades de leitura de imagens e ativação de conhecimentos prévios relacionados aos temas que serão abordados. Haverá também ocasiões em que o estudante poderá realizar relatos, explicações, argumentações, entrevistas, entre outros gêneros orais.

Nesse trabalho, objetiva-se levar o estudante a perceber a importância da organização das ideias para a eficácia na comunicação e a defesa do seu ponto de vista, além da adoção de atitudes e procedimentos pertinentes a esses momentos de interação, como o uso de linguagem adequada à situação de comunicação e o respeito à opinião dos colegas e à vez de cada um se expressar.

Educação em valores e temas contemporâneos

A educação escolar comprometida com a formação de cidadãos envolve a mobilização de conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades necessárias para uma participação social efetiva, entre eles o domínio da língua e dos conteúdos específicos de cada componente curricular. Tais conhecimentos devem estar intrinsecamente ligados a um conjunto de valores éticos universais, que têm como princípio a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos e a corresponsabilidade social.

MP014

Nesta coleção, os valores e os temas contemporâneos são trabalhados de forma transversal e relacionados a questões globais combinadas com ações locais (em casa, na sala de aula e na comunidade), divididos em cinco grandes temas:

MP015

Além das diversas atividades de avaliação dispostas ao longo do Livro do Estudante, que formam uma importante base para a realização do processo de acompanhamento do progresso dos estudantes, esta coleção propõe a realização de momentos avaliativos no fechamento de importantes etapas de aprendizagem, considerados aqui os períodos bimestrais. Para isso, o instrumento de avaliação processual colocado à disposição do professor é a seção O que você aprendeu, ao final de cada uma das quatro unidades que estruturam o Livro do Estudante, que fornece a oportunidade de apurar aspectos da evolução do processo pedagógico ao longo do bimestre.

Na etapa de finalização do ano letivo, após a Unidade 4 do Livro do Estudante, propomos a realização de uma avaliação de resultado. Essa avaliação é importante não apenas para verificar a evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do 4º bimestre e as condições com que seguem para o próximo ano, mas também para subsidiar os professores e os gestores escolares para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.

Estrutura dos livros

A organização dos Livros do Estudante desta coleção foi planejada para facilitar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, alcançar os objetivos propostos. Cada volume está organizado em quatro unidades, que poderão ser distribuídas ao longo dos quatro bimestres de trabalho escolar. As unidades apresentam uma estrutura clara e sistemática, com pequenas variações de um volume a outro.

Para começar

Aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir a Unidade 1, a avaliação diagnóstica apresentada na seção Para começar tem o objetivo de identificar os conhecimentos prévios e o domínio de pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano. A avaliação diagnóstica também possibilita a constituição de parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado dos estudantes por meio das atividades realizadas no decorrer dos bimestres e das avaliações processuais ao final deles.

Abertura da unidade

As unidades iniciam-se com uma dupla de páginas com imagens que procuram estimular a imaginação e motivar o estudante a expressar e expandir seus conhecimentos prévios sobre os temas que serão tratados na unidade. As questões propostas na seção Vamos conversar levam o estudante a fazer a leitura das imagens, resgatando e comparando ideias e conhecimentos anteriores. O objetivo é levar o estudante a estabelecer conexões com a experiência e seus interesses e com estratégias que provoquem e articulem o seu pensamento. Trata-se de conectar o que ele já sabe com o que vai aprender.

Desenvolvimento dos conteúdos e das atividades

Após a abertura da unidade são apresentados os conteúdos, distribuídos em capítulos. Os capítulos trazem informações em textos expositivos e em linguagem adequada a cada faixa etária, de forma organizada, clara e objetiva. As informações, por sua vez, estão agrupadas em subtítulos, a fim de facilitar a leitura e a compreensão por parte dos estudantes. Ao longo dos livros há uma preocupação em esclarecer e exemplificar o conteúdo específico por meio de imagens, como fotografias, ilustrações, esquemas e gráficos, que também oferecem informações complementares.

Para ler e escrever melhor

O trabalho com a literacia se dá especialmente nessa seção, que ocorre do 2º ao 5º ano, voltada a leitura, compreensão e produção de textos, promovendo, ao mesmo tempo, um aprofundamento do conteúdo histórico e o trabalho com diversos estilos textuais, fontes históricas e narrativas.

Como as pessoas faziam para...

Nessa seção, apresentada nos livros do 2o ao 5o ano, os estudantes podem compreender, por meio de ilustrações e textos explicativos, como determinadas ações eram realizadas em outras épocas, comparando eventos e costumes do passado com os do presente, e relacionando-os às mudanças e permanências em situações, muitas vezes, cotidianas.

Atividade divertida

A seção foi elaborada especialmente para os livros do ao 3º ano e tem por objetivo trabalhar de forma lúdica questões centrais dos conteúdos. É importante ressaltar que o lúdico, tanto na forma do jogar quanto na do brincar, não implica necessariamente falta de seriedade, pois exigem alto grau de empenho e concentração.

O mundo que queremos

O trabalho com a educação em valores e temas contemporâneos se dá especialmente na seção O mundo que queremos. A seção sempre se inicia com um texto que relaciona um conteúdo da unidade a uma questão de valores e temas contemporâneos. Em seguida, são propostas atividades de leitura e compreensão do texto e de reflexão sobre questões nele apresentadas, que favorecem a ampliação de conhecimentos e o desenvolvimento no estudante de uma postura autônoma e crítica para o exercício da cidadania na vida individual e comunitária.

O que você aprendeu

Nessa seção, por meio de atividades, os estudantes recordam os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade, organizando e sistematizando informações, explorando de diferentes maneiras o conhecimento aprendido. Reiteramos que esta coleção apresenta a seção O que você aprendeu como uma proposta de realização de avaliações processuais, ao fechamento de cada unidade, como parte do processo de acompanhamento contínuo das aprendizagens dos estudantes no bimestre, essencial para garantir o seu sucesso escolar.

Para terminar

A seção Para terminar, disposta após a Unidade 4 do Livro do Estudante, reúne um conjunto de atividades que corresponde ao conteúdo abordado no decorrer do ano letivo. A seção confere ao professor a possibilidade de realizar um momento avaliativo final, isto é, uma avaliação de resultado do processo de aprendizagem desenvolvido no curso dos quatro bimestres.

MP016

Referências bibliográficas

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos: entre textos e imagens. In : BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

O artigo aborda o papel das imagens nos livros didáticos de História.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://fdnc.io/4K. Acesso em: 11 maio 2021.

O documento estabelece os fundamentos para a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 11 maio 2021.

Documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC: SEB: DICEI, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/rJ. Acesso em: 11 maio 2021.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que sistematiza as orientações que regulam a Educação Básica no país.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais 1a a 4a séries. Brasília, DF: MEC: SEF, 1997. Disponível em: http://fdnc.io/gsY. Acesso em: 11 maio 2021.

Documento que apresenta diretrizes para o processo educativo no Ensino Fundamental 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA : Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: SEALF, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f6b. Acesso em: 19 maio 2021.

O documento dispõe sobre as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006. Disponível em:

http://fdnc.io/eav. Acesso em: 11 maio 2021.

O artigo visa contribuir para a construção da teoria de avaliação formativa e orientar práticas em sala de aula.

GREGO, Sonia M. D. A avaliação formativa: ressignificando concepções e processos. In : UNESP; UNIVESP. Caderno de formação: formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. p. 92-110. v. 3.

O artigo traz reflexões sobre a avaliação formativa e sua aplicação em salas de aula brasileiras.

KRAEMER, Maria Luiza. Quando brincar é aprender... São Paulo: Loyola, 2007.

O livro apresenta sugestões de atividades lúdicas, criativas e educativas para o trabalho de professores na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

O livro, voltado para educadores, traz um estudo crítico da avaliação da aprendizagem escolar.

MORAN, José. Metodologias ativas: alguns questionamentos. In: Educação Transformadora. Disponível em: http://fdnc.io/eau. Acesso em: 11 maio 2021.

O artigo faz um levantamento esclarecendo o termo e sistematizando o uso de tais metodologias em sala de aula.

OLIVEIRA, S. R. F. de. O tempo, a criança e o ensino de História. In : DE ROSSI, V. L. S.; ZAMBONI, E. Quanto tempo o tempo tem? Campinas: Alínea, 2003.

A autora demonstra em sua pesquisa que a criança concebe o passado a partir do presente.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Nessa obra, o autor apresenta sua visão sobre a construção das competências na prática didática em sala de aula.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica. As competências para ensinar no século XXI : a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

O livro discute a construção de uma educação diferenciada com a participação de toda a comunidade escolar.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A representação de espaço na criança. Porto Alegre: Artmed, 1993.

A obra investiga como a criança constrói a distinção entre o mundo exterior e o mundo interno ou subjetivo.

PINSKY, Jaime (org.). O ensino de História e a criação do fato. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

Nesse livro, os autores ressaltam a importância da historicidade e do subjetivismo como ingredientes da interpretação do passado.

SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. A construção das noções de tempo. In : SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

O capítulo aborda os maiores desafios no ensino de História: levar o estudante a compreender as relações entre presente e passado.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

O tema central desse livro é a relação entre pensamento e linguagem no desenvolvimento intelectual.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

O livro trabalha a educação integral e como o professor pode articular e avaliar diferentes competências.

MP017

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

CONHEÇA A PARTE ESPECÍFICA DESTE MANUAL

Introdução

O texto de Introdução da unidade traz, forma sucinta, os conteúdos em taque nos capítulos que a compõem, relacionados aos objetivos pedagógicos explicitados na sequência. Traz também a indicação das competências gerais e específicas trabalhadas.

Reprodução em miniatura do Livro do Estudante.

Roteiro de aulas

Sugestões de trabalho com os conteúdos do livro e de distribuição de aulas.

BNCC em foco na unidade

Indica quais são as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular trabalhados na unidade.

Orientações

Comentários e orientações para a abordagem do tema proposto, além de informações que auxiliem a explicação dos assuntos tratados

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a parte específica do Manual. Página dupla composta por textos; imagens e textos do professor ao redor. Fim da imagem.

MP018

Objetivos pedagógicos

Apresenta as expectativas de aprendizagem em relação aos conteúdos e habilidades desenvolvidos no capítulo ou na seção.

Sugestões de respostas e orientações para a realização ou ampliação de algumas atividades propostas. Em geral, as respostas esperadas dos estudantes encontram-se na miniatura da página do Livro do Estudante.

Atividades complementares e textos informativos para explicar, aprofundar ou ampliar um conceito ou assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a parte específica do Manual. Página dupla composta por textos; imagens e textos do professor ao redor. Fim da imagem.

MP019

Comentários para o professor

UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES TRABALHADOS NESTE LIVRO

Unidade 1

Tabela: equivalente textual a seguir

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu

lugar no mundo

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Unidade 2

Tabela: equivalente textual a seguir

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu

lugar no mundo

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Mundo pessoal: eu,

meu grupo social e

Meu tempo

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Unidade 3

Tabela: equivalente textual a seguir

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu

lugar no mundo

As diferentes formas de organização

da família e da comunidade:

os vínculos pessoais e as relações de amizade

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Mundo pessoal: eu,

meu grupo social e

meu tempo

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Unidade 4

Tabela: equivalente textual a seguir

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Mundo pessoal: meu

lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Mundo pessoal: eu,

meu grupo social e

meu tempo

A vida em casa, na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade

EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

MP020

TEMA ATUAL DE RELEVÂNCIA TRABALHADO NESTE LIVRO

Identidade, família e convivência na escola

Este livro foi elaborado de maneira que, ao longo da proposta pedagógica apresentada, o professor possa desenvolver em sala de aula o trabalho com um tema atual de relevância que contribua para a construção do pensamento crítico dos estudantes e para sua reflexão sobre a construção da própria identidade e história, assim como a respeito da sua participação no cotidiano da escola, nas suas relações de convivência e nos ambientes coletivos dos quais fazem parte. Dessa forma, o Livro do Estudante destinado ao ano do Fundamental tem em destaque o tema “Identidade, família e convivência na escola”.

Neste volume, o tema atual de relevância proposto visa contribuir para o desenvolvimento da relação entre a individualidade e a alteridade do estudante. Para que isso ocorra, desenvolva atividades interativas e lúdicas. As atividades podem incluir representações individuais, com o uso de imagens, fotografias e outros instrumentos, a fim de estimular a expressão oral individual ou ainda a elaboração de cartazes que contem a história do estudante, para que ele possa construir a sua identidade, relacionando-a a figuras e imagens. A relação de identidade deve ser construída com base na relação de alteridade com o outro, portanto procure fazê-los compreender como seu nome, seus gostos por atividades e particularidades coexistem com os de outros estudantes e pessoas em geral.

Trabalhe a compreensão das histórias individuais dos estudantes, que envolvem a percepção do próprio corpo, dos gostos pessoais e das diferenças com os demais. É importante ressaltar as características próprias de cada estudante e estabelecer comparações nesse processo. O conjunto de atividades a serem trabalhadas deve incluir o reconhecimento das permanências e as transformações em relação ao corpo, aos hábitos e aos gostos pessoais de cada um. Deve-se permitir, nesse momento, que eles se expressem com liberdade, conduzindo e adaptando a aula para o incentivo da criatividade e o posicionamento na construção de próprio conhecimento.

Para que os estudantes possam construir de forma consciente a sua identidade, é fundamental que compreendam que fazem parte de um núcleo familiar, e dentro desse espaço desempenham determinados papéis: eles podem ser filhos, netos, irmãos. A família é o primeiro e um dos mais importantes grupos sociais de que uma pessoa faz parte. Para que eles percebam a relação entre as histórias individuais de cada um e de suas famílias e comunidade, procure articular a identidade deles, com base na própria história, às identidades de outros membros da família, sua relação parental e a constituição da ideia de família com base nos laços de afetividade. Procure estimulá-los a expressar e compartilhar suas memórias afetivas.

É interessante ainda estabelecer uma conexão entre as relações familiares e as relações com as pessoas na escola, assim como estabelecer diferenças entre as histórias das famílias e da escola e a convivência nesses ambientes. Os estudantes devem perceber que as famílias estão inseridas em uma comunidade, em um espaço e tempo específicos, e que elas se relacionam com outras pessoas, grupos e comunidades. A relação entre escola e família é fundamental para a construção dos laços entre as pessoas e a comunidade escolar. Dessa forma, sugerimos que seja feito um trabalho para que eles identifiquem os papéis desempenhados pelas pessoas nos diferentes espaços, como em casa e na escola. Para isso, trabalhe o entendimento das regras de funcionamento da sociedade em relação à divisão entre o mundo privado e o público. Verifique como os estudantes compreendem a necessidade de participar da divisão de tarefas em casa e na escola, assumindo algumas responsabilidades.

A escola é uma comunidade formada por diversas pessoas. Converse com os estudantes a respeito dos diferentes sujeitos que participam da comunidade escolar. Estudantes, professores, funcionários e pais têm funções diferentes, e todos são importantes no cotidiano escolar. Trabalhe com os estudantes a compreensão da escola como um espaço distinto do ambiente familiar, ressaltando o contato com uma maior pluralidade de pessoas e a necessidade de respeitar regras para manter uma boa convivência. Explore em sala de aula as diferenças entre as atividades realizadas na instituição escolar e no ambiente familiar. É interessante ainda desenvolver as noções de tempo e espaço e de mudanças e permanências, tanto com as histórias das famílias, comparando as características das famílias no passado e no presente, como com a história da escola, levando-os a perceber as características dos espaços, práticas e objetos materiais das escolas no presente, comparando-as com das escolas no passado.