MP023

Imagem: Ilustração. Planeta terra com território terrestre verde em contraste ao oceano azul claro. Fim da imagem.

O QUE É A HISTÓRIA?

É UM MUNDO DE PEQUENAS HISTÓRIAS.

É O QUE MUITOS JÁ VIVERAM E VIVEM.

SÃO AS SUAS EXPERIÊNCIAS.

É COMO VOCÊ CRESCEU.

É SABER QUE TUDO MUDOU.

OU NÃO MUDOU TANTO ASSIM...

É SABER QUE JÁ HAVIA MUITA COISA ANTES DE NÓS.

E QUE ESTAMOS, A CADA MINUTO, CONSTRUINDO O QUE VIRÁ DEPOIS.

DESENHE E PINTE AO REDOR DO TEXTO UM POUCO DA SUA HISTÓRIA E ALGUNS PLANOS PARA O FUTURO.

MP024

CONHEÇA SEU LIVRO

SEU LIVRO ESTÁ ORGANIZADO EM 4 UNIDADES.

VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.

PARA COMEÇAR

COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DA UNIDADE

PARA COMEÇAR NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONHECER OS ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

CAPÍTULO E ATIVIDADES

VOCÊ APRENDERÁ MUITAS COISAS NOVAS ESTUDANDO OS CAPÍTULOS E RESOLVENDO AS ATIVIDADES.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulo e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O MUNDO QUE QUEREMOS

VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ALGUMAS ATITUDES NO COTIDIANO: COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR AS DIFERENTES CULTURAS, COLABORAR PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E CUIDAR DA SAÚDE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

ATIVIDADE DIVERTIDA

NESSA SEÇÃO, VOCÊ VAI SE DIVERTIR ENQUANTO RECORDA ALGUNS CONTEÚDOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade divertida. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O QUE VOCÊ APRENDEU

NESSAS PÁGINAS, VOCÊ VAI ENCONTRAR MAIS ATIVIDADES PARA REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

PARA TERMINAR

AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

ICONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE PARA CASA

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

DESENHO OU PINTURA

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

USO DE TECNOLOGIAS

ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Saúde, composto pela ilustração de um coração vermelho com uma cruz branca dentro. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

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SUMÁRIO

PARA COMEÇAR, p. 8

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho preso, vestindo camiseta amarela. Está em frente a um bolo de cobertura marrom e uma vela de número 6, ao lado há salgadinhos e doces. Ao redor da menina há pessoas e bexigas. Fim da imagem.

UNIDADE 1. QUEM SOU EU 12

CAPÍTULO 1. EU SOU ASSIM, p. 14

CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM, p. 18

O MUNDO QUE QUEREMOS: O DIREITO AO NOME, p. 22

CAPÍTULO 3. A CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA, p. 24

CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA, p. 28

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 32

UNIDADE 2. A VIDA FAMILIAR 36

CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA, p. 38

CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA, p. 42

O MUNDO QUE QUEREMOS: FAMÍLIA É FAMÍLIA, p. 46

CAPÍTULO 3. TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA, p. 48

ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 52

CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA, p. 54

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 58

Imagem: Ilustração. Família composta por mulher de cabelo curto cacheado, vestindo vestido curto vermelho com bolinhas. Menino de cabelo curto cacheado, vestindo camiseta amarela e bermuda azul. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul. Menina de cabelo cacheado castanho longo, vestindo camiseta rosa e calça azul. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Estão sentados ao redor de toalha disposta sobre campo, com cesto de vime, comida e pratos. Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio castanho, vestindo camiseta branca, gravata e saia azul, segurando uma maleta preta. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta branca, gravata e bermuda azul, segurando uma maleta marrom. Estão em frente a um prédio com letreiro indicando “escola”. Fim da imagem.

UNIDADE 3. A ESCOLA

CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER, p. 64

CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA?, p. 68

O MUNDO QUE QUEREMOS: MUITOS JEITOS DE APRENDER, p. 72

CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO, p. 74

ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 78

CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA, p. 80

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 84

Imagem: Ilustração. Três crianças ao redor de uma mesa com frutas e sucos dispostos. Há um homem idoso e uma mulher próximo a eles. Fim da imagem.

UNIDADE 4. BRINCADEIRA E FESTAS 88

CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS, p. 90

CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO, p. 94

O MUNDO QUE QUEREMOS: INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS, p. 98

CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL, p. 100

CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES, p. 104

O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 108

PARA TERMINAR, p. 112

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 116

Imagem: Ilustração. Quatro crianças brincando de puxar uma corda azul. À esquerda, menina de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e calça rosa, e menina de cabelo curto preto, vestindo vestido bege e vermelho. À direita, menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul e bermuda verde, menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul e bermuda azul. Fim da imagem.

MP028

PARA COMEÇAR

OLÁ, ESTUDANTE! VOCÊ VAI FAZER, AGORA, ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?

  1. QUAL É O SEU NOME E O SEU SOBRENOME? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. QUAL É A SUA DATA DE NASCIMENTO? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. ORDENE AS ETAPAS DE CRESCIMENTO DE UMA PESSOA NUMERANDO OS QUADRADINHOS A SEGUIR (COM OS NÚMEROS 1, 2 E 3).
Imagem: Ilustração. Menino adolescente de cabelo curto castanho e touca preta, vestindo camiseta preta, casaco amarelo e calça azul. Está em pé, segurando livros e uma mochila. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: 3
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado em dois coques castanho, vestindo camiseta azul e calça rosa, está sentada lendo um livro. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: 2
Imagem: Ilustração. Menino bebê de cabelo curto preto, usando uma fralda branca. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: 1
  1. QUEM SÃO AS PESSOAS COM AS QUAIS VOCÊ CONVIVE DIARIAMENTE EM SUA CASA?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica desta seção podem ser trabalhadas na semana 1.

Orientações

Professor: nesta seção encontra-se a avaliação diagnóstica, que pode ser aplicada no início do ano letivo, antes da introdução dos estudos da unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade de construção de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado de sua turma.

Atividade 1. Esta atividade trabalha com um elemento-chave da identidade do estudante, o vínculo com a própria história com base no conhecimento de seu nome. Verifique se o estudante escreve corretamente o nome e o sobrenome e se consegue diferenciá-los. É importante, também, verificar se ele compreende que o sobrenome vem depois do nome. Atente para alguma dificuldade na escrita ou na identificação pessoal, principalmente em relação ao sobrenome.

A atividade 1 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Atividade 2. Verifique se o estudante organiza a resposta, considerando sua data de nascimento (dia, mês e ano). É esperado que ele escreva a data utilizando somente algarismos; não é necessário, portanto, que as crianças escrevam o nome do mês por extenso, embora muitas provavelmente já sejam capazes de fazê-lo.

A atividade 2 favorece a mobilização da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Atividade 3. O estudante deve indicar corretamente a ordem de crescimento de uma pessoa, compreendendo as etapas de desenvolvimento do corpo humano. A ordem dos quadradinhos deve ser a seguinte: 3, 2 e 1.

A atividade 3 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Atividade 4. O estudante deve registrar quem são as pessoas com as quais ele convive todos os dias em casa. Esta atividade pode ajudar você, professor, a conhecer melhor seus estudantes, aproximando-se da realidade de cada um.

A atividade 4 favorece a mobilização da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

MP029

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. DESENHE UMA LEMBRANÇA DIVERTIDA DE ALGUM ACONTECIMENTO EM FAMÍLIA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.

_____

  1. CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER!
Imagem: Ilustração. Crianças fazendo atividades diversas em um parque. Uma mulher segura um livro aberto para três crianças. Um menino pinta um quadro da paisagem. Uma menina lê um livro sozinha. Um homem brinca na areia com uma menina. Três crianças em um cachorro brincam de bola. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. O estudante deve expressar, por meio do desenho, uma lembrança com a família. Preste atenção à lembrança apontada. Ela deverá estar relacionada à vivência do estudante e poderá indicar fatos marcantes, memoráveis, e muitas vezes nem sempre felizes. É interessante procurar conversar com o estudante sobre o que o desenho representa para ele.

A atividade 5 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI02 : Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade; e EF01HI06 : Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Atividade 6. O estudante deve identificar quais são suas atividades preferidas entre as opções dispostas na ilustração: jogo de bola com amigos; pintura (desenho); leitura de livro em grupo; leitura de livro individual; montagem de blocos. Verifique se as atividades apontadas pelo estudante são coletivas ou individuais. Por meio das escolhas, podem-se compreender quais são os gostos pessoais do estudante e suas especificidades.

A atividade 6 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade; e EF01HI02 : Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF01HI01; EF01HI02; EF01HI03; EF01HI04; EF01HI05; EF01HI06; EF01HI07 e EF01HI08.

MP030

  1. CIRCULE OS DESENHOS QUE MOSTRAM TAREFAS QUE VOCÊ FAZ EM CASA.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta azul. Ao lado, uma cama com lençol verde. Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e calça azul, está em uma caixa com brinquedos. Ilustração. Menina de cabelo longo ruivo, vestindo camiseta rosa, passando a mão em um cachorro caramelo. Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta verde e calça azul, em frente a uma gaveta de uma pia. Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta rosa e saia azul. Está segurando uma vassoura.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. OBSERVE A FIGURA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Família reunida. Sofá com um homem e uma mulher idosos, segurando três crianças. Atrás do sofá há um homem e uma mulher.    Fim da imagem.
  1. QUANTAS PESSOAS FORMAM ESSA FAMÍLIA?

_____

PROFESSOR Resposta: Sete pessoas.
  1. HÁ CRIANÇAS? QUANTAS?

    _____

PROFESSOR Resposta: Sim. Três crianças
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. O estudante deve escolher as tarefas que costuma realizar com a família, no ambiente doméstico. Observe que algumas atividades mostradas nas ilustrações podem extrapolar a mera divisão de tarefas. Converse com eles e verifique como as tarefas são divididas em casa, se elas não tomam o tempo de estudo e de lazer da criança, se são impostas ou discutidas em família.

A atividade 7 favorece a mobilização das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Atividade 8. A família é formada por sete pessoas. Espera-se que o estudante identifique que a família é composta de três crianças.

O estudante deve observar a imagem, contar as pessoas e indicar corretamente o número de membros da família. Na segunda pergunta, ele deve perceber que há três crianças na imagem. Trabalhe a atenção do estudante e sua capacidade de observação.

A atividade 8 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

A avaliação diagnóstica

É importante notar que a avaliação diagnóstica, segundo muitos autores, tem o objetivo de levantar, verificar e diagnosticar, de modo geral, as capacidades e os conhecimentos dos estudantes. Segundo Hoffmann, o estudante deve se sentir parte do processo de educação,

[...] desde o primeiro dia de aula, a partir do diálogo, de processos interativos, de desafios cognitivos, apontando-lhes os avanços, vibrando com ele, escutando as perguntas que faz, tornando-o mais curioso sobre tudo. Para que isso aconteça o aluno precisa se sentir parte da sua aprendizagem.

HOFFMAN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação . Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 36.

MP031

  1. CIRCULE OS ESPAÇOS QUE FAZEM PARTE DE SUA ESCOLA.
Imagem: Ilustração. Quarto com uma cama e um guarda roupas.  Ilustração. Quadra de basquete demarcada com cestos de basquete em plataformas altas. Ilustração. Sala com carteiras individuais enfileiradas, à frente há uma lousa e uma mesa.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Quadra, Sala.
  1. IDENTIFIQUE OS BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS DE MADEIRA E PINTE OS QUADRADINHOS CORRESPONDENTES.
Imagem: Ilustração. Carrinho de brinquedo colorido em tons de amarelo, laranja, azul e vermelho. Ilustração. Vídeo game com tela central e botões laterais. Ilustração. Trem de brinquedo colorido em tons de azul, verde, vermelho e laranja.  Fim da imagem.

( )

( )

( )

PROFESSOR Resposta correta: Carro, Trem.
  1. DESENHE UMA FESTA QUE VOCÊ COMEMORA COM SUA FAMÍLIA E UMA FESTA QUE COMEMORA NA ESCOLA.

FESTA EM FAMILIA

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FESTA NA ESCOLA

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PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 9. O estudante provavelmente estará familiarizado com o ambiente escolar e deve circular duas ilustrações: a da quadra de esportes e a da sala de aula. Nesta atividade, verifique se ele consegue identificar os espaços da escola, diferenciando-os do ambiente doméstico (representado, na atividade, pela ilustração de um quarto de dormir).

A atividade 9 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Atividade 10. Carrinho e trem. O estudante deve identificar o material de que é feito cada brinquedo representado nas ilustrações. É esperado que o estudante compreenda que antigamente a maioria dos brinquedos era feita de madeira.

A atividade 10 favorece a mobilização da habilidade EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Atividade 11. É esperado que o estudante faça, no espaço à esquerda, um desenho que represente uma festa em família. Verifique se ele consegue diferenciar as comemorações que normalmente ocorrem no ambiente doméstico daquelas do ambiente escolar. Retome as diferenças entre os dois espaços, o doméstico e o escolar. Depois, é esperado que o estudante faça, à direita, um desenho que represente uma festa escolar, como eventos de fim de ano e até mesmo festas juninas ou celebrações de Carnaval.

A atividade 11 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

O diálogo em sala de aula

O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas. O trabalho docente nunca é unidirecional. As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, às dificuldades que encontram na assimilação dos conhecimentos. Servem, também, para diagnosticar as causas que dão origem a essas dificuldades.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática : série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994. p. 250.