MP023
O QUE É A HISTÓRIA?
É UM MUNDO DE PEQUENAS HISTÓRIAS.
É O QUE MUITOS JÁ VIVERAM E VIVEM.
SÃO AS SUAS EXPERIÊNCIAS.
É COMO VOCÊ CRESCEU.
É SABER QUE TUDO MUDOU.
OU NÃO MUDOU TANTO ASSIM...
É SABER QUE JÁ HAVIA MUITA COISA ANTES DE NÓS.
E QUE ESTAMOS, A CADA MINUTO, CONSTRUINDO O QUE VIRÁ DEPOIS.
DESENHE E PINTE AO REDOR DO TEXTO UM POUCO DA SUA HISTÓRIA E ALGUNS PLANOS PARA O FUTURO.
MP024
CONHEÇA SEU LIVRO
SEU LIVRO ESTÁ ORGANIZADO EM 4 UNIDADES.
VEJA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NELE.
PARA COMEÇAR
COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ VAI PERCEBER QUE JÁ SABE MUITAS COISAS QUE SERÃO ESTUDADAS AO LONGO DESTE ANO.
ABERTURA DA UNIDADE
PARA COMEÇAR NAS PÁGINAS DE ABERTURA, VOCÊ VAI EXPLORAR IMAGENS E CONHECER OS ASSUNTOS TRABALHADOS NA UNIDADE.
CAPÍTULO E ATIVIDADES
VOCÊ APRENDERÁ MUITAS COISAS NOVAS ESTUDANDO OS CAPÍTULOS E RESOLVENDO AS ATIVIDADES.
O MUNDO QUE QUEREMOS
VOCÊ VAI LER, REFLETIR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE ALGUMAS ATITUDES NO COTIDIANO: COMO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, VALORIZAR E RESPEITAR AS DIFERENTES CULTURAS, COLABORAR PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E CUIDAR DA SAÚDE.
MP025
ATIVIDADE DIVERTIDA
NESSA SEÇÃO, VOCÊ VAI SE DIVERTIR ENQUANTO RECORDA ALGUNS CONTEÚDOS.
O QUE VOCÊ APRENDEU
NESSAS PÁGINAS, VOCÊ VAI ENCONTRAR MAIS ATIVIDADES PARA REVER O QUE ESTUDOU NA UNIDADE E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES.
PARA TERMINAR
AS ATIVIDADES DESSA SEÇÃO VÃO MOSTRAR O QUANTO VOCÊ APRENDEU E SE DIVERTIU AO LONGO DESTE ANO.
ÍCONES UTILIZADOS
ICONES QUE INDICAM COMO REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
ATIVIDADE PARA CASA
DESENHO OU PINTURA
USO DE TECNOLOGIAS
ÍCONES QUE INDICAM TRABALHO COM TEMAS TRANSVERSAIS:
MP026
SUMÁRIO
PARA COMEÇAR, p. 8
UNIDADE 1. QUEM SOU EU 12
CAPÍTULO 1. EU SOU ASSIM, p. 14
CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM, p. 18
O MUNDO QUE QUEREMOS: O DIREITO AO NOME, p. 22
CAPÍTULO 3. A CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA, p. 24
CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA, p. 28
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 32
UNIDADE 2. A VIDA FAMILIAR 36
CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA, p. 38
CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA, p. 42
O MUNDO QUE QUEREMOS: FAMÍLIA É FAMÍLIA, p. 46
CAPÍTULO 3. TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA, p. 48
ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 52
CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA, p. 54
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 58
MP027
UNIDADE 3. A ESCOLA
CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER, p. 64
CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA?, p. 68
O MUNDO QUE QUEREMOS: MUITOS JEITOS DE APRENDER, p. 72
CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO, p. 74
ATIVIDADE DIVERTIDA, p. 78
CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA, p. 80
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 84
UNIDADE 4. BRINCADEIRA E FESTAS 88
CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS, p. 90
CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO, p. 94
O MUNDO QUE QUEREMOS: INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS, p. 98
CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL, p. 100
CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES, p. 104
O QUE VOCÊ APRENDEU, p. 108
PARA TERMINAR, p. 112
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, p. 116
MP028
PARA COMEÇAR
OLÁ, ESTUDANTE! VOCÊ VAI FAZER, AGORA, ALGUMAS ATIVIDADES E VAI DESCOBRIR QUE JÁ SABE MUITAS COISAS! VAMOS LÁ?
- QUAL É O SEU NOME E O SEU SOBRENOME? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- QUAL É A SUA DATA DE NASCIMENTO? ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- ORDENE AS ETAPAS DE CRESCIMENTO DE UMA PESSOA NUMERANDO OS QUADRADINHOS A SEGUIR (COM OS NÚMEROS 1, 2 E 3).
( )
PROFESSOR
Resposta: 3( )
PROFESSOR
Resposta: 2( )
PROFESSOR
Resposta: 1- QUEM SÃO AS PESSOAS COM AS QUAIS VOCÊ CONVIVE DIARIAMENTE EM SUA CASA?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica desta seção podem ser trabalhadas na semana 1.
Orientações
Professor: nesta seção encontra-se a avaliação diagnóstica, que pode ser aplicada no início do ano letivo, antes da introdução dos estudos da unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade de construção de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado de sua turma.
Atividade 1. Esta atividade trabalha com um elemento-chave da identidade do estudante, o vínculo com a própria história com base no conhecimento de seu nome. Verifique se o estudante escreve corretamente o nome e o sobrenome e se consegue diferenciá-los. É importante, também, verificar se ele compreende que o sobrenome vem depois do nome. Atente para alguma dificuldade na escrita ou na identificação pessoal, principalmente em relação ao sobrenome.
A atividade 1 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
Atividade 2. Verifique se o estudante organiza a resposta, considerando sua data de nascimento (dia, mês e ano). É esperado que ele escreva a data utilizando somente algarismos; não é necessário, portanto, que as crianças escrevam o nome do mês por extenso, embora muitas provavelmente já sejam capazes de fazê-lo.
A atividade 2 favorece a mobilização da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
Atividade 3. O estudante deve indicar corretamente a ordem de crescimento de uma pessoa, compreendendo as etapas de desenvolvimento do corpo humano. A ordem dos quadradinhos deve ser a seguinte: 3, 2 e 1.
A atividade 3 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
Atividade 4. O estudante deve registrar quem são as pessoas com as quais ele convive todos os dias em casa. Esta atividade pode ajudar você, professor, a conhecer melhor seus estudantes, aproximando-se da realidade de cada um.
A atividade 4 favorece a mobilização da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
MP029
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- DESENHE UMA LEMBRANÇA DIVERTIDA DE ALGUM ACONTECIMENTO EM FAMÍLIA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação._____
- CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER!
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. O estudante deve expressar, por meio do desenho, uma lembrança com a família. Preste atenção à lembrança apontada. Ela deverá estar relacionada à vivência do estudante e poderá indicar fatos marcantes, memoráveis, e muitas vezes nem sempre felizes. É interessante procurar conversar com o estudante sobre o que o desenho representa para ele.
A atividade 5 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI02 : Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade; e EF01HI06 : Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Atividade 6. O estudante deve identificar quais são suas atividades preferidas entre as opções dispostas na ilustração: jogo de bola com amigos; pintura (desenho); leitura de livro em grupo; leitura de livro individual; montagem de blocos. Verifique se as atividades apontadas pelo estudante são coletivas ou individuais. Por meio das escolhas, podem-se compreender quais são os gostos pessoais do estudante e suas especificidades.
A atividade 6 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade; e EF01HI02 : Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Habilidades da BNCC em foco nesta seção:
EF01HI01; EF01HI02; EF01HI03; EF01HI04; EF01HI05; EF01HI06; EF01HI07 e EF01HI08.
MP030
- CIRCULE OS DESENHOS QUE MOSTRAM TAREFAS QUE VOCÊ FAZ EM CASA.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- OBSERVE A FIGURA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUANTAS PESSOAS FORMAM ESSA FAMÍLIA?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sete pessoas.- HÁ CRIANÇAS? QUANTAS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim. Três criançasMANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7. O estudante deve escolher as tarefas que costuma realizar com a família, no ambiente doméstico. Observe que algumas atividades mostradas nas ilustrações podem extrapolar a mera divisão de tarefas. Converse com eles e verifique como as tarefas são divididas em casa, se elas não tomam o tempo de estudo e de lazer da criança, se são impostas ou discutidas em família.
A atividade 7 favorece a mobilização das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Atividade 8. A família é formada por sete pessoas. Espera-se que o estudante identifique que a família é composta de três crianças.
O estudante deve observar a imagem, contar as pessoas e indicar corretamente o número de membros da família. Na segunda pergunta, ele deve perceber que há três crianças na imagem. Trabalhe a atenção do estudante e sua capacidade de observação.
A atividade 8 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
A avaliação diagnóstica
É importante notar que a avaliação diagnóstica, segundo muitos autores, tem o objetivo de levantar, verificar e diagnosticar, de modo geral, as capacidades e os conhecimentos dos estudantes. Segundo Hoffmann, o estudante deve se sentir parte do processo de educação,
[...] desde o primeiro dia de aula, a partir do diálogo, de processos interativos, de desafios cognitivos, apontando-lhes os avanços, vibrando com ele, escutando as perguntas que faz, tornando-o mais curioso sobre tudo. Para que isso aconteça o aluno precisa se sentir parte da sua aprendizagem.
HOFFMAN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação . Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 36.
MP031
- CIRCULE OS ESPAÇOS QUE FAZEM PARTE DE SUA ESCOLA.
PROFESSOR
Resposta: Quadra, Sala.- IDENTIFIQUE OS BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS DE MADEIRA E PINTE OS QUADRADINHOS CORRESPONDENTES.
( )
( )
( )
PROFESSOR
Resposta correta: Carro, Trem.- DESENHE UMA FESTA QUE VOCÊ COMEMORA COM SUA FAMÍLIA E UMA FESTA QUE COMEMORA NA ESCOLA.
FESTA EM FAMILIA
_____
FESTA NA ESCOLA
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9. O estudante provavelmente estará familiarizado com o ambiente escolar e deve circular duas ilustrações: a da quadra de esportes e a da sala de aula. Nesta atividade, verifique se ele consegue identificar os espaços da escola, diferenciando-os do ambiente doméstico (representado, na atividade, pela ilustração de um quarto de dormir).
A atividade 9 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Atividade 10. Carrinho e trem. O estudante deve identificar o material de que é feito cada brinquedo representado nas ilustrações. É esperado que o estudante compreenda que antigamente a maioria dos brinquedos era feita de madeira.
A atividade 10 favorece a mobilização da habilidade EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Atividade 11. É esperado que o estudante faça, no espaço à esquerda, um desenho que represente uma festa em família. Verifique se ele consegue diferenciar as comemorações que normalmente ocorrem no ambiente doméstico daquelas do ambiente escolar. Retome as diferenças entre os dois espaços, o doméstico e o escolar. Depois, é esperado que o estudante faça, à direita, um desenho que represente uma festa escolar, como eventos de fim de ano e até mesmo festas juninas ou celebrações de Carnaval.
A atividade 11 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
O diálogo em sala de aula
O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas. O trabalho docente nunca é unidirecional. As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, às dificuldades que encontram na assimilação dos conhecimentos. Servem, também, para diagnosticar as causas que dão origem a essas dificuldades.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática : série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994. p. 250.