MP032

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

2

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

3

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

4

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

5

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

6

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

7

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

8

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

9

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

10

EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

11

EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

MP033

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir, podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa em que se encontram no Ensino Fundamental. Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes tomem consciência de suas descobertas anteriores e de seu desenvolvimento pedagógico ao longo dos anos. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

  1. Quais são minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
  1. Como imagino que será a passagem para o ano do Ensino Fundamental?
  1. Quais facilidades imagino ter ao longo desse ano?
  1. Em qual aspecto imagino que terei mais dificuldade?
  1. Que estudante do ano eu imagino que serei?
  1. Quais minhas principais responsabilidades como estudante ao longo desse ano letivo?
  1. Como gostaria que fosse minha relação com os professores no Ensino Fundamental?
  1. Como desejo que seja minha relação com os colegas de turma ao longo do ano?
  1. O meu cotidiano vai mudar em relação ao ano anterior?
  1. Existe algum tipo de atividade que gostaria de realizar que não realizava antes?
  1. Como espero que seja o dia a dia no ano?
  1. Quais foram os temas que mais gostei de estudar na Educação Infantil?
  1. O que gostaria de estudar no ano?

MP034

Unidade 1. QUEM SOU EU

Imagem: Ilustração complementar das páginas 12 e 13. Parque com árvores e flores coloridas. Há pessoas em atividades diversas. Homem de cabelo curto castanho com capacete azul, e menina de cabelo longo castanho com capacete amarelo, estão andando de bicicleta em uma passarela. Duas meninas jogando bola. Dois meninos soltando pipa. Menino de cabelo curto preto liso diz “Oi, meu nome é Francisco. E o seu?”, e menina de cabelo longo cacheado castanho responde “Oi, Francisco, meu nome é Joana”, sentados brincando com urso e boneca. Três meninos e uma menina brincando em um campo de areia. Dois meninos sentados em um balanço. Um menino e uma menina descendo de um escorregador. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução

Nesse momento em que os estudantes estão ingressando no Ensino Fundamental é importante que comecem a tomar contato com conceitos básicos dos diferentes componentes curriculares, de maneira ampla e integrada às próprias experiências de vida. Dessa forma, a unidade 1, Quem sou eu, que abre este volume, trabalha o autoconhecimento como um conceito básico fundamental para a construção do saber histórico, trazendo uma série de textos, atividades e ilustrações que propõem a identificação das transformações que ocorrem com cada estudante com o passar do tempo, assim como a percepção do seu pertencimento ao grupo familiar e à história da família, o reconhecimento da noção de temporalidade e das lembranças que compõe sua própria história de vida.

Em consonância com a Competência Geral da Educação Básica 8 da BNCC, a unidade estimula os estudantes a conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana. Em consonância com a Competência Específica de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental 1 da BNCC, a unidade busca levar os estudantes a compreender a si e ao outro como identidades diferentes, exercitando o respeito à diferença. A proposta da unidade relaciona-se ainda com a Competência Específica de História para o Ensino Fundamental 2 da BNCC e, desse modo, visa contribuir para que o estudante possa compreender a historicidade no tempo e no espaço, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

Unidade temática da BNCC em foco na unidade:

  • Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

    Objetos de conhecimento em foco na unidade:

  • As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro).
  • As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

    Habilidades da BNCC em foco nesta unidade:

    EF01HI01 e EF01HI02.

MP035

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
  1. FAÇA COMO FRANCISCO. APRESENTE-SE A UM COLEGA, DIZENDO SEU NOME, E DEPOIS PERGUNTE O NOME DELE.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos pedagógicos da unidade:

  • Valorizar a diversidade étnica, cultural e de necessidades especiais nos espaços de socialização dos quais o estudante participa.
  • Identificar mudanças e permanências em aspectos físicos e de personalidade próprios e dos demais ao longo do tempo.
  • Desenvolver a empatia e atitudes de autoestima e de solidariedade.
  • Conhecer a noção básica de registros históricos.
  • Identificar as lembranças como parte de sua história de vida.
  • Organizar acontecimentos históricos em sequência, no tempo e no espaço.

    Roteiro de aulas

    As duas aulas previstas para a abertura da unidade 1 e os conteúdos das páginas 14 e 15 podem ser trabalhadas na semana 2.

    Orientações

    As atividades de abertura da unidade podem ser conduzidas como atividades preparatórias para o trabalho com conteúdos, competências e habilidades que serão desenvolvidos com os estudantes.

    Peça aos estudantes que observem a ilustração e estimule-os a comentar o que observaram: a alegria das crianças representadas, as brincadeiras, os elementos do parque poderão ser citados nesse contato inicial.

    Utilize as atividades do boxe Vamos conversar para explorar a ilustração com a turma. Depois da atividade 1, quando os estudantes tiverem indicado suas brincadeiras preferidas, peça a eles que observem se as brincadeiras que foram citadas estão representadas na ilustração.

    Peça aos estudantes que observem se todas as crianças representadas na ilustração são iguais ou se têm características físicas (como a altura, a cor do cabelo, da pele e dos olhos, o formato do corpo e do rosto) e de personalidade (escolha das brincadeiras e das roupas) diferentes. Pergunte aos estudantes se eles se identificam com alguma personagem da ilustração ou se têm características em comum com mais de uma personagem. Por exemplo, um estudante pode usar óculos, gostar de brincar no balanço e ter cabelo cacheado. Há muitas possibilidades de combinação de características.

    Converse com a turma sobre a variedade de maneiras de ser, muitas retratadas na ilustração e outras percebidas entre os colegas, enfatizando o respeito às diferenças.

    Para encerrar, peça aos estudantes que digam seus nomes e destaque a importância dos nomes como uma maneira de reconhecer a identidade de cada um.

MP036

Capítulo 1. EU SOU ASSIM

AS PESSOAS, OS OBJETOS, OS ANIMAIS, AS PLANTAS E OS LUGARES TÊM NOME.

CADA NOME TEM UMA ORIGEM E UMA HISTÓRIA.

Imagem: Ilustração. Pátio de uma escola com crianças reunidas. Menino de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada, diz “Meu nome é Mateus”, para uma menina de cabelo longo loiro. Menino de cabelo castanho, diz “Oi, eu me chamo Bruno” para um menino de cabelo ruivo cacheado e um menino de cabelo cacheado preto, responde “Oi, meu nome é Marcos”. Menina de cabelo longo loiro preso, diz “Oi, eu sou a Sofia. Quem é você?”, mulher de cabelo cacheado longo castanho, responde “Oi, Sofia, Eu sou a Professora Ana”. Menino de cabelo curto preto, diz “Oi, eu sou o Pedro. Qual é o seu nome?” e a menina de cabelo longo cacheado preto responde “Oi, meu nome é Aline”. Fim da imagem.
  1. ESCREVA SEU NOME AQUI.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal
  1. VOCÊ JÁ SABE O NOME DE TODOS OS COLEGAS DA TURMA?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Reconhecer a identidade pessoal por meio da reflexão sobre o nome próprio.
  • Reconhecer a si mesmo e ao outro desenvolvendo a empatia, a autoestima e a solidariedade.
  • Valorizar a diversidade étnica, cultural e de necessidades especiais nos espaços de socialização dos quais o estudante participa.
  • Descrever aspectos da história pessoal com base na definição do nome próprio e do sobrenome.
  • Identificar mudanças e permanências em aspectos da personalidade ao longo do tempo.

    Orientações

    Peça aos estudantes que observem a ilustração da página 14 e leia com eles os textos em cada um dos balões de fala das personagens. Pergunte em que situações os nomes são utilizados na ilustração. Incentive-os a descrever as características de cada personagem e, então, proponha uma conversa sobre o que representa o nome próprio.

    Explique à turma que o nome compõe a identidade pessoal. É possível que, na turma ou na escola, dois estudantes tenham o mesmo nome. Pergunte como é possível diferenciá-los. Espera-se que o sobrenome seja indicado como solução.

    As atividades 1 e 2, de escrita do próprio nome e reconhecimento dos nomes dos colegas, associadas à reflexão sobre as noções de identidade, exploram a Competência Específica de Ciências Humanas 1 da BNCC: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

    No capítulo 1 o tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, pode começar a ser desenvolvido com os estudantes em sala de aula, com especial ênfase à reflexão sobre a identidade de cada um.

    O ensino de História nos anos iniciais

    Pensar o ensino de História no ciclo de alfabetização significa contemplar mais do que conteúdos, trata-se de pensar numa prática que promova a pesquisa como elemento norteador do currículo, pois entendemos que, por meio dos questionamentos feitos ao passado, a fim de respondermos problemáticas atuais, temos o desenvolvimento da consciência histórica [...]. Não se trata de excluir os conteúdos e sua importância, mas de instigar novos olhares ao passado, destacando no mesmo, suas ligações com o presente, além de distinguir transformações e continuidades em meio às construções humanas.

    CANDOTI, Eliane Aparecida. O ensino de História nos anos iniciais: apontamentos no processo de construção do conhecimento histórico. História & Ensino , Londrina, v. 19, n. 2, p. 285-301, jul./dez. 2013

MP037

O NOME DA CRIANÇA É ESCOLHIDO PELA FAMÍLIA OU PELOS RESPONSÁVEIS.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. EM CASA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES PARA SABER COMO SEU NOME FOI ESCOLHIDO, FAZENDO AS PERGUNTAS ABAIXO E ANOTANDO AS RESPOSTAS NO CADERNO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Homem idoso de cabelo curto grisalho e óculos de armação quadrada azul, vestindo casaco azul, camiseta rosa e calça marrom, sentado em uma poltrona vermelha. Ao lado, um sofá vermelho com um homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde e calça azul, está com a mão sobre a cabeça de um menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta e bermuda azul. Fim da imagem.

DEPOIS DO NOME, O SOBRENOME

ALÉM DO NOME, AS PESSOAS TÊM SOBRENOME.

ELE TAMBÉM CONTA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA PESSOAL

E AJUDA A DIFERENCIAR PESSOAS QUE TÊM O MESMO NOME.

  1. ESCREVA SEU SOBRENOME AQUI.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. AGORA, ESCREVA SEU NOME COMPLETO: NOME E SOBRENOME.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa. Por meio da entrevista com os familiares, os estudantes terão contato com a prática da investigação histórica e de literacia familiar. Estimule-os a registrar, dentro de suas possibilidades, as respostas dos familiares por escrito. Provavelmente, os estudantes encontrarão algumas dificuldades para fazer o registro da entrevista por escrito. Dessa forma, é interessante orientá-los a registrar as ideias e palavras que considerarem mais importantes e que os ajudem a recordar as respostas de seus familiares para depois contarem as descobertas para o restante da turma. Eles também podem gravar a entrevista para facilitar o registro e a memorização do que foi relatado pelos familiares.

A atividade favorece a literacia familiar por meio do diálogo, da interação verbal, da troca de experiências entre os estudantes e seus familiares e da integração dos conhecimentos construídos pelos estudantes em casa e na escola.

Atividades 4 e 5. Explique à turma que o nome é escolhido por alguém, mas o sobrenome se recebe da família e é compartilhado entre os parentes. Isso diferencia uma família de outras e cria entre os membros uma identidade comum.

As atividades 3, 4 e 5, aliadas à reflexão sobre os sobrenomes e a identidade familiar, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para desenvolver com os estudantes a consolidação dos processos que envolvem a literacia e a alfabetização. Sugerimos que esses conhecimentos sejam trabalhados com a turma e individualmente, para que cada estudante se sinta apoiado em suas dificuldades. É importante construir um clima de colaboração entre os estudantes e entre você e eles, para que eles se sintam confiantes, seguros e estimulados a continuar aprendendo e a superar os desafios.

Literacia familiar

O êxito das crianças na aprendizagem da leitura e da escrita está fortemente vinculado ao ambiente familiar e às práticas e experiências relacionadas à linguagem, à leitura e à escrita que elas vivenciam com seus pais, familiares ou cuidadores, mesmo antes do ingresso no ensino formal. Esse conjunto de práticas e experiências recebe o nome de literacia familiar [...].

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização . Brasília, DF: MEC, SEALF, 2019. p. 23. Disponível em: http://fdnc.io/f6b. Acesso em: 10 jul. 2021

MP038

CADA PESSOA É ÚNICA

VOCÊ JÁ NOTOU QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?

VOCÊ E SEUS AMIGOS TÊM JEITOS DIFERENTES DE ANDAR, DE FALAR E DE PENSAR. ALGUNS GOSTOS SÃO PARECIDOS E OUTROS SÃO DIFERENTES. APESAR DAS DIFERENÇAS, DEVEMOS APRENDER A RESPEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO, PARA VIVERMOS EM HARMONIA.

  1. ASSINALE SUAS ATIVIDADES FAVORITAS.
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Quatro meninos e duas meninas em uma quadra jogando bola de basquete, acima há uma cesta de basquete. Fim da imagem.

( ) EDUARDO ADORA JOGAR BASQUETE COM OS AMIGOS.

Imagem: Ilustração. Duas meninas e dois meninos dançando com notas musicais ao redor e um globo de luz pendurado acima. Fim da imagem.

( ) RAFAEL ADORA DANÇAR.

Imagem: Ilustração. Três meninas e dois meninos em uma roda conversando. Fim da imagem.

( ) MARCELO GOSTA MUITO DE CONVERSAR.

Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul, sentada em uma almofada segurando um livro aberto, ao lado há uma poltrona azul e uma televisão em uma estante. Fim da imagem.

( ) LEILA ADORA LER E OUVIR MÚSICA.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta laranja. E menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde. Estão jogando vídeo game com uma televisão na frente. Fim da imagem.

( ) ALICE GOSTA DE JOGAR GAMES.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta branca. Está sentada em frente a uma mesa com um papel e um lápis desenhando, ao lado há uma cama rosa.  Fim da imagem.

( ) BIANCA GOSTA DE DESENHAR.

Boxe complementar

HORA DA LEITURA

  • EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR, DE HEINZ JANISCH. SÃO PAULO: BRINQUE-BOOK, 2017. COM TEXTO RIMADO E BELAS ILUSTRAÇÕES, ESSE LIVRO APRESENTA FATOS DIVERTIDOS SOBRE O CORPO HUMANO.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 16 e 17 podem ser trabalhadas na semana 3.

Orientações

Estimule os estudantes a perceber que, apesar de termos características em comum, somos todos diferentes, pois existem particularidades que nos diferenciam uns dos outros.

Explique que a personalidade influencia a forma de cada um pensar, sentir e agir e que as características de personalidade, como escolhas e gostos pessoais, refletem nossas heranças e práticas culturais do âmbito familiar e de outros grupos de convívio. Diga aos estudantes que aprender a conviver com as especificidades de cada pessoa é fundamental para a harmonia da vida em comum.

Atividade 6. Oriente os estudantes a assinalar as atividades preferidas deles. Depois, estimule-os a compartilhar e a comparar suas escolhas com as dos colegas.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Para o estudante assistir

Normal é ser diferente.

Direção: Alopra Estúdio. Brasil, 2015. 4 min.

Clipe da música de Jair de Oliveira feita para o álbum Grandes pequeninos. A canção aborda o tema da diversidade e da amizade entre pessoas diferentes.

A construção da identidade

O conceito de identidade agrupa uma série de noções, como a de permanência, de manutenção de referências que não mudam com o tempo, por exemplo, seu nome, suas relações de parentesco, sua nacionalidade. Apesar de saber que mudei com o passar do tempo, sei que sou o mesmo que era ontem, ou seja, tenho dentro de mim um autorreconhecimento a partir de aspectos fundamentais de minha história de vida. Assim, quando penso em quem eu sou, esse meu “eu” tem uma constância ao longo do tempo. Tem também uma unidade, ou seja, sei que sou uma única pessoa e que mesmo mudando não me transformei em outra. A identidade, então, é essa consciência do reconhecimento individual que permite a distinção do “eu”.

AMARAL, Vera Lúcia do . A formação da identidade : alteridade e estigma. Natal: EDUFRN, 2007. p. 4.

MP039

  1. COMPLETE AS FICHAS A SEGUIR COM SEUS GOSTOS E SUAS PREFERÊNCIAS. VOCÊ PODE ESCREVER OU DESENHAR.
PROFESSOR Resposta pessoal.

UM POUCO SOBRE MIM

Imagem: Ilustração. Ficha verde com o título “um pouco sobre mim”, abaixo, menino de cabelo curto castanho, com o rosto apoiado sobre os braços cruzados. Ao lado, menina de cabelo curto cacheado com faixa amarela, vestindo camiseta amarela. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha com espaço para escrever o Nome. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha rosa com o título “esporte favorito”, abaixo, ilustração de menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e bermuda laranja, correndo. Ao lado, uma menina de cabelo longo castanho cacheado, vestindo camiseta listrada roxa e saia amarela, chutando uma bola. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha verde com o título “comida favorita” com a ilustração de um garfo, uma colher e uma faca. No canto inferior direito, uma maçã e uma laranja. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha verde com o título “música favorita” com ilustração de um violão e notas musicais. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ficha rosa com o título “cor favorita” com ilustração de uma camiseta branca. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. Oriente os estudantes a preencher cada quadro escrevendo, desenhando ou pintando para representar o esporte, o alimento, a brincadeira e a cor preferida. Procure garantir uma atmosfera de liberdade, respeito e compreensão entre os estudantes, de modo que se sintam confortáveis para partilhar gostos e opiniões distintos. Ao perceber as particularidades que os diferenciam, estimule-os a respeitar e a estimar as preferências dos demais. Aproveite para orientá-los a ouvir os colegas e respeitar o momento de fala de cada um.

A atividade 7, de escrita e representação de gostos e preferências, acompanhada da reflexão sobre identidade, explora a Competência Específica de Ciências Humanas 1 da BNCC: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

Para o estudante ler

Flicts, de Ziraldo. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2019. Nesse livro, que se tornou um clássico da literatura infantil, Ziraldo narra uma história na qual as personagens são cores. Flicts é a cor da Lua, solitária e triste, que se sente diferente das outras.

Atividade complementar: Eu gosto de...

  • Proponha uma atividade interdisciplinar associando História e Língua Portuguesa. Pergunte aos estudantes quais são os alimentos preferidos deles e escreva na lousa o nome dos alimentos.
  • Peça aos estudantes que escrevam no caderno o nome do alimento preferido deles. Para identificar a palavra correspondente na lousa, incentive-os a reconhecer as letras iniciais. Se preferir, oriente-os a formar grupos para estimular a construção coletiva da aprendizagem. A atividade favorece o processo de alfabetização.
  • Pergunte aos estudantes que outras categorias gostariam de incluir na atividade, como esporte, brincadeira, música ou animal.

MP040

CAPÍTULO 2. A HISTÓRIA DE CADA UM

VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO A SUA HISTÓRIA DESDE QUE NASCEU.

TUDO O QUE VIU, OUVIU, FEZ OU CONHECEU FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.

A HISTÓRIA DE SUA VIDA É ÚNICA E A CADA DIA GANHA NOVOS ACONTECIMENTOS E AUMENTA UM POUQUINHO.

Imagem: Ilustração. Seis crianças em balanços ligados no mesmo ferro de apoio em um campo aberto. Da esquerda para direita: Menina bebe de cabelo curto preto, vestindo camiseta rosa e macacão azul, em um balanço com trava; Menino bebe de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde e macacão azul, em um balanço com trava; Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo vestido roxo; Menino de cabelo curto castanho e sem os dentes da frente, vestindo camiseta xadrez vermelha e calça azul; Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e bermuda laranja; Menino de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul e bermuda amarela. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 18 e 19 pode ser trabalhada na semana 4.

Objetivos pedagógicos do capítulo

• Identificar mudanças e permanências nos aspectos físicos próprios e dos demais ao longo do tempo.

• Refletir sobre o próprio desenvolvimento cognitivo e a aquisição de novas habilidades ao longo do tempo.

Orientações

Leia com os estudantes o texto da página 18 e faça perguntas para ajudá-los a analisar a ilustração, por exemplo: quem está retratado nessa cena? Onde essas pessoas estão? O que elas estão fazendo? Elas têm a mesma idade? Em seguida, explore com a turma que sinais indicam que as crianças ilustradas têm idades diferentes, por exemplo, a altura delas, a dentição e o tipo de balanço que cada uma utiliza. Pergunte aos estudantes quais são as mudanças, físicas e comportamentais, pelas quais as pessoas passam com o tempo.

Comente que, com o passar do tempo, as crianças crescem e se tornam adultas. Explique que o amadurecimento físico e psicológico possibilita a aquisição de novas habilidades, que são desenvolvidas com o aprendizado na escola (ler e escrever, por exemplo) ou fora do contexto escolar (como andar de bicicleta).

O capítulo 2 permite o desenvolvimento do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da reflexão sobre as histórias individuais dos estudantes e do processo de construção da identidade de cada um ao longo do tempo.

Crescimento e sensibilidade

Para abordar a questão do crescimento em sala de aula, é preciso conhecimento e sensibilidade. É importante saber distinguir os casos em que a variação de estatura é normal entre as crianças de certa faixa etária das situações que podem envolver problemas médicos relativos ao crescimento. Cada criança desenvolve-se e cresce no seu tempo, e nem por isso apresenta algum problema de saúde. Mais importante que observar a altura atual é avaliar o ritmo de crescimento na infância. Crianças de baixa estatura podem sofrer situações de estigmatização e desenvolver problemas como a baixa autoestima. Por isso, é importante para educadores e familiares refletirem sobre suas percepções e ações sobre questões delicadas que envolvem o crescimento das crianças.

MP041

  1. CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DAS CRIANÇAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO DA PÁGINA ACIMA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Menina bebe de cabelo curto preto, vestindo camiseta rosa e macacão azul. Fim da imagem.

ALICE TEM APENAS 6 MESES E AINDA NÃO TEM DENTES.

Imagem: Ilustração. Menino bebe de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde e macacão azul. Fim da imagem.

JOSÉ TEM 1 ANO E APRENDEU A ANDAR.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo vestido roxo. Fim da imagem.

JULIANA TEM 4 ANOS E GOSTA DE JOGAR FUTEBOL.

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho e sem os dentes da frente, vestindo camiseta xadrez vermelha e calça azul.  Fim da imagem.

FELIPE TEM 6 ANOS E SABE ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e bermuda laranja. Fim da imagem.

LUÍSA TEM 8 ANOS E APRENDEU A ANDAR DE BICICLETA SEM USAR RODINHAS.

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul e bermuda amarela. Fim da imagem.

MATEUS TEM 10 ANOS E ESTÁ NO 5º ANO.

( ) LUÍSA

( ) FELIPE

( ) MATEUS

( ) ALICE

( ) JULIANA

( ) JOSÉ

( ) LER E ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS.

( ) ANDAR DE BICICLETA.

( ) JOGAR FUTEBOL.

( ) CONTAR HISTÓRIAS.

( ) TOCAR UM INSTRUMENTO.

( ) DANÇAR.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Leia com os estudantes os textos da atividade e estimule-os a reconhecer as letras que compõem o nome das crianças ilustradas, associando cada personagem à letra inicial do respectivo nome.

Leia novamente a descrição referente a cada criança e explore com os estudantes as informações que o texto traz sobre elas. Depois, cite as características das crianças e peça a eles que as identifiquem na cena retratada, por exemplo: quem tem 6 anos e sabe escrever algumas palavras? E quem tem apenas 1 ano e aprendeu a andar?

Pergunte aos estudantes qual é a personagem que tem a idade que mais se aproxima da deles. Auxilie-os a identificar o nome para que possam assinalar a resposta.

Cada personagem é identificada pelo nome, pela idade e pelas habilidades que já desenvolveu. Leia com os estudantes as habilidades elencadas na atividade e auxilie-os a assinalar aquela(s) que já sabem e gostam de fazer. Se julgar necessário, inclua outras habilidades.

A atividade 1 relaciona a análise de ilustração à leitura e propicia a localização e a retirada de informação explícita do texto e as inferências diretas, favorecendo a consolidação dos processos de alfabetização e literacia. Além disso, acompanhada da reflexão sobre as transformações físicas ao longo do tempo, a atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ ou de sua comunidade.

Para você ler

Sofrimento psicológico e baixa estatura na infância, de José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2004.

O livro aborda questões importantes relacionadas ao crescimento e às causas da baixa estatura, assim como suas implicações emocionais e psicológicas.

Para você assistir

Por uma infância sem racismo. Direção: Daniel Souza/Unicef. Brasil, 2010. 4 min.

Essa campanha da Unicef aborda os impactos do racismo na sociedade brasileira. Disponível em: http://fdnc.io/gsZ. Acesso em: 28 maio 2021.

MP042

MUDANÇAS COM O PASSAR DO TEMPO

VOCÊ MUDOU COM O PASSAR DO TEMPO.

AOS POUCOS VOCÊ CRESCEU E APRENDEU A ANDAR, A FALAR, A LER, A ESCREVER E A PRATICAR ESPORTES.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e calça preta. Ao lado, uma menina de cabelo longo preto e capacete rosa, está vestindo camiseta amarela, bermuda azul e proteção de joelho, está andando de bicicleta em um parque. Ilustração. Menina de cabelo longo preto e capacete rosa, está vestindo camiseta amarela com flores rosas, bermuda laranja e proteção de joelho, está andando de bicicleta em um parque.  Fim da imagem.

MUDANÇAS TAMBÉM ACONTECEM EM SEU CORPO: NA ALTURA, NO PESO, NA VOZ E NA DENTIÇÃO.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO CORPO PERMANECEM IGUAIS DURANTE A VIDA E SÃO ÚNICAS EM CADA PESSOA.

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

Imagem: Ilustração. Marca da digital de um dedo. Fim da imagem.

AS MARCAS QUE TEMOS NA PONTA DOS DEDOS, CHAMADAS IMPRESSÕES DIGITAIS, NÃO MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO E SÃO ÚNICAS PARA CADA PESSOA.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. USE TINTA GUACHE E PINTE A PONTA DE UM DEDO. CARIMBE-O NO PRIMEIRO ESPAÇO ABAIXO. DEPOIS, PEÇA A UM COLEGA QUE FAÇA O MESMO.
PROFESSOR Resposta pessoal.

_____

MINHA IMPRESSÃO DIGITAL.

_____

IMPRESSÃO DIGITAL DO COLEGA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo da página 20 pode ser trabalhada na semana 4.

Orientações

Pergunte aos estudantes por quais mudanças eles passaram recentemente, tanto as físicas como as novas habilidades que foram desenvolvidas. Depois, peça que comparem a primeira cena (menina andando de bicicleta com rodinhas, acompanhada da mãe) com a segunda (menina pedalando a bicicleta sem rodinhas). Diga a eles que se trata da mesma menina em diferentes momentos, com idades distintas. Então, pergunte aos estudantes qual imagem seria anterior e qual seria posterior. Espera-se que identifiquem a segunda imagem como posterior, porque a menina está mais alta e demonstra ter desenvolvido uma habilidade que não tinha.

Explique aos estudantes que, apesar das mudanças físicas e da aquisição de novos aprendizados, existem características no nosso corpo que não se alteram, como as marcas da íris e as impressões digitais.

Atividade 2. Incentive os estudantes a registrar a impressão digital de um dos dedos em seu próprio livro e no livro de um colega. Depois, se possível, com o auxílio de uma lupa, peça a eles que comparem as duas impressões digitais a fim de verificar como elas têm padrões diferentes.

A atividade 2 favorece o desenvolvimento da Competência Específica de Ciências Humanas 1: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos. A atividade também contribui com o desenvolvimento da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

As impressões digitais

As impressões digitais resultam de elevações conhecidas como papilas dérmicas, presentes na derme, a camada mais profunda da pele.

As impressões digitais são formadas por dobras da pele encontradas nos dedos das mãos e dos pés. [...]

Os diferentes desenhos das papilas contribuem para a importância das características, que são:

  • Unicidade – não existem dois indivíduos diferentes com impressões idênticas;
  • Imutabilidade – a característica da impressão se mantém igual desde o nascimento até a decomposição após a morte;

MP043

  1. ASSINALE UMA CARACTERÍSTICA DO CORPO DAS PESSOAS QUE MUDA COM O PASSAR DO TEMPO.

( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.

( ) DENTES.

( ) ALTURA.

PROFESSOR Resposta correta: Altura; Dentes.
  1. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Menino bebê de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e bermuda branca. Está sentado em um campo de grama com brinquedos em blocos coloridos espalhados à frente. Fim da imagem.

LEGENDA: DANIEL COM SEIS MESES. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, sorrindo, vestindo camisa vermelha e casaco preto. Fim da imagem.

LEGENDA: DANIEL COM 15 ANOS. FIM DA LEGENDA

( ) ALTURA E PESO.

( ) COR DOS OLHOS.

( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.

( ) CONJUNTO DOS DENTES.

PROFESSOR Resposta correta: ALTURA E PESO; CONJUNTO DOS DENTES.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ APRENDEU COM O PASSAR DO TEMPO, COM SEUS FAMILIARES.

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PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Praticabilidade os desenhos papilares podem ser obtidos com grande facilidade e rapidez;
  • Classificabilidade – os desenhos papilares, apesar de sua infinita variedade nas minúcias, atendem a um limitado número de tipos fundamentais, tornando possível classificá-los.

    JÚNIOR, Arnaldo Dal Pino; MAZI, Renan Corio. Identificação biométrica através da impressão digital usando redes neurais artificiais. Anais do XIV ENCITA 2008 , ITA, out. 2009. Disponível em: http://fdnc.io/gt1. Acesso em: 23 abr. 2021.

    Roteiro de aula

    A aula prevista para o conteúdo da página 21 pode ser trabalhada na semana 5.

    Orientações

    Atividade 3. Pergunte aos estudantes quais características físicas mudaram no corpo deles com o passar do tempo e faça uma lista na lousa com as respostas que surgirem. Em seguida, leia as alternativas da atividade para eles e oriente-os a assinalar as respostas.

    Atividade 4. Peça aos estudantes que observem atentamente as duas imagens da atividade e pergunte se elas retratam a mesma pessoa com idades diferentes. Auxilie-os a assinalar as respostas estimulando o reconhecimento das letras iniciais das palavras. Se for preciso, leia as opções várias vezes e pausadamente. A atividade favorece a consolidação de conhecimentos de literacia e alfabetização, por meio da relação entre texto e imagem, localização e retirada de informação explícita no texto e inferências diretas.

    Atividade 5. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa, propiciando a troca de experiências entre os estudantes e seus familiares e a valorização de seus conhecimentos. A atividade favorece ainda uma reflexão sobre as transformações pelas quais os estudantes passaram ao longo do tempo .

    Depois de realizarem a atividade, incentive os estudantes a apresentar o desenho para a turma e a identificar, entre os colegas, aqueles que escolheram atividades semelhantes. Estimule-os a perceber que os seres humanos aprendem por meio da interação social. Andar, comer, falar são habilidades adquiridas no convívio com quem já as domina.

    As atividades 3 a 5 contribuem com o desenvolvimento da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ ou de sua comunidade.

MP044

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

O DIREITO AO NOME

O NOME DE CADA PESSOA É MUITO IMPORTANTE. É POR MEIO DELE QUE CADA PESSOA SE APRESENTA E É APRESENTADA AO MUNDO. AO NASCER, TODA CRIANÇA DEVE SER REGISTRADA E RECEBER UM NOME.

O NOME FAZ PARTE DE QUEM SOMOS. ELE COMPÕE NOSSA IDENTIDADE. TER UM NOME É UM DOS DIREITOS BÁSICOS DAS CRIANÇAS GARANTIDOS PELA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, APROVADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM 1959. VOCÊ SABIA QUE ESSES DIREITOS VALEM PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO?

Imagem: Ilustração. Interior de um metro com destaque de um homem idoso e uma mulher grávida sentados em um banco azul. Homem idoso de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta amarela e calça azul, segurando uma bengala diz “você já escolheu o nome do bebê?” e a mulher de cabelo longo cacheado e faixa amarela, vestindo vestido curto rosa responde “sim, escolhi o nome mais bonito que conheço!”. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo desta seção pode ser trabalhada na semana 5.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Reconhecer a importância do nome para a identidade pessoal.
  • Valorizar a diversidade étnica, cultural e de necessidades especiais nos espaços de socialização dos quais o estudante participa.

    Orientações

    Analise a ilustração da página 22 com os estudantes. Pergunte quais são as características das pessoas representadas, onde elas estão, sobre o que elas podem estar conversando. Então, leia o texto e os balões de fala em voz alta para que possam confirmar suas hipóteses. Em seguida, leia o texto mais uma vez e peça aos estudantes que indiquem se há palavras que desconhecem e explique o significado a eles.

    Retome a conversa sobre a ilustração e comente que o bebê, mesmo antes de nascer, possui direitos. A gestante, por exemplo, tem o direito de fazer o pré-natal, que inclui exames e acompanhamento médico para que seu filho nasça saudável.

    Leia com os estudantes os textos das páginas 22 e 23. Após a leitura, comente com eles sobre a importância da certidão de nascimento, documento que todos devem ter por direito. Pergunte a eles se já viram a sua certidão de nascimento, se sabem todas as informações que constam nesse documento, como local, data e horário de nascimento e nome dos pais.

    Para concluir, relembre com os estudantes a pesquisa que realizaram com os familiares na página 15 sobre a escolha dos nomes deles.

    A seção permite o aprofundamento do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”.

    Registro civil de nascimento assegurado a todas as crianças e adolescentes

    O registro civil e a certidão de nascimento se relacionam a um dos direitos humanos das crianças brasileiras, garantido pelo artigo 102 do ECA e previsto na Constituição Federal de 1988, bem como pela Convenção sobre os Direitos das Crianças.

    Desde 1997, a Lei Federal no 9.534 obriga os cartórios a fazerem o registro civil e emitirem gratuitamente a primeira via da certidão de nascimento.

    Além disso, o direito a um nome e sobrenome, que preserve as identidades e ancestralidades indígenas e tradicionais, também é assegurado pelo artigo 2o da Resolução Conjunta CNJ/CNMP no 03/2012.

    Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Registro civil de nascimento assegurado a todas as crianças e adolescentes . Selo Unicef , edição 2017-2020. Disponível em: http://fdnc.io/gt2. Acesso em: 23 abr. 2021.

MP045

AGORA, VAMOS LER UM TRECHO DE OUTRO DOCUMENTO QUE TAMBÉM FALA SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS: É A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA, APROVADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM 1989

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e bermuda azul. Fim da imagem.

ARTIGO 7

A CRIANÇA DEVE SER REGISTRADA IMEDIATAMENTE APÓS SEU NASCIMENTO E, DESDE O MOMENTO DO NASCIMENTO, TERÁ DIREITO A UM NOME, A UMA NACIONALIDADE E, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, A CONHECER SEUS PAIS E SER CUIDADA POR ELES.

UNICEF. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA. ASSEMBLEIA GERAL DA ONU, 20 DE NOVEMBRO DE 1989. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fta. ACESSO EM: 23 MAR. 2021.

  1. POR QUE O NOME É IMPORTANTE?

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PROFESSOR Resposta: Porque o nome faz parte de quem somos e de nossa identidade. Ele conta um pouco de nossa história.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Leia em voz alta com a turma os textos da seção e indague os estudantes sobre a importância do nome de cada pessoa. Escreva na lousa as indicações que surgirem e releia cada resposta pronunciando pausadamente as palavras. Depois da atividade, ajude os estudantes a anotar suas respostas pessoais no livro.

A seção em seu conjunto, no texto apresentado e na reflexão proposta na atividade 1, mobiliza aspectos da Competência Geral da Educação Básica 8 da BNCC: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. A seção e a atividade mobilizam também a Competência Específica de Ciências Humanas 1 da BNCC: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos. A proposta da seção e da atividade contribui ainda para a consolidação dos conhecimentos de literacia e de alfabetização, promovendo a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a produção escrita e a compreensão textual, por meio da localização e retirada de informação explícita do texto e inferências diretas.

Educação em valores e temas contemporâneos

A formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade passa pelo conhecimento acerca de seus direitos. Promulgada em 1959, a Declaração Universal dos Direitos das Crianças orienta desde então os países do mundo inteiro a respeitarem as necessidades básicas das crianças. Toda criança tem direitos e um deles é o direito ao nome. A garantia de registro civil gratuito e universal a todos os cidadãos é uma forma de promover os valores cívicos, como respeito às identidades, à diversidade, ao patriotismo e à cidadania.

Certidão de batismo e certidão de nascimento

Até cerca de 150 anos atrás, meados do século XIX, o registro de nascimentos era realizado pela Igreja Católica por meio da certidão de batismo. Foi somente em 1874 que o Estado brasileiro promulgou um decreto regulamentando os registros civis de nascimentos, casamentos e óbitos.

MP046

CAPÍTULO 3. CADA DIA UMA NOVA HISTÓRIA

DESDE QUE VOCÊ NASCEU, MUITOS FATOS ACONTECERAM. VOCÊ PODE ORGANIZAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. OBSERVE A LINHA DO TEMPO DE DENISE

Imagem: Ilustração. 6 meses: Menina de cabelo curto cacheado castanho e laço rosa, vestindo macacão rosa, sentada em uma cadeira com suporte para prato, ao lado, uma mão leva uma colher até sua boca. 1 ano: Menina de cabelo curto cacheado castanho, vestindo macacão rosa, andando. 4 anos: Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta rosa e verde, andando de bicicleta vermelho. 6 anos: Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul, segurando uma mochila vermelha. 8 anos: Menina de cabelo longo castanho, vestindo vestido curto rosa, segurando um microfone com notas musicais ao redor. 10 anos: Menina de cabelo longo castanho cacheado e capacete rosa, vestindo camiseta verde e bermuda vermelha com proteção no joelho, está em cima de um skate. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE TRÊS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA NA LINHA DO TEMPO ABAIXO.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.

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1 ANO

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3 ANOS

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5 ANOS

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 24 e 25 podem ser trabalhadas na semana 6.

Objetivos pedagógicos do capítulo

• Identificar mudanças e permanências nos aspectos físicos e da personalidade próprios e dos demais ao longo do tempo.

• Compreender eventos cotidianos e suas variações de significado no tempo e no espaço, por meio do uso da linha do tempo.

• Organizar acontecimentos históricos em sequência, no tempo e no espaço.

• Identificar mudanças nos objetos ao longo do tempo.

Orientações

Analise a ilustração da página 24 com os estudantes, dando indícios de que se trata de uma mesma personagem em diferentes fases da infância. Pergunte a eles como a passagem do tempo pode ser percebida nessa personagem. Então, explique a eles que a linha do tempo representa a sucessão de acontecimentos no tempo e organiza os fatos cronologicamente.

Atividade 1. Oriente os estudantes a selecionar três acontecimentos significativos da sua vida para ilustrar em uma linha do tempo.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da Competência Específica de História 2 da BNCC: Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica. A atividade contribui ainda para o desenvolvimento da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Atividade complementar: Linha do tempo com fotografias

• Para ampliar a percepção da passagem do tempo, solicite aos estudantes que tragam fotografias pessoais de quando eram mais novos. Eles podem trazer imagens de ultrassonografia, fotografias da mãe gestante, dos primeiros dias de vida, das primeiras atividades, como engatinhar e andar, e dos aniversários.

• No dia combinado para realizar a atividade, peça aos estudantes que organizem as fotografias conforme a ordem cronológica dos acontecimentos. Depois, converse com eles sobre o quanto cresceram e quantas habilidades já desenvolveram.

MP047

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE NOS QUADROS ABAIXO O SEU BRINQUEDO PREFERIDO.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.

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AOS 2 ANOS

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AOS 4 ANOS

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AOS 6 ANOS

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. PEÇA AJUDA A UM ADULTO DE SUA FAMÍLIA PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo vestido rosa, segurando um menino bebê de camiseta azul e touca azul sobre uma manta amarela. Ao lado, um urso marrom sobre nicho na parede. Fim da imagem.

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PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e bermuda azul. Está dando passos, ao lado, destaque de pernas e mãos próximas ao menino. Fim da imagem.

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PROFESSOR Resposta pessoal
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. Sugerimos que a atividade seja realizada, com a ajuda dos familiares, favorecendo a literacia familiar e a valorização da história de vida dos estudantes.

Atividade 3. Caso os estudantes tenham dificuldade para se recordar dos brinquedos preferidos quando eram menores, a atividade pode ser finalizada em casa. Dessa forma, eles poderão encontrar os objetos que fizeram parte do seu cotidiano no passado ou conversar com seus familiares sobre o assunto. Se julgar adequado, peça autorização à família para que eles tragam esses objetos para a escola e mostrem aos colegas. Nesse caso, organize um espaço na sala de aula para que cada estudante possa expor os objetos relacionados à sua história pessoal próximos à linha do tempo composta de fotografias. Esse espaço ampliará o conhecimento de cada um sobre sua história, também favorecerá a autoestima e a solidariedade entre os estudantes.

As atividades 2 e 3, de reconhecimento de aspectos da história pessoal, aliadas à reflexão sobre a cronologia e as transformações, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

O capítulo 3 permite o aprofundamento do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da exploração das histórias individuais.

Atividade complementar: Linha do tempo do(a) professor(a)

Material

  • Fita adesiva
  • Fotografias de diferentes momentos de sua vida

    Como fazer

  1. Selecione fotografias de diferentes períodos da sua vida e mostre as imagens aos estudantes sem avisá-los de quem se trata, até que eles possam reconhecê-lo(a).
  2. Peça ajuda aos estudantes para organizar as fotografias em ordem cronológica em uma linha do tempo disposta na lousa com o uso de fita adesiva.

    Para você ler

    Aprender e ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Ana Claudia Urban. São Paulo: Cortez, 2015.

    O livro é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com diversas reflexões e sugestões teóricas e práticas para a condução das vivências nas aulas de História.

MP048

TUDO MUDA COM O PASSAR DO TEMPO

OS OBJETOS TAMBÉM MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO.

ALGUNS MUDAM APENAS DE APARÊNCIA, MAS CONTINUAM TENDO A MESMA FUNÇÃO, COMO O TELEFONE.

PARA OUVIR MÚSICAS, USAVA-SE A VITROLA, DEPOIS O TOCA-CDS E, HOJE, AS PESSOAS OUVEM MÚSICAS NO COMPUTADOR OU NO CELULAR.

Imagem: Fotografia. Vitrola em formato de mala. Fim da imagem.

LEGENDA: VITROLA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rádio com altos falantes largos e botões centrais, há local para fita cassete e cd. Fim da imagem.

LEGENDA: TOCA-CDS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Celular com fio ligado a fone com alto-falantes ligados por arco suporte de cabeça. Fim da imagem.

LEGENDA: CELULAR. FIM DA LEGENDA.

  1. CIRCULE, COM LÁPIS DE COR LARANJA, OS APARELHOS FABRICADOS NO PASSADO E, COM LÁPIS DE COR AZUL, OS APARELHOS FEITOS NOS DIAS ATUAIS.
Imagem: Ilustração. Sala com objetos antigos expostos em estantes, entre eles: Telefone laranja, máquina de escrever, vitrola com alto-falante alto, relógio alto de chão, relógio-cuco. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela, destacando um relógio de pulso. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde, destacando um notebook. Mulher de cabelo curto cacheado, vestindo vestido laranja, segurando um celular. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: LARANJA: TOCA-DISCOS; RELÓGIO DE PAREDE; RELÓGIO PENDULO; TELEVISÃO; MÁQUINA DE ESCREVER; TELEFONE. AZUL: CELULAR; NOTEBOOK; RELÓGIO DE PULSO.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 26 e 27 podem ser trabalhadas na semana 7.

Orientações

Escreva na lousa as palavras: “telefone”, “máquina de escrever”, “computador”, “vitrola”, “toca-CDs” e “celular”. Peça aos estudantes que as escrevam no caderno e identifiquem quais letras eles reconhecem. Depois, pergunte a eles se conhecem esses objetos, se sabem para que servem e se já os viram em algum lugar. Apresente cada um deles e comente brevemente sobre as mudanças que ocorreram na forma de ouvir música ou de escrever, por exemplo.

Motive os estudantes a refletir sobre a mudança em alguns objetos ao longo do tempo. Por exemplo, alguns utensílios domésticos utilizados pelas famílias antigamente tornaram-se peças de museu, o que possibilita conhecer como era a vida no passado. Outra possibilidade é mencionar que algumas pessoas gostam de colecionar ou utilizar peças antigas como objetos de decoração.

Atividade 4. Peça aos estudantes que analisem a cena e identifiquem os objetos retratados nela. Depois, oriente-os a distinguir quais aparelhos foram fabricados no passado, marcando-os com a cor laranja, e quais são produzidos no presente, destacando-os na cor azul.

A abordagem do texto da página 26, as reflexões a ele associadas e a atividade 4 favorecem o desenvolvimento da Competência Específica de História 2 da BNCC: Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

Para o estudante ler

Marcelo: de hora em hora, de Ruth Rocha. 11 ed. São Paulo: Editora Salamandra, 2013.

Nesse livro, Ruth Rocha compôs uma história divertida em que o menino Marcelo e sua mãe dialogam sobre o tempo e o funcionamento dos relógios.

Para você ler

Objeto, memória e afeto: uma reflexão, de Olívia Silva Nery, Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 10, n. 17, jul./dez. 2017.

O ensaio traz uma síntese da pesquisa de mestrado da autora sobre o significado dos objetos na vida das pessoas e sua relação com as memórias.

MP049

  1. NA SUA COMUNIDADE EXISTE ALGUM MUSEU OU CENTRO CULTURAL QUE TENHA OBJETOS ANTIGOS NO ACERVO?

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PROFESSOR Resposta pessoal.

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PROFESSOR Resposta pessoal.

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PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA, PESQUISE PELO MENOS UM OBJETO ANTIGO QUE EXISTE NESSE LOCAL E VERIFIQUE SE ELE AINDA É UTILIZADO OU SE FOI SUBSTITUÍDO POR OUTRO MAIS MODERNO.

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PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

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PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. Antes de iniciar a atividade com os estudantes, pergunte a eles se conhecem museus ou centros culturais. Pergunte também se eles sabem o que há nesses espaços e se conhecem outros locais onde objetos antigos são guardados. Converse com eles sobre a importância desses espaços para a preservação das memórias e história da comunidade.

Atividade 6. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa, com a ajuda de um familiar, de modo a promover a literacia familiar, a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes e os adultos de sua família. Caso o professor deseje, a atividade pode ser relacionada ainda à atividade complementar Objetos e suas funções comparando o objeto de família com o pesquisado no acervo da comunidade, procurando explorar as especificidades locais no meio urbano e vice-versa.

As atividades 5 e 6 têm o objetivo de motivar os estudantes a buscar informações, exercitando a iniciativa e a curiosidade deles, características diretamente relacionadas à Competência Geral da Educação Básica 2 da BNCC: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar, testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base no conhecimento das diferentes áreas. As atividades também contribuem ainda para o desenvolvimento da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Atividade complementar: Objetos e suas funções

  • Peça aos estudantes que escolham um objeto antigo da família e conversem com os familiares mais velhos sobre a história daquele objeto. Proponha um roteiro de questões, como: “Quando esse objeto foi adquirido?”, “Como foi utilizado ao longo do tempo?”, “Qual era a função desse objeto?”, “Ainda é possível que esse objeto cumpra sua função?”.
  • Os estudantes devem trazer as respostas por escrito e, se possível, uma ilustração do objeto.
  • Para concluir, pergunte aos estudantes se alguns objetos permanecem com a mesma forma por mais tempo que outros. Apresente comparações como a transformação rápida dos celulares e a lenta do lápis de escrever.

MP050

CAPÍTULO 4. TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA

OS EVENTOS DO DIA A DIA FORMAM NOSSA HISTÓRIA E NOSSAS LEMBRANÇAS.

ESSAS LEMBRANÇAS PODEM SER REGISTRADAS POR ESCRITO, EM FOTOGRAFIAS E EM VÍDEOS.

ELAS TAMBÉM PODEM SER COMPARTILHADAS POR MEIO DE HISTÓRIAS CONTADAS POR PESSOAS DA FAMILIA

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho preso, vestindo camiseta amarela. Está em frente a um bolo de cobertura marrom e uma vela de número 6, ao lado há salgadinhos e doces. Ao redor da menina há pessoas e bexigas. Fim da imagem.

LEGENDA: RAFAELA GOSTA DE VER AS FOTOFRAFIAS DE SEU ÚLTIMO ANIVERSÁRIO, QUANDO ELA COMPLETOU 6 ANOS. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 28 e 29 pode ser trabalhada na semana 8.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Identificar as lembranças como parte de sua histó ria de vida.
  • Desenvolver a noção de registros históricos.
  • Reconhecer a importância das relações de convivência para sua história de vida e para o desenvolvimento afetivo e cognitivo.

    Orientações

    Pergunte aos estudantes se já tiveram a oportunidade de ver fotografias de família em que eles e os familiares aparecem mais novos ou diferentes de como estão hoje. Depois, pergunte se eles entendem que as fotografias retratam momentos que já aconteceram e estão no passado. O objetivo é estimular os estudantes a perceber a passagem do tempo e a importância dos registros para recordar o passado.

    Em seguida, peça aos estudantes que observem a ilustração da página 28 e descrevam o que veem. Pergunte em quais situações costumam tirar fotografias e quais funções elas podem ter. Espera-se que eles compreendam que há eventos, como comemorações de aniversário, que não são rotineiros, o que os torna especiais. As fotografias também podem fazer parte do cotidiano e, mesmo que não tenham a intenção de registrar um momento especial, podem fornecer informações sobre o passado, como as roupas que eram utilizadas, os cortes de cabelo e a aparência das pessoas quando eram mais novas.

    Ao longo do capítulo 4 é possível aprofundar com os estudantes a abordagem do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da discussão sobre as histórias individuais e familiares.

    Atividade complementar: Lembrança de família

    • Proponha aos estudantes que conversem com os familiares sobre como eles costumam registrar suas lembranças e que peçam a eles que contem uma história sobre o passado dos estudantes da qual exista algum tipo de registro, como uma fotografia. Os estudantes devem anotar qual é o registro existente e, se possível, trazê-lo para a escola para mostrar aos colegas, enquanto relatam essa lembrança da história de vida deles, localizando-a no tempo e no espaço. A atividade promove a literacia familiar, isto é, a troca de conhecimentos entre os estudantes e os adultos de sua família e a integração dos conhecimentos construídos em casa e na escola.

MP051

  1. ESCREVA ALGUMAS LEMBRANÇAS QUE FORMAM A HISTÓRIA DE SUA VIDA.

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PROFESSOR Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar em datas e fatos importantes, como a primeira palavra falada, o primeiro dia de aula e a primeira amizade que se fez.
  1. RELACIONE AS PERSONAGENS AOS OBJETOS.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta rosa e bermuda verde. Ele diz “quando eu era bebê, brincava com blocos de montar”. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela e calça verde, segurando a mão de uma menina de cabelo longo castanho, vestindo macacão azul. Ele diz “o sapatinho é uma lembrança do nascimento da minha irmã”.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo castanho dividindo em dois laços, vestindo camiseta vermelha e saia branca. Ela diz “Eu guardo um livro de histórias como lembrança”.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustrção de um livro de capa verde com ilustração de uma girafa. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração de blocos coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração de sapatos vermelhos de bolinhas brancas. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta:
PROFESSOR Imagem 1: BLOCOS DE MONTAR;
PROFESSOR Imagem 2: SAPATINHO;
PROFESSOR Imagem 3: LIVRO DE HISTÓRIAS
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Converse com os estudantes sobre as lembranças que eles têm. Se preciso, auxilie-os a recordar eventos passados vividos por eles. Proponha perguntas como: o que você se lembra da sua pré-escola? Você se recorda de alguma festa ou passeio familiar?

Depois, peça que escolham uma palavra associada a essa lembrança e anote na lousa as palavras indicadas. Ajude-os, individualmente, a escrever no livro a palavra escolhida. Durante o processo de alfabetização, todo progresso deve ser valorizado para que os estudantes ganhem confiança e possam seguir para as próximas etapas.

A atividade 1, sobre as lembranças de sua história de vida, acompanhada da reflexão sobre as noções de identidade, memória e registros, contribui para o desenvolvimento das habilidades EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade; e EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Atividade 2. A leitura dos quadros com a fala das personagens, e a associação destes com as imagens, favorece o processo de consolidação dos conhecimentos em literacia e alfabetização por meio de localização e retirada de informações explicitas do texto e inferências diretas.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Para você ler

Fotografia e História, de Boris Kossoy, São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.

O fotógrafo e historiador Boris Kossoy apresenta nesse livro uma reflexão a respeito da análise das fotografias como documentos históricos.

Fotografia no passado

As primeiras fotografias precisavam de longos tempos de exposição para poder fixar a imagem em uma folha de cobre. Por isso, as pessoas fotografadas precisavam ficar paradas para a imagem não sair borrada. Nessa época, as fotografias de família eram posadas e realizadas dentro de um estúdio. O método era pouco acessível, pois as fotografias eram caras, representando uma forma de distinção social. Com a evolução tecnológica da fotografia, novos equipamentos e técnicas de captura de imagens surgiram, simplificando e popularizando as maneiras de registrar um momento. Com isso, a fotografia se tornou um dos principais documentos históricos a partir do século XX.

MP052

QUEM FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA?

SUA HISTÓRIA SE RELACIONA À HISTÓRIA DAS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA.

CADA UM DE NÓS CONSTRÓI UMA HISTÓRIA EM COMUM COM FAMILIARES, AMIGOS E PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho dividido em dois, com os braços sobre o ombro de uma menina de cabelo curto castanho. Estão vestindo camiseta branca e ao lado há uma lousa com uma flor indicando “Laís” e um besouro indicando “Diana”.  Fim da imagem.

LAIS E DIANA SÃO COLEGAS DA ESCOLA E ESTÃO APRENDENDO A LER E ESCREVER.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, segurando um livro. Ao lado, há uma menina de cabelo longo castanho e dois meninos, um menino de cabelo curto e um menino de cabelo curto e óculos de armação arredondada, observando-a. Fim da imagem.

A TIA E OS PRIMOS DE MIGUEL SE REÚNEM PARA LER E OUVIR HISTÓRIAS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha. Ao lado, homem idoso de cabelo curto grisalho e óculos der armação arredondada, e mulher idosa de cabelo médio grisalho. Fim da imagem.

LUANA GOSTA DE CONVIVER COM OS AVÓS. ELA APRENDE MUITO COM ELES.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para os conteúdos das páginas 30 e 31 podem ser trabalhadas nas semanas 8 e 9.

Orientações

Converse com os estudantes sobre a importância das pessoas com quem eles convivem, de modo que percebam que a história deles está ligada à história de outras pessoas. Para isso, explore com os estudantes as ilustrações e os textos da página 30. Depois, faça perguntas sobre o cotidiano deles, por exemplo: com que familiares vocês convivem? Quem são as pessoas de sua convivência na escola? Vocês convivem com outros amigos fora da escola? Como é a sua relação com as outras pessoas do lugar onde você vive? Quais acontecimentos vocês vivenciaram com essas pessoas? Explique à turma que a história de cada um se completa na convivência com as outras pessoas. Nessas relações, trocamos experiências e aprendizados. Esta abordagem auxiliará no desenvolvimento da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Peça aos estudantes que observem as ilustrações e relatem situações semelhantes que costumam vivenciar. Para promover a reflexão, questione, por exemplo: com quais pessoas vocês gostam de conviver? O que vocês gostam de fazer na companhia delas? Com quais pessoas vocês aprendem muitas coisas? O que vocês aprendem nessa interação?

Para você assistir

O enigma de Kaspar Hauser Direção: Werner Herzog. Alemanha: 1974. 110 min.

O filme conta a história do jovem Kaspar Hauser, encontrado aos 15 anos sem saber andar ou falar por ter passado a vida isolado. A história promove reflexões sobre a importância da interação social para o desenvolvimento humano.

Memória coletiva

De acordo com o sociólogo francês Maurice Halbwachs, a lembrança deve ser coerente com os pensamentos de outros integrantes do grupo.

Não basta reconstituir pedaço por pedaço a imagem de um acontecimento passado para obter uma lembrança. É preciso que esta reconstituição funcione a partir de dados ou de noções comuns que estejam em nosso espírito e também no dos outros, porque elas estão sempre passando destes para aqueles e vice-versa, o que será possível se somente tiverem feito e continuarem fazendo parte de uma mesma sociedade, de um mesmo grupo.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva . São Paulo: Centauro Editora, 2006. p. 39.

MP053

  1. ASSINALE OS QUADRINHOS COM AS PESSOAS COM QUEM VOCÊ CONVIVE.
PROFESSOR Resposta pessoal.

( ) IRMÃOS

( ) AVÓS

( ) TIOS E PRIMOS.

( ) COLEGAS DE ESCOLA

  1. ESCREVA O NOME DE UMA PESSOA COM QUEM VOCÊ CONVIVE.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE NO CADERNO O RETRATO DE UMA PESSOA QUE FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. CONVERSE COM UM COLEGA E CONTE POR QUE A PESSOA QUE VOCÊ DESENHOU É IMPORTANTE PARA A SUA HISTÓRIA. OUÇA TAMBÉM A HISTÓRIA DELE COM ATENÇÃO.
PROFESSOR Resposta pessoal. Incentive os estudantes a construírem narrativas sobre a história familiar deles.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. QUAL É A LEMBRANÇA FAVORITA DA HISTÓRIA DA SUA VIDA?

CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E DESCUBRA ALGUM OBJETO RELACIONADO A ESSA LEMBRANÇA. DEPOIS LEVE O OBJETO PARA A SALA DE AULA E CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR SOBRE ELE.

PROFESSOR Resposta pessoal. Incentive a troca de experiência entre os estudantes e a valorização das memórias familiares de cada um deles.
Imagem: Ilustração. Cama com colcha laranja, sobre ela há uma caixa marrom com destaque de itens: caderno, envelope branco, lápis preto, cubo colorido, ao lado da caixa há urso branco, fotografias e cartas. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Pergunte aos estudantes quem são as pessoas com quem eles convivem. Peça a eles que encontrem as respectivas palavras no livro e assinalem as alternativas.

Atividade 4. Peça aos estudantes que escolham o nome de uma pessoa para registrar. A atividade propicia o processo de alfabetização.

Atividades 5 e 6. Peça aos estudantes que se reúnam em duplas e contem para o outro colega sobre a importância da pessoa retratada em suas vidas. Incentive-os a contar o que aprenderam na convivência com essa pessoa e o que gostam de fazer na companhia dela. A atividade estimula a interação entre os estudantes e a troca de experiências.

Atividade 7. Oriente os estudantes a realizar a atividade em casa. Com a ajuda de seus familiares, eles devem localizar um objeto significativo, que esteja relacionado à sua história de vida e às suas lembranças. Peça que tragam o objeto para a sala de aula para mostrar aos colegas e contar as lembranças com as quais ele está associado.

As atividades 3 a 7 favorecem o desenvolvimento das habilidades EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade; e EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Conclusão

Na perspectiva da avaliação formativa, esse é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes para que você possa intervir a fim de consolidar as aprendizagens. Considere a produção dos estudantes, suas intervenções em sala de aula, a participação deles em discussões e atividades, analisando os seguintes pontos: se eles conseguem compreender a importância da valorização da diversidade, da história e das características individuais de cada um; se conseguem perceber as transformações que ocorrem consigo, com os outros, com os objetos e os costumes ao longo do tempo; se reconhecem as lembranças como parte de sua história; se compreendem o conceito de registro histórico e de cronologia; se conseguem organizar acontecimentos de sua vida em uma linha do tempo; e se apresentam atitudes de empatia e solidariedade em relação aos outros e de autocuidado. A avaliação que propomos a seguir será um dos instrumentos para você acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e da turma, e de identificar seus avanços, suas dificuldades e potencialidades.

MP054

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. PINTE AS LETRAS DO SEU NOME.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Alfabeto completo ilustrado em contornos coloridos. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM O NOME DE TRÊS FAMILIARES.
PROFESSOR Respostas pessoais .

Quadro: equivalente textual a seguir.

NOME DOS MEUS FAMILIARES

1.

_____

2.

_____

3.

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual dessa seção podem ser trabalhadas na semana 10.

Orientações

Antes de orientar os estudantes a iniciar as atividades de avaliação, pergunte a eles de quais conteúdos estudados até então eles se recordam, o que aprenderam e o que mais gostaram de estudar e realizar e por quê.

Verifique se as habilidades trabalhadas foram desenvolvidas pelos estudantes. Caso alguns deles ainda não tenham conseguido desenvolver todas as habilidades, faça novas intervenções conforme a necessidade de cada um, de modo que todos possam atingir os objetivos de aprendizagem.

Atividade 1. Peça aos estudantes que pintem as letras que compõem seu nome. Proponha que pintem com duas cores as letras que se repetem no nome. Em seguida, auxilie-os na escrita do próprio nome e sobrenome. A atividade promove a consolidação do processo de alfabetização e dos conhecimentos de literacia, desenvolvendo o conhecimento alfabético, o vocabulário e a produção escrita.

Atividade 2. Oriente os estudantes a selecionar os nomes de três familiares para escrever no quadro. Diga a eles que eles podem escolher os nomes que eles têm mais facilidade para escrever. Caso eles tenham dificuldade e solicitem alguma ajuda, apoie-os para que se sintam seguros no processo de alfabetização neste momento.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

A atividade 2, contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF01HI01 e EF01HI02.

MP055

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTOES.

QUANDO EU ERA PEQUENA

EU ME CHAMO CARMELA.

É UM NOME QUE NÃO SE USA MAIS, UM NOME ANTIGO.

QUANDO EU NASCI, OS NOMES DAS MENINAS ERAM LUZIA, CONCEIÇÃO, CLOTILDE [...]. QUERIA MUITO ME CHAMAR ÂNGELA OU LUCINHA. LUCINHA QUER DIZER LUZ PEQUENINA.

NÃO É LINDO?

[...] ESCOLHEM PARA NÓS OS NOMES QUE ACHAM BONITOS.

ADÉLIA PRADO. QUANDO EU ERA PEQUENA. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2014. P. 5.

Imagem: Ilustração. Menina bebê de cabelo curto preto dividido em dois laços, vestindo macacão vermelho. Está sentada em uma lua crescente com estrelas nos arredores. Fim da imagem.

( ) ÂNGELA.

( ) CLOTILDE.

( ) LUZIA.

( ) LUCINHA.

PROFESSOR Resposta: Ângela e Lucinha.

_____

PROFESSOR Resposta: Para Carmela, os pais ou cuidadores escolhem, para as crianças, os nomes que eles consideram bonitos.

( ) IMPRESSÕES DIGITAIS.

( ) DENTIÇÃO.

( ) COR DOS OLHOS.

( ) COR DOS CABELOS.

PROFESSOR Resposta: Impressões digitais e Cor dos olhos.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Leia o texto de Adélia Prado para os estudantes. Em seguida, peça a eles que circulem todos os nomes que são citados. Interprete o texto com eles e, se necessário, reconte-o com outras palavras. Estimule-os a falar sobre as preferências de Carmela e, então, peça a eles que assinalem os quadrinhos com os nomes preferidos da personagem.

Comente com os estudantes que cada época tem seus nomes mais comuns e é por isso que, assim como Carmela, podem existir outras pessoas que receberam nomes que eram comuns antigamente e os consideram antiquados. Os nomes refletem a cultura da época e do local onde a pessoa nasceu. Se desejar, faça uma lista na lousa com os nomes dos avós dos estudantes e verifiquem se há nomes que não são mais comuns atualmente.

Proponha uma conversa sobre os motivos que levam alguém a gostar ou não do próprio nome. Explique que o nome de uma pessoa é um componente importante da sua identidade pessoal e por isso é preciso conhecer a história que o envolve. Pergunte aos estudantes se eles gostam do próprio nome e que nome gostariam de ter se pudessem escolher.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade. A atividade também contribui para a consolidação dos conhecimentos de literacia e de alfabetização, promovendo a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a produção escrita e a compreensão textual, por meio da localização e retirada de informação explícita do texto e inferências diretas.

Estratégias de avaliação formativa

  1. Clarificar e compartilhar as intenções e os critérios para o sucesso na aprendizagem;
  2. Coordenar discussões efetivas em sala de aula e outras tarefas de aprendizagem que estimulem o surgimento de evidências da compreensão dos estudantes;
  3. Providenciar feedback que leve o aprendiz a progredir na aprendizagem;
  4. Envolver os estudantes para que atuem como recursos de aprendizagem para outros estudantes;
  5. Envolver os estudantes como autores de sua própria aprendizagem.

    GREGO, Sonia Maria Duarte. A avaliação formativa: ressignificando concepções e processos. Avaliação educacional escolar. Unesp. Disponível em: http://fdnc.io/fiR. Acesso em: 28 abr. 2021.

MP056

  1. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE MOSTRAM O QUE VOCÊ JÁ SABE FAZER SOZINHO. DEPOIS, ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO O NOME DAS ATIVIDADES QUE VOCÊ ASSINALOU.

_____

PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Espaço para assinalar. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta laranja e saia vermelha. Está penteando o cabelo com uma escova. Espaço para assinalar. Menino de cabelo curto castanho, tomando banho com espumas ao redor. Espaço para assinalar. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta roxa. Está escovando os dentes. Espaço para assinalar. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde. Está segurando uma colher com cereal próxima da boca e com um pote de cereal apoiado na mesa à frente. Fim da imagem.
  1. IDENTIFIQUE E CIRCULE UMA MANEIRA COMO AS PESSOAS OUVIAM MÚSICA NO PASSADO.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca e laranja, segurando um celular com notas musicais espalhadas. Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta amarela. Está em frente a uma vitrola soltando notas musicais. Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta vinho, com um fone de ouvido com alto falante cobrindo as orelhas e notas musicais ao redor.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: Toca discos.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Analise as imagens com os estudantes e peça que identifiquem o que as crianças estão fazendo em cada cena. Pergunte a eles quais das atividades representadas eles sabem fazer sozinhos e em quais outras situações eles já conseguem atuar com autonomia.

Uma das maneiras que as crianças e muitos adultos percebem a passagem do tempo é por meio do desenvolvimento ou domínio de uma prática que anteriormente não conseguiam realizar. Isso acontece com a higiene pessoal, como o banho e a escovação dos dentes, e com a leitura.

A atividade 4 propicia o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ ou de sua comunidade.

Atividade 5. Espera-se que os estudantes identifiquem o gramofone como objeto utilizado no passado, em contraponto com o celular e o fone de ouvido, que são objetos frequentemente utilizados nos dias de hoje para se ouvir música.

A atividade 5 propicia o desenvolvimento de aspectos das habilidades EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade; e EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Atividade complementar: Como as pessoas ouviam música?

Material

  • Revistas, jornais e imagens pesquisadas na internet.
  • Cola e tesoura com pontas arredondadas.
  • Cartolinas.
  • Canetas hidrográficas coloridas e lápis de cor.

MP057

  1. CADA UM TEM UM JEITO DE SER. CADA UM TEM SUAS ATIVIDADES PREFERIDAS. ENCONTRE NO LABIRINTO O CAMINHO QUE LIGA O OBJETO OU O ANIMAL À ATIVIDADE QUE A CRIANÇA VAI REALIZAR COM ELE.
Imagem: Ilustração. Labirinto com quatro imagens traçando caminhos a objetos e animal. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca e bermuda azul, ligado a um cachorro caramelo. Menino curto castanho, vestido camiseta e bermuda lilás, sentado em uma cadeira de rodas, ligado a uma bola de basquete. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha em uma biblioteca, ligado a um livro aberto. Menina de cabelo longo ruivo e capacete verde, vestindo camiseta verde e calça rosa, ligado a um skate. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6. Converse com os estudantes sobre as diferenças de preferências entre eles (o que cada um mais gosta de fazer) e suas habilidades (o que cada um sabe fazer com certa facilidade). Ressalte que uma preferência ou habilidade não é melhor ou mais valiosa que outra, pois é normal que as pessoas tenham características distintas.

A atividade 6, de associação de ilustrações, aliada à reflexão sobre as noções de identidade e diversidade, contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Para você ler

Avaliação formativa : práticas inovadoras, de Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Campinas: Papirus Editora, 2019.

O livro traz uma série textos sobre avaliação formativa e práticas que podem ser usadas por professores para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, como a revisão por pares e o processo comunicacional de avaliação, o diálogo com crianças.

Como fazer

  • Pesquise com os estudantes em jornais, revistas e na internet imagens de diferentes equipamentos utilizados para ouvir música ao longo do tempo, como vitrola, toca-fitas, toca-CDs, discman e MP3 player.
  • Na lousa, organize as imagens em ordem cronológica, do equipamento mais antigo para o mais atual, e peça aos estudantes que produzam cartazes em grupo representando essa linha do tempo.

MP058

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

_____

2

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

_____

3

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

_____

4

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

_____

5

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

_____

6

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

_____

MP059

Sugestão de questões de autoavaliação

Questões de autoavaliação, como as sugeridas a seguir, podem Questões de autoavaliação, como as sugeridas a seguir, podem ser apresentadas aos estudantes para que eles reflitam sobre seu processo de ensino e aprendizagem ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS?

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_____

2. TIRO DÚVIDAS COM O PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO ALGUM CONTEÚDO?

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3. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE?

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_____

_____

4. SOU PARTICIPATIVO?

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_____

_____

5. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA?

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_____

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6. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO?

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_____

7. RESPEITO TODOS OS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA?

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8. IDENTIFICO MUDANÇAS NO MEU CORPO E NA MINHA PERSONALIDADE AO LONGO DO TEMPO?

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9. RECONHEÇO AS LEMBRANÇAS QUE COMPÕEM A MINHA HISTÓRIA DE VIDA?

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10. VALORIZO A MINHA IDENTIDADE PESSOAL?

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_____

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11. TENHO EMPATIA E SOLIDARIEDADE EM RELAÇÃO AOS OUTROS?

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12. VALORIZO A PLURALIDADE CULTURAL?

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13. COMPREENDO O QUE SÃO REGISTROS HISTÓRICOS?

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14. SEI ORGANIZAR ACONTECIMENTOS EM SEQUÊNCIA?

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