MP142
PARA TERMINAR
- O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER COM OS AMIGOS? DESENHE VOCÊ E SEUS AMIGOS REALIZANDO ESSA ATIVIDADE.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação._____
PINTE O QUADRADINHO EMBAIXO DE CADA OBJETO SEGUINDO O CÓDIGO:
OBJETO FABRICADO NO PASSADO
OBJETO FABRICADO NOS DIAS ATUAIS
( )
PROFESSOR
Resposta: Rosa.( )
PROFESSOR
Resposta: Amarelo.( )
PROFESSOR
Resposta: Rosa.( )
PROFESSOR
Resposta: Rosa.( )
PROFESSOR
Resposta: Amarelo.( )
PROFESSOR
Resposta: Amarelo.MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação de resultado desta seção podem ser trabalhadas na semana 38.
Orientações
Professor: nesta seção encontra-se a avaliação de resultado. Ela pode ser aplicada ao final do ano letivo e contribui para o monitoramento da evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do quarto bimestre e das condições com que seguem para o próximo ano. Além disso, a avaliação fornece subsídios para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.
Atividade 1. O desenho proposto tem o objetivo de verificar se o estudante consegue demonstrar sua relação com a atividade lúdica que mais lhe agrade e a participação em grupo. É interessante verificar, com base no desenho e em outros elementos que o estudante possa vir a expressar, sua interação e seu diálogo com o grupo. A atividade 1 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade; e EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Atividade 2. O estudante deve identificar as imagens: objetos fabricados no passado (legenda em rosa): telefone antigo, relógio despertador antigo e brinquedo de madeira; objetos fabricados nos dias atuais (legenda em amarelo): aparelho celular, notebook e fones de ouvido. Verifique se o estudante compreende as noções de antigo e atual, e de passado e presente, relacionando o exercício de observação das imagens à apreensão do tempo cronológico.
A atividade 2 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Habilidades da BNCC em foco nesta seção:
EF01HI01; EF01HI02; EF01HI03; EF01HI04; EF01HI05; EF01HI06; EF01HI07 e EF01HI08.
MP143
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.- NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO, CADA MEMBRO DA FAMÍLIA ESTÁ COLABORANDO COM A LIMPEZA DA CASA.
- ESCOLHA DUAS PESSOAS DA ILUSTRAÇÃO E CIRCULE-AS.
- DEPOIS, ESCREVA, NAS LINHAS ABAIXO, QUE TAREFA ELAS ESTÃO FAZENDO.
_____
- OBSERVE ABAIXO A FOTOGRAFIA DE UM PARQUE E REGISTRE UMA ATITUDE QUE PODE CONTRIBUIR COM OS CUIDADOS COM O LOCAL.
LEGENDA: MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA CIDADE, FOTOGRAFIA DE 2020. FIM DA LEGENDA
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. É esperado que o estudante escolha livremente duas pessoas representadas na ilustração e circule-as e que consiga descrever a tarefa que as pessoas escolhidas por ele, no item a) estão realizando na ilustração. A mãe está tirando pó de um abajur; o pai está passando aspirador na casa; uma das crianças (a filha) está limpando a mesa com um pano e a outra (o filho) está limpando uma janela.
Ao realizar esta atividade, o estudante pode refletir sobre suas responsabilidades no ambiente doméstico, compreendendo que todos podem ajudar nas tarefas de casa.
A atividade 3 favorece a mobilização da habilidade EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
Atividade 4. Na placa (na fotografia ampliada), podemos ler o seguinte: PARQUE DA CIDADE. PRESERVE. UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. Portanto, é esperado que o estudante perceba que a importante mensagem da placa, relacionada aos cuidados com o parque, utilizado por toda a comunidade, encontra-se justamente na palavra “preserve”.
Além disso, o estudante pode retomar conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar, principalmente ao longo da unidade 2 deste volume, e citar atitudes como: não jogar lixo no chão do parque, não arrancar nem destruir plantas, entre outras.
A atividade 4 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
Alfabetização
É possível desenvolver com os estudantes habilidades que favoreçam a consolidação do processo de alfabetização. Segundo o Programa Nacional de Alfabetização (PNA),
O ensino dessas habilidades de leitura e de escrita é que constitui o processo de alfabetização. Se alguém é alfabetizado, significa que é capaz de decodificar e codificar qualquer palavra em sua língua. Mas a aquisição dessa técnica não é um fim em si. O objetivo é fazer que se torne capaz de ler e escrever palavras e textos com autonomia e compreensão. [...] ler e escrever palavras com precisão e fluência, dentro e fora de textos, é apenas o começo de um caminho [...].
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. p. 19.
MP144
- LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
CONHECI EDU. ELE SE ASSENTAVA AO MEU LADO NUMA CARTEIRA PARA DOIS MENINOS. A CARTEIRA DE MADEIRA TINHA UM BURAQUINHO DO LADO DIREITO, PARA, NO FUTURO, A GENTE FIRMAR O TINTEIRO, MOLHAR A PENA E ESCREVER COM TINTA. COM TINTA, A PALAVRA NÃO SE APAGA NUNCA.
BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. FOI ASSIM... SÃO PAULO: MODERNA, 2008. P. 9.
- A ESCOLA DOS MENINOS É ANTIGA OU ATUAL? EXPLIQUE.
_____
PROFESSOR
Resposta: A escola é antiga.- AS ATIVIDADES ABAIXO SÃO REALIZADAS EM CASA OU NA ESCOLA? ESCREVA A RESPOSTA CORRETA EMBAIXO DE CADA UMA
_____
PROFESSOR
Resposta: Escola._____
PROFESSOR
Resposta: Casa._____
PROFESSOR
Resposta: Escola._____
PROFESSOR
Resposta: Escola.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. A escola é antiga. É esperado que o estudante perceba que a escola citada no texto tem carteiras de madeira e as crianças que frequentam aquele local esperam, no futuro, poder usar a pena e escrever com tinta.
A atividade 5 trata da comparação entre a escola do passado e a do presente. Esta atividade favorece a mobilização da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Atividade 6. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: escola; casa; escola; escola. É importante observar se o estudante conseguiu diferenciar as atividades realizadas na escola daquelas próprias do ambiente doméstico.
A atividade 6 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem; e EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Literacia
De acordo com o Programa Nacional de Alfabetização (PNA),
Literacia é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva. Pode compreender vários níveis: desde o mais básico, como o da literacia emergente, até o mais avançado, em que a pessoa que já é capaz de ler e escrever faz uso produtivo, eficiente e frequente dessas capacidades, empregando-as na aquisição, na transmissão e, por vezes, na produção do conhecimento [...].
MP145
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- OBSERVE AS IMAGENS. COMPLETE CORRETAMENTE AS FRASES A SEGUIR COM OS NOMES DOS BRINQUEDOS.
A _____ É UM BRINQUEDO DE ORIGEM INDÍGENA. NA LÍNGUA TUPI, SIGNIFICA “DAR TAPAS COM AS MÃOS”.
PROFESSOR
Resposta: peteca.ESSE _____ É FEITO DE MADEIRA E É UM BRINQUEDO ANTIGO.
PROFESSOR
Resposta: caminhão.- LIGUE CORRETAMENTE CADA FESTA AO AMBIENTE EM QUE ELA OCORRE.
PROFESSOR
Resposta: FESTA NA COMUNIDADE.PROFESSOR
Resposta: FESTA EM FAMÍLIA.PROFESSOR
Resposta: FESTA NA ESCOLA.MANUAL DO PROFESSOR
O Programa Nacional de Alfabetização (PNA) fala sobre diferentes níveis de literacia e aponta que:
[...] (da pré-escola ao fim do 1o ano do ensino fundamental), está a literacia básica, que inclui a aquisição das habilidades fundamentais para a alfabetização (literacia emergente), como o conhecimento de vocabulário e a consciência fonológica, bem como as habilidades adquiridas durante a alfabetização, isto é, a aquisição das habilidades de leitura (decodificação) e de escrita (codificação). No processo de aprendizagem, essas habilidades básicas devem ser consolidadas para que a criança possa acessar conhecimentos mais complexos.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. p. 21. Disponível em: http://fdnc.io/fwf. Acesso em: 25 jun. 2021.
Atividade 7. Os estudantes podem citar que as famílias no passado eram mais numerosas, que a maioria vivia no campo e que muitos membros da família costumavam morar na mesma casa.
A atividade 7 favorece o desenvolvimento da habilidade EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
Atividade 8. A primeira frase deve ser completada com a palavra “peteca”. A segunda frase deve ser completada com a palavra “caminhão”.
A atividade 8 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Atividade 9. Ao ligar cada festa ao ambiente em que ela ocorre, teremos: festa na comunidade; festa em família; festa na escola. Caso algum estudante não consiga diferenciar as festividades ocorridas no ambiente familiar daquelas ocorridas na comunidade e no ambiente escolar, retome com a turma algumas comemorações e festividades vistas ao longo desta unidade.
A atividade 9 favorece a mobilização da habilidade EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
MP146
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade. EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. |
|
2 |
EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. |
|
3 |
EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade. |
|
4 |
EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade. |
|
5 |
EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. |
|
6 |
EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. |
|
7 |
EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar. |
|
8 |
EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. |
|
9 |
EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade. |
MP147
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços, suas potencialidades e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação nesse momento possibilita aos estudantes refletir sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas, receios e desejos em relação ao próximo ano letivo. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.
- O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
- Quais foram minhas principais facilidades ao longo deste ano letivo?
- Quais foram minhas principais dificuldades ao longo deste ano letivo?
- Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
- Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
- Cooperei com os colegas e o professor durante as aulas e as atividades realizadas na escola?
- Colaborei para que a escola seja um ambiente de convivência melhor para todos?
- Eu me envolvi com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
- Quais foram os temas de que mais gostei de estudar?
- Quais foram as atividades que mais gostei de realizar?
- Quais são minhas principais expectativas para o próximo ano?
- Que postura de estudante desejo ter no 2o ano do Ensino Fundamental?
- Quais temas gostaria de estudar?