MP142

PARA TERMINAR

  1. O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER COM OS AMIGOS? DESENHE VOCÊ E SEUS AMIGOS REALIZANDO ESSA ATIVIDADE.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.

_____

PINTE O QUADRADINHO EMBAIXO DE CADA OBJETO SEGUINDO O CÓDIGO:

Imagem: Ilustração de um quadrado rosa. Fim da imagem.

OBJETO FABRICADO NO PASSADO

Imagem: Ilustração de um quadrado amarelo. Fim da imagem.

OBJETO FABRICADO NOS DIAS ATUAIS

Imagem: Fotografia. Telefone antigo preto com números em espiral. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: Rosa.
Imagem: Fotografia. Telefone sem números com tela acesa. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: Amarelo.
Imagem: Fotografia. Relógio de ferro. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: Rosa.
Imagem: Fotografia. Cavalo de brinquedo com acento e arco sobre os pés formando um balanço. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: Rosa.
Imagem: Fotografia. Notebook aberto com tela acesa. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: Amarelo.
Imagem: Fotografia. Fone com arco e almofada sobre os alto falantes, ligados a um fio. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: Amarelo.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação de resultado desta seção podem ser trabalhadas na semana 38.

Orientações

Professor: nesta seção encontra-se a avaliação de resultado. Ela pode ser aplicada ao final do ano letivo e contribui para o monitoramento da evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do quarto bimestre e das condições com que seguem para o próximo ano. Além disso, a avaliação fornece subsídios para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.

Atividade 1. O desenho proposto tem o objetivo de verificar se o estudante consegue demonstrar sua relação com a atividade lúdica que mais lhe agrade e a participação em grupo. É interessante verificar, com base no desenho e em outros elementos que o estudante possa vir a expressar, sua interação e seu diálogo com o grupo. A atividade 1 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade; e EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Atividade 2. O estudante deve identificar as imagens: objetos fabricados no passado (legenda em rosa): telefone antigo, relógio despertador antigo e brinquedo de madeira; objetos fabricados nos dias atuais (legenda em amarelo): aparelho celular, notebook e fones de ouvido. Verifique se o estudante compreende as noções de antigo e atual, e de passado e presente, relacionando o exercício de observação das imagens à apreensão do tempo cronológico.

A atividade 2 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF01HI01; EF01HI02; EF01HI03; EF01HI04; EF01HI05; EF01HI06; EF01HI07 e EF01HI08.

MP143

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.
  1. NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO, CADA MEMBRO DA FAMÍLIA ESTÁ COLABORANDO COM A LIMPEZA DA CASA.
Imagem: Ilustração. Uma mulher e três crianças limpando uma sala. Mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta rosa e calça preta, está com um espanador tirando o pó. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta rosa e bermuda preta, está com um rodinho e um esborrifador limpando um vidro. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e macacão laranja, está limpando uma mesa com um pano. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta laranja e calça marrom. Está aspirando com um aspirador um rack.  Fim da imagem.
  1. ESCOLHA DUAS PESSOAS DA ILUSTRAÇÃO E CIRCULE-AS.
  1. DEPOIS, ESCREVA, NAS LINHAS ABAIXO, QUE TAREFA ELAS ESTÃO FAZENDO.

_____

  1. OBSERVE ABAIXO A FOTOGRAFIA DE UM PARQUE E REGISTRE UMA ATITUDE QUE PODE CONTRIBUIR COM OS CUIDADOS COM O LOCAL.
Imagem: Fotografia. Vista calçada de cimento e paralelepípedo com placa indicando “parque da cidade, preserve, unidade de conservação ambiental, MHC”. Atrás há bancos e árvores em uma praça, ao lado um casarão de dois andares branco e verde. Fim da imagem.

LEGENDA: MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA CIDADE, FOTOGRAFIA DE 2020. FIM DA LEGENDA

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. É esperado que o estudante escolha livremente duas pessoas representadas na ilustração e circule-as e que consiga descrever a tarefa que as pessoas escolhidas por ele, no item a) estão realizando na ilustração. A mãe está tirando pó de um abajur; o pai está passando aspirador na casa; uma das crianças (a filha) está limpando a mesa com um pano e a outra (o filho) está limpando uma janela.

Ao realizar esta atividade, o estudante pode refletir sobre suas responsabilidades no ambiente doméstico, compreendendo que todos podem ajudar nas tarefas de casa.

A atividade 3 favorece a mobilização da habilidade EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Atividade 4. Na placa (na fotografia ampliada), podemos ler o seguinte: PARQUE DA CIDADE. PRESERVE. UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. Portanto, é esperado que o estudante perceba que a importante mensagem da placa, relacionada aos cuidados com o parque, utilizado por toda a comunidade, encontra-se justamente na palavra “preserve”.

Além disso, o estudante pode retomar conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar, principalmente ao longo da unidade 2 deste volume, e citar atitudes como: não jogar lixo no chão do parque, não arrancar nem destruir plantas, entre outras.

A atividade 4 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Alfabetização

É possível desenvolver com os estudantes habilidades que favoreçam a consolidação do processo de alfabetização. Segundo o Programa Nacional de Alfabetização (PNA),

O ensino dessas habilidades de leitura e de escrita é que constitui o processo de alfabetização. Se alguém é alfabetizado, significa que é capaz de decodificar e codificar qualquer palavra em sua língua. Mas a aquisição dessa técnica não é um fim em si. O objetivo é fazer que se torne capaz de ler e escrever palavras e textos com autonomia e compreensão. [...] ler e escrever palavras com precisão e fluência, dentro e fora de textos, é apenas o começo de um caminho [...].

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. p. 19.

MP144

  1. LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. Ao lado, um menino de cabelo curto cacheado, vestindo camiseta lilás. Estão sentados em uma carteira de madeira, segurando caneta e papel. Fim da imagem.

CONHECI EDU. ELE SE ASSENTAVA AO MEU LADO NUMA CARTEIRA PARA DOIS MENINOS. A CARTEIRA DE MADEIRA TINHA UM BURAQUINHO DO LADO DIREITO, PARA, NO FUTURO, A GENTE FIRMAR O TINTEIRO, MOLHAR A PENA E ESCREVER COM TINTA. COM TINTA, A PALAVRA NÃO SE APAGA NUNCA.

BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. FOI ASSIM... SÃO PAULO: MODERNA, 2008. P. 9.

_____

PROFESSOR Resposta: A escola é antiga.
  1. AS ATIVIDADES ABAIXO SÃO REALIZADAS EM CASA OU NA ESCOLA? ESCREVA A RESPOSTA CORRETA EMBAIXO DE CADA UMA
Imagem: Ilustração. Vista de três crianças sentadas em uma mesa de madeira com prateleiras de livros ao fundo. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Escola.
Imagem: Ilustração. Homem, mulher e uma criança sentados em um sofá com uma televisão à frente ligada. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Casa.
Imagem: Ilustração. Vista de crianças sentadas em carteiras individuais com um homem à frente da sala. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Escola.
Imagem: Ilustração. Vista de crianças brincando em um parquinho, ao lado de um prédio de quatro andares. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Escola.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. A escola é antiga. É esperado que o estudante perceba que a escola citada no texto tem carteiras de madeira e as crianças que frequentam aquele local esperam, no futuro, poder usar a pena e escrever com tinta.

A atividade 5 trata da comparação entre a escola do passado e a do presente. Esta atividade favorece a mobilização da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Atividade 6. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: escola; casa; escola; escola. É importante observar se o estudante conseguiu diferenciar as atividades realizadas na escola daquelas próprias do ambiente doméstico.

A atividade 6 possibilita a mobilização das habilidades EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem; e EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Literacia

De acordo com o Programa Nacional de Alfabetização (PNA),

Literacia é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva. Pode compreender vários níveis: desde o mais básico, como o da literacia emergente, até o mais avançado, em que a pessoa que já é capaz de ler e escrever faz uso produtivo, eficiente e frequente dessas capacidades, empregando-as na aquisição, na transmissão e, por vezes, na produção do conhecimento [...].

MP145

  1. CITE P ELO MENOS UMA CARACTERÍSTICA COMUM DAS FAMÍLIAS NO PASSADO.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. OBSERVE AS IMAGENS. COMPLETE CORRETAMENTE AS FRASES A SEGUIR COM OS NOMES DOS BRINQUEDOS.
Imagem: Fotografia. Peteca bege com penas coloridas. Fim da imagem.

A _____ É UM BRINQUEDO DE ORIGEM INDÍGENA. NA LÍNGUA TUPI, SIGNIFICA “DAR TAPAS COM AS MÃOS”.

PROFESSOR Resposta: peteca.
Imagem: Fotografia. Caminhão antigo de brinquedo de madeira. Fim da imagem.

ESSE _____ É FEITO DE MADEIRA E É UM BRINQUEDO ANTIGO.

PROFESSOR Resposta: caminhão.
  1. LIGUE CORRETAMENTE CADA FESTA AO AMBIENTE EM QUE ELA OCORRE.
Imagem: Ilustração. Panfleto com ilustração de bandeiras, balão, fogueira, estrelas e lua acima de uma igreja. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: FESTA NA COMUNIDADE.
Imagem: Ilustração. Três crianças, um homem e uma mulher sobre balões e conferes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: FESTA EM FAMÍLIA.
Imagem: Ilustração. Cinco crianças e uma mulher em uma sala com maquetes e cartazes expostos.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: FESTA NA ESCOLA.
MANUAL DO PROFESSOR

O Programa Nacional de Alfabetização (PNA) fala sobre diferentes níveis de literacia e aponta que:

[...] (da pré-escola ao fim do 1o ano do ensino fundamental), está a literacia básica, que inclui a aquisição das habilidades fundamentais para a alfabetização (literacia emergente), como o conhecimento de vocabulário e a consciência fonológica, bem como as habilidades adquiridas durante a alfabetização, isto é, a aquisição das habilidades de leitura (decodificação) e de escrita (codificação). No processo de aprendizagem, essas habilidades básicas devem ser consolidadas para que a criança possa acessar conhecimentos mais complexos.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. p. 21. Disponível em: http://fdnc.io/fwf. Acesso em: 25 jun. 2021.

Atividade 7. Os estudantes podem citar que as famílias no passado eram mais numerosas, que a maioria vivia no campo e que muitos membros da família costumavam morar na mesma casa.

A atividade 7 favorece o desenvolvimento da habilidade EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Atividade 8. A primeira frase deve ser completada com a palavra “peteca”. A segunda frase deve ser completada com a palavra “caminhão”.

A atividade 8 possibilita a mobilização da habilidade EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Atividade 9. Ao ligar cada festa ao ambiente em que ela ocorre, teremos: festa na comunidade; festa em família; festa na escola. Caso algum estudante não consiga diferenciar as festividades ocorridas no ambiente familiar daquelas ocorridas na comunidade e no ambiente escolar, retome com a turma algumas comemorações e festividades vistas ao longo desta unidade.

A atividade 9 favorece a mobilização da habilidade EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

MP146

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das

lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

2

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

3

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

4

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

5

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

6

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

7

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

8

EF01HI05: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

9

EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

MP147

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços, suas potencialidades e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação nesse momento possibilita aos estudantes refletir sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas, receios e desejos em relação ao próximo ano letivo. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

  1. O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
  1. Quais foram minhas principais facilidades ao longo deste ano letivo?
  1. Quais foram minhas principais dificuldades ao longo deste ano letivo?
  1. Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
  1. Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
  1. Cooperei com os colegas e o professor durante as aulas e as atividades realizadas na escola?
  1. Colaborei para que a escola seja um ambiente de convivência melhor para todos?
  1. Eu me envolvi com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
  1. Quais foram os temas de que mais gostei de estudar?
  1. Quais foram as atividades que mais gostei de realizar?
  1. Quais são minhas principais expectativas para o próximo ano?
  1. Que postura de estudante desejo ter no 2o ano do Ensino Fundamental?
  1. Quais temas gostaria de estudar?