MP148
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARIÈS, PHILIPPE. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA. RIO DE JANEIRO: LTC, 2006.
ARIÈS DEMONSTRA, NESSA OBRA, QUE O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOBRE A CRIANÇA ESTÁ LIGADO AO ESPAÇO QUE ELA OCUPA NA HISTÓRIA E NA MODERNIDADE.
BITTENCOURT, CIRCE. LIVROS DIDÁTICOS: ENTRE TEXTOS E IMAGENS. IN: BITTENCOURT, CIRCE (ORG.). O SABER HISTÓRICO NA SALA DE AULA. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
ARTIGO SOBRE O PAPEL DAS IMAGENS COMO COMPLEMENTOS DOS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA.
BOSI, ECLÉA. MEMÓRIA E SOCIEDADE: LEMBRANÇA DE VELHOS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 2003.
REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA ORAL, A MEMÓRIA E, PRINCIPALMENTE, A VELHICE.
BRAGA, JULIANA; MENEZES, LILIAN. OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS. SANTO ANDRÉ: EDITORA DA UFABC, 2014.
ESSA OBRA APRESENTA OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) APLICADAS À EDUCAÇÃO.
BRASIL. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: LEI N. 8.069 DE 13 DE JULHO DE 1990. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/4K. ACESSO EM: 13 MAR. 2021.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) É O MARCO LEGAL E REGULATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
MP149
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EDUCAÇÃO É A BASE. BRASÍLIA: MEC, 2018. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/b9o. ACESSO EM: 3 JAN. 2021.
DETERMINA AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
CASCUDO, LUÍS DA CÂMARA. ANTOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. SÃO PAULO: GLOBAL, 2008.
HISTÓRIAS E REFLEXÕES SOBRE A VIDA COTIDIANA BRASILEIRA POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO.
CHERMAN, ALEXANDRE; VIEIRA, FERNANDO. O TEMPO QUE O TEMPO TEM. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2008.
COM BASE NA ASTRONOMIA E NA HISTÓRIA, ESSA OBRA DISCORRE SOBRE A ORIGEM DA CONTAGEM DO TEMPO.
CÔRTES, GUSTAVO PEREIRA. DANÇA, BRASIL! – FESTAS E DANÇAS POPULARES. BELO HORIZONTE: LEITURA, 2000.
ESSA OBRA RETRATA A RIQUEZA CULTURAL DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL.
CUNHA, MANUELA CARNEIRO DA. HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO BRASIL. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 2008.
APRESENTA UMA COLETÂNEA DE TEXTOS QUE ABORDAM QUESTÕES LIGADAS À PRESENÇA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL.
MP150
JECUPÉ, KAKA WERÁ. A TERRA DOS MIL POVOS. SÃO PAULO: PEIRÓPOLIS, 2000.
ESSE LIVRO ABORDA AS TRADIÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL.
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. JOGOS E BRINCADEIRAS DOS KALAPALO. POVOS INDÍGENAS NO BRASIL MIRIM. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fq4. ACESSO EM: 20 DEZ. 2020.
O SITE DISPONIBILIZA DIVERSOS TEXTOS, IMAGENS E INFORMAÇÕES SOBRE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS DO POVO INDÍGENA KALAPALO, QUE VIVE NO SUL DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO MATO GROSSO.
LINHARES, MARIA YEDDA (ORG.). HISTÓRIA GERAL DO BRASIL. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1990.
EM LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, O LIVRO PERCORRE A HISTÓRIA DO PAÍS DESDE A COLONIZAÇÃO ATÉ OS NOSSOS DIAS.
MARCÍLIO, MARIA LUIZA. HISTÓRIA DA ESCOLA EM SÃO PAULO E NO BRASIL. SÃO PAULO: IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: INSTITUTO FERNAND BRAUDEL, 2005.
O OBJETIVO DESSA OBRA É RECONSTRUIR A EVOLUÇÃO DA ESCOLA DE BASE AO LONGO DO TEMPO NO BRASIL.
MARTINI, AUGUSTO. A INFÂNCIA NOS ANOS 60 E 70. A SIMPLICIDADE
DAS COISAS. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/gtj. ACESSO EM: 22 DEZ. 2020.
NESSE TEXTO, O AUTOR FALA SOBRE AS BRINCADEIRAS DE SUA INFÂNCIA.
MP151
O QUE É ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES? CHILD FUND BRASIL.
DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/gt5. ACESSO EM: 15 DEZ. 2020.
REPORTAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL E EM DIVERSOS LUGARES DO MUNDO.
OLIVEIRA, SANDRA REGINA FERREIRA DE. O TEMPO, A CRIANÇA E O ENSINO DE HISTÓRIA. IN: DE ROSSI, VERA LÚCIA SABONGI; ZAMBONI, ERNESTA. QUANTO TEMPO O TEMPO TEM? CAMPINAS: ALÍNEA, 2003.
A AUTORA DO CAPÍTULO FEZ UMA PESQUISA EMPÍRICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DE JEAN PIAGET PARA DEMONSTRAR QUE A CRIANÇA NÃO CONCEBE O PASSADO E O PRESENTE COM A MESMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DO ADULTO, EXPLICANDO O PASSADO A PARTIR DO PRESENTE.
PARR, TODD. O LIVRO DA FAMÍLIA. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2003.
LIVRO SOBRE AS RELAÇÕES NO GRUPO FAMILIAR, ESCRITO COM LINGUAGEM ACESSÍVEL E MUITA SENSIBILIDADE.
PRADO, ADÉLIA. QUANDO EU ERA PEQUENA. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2014.
EM SEU PRIMEIRO LIVRO VOLTADO AO PÚBLICO INFANTIL, ADÉLIA PRADO FALA SOBRE HISTÓRIAS DE SUA INFÂNCIA.
PRIORE, MARY DEL (ORG.). HISTÓRIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 1999.
OBRA SOBRE A CONDIÇÃO DAS CRIANÇAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA AO LONGO DA HISTÓRIA.
SANTA ROSA, NEREIDE SCHILARO. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. SÃO PAULO: MODERNA, 2001.
A OBRA FALA SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES NO BRASIL.
MP152
UNICEF. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA. ASSEMBLEIA GERAL DA ONU, 20 DE NOVEMBRO DE 1989. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fta. ACESSO EM: 23 MAR. 2021.
APRESENTA O TEXTO INTEGRAL DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA, ASSINADA EM 20 DE NOVEMBRO DE 1989.
VERASZTO, ESTÉFANO VIZCONDE; BAIÃO, EMERSON RODRIGO; SOUZA, HENDERSON TAVARES DE (ORG.). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APLICAÇÕES E POSSIBILIDADES. CURITIBA: APPRIS, 2019.
A OBRA REFLETE SOBRE A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DIGITAL.