3
O que é a história?
É um mundo de pequenas histórias.
É o que muitos já viveram e vivem.
São as suas experiências.
É como você cresceu.
É saber que tudo mudou.
Ou não mudou tanto assim...
É saber que já havia muita coisa antes de nós.
E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.
Desenhe e pinte ao redor do texto um pouco da sua história e alguns planos para o futuro.
4
Conheça seu livro
Seu livro está organizado em 4 unidades.
Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
5
Como as pessoas faziam para...
Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.
Atividade divertida
Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Desenho ou pintura
Atividade para casa
Uso de tecnologias
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1: A passagem do tempo, p. 12
Capítulo 1. O tempo dos relógios, p. 14
Para ler e escrever melhor, p. 18
Capítulo 2. Noções de tempo, p. 20
O mundo que queremos: Entre o passado e o futuro, p. 24
Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar, p. 26
Como as pessoas faziam para... Medir a passagem do tempo, p. 30
Capítulo 4. Presente, passado e futuro, p. 32
O que você aprendeu, p. 36
UNIDADE 2 A vida em comunidade, p. 40
Capítulo 1. Harmonia na convivência, p. 42
Para ler e escrever melhor, p. 46
Capítulo 2. Viver em grupo, p. 48
O mundo que queremos: Comunidades indígenas, p. 52
Capítulo 3. A rua tem história, p. 54
Como as pessoas faziam para... Construir uma moradia na comunidade, p. 58
Capítulo 4. Passado e presente de um bairro, p. 60
O que você aprendeu, p. 64
7
UNIDADE 3 Marcas da história, p. 68
Capítulo 1. Memória e história, p. 70
Para ler e escrever melhor, p. 74
Capítulo 2. Documentos e registros pessoais, p. 76
O mundo que queremos: O Museu da Pessoa, p. 80
Capítulo 3. Memórias e tradições, p. 82
Como as pessoas faziam para... Produzir um livro, p. 86
Capítulo 4. Memória escolar, p. 88
Atividade divertida, p. 92
O que você aprendeu, p. 94
UNIDADE 4: Trabalho, p. 98
Capítulo 1. O que é trabalho?, p. 100
Para ler e escrever melhor, p. 104
Capítulo 2. Profissionais da comunidade, p. 106
O mundo que queremos: Trabalho voluntário, p.1 10
Capítulo 3. Profissões do passado, p. 112
Como as pessoas faziam para... Produzir uma peça de roupa, p. 116
Capítulo 4. Trabalho e ambiente, p. 118
Atividade divertida, p. 122
O que você aprendeu, p. 124
Para terminar, p. 128
Referências bibliográficas, p. 132
8
Para começar
Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Circule os objetos que servem para medir a passagem do tempo.
- Observe as três ilustrações a seguir e leia as suas legendas.
Elas estão fora da ordem. Descubra qual é a ordem correta dos acontecimentos e indique a resposta em cada quadradinho, numerando-os de 1 a 3.
( ) Depois, sentaram-se em seus lugares para ver o filme!
( ) Chegando lá, compraram os ingressos e também compraram pipoca.
( ) Sábado, Maria e sua mãe fizeram um passeio diferente: elas foram ao cinema
9
Avaliação diagnóstica
- Os três objetos abaixo servem para medir o tempo. Ligue corretamente cada objeto ao seu nome.
Ampulheta
Calendário
Relógio
- Desenhe, nos espaços abaixo, uma atividade que você faz:
Antes de ir dormir
_____
Depois de acordar, de manhã
_____
- Escreva a expressão que melhor completa a frase abaixo.
Pode me passar o livro,_____?
( ) bem-feito
( ) desculpe-me
( ) obrigado
( ) por favor
10
- Marque com X as tarefas que você pode fazer para ajudar sua família.
( ) Organizar o quarto.
( ) Guardar os brinquedos.
( ) Guardar as roupas.
( ) Cuida das plantas.
( ) Cuidar dos animais domésticos.
- Você conhece os documentos pessoais abaixo? Escreva o nome correto de cada um.
_____
- Toda família tem registros pessoais do passado. Desenhe no espaço abaixo pelo menos dois exemplos de objetos do passado que você tem em casa.
_____
11
- “Sapo-cururu / Na beira do rio / Quando o sapo canta / Oh, maninha / É que está com frio”. Essa é uma cantiga muito conhecida. Ela é uma cantiga de:
( ) roda.
( ) sonhar
- Observe as imagens abaixo e ligue cada profissão ao nome correto.
Cantor
Médico
Professor
- Pinte os quadrinhos que mostram objetos que podem contar sua história ou a história de sua família.
( ) Fotografias antigas
( ) Cartas ou cartões-postais antigos
( ) Um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho
- Pinte os quadrinhos que mostram impactos no ambiente.
( ) Poluição nas águas dos rios
( ) Poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo)
( ) Acúmulo de lixo