3

Imagem: Ilustração. Planeta terra com território terrestre verde em contraste ao oceano azul claro. Fim da imagem.

O que é a história?

É um mundo de pequenas histórias.

É o que muitos já viveram e vivem.

São as suas experiências.

É como você cresceu.

É saber que tudo mudou.

Ou não mudou tanto assim...

É saber que já havia muita coisa antes de nós.

E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.

Desenhe e pinte ao redor do texto um pouco da sua história e alguns planos para o futuro.

4

Conheça seu livro

Seu livro está organizado em 4 unidades.

Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulos e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Como as pessoas faziam para...

Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Como as pessoas faziam para. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Atividade divertida

Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade divertida. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Uso de tecnologias

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosa. À direita, um arco verde. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

6

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1: A passagem do tempo, p. 12

Capítulo 1. O tempo dos relógios, p. 14

Para ler e escrever melhor, p. 18

Capítulo 2. Noções de tempo, p. 20

O mundo que queremos: Entre o passado e o futuro, p. 24

Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar, p. 26

Como as pessoas faziam para... Medir a passagem do tempo, p. 30

Capítulo 4. Presente, passado e futuro, p. 32

O que você aprendeu, p. 36

UNIDADE 2 A vida em comunidade, p. 40

Capítulo 1. Harmonia na convivência, p. 42

Para ler e escrever melhor, p. 46

Capítulo 2. Viver em grupo, p. 48

O mundo que queremos: Comunidades indígenas, p. 52

Capítulo 3. A rua tem história, p. 54

Como as pessoas faziam para... Construir uma moradia na comunidade, p. 58

Capítulo 4. Passado e presente de um bairro, p. 60

O que você aprendeu, p. 64

Imagem: Ilustração. Uma sanfona vermelha e branca, e um tambor verde e branco com batuques de madeira. Apoiado sobre a bateria, fotografia de três homens de chapéu meia lua tocando instrumentos musicais. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e calça marrom. Ao lado, um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha e calça verde, está lendo um livro. E uma menina de cabelo longo castanho e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta e calça verde. Fim da imagem.

7

Imagem: Ilustração. Pássaro beija-flor azul sobre uma flor vermelha com asas abertas. Fim da imagem.

UNIDADE 3 Marcas da história, p. 68

Capítulo 1. Memória e história, p. 70

Para ler e escrever melhor, p. 74

Capítulo 2. Documentos e registros pessoais, p. 76

O mundo que queremos: O Museu da Pessoa, p. 80

Capítulo 3. Memórias e tradições, p. 82

Como as pessoas faziam para... Produzir um livro, p. 86

Capítulo 4. Memória escolar, p. 88

Atividade divertida, p. 92

O que você aprendeu, p. 94

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e calça roxa. Está entregando um livro de capa rosa para uma mulher de cabelo médio preto, vestindo camiseta azul e saia laranja. Atrás há um sofá roxo e uma prateleira azul com livros. Fim da imagem.

UNIDADE 4: Trabalho, p. 98

Capítulo 1. O que é trabalho?, p. 100

Para ler e escrever melhor, p. 104

Capítulo 2. Profissionais da comunidade, p. 106

O mundo que queremos: Trabalho voluntário, p.1 10

Capítulo 3. Profissões do passado, p. 112

Como as pessoas faziam para... Produzir uma peça de roupa, p. 116

Capítulo 4. Trabalho e ambiente, p. 118

Atividade divertida, p. 122

O que você aprendeu, p. 124

Para terminar, p. 128

Referências bibliográficas, p. 132

8

Para começar

Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Circule os objetos que servem para medir a passagem do tempo.
Imagem: Fotografia 1. Relógio vermelho com dois sinos na parte superior. O relógio marca com ponteiro menor no número 1 e maior no número 12. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 2. Boneca russa rosa com rosto de uma menina loira e olhos azuis. Há quatro bonecas de tamanhos diversos. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 3. Relógio azul de pulso com ponteiro menor indicando número 10 e ponteiro maior indicando número 2. Fim da imagem.
  1. Observe as três ilustrações a seguir e leia as suas legendas.

Elas estão fora da ordem. Descubra qual é a ordem correta dos acontecimentos e indique a resposta em cada quadradinho, numerando-os de 1 a 3.

Imagem: Ilustração. Sala de cinema com destaque de mulher e menina sentadas no centro da sala. Fim da imagem.

( ) Depois, sentaram-se em seus lugares para ver o filme!

Imagem: Ilustração. Menina e mulher, estão lado a lado em um salão com produtos em vitrine baixa. A menina está segurando um saco retangular de pipoca. Fim da imagem.

( ) Chegando lá, compraram os ingressos e também compraram pipoca.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça azul. Ao lado, mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta e casaco rosa e calça azul. Estão entrando em uma porta de vidro com letreiro dizendo “cinema”. Fim da imagem.

( ) Sábado, Maria e sua mãe fizeram um passeio diferente: elas foram ao cinema

9

Avaliação diagnóstica

  1. Os três objetos abaixo servem para medir o tempo. Ligue corretamente cada objeto ao seu nome.
Imagem: 1. Ilustração. Destaque para a mão de uma pessoa próxima de um calendário de parede. Fim da imagem.
Imagem: 2. Ilustração de um relógio de ponteiros. Fim da imagem.
Imagem: 3. Ilustração de uma ampulheta. Fim da imagem.

Ampulheta

Calendário

Relógio

  1. Desenhe, nos espaços abaixo, uma atividade que você faz:

Antes de ir dormir

_____

Depois de acordar, de manhã

_____

  1. Escreva a expressão que melhor completa a frase abaixo.

    Pode me passar o livro,_____?

    ( ) bem-feito

    ( ) desculpe-me

    ( ) obrigado

    ( ) por favor

10

  1. Marque com X as tarefas que você pode fazer para ajudar sua família.

( ) Organizar o quarto.

( ) Guardar os brinquedos.

( ) Guardar as roupas.

( ) Cuida das plantas.

( ) Cuidar dos animais domésticos.

  1. Você conhece os documentos pessoais abaixo? Escreva o nome correto de cada um.
Imagem: Fotografia. 1: Papel com o título destacando “certidão de nascimento”, contendo informações como nome completo, data, nome dos pais e assinaturas registradas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. 2: Carteira de identidade do estado de Sergipe. Abaixo, fotografia de uma mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta branca. Ao lado, informações. Nome: Joana Gaspar Silveira. Filiação: Mário Gaspar; Julia Silveira. Data de nascimento: 23/10/1999. Naturalidade: Aracaju-SE. Fator RH: A+. Fim da imagem.

_____

  1. Toda família tem registros pessoais do passado. Desenhe no espaço abaixo pelo menos dois exemplos de objetos do passado que você tem em casa.

_____

11

  1. “Sapo-cururu / Na beira do rio / Quando o sapo canta / Oh, maninha / É que está com frio”. Essa é uma cantiga muito conhecida. Ela é uma cantiga de:

( ) roda.

( ) sonhar

  1. Observe as imagens abaixo e ligue cada profissão ao nome correto.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta amarela e bermuda marrom. Está com um gesso no pé, sentado sobre uma maca. À frente, uma mulher de cabelo longo castanho, vestindo jaleco branco, segurando um raio x com ossos soltos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca, casaco verde e calça azul. Está segurando um microfone em um palco com luzes acesas e fumaças. À frente, há multidão de pessoas assistindo-o.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto preto e óculos de armação quadrada, vestindo camiseta azul e calça laranja. Está segurando um papel em frente a uma sala de aula.  Fim da imagem.

Cantor

Médico

Professor

  1. Pinte os quadrinhos que mostram objetos que podem contar sua história ou a história de sua família.

( ) Fotografias antigas

( ) Cartas ou cartões-postais antigos

( ) Um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho

  1. Pinte os quadrinhos que mostram impactos no ambiente.

    ( ) Poluição nas águas dos rios

    ( ) Poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo)

    ( ) Acúmulo de lixo