14
UNIDADE 1. A passagem do tempo
15
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Observe a rotina de Joaquim.
- Sua rotina é parecida com a de Joaquim?
- Descreva a sua rotina diária
Fim do complemento
16
Capítulo 1. O tempo dos relógios
Os relógios medem a passagem do tempo em segundos, minutos e horas. Existem muitos tipos de relógio. Vamos conhecer alguns deles?
- O relógio de água é um instrumento muito antigo usado para marcar o tempo. Ele marca o tempo por meio da passagem da água de um recipiente para outro
LEGENDA: Relógio de água. FIM DA LEGENDA.
- O relógio de areia ou ampulheta funciona da mesma maneira que o relógio de água, mas, no lugar da água, coloca-se areia.
LEGENDA: Relógio de areia ou ampulheta. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, utilizamos relógios de ponteiros ou digitais. Eles podem ter diferentes formatos
LEGENDA: Relógio de ponteiros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Relógio digital. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Relógio digital em um aparelho celular. FIM DA LEGENDA.
Os telefones celulares, hoje, têm várias funções, entre elas a de mostrar as horas.
Boxe complementar:
Hora da leitura
• Que horas são?, de Daniela Kulot. São Paulo: Telos, 2018.
Uma história divertida que fala sobre rotina e horários.
Fim do complemento.
17
- Qual é a duração de cada uma das ações descritas?
- O pássaro bateu asas e voou.
( ) Horas.
( ) Minutos.
( ) Segundos.
- Lucas tomou o café da manhã.
( ) Horas.
( ) Minutos.
( ) Segundos.
- Observe os relógios e responda às questões.
LEGENDA: Relógio de Sol. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Relógio de ponteiros. FIM DA LEGENDA.
- O que esses relógios têm em comum?
_____
- Quais são as diferenças entre eles?
_____
Boxe complementar:
Hora da leitura
• Já sei ver as horas! de Marcos Vinícius Lúcio. São Paulo: Cortez, 2017.
Esse livro fala sobre os diversos tipos de relógio e explica como podemos aprender a ler as horas.
Fim do complemento.
18
Dia, semana, mês e ano
Um dia tem 24 horas e pode ser dividido em manhã, tarde e noite.
Uma semana tem 7 dias: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.
Um mês pode ter 28, 29, 30 ou 31 dias.
Um ano tem 12 meses e pode ter 365 ou 366 dias.
- Para registrar e organizar as divisões de tempo, podemos usar um calendário.
- Quais meses têm 30 dias? E quais têm 31 dias?
_____
- Qual mês não tem
nem
30
nem
31 dias?
( ) setembro.
( ) janeiro.
( ) fevereiro.
19
Outro tipo de calendário
Ao longo do tempo, as sociedades criaram diversos tipos de calendário. No Brasil, muitos povos indígenas marcam o tempo de acordo com o plantio, a colheita, as festas ou os períodos de chuvas e de cheias dos rios.
Observe o calendário cultural Atikum.
LEGENDA: Calendário feito por professores indígenas do povo Atikum, do estado de Pernambuco. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 206. FIM DA LEGENDA.
- Em quantos meses o calendário Atikum é dividido?
_____
No calendário Atikum, os meses são organizados de acordo com as atividades importantes para esse povo, como o preparo do solo para o plantio e a colheita do feijão.
- Esse calendário se parece com o calendário da página 16? Por quê?
_____
20
Para ler e escrever melhor
Este texto apresenta a sequência de atividades na rotina escolar de João.
O que vamos fazer hoje?
Na segunda-feira, João chegou no horário correto em seu primeiro dia de aula na escola. Ele vai estudar no período da tarde, na classe do 2º ano da professora Helena.
Para organizar as tarefas, a professora Helena registrou na lousa a divisão das atividades daquele dia e disse que todos deveriam anotar na agenda a rotina escolar.
Ela explicou que a rotina escolar é uma sequência de atividades que os estudantes desenvolvem na escola e é muito importante na vida da criança. A rotina escolar ajuda a dividir o tempo e a organizar o que o estudante terá de realizar ao longo de cada dia.
João, então, anotou em sua agenda as tarefas daquele dia.
21
- De acordo com a rotina escolar de João, qual é o seu horário de chegada?
_____
- Qual é o horário de saída de João?
_____
- Que atividade João terá às 16 horas?
- Como é a sua
rotina
escolar?
Escreva no quadro abaixo a sequência de suas tarefas em um dia de escola. Lembre-se de colocar o horário de cada atividade.
_____
22
Capítulo 2. Noções de tempo
Ao observar a passagem do tempo, percebemos que os acontecimentos podem ocorrer em sequência, um depois do outro.
Veja a tirinha que mostra Daniel construindo uma pipa. Primeiro ele corta o papel, depois monta a pipa e, em seguida, com a irmã, Renata, solta a pipa no quintal de sua casa.
LEGENDA: Daniel faz uma atividade depois da outra, em sequência. FIM DA LEGENDA.
- Enumere as cenas de acordo com a sequência de acontecimentos.
- Agora, escreva o que acontece em cada cena.
23
Muitos acontecimentos, porém, são simultâneos. Isso quer dizer que eles acontecem ao mesmo tempo.
Observe, acima, a rua em que mora a família Santos.
Enquanto Paulo passeia com o cachorro na calçada, Vera joga videogame em casa e os pais dela estão assistindo à televisão. No andar de cima, André estuda no computador. Todos estão realizando alguma atividade ao mesmo tempo.
- Pinte de amarelo os quadrinhos que indicam que as atividades estão acontecendo ao mesmo tempo.
- Como você chegou a essa conclusão?
_____
24
Antes, durante e depois
É possível observar um acontecimento enquanto ele ocorre. É possível também perceber o que aconteceu antes e o que aconteceu depois desse evento.
25
- Releia a história em quadrinhos e responda às questões.
- Qual é o quadrinho que mostra uma cena antes de o jogo começar? Como você chegou a essa conclusão?
_____
- O que aconteceu durante o jogo?
_____
- É possível dizer qual será o resultado do jogo antes de ele terminar? Por quê?
- O que aconteceu no fim jogo?
- Agora é a sua vez. Desenhe uma atividade que você faz:
Antes de ir à escola.
_____
Depois de sair da escola.
_____
26
O mundo que queremos
Entre o passado e o futuro
Estudantes de uma escola no bairro de Canudos, em Belém (no estado do Pará), participaram, em junho de 2017, do projeto chamado “Eu vou envelhecer. E você?”. O que será que eles fizeram nesse projeto? Vamos descobrir?
Respeito aos idosos
As professoras do período da manhã trabalharam a temática com os alunos e organizaram coral, teatro, cartazes e depoimentos. As ações do projeto visam conscientizar crianças em idade escolar sobre a importância de valorizar e respeitar o idoso.
Para Lucas Silva Santos, 10, aluno do 5º ano, os encontros foram de aprendizado. “É muito importante tudo o que a gente aprendeu durante as palestras. Hoje eu falei sobre o que nós aprendemos e agradeci por tudo o que foi ensinado nesses quatro dias. A partir de agora eu vou tratar as pessoas idosas com respeito, carinho e tudo o que tiver de bom no mundo”, disse o menino.
Agência Pa (Secom). Projeto estimula o respeito ao idoso nas escolas públicas. Agência Pará, 13 jun. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gtn. Acesso em: 4 jan. 2021.
LEGENDA: Avô e neto leem livro juntos. FIM DA LEGENDA.
27
- Releia o texto da página acima. Qual é o nome do projeto do qual os estudantes participaram? Para você, o que esse nome significa?
_____
- Em sua opinião, por que um projeto como esse é importante?
_____
- Marque com um X as palavras que indicam atitudes que as crianças devem ter com os idosos.
( ) Escuta atenta.
( ) Respeito.
( ) Paciência.
( ) Desobediência.
- Entreviste a pessoa mais velha da família para saber um pouco da sua história de vida. Utilize o roteiro a seguir e anote as respostas no caderno.
- Qual é o seu nome e a sua idade, ou a sua data de nascimento?
- Qual foi um dos acontecimentos mais importantes da sua vida? Por quê?
- O que você mais gostava de fazer quando era criança?
- O que você mais
gosta
de fazer atualmente?
Após a entrevista, leia para a classe as respostas que seu entrevistado deu.
28
Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar
Em seu dia a dia, você pode perceber a passagem do tempo de diversas maneiras.
Algumas horas
Ao observar o tempo que se passa entre o horário em que você chega à escola e o horário em que você sai dela.
LEGENDA: Ana entra na escola às 7 horas e sai dela ao meio-dia. FIM DA LEGENDA.
Alguns meses
Ao observar o tempo que falta para o seu aniversário ou para o aniversário de um amigo.
LEGENDA: Hoje é dia 20 de março. Faltam 4 meses para o aniversário de Ana, que é no dia 20 de julho. FIM DA LEGENDA.
Vários anos
Ao observar o tempo que se passou entre a época em que seus avós eram crianças e atualmente.
LEGENDA: Os avós de Ana, Antenor e Laura, têm 72 anos e 68 anos de idade, respectivamente. FIM DA LEGENDA.
- Como você observa a passagem do tempo?
29
- Escreva quanto tempo se passou entre as duas situações usando as palavras do quadro abaixo.
Quadro:
Minutos
Horas
Anos
Você também pode notar a passagem do tempo ao observar sua própria história. Desde o nascimento, você passou por muitas mudanças: os primeiros dentes nasceram, você cresceu e aprendeu a engatinhar e a andar.
- Observe a imagem e responda à questão.
- Quanto tempo você vai levar para terminar o Ensino Fundamental?
( ) Meses.
( ) Dias.
( ) Anos.
( ) Horas.
30
Manhã, tarde e noite
A repetição dos dias e das noites também indica a passagem do tempo. Durante o dia, o Sol ilumina praças, ruas e jardins e, quando a noite chega, já está escuro, um sinal de que o dia está acabando e é hora de dormir e descansar.
- As situações mostradas nas fotografias acontecem de manhã ou à noite?
_____
_____
Dividimos o tempo de um dia em manhã, tarde e noite.
- Preencha, em casa, a tabela com as atividades que você realiza em cada período do dia. Peça ajuda de seus familiares se julgar necessário.
Almoçar.
Ir para a escola
Estudar
Jantar
Tomar café da manhã
Tomar banho
Dormir
Brincar
Quadro: equivalente textual a seguir.
Manhã |
Tarde |
Noite |
---|---|---|
31
Organizar o tempo
Tudo o que fazemos tem uma duração.
Dividimos o tempo para organizar nossa rotina e para saber quando um acontecimento ocorreu ou vai ocorrer.
Uma forma de organizar a rotina diária é utilizar uma agenda.
Boxe complementar:
Você sabia?
A agenda é um caderno em que você pode registrar as atividades que serão realizadas em um dia. Ao anotar as tarefas na agenda, podemos nos organizar e nos lembrar do que temos para fazer!
Na agenda, dividimos o dia em horas. Cada hora tem 60 minutos, cada minuto tem 60 segundos e o segundo passa muito rápido, como quando piscamos os olhos.
Fim do complemento.
- Vera anotou em sua agenda algumas atividades.
- Quantas atividades Vera registrou no dia 24 de junho de 2023? Em quais períodos do dia?
_____
32
Como as pessoas faziam para...
Medir a passagem do tempo
Antigamente, os elementos da natureza eram usados para marcar a passagem do tempo. Os relógios que conhecemos hoje surgiram com base na observação do movimento do Sol e de outras estrelas.
Fontes: GERMANO Afonso. Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil (Edição Especial: Etnoastronomia), v. 14, p. 46-55, 2006; G. J. WHITROW. O Tempo na História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993; GERHARD Dohrn-van Rossum. History of the hour : clocks and modern temporal orders. Estados Unidos: The University of Chicago Press, 1996.
33
- Por que os primeiros relógios mecânicos ficavam em lugares públicos?
- Qual constelação os Tupi-Guarani observam para saber as horas à noite?
- Em que tipo de relógio você costuma consultar as horas?
34
Capítulo 4. Presente, passado e futuro
O tempo pode ser dividido em presente, passado e futuro.
Passado é o que já aconteceu. Pode ser um passado próximo, como o dia de ontem. Distante, como o dia em que você nasceu. Ou mais distante ainda, como o dia em que seu avô nasceu.
O presente é o que está acontecendo agora, enquanto você lê este livro, por exemplo.
Futuro é o que ainda vai acontecer. É o amanhã, o mês que vem, o ano que vem, e assim por diante.
35
- Leia os balões e escreva se cada situação corresponde ao presente, ao passado ou ao futuro.
_____
_____
_____
_____
- Complete as frases pintando o quadrinho correspondente.
- O que aconteceu ontem é:
( ) Presente
( ) Passado
( ) Futuro
- O que está acontecendo agora é:
( ) Presente
( ) Passado
( ) Futuro
- O que vai acontecer amanhã é:
( ) Presente
( ) Passado
( ) Futuro
36
Tempo e transformação
Muitas mudanças ocorrem com o passar do tempo. Observar a natureza é uma das maneiras de perceber essas mudanças.
Lara e os colegas participaram de um projeto na escola. Eles plantaram uma semente de girassol.
Com o passar dos dias, eles observaram que a semente brotou e a planta cresceu.
Depois de algum tempo e, com os cuidados necessários, o girassol floresceu.
37
- Enumere as fases de acordo com o desenvolvimento do girassol.
_____
_____
_____
- Observe a sequência do projeto de Lara na página 34 e responda.
- O que aconteceu com a semente de girassol entre a
1ª
fase e a 2ª fase? Quanto tempo se passou?
_____
- E entre a 3ª fase e a 4ª fase, o que ocorreu? Quanto tempo se passou?
_____
- Reúna-se em grupo com dois colegas e conversem sobre as mudanças que vocês observam com a passagem do tempo.
- Depois, cada um deverá registrar no caderno as mudanças indicadas pelo grupo.
38
O que você aprendeu
- Leia as frases a seguir e assinale as verdadeiras.
( ) O calendário serve para organizar os dias, as semanas e os meses de um ano.
( ) Não é possível organizar a rotina diária utilizando uma agenda.
( ) Muitos acontecimentos são simultâneos. Nesse caso, dizemos que eles ocorrem ao mesmo tempo.
- Quanto tempo se passou? Pinte os quadrinhos de acordo com a legenda.
_____
_____
_____
39
Avaliação processual
- As palavras a seguir referem-se aos períodos do dia. Reescreva-as colocando as letras na ordem correta.
_____
_____
_____
- Observe as ilustrações e escreva o período do dia em que você faz estas atividades.
_____
_____
_____
40
- Escreva no quadro o seu nome, o nome de quatro colegas e a data do aniversário de cada um. Depois, consulte um calendário e marque um X para indicar se a data é um acontecimento do presente, do passado ou do futuro.
Nome |
Data de aniversário |
Presente |
Passado |
Futuro |
|
---|---|---|---|---|---|
1 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
3 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
4 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
5 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Marque com um X as características de cada tipo de relógio.
Relógio |
De água |
De Sol |
De ponteiros |
De areia |
Digital |
---|---|---|---|---|---|
Pode precisar de bateria. |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Baseia-se em elementos da natureza. |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Mostra a hora em detalhes. |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
41
- Complete as frases com as palavras disponíveis nos quadros abaixo.
Palavras do quadro: relógio; semana; dia; ano.
- Um _____ dura 24 horas. Utilizamos o _____ para marcar as horas.
- Uma _____ tem 7 dias.
- Um _____ tem 12 meses e pode ter 365 ou 366 dias.
- Leia as adivinhas abaixo. Registre as respostas de cada uma nos espaços correspondentes.
- O que é, o que é? Tempo que está para chegar, quando as situações ainda vão acontecer.
_____
- O que é, o que é? O momento que você está vivendo agora.
_____
- O que é, o que é? O tempo em que as situações já ocorreram.
_____