14

UNIDADE 1. A passagem do tempo

Imagem: Ilustração complementar das páginas 12 e 13. Menino de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta azul com listras amarelas. Imagens indicam ações em um ciclo com a rotina de Joaquim. 1 – Acorda: Joaquim em uma cama com um relógio ao lado. 2 – Escova os dentes, se arruma e toma café da manhã: Joaquim escovando os dentes, seguindo coloca camiseta branca, calça vermelha e casaco verde, e na imagem seguinte está sentado comendo. 3 – Faz a lição de casa e depois vai para a aula de desenho: Joaquim desenhando junto a uma mulher em frente a um quadro com desenho. 4 – Almoça, escova os dentes e arruma a mochila para a escola: Joaquim comendo, seguido por imagem escovando os dentes e guardando livros em uma mochila. 5 – Vai para a escola: Joaquim em sala de aula com amigos em carteiras individuais e professor em frente da lousa. 6 – Volta para casa: Joaquim de mãos dadas a uma mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e calça verde, segurando uma bolsa lilás. 7 – Brinca com seu pai, toma banho, janta e come fruta: Joaquim andando de bicicleta com um homem de capacete amarelo, camiseta vermelha e calça azul. Seguido por imagem de Joaquim com homem e mulher sobre a mesa com comida. 8 – Escova os dentes e vai dormir: Joaquim escova os dentes e em seguida dorme. Fim da imagem.

15

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Observe a rotina de Joaquim.
  1. Sua rotina é parecida com a de Joaquim?
  1. Descreva a sua rotina diária

Fim do complemento

16

Capítulo 1. O tempo dos relógios

Os relógios medem a passagem do tempo em segundos, minutos e horas. Existem muitos tipos de relógio. Vamos conhecer alguns deles?

Imagem: Ilustração. Vaso amarelo com furo soltando água que cai em um vaso igual laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Ampulheta com areia roxa e base de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de areia ou ampulheta. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, utilizamos relógios de ponteiros ou digitais. Eles podem ter diferentes formatos

Imagem: Fotografia. Relógio redondo de parede com ponteiro maior sobre o número 11 e o ponteiro menor sobre o número 12.  Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de ponteiros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Relógio retangular digital indicando “17:25”. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio digital. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um dedo sobre celular apresentando um alarme com horário marcado “7:30”. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio digital em um aparelho celular. FIM DA LEGENDA.

Os telefones celulares, hoje, têm várias funções, entre elas a de mostrar as horas.

Boxe complementar:

Hora da leitura

• Que horas são?, de Daniela Kulot. São Paulo: Telos, 2018.

Uma história divertida que fala sobre rotina e horários.

Fim do complemento.

17

  1. Qual é a duração de cada uma das ações descritas?
Imagem: Fotografia. Pássaro beija-flor com asas abertas em tons de azul e verde e bico laranja fino. Fim da imagem.
  1. Observe os relógios e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Relógio de sol circular com pedra central retangular fina sombreando números. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de Sol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Relógio redondo de parede com ponteiro menor sobre o número 10 e ponteiro maior sobre o número 12.  Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de ponteiros. FIM DA LEGENDA.

_____

Boxe complementar:

Hora da leitura

Já sei ver as horas! de Marcos Vinícius Lúcio. São Paulo: Cortez, 2017.

Esse livro fala sobre os diversos tipos de relógio e explica como podemos aprender a ler as horas.

Fim do complemento.

18

Dia, semana, mês e ano

Um dia tem 24 horas e pode ser dividido em manhã, tarde e noite.

Uma semana tem 7 dias: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Um mês pode ter 28, 29, 30 ou 31 dias.

Um ano tem 12 meses e pode ter 365 ou 366 dias.

  1. Para registrar e organizar as divisões de tempo, podemos usar um calendário.
Imagem: Ilustração. Calendário de 2023 com doze meses sequenciais. Janeiro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Fevereiro inicia no dia 1 e termina no dia 28. Março inicia no dia 1 e termina no dia 31. Abril inicia no dia 1 e termina no dia 30. Maio inicia no dia 1 e termina no dia 31. Junho inicia no dia 1 e termina no dia 30. Julho inicia no dia 1 e termina no dia 31. Agosto inicia no dia 1 e termina no dia 31. Setembro inicia no dia 1 e termina no dia 30. Outubro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Novembro inicia no dia 1 e termina no dia 30. Dezembro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Fim da imagem.

_____

19

Outro tipo de calendário

Ao longo do tempo, as sociedades criaram diversos tipos de calendário. No Brasil, muitos povos indígenas marcam o tempo de acordo com o plantio, a colheita, as festas ou os períodos de chuvas e de cheias dos rios.

Observe o calendário cultural Atikum.

Imagem: Ilustração. Calendário Atikum. Formado por uma faixa em forma de cocar com ilustrações sobre os meses em cada pena do cocar. Inicia-se em novembro: Ilustração de um homem ao lado de árvores com um machado, indicando “desmatamento”. Dezembro: Ilustração de chamas e igreja, indicando “queimadas e festejo de N. S. da Conceição”. Janeiro: ilustração de homem segurando um machado, indicando “plantio de milho, feijão de corda e fava”. Fevereiro: Ilustração de um carro com arado amarrado na parte inferior, indicando “a ração das terras”. Março: Ilustração de um homem segurando um saco, indicando “plantio de feijão de arranca”. Abril: ilustração de pessoas dançando ao redor de uma igreja, indicando “comemorações ao dia do índio”. Maio: Mulher com saco fechado na cabeça, indicando “colheita do feijão de arranca e de corda”. Junho: ilustração de fogueira, indicando “festejos de São João e São Pedro”. Julho: ilustração de peixe, pássaro e tatu, indicando “caça e pesca”. Agosto: Ilustração de plantação de milho, indicando “colheita do milho e fava”. Setembro: Ilustração de um caminhão e um burro, indicando “venda dos produtos agrícolas”. Outubro: Igreja com árvores e rio, indicando “festejo N.S. da Misericórdia”. Fim da imagem.

LEGENDA: Calendário feito por professores indígenas do povo Atikum, do estado de Pernambuco. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 206. FIM DA LEGENDA.

  1. Em quantos meses o calendário Atikum é dividido?

    _____

No calendário Atikum, os meses são organizados de acordo com as atividades importantes para esse povo, como o preparo do solo para o plantio e a colheita do feijão.

  1. Esse calendário se parece com o calendário da página 16? Por quê?

    _____

20

Para ler e escrever melhor

Este texto apresenta a sequência de atividades na rotina escolar de João.

O que vamos fazer hoje?

Na segunda-feira, João chegou no horário correto em seu primeiro dia de aula na escola. Ele vai estudar no período da tarde, na classe do 2º ano da professora Helena.

Para organizar as tarefas, a professora Helena registrou na lousa a divisão das atividades daquele dia e disse que todos deveriam anotar na agenda a rotina escolar.

Ela explicou que a rotina escolar é uma sequência de atividades que os estudantes desenvolvem na escola e é muito importante na vida da criança. A rotina escolar ajuda a dividir o tempo e a organizar o que o estudante terá de realizar ao longo de cada dia.

João, então, anotou em sua agenda as tarefas daquele dia.

Imagem: Ilustração. Crianças em carteiras olhando para uma mulher de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e jaleco branco. Está em frente a uma lousa que diz: 13 horas – chegada e organização do material escolar; 14 horas – aula de língua portuguesa; 15 horas – recreio; 16 horas – aula de história; 17 horas - aula de arte; 18 horas – saída. Fim da imagem.

21

  1. De acordo com a rotina escolar de João, qual é o seu horário de chegada?

_____

  1. Qual é o horário de saída de João?

    _____

  1. Que atividade João terá às 16 horas?

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Como é a sua rotina escolar?

    Escreva no quadro abaixo a sequência de suas tarefas em um dia de escola. Lembre-se de colocar o horário de cada atividade.

_____

22

Capítulo 2. Noções de tempo

Ao observar a passagem do tempo, percebemos que os acontecimentos podem ocorrer em sequência, um depois do outro.

Veja a tirinha que mostra Daniel construindo uma pipa. Primeiro ele corta o papel, depois monta a pipa e, em seguida, com a irmã, Renata, solta a pipa no quintal de sua casa.

Imagem: Ilustração. Sequência de imagens. Menino de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada azul, vestindo camiseta azul. Está segurando uma seda roxa de pipa, uma tesoura, cola e linha. Em seguida, imagem do menino amarrando duas varetas com barbante. Última imagem é o menino soltando a pipa no céu com uma menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Daniel faz uma atividade depois da outra, em sequência. FIM DA LEGENDA.

  1. Enumere as cenas de acordo com a sequência de acontecimentos.
Imagem: Esquema. Ilustração de três imagens. Imagem 1 - Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul. Ao lado, menina de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta rosa. Estão colocando pratos e copos sobre uma mesa com potes de comida e jarra de suco. Imagem 2 - Menino, menina e mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta amarela, os três estão comendo comida. Imagem 3 - Menino e menina em frente a uma pia com louça e sabão. Enquanto menino lava, a menina enxuga. Fim da imagem.

23

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde e calça amarela. Está andando com um cachorro caramelo em uma calçada. Ao lado, casas coloridas. Em uma casa azul há duas janelas em andares diferentes destacando cenas. No primeiro andar, uma menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul, segurando um celular ligado, atrás há um homem e uma mulher sentados em um sofá assistindo à televisão, na parede há um relógio com ponteiro menor no 9 e ponteiro maior no 12. No segundo andar, menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta verde, está mexendo no computador, na estante um relógio digital marca 21:00. Fim da imagem.

Muitos acontecimentos, porém, são simultâneos. Isso quer dizer que eles acontecem ao mesmo tempo.

Observe, acima, a rua em que mora a família Santos.

Enquanto Paulo passeia com o cachorro na calçada, Vera joga videogame em casa e os pais dela estão assistindo à televisão. No andar de cima, André estuda no computador. Todos estão realizando alguma atividade ao mesmo tempo.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Pinte de amarelo os quadrinhos que indicam que as atividades estão acontecendo ao mesmo tempo.
Imagem: Esquema. Ilustração de três cenas. 1: Menino de cabelo curto preto cacheado, vestindo camiseta branca com faixa verde e calça verde. Ao lado, menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca com faixa verde e calça verde. Estão brincando com cartinhas. Na parede há um relógio com ponteiro menor indicando 10 e ponteiro maior indicando 12. 2: Menina de cabelo longo preto, sentada ao lado de uma menina de cabelo médio castanho, eles vestem camiseta branca com faixa verde e calça verde. Estão segurando papéis em carteiras unidas. Na parede há um relógio com ponteiro menor indicando 3 e um ponteiro maior indicando 12. 3: Mulher de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta verde e calça branca. Está mostrando uma ilustração do sol para dois alunos sentados em carteiras. Na parede há um relógio com ponteiro menor indicando 10 e ponteiro maior indicando 12. Fim da imagem.

_____

24

Antes, durante e depois

É possível observar um acontecimento enquanto ele ocorre. É possível também perceber o que aconteceu antes e o que aconteceu depois desse evento.

Imagem: Quadrinho. História em quadrinhos contada em quatro quadros. Bruno: Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e bermuda preta. João e Larissa: Menino de cabelo curto cacheado castanho, ao lado, menina de cabelo longo castanho, estão vestindo camiseta laranja com listras brancas e bermuda azul. Quadro 1: “João, Larissa e Bruno aguardam o começo do jogo”, os três sentados em um sofá vermelho, Bruno diz “Vocês conseguem dizer qual time vai ganhar antes de o jogo começar?”. Quadro 2: “Aos 20 minutos do primeiro tempo, João e Larissa comemoram”, em frente à televisão, os dois pulam, João diz “Goool” e Larissa responde “O nosso time vai ganhar!”. Quadro 3: “Aos 10 minutos do segundo tempo é a vez de Bruno gritar gol”, Bruno em pé diz “Vamos saber o resultado somente depois de o jogo terminar”. Quadro 4: “E o jogo termina”, os três sentados no sofá e o João diz “O jogo terminou e nossos times empataram!”.  Fim da imagem.

25

  1. Releia a história em quadrinhos e responda às questões.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Agora é a sua vez. Desenhe uma atividade que você faz:

    Antes de ir à escola.

    _____

    Depois de sair da escola.

    _____

26

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Entre o passado e o futuro

Estudantes de uma escola no bairro de Canudos, em Belém (no estado do Pará), participaram, em junho de 2017, do projeto chamado “Eu vou envelhecer. E você?”. O que será que eles fizeram nesse projeto? Vamos descobrir?

Respeito aos idosos

As professoras do período da manhã trabalharam a temática com os alunos e organizaram coral, teatro, cartazes e depoimentos. As ações do projeto visam conscientizar crianças em idade escolar sobre a importância de valorizar e respeitar o idoso.

Para Lucas Silva Santos, 10, aluno do 5º ano, os encontros foram de aprendizado. “É muito importante tudo o que a gente aprendeu durante as palestras. Hoje eu falei sobre o que nós aprendemos e agradeci por tudo o que foi ensinado nesses quatro dias. A partir de agora eu vou tratar as pessoas idosas com respeito, carinho e tudo o que tiver de bom no mundo”, disse o menino.

Agência Pa (Secom). Projeto estimula o respeito ao idoso nas escolas públicas. Agência Pará, 13 jun. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gtn. Acesso em: 4 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo raspado, vestindo camiseta azul com listras horizontais brancas, segura um livro aberto. Ao lado, um homem de cabelo curto grisalho e chapéu bege, vestindo camisa cinza com listras horizontais pretas. Estão sentados em um sofá vermelho, observando o livro. Fim da imagem.

LEGENDA: Avô e neto leem livro juntos. FIM DA LEGENDA.

27

  1. Releia o texto da página acima. Qual é o nome do projeto do qual os estudantes participaram? Para você, o que esse nome significa?

_____

  1. Em sua opinião, por que um projeto como esse é importante?

    _____

  1. Marque com um X as palavras que indicam atitudes que as crianças devem ter com os idosos.

( ) Escuta atenta.

( ) Respeito.

( ) Paciência.

( ) Desobediência.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Entreviste a pessoa mais velha da família para saber um pouco da sua história de vida. Utilize o roteiro a seguir e anote as respostas no caderno.

28

Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar

Em seu dia a dia, você pode perceber a passagem do tempo de diversas maneiras.

Algumas horas

Ao observar o tempo que se passa entre o horário em que você chega à escola e o horário em que você sai dela.

Imagem: Ilustração. Crianças em frente a um portão indicando “escola”, destaque para uma menina de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta branca e bermuda verde, com mochila rosa, ela está entrando na escola. No centro do muro da escola, um relógio indica ponteiro menor no número 7 e um ponteiro maior no número 12. Ao lado, ilustração de menina de cabelo curto cacheado castanho saindo da escola, o relógio possui ponteiro menor e o maior no número 12. Fim da imagem.

LEGENDA: Ana entra na escola às 7 horas e sai dela ao meio-dia. FIM DA LEGENDA.

Alguns meses

Ao observar o tempo que falta para o seu aniversário ou para o aniversário de um amigo.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta amarela. Está em frente a um bolo com velas. Ao redor dela há pessoas batendo palmas. Fim da imagem.

LEGENDA: Hoje é dia 20 de março. Faltam 4 meses para o aniversário de Ana, que é no dia 20 de julho. FIM DA LEGENDA.

Vários anos

Ao observar o tempo que se passou entre a época em que seus avós eram crianças e atualmente.

Imagem: Ilustração. Mulher idosa de cabelo curto cacheado grisalho e óculos de armação arredondada vermelha, vestindo camiseta verde. Ao lado, abraçado a ela, um homem idoso calvo de cabelo lateral grisalho e óculos de armação arredondada preta, vestindo camiseta branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Os avós de Ana, Antenor e Laura, têm 72 anos e 68 anos de idade, respectivamente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como você observa a passagem do tempo?

29

  1. Escreva quanto tempo se passou entre as duas situações usando as palavras do quadro abaixo.
Imagem: Ilustração. Menino bebê de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta branca, está gatinhando. Ao lado, ilustração de menino de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta vermelha, está sentado segurando um livro aberto. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio preto, vestindo camiseta rosa, está levantando da cama com o sol na janela. Ao lado, mesma menina escovando os dentes no banheiro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo médio loiro, vestindo camiseta azul e jaqueta vermelha. Está dando tchau a uma mulher de cabelo preso grisalho e menino pequeno de cabelo curto ruivo. Ao lado, mesma mulher indo de encontro ao menino em uma porta. Fim da imagem.

Quadro:

Minutos

Horas

Anos

Você também pode notar a passagem do tempo ao observar sua própria história. Desde o nascimento, você passou por muitas mudanças: os primeiros dentes nasceram, você cresceu e aprendeu a engatinhar e a andar.

  1. Observe a imagem e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Sequência de ciclo de uma menina bebê, seguido por menina de cabelo curto castanho gatinhando atrás de um gato preto, menina de cabelo curto castanho jogando bola, menina de cabelo médio castanho andando com uma mochila, até uma mulher de cabelo longo castanho, vestindo túnica azul e toga na cabeça com um certificado na mão. Fim da imagem.

( ) Meses.

( ) Dias.

( ) Anos.

( ) Horas.

30

Manhã, tarde e noite

A repetição dos dias e das noites também indica a passagem do tempo. Durante o dia, o Sol ilumina praças, ruas e jardins e, quando a noite chega, já está escuro, um sinal de que o dia está acabando e é hora de dormir e descansar.

  1. As situações mostradas nas fotografias acontecem de manhã ou à noite?
Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela. Mulher de cabelo médio castanho, vestindo camiseta cinza. Os três estão em uma pia escovando os dentes, em ordem crescente, o menino é o menor e a menina de cabelo médio é a maior. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Família sentada em um sofá branco em frente a uma televisão. Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul, menina de cabelo trançado, vestindo camiseta branca, mulher de cabelo trançado castanho, vestindo camisa xadrez azul e roxa. Fim da imagem.

_____

Dividimos o tempo de um dia em manhã, tarde e noite.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Preencha, em casa, a tabela com as atividades que você realiza em cada período do dia. Peça ajuda de seus familiares se julgar necessário.

Almoçar.

Ir para a escola

Estudar

Jantar

Tomar café da manhã

Tomar banho

Dormir

Brincar

Quadro: equivalente textual a seguir.

Manhã

Tarde

Noite

31

Organizar o tempo

Tudo o que fazemos tem uma duração.

Dividimos o tempo para organizar nossa rotina e para saber quando um acontecimento ocorreu ou vai ocorrer.

Uma forma de organizar a rotina diária é utilizar uma agenda.

Boxe complementar:

Você sabia?

A agenda é um caderno em que você pode registrar as atividades que serão realizadas em um dia. Ao anotar as tarefas na agenda, podemos nos organizar e nos lembrar do que temos para fazer!

Na agenda, dividimos o dia em horas. Cada hora tem 60 minutos, cada minuto tem 60 segundos e o segundo passa muito rápido, como quando piscamos os olhos.

Fim do complemento.

  1. Vera anotou em sua agenda algumas atividades.
Imagem: Ilustração. Folha de caderno escrita. Título: “24 de junho de 2023, sábado”. Texto: “10 horas: arrumar meu quarto com a ajuda da mamãe. 13 horas: ir com a mamãe ao shopping para comprar o presente do Pedro. 16 horas: ir à festa de aniversário do Pedro. 19 horas: visitar o vovô João”. Ao lado, borracha vermelha e azul, apontador vermelho e lápis amarelo. Fim da imagem.

32

Como as pessoas faziam para...

Medir a passagem do tempo

Antigamente, os elementos da natureza eram usados para marcar a passagem do tempo. Os relógios que conhecemos hoje surgiram com base na observação do movimento do Sol e de outras estrelas.

Imagem: Ilustração referente as páginas 52 e 53. Imagem dividida em três partes por ponteiros vermelhos.  
À direita, na parte superior, sobre um gramado com rio ao fundo há um relógio de sol como pedra redonda com pedra pontiaguda triangular no centro, também marca O, S e L representando as direções. Abaixo, destaque com sombra para esquerda indicando manhã, destaque com sombra para direita indicando tarde. Ele indica: 1. Relógio de Sol, há mais de 2000 anos, foi o primeiro relógio da humanidade. Uma haste projetava a sombra do Sol em algumas marcações. Quando o Sol estava a pino no céu, a sombra desaparecia: era meio-dia. Foi a partir dessa descoberta que povos antigos criaram a divisão de 24 horas. Depois do relógio de Sol, surgiram outros instrumentos. Ilustração de um vaso vermelho apoiado em peça de madeira despejando água em um vaso idêntico verde, ele indica: Relógio de água: contava as horas de acordo com o escoamento da água em um recipiente. Ilustração de vela sobre uma estrutura de madeira com marcações à esquerda, ele indica: Relógio de vela: marcava um período pela velocidade com que a cera derretia. Ilustração de ampulheta com estrutura dourada e areia vermelha em estrutura de vidro, ele indica: Ampulheta: usava areia para determinar uma fração de tempo. À direita, na parte inferior, Sombra de um homem e um menino em uma montanha observando o céu em tons de roxo com estrelas. Uma seta indica “6 horas”. 2. Observação das estrelas. Indígenas Tupi-Guarani. Alguns povos indígenas, como os Tupi-Guarani, utilizam a posição do Cruzeiro do Sul para contar as horas durante a noite. A constelação dá uma volta completa em 24 horas. Da posição “cruz deitada” (entardecer) até a “cruz de pé” (meio da noite), há um intervalo de 6 horas. À esquerda, imagem de uma igreja antiga com torre central, ela possui paredes brancas e detalhes dourados. Sobre a torre central há um relógio com números romanos abaixo de um sino. Ele indica: 3. Relógio mecânico, anos 1300, os primeiros modelos eram muito caros e tinham grandes engrenagens. Ficavam em lugares públicos, como torres de igrejas. Eles não eram muito precisos e tinham que ser ajustados todos os dias. Ao lado, há ilustrações de relógios seguidos por nome e épocas que foram usados: relógio dourado arredondado com vidro central – relógio de bolso, anos 1500; relógio retangular com marcação das horas e pêndulo na parte inferior dourado – relógio de pêndulo, anos 1600; relógio dourado com pulseira de tecido marrom – relógio de pulso, anos 1800; relógio arredondado vermelho com sinos dourados nas laterais – relógio e despertador de quartzo, início dos anos 1900; relógio digital retangular vermelho – relógio digital, final dos anos 1900. O relógio mecânico deu origem a outras invenções. Nos aparelhos mais antigos, era preciso dar corda para fazê-lo funcionar. Essa função manual foi substituída pela bateria em muitos relógios de pulso atuais. 
 Fim da imagem.

Fontes: GERMANO Afonso. Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil (Edição Especial: Etnoastronomia), v. 14, p. 46-55, 2006; G. J. WHITROW. O Tempo na História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993; GERHARD Dohrn-van Rossum. History of the hour : clocks and modern temporal orders. Estados Unidos: The University of Chicago Press, 1996.

33

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que os primeiros relógios mecânicos ficavam em lugares públicos?
  1. Qual constelação os Tupi-Guarani observam para saber as horas à noite?
  1. Em que tipo de relógio você costuma consultar as horas?

34

Capítulo 4. Presente, passado e futuro

O tempo pode ser dividido em presente, passado e futuro.

Passado é o que já aconteceu. Pode ser um passado próximo, como o dia de ontem. Distante, como o dia em que você nasceu. Ou mais distante ainda, como o dia em que seu avô nasceu.

O presente é o que está acontecendo agora, enquanto você lê este livro, por exemplo.

Futuro é o que ainda vai acontecer. É o amanhã, o mês que vem, o ano que vem, e assim por diante.

Imagem: Ilustração. Crianças conversando em um campo aberto. Menina de cabelo cacheado ruivo, vestindo camiseta branca e sentada em uma cadeira de rodas diz “Ontem foi aniversário do meu avô. Fizemos uma festa para ele”, ela segura uma pipa. Ao lado, um menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta laranja, responde “que legal”. Ao lado, menina de cabelo longo preto, vestindo macacão roxo, pergunta “que dia é hoje?” e uma menina de cabelo longo cacheado, vestindo vestido rosa e andando de patinete, responde “é sexta-feira”. Menina de cabelo longo ruivo, vestindo vestido azul pergunta “vamos ao cinema amanhã?” e um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta laranja, responde “sim, vai ser divertido”. Ao canto, uma mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul. Fim da imagem.

35

  1. Leia os balões e escreva se cada situação corresponde ao presente, ao passado ou ao futuro.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta rosa, mexendo em uma caixa de brinquedos diversos diz “estou guardando meus brinquedos”. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Família composta por menino de cabelo curto castanho, mulher idosa de cabelo cacheado grisalho, mulher de cabelo longo castanho, e homem de cabelo curto castanho. Menino diz “amanhã será aniversário do meu irmãozinho”.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e bermuda azul, está segurando um presente branco com laço azul. Ele diz “no ano passado, ganhei um presente especial do meu avô”. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa. Ao lado, mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta azul. Menina diz “quando eu tinha 1 ano, falei minha primeira palavra: ‘mamãe’”.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Complete as frases pintando o quadrinho correspondente.

36

Tempo e transformação

Muitas mudanças ocorrem com o passar do tempo. Observar a natureza é uma das maneiras de perceber essas mudanças.

Lara e os colegas participaram de um projeto na escola. Eles plantaram uma semente de girassol.

Imagem: Ilustração. 1ª fase – dia 1: Vaso de flor marrom com duas sementes sobre a terra. 2ª fase – dia 15: Vaso de flor com broto germinando verde. 3ª fase – dia 30: Vaso de flor com planta com folhas verdes longas. 4ª fase – dia 90: Vaso de flor com uma flor amarela na ponta. Ao lado, menina de cabelo longo preto e óculos de armação quadrada rosa, vestindo camiseta azul, segurando um papel e um lápis. Fim da imagem.

Com o passar dos dias, eles observaram que a semente brotou e a planta cresceu.

Depois de algum tempo e, com os cuidados necessários, o girassol floresceu.

37

  1. Enumere as fases de acordo com o desenvolvimento do girassol.
Imagem: Ilustração. Dia 15: Vaso de flor com broto germinando verde.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Dia 30: Vaso de flor com planta com folhas verdes longas. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Dia 1: Vaso de flor marrom com duas sementes sobre a terra.  Fim da imagem.

_____

  1. Observe a sequência do projeto de Lara na página 34 e responda.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Reúna-se em grupo com dois colegas e conversem sobre as mudanças que vocês observam com a passagem do tempo.

38

O que você aprendeu

  1. Leia as frases a seguir e assinale as verdadeiras.

    ( ) O calendário serve para organizar os dias, as semanas e os meses de um ano.

    ( ) Não é possível organizar a rotina diária utilizando uma agenda.

    ( ) Muitos acontecimentos são simultâneos. Nesse caso, dizemos que eles ocorrem ao mesmo tempo.

  1. Quanto tempo se passou? Pinte os quadrinhos de acordo com a legenda.
Imagem: Ilustração. Um quadrado roxo: HORAS. Um quadrado amarelo: DIAS. Um quadrado verde: ANOS. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta vermelha e calça bege, está andando de bicicleta. Ao lado, seta indica mulher de cabelo longo grisalho, vestindo camiseta vermelha e saia longa bege, sentada em um sofá verde. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Banana verde com seta para direita em processo até ficar amarela com pintinhas pretas. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Escola de prédio baixo amarelo com muro baixo e portão verde. Há crianças entrando pelo portão. Ao lado, seta para imagem de crianças saindo da escola. Fim da imagem.

_____

39

Avaliação processual

  1. As palavras a seguir referem-se aos períodos do dia. Reescreva-as colocando as letras na ordem correta.
Imagem: Ilustração. Rua com casas baixas e coloridas. O céu está escuro com estrelas e lua, acima, letras embaralhadas formam “ineot”.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Rua com casas baixas e coloridas. O céu está claro em tom de azul com o sol, acima, letras embaralhadas formam “nãham”.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Rua com casas baixas e coloridas. O céu está claro em tom de laranja com sol se pondo, acima, letras embaralhadas formam “radte”.  Fim da imagem.

_____

  1. Observe as ilustrações e escreva o período do dia em que você faz estas atividades.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio preto, vestindo vestido vermelho. Está sentada em frente a uma mesa de toalha verde com frutas em fruteiras. Sentado em outra cadeira está um gato preto com barriga e focinho branco. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio preto, vestindo camiseta rosa. Está deitada dormindo em uma cama com cobertor rosa, macaco de pelúcia sobre o braço. Um gato preto com focinho e barriga branca está deitado sobre as pernas da menina. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração.  Crianças sentadas em carteiras individuais escrevendo sobre cadernos abertos. Fim da imagem.

_____

40

  1. Escreva no quadro o seu nome, o nome de quatro colegas e a data do aniversário de cada um. Depois, consulte um calendário e marque um X para indicar se a data é um acontecimento do presente, do passado ou do futuro.

Nome

Data de aniversário

Presente

Passado

Futuro

1

_____

_____

_____

_____

_____

2

_____

_____

_____

_____

_____

3

_____

_____

_____

_____

_____

4

_____

_____

_____

_____

_____

5

_____

_____

_____

_____

_____

  1. Marque com um X as características de cada tipo de relógio.

Relógio

De água

De Sol

De ponteiros

De areia

Digital

Pode precisar de bateria.

_____

_____

_____

_____

_____

Baseia-se em elementos

da natureza.

_____

_____

_____

_____

_____

Mostra a hora em detalhes.

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração. Relógio cuco de madeira com um pássaro sobre a ponta de uma plataforma de madeira. Abaixo, um relógio sobre a casinha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Relógio digital marcando 09:30.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ampulheta com base de madeira e vidro com areia rosa à vista passando de um lado para o outro. Fim da imagem.

41

  1. Complete as frases com as palavras disponíveis nos quadros abaixo.

    Palavras do quadro: relógio; semana; dia; ano.

  1. Leia as adivinhas abaixo. Registre as respostas de cada uma nos espaços correspondentes.
Imagem: Ilustração. Caderno e caneta roxos, na capa marca 2023. Ao lado, ampulheta azul. Folhas de calendário soltos destacando o dia 4 “sexta”. Relógio vermelho com dois sinos cinza laterais, está com ponteiro menor sobre 4 e ponteiro maior sobre 1. Abaixo, prateleira com relógio digital pequeno amarelo retangular com sintonia de rádio, ele marca 15:00, relógio analógico quadrado verde marcando ponteiro menor sobre 3 e ponteiro maior sobre 12. Ao lado, relógio retangular azul digital marcando 15:00, e relógio analógico arredondado vermelho marcando ponteiro menor sobre 3 e ponteiro maior sobre 12. Fim da imagem.