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Referências bibliográficas

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Artigo sobre os conhecimentos em astronomia entre os povos indígenas do Brasil.

AGÊNCIA PA (Secom). Projeto estimula o respeito ao idoso nas escolas públicas. Agência Pará, 13 jun. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gtn. Acesso em: 4 jan. 2021.

Reportagem sobre um projeto escolar realizado em 2017, que valorizou os conhecimentos dos idosos.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas. Revista Brasileira de História, v. 37, n. 75. maio/ ago. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gtK. Acesso em: 19 fev. 2021.

A historiadora Maria Regina Celestino de Almeida apresenta, neste artigo, uma reflexão sobre algumas mudanças historiográficas em relação à atuação dos indígenas e seu papel na história do Brasi.

ARAÚJO, Ulisses F. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002.

A proposta dessa obra é discutir as relações entre moralidade, democracia e educação na perspectiva do pensamento complexo, apontando caminhos e propostas para sua efetiva implementação no cotidiano educacional.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

Pioneiro nos estudos do que se denominou “história da infância”, Philippe Ariès demonstra, nessa obra, que o surgimento da questão sobre a criança está ligado ao espaço que ela ocupa na história e na modernidade.

BANDEIRA, Pedro. O Birolho. In: ROCHA, Ruth (org.). Contos de escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

Conto escrito por Pedro Bandeira.

BANDEIRA, Pedro. Por enquanto eu sou pequeno. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2009.

Obra ficcional de Pedro Bandeira.

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos: entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

Esse artigo aborda o papel e a relevância das imagens como auxiliares e complementos dos textos nos livros didáticos de História.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

O trabalho de Ecléa Bosi apresenta uma reflexão sobre a história oral, a memória e, principalmente, a velhice.

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BRAGA, Juliana; MENEZES, Lilian. Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.

Essa obra apresenta os fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Educação.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://fdnc.io/4K. Acesso em: 13 mar. 2021.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 3 jan. 2021.

Esse documento determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – em todo o território nacional.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Essa obra coletiva procura traçar um panorama atualizado dos vários campos de investigação da História, expondo os principais conceitos e as polêmicas que se fizeram presentes na história das disciplinas e da pesquisa e indicando caminhos e dilemas atuais do saber historiográfico.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: um longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

Considerada um guia sobre a jornada da democracia brasileira – desde os primeiros passos do Brasil independente, ainda monárquico, passando pela República, até os movimentos de rua recentes –, essa obra procura compreender o que o país construiu em quase dois séculos dessa jornada.

CARVALHO, José Sérgio F. (org.). Educação, cidadania e direitos humanos. São Paulo: Vozes, 2004.

Essa obra aborda temas que vão das distinções conceituais aos relatos de práticas em formação de professores, passando pela análise de temas que têm representado um grande desafio para a ação educativa contemporânea, como as relações entre família e escola, violência urbana e instituição escolar, a escola em face da mídia, entre outros.

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CHERMAN, Alexandre; VIEIRA, Fernando. O tempo que o tempo tem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

A obra discorre sobre a origem da contagem do tempo.

COLÉGIO estadual de Morrinhos desenvolve projeto de horta comunitária. Secretaria de Estado da Educação. Goiás. 2 jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gtL. Acesso em: 3 jan. 2021.

Reportagem sobre a criação de uma horta comunitária em um município do estado de Goiás.

CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

O livro apresenta uma coletânea de textos que abordam questões ligadas à presença dos povos indígenas no Brasil, incluindo as novas teorias da origem do homem americano, além dos conhecimentos mais atuais sobre a história dos índios, em especial da população indígena da Amazônia.

FRANCO, Silvia Cintra. Cultura: inclusão e diversidade. São Paulo: Contexto, 2009.

Além de definir “cultura” do ponto de vista antropológico e sociológico, essa obra se propõe a analisar as possibilidades e as perspectivas que se escondem sob esse termo: os conflitos e preconceitos que gera, as oportunidades que abre e os direitos que devem ser estendidos a todos.

GAMBIRAZI, Larissa. A força do trabalho voluntário em 2019. Greenpeace, 20 dez. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gtE. Acesso em: 8 jan. 2021.

Reportagem sobre a importância do trabalho voluntário.

GHEDINE, André. Folha da Manhã Ltda. Acervo on-line. Disponível em: http://fdnc.io/cHs. Acesso em: 8 jan. 2021.

Texto sobre a história de bairros antigos da cidade de São Paulo.

LAURETTI, Patrícia. Do sertão à ‘selva’ paulistana, o rito de passagem dos Pankararu. Jornal da Unicamp, 28 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gts. Acesso em: 8 jan. 2021.

Artigo sobre os indígenas Pankararu e sua vida em grandes cidades brasileiras.

LINHARES, Maria Yedda (org.). História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

Em linguagem simples e direta, o livro percorre a história do país desde a colonização até os nossos dias. A autora também fala sobre a criação da República e a ampliação da participação política no Brasil, além da emergência da classe operária, da urbanização e da industrialização.

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LUCA, Tania Regina de; PINSKY, Carla Bassanezi (org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

Esse livro discute a teoria e a prática da História, revelando por que certos documentos adquirem maior ou menor relevância ao longo do tempo.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

Essa obra é destinada a educadores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. O autor faz estudos críticos sobre a avaliação da aprendizagem escolar, bem como propostas para torná-la mais viável e construtiva.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Fernand Braudel, 2005.

O objetivo dessa obra é reconstruir a evolução da escola de base em toda a história do Brasil.

OLIVEIRA, S. R. F. de. O tempo, a criança e o ensino de História. In: DE ROSSI, V. L. S.; ZAMBONI, E. Quanto tempo o tempo tem? Campinas: Alínea, 2003.

A autora do capítulo fez uma pesquisa empírica fundamentada na teoria de Jean Piaget para demonstrar que a criança não concebe o passado e o presente com a mesma sequência cronológica do adulto, explicando o passado a partir do presente.

PENTEADO, Jacob. Belènzinho, 1910: retrato de uma época. São Paulo: Carrenho Editorial, 2003.

Obra que fala sobre o passado do bairro do Belenzinho, na cidade de São Paulo.

PEREIRA, Maria Regina; PRADO, Zuleika de Almeida. Nosso folclore. São Paulo: Ave-Maria, 2003.

As autoras fazem um panorama geral pelo folclore brasileiro, passando por todos os personagens, quadrinhas e histórias, valorizando a riqueza e as tradições da cultura brasileira.

PETTA, Nicolina Luiza de. A fábrica e a cidade até 1930. 6ª ed. São Paulo: Atual, 1995.

A obra analisa de maneira inovadora a vida da classe operária nas fábricas, nas moradias e nas ruas, associando o surgimento da produção mecanizada à elaboração de uma nova cultura urbana.

PINSKY, Carla B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2015.

Esse livro aborda os métodos e as técnicas utilizados pelos pesquisadores em seu contato com vestígios e testemunhos do passado humano.

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RELATO de Elisa Maria Loureiro da Silva Pereira. Museu da Pessoa, dez. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gtM. Acesso em: 8 jan. 2020.

Relato de Elisa, registrado e divulgado pelo Museu da Pessoa (na cidade de São Paulo).

RELATO de Leonice Rodrigues Pereira. Museu da Pessoa, São Paulo, 2006. Disponível em: http://fdnc.io/gtF. Acesso em: 8 jan. 2021.

Relato de Leonice, registrado e divulgado pelo Museu da Pessoa (na cidade de São Paulo).

SANTA ROSA, Nereide Schilaro. Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: Moderna, 2001.

A obra fala sobre os brinquedos e brincadeiras populares que sempre divertiram as crianças nas aldeias, ruas, quintais, parques, enriquecendo nossas raízes e servindo de inspiração a notáveis artistas plásticos.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. A construção das noções de tempo. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

Esse capítulo aborda os maiores desafios no ensino de História: levar o estudante à compreensão das múltiplas temporalidades coexistentes nas sociedades e à construção de relações entre presente e passado.

SOUZA, Avanete Pereira. Salvador, capital da colônia. São Paulo: Atual, 1995.

A obra analisa a posição e a importância econômica e política da cidade de Salvador, no período em que esta foi capital da colônia.

VARELLA, Drauzio. Nas ruas do Brás. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.

Obra sobre memórias escrita por Drauzio Varella.

VASCONCELOS, José Antonio. Metodologia do ensino de História. Curitiba: Ibpex, 2011.

Essa obra trata dos aspectos teóricos e práticos do ensino de História.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; BAIÃO, Emerson Rodrigo; SOUZA, Henderson Tavares de (org.). Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades. Curitiba: Appris, 2019.

A obra busca trazer visões de docentes das mais diferentes áreas do conhecimento e está alicerçada na diferenciação da abordagem pedagógica e na aproximação entre educação e tecnologia digital.

WHITROW, G. J. O tempo na história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

A obra trata das noções de tempo e da percepção da passagem do tempo ao longo da história.